Apoie Teori Zavascki, ameaçado por tratar Lula como cidadão

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

teori capa

 

Na última terça-feira, o Blog da Cidadania publicou entrevista do jurista Pedro Serrano que contém uma tese extremamente importante: a Operação Lava Jato, bem como setores do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal vêm tratando os investigados – sobretudo os petistas, Lula à frente – como “inimigos do Estado”.

Para o jurista, trata-se de uma aberração institucional porque o Estado não pode ter pessoas como inimigas; Estado só pode ser inimigo de Estado, pois a desproporção entre o Estado e o indivíduo converte em ditadura um regime que persegue pessoas.

Na noite do mesmo dia em que a entrevista foi publicada (22/3), o ministro do STF Teori Zavascki tomou uma medida de rara importância ao determinar ao juiz (basicamente) antipetista Sergio Moro que remetesse ao STF o processo envovendo Lula e que fosse imposto sigilo total às escutas (que, provavelmente, serão consideradas ilegais) que o verdugo de Curitiba mandou perpetrarem contra o ex-presidente da República.

A medida de Zavascki reveste-se de imensa importância para preservação do que resta ao Brasil em termos de Estado de Direito. A situação de penúria das garantias individuais e os excessos da Justiça já começam a preocupar a comunidade internacional.

Representantes de entidades internacionais vieram a público na terça-feira (22) posicionar-se sobre o atual momento da política brasileira. Por meio de comunicados públicos, organizações multilaterais criticaram ações da Justiça.
Organismos como a Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal) e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) manifestaram-se contrários a eventos no país que podem causar danos “duradouros” e “interromper o mandato conferido” à presidenta Dilma Rousseff pelas urnas.

Por meio de uma mensagem pública à presidenta Dilma, a secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena, manifestou preocupação pelo que classificou de ameaças à estabilidade democrática no Brasil.

Em 18 de março, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, havia se manifestado sobre o assunto. Ele defendeu a garantia ao mandato popular de Dilma e condicionou as investigações da Operação Lava Jato ao princípio de que todos são iguais perante a lei. Porém, condenou com severidade a conduta do juiz Sergio Moro.

“Por outro lado, nenhum magistrado está acima da lei que deve aplicar e da Constituição, que dá garantias ao seu trabalho. A democracia não pode ser vítima do oportunismo, mas deve ser sustentada pelo poder das ideias e da ética”, disse na ocasião o secretário-geral da OEA.

Como todos sabem, há poucos dias este Blog defendeu que o governo Dilma fosse à comunidade internacional denunciar o golpe de Estado escancarado que está sendo perpetrado no Brasil. Foi, portanto, com alívio que foi recebida por aqui a notícia de que a presidente irá denunciar, em entrevistas a jornais estrangeiros, tentativa de golpe contra sua gestão.

É nesse contexto de respeito à lei e ao Estado Democrático de Direito, portanto, que os setores pensantes e democráticos da sociedade brasileira receberam a decisão do ministro Zavascki, quem tem conduzido com firmeza e serenidade as análises e decisões do Supremo envolvendo pessoas com foro privlegiado atingidas pela Lava Jato.

Zavascki não tem feito um único movimento no sentido de proteger alguém ligado ao PT ou ao governo Dilma. E nem é isso o que se quer dele. Amanhã, poderá tomar medidas inconvenientes ao grupo político governista – e que não o faça para demonstrar isenção, como fazem tantas autoridades intimidadas pela mídia antipetista – e terá autoridade moral para tomá-las, pois já mostrou sua isenção com a medida que tira Lula do alcance dos desvarios de Moro.
Ainda assim, uma ação orquestrada pela mídia antipetista resultou até em ameaças à integridade física do ministro do STF.

Como é amplamente sabido, tudo começou com postagem pelo Twitter emitida pelo Jornalista Diego Escosteguy, editor da revista Época. De forma que pode ser interpretada como incitação contra um ministro do Supremo Tribunal Federal (o relator da Lava Jato, Teori Zavascki), Escosteguy afirmou que seria “Difícil conter a revolta popular” contra a decisão desse ministro.

teori 1

Ato contínuo, um dos “pensadores” antipetistas mais celebrados pela horda fascista que escapou do hospício em 2013 e que ninguém consegue colocar de volta, o cantor de rock “Lobão”, divulga endereço do filho do ministro Zavascki para que essa horda pudesse ir lá fazer o que sabe melhor, atacar direitos individuais.

teori 2

Confira, abaixo, vídeo da arruaça e da intimidação contra familiar do ministro Zavascki, decorrentes da irresponsabilidade desse energúmeno que já foi considerado “artista”.

 

É nesse contexto que este Blog vem exortar seus leitores, mais uma vez, a apoiarem uma decisão correta da Justiça, ou melhor, de um militante do Direito, de um juiz que está sendo submetido a linchamento público por seguir sua consciência em vez de se curvar à intimidação midiática.

Os cidadãos conscientes da importância de a Justiça não se curvar a maiorias eventuais precisam se esforçar para fazer o contraponto aos linchadores. Essa é uma premissa que esta página defende há anos, desde sempre.

Em 2012, o Blog da Cidadania promoveu iniciativa como esta em favor do ministro Ricardo Lewandowski, quem teve a coragem de ir contra a turba ensandecida ao votar no julgamento do mensalão de acordo com a sua consciência. Para ver aquela iniciativa, clique aqui

Agora, mais do que nunca, é primordial a cidadania apoiar autoridades que não se acovardam diante da pressão da mídia e das hordas fascistas que tomaram as ruas. Nesse contexto, exorto a todos a que deixem aqui no Blog comentários de apoio ao ministro Teori Zavascki. O Blog fará com que todos os comentários cheguem a ele, assim como fez com Lewandowski em 2012.

Tags: , , ,

1.208 Comentário

  1. Todo apoio ao Ministro Teori pela coerência que ainda me mantém acreditando na Justiça.

  2. A Câmara Municipal de Ribeirão Preto concedeu o título de Cidadão Ribeirão-pretano ao Ministro Teori, como vereador votei a favor da concessão desta honraria. Após tomar conhecimento da decisão do Ministro Teori a respeito das escutas telefônicas que envolveram o ex-presdiente Lula e a Presidenta Dilma, tive certeza que o meu voto a favor do título ao Ministro Teori foi acertado: Juiz corajoso, técnico, imparcial, qualidades que todos os Juízes deveriam possuir. Que o STF possa ser o guardião da Constituição e da Justiça, e assim como o Ministro Teori, possa nos orgulhar, de termos na mais Alta Corte de nosso País, homens e mulheres da envergadura jurídica do Ministro Teori.

  3. Ministro Zavascki, solidariedade e apoio. O povo brasileiro de verdade conta com o senhor. Os que o ofenderam e ofendem são fascistas a favor do golpe de estado, não é o Brasil.
    Cadeia para Lobão e Diego Escosteguy!

  4. Quero crer que a população apenas está mal informada (pra variar).

    Caráter não se ensina, mas ética depende de se ter caráter, pois caso contrário, como podemos ver nos últimos acontecimentos no nosso amado Brasil, dá-se um jeito pra tudo.

    Teori, aguenta firme! Estamos contigo e vamos vencer mais essa batalha! Continue seguindo como manda a lei.

    #NÃOVAITERGOLPEVAITERLUTA

  5. Ministro Teori Zavascki,

    Lamento os ataques causados pelos que confundem juízes com justiceiros,. A justiça brasileira precisa de magistrados que saibam distinguir entre um outro, O senhor é um deles e está lutando para que os direitos e garantias individuais dos cidadãos seja respeitados, inclusive dos que o atacaram,

  6. Parabéns, ministro! Sua atitude nos devolve a esperança de um justiça isenta e sem partidarismo. Uma Justiça que tem como lema seguir e respeitar a Constituição Brasileira e a democracia.

  7. Um Juiz só precisa agir através da legislação que aborda determinado caso, ou seja, carecemos de juízes que sejam apenas técnicos e não escravos da opinião publicada e dos holofotes. Apoiamos, nesse caso, a sua atuação como juiz.

  8. louvado Ministro , parabéns pela justa medida! coragem!

  9. Eu perdi várias ações na Justiça e só fiquei aborrecido. Perdedores fascistas são cães raivosos e devem ser enfrentados com coragem e determinação.
    Tenha fé e muita força Dr. Teori, não se abale e não se deixe levar pela fúria dos ressentidos, rancorosos comandados pela grande mídia deste país.

  10. Neste momento difícil para a democracia em nosso país, todo apoio ao Ministro Teori Zavascki. Queria fugir do clichê, mas não encontro palavras melhores para dizer que uma onda fascista, completamente intolerante e muito provavelmente guiada por forças sub-reptícias, assola nosso país. Que essa decisão do ministro Zavascki traga um pouco de lucidez ao país.

  11. Excelentissimo Ministro Teori !!! Parabéns pela sua postura de coragem e justiça. Seu cargo é um dos maiores do país, e para merecê-lo, é necessário enfrentar pressões terríveis como esta cambada de golpista estão querendo fazer com o Executivo e o Judiciário do nosso país. A Democracia do nosso país está em risco, e o Supremo Tribunal é o ultimo poder de defesa. O povo conta com o senhor e seus pares para não permitir estes abusos e atropelos da Justiça e da Constituição de nosso país. Desejo muita força e sucesso para v. Exa.

  12. Bom dia, não pretendia assinar este apoio ao Ministro Teori Zavascki, pois juiz não deve favores e nem faz favores, não tem amigos e nem inimigos. Juízes devem ser as sombras que garantem a Constituição. Entretanto, o Poder Judiciário e o Direito se mostram partidarizados, sendo assim, devemos defender e apoiar quem defende o Estado Democrático de Direito, neste caso concreto, o Ministro Teori Zavascki. Continue o bom trabalho. Respeitosamente, Fabio.

  13. Juiz Teori, tenha toda a minha solidariedade por honrar que a verdadeira justiça seja feita.
    Não se intimide! O povo consciente do seu papel como jurista está contigo e tem orgulho da sua coragem.
    Que a justiça seja feita para um Brasil melhor! Dos a quem doer! Teori estamos com você!

  14. Coragem, Teori. Grato, Teori.

  15. Ministro Teori Zavascki, o senhor mostra do que realmente é feito um verdadeiro ministro do STF!

    Um verdadeiro ministro do STF é feito de honradez, justiça, não só de palavras, mas sim, e principalmente, de ações!

    Tenho certeza que o Sr. Ministro será sempre lembrado na História deste país!!!

    Um grande abraço!

  16. Ministro Teori,

    Lamento os ataques causados pelos que confundem juízes com justiceiros. A justiça brasileira precisa de magistrados que saibam distinguir um e outro. O senhor é um deles e está lutando para que os direitos e garantias individuais dos cidadãos sejam respeitados, inclusive dos que o atacaram.

  17. O senhor ministro agiu como se espera de um ministro numa democracia.

  18. Meus parabéns a postura do ministro do STF, Teori Zavascki que age sempre obedecendo a Constituição Federal sem levar em em conta a opinião publicada dos meios de comunicação golpistas. Queria mais cinco Teori’s no STF.

  19. A revolta dos INESCRUPULOSOS, LADRÕES, APROVEITADORES DO ERÁRIO PÚBLICO, CORRUPTOS e VIS!. A esse lixo humano só temos a dar o desprezo.

    O Presidente do STF já definiu o que vai acontecer com essas representações de Lixo Humano: Investigação e Punição por ameaçar um Ministro Idôneo, limpo de corrupções e que trata o direito como ele deve ser tratado, com Justiça!.

    Todo apoio, Ministro Teori Zavascki e, parabéns, pela sua postura jurídica!. É uma SATISFAÇÃO saber que ainda existe homens de valor moral como o Senhor!.

  20. Saiba Senhor Ministro Teori Zavascki que contas com meu humilde apoio, por mostrar a hora em que separa os homens dos canalhas.

    Força.

    Paulo.

  21. Ministro, tenho fé que o povo brasileiro vem amadurecendo, que aos poucos o joio será separado do trigo, e dias melhores virão para todos nós. Para isso contamos com pessoas como o senhor idôneo, legalista e com posicionamento imparcial, que é o que se espera de uma autoridade.

  22. Excelentíssimo Senhor Ministro Teori Zavascki,
    Neste momento crucial da vida brasileira, quando está em risco nossa ainda jovem democracia e o estado de direito, o povo brasileiro necessita de homens como Vossa Excelência, justos e destemidos, que se perfilem ao lado dos que honram a toga, por ser esta o último bastião da moralidade com que contamos. Siga em frente, Senhor Ministro, no desempenho digno de sua função, que tem demonstrado até agora, e garantirá o respeito e a admiração do povo, além de um lugar de honra na história do nosso País. Não permita que uma mídia conservadora, venal e comprovadamente golpista venha a impor suas diatribes junto ao Poder Judiciário Brasileiro.

  23. Precisamos de ministros, juízes, policiais e cidadãos q observem as leis, ou entraremos em um terreno perigoso. Obrigada, pela coerência e imparcialidade. Em terra de obscenidades jurídicas quem cumpre a lei a Rei.

  24. Precisamos de ministros, juízes, policiais e cidadãos q observem as leis, ou entraremos em um terreno perigoso. Obrigada, pela coerência e imparcialidade. Em terra de obscenidades jurídicas quem cumpre a lei a Rei

  25. Senhor minstro Teori Zavazcki:

    É muito importante para nós, brasileiros, que não percamos a fé na imparcialidade, ética e compromisso com a Constituição do Poder Judiciário. Infelizmente, ultimamente estamos vendo inúmeros excessos cometidos na Operação Lava-Jato, excessos estes que nem sequer nos chocam mais, se tornaram padrão.

    Uma operação dessa envergadura, com uma missão importantíssima se politizou, infelizmente. E o pior é que boa parte da sociedade passou a aplaudir os excessos do juiz Sérgio Moro, justamente porque a operação atende a uma demanda específica partidária da população, que não quer saber quem cometeu crimes, quer apenas que prendam Lula e acabem com o PT.

    Por isso, cumprimento vossa excelência por ter simplesmente cumprido com deveres Constitucionais, por ter observado a Carta Magna e, quem sabe, a partir das decisões tomadas com seus pares, no STF, a Operação Lava Jato faça o mesmo. Ou seja, cumpra estritamente a Constituição e a legislação penal, sem atropelos dos direitos individuais dos cidadãos.

    O Brasil não pode aderir a retrocessos!

  26. Parabéns caro ministro. Precisamos mesmo de representantes do judiciário que não se acovardam diante dos fascistas que não se dão conta que muito mais que o governo ou um partido politico, oque se está em jogo é a nossa tão frágil democracia.

    Parabéns pela coragem e conte com o apoio das pessoas de bem e conscientes.

  27. Parabéns Ministro, pela coragem, pela postura firme e honesta. O senhor me representa. Quanto aos fascistas tem que colocar a PF atrás. O senhor terá sempre o apoio dos brasileiros bem intencionados, que são maioria.

  28. Falou o cara que há pouco tempo atrás escreveu um tweet quase igual a esse acima, só que voltado a um outro juiz. Na verdade bem pior. Disse expressamente que as ações do juiz iriam “lhe custar a vida”. Devo copiar ele aqui ou vai dizer que um agente da CIA invadiu sua conta no twitter? Vc é bem cara de pau, hein?

  29. Parabéns por sua honradez e coragem de estar ao lado da Lei, e da Constituição Brasileira, no que tange aos direitos humanos e de Direito do cidadão.
    Quando as garantias individuais do cidadão são violadas,instala-se a insegurança por abuso de poder de quem pratica a Lei, de forma partidária, erroneamente,incitando os ânimos da população.Achincalhar os Três Poderes:Executivo,Legislativo e Judiciários enfraquecem a Nação. A população brasileira merece ser informada de que tais abusos geram revanchismo, que implode em violência e acarreta sofrimento para todos nós, e para as gerações futuras. Vamos buscar recuperar a nossa dignidade, através de ações claras, pautadas pela Lei, conforme acredito ser o propósito do Sr. Teori Zavascki.

  30. Ministro Teori, obrigada por sua coragem! Espero sinceramente que estes arruaceiros sejam devidamente identificados e processados, que o Sr. Lobão seja responsabilizado pela conduta criminosa de expor o endereço de seu filho.
    Eles só vão parar quando perceberem que suas ações equivocadas podem ter consequências sérias!

  31. Ainda habemus Ministro!

  32. Ministro, não lhe pedimos que defenda esse ou aquele, mas que proteja o Estado de Direito, a democracia e os interesses maiores da Nação. Fazendo assim, estará defendendo a quem deve defender e contará com o apoio dos verdadeiros patriotas desse País, que se não são maioria, seguramente é o que há de mais qualificado nesse embate.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.