Assine o manifesto de apoio ao ministro Ricardo Lewandowski

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Publicado, originalmente, em 11 de novembro de 2012 às 15:14

 

Tardiamente, cumpre ao Blog da Cidadania fazer uma homenagem a um homem que, desafiando os poderes imensuráveis que colocaram seus pares no STF de joelhos, deu ao Brasil uma aula de decência e coragem.

O carioca Enrique Ricardo Lewandowski, de 64 anos, desde o primeiro momento do julgamento da ação penal 470 não se vergou a pressões, a intimidações, a insultos e à chacota.

Foi atacado, ridicularizado, achincalhado, difamado pela grande imprensa e até por grande parte dos seus pares no STF, sobretudo quando absolveu José Dirceu da condenação por corrupção ativa, e rejeitou a tese, jamais provada, de que o PT teria “comprado votos”.

Ao justificar seu voto absolvendo Dirceu, recorreu ao principal teórico da atualidade sobre a teoria jurídica usada para condenar o ex-ministro, o alemão Claus Roxin, que, segundo Lewandoski, divergiria da interpretação da maioria esmagadora do STF sobre o Domínio do Fato.

Em 11 de novembro de 2012, passadas as condenações com base nessa teoria, o jornal Folha de São Paulo publica entrevista do teórico alemão que repudia a interpretação que os pares de Lewandoski deram ao seu trabalho.

Os ministros Carlos Ayres Britto, Cezar Peluzzo, Carmem Lúcia, Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Celso de Mello, portanto, trocaram o julgamento da história pelo julgamento da mídia e da opinião publicada.

Até José Antonio Dias Tóffoli, apesar de nadar contra a maré quanto a Dirceu, em algum momento se deixou intimidar. Lewandoski, não. Permaneceu e permanece firme, impávido, em defesa do Estado de Direito.

Não é fácil fazer o que fez esse portento de coragem e decência. O grupo social que esses ministros freqüentam é impiedoso, medíocre e, não raro, truculento. E se pauta exclusivamente pela mídia.

Os aplausos fáceis que Joaquim Barbosa auferiu com suas cada vez mais evidentes pretensões político-eleitorais jamais seduziram Lewandowski, que desprezou o ouro dos tolos e ficou ao lado da verdade.

Convido, pois, os leitores deste blog a escreverem suas homenagens ao ministro Lewandowski, as quais lhe serão enviadas, com vistas a se contrapor aos ataques rasteiros e covardes que ele vem sofrendo.

Tags: , , ,

5.113 Comentário

  1. Este homem dignifica a justiça. Sua ética e coragem lhe dá não só nossa admiração, mas nosso respeito.

  2. Excelentissimo Ministro Lewandowski:

    A comunidade jurídica brasileira isenta e os leigos que tem um mínimo de sensibilidade, estão inseguros e ansiosos diante de tantas violações a principios constitucionais construídos com o sangue e a liberdade de muitos brasileiros. A esperança de dias de paz e segurança, estão depositadas em homens íntegros e serenos como Vossa Excelencia.

  3. Excelentíssimo ministro Lewandowski, reconhecemos o valo de Vossa Excelência pela dignidade, pela coragem de agir e se pautar por valores morais e éticos que honram sua pessoa, sua família e o cargo que ocupa. Vossa Excelência representa o nosso povo, nossos trabalhadores, nosso BraSil, um judiciário à altura do valoroso povo brasileiro. Ao senhor, nossa admiraçao, respeito e reconhecimento.

  4. Excelentíssimo ministro Lewandowski, reconhecemos o valor de Vossa Excelência pela dignidade, pela coragem de agir e se pautar por valores morais e éticos que honram sua pessoa, sua família e o cargo que ocupa. Vossa Excelência representa o nosso povo, nossos trabalhadores, nosso BraSil, um judiciário à altura do valoroso povo brasileiro. Ao senhor, nossa admiraçao, respeito e reconhecimento.

  5. Ministro,

    Acompanhei seu esforço durante o mensalão petista para manter o processo em termos e clima razoáveis. Em troca recebeu um linchamento midiático poucas vezes visto.
    Espero que tenha forças para se manter equilibrado e frequentemente gentil num ambiente geral de linchamentos sumários de qualquer um que se oponha a pré-julgamentos um aspecto da cultura jurídica norte-americana que nos praguejou recentemente. A cultura dos cowboys era bem melhor do que aquilo que se vê após o 11 de Setembro..

  6. parabéns pela coragem de se manter fiel à Constituição! lhe somos infinitamente gratos por defender a democracia.

  7. Conte comigo, Ministro. Desde sempre. Sei que o senhor jamais deixará de fazer valer a Constituição. Honra a Casa, ao contrário de alguns de seus pares, que se deixam acovardar ou seduzir pela imprensa venal e golpista.

  8. Me representa!

  9. Boa noite. Deixo aqui o meu apoio a este Ministro Ricardo Lewandowski, por agir com total descrição e sem se deixar levar pela mídia golpistas e por partidos que estão colocando o noss país em situação bem complicado. Parabéns Ministro por agir como esta agindo e não se deixando iludir por esta imprensa golpista e monstruosa.

  10. Siga em frente, MINISTRO!!!

  11. Tenho esperança naqueles que, corajosos defensores das instituições democráticas, superam o orgulho, a vaidade e o perigoso e insistente olhar para o próprio umbigo, principalmente quando praticada por uma autoridade jurídica.
    Se Deus não existir, infelizmente vale tudo, mas do contrário não posso acreditar que haja a possibilidade de sua aquiescência aos acontecimentos que estamos presenciando.
    Parabéns pelo seu discurso frente aos seus pares. Já estava mais que na hora de ouvirem suas palavras, não apenas como justo alerta, mas como reprimenda pelo comportamento desqualificado de colegas seus, esquecendo que essa corte não é lugar para destilação de ódio político, preferências e muito menos atendimento à opinião pública embasada na ditadura midiática.

    Parabéns!

  12. Acho que Teori foi corajoso ao defender Lula das injustiças sofridas.

    • Mais que simplesmente “defender” Lula, o Ministro Teori Zavascki deu o tom do seu espírito republicano, notadamente uma exceção no STF, além de deixar claro que o exercício do seu Ministério na condição de guardião da Constituição Brasileira está galgado em sólidas bases democráticas, ao contrário das bases fascistas de alguns dos seus pares da Suprema Corte.

      Enfim, o Ministro Teori mostrou que há luz no fim do túnel do caos implantado pelo Partido Jurídico-Midiático-Reacionário Brasileiro, e que, sim, a esperança ainda pode vencer o medo.

  13. Continue em frente, sr. Ministro

  14. Assino o desagravo

Trackbacks

  1. Lewandowski avisou que “domínio” exigia “fato” | Conversa Afiada
  2. Luis Nassif: O desagravo a Lewandowski « novobloglimpinhoecheiroso
  3. STF e o ‘domínio da foto’ ou como se comporta uma corte sob os holofotes midiáticos | Maria Frô
  4. Desagravo a Lewandowski, um magistrado | Conversa Afiada
  5. Assine o manifesto de apoio ao ministro Ricardo Lewandowski
  6. Lewandowski, um desagravo ao Direito brasileiro « Viomundo – O que você não vê na mídia
  7. Rômulo Gondim – Abaixo-assinado na web pede compostura a Barbosa
  8. MANHAS & MANHÃS
  9. ABAIXO-ASSINADO NA WEB PEDE COMPOSTURA A BARBOSA | DIÁLOGO FRÁGIL

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.