Por que me filiei ao Partido Comunista do Brasil

comunista

 

Há menos de uma semana, fomos dormir em um país e despertamos em outro. Infelizmente, tragicamente o Brasil não é mais o mesmo. Os arreganhos autoritários, reacionários e fascistas que se espraiavam pela sociedade, chegaram lá – ao Poder.

Há cinco dias, o governo popular de Dilma Vana Rousseff, eleita em 2014 com 54 milhões de votos, foi usurpado pelo vice-presidente da República, beneficiário e partícipe de um golpe do Estado reconhecido no Brasil por centenas e centenas de juristas, intelectuais, movimentos sociais e sindicais, e repudiado por milhões de brasileiros, e reconhecido no exterior pela maioria esmagadora da imprensa internacional, sem falar em organismos multilaterais como a Organização dos Estados Americanos (OEA), entre outros.

O rumo político-institucional que o Brasil começou a tomar no ano passado e um episódio extremamente preocupante que atingiu a este que escreve no início deste ano, quando fui ameaçado por autoridades  que deveriam cumprir a lei, mas que a estão usando como arma política, foram os principais fatores que fizeram com que eu tomasse uma decisão que jamais pensei que tomaria.

Para quem chega agora ao Blog e não sabe, no início de março autoridades da Operação Lava Jato fizeram ameaças veladas a este Blog por ter divulgado que a própria Operação havia vazado para a grande imprensa detalhes de sua 24a fase. Ou seja, você denuncia que estão cometendo um crime e, de forma ditatorial, é acusado de tê-lo cometido. Coisa de ditadura mesmo…

É diante desse quadro desolador de golpe de Estado e de ameaças aos direitos individuais dos cidadãos que comunico aos leitores do Blog da Cidadania que decidi me filiar ao Partido Comunista do Brasil. No vídeo abaixo dou mais detalhes sobre as razões dessa filiação.

 

Tags: ,

291 Comentário

  1. Eduardo eu pensei que voce era PT.

    • Esquerda.

    • O que acho excelente é que todos podem se expressar. Tenho mais de 60 anos e isso está longe de achar que sei mais que um jovem de vinte e poucos anos, ou ainda que minha voz seja mais importante.
      O que penso, entretanto, é que um verdadeiro comunista, independente do país que viva, deve viver como um comunista. A pergunta então que surge: como afinal deve viver um comunista ? Essa é a primeira pergunta que faço. Tirando o Papa e o ex-presidente do Uruguay que vivem com toda a parcimônia possível é difícilç acreditar em um comunista que vive como um……….capitalista. Ou vão querer me informar que é tudo igual ?
      Para mim existe sim pessoas de boa índole como o Papa Francisco que ao contrário da maioria dos comunistas e capitalistas NÃO é populista porque sempre fez aquilo que proclama. Desde o seminário tinha essa conduta contida, avesso a exposição. Durante sua vida sempre dispensou o que achava ser algum desperdício. Ser comunista como a Jandira que viaja de primeira classe é muita “bandeira” para não dizer outra coisa. Para mim independente de direitas e esquerdas o que vale são as atitudes. Atitudes honestas, não para ganhar votos como no Bolsa Família. Afinal eu acreditaria no BF se houvesse um planejamento paralelo, sesde o início para depois de alguns anos retirar esses beneficiários iniciais porque já estariam empregados, alfabetizados e vivendo com dignidade.

  2. URGENTE! DILMA ESTÁ SOB CÁRCERE PRIVADO NO PALÁCIO DA ALVORADA.
    SÓ ENTRA QUEM OS GOLPISTAS DEIXAM, DENUNCIOU O SENADOR JORGE VIANNA (vídeo):

    http://www.debateprogressista.com.br/2016/05/urgente-dilma-rousseff-esta-sitiada-no.html

  3. :
    : * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando: Avante, prezado blogueiro progressista Eduardo Guimarães ! ! ! !

    * 1 * 2 * 13 * 4
    * * * * * * * * * * * * *
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem) ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! ! Ou Haddad 2018 neles ! ! ! ! Ou Flávio Dino 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  4. É muito fácil ser comunista num país democrático.
    Queria ver se você seria comunista em Cuba, na China vermelha ou na União Soviética

    • Nem sabe o que escreve. Coitado.

    • Ainda bem que é fácil ser comunista no Brasil, pois aqui ser comunista representa lutar por um país menos desigual e mais democrático, onde os Direitos Humanos Universais, conforme Assembleia Geral da ONU , em 1948 determinou as regras as quais os países membros deveriam respeitar. Não sou do PCdo B, mas também não defendo os que querem me oprimir.

    • Democracia? quando um bando de assaltantes rasga a constituição, depõem uma presidente eleita pelo voto popular e assume o poder na força,com o conluio com o STF e a grande mídia, vc ainda fala em democracia??

  5. Parabéns Eduardo por se filiar ao PC do B, partido sempre fiel a seu ideário político. e aliado ideológico do PT.

  6. Decisão muito acertada, caro Eduardo. Os partidos políticos precisam de cidadãos interessados em melhorar nosso país, especialmente nesse momento crucial em que vivemos.

  7. Eduardo, parabéns pela iniciativa. Boa sorte na sua militância no PCdoB. Moro em BH e tenho orgulho de ter ajudado na eleição da Jô Moraes (PCdoB-MG) para deputada Federal. Grande abraço, Fábio Faiad

  8. ♫ O que aconteceu? Como notou o PHA no Conversa Afiada, o olho direito do Pinóquio da Moóca aumentou de tamanho (e ficou mais brilhante). Ou será que foi o esquerdo que diminuiu e desabou?
    Quem vê cara vê coração?

  9. Sr. Eduardo,

    Boa noite.
    Agora que o senhor oficializou sua opção pelo comunismo, eu gostaria de lhe fazer uma pergunta.
    Os únicos países do mundo governados por governos comunistas, governam em regime de partido único. O que o senhor pensa disso?

    Grande abraço,
    Heitor.

    • No Brasil, só quem governou em “regime de partido único” foram vocês. E acabaram com as eleições

      • é próprio dos idiotas se esquivar de perguntas indigestas. Não tem coragem de admitir que o comunismo é regime de partido único, burraldo? na URSS comunista, o partidão não torturava e matava, comunista de meia tigela?

        • É engraçado quando fascistas inventam de dar aula de ideologia…Como se os soviéticos e não Marx definisse a noção de comunismo em livros. Aprende sobre comunismo pelo “Reemburrados Online”.

  10. NOTARAM COMO TODOS ESTÃO FALANDO EM FALTA DE DINHEIRO.
    ESTÃO PREPARANDO O POVO PARA A FINALIDADE REAL DO GOLPE.QUE É USAR A MENTIRA DE ROMBO ENORME PARA FICAR COM O DINHEIRO E DEPOSITAR EM SUAS CONTAS EM PARAISOS FISCAIS.
    Lembrem-se que FHC e sua quadrilha saquearam e sucatearam o Brasil.
    Aécio saqueou e sucateou Minas Gerais.
    Alckmin está saqueando e sucateando o estado de São Paulo.
    Riicha saqueou e sucateou o Paraná. e onde tem tucano governando (AGORA SÃO ALIADOS DO PMDB DO TEMER, QUE TANTO CRITICARAM ANTES) tem roubo de grana publica sem o menor pudor.
    POR ISSO QUE O SERRA DEU PASSAPORTE PARA INVESTIGADO DA LAVAJATO QUE JÁ TEM CONTAS LÁ E SABE COMO FAZER AS TRAMÓIAS E PREPARAR O TERRENO.

    ********* GENTE, TEMOS QUE FAZER UM MOVIMENTO PARA DERRUBAR ESSE GOVERNO ILEGITIMO E FEITO ESSENCIALMENTE POR CORRUPTOS, URGENTEMENTE.
    ELE NÃO PODE COMEÇAR A EDUTAR LEIS E DECRETOS QUE VÃO ESTUPRAR A CONSTITUIÇÃO.

  11. Muito bem. Apoio você totalmente.
    Meus votos, desde sempre, foram para o PT e para o PCdoB.

  12. Comunista democrata. Faz-me-rir bicho. Não existe comunista democrata. Todos os países comunistas são ditaduras, e quase todas essas ditaduras estão em dificuldades, exceto quando o país se diz comunista, mas segue a linha capitalista.
    Eu faço a seguinte pergunta a você pseudo-jornalista: O Lula e sua turma roubaram ou não o país, José Dirceu cometeu crimes ou não, e a Petrobrás está ou não passando por dificuldades financeiras, se desfazendo até de bens por causa de má gestão e corrupção?
    Quero ver você sinceramente ter coragem de responder isso, pois se falasse a verdade não teria deletado meu comentário anterior.
    Só otários e desavizados que acreditam em vocês. A menos de mês vocês e a turma, afirmavam que ninguém iria conseguir tirá-los do poder, que teriam maioria na votação do impeachement. E vimos no que deu. O tempo mostrará que a farra acabou, e os companheiros vai ser como já estamos assistindo,salve-se-quem puder.

  13. Comunista democrata. Faz-me-rir bicho. Não existe comunista democrata. Todos os países comunistas são ditaduras, e quase todas essas ditaduras estão em dificuldades, exceto quando o país se diz comunista, mas segue a linha capitalista.
    Eu faço a seguinte pergunta a você pseudo-jornalista: O Lula e sua turma roubaram ou não o país, José Dirceu cometeu crimes ou não, e a Petrobrás está ou não passando por dificuldades financeiras, se desfazendo até de bens por causa de má gestão e corrupção?
    Quero ver você sinceramente ter coragem de responder isso, pois se falasse a verdade não teria deletado meu comentário anterior.
    Só otários e desavizados que acreditam em vocês. A menos de mês vocês e a turma, afirmavam que ninguém iria conseguir tirá-los do poder, que teriam maioria na votação do impeachement. E vimos no que deu!
    O tempo mostrará que a farra acabou, e os companheiros vai ser como já estamos assistindo,salve-se-quem puder.

    • Está certo Eduardo. E tem uns coitados aí que pensam ainda que comunista come criancinha, bebe sangue. Que bobagem. Deveriam saber que comemos, sim, as mães das criancinhas.

  14. Parabéns, Eduardo. Estou com você.

  15. Caro Eduardo, sou filiado ao PT e gostaria que você tivesse vindo engrossar as nossas fileiras, mas, entendo a sua decisão. O PCdoB é um partido que tem as suas convicções de esquerda e desde sempre tem estado ao lado do PT nas lutas pelas liberdades democráticas e inclusão dos mais pobres na sociedade brasileira, enfim, pela igualdade social. As esquerdas precisam de valores como você para exercer uma militância aguerrida e de qualidade. Vamos a luta.

    • O amigo falou em “as esquerdas”. Já repararam que não existe “as direitas”. Ou seja: enquanto “as esquerdas” brigam entre si “a direita” é única e se entende até no olhar.

  16. O Brasil só vai mudar (para melhor) quando o povo (99% da população), cuja maior parte vive com R$ 880,00 de salário-mínimo, ou com R$ 150,00 do Bolsa Família, ou, quando muito, com R$ 2.000,00 de salário mensal, levantar-se, deixar de ficar de joelhos diante do 1% da população (banqueiros, grandes empresários, sonegadores, titulares de contas em paraísos fiscais, bilionários da Imprensa Golpista, latifundiários, traidores da pátria, sonegadores, doadores de propinas, políticos corruptos e venais, magistrados parciais, partidaristas e corruptos) — todos eles não perseguidos pela Receita Federal, todos eles golpistas, todos eles bandidos, todos eles falsos “pastores”, que usam o nome de Deus em vão, para encherem seus bolsos de dinheiro retirado de fieis de boa-fé… Um dia, isso vai acontecer. Tenham certeza!

  17. Decepção.

    Como entender? Partido Comunista de Mao, Lênin, Stalin, Kim Jon Il, Khmer Vermelho…. Qual desses vicê admira mais?

    Ah já sei. Chama “partido comunista”, mas não é comunista. Suponho que se inaugurassem o partido fascista brasileiro, ele também não seria fascista… É só o nome…

    Bom, sua colega de partido, J Feghalli, “competentíssima cardiologista infantil”, não abre mão da Business Class paga com dinheiro público. Esse é o comunismo que você defende?

    Abs do seu amigo

    Nigro

  18. Parabéns, pela decisão, Caro Edu. E o PC do B nos orgulha com quadros muito capacitados e que sempre se posicionaram do lado correto da velha, mas sempre atual, briga de classes, ou esquerda x direita. Eu sei que é cedo para falar disso, mas acho que o próximo passo é uma candidatura ao Congresso. É de lá que transformaremos nas próximas legislaturas, esse Congresso que nunca foi tão conservador como agora. E que nomes como o seu possam melhorar a composição daquelas casas. Assim espero e torço para que a decisão futura seja essa.

  19. O que estamos fazendo agora, na internet, vai resolver o problema em que estamos?

    Vomitaços irão REEMPOSSAR A DILMA NO PLANALTO E ACABAR COM O GOLPE??

    Peço a todos os amigos da DEMOCRACIA, que COMPARTILHEM, com todos de sua lista, esta carta, PORQUE PRECISAMOS IMPEDIR QUE ESTE GOLPE SE CONSOLIDE!!!

    Os militantes da esquerda fazem o que podem, sem ter uma direção mínima, sem ter uma articulação que os encaminhe a ações mais efetivas.Isoladamente, estão pela internet a promover “VOMITAÇOS”, compartilham vídeos engraçados, ridicularizam os “coxinhas” e os golpistas, e, no entanto, nada desta energia está sendo canalizada para a REAL SOLUÇÃO do problema que temos: IMPEDIR O GOLPE, REEMPOSSAR A DILMA E GARANTIR O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

    ‪#‎AssembleiaNacionalPopularConstituinte‬

    https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/05/20/carta-aberta-aos-parlamentares-do-pt-deputados-federais-e-senadores-dirigentes-e-filiados/

  20. rsrsrsrs este aí está igual aqueles generais de guerra. Convoca os soldados, manda-os para a guerra, e se esconde no buraco com medo de bomba.
    Vai lá lutar por eles, depois que você morrer eles te homenageia. Fora que esses borra-botas não é maioria. Quem está reclamando de golpe da mentira, é uma minoria, pois tenta fazer você lutar por eles. Pois são frouxos, e para eles as vidas deles valem muito, mas a sua, se morrer lutando por eles é apenas um núnero.
    E as massas não vai lutar pelo governo que caiu, pois estão sentindo na pele o que aquele governo que se foi deixou. Pega 10 pessoas e pergunta se elas lutariam pelo governo anterior. Faça essa pesquisinha. Talvez nenhuma delas lutaria, a não ser quem está perdendo a boquinha, e desesperado tenta a qualquer custo o último suspiro como um ser humano partindo dessa para melhor.rsrsrsrs

  21. Parabéns pela decisão. Torçamos para que os partidos não sejam proscritos neste tempo nebuloso que vivemos.

  22. Parabéns, Eduardo, pela coragem,
    Também me decidi, depois de muito tempo sem filiação alguma, filiarei ao PC do B.

  23. Primeiro uma sensação de decepção, porque , você não tem nada de comunista.
    Acho que você não sabe o que é comunismo , muito menos o que é direita.
    Comunista com valores burgueses?
    A esperança é que espero estar vendo nascer o nosso David Horowitz,

    O Mundo Amanhã – Slavoj Žižek e David Horowitz

    https://www.youtube.com/watch?v=BDNResrkqmM

  24. Boa tarde, Edu!

    Apesar de não se filiado e nenhum partido, compartilho de idéias e ideais de esquerda. Assim sendo, entendo perfeitamente a sua decisão em função do momento político complicado que vivemos.
    Certamente poderá contribuir muito com suas análises e idéias para uma sociedade mais justa.
    Fique com meu abraço e a torcida para o seu sucesso, sempre.

  25. Parabéns, Eduardo!

  26. A Deputada Jandira e a mais combate os golpistas,.

  27. Sempre achei você com jeito do bom petista , daquela estirpe que qualquer partido de esquerda se orgulharia de ter . Lamento de verdade essa mudança , mas se é para o seu bem . Felicidade ! A nossa causa continua a mesma .

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.