Medo irracional de Lula faz bolsa cair e mídia censurar pesquisa

Reportagem, Todos os posts

A 134ª Pesquisa CNT/MDA, divulgada na última terça-feira, fez disparar o alarme no QG golpista. Segundo a mídia, a bolsa de valores de São Paulo caiu por conta de a pesquisa ter mostrado Lula ainda mais forte que os concorrentes na eleição presidencial de 2018.

Na pesquisa anterior, divulgada em fevereiro, Lula aparecia com 16,6% na pesquisa sobre intenção de voto expontânea; agora, subiu para 20,2% . Veja os números

FEVEREIRO DE 2017

1º turno: Intenção de voto espontânea

Lula: 16,6%

Jair Bolsonaro: 6,5%

Aécio Neves: 2,2%

Marina Silva: 1,8%

Michel Temer: 1,1%

Dilma Rousseff: 0,9%

Geraldo Alckmin: 0,7%

Ciro Gomes: 0,4%

Outros: 2,0%

Branco/Nulo: 10,7%

Indecisos: 57,1%

SETEMBRO DE 2017

Lula: 20,2%

Jair Bolsonaro: 10,9%

João Doria: 2,4%

Marina Silva: 1,5%

Geraldo Alckmin: 1,2%

Ciro Gomes: 1,2%

Álvaro Dias: 1,0%

Dilma Rousseff: 0,7%

Michel Temer: 0,4%

Aécio Neves: 0,3%

Outros: 2,0%

Branco/Nulo: 21,2%

Indecisos: 37,0%

Na pesquisa estimulada, em que o pesquisador mostra nomes para o pesquisado escolher um candidato, o resultado foi parecido com o de fevereiro, com Lula vencendo a todos os adversários tanto em primeiro quanto em segundo turnos.

A grande novidade da pesquisa, porém, foi a rejeição dos candidatos. Condenado pelo juiz Sergio Moro e alvo de uma overdose de denúncias da Operação Lava Jato, Lula agora tem a menor rejeição entre os pré-candidatos à Presidência.

rejeição de Lula é de 50,8% contra 52,2% do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e de Marina Silva (Rede). Em seguida aparecem o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), com 53,6% de rejeição; Geraldo Alckmin (PSDB), com 56%; Ciro Gomes (PDT-CE), com 64,2%.

A grande ironia dessa pesquisa é o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que fomentou a crise política em 2015 e hoje tem o pior índice “potencial negativo”, como a CNT/MDA denomina a chamada rejeição dos candidatos. O mineiro é rejeitado por 72,5% dos entrevistados.

Os números de fato são mortais para veículos de comunicação que, ao lado da Lava jato e do juiz Sérgio Moro, têm trabalhado intensamente para destruir a imagem do ex-presidente Lula, fazendo das denúncias superficiais e frívolas da República de Curitiba contra ele um cavalo de batalha enquanto “esquecem” denúncias recheadas de provas contra Aécio Neves.

Mas censurar esses números não tem lógica. Será que acham que vão conseguir escondê-los?

No meio da tarde da última terça-feira (19), várias horas após a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) ter realizado evento para divulgar sua tradicional pesquisa, a grande maioria dos grandes portais de internet não deu bola, o que é inédito em se tratando dessa série histórica que todos os veículos da grande mídia costumam repercutir.

Reticentemente, ao longo da tarde, os portais foram noticiando a pesquisa, ainda que, tal qual o portal da revista IstoÉ, de forma absolutamente cômica: em uma pesquisa em que Lula e Bolsonaro disparam na intenção de voto espontânea, o destaque da IstoÉ foi para a disputa entre os fracos candidatos do PSDB.

Até o vetusto Estadão, antipetista e lulofóbico de primeira hora, repercutiu em sua home page a pesquisa CNT/MDA. O destaque de censura à notícia de que se consolida e se amplia a vantagem de Lula para 2018 ficou com os portais da Globo e do grupo Folha.

Os portais G1, Globo.com e UOL não repercutiram a pesquisa nas suas home pages. No caso dos portais da Globo, porém, matérias foram divulgadas sem destaque na home. O caso mais impressionante é o do Grupo Folha. Os portais UOL e Folha.com não deram notícia alguma sobre a pesquisa.

É curioso como esses grupos de mídia acham que, se eles não noticiarem alguma coisa ou se derem destaque pífio, as pessoas não vão ficar sabendo… Tudo isso na era das redes sociais. Chega a ser cômico.

Mas outro efeito bizarro se produziu a partir dessa pesquisa. O Ibovespa caiu após a pesquisa CNT/MDA mostrar Lula mais forte eleitoralmente e com a menor rejeição entre os pré-candidatos à sucessão presidencial de 2018.

A explicação do portal especializado em finanças Infomoney chega a ser bizarra, mas mostra o que é que causou tanto medo à mídia antipetista. Leia, abaixo, um trecho da matéria

“(…) De acordo com Marco Saravalle, analista da XP Investimentos, a pesquisa ajudou a pressionar o mercado pois lembrou ao mercado que Lula ainda está vivo na disputa eleitoral. Na sua visão, o mercado subestimou que o ex-presidente não participará das eleições de 2018 por conta das denúncias de Antonio Palocci e a pesquisa veio para alertar da força política do petista. (…)”

Apesar de mal escrita, a matéria permite entender que os altamente especializados analistas do mercado de capitais não estão dando a menor bola para as análises da mídia tucana de que Lula estaria “morto”.

A pesquisa também calou fundo na mídia e nos “privatas” do mercado financeiro porque não tem absolutamente nenhum viés “petista” como o que costumam atribuir à pesquisa Vox Populi.

O presidente da CNT, Clésio Andrade, é filiado ao PMDB (ex-senador pelo partido), muito ligado ao PSDB de Aécio Neves e inimigo visceral do PT, atualmente.

Ou seja: não dá para acusar essa pesquisa de ser “petista”.

Mas o medo do mercado financeiro, pelo menos, é irracional. Nunca os empresários e o topo da pirâmide ganharam tanto quanto no governo Lula. Claro que não ganharam sozinhos, os pobres e miseráveis também começaram a ganhar, mas os ricos não têm do que reclamar.

A mídia hipnotizou esses sujeitos.

O que tudo isso mostra, leitor? Simples: que é balela essa história de que Lula está acabado e blábláblá, blábláblá, blábláblá. Está acabado coisa nenhuma. Se estivesse acabado, a mídia não censuraria pesquisa sobre uma eleição da qual afirma que ele não participará.

Não participará uma ova. Tudo é um jogo político. Quanto mais forte Lula ficar politicamente, mais difícil será impedi-lo de disputar. Mas mesmo que o Judiciário cometa esse crime de lesa-pátria de condenar sem provas o presidente que o povo exige, ele se tornará um fortíssimo eleitor.

Como se vê, o povo enxerga muito bem o que está acontecendo, enxerga muito bem que houve um golpe e que os processos contra Lula visam tão-somente impedir que volte ao poder e desfaça todos os males que o PMDB e o PSDB estão promovendo, tirando direitos etc.

*

ASSISTA, ABAIXO, ANÁLISE DA PESQUISA NO CANAL DO BLOG DA CIDADANIA NO YOUTUBE