Lula: “O senhor se baseia muito na Globo, doutor Moro!”

moro da globo capa

“Hoje é meu dia de falar e eu vou falar”, disse Lula a um Sergio Moro bem diferente daquele magistrado que o confrontara em Curitiba quatro meses antes – desta vez, Moro foi uma moça.

Atuou com mesuras irônicas enquanto fazia questões insultantes ao interrogado, inclusive citando outros depoimentos, coisa que dissera aos advogados de Lula, em outras audiências, que não seria correto fazer.

Na parte que lhe cabia no interrogatório, Moro colocou três pontos como eixos centrais:

1 – Levantar dúvidas de que Lula pagou os aluguéis de apartamento contíguo ao que lhe pertence e que aluga em no condomínio em São Bernardo do Campo onde reside desde 1998.

2 – Pedir para Lula explicar documento de contratação de obra em um imóvel que não pertence ao ex-presidente e que teria sido encontrado em sua casa. Lula nega que o documento tenha sido encontrado lá durante a operação policial de busca e apreensão em sua residência levada a cabo em março de 2016.

3 – Apresentar e-mail de Marcelo Odebrecht para um assessor de Palocci falando de obras que seriam feitas no imóvel contíguo ao que Lula possui no condomínio supracitado.

Lula respondeu o que é óbvio, que estão querendo conseguir razões para fazer valer suas suposições, que é tudo em que se baseia o caso que Moro demonstrou ter contra o ex-presidente.

E exigiu o direito de falar após quase três anos sendo massacrado pela mídia. E como falou.

Aos 23:28 minutos do primeiro vídeo de uma série de cinco vídeos do depoimento de Lula a Moro que o Blog publicou no post anterior – série que você pode assistir aqui –, Lula chamou Delcídio do Amaral de mentiroso;

Aos 5:27 minutos do segundo vídeo, Lula disse que viu Palocci mentir no depoimento anterior;

Aos 7:32 minutos do segundo vídeo, Lula pede a Moro para não perguntá-lo sobre documentos firmados por Palocci porque não pode ser responsabilizado pelo que ELE assinou;

Aos 8:36 minutos do segundo vídeo, Lula põe em dúvida que o documento envolvendo negócios de terceiros encontrado em sua residência tenha sido realmente encontrado lá;

Aos 12:49 minutos do segundo vídeo, Lula diz que não tem que se pronunciar sobre mensagens que Palocci recebeu de Marcelo Odebrecht falando de negócios suspeitos;

Aos 14:48 minutos do segundo vídeo, Lula faz uma pausa para descontrair brincando com um assessor ao lhe pedir água, explicando que depois do câncer na garganta tem que tomar muita água para falar tanto.

Aos 16:46 minutos do segundo vídeo Lula diz que demitiu Palocci porque ele não conseguiu explicar o caso da violação de sigilo do caseiro de um imóvel em Ribeirão Preto que o seu então ministro da Fazenda frequentava.

Aos 17:47 minutos do segundo vídeo, Lula sugere que a fala de Palocci foi redigida por “roteiristas da Globo”.

Aos 18:54 minutos do segundo vídeo, Lula lembra que os órgãos de controle da República só ganharam poder para investigar de fato o governo durante sua gestão.

Aos 19:47 minutos do segundo vídeo, Lula, após Moro tentar lhe cassar a palavra, disse que “sabia” que aquele seria seu “dia de falar” após tanto tempo apanhando calado. E falou muito…

Aos 20:18 minutos, Lula diz que o “pacto de sangue” citado por Palocci foi ele quem fez com os delatores e com a mídia. E cobrou Moro ao dizer que sabe que qualquer um que caia na malha da Lava Jato é instado a falar sobre Lula.

Aos 24:17 minutos, Lula diz que Moro se baseia muito no Globo e deveria ler, também, outros jornais.

Aos 26:40 minutos, Lula arremata sua autodefesa dizendo que o Ministério Público vai ter que buscar uma “rota de fuga” para se livrar da “encalacrada” em que se meteu.

Ao fim do confronto de Moro e Ministério Público contra Lula, o que se percebe é que estes nada têm contra ele. E Lula deixa a impressão que sabe que ao fim e ao cabo do processo, será inocentado por absoluta falta de provas.  Se tudo que essas autoridades têm contra ele foi o que demonstraram até agora, o ex-presidente tem boas razões para acreditar nisso.

Assista, abaixo, vídeo feito pelo Blog com os melhores momentos do segundo depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sergio Moro.

 

Tags: , , ,

65 Comentário

  1. Edu extenuante, bom trabalho. Ah se todos lessem……Os golpistas estão covardemente calados………A canalhice de aceitar que sendo contra o PT, Lula, Dilma, Dirceu….qualquer ação mesmo injusta essa serve

    • grato, Luiz

      • Eu acompanhei o interrogatório conduzido pelo juiz e não presenciei a apresentação de mísera prova contra o Lula. Apenas, como no interrogatório anterior, referências a comentários de outrem. A participação do MPF foi lamentável, a “dotôra” foi tão monótona e vazia de razão que até o Moro se impacientou e lhe caçou a palavra, solicitando que abreviasse nas perguntas, porque nada acrescentavam e, boa parte delas, repetitivas ou sem conexão com o caso em apreciação.
        Procurei responder a mim, porque um Aécio, com provas, está livre e fagueiro e Lula, sem provas, é mantido sob terrível pressão. Como o Juiz não consegue avaliar (deficiência intelectual ou moral?), que um chefe de quadrilha que devastou o país deveria ter dinheiro saindo pelo ladrão., uma vez que o “aviãozinho” do PMDB, Geddel, tinha a modéstia quantia de 51 milhões guardada em casa. A única resposta que achei foi a histórica, encontrada na via crucis de Getúlio e Jango: política cruel das elites. A chamada pior elite do mundo pelo Darcy Ribeiro, ainda no tempo do Apartheid.

        • E pior: Estamos nós é o mundo presenciando ao vivo e a cores um juíz acusador se tornando um verdadeiro criminoso condenando sem provas, insistindo em aceitar e acreditar em acusações e delações inventadas, falsas e furadas sem provas e documentos, a tese dos procuradores do Ministério Público. Não existe presunção de inocência, nem in dúbio pro reu nas decisões de Sérgio Moro. Para ele quem tem que levantar provas é o acusado e não os acusadores.
          Me pergunto como pode um juíz se cegar assim e se rebaixar tanto, se desmoralizar tanto e sujar tanto a carreira e o poder judiciário? Não é só vaidade, será que ele está contratado para fazer esse serviço? Onde está o discernimento desse sujeito? Me pergunto com pode o poder judiciário ir a reboque da mídia nessa narrativa tão falsa, forjada criminosamente e tão grotesca e danosa para o país? Mas o juiz Moro e seus amigos devem achar que estão certos, já que ninguém corrige as condenações erradas e criminosas que impõem. Mal sabe eles que esse pacto de sangue com a mídia que tanto os protege hoje vai acabar e os nome e seus podres vão ficar marcados na história que os perseguirá pela eternidade de forma implacável. A repercussão disso é muita séria gente! Fico pensando nos filhos desse sujeito como vão se sentir quando saberem a verdade da história, sobre o inquisidor que seu pai foi, que vergonha. Isso nunca vai se apagar! Esse karma vai acompanhá-lo pela eternidade, e ele vai ficar preso nesse grupo carma, junto das pessoas que está condenando sem provas, e de alguma forma a injustiça terá que ser corrigida e é a lei de causa e efeito. Olhando pelo ponto de vista da espiritualidade claro, Sérgio Moro e essa turma da Lava Jato vai ficar dependente do perdão desses que hoje perseguem condenam sem provas. Será uma situação terrível e não desejaria pra ninguém estar em uma situação dessas.

  2. A mídia alternativa cansou de avisar o papel do PIG no Brasil, mas os governos petitas preferiram das ouvidos aos puxa sacos e covardes. Agora aguente as consequências, principalmente o povo pobre deste país que não tem garantido o salário de quem ocupou cargo público em seu nome. Esperar a tempestade passar desse jeito é fácil.

    • Coxinha com pena de pobre? Isso não existe.

      • Escrever a verdade incomoda esses que se acham progressistas, de esquerda. Se Lula como muitos do PT ao invés de ficarem preocupados em ganhar dinheiro com palestras e consultorias, tivessem procurado organizar a sociedade, o golpe não teria sido um passeio.

  3. A montagem da foto deste artigo está ótima. Fala por si.

  4. Ficou claro que moro é um covardão que se esconde atrás da toga para virar valentão.

    Aposto que depois da surra moral aplicada por Lula a globo sairá em socorro de seu juizinho de estimação inventando alguma outra denúncia pra abafar a repercussão negativa ao teatro da lava a jato.

    Lula 10 x 0 moro

  5. Edu,

    parabéns pelo trabalho .Só 2 tipos de pessoas não enxergam o que está ocorrendo, o Trouxa e o mal intencionado.
    O Moro foi claro, disse ter convicção de que Lula é culpado.Aí Lula perdeu uma oportunidade, pois juiz tem que ter provas, não convicção.Lula deveria ter dito isso na cara dele, para milhões de pessoas que estavam assistindo.

    Abraços!

  6. Blogueiro , você pode olhar para os seus netinhos e dizer que não é um criminoso ??

    • Eu posso. Nunca tive uma mácula na vida. Nem um processo em quase 60 anos de vida. As acusações contra mim não andam. Não fui sequer indiciado. Venci Moro duas vezes na Justiça. Já você é um bandido pago para caluniar na internet

    • Gente como o Anderson merece muita pena. Não vê o que o futuro lhe aguarda. servil para com e que ele acha, são poderosos, não percebe que ele nada manda, é um nada perante quem lhe paga 30 moedas.

  7. Lula deu um banho nesse incompetentes mentirosos, mas o momento mais hilário e pior foi quando a doutora, mais perdida do que cego em tiroteio, sobre os papeis, Lula teve que até chamar a atenção dessa “v…” e o Moro saiu correndo para defende-la, que cinismo.

  8. Eu jurava q o depoimento seria em 13 de outubro, não ontem…

    Mas o homi falou, hein? Ótimo vídeo, Edu. Parabéns.

    E chega logo 2018 pra elegermos o Barba.

  9. Caro Eduardo
    Quanto mais Moro e seus canalhas investigam Lula, tanto mais atestam inocência dele.
    Coisa que, pelos conjunto de massacres, quem, do próprio lava jato, já não estaria preso?!Para pararmos apenas nessa corja que se se dizem da lei.
    Quanto ao chamar a ilustre de querida por Lula e ter sido repreendido, pensei na hora vai dar encrenca, dito e feito. Se fosse tucano, estariam em casa.
    Lula tem que ver que lá, é uma frente da guerra. Ele é o inimigo.
    Por favor, vê se consegue segurar os golpistas, aqui de plantão.
    Saudações

  10. Perceberam que ontem o depoimento durou só 2 horas? Pois é, em maio no primeiro depoimento os vídeos só foram liberados 19.36 hrs e não deu tempo da Globo editar e passar na quarta(dia de maior audiência x causa do futebol) e tiveram que editar para passar na quinta, ontem deu tempo de editar.
    https://www.youtube.com/watch?v=s07MPgHOyYc
    Moro sempre chama para depor Lula quarta feira, chamou em maio dia 3 (quarta feira) depois cancelou por medo da mobilização, mas voltou a chamar uma quarta feira dia 10 de maio.Poderia chamar uma segunda, terça, quinta, sexta, mas sempre é quarta feira.
    Por último Lula foi condenado dia 12/7/2017, também numa quarta feira, dia de clássico paulista que rendeu a maior audiência à Globo desde 2012.https://oplanetatv.clickgratis.com.br/noticias/audiencia-da-tv/as-audiencias-consolidadas-de-quarta-feira-12-de-julho.html

  11. Meu caro

    O que presenciamos no Brasil ,em se tratando do judiciário, é uma completa distorção de valores. O juiz Sérgio Moro está agindo como justiceiro, pronunciando-se fora dos autos, e isto é inaceitável .
    Parabéns a você pela sua lucidez e coragem.

  12. Difícil Lula sair dessa. Eles produziram como que uma trama kafkiana para pegá-lo. Sítio, triplex, terreno… São tantas coisas que a gente se perde às vezes, mas que provam o absurdo de todo esse enredo.

    Achei que em alguns momentos a esperança de Lula deu uma cambaleada.

    • dos 3, este processo é o mais facil para a defesa, e o do sitio o mais difícil (as provas de que ele tem a posse abundam).
      Se ele não escapar dessa, do sítio é que não escapa mesmo

  13. Edu,

    E vice versa. Moro e Globo, farinhas do mesmo saco trumposo.

  14. Ontem Moro admitiu decisão por convicção. A sociedade que eternamente repudia e repudiará sempre o holocausto não pode, para garantia de suas liberdades aceitar que uma condenação seja baseada em convicção. Era assim que Roland Freisler, juiz da era da polícia política de Hitler, a Gestapo agia. Quantos foram fuzilados e cremados nas convicções de Freisler?
    O que assistimos hoje, com forte colaboração da Rede Globo é uma espécie de teatro, que já cumpriu uma parte em seu primeiro ato, o do impeachment, dividir o povo. Com o povo dividido eles partiram para o segundo ato: tornar novamente o gigante Brasil em quintal de exploração dos predadores internacionais. Ficaram 15 anos arquitetando o sequestro dos poderes, para subtrair direitos trabalhistas e previdenciário; entregar empresas estratégicas como a Eletrobras, e claro, caso o silêncio dos bons se mantenha, eles partirão para a entrega da Petrobras. Já congitam “parceria” em dividir (?) tecnologia de exploração em águas profundas.
    Tudo com as bençãos da justiça.

  15. Edu, Porque os juízes e procuradores não usam o mesmo empenho para destruir o Lula, para com o crime organizado que assolam nossas prisões e toda a sociedade?E o medo.Ali o buraco é mais embaixo, você não acha.

  16. Amigos. O Brasil acabou. Estamos no fundo do posso. Nossa justiça é burra. Nossos políticos estão vendendo o Brasil a preço de banana. E nosso povo adormecido achando que está tudo bem. Rapaz eu não tenho mais esperanças. Lula sera condenado ou morto. Eles jamais vão permitir que Lula ou qualquer outro de esquerda volta a governar o nosso país.
    O que nós resta?O que podemos fazer? Só Deus sabe. Brasileiro é um povo muito pacato e desinformado.

  17. Moro: juizeco de Curitiba, treinado nos EUA, militante do quadrilhão do PSDB, atuou junto com os notórios procuradores (sic) do quadrilhão do MP no super escândalo do Banestado com o notório Youssef, inocentou todos os ladrões envolvidos no Banestado, todos do PSDB. Agora requisitado pela Globo e o departamento de “justiça” dos EUA para derrubar o governo Dilma, destruir o PT e impedir a candidatura de Lula. Tudo isso com o objetivo de entregar o Brasil as potências estrangeiras, destruir todo o investimento social, manter os lucros dos rentistas e o poder da Globo e seus quadrilhões. Os trabalhadores e os pobres que se explodam, se lasquem, se f…

  18. Boa tarde Edu!!!

    Acho que vão botar o Lula na cadeia sem provas mesmo!

    Um abraço!

  19. LULA É UM SHOW
    O depoimento de Lula para o juiz Sérgio Moro foi um show e o magistrado da Lava Jato fez muito bem em não permitir o televisionamento da audiência. Fico imaginando a claque diante de telões urrando com as “tiradas” de Lula que, como sempre, pensou estar agradando ou se mostrando íntimo com o Poder Judiciário e com o Ministério Público. Mais uma vez, Lula quis dar um show de vitimismo como já fizera na outra audiência, mas, de novo, se deu mal.
    Sinceramente, onde Lula pensava que estava? Na sede do PT? Num jantar com Dilma e Gleise, quando pode chamá-las de “queridas”? Quando ousou tratar a representante do MPF por “querida” foi advertido na hora e quem o livrou de uma advertência mais ríspida foi Sérgio Moro. Para Moro, Lula não quis ser desrespeitoso com a procuradora, evitando assim um incidente onde só o ex-presidente teria vantagens.
    Sobre o depoimento de Antonio Palocci, Lula insistiu em dizer que ele conhece muito bem o seu ex-ministro: “O Palocci, se não fosse ser humano, seria um simulador. Ele é tão esperto que é capaz de simular uma mentira mais verdadeira que a verdade. O Palocci é médico, calculista, é frio”. Fica uma dúvida: com quem Palocci aprendeu a ser um artista e se apresentar como alguém que fora depor de maneira cinematográfica, “com roteirista da Globo?”
    Para Lula, Palocci mentiu a seu respeito e “a única coisa que tem de verdade ali (no depoimento) é ele dizer que está fazendo a delação porque quer os benefícios da delação. Ou quem sabe ele queira um pouco do dinheiro que vocês bloquearam dele”, afirmou. No entanto, Lula é magnânimo, sente-se acima das questões que envolvem a Lava Jato. “Eu não tenho raiva do Palocci. Eu tenho pena dele. Porque o Palocci é um quadro político excepcional do qual esse país não tem muito. Então, o companheiro Palocci vem aqui e conta uma série de inverdades”.
    Lula, ao contrário de Palocci, preparou o seu roteiro cinematográfico, sem o auxílio da Globo, questionando Sérgio Moro, invertendo as regras de uma audiência entre réu  (condenado em primeira instância) e juiz. “Eu posso olhar na cara dos meus filhos e dizer que eu vim a Curitiba prestar depoimento a um juiz imparcial?” Resposta de Moro: “Primeiro, não cabe ao senhor fazer esse tipo de pergunta pra mim, mas, de todo modo, sim.” Diante da observação de Lula que não houve imparcialidade na sua primeira condenação, Moro não deu prosseguimento ao vitimismo de Lula encerrando a audiência ao lhe dizer apenas: “A minha convicção foi de que o senhor foi culpado. O senhor apresente as suas razões no tribunal”.
    SEM COMÍCIO
    Lula quis dar o seu costumeiro show, mas Sérgio Moro mostrou-lhe onde estava e que não era hora de “discurso de campanha”. “Não é momento de campanha, não é momento de discurso, é para falar do objeto da acusação, se for o caso. Certo?”
    A DEFESA DE LULA
    “O depoimento serviu para mostrar que o juiz e o Ministério Público não estavam buscando a verdade dos fatos”, disse o advogado Cristiano Zanin. Para Zanin não fizeram perguntas sobre os oito contratos da Petrobrás, “a base da acusação”.
    NERVOSISMO (1)
    Lula não conseguiu esconder o seu mau humor com o nervosismo de estar prestando contas à Justiça. Sérgio Moro notou a indisposição do ex-presidente. “Talvez o senhor esteja muito rancoroso, mas é a oportunidade que o senhor tem de responder.”
    NERVOSISMO (2)
    “Eu não estou rancoroso. Eu fico preocupado, doutor Moro, quando as pessoas inventam uma história e tentam a cada momento transformar aquela inverdade em verdade.” Lula tinha razão em falar assim para Sergio Moro. Ninguém como ele conhece a química da mentira que se transforma em verdade.
    (Minha coluna de hoje no CORREIO DO POVO)

    • Se é que a pessoa que postou isso é o Mendelski mesmo, cabe fazer notar que o sujeito em questão é um bosta que vive sendo demitido do que ha de mais podre no jornalismo do RS. Tem uma coluna estupida, que nem o mais ferrenho direitista lê. Ele quer ser o Tio Rei, mas não tem inteligencia nem cacife pra isso, só vive de ofender as pessoas, assim, tipo aleatóriamente. É um coitado.
      Se precisa vir neste espaço, só tem dois motivos: Tentar aparecer nas costas do Sr. Eduardo e/ou dar Ibope pra sua coluna que ninguem lê.
      Fundipoço total.

    • Rogerio Mendelski, Lula preparou o seu roteiro de sucesso antes de nascer. Já chegou neste mundo para brilhar. Ele é o máximo! Tem luz própria! É reconhecido como grande estadista no mundo inteiro. Tem sua inteligência reconhecida por mais de 20 Universidades, inclusive fora do Brasil. Ser brilhante é da natureza dele.

  20. Olá Edu,
    Somando-e aos muitos comentários parabenizando-o pelo belo trabalho que você vem realizando, sem medo de ser feliz.
    Um grande abraço do seu leitor diário.
    Augusto César

  21. Parabéns por mais esse belo trabalho, Edu.
    Presidente Lula, estamos contigo. Força!!!

  22. Edu, parabéns e obrigada pelo excelente resumo. Abraços

  23. Edu,

    De há muito que tenho comentado que o golpe de Estado protagonizado com apoio efetivo da Lava Jato é coisa de Tio Sam “et caterva”.

    Mas sempre ficava a dúvida (até porque a presunção é de inocência) acerca das reais motivações de Sérgio Moro já no recebimento da primeira denúncia (o caso do Triplex, que li com toda a atenção) contra Lula. Até então, parecia-me “ódio ideológico” mesmo, muito embora o submundo da Lava Jato já fosse do conhecimento de muitos de nós (escuta ilegal na cela de Youssef, por exemplo, etc…).

    Hoje, depois da denúncia do advogado (doleiro) Rodrigo Tacla Duran e do comportamento (além das contradições) de Sérgio Moro já penso que a indústria da delação premiada em que se tornou a Lava Jato merece uma ampla e profunda investigação sobre o caso.

    Os blogs GGN e DCM iniciaram um crowdfunding com esse objetivo. Já dei a minha contribuição.

    Penso que toda a blogosfera de esquerda deveria se unir com esse intuito. Trata-se da defesa do próprio Estado Democrático de Direito.

    Stella

    • Apoio tambem, Stella. Se abrir essa tampa, vai vir um cheirinho…. Moro, mesmo que não houvesses mil razões para a suspeição, é um lesa-patria que, como seus pares, tem muita coisa a esconder.

  24. Lula: “O senhor se baseia muito na Globo, doutor Moro!”

    Qualquer um desses ”bostinhas” que vem aqui encher o saco tivessem
    naque banco, estaria todo mijado.
    Quem não deve não teme.
    Pode xingar…

  25. Valeu, Edu. Ótimo trabalho. Quando a gente desanima, quem nos levanta é o próprio LULA.

  26. No processo do tripléx o MP e sergio moro nada tinham contra Lula, mas isso não impediu o arremedo de juiz de condenar o Ex-Presidente.

  27. Grande Edu! Dá gosto ler suas postagens. Obrigado sempre.

  28. Foi realmente patético. Não consegui nem assistir tudo.

  29. Caro Edu,

    Como assim você dizer que no final desses processos todos Lula será inocentado por falta de provas?
    Desde quando provas são necessárias para esse circo montado?
    Não foram e nem serão necessárias.
    Será condenado como foi Zé Dirceu e confirmado pelo TRF-4, essa é o roteiro a ser cumprido e será.
    Perdemos o país Edu..
    Não há justiça, como nunca houve, serve de fachada para dar um ar de seriedade para a farsa que vivemos.

    Abçs

  30. Muito bom o trabalho de jornalismo feito sobre o embate Lula e Juiz de 1a. Instância. A historia agradecera esse documento e esse momento de virada importante do Brasil. Lula e José Dirceu liderando a democracia, a coragem e os valores a serem seguidos numa sociedade civilizada. O caminho é longo mas as sementes ai estão sendo plantadas por aqueles que estão lutando.

  31. “Lula deixa a impressão que sabe que ao fim e ao cabo do processo, será inocentado por absoluta falta de provas”.

    Pobre Joseph K, tão otimista!

  32. Mas ser um pulha do gabarito deste rogério é opcional…

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.