FILME da LAVA JATO estreia com FIASCO até EM CURITIBA

Reportagem, Todos os posts

Tudo foi armado para produzir um dia de tragédia para Lula. Na véspera, divulgação planejada milimetricamente de depoimento do ex-ministro petista Antonio Palocci se somaria à estreia de um panfleto caríssimo, com financiamento “secreto” que se dedica a acusar o ex-presidente.

Palocci cumpriu o acordo. Inventou uma tonelada de mentiras sobre o amigo de trinta anos, quem, até há pouco, manifestava descrença de que o hoje ex-amigo jamais praticaria o ato que praticou ao lhe fazer acusações terríveis sem apresentar uma mísera prova e sem, ao menos, dizer que pode provar as acusações que fez.

Já o panfleto em questão, foi bem menos eficiente.

A reportagem da “Gazeta do Povo”, jornal eletrônico paranaense sediado em Curitiba, bem que tentou colorir de alguma forma a estreia do panfleto multimilionário feito para ajudar a Lava Jato a destruir Lula e o PT, o objetivo único desse crime de lesa-pátria travestido de combate à “corrupção”. Mas não foi possível.

O silêncio da mídia sobre a estreia do filme sobre a Lava Jato – Polícia Federal, a lei é para todos – já insinua como foi a estreia do panfleto antipetista no Dia da Independência…

Ou alguém acha que a mídia não bateria bumbo se tivesse havido salas lotadas com multidões vestidas com camisetas amarelas esperando em longas filas para assistir à overdose de antipetismo?

A título da reportagem da tal “Gazeta do Povo” já diz tudo:

Sem a lotação esperada, filme sobre a Lava Jato estreia bem acolhido pelo público

O subtítulo também se esforça para dar a “boa notícia” que dez entre dez fascistas tupiniquins esperavam:

Primeira sessão do filme Polícia Federal A Lei é Para Todos entusiasma espectadores em Curitiba. Filme estreou em 16 salas

Porém, a matéria tem que falar do que não quer. Vamos a ela, pois.

GAZETA DO POVO

Sem a lotação esperada, filme sobre a Lava Jato estreia bem acolhido pelo público

Primeira sessão do filme Polícia Federal A Lei é Para Todos entusiasma espectadores em Curitiba. Filme estreou em 16 salas.

SANDRO MOSER 07/09/2017 18:35

Com a concorrência de uma bela tarde de sol, o filme Polícia Federal – A Lei é Para Todos estreou nesta quinta-feira (7) em 16 salas de cinema Curitiba e região metropolitana.

Na plateia, nem tanta gente quanto os produtores talvez esperassem. Na primeira sessão comercial, na sala 3 do Espaço Itaú (com capacidade para 208 lugares) cerca de 60 pessoas pagaram ingresso para ver o filme. No CineSystem do Shopping Curitiba a proporção de ocupação da sala foi praticamente a mesma.

A recepção de apoio ao filme, porém, foi calorosa entre as pessoas que se dispuseram a ver a primeira sessão. O filme do diretor Marcelo Antunez mostra os bastidores da Operação Lava Jato, desde o inicio até a condução coercitiva do ex-presidente Lula em março de 2016.

O longa estreou em mais de mil salas no Brasil todo e teve uma pré-estreia muito concorrida há uma semanas.

As amigas Maria Lúcia Vieira e Dulce Meri fizeram questão de assistir a primeira sessão e saíram empolgadas do filme.“É uma prova da realidade que a gente tem visto na imprensa. O filme é muito bem feito e prende a atenção. A fotografia é boa; a trilha e as atuações são ótimas”, opina Maria Lúcia.

Já Dulce conta que vai começar a propaganda boca-a boca assim.“Vou indicar aos amigos. Acho que todo brasileiro deveria assistir. A Lava Jato é nossa esperança de mudanças. E acho que muitas coisas já mudaram”.

A professora Elisa Maria Setim conta que o filme será trabalhado em sala de aula com seus alunos na próxima semana.“Como professora, trabalho com estes temas em sala. O fato de filme ter sido lançado em pleno Sete de Setembro tem uma significação grande”.

A professora Elisa vai trabalhar o filme com seus alunos.

A professora destaca o “padrão internacional” do filme do ponto de vista técnico.“É muito bacana ver as locações em Curitiba como o Parque Barigui e o prédio histórico da Universidade Federal”, comenta.

Para ela o filme funciona como thriller de ação, mas com uma “ressalva dolorosa. “Saber que não é ficção é muito duro. É diferente você ver outro filme de ação e sabe que saiu tudo da cabeça do roteirista”, reflete. “Neste caso, dói porque é verdade”.

Esse é um trabalho para a turma do “escola sem partido”… Ou não.

Seja como for, se na República de Curitiba a estreia do panfleto antipetista foi um fiasco, em São Paulo o resultado foi ainda pior.

Os deputados estaduais José Américo (PT-SP) e Marco Vinholi (PSDB-SP) aceitaram o convite do jornal O Estado de São Paulo para assistir ao filme antipetista que a Lava Jato conseguiu financiar sabe-se lá como.

SAO PAULO – 07/09/2017 – POLITICA – Os deputados estuduais Zé Americo (PT) de jaqueta e Marco Vinhole (PSDB) de camisa polo, assistem o filme “Poolicia Federal – A lei é para todos” no Shopping Cidade Sao Paulo no Jardins – FOTO: BRUNO NOGUEIRÃO / ESTADÃO

Segundo o Estadão, sobre a polêmica que ronda o filme – quem são seus financiadores? – os dois parlamentares paulistas concordaram que a não divulgação da identidade de quem investiu “grana” no longa pode dar margem a suspeitas. “O filme tem muitas cenas de estúdio, o que não justifica o custo de R$ 16 milhões”, disse José Américo.

Sempre segundo o jornal, Américo teria apontado “incongruências” na obra. “A PF não tem agente? São os delegados que dirigem os carros durante as ações.”

Incomodou também a reação do “Lula do filme” durante a condução coercitiva. No filme, o ex-presidente pergunta sobre o agente Newton Ishii, conhecido como “japonês da Federal”, e diz que ele é um ladrão.

“A imprensa toda deu que, na ocasião, o Lula fez uma piada sobre o ‘japonês da Federal’. Não é da personalidade do Lula chamar alguém de ladrão”. Para Américo, o Lula interpretado pelo ator Ary Fontoura não seria eleito “nem vereador no interior”.

O jornal fez questão de pontuar que, ao final do filme, a plateia “aplaudiu”. Só não contou que a plateia estava quase vazia. Em São Paulo o fiasco foi maior ainda que em Curitiba.

Alguns dirão que “é lógico que o filme teve baixa audiência, porque estreou em um feriado”. Ora, em primeiro lugar a escolha da data para lançamento – 7 de setembro – foi feita justamente para ajudar o filme a estrear com sucesso de público, até porque, em um feriado no meio da semana, há mais pessoas sem maiores afazeres e que podem ir ao cinema.

A razão do fiasco não é só o antipetismo previsível e escrachado, o maniqueísmo, a montanha de invenções sobre a Lava Jato e sobre as operações antipetistas que até a insuspeita Folha de São Paulo denunciou na reportagem “Descubra o que é fato e o que é invenção no filme da Lava Jato”. A razão é que o filme é ruim mesmo.

Quem diz isso não é esta página, mas veículos como o jornal espanhol El País ou o insuspeito Zero Hora.

Não será difícil arrastar os antipetistas fanáticos para ver antipetismo na telona. O problema é que cinema requer públicos exponencialmente maiores. Os 16 milhões que o filme custou foram torrados para a Lava Jato pregar para convertidos. O povo não vai dar a  menor bola a esse lixo caro e suspeito.