Acusações de Palocci são inúteis, segundo lei da delação

palocci capa 2

As acusações de Antonio Palocci a Lula e Dilma não passam de jogo de cena destinado a empanar o brilho das andanças do ex-presidente e de sua sucessora com vistas à eleição presidencial de 2018.

Antes de explicar por que, vamos contextualizar a acusação do ex-ministro dos dois ex-presidentes petistas.

Lula vem arrastando multidões pelas ruas de todo país. Nas pesquisas de opinião sobre intenção de voto na eleição presidencial do ano que vem, o ex-presidente já é o líder isolado enquanto que os candidatos preferidos da mídia antipetista – Alckmin ou Doria – estão empacados na lanterna.

A Lava Jato é, basicamente, uma ação destinada a destruir Lula e o Partido dos Trabalhadores. Até hoje, só atingiu de verdade petistas ou políticos que foram ligados aos governos do PT. Quando esbarra em políticos ligados ao establishment, como Aécio Neves, Michel Temer ou Geraldo Alckmin, fica dando voltas e os acusados escapam de fininho.

Para comprovar isso basta ver a diferença de tratamento da Lava Jato a Aécio e a Delcídio do Amaral. Dois senadores flagrados em gravações combinando crimes e obstrução da Justiça. O petista é preso e perde o mandato, o tucano sai à francesa e volta ao Congresso como se nada tivesse acontecido, enquanto seu pedido de prisão dormita no STF.

Chega a ser ridículo…

A Lava Jato é uma farsa, mas as acusações de Palocci são o cúmulo da farsa porque eram tão previsíveis quanto a alvorada suceder a madrugada.

Palocci está preso há mais de um ano. Acostumado ao bem-bom, todos sabiam que o mais tucano dos petistas venderia a alma para se livrar da prisão. Era previsível que um janota como ele não aguentaria tanto tempo encarcerado e faria qualquer coisa para se livrar da cadeia.

O semblante de Palocci ao ser preso era a imagem do desespero, do verdadeiro terror diante do que o esperava.

palocci 1

Assim como Leo Pinheiro ou Renato Duque – outros acusadores de Lula –, Palocci só decidiu acusar o ex-presidente após se dar conta que iria terminar seus dias na cadeia, já que ainda nem foi julgado por todas as acusações que pesam contra si e já tem condenação de 12 anos.

É preciso ter uma fibra moral muito resistente para, colocado diante da possibilidade de sua vida acabar em um cárcere eterno, o indivíduo optar por não dar o que os esbirros dessa ditadura que se abateu sobre o Brasil exigem.

Ainda mais se os verdugos só pedem uma acusação sem provas com vistas a produzir efeitos políticos e condenações ilegais como a de Lula por Sergio Moro recentemente, que condenou o ex-presidente a 9 anos de prisão sem que as acusações que delatores lhe fizeram tivessem cumprido os requisitos legais.

É estranho que jornalistas que atacam Lula e o PT obsessivamente, como Ricardo Noblat ou Eliane Cantanhêde, decretem o “fim de Lula” só agora, quando nem a condenação por Moro foi vista dessa forma.

É tudo teatro. Moro, Palocci, os pistoleiros da mídia, todos sabem que a acusação de Palocci é vento, é produto do desespero.

Palocci não fechou delação premiada. Ele mesmo está dizendo que espera que suas acusações a Lula resultem em acordo de delação premiada. Sabe por que, leitor? Porque Palocci não pode cumprir os requisitos da lei 12.850, de 2 de agosto de 2013, que versa sobre o instituto da delação premiada.

Vamos, então, à letra da lei:

palocci 2

A lei é muito clara. Não cabe interpretações. Acusações como a de Palocci não valem nada se não se fizerem acompanhar de provas daquilo que o delator afirma.

Eis, então, o dilema da Lava Jato: nenhum dos delatores que acusaram Lula provou nada. O ex-presidente foi condenado “com fundamento apenas nas declarações do agente colaborador”, ou dos colaboradores Renato Duque e Leo Pinheiro, o que viola a lei 12.850/13.

No caso de Palocci, não existe nada, até aqui. Enquanto os Noblats e Cantanhêdes da vida decretam o fim de Lula, a acusação de Palocci ao ex-presidente é, absolutamente, imprestável. O fim dessa delação será o mesmo da de Delcídio do Amaral, que deve ter seu acordo anulado por não ter provado as acusações que fez a Lula e a Dilma.

Tudo que aconteceu na última quinta-feira foi um espetáculo de Sergio Moro para criar um pano de fundo para a estreia de seu filme. Esse é o ponto trágico a que chegaram as instituições brasileiras, sobretudo o Judiciário.

Pobre Brasil.

*

ADVOGADO DE LULA DENUNCIA PALOCCI E LAVA JATO

Tags: , , , , , , ,

129 Comentário

  1. Prezado Eduardo: Tem razão quando disse segundo a lei, mas para Moro isto não importa e Palocci será mais uma base para a condenação de Lula.

  2. Eu queria é que apresentasse uma prova contra o Lula, que até agora nada! Não é questão de lulismo e sim que a lei nesse país é só pra alguns, pq todos são iguais, mas uns mais iguais que outros!

  3. Edu, minha maior preocupação é que contra Lula vale tudo
    Estou desanimada

  4. Caro Edguim para mim não é questão de ideologia política, apenas procuro fazer análises imparciais dos fatos, o que se torna impossível para defensores de algum lado da política exercida no Brasil. Como mencionei antes, no meu ponto de vista ambos os lados dessa política representada pelos partidos estão corrompidos.

    Pergunte a si mesmo: Se o ex ministro Palocci no seu depoimento tivesse de defendido o ex presidente e negado que ele tivesse qualquer envolvimento em qualquer ato que pudesse compromete-lo perante a justiça, o que você diria? Creio que diria que ele estaria falando a verdade. Todavia como suas afirmações podem ser desfavoráveis ao ex presidente, logo se conclui que são afirmações falsas.

    Veja bem, mentir contra alguém perante a justiça e algo de relevante gravidade.

    Quanto a minha ideologia é um país justo e livre da corrupção politico administrativa. O que ao meu ver não tem lugar de representatividade na classe política atual.

    Covindo o a fazer uma profunda reflexão.

    • Pedro, não use seu raciocínio para afirmar que o Eduardo raciona igual a você. Nem o Eduardo nem nós, que lemos as postagens dele neste Blog por pensarmos como ele, senão não nos daria prazer ler seus textos. Nós defendemos a veracidade dos fatos e ponto final. Não há provas contra o Lula, se houvesse nós as acataríamos e lamentaríamos profundamente, que uma pessoa cuja vida acompanhamos há quase 40 anos tivesse se envolvido em corrupção. Uma coisa é “achar” outra é vivenciar. A vivência liquida com os achismos. Você não conhece o Lula. Nós temos a sorte de conhecê-lo.

    • Pedro, o depoimento do Palocci não vale nada legalmente, nada. O Moro sabe disso. O que ele quis, mais uma das inúmeras vezes em que já usou o mesmo artifício, foi criar matéria para a grande mídia.O objetivo é destruir reputação, prática que existe desde que os homens descobriram o poder de comandar os demais política economicamente. Para provar isso está você e outros tantos tomando como sério um depoimento no qual Palocci poderia dizer qualquer coisa, sem nada acontecer contra ele ou a favor dele, mas que cumpriu o objetivo do Moro: criar um fato político de difamação, assim, a pena do Palocci foi negociada e por isso ele se prestou ao fez.

    • É Pedro, sua dúvida é bastante pertinente.
      Mas só é para quem não quer que saibamos a verdade.
      A verdade não tem lado.
      Mas sabemos como funciona esta estória de criminalizar a todos na política.
      Não entre nessa canoa furada, pois se acha assim, é somente porque você desconhece
      totalmente todos os políticos.
      Reflita.

  5. Não me iludo, esta coisa toda ainda vai durar muitos anos. Golpe em múltiplas etapas; tentativas de postergar a manifestação popular através das urnas (ou até parlamentarismo); desmonte da estrutura de políticas sociais com cidadania; destruição da soberania territorial; e vai por aí… a luta será longa e temos de ter esperança e força.

  6. Os argumentos do post seriam válidos se este país estivesse em um Estado de Direito…infelizmente, não é o caso.

  7. Contra Temer, contra Aécio, contra Serra, contra Geddel, contra Cunha e vários outros políticos já apresentaram provas que não deixam dúvida. Quanto as acusações contra Lula a lava jato está tentando, manipulando, grampeando a familia, advogados, a vários anos e não conseguem apresentar uma prova sequer contra Lula. E mesmo assim por convicção (Interesses políticos e grana) estão querendo colocar Lula na cadeia. Esta policia federal e o Ministério Público, com raras exceções são tucanos enrustidos, que recebem altos salários, pagos por nós, para atuarem a favor dos golpistas!!!!!

  8. O problema é que toda delação envolvendo Lula, Dilma, ou qualquer outro membro do PT não precisa ser necessáriamente comprovada, com vimos no caso do triplex do Guarujá. Há muito, a Constituição e o Código Penal foram rasgados pelo juiz Moro, com o aval do STF. Não vejo saída que não uma revolução, mas a sociedade brasileira parece muito covarde no momento.

  9. A lava jato É o golpe.

    Os bandidos que a compõe foram escolhidos A DEDO para desempenhar os papéis que cabem a cada um.

    São canalhas que trabalham contra os interesses do Brasil. Combate a corrupção é uma coisa que NUNCA fizeram.

    Aécio, Serra, Temer, vários ministros do desgoverno Temeroso já foram delatados na lava rato do Moro. Algué, viu o Moro incomodando qualquer um deles?

    Muito pelo contrário, cada vez que um dos golpistas é exposto na mídia a lava rato do Moro corre para a imprensa com um factóide contra o Lula ou a Dilma para que a imprensa mude o foco e ao invés de expor as ladroeiras dos golpistas se fixa no factóide morista. O mais recente pode ser visto agora quando a lava rato do moro em associação com o Já NOT divulga fofocas do Palocci justo quando aparecem as caixas de dinheiro dos golpistas e o ladrão mór Geddel é preso. A lava rato do moro BLINDA, oferece proteção aos corruptos de verdade contra os quais há provas em abundância.

    Este moro é um canalha, canalha, canalha. Espero vê-lo mofar atrás das grades por toda desgraça que a lava rato do moro causou ao Brasil e ao povo brasileiro.

  10. Fiz questão de assistir ao lamentável depoimento.
    É claro que LULA não é santo.
    Mas Palocci se tornou um lixo, manipulável em sua integridade pelo juizeco, que só consegue trabalhar sob tortura dos condenados.
    O que esse crápula fez, foi um depoimento patético, de que estava seguindo um roteiro previamente determinado pelos micos amestrados da PGR do Paraná.
    UMA PGR desmoralizada por sua própria incompetência em, produzir provas concretas.
    Vide o power point daquele procuradorzinho que não encontra nada que mereça crédito.
    Palocci pode apodrecer na cadeia, onde realmente é seu lugar.
    Não por crimes, mas por traição.
    Uma traição suja a um projeto político de sucesso, ao qual não soube honrar.
    Aliás, criminoso não tem honra.
    Palocci se tornou um monstro que não poderá sair às ruas.

  11. Ótimo texto Edu!! Parabéns!!

  12. Eduardo, você realmente é uma luz; seus textos, além de perfeitamente escritos e brilhantemente argumentados, são muito lúcidos. Vejo e concordo com tudo. Em geral ler você é sempre saudável. Parabéns.

  13. Quase todos estao surdos e mudos.
    Talvez uma tragedia maior da que estamos vivendo seja necesaria.
    Sempre tenho esperança mas acho que o despertar nao vem antes de 2019.

  14. no caso caseiro & Palocci o petismo e toda sua mídia se comportaram da forma mais imunda e infame para salvar a pele de Palocci e agora o pago que recebem é esse mar de safadeza da parte do Palocci

  15. Moro já demonstrou que lei só se for para ferrar o PT E Lula, o Contrário, esquece.

  16. Calma pessoal, Lula vai ser o último a ser preso, porque condenado ele já está.
    Podem espernear o quanto quiserem.
    Lula, FHC, DILMA, COLOR, SARNEY, TEMER não SÃO santoS, só se for do pau oco.
    Ou vocês acreditam que eleS não fizeram nada de errado?
    O Povo acordou gente, ninguém acredita mais nessas mentiras repetidas para se tornarem verdades.
    Caiam na real. Pelo que se vê nos noticiários, muitos governos e partidos sistematicamente roubaram o Brasil, e não é de hoje.
    Chega de divisão.
    Chega de partidos…
    Viva o Brasil!!!

  17. Caros companheiros, nestes tempos de golpe, descortinou uma uma centena de milhares de canalhas, imorais, ladrões é corruptos em todas as esferas de poder nunca dantes imaginados, organizados e comandados pelo imperialismo.

  18. Os Colaboracionistas da Ditadura Militar, aqueles que após sessões de tortura se disporão em gravar videos defendendo seus algozes, ficaram conhecidos como “Cachorros”, sabemos que foram poucos os que resistiram as torturas do aparelho de repressão, mais se definiu critérios, de que os primeiros pontos a serem cobertos, só se poderia serem falados após o dia e hora, para que o camarada percebesse e pudesse criar condições de despistar, pois se sabia que caso contrario era risco de morte.
    Hoje estamos vivendo novamente um Regime Autoritário, muito bem orquestrado e aperfeiçoado, com um monitoramento constante de seus articuladores, com um grau extremo de muita pouca sensibilidade dos Operadores aos reclamos das parcelas mobilizadas, pois este Regime tem como miríade o tal Deus Mercado, onde a aliança entre o Grande Capital e as forças mais Reacionárias, querem transformar o Brasil e nós Povo Brasileiro, em Escravos Modernos e em um Pais Extremamente Dependente aos de Fora.
    Como sempre nossa Elite que tem raízes profundas nos mais de 380 anos de Escravagismo,nós mostra quem É, e como sempre utiliza dos mais diversos processos de Cooptação, desde mais sutis ou nem tanto, como o de Vacareza e o que vem ocorrendo com Palocci (um ex-trostiquista), é só lembrar que os Capitães do Mato, muitos eram recrutados entre os escravos fujões e alguns se tornavam mais violentos que seus Senhores.
    Palocci e eu fomos colegas de construção do SUS, e em particular da Vigilância Sanitária aqui no Estado de São Paulo, sua atitude nos obriga a chamar atenção dos demais Dirigentes pois como todos sabem o Golpe Continua em Marcha, e as possibilidades de caráter Messiânico de Lula 2018 é um Risco para Nós, pois parcela pode se frustar em função das dificuldades de Retornarmos os Rumos Civilizatórios, que estávamos tentando Construir.

  19. Ser de esquerda não é uma opção, é algo que acontece naqueles que tem consciência de como funciona a humanidade é de como deveria funcionar. Já a opção partidária advém de um ato consciente, você escolhe por interesse ou ideologia. Aqueles que escolhem por interesse fica evidente, na primeira dificuldade pulam do barco, caso de Delcidio e Palocci. Enriqueceram vindo para o PT, d agora presos demonstram o caráter que sempre tiveram, simples mercenarios. Traidores, mentirosos e inescrupulosos.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.