Na terra de Lula, até os postes querem votar nele

Lula pernambuco capa

Na semana que finda estive em Recife em visita a filha que foi residir lá em 2014 com sua família por questões profissionais do marido. Em solo pernambucano, descobri um nível de apoio a Lula que explica a viagem do ex-presidente à região.

Contatos políticos que fiz durante a estadia em Recife confirmam a única pesquisa confiável sobre o apoio a Lula em Pernambuco.

Reportagem publicada no UOL em abril deste ano relata pesquisa na qual as intenções de voto do ex-presidente naquele Estado alcançam incríveis 65%, o que explica visita que ele está fazendo à região.

pernambuco 1

Lula terá direito a um terceiro mandato no que depender dos pernambucanos. De acordo o Instituto de Pesquisa Uninassau, ele tem 65% das intenções de voto no Estado. Jair Bolsonaro (PSC) e Marina Silva (Rede) aparecem com 6% e Geraldo Alckmin (PSDB), Aécio Neves (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) têm 1%.

O levantamento foi feito nos dias 23 e 24 de março, com 2.014 entrevistas em todo o Estado. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2%.

Se for à Pernambuco, sobretudo ao Recife, você vai sentir essa realidade. Nos contatos que fiz por lá, pude obter análises apuradas não apenas sobre a aprovação a Lula em Pernambuco, mas em todo o Nordeste. A onda Lula engolfou a região.

Na última quarta-feira, 23 de agosto, palestrei na Universidade Católica de Pernambuco a convite da instituição. O contato com professores da Unicap me permitiu entender a razão pela qual Lula deve ter um apoio massacrante no Nordeste na eleição do ano que vem.

O Nordeste experimentou o maior crescimento da história durante os oito anos do governo Lula. Pernambuco, em especial, cresceu mais do que qualquer Estado na região ou no país. O povo nordestino sabe por que quer Lula na Presidência de novo.

A odiadores profissionais de Lula que visitarem a capital pernambucana, recomenda-se que permaneçam em Boa Viagem e redondezas. E, assim mesmo, não será uma boa ideia verter antipetismo e antilulismo por lá.

*

Enfim, convido você a assistir, no vídeo abaixo, trecho da palestra que proferi na quarta-feira (23) na Universidade Católica de Pernambuco.

Tags: , , , , ,

43 Comentário

  1. EDUARDO se liga

    SE LULA chegar até lá NÃO vai ter eleição ..o TRF4 acelerou o processo dando sequencia ao MANUAL

    Os caras do Judiciário, Militares e EUA não deram o GOLPE pra entregar o Poder de mão beijada ..até as regras e o MODELO político, sem consentimento do povo, estão tentando alterar

    SE é pra ser ..não tem essa de deixar a oposição golpista sangrar ..é LULA JÁ !!!!

  2. Caro Eduardo,

    Primeiro, quero parabenizá-lo pela palestra proferida na Universidade Católica de Pernambuco.
    Agora, com relação à ida do ex-presidente Lula ao Nordeste do Brasil, verifica-se que há um desejo enorme daquela Região de tê-lo novamente como presidente deste país, e isto é inegável. Por outro lado, o Brasil que não quer o Lula, formado por uma elite dominante, acelera os passos para inviabilizar a volta dele ao poder. Pois é, é isto mesmo. Notícias dão conta de que o Tribunal Regional Federal da Quarta Região, sediado em Porto Alegre, já recebeu a sentença condenatória do Juiz Sérgio Moro, e de forma inédita, apressa todos os trâmites processuais para realização do julgamento, com um único objetivo de não deixar o ex-presidente voltar. Por aí, pode-se deduzir que a decisão desse Tribunal sairá bem antes do que se previa. Ainda que se possa dizer que essa decisão será tomada por um colegiado formado por três juízes, o que se constata é que há uma tendência pela condenação de Lula,

  3. KKKKKKKK…nada como começar o dia sorrindo…. Mico atras de mico.

    • ‘Atrás’ tem acento. Aconselho-lhe a aprender as regras básicas da gramática, e só depois volte para discutir política.

      • Claro claro…. Avisa então os eleitores do Lula que eles não tem direito algum de discutir política. Nem mesmo o próprio.
        Isso sem mencionar os alunos de universidade federal que deram uma papeleta de Honoris Causa e assinam como “dicentes”.
        Pare, por favor pare.

      • Kkkkkk…. Eleitor de lula preocupado com gramática.

    • eunuco moral atrás de eunuco moral kkkkkkkkkk

  4. Edu, a ver a pressa com que o TRF-4 parece imprimirá a analise da condenação do Lula.
    Este será o último teste que veremos sobre a resistência ao golpe. E não a toa foi deixado por último. Esse lance era previsto desde o início.
    Se a população continuar anestesiada como está até agora, isto será a senha pra outros passos rumo a neo-colonização do país, não tenho dúvida.

    • Determinadas populações não estão anestesiadas e sim já com iniciativas para poder sobreviver, como por exemplo, flanelinhas, ir a feira depois da chepa (que agora a classe média vai voltar), pôr suas crianças em faróis pedindo esmola, ou vendendo balas, pegar ônibus ou trem vendendo bugigangas, vender 7 panos de prato por 10,00 quando o farol fecha, etc., etc. Uma verdade, o pobre sabe se virar, senão já estaria extinto. A classe média espera que essas determinadas populacões se revoltem, mas estas sabem que seu lombo é maior que, nos 500 anos de Brasil, elas NUNCA souberam o que é democracia e que quem pariu este golpes, que balance. A CLASSE MÉDIA QUE SE MECHA, FOI ELA QUE FOI PEDIR O IMPEDIMENTO DA DILMA, POIS AGORA QUE SE LASQUE.

  5. Emir Sader @emirsader
    A caravana do Lula e’tudo o q a gente vê nas fotos e nos filmes, só q muito mais.
    18:54 – 23 de ago de 2017

  6. O principal apoiador da ditadura foi o nordeste.
    Supostamente é principal apoiador de Lula.
    A maioria dos que apoiam Lula são os “Governadores, Prefeitos, Senadores Biônicos” que desde o “pacote de abril” estão sempre no poder, sempre na corrupção endêmica do estado brasileiro.
    Não deve ser coincidência.
    Possivelmente a lava jato, deve ter no nordeste a sua principal área de atuação, já que foi onde o PT deve mais apoio. eu não sei mas faz sentido politico.
    ……
    Possivelmente e a falta de conscientização politica e de cidadania do povo do nordeste que faz a ditadura e supostamente Lula ter apoio.
    …….

    • Eu não sei se Oneide é pago(a) pra escrever comentários contra o Lula, mas faz “sentido político”. Mas é comovente sua preocupação em saber quem apoiava a ditadura.

    • https://m.youtube.com/watch?v=izuwjWB7o_U

      Verdade. Os nordestinos não tem consciência política. Quem tem é Oneide, o intelectual das redes sociais. Ora, assista ao vídeo e faça-se o favor de engolir sua ignomínia. Imbecil!

    • “O principal apoiador da ditadura foi o nordeste.
      Supostamente é principal apoiador de Lula.”

      O Nordeste já votou em peso também no seu amando FHC. E daí?
      O Nordeste acordou para quem de fato lhe deu valor.
      Vcs tentam inferir uma coisa que não tem nada a ver. Vcs adoram deturpar tudo com ilações com profundo mau-caratismo.

      • Quem vai ganhar as eleições vai ser Bolsonaro se voto for impresso;
        Caso contrário vai ser qualquer um que decida.o governo.

    • Que burra!!!!!!!! Dá zero pra ela!

    • eunuco moral atrás de eunuco moral kkkkkkkkkkkkk

    • Cala-te imbecil!!!!

    • Oneide Teixeira, então você fala que é “a falta de conscientização politica e de cidadania do povo do nordeste que faz a ditadura e supostamente Lula ter apoio”.
      Muito interessante sua afirmação! Falta de conscientização politica e de cidadania do nordeste ou do Sudeste, que sustentou o golpe parlamentar e colocou no poder a mais “fina flor” da corrupção do país? Esta que sempre esteve no poder, seja qual for a coloração ideológica do governante, exatamente pela negação da política pregada pelas grandes corporações sediadas no Sudeste, alienando profundamente seu povo.

      • Um comunista falou certa vez.
        “O estado é o comitê executivo da classe dominante”.
        A JBS, Odrebecht, OAS, etc são partes da classe que domina este país.
        Não existe democracia no Brasil e só cartas marcadas.
        As leis , melhor qualquer ação do estado não podem ser levado a serio.

    • É verdade, o principal apoiador da ditadura foi o Nordeste.

      O Nordeste com seus grandes jornais Folha e Estado de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Estado de Minas, etc, etc.

      O Nordeste sede da FIESP e FIRJAN.

      Brilhante Ustra era um grande militar do Nordeste. Sérgio Paranhos Fleury também.

      A Casa da Morte de Petrópolis foi a mais temida da Bahia. O temido DOI-CODI ficava lá na Rua Tutóia, na Paraíba.

      O famigerado Henning Albert Boilesen, do grupo Ultra, era um típico cidadão pernambucano.

      Você tem razão, o maior apoiador da ditadura foi o Nordeste, como eu fui me enganar…

    • Mais uma vez, o senhor vem neste espaço comentar uma salada mista, de nada com coisa alguma.

      Fala de políticos biônicos apoiarem Lula, estando em pleno Séc. XXI e ainda por cima quando a maioria dos estados da Federação e suas autoridades (de forma velada ou aberta), ainda, mantêm apoio ao atual golpista-Mor no cargo de Presidente.

      Alías, que eu saiba (e juro que ainda entendo da História do meu país) numa ditadura como a ocorrida aqui, não existem dissidências políticas de lideranças políticas, se estas mesmas são “Biônicas”. Que, pela natureza do próprio regime autoritário, são atreladas ao mesmo.

      O que mostra a total falta de noção sua, em querer dizer que uma Região do país foi mais apoiadora do Estado de Exceção, do que outra.

      Enfim, espero imensamente que, com o novo formato do Blog a entrar em breve, figuras desagregadores e intelectualmente desonestas como o senhor, tenham que “mostrar a cara”.

  7. Eu vi as cenas impressionantes do Lula nos braços do povo. A gente aqui, classe média do sudeste, discute tudo por ideologia, lá no Brasil profundo é uma questão de vida ou morte.
    O que me leva a pensar o que vai acontecer se os fascistas a partir da república de Curitiba vierem a cassar o voto dessa gente. Caminhamos perigosamente para o confronto, quem sabe regional. Fico do lado dos nossos sofridos irmãos nordestinos.
    PS: Edu, na sua fala sobre o fascismo em SP, esqueceste de citar que o comandante da Rota disse que é ” “natural” a policia abordar o cidadão de uma maneira nos Jardins e de outra na periferia. Oficializou o que era uma prática dissimulada.

  8. Por que não levam essa merda para Governar Pernambuco ?

  9. E o desgovernador de Pernambuco desesperado por ter apoiado o golpitchman dá uma de joão-sem-braço para aparecer na foto! Canalha! Vai atrás do Temer, bobão!

    • Quem não tem estômago de EMA que não se meta com a política e NEM TENTE entende-la

      Vc se lembra dos 300 picaretas que o DOUTOR LUIZ INÁCIO nos ensinava ? ..pois -e ..hoje são bem mais

      Pra mim duas coisa são imperiosas de acontecer depois deste golpe

      1- que NOS BANCOS escolares a meninada aprenda como a luta pelo Poder pode ser BAIXA, envolver diversos interesseiros mesquinhos, inclusive de POTENCIAS estrangerias (a minha geração teve o exemplo de 64 ..pros que quiseram e tinham como estudar / se informar)

      2- que o NOME destes GOLPISTAS sejam gravados na mente de todos ..incluso do Poder Judiciário ..e que NENHUMA ANISTIA lhes seja dada como guarida ..bastou-nos a década de 80

    • Rena também apoiou o impeachment e saiu bem na voto, alias, ele e lula já são novos amigos.

  10. Ou seja, na sua visão os eleitores não passam de meros “postes” votando em quem lhes dê algumas migalhas em troca – o velho voto de cabresto, típico da oligarquia nordestina. Tomara que saia logo a condenação em 2ª Instância porque um sujeito com uma mentalidade dessas não poderia ser nem síndico de triplex…

  11. “governadores que desde o pacote de abril estão sempre no poder” apoiam Lula.
    Que raciocinio mais invertido e torto, nunca vi., o neida!
    Voce está confundindo causa com consequência!!
    Só isso.
    Só.

  12. Os postes, principalmente os jumentos.

  13. Eduardo,de que adianta ? O Lula tem perfil conciliador e não vai reverter as privatizações do Temer. O Nassif escreveu um artigo estarrecedor hoje no GGJ com o título ” apelo aos brasileiros de boa vontade”…se 10% do que está escrito nesse artigo se confirmar, não vai sobrar nada nesse país para ele administrar.

  14. Edu: Satisfação muito grande tê-lo aqui na minha querida terra, Pernambuco, onde Lula, apesar de odiado pelos de BV e outros bairros coxinhas aqui de Recife, é amado por quem realmente importa: pelo povo.
    Pena que nosso Estado, que teve uma fase esplendorosa nos governos do PT, foi destruído pelo desgoverno de Paulo Câmara do PSB e as viúvas do “coronel” Eduardo Campos, golpistas de primeira linha. Um abraço, seja sempre bem vindo.

  15. Uau! Que coisa. E

  16. Um levante popular, mesmo que seja só para dar uma demonstração de carinho ao Lula, já dá alguma esperança da possibilidade de reverter o golpe. Seja nas próximas eleições ou antes, se a canoa virar.

    No entanto, não será suficiente vencer as eleições para presidente, ter maioria no congresso, vencer nos estados (governadores e deputados estaduais) pois as causas dos nossos problemas estão em outras áreas de ação. Essas forças, que tornaram possível esse golpe, são os verdadeiros vilões que precisam ser enfrentados. Os formadores de opinião, que usam a falsa disputa entre esquerda e direita só desviam a atenção dos verdadeiros focos que deviam ter mais nossa atenção e esclarecimento. Caso contrário eles voltarão a nos atormentar no futuro como estão fazendo agora.

    1. O crime organizado, especialmente o tráfico de drogas. Essa força cresce de forma vertiginosa, amparada pelo aumento do consumo em todos os níveis da sociedade (Brasil e mundo). O poder econômico dessa força é enorme e corrompe parte das ruas, da polícia, das penitenciárias, do legislativo e do judiciário. Possuem armas e muita gente treinada desde a infância. O consumo, a logística de distribuição e os sistemas produtivos da droga não estão sendo enfrentados nem ao menos conhecidos. As prisões e apreensões são meras consequências de guerras de facção (disputas de mercado). Quantos jornalistas, deputados e juízes estão nesse bolso?

    2. As seitas religiosas com seus “pastores” corruptos e corruptores. Essa força cresce de forma vertiginosa também amparada pelo crescimento da infelicidade da população menos amparada. Estão sendo doutrinadas e domesticadas para as contribuições e comportamentos como o preconceito e fobias da diversidade. São uma excelente massa de manobra para o futuro de longo prazo. Quantos jornalistas, deputados e juízes estão nesse bolso?

    3. Os ruralistas/extrativistas que atacam populações, florestas, contaminam solos e águas. Seu mercado cresce de forma vertiginosa, possuem amplos apoios e financiamentos e são violentos. Possuem muita força econômica, não pagam seus deveres (impostos) e recebem perdões milionários. Quantos jornalistas, deputados e juízes estão nesse bolso?

    Uma parte importante dos formadores de opinião da mídia dá espaço a eles, os defende e, certamente, seus candidatos terão votação expressiva. Um candidato a presidência representa essas três forças, é a “síntese” deles e será apoiada pela mídia ao extremo.

    Nos planejamentos de campanha, de governo, na mídia alternativa e nos movimentos sociais esse enfrentamento deve estar claro. Como seu poder é muito grande, devemos ser criativos e evitar alianças que nos “cobrarão a alma” no futuro.

    abraço

  17. Mas com Renan e Sarney no palanque junto, agora a coisa vai!!!

    • Renan que tá no palanque com ele, pois, como todo mundo sabe, o Renan só fica do lado de quem ganha! Pode chorar, semi-analfa,, é Lula2018!!

  18. Lula, maior presidente que o Brasil já teve. Grande estadista. Considero Lula um gênio. Está mais do que provado que inteligência, não tem nada a ver com escolaridade. A história da humanidade não nos deixam mentir. Existem miríades de exemplos que ilustra e comprova tal assertiva.

  19. ♫ Proponho que todos façam como eu e parem de dar corda a essa (ou esse) Oneide Teixeira, não contestando as barbaridades que ela (ou ele) escreve. Por melhor intencionado que esteja o Edu, cedendo espaço a essa (ou esse) abantesma, é evidente que essa meleca é alguém pago para tumultuar o blog, sem nada acrescentar além de asco. Vamos ignorá-la (ou lo), que logo, logo ela (ou ele) desaparece.

    • Caro Jimmy
      Não é só o (a) Oneide, mas Guilherme Santos, Nigro, Ramiza.
      Esses armaram barricadas do lado golpista. São do outro lado da trincheira.
      Nem vale a pena a leitura, nem gastar um pixel em resposta.
      Saudações

  20. Você anda se baseando em pesquisas de instituições que poucas pessoas conhecem (uninassau .?)
    Lula não passa dos trinta faz um tempão e você vem dizendo que o crescimento do homem é avassalador e sua rejeição diminui a passos largos.
    Só vou acreditar com dados atuais do Ibope e do Datafolha.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.