MPT deve ao país nomes das famílias que escravizam domésticas

escravas capa

Em 2011, o Globo Repórter veiculou reportagem sobre as condições desumanas de trabalho a que eram submetidas empregadas domésticas das Filipinas. De lá para cá, o Brasil demonstrou que não é muito melhor que o país asiático.

escravas 1

Naquela época, havia uma quase cômica convulsão social entre as madames brasileiras porque, como o país melhorava ano após ano, incluindo socialmente os mais pobres e distribuindo renda, estava faltando empregada doméstica.

escravas 4

Em 2013, reportagem do Jornal Hoje, da Globo, falava do fenômeno:

“Está faltando empregada doméstica em todo o Brasil. Em São Paulo, tem patrão oferecendo salário de até R$ 2 mil para a empregada doméstica que concorde em dormir no emprego. A explicação para isso é que as mulheres estão estudando mais e trocando o trabalho doméstico por empregos mais qualificados”.

Naquele mesmo ano, a imprensa brasileira noticiou que empresas como uma tal Global Talent estavam “importando” domésticas das Filipinas para acalmar as madames em crise de abstinência escravagista.

escravas 5

Eis que, em 2017, explode o escândalo. A Superintendência Regional do Trabalho (SDRT) em São Paulo e o Ministério do Trabalho constataram que mulheres filipinas estão trabalhando no Brasil como domésticas em regime de escravidão. Há três casos confirmados e vários outros serão investigados.

O mais engraçado é que, em um escândalo como esse, até agora ninguém sabe quem são essas famílias ricas escravagistas. Tem-se os nomes das empresas que trazem as filipinas para o Brasil, mas quem escraviza não são as empresas, mas as famílias que usam essa mão de obra e a submete a tais condições de trabalho.

Assista, abaixo, a reportagem do Blog sobre esse caso e una-se a esta página na luta contra a exploração do trabalho escravo por ricaços paulistas.

APÓS A REPORTAGEM, LEIA APELO DO BLOG DA CIDADANIA AOS LEITORES

*

Esta página vem sofrendo ataques eletrônicos para tirá-la do ar e apagar seu conteúdo. Porém, como sempre, vou lutar pela liberdade de expressão reforçando o site Blog da Cidadania.

Para fazer um site mais moderno e robusto para enfrentar essa ditadura asquerosa que se abateu sobre o Brasil, exorto os amigos e amigas de tantos anos – alguns, mais de 12 anos – a colaborarem com o crowfunding que estou lançando para criar o novo Blog da Cidadania e contratar serviços de proteção e estratégia de marketing.

PARA COLABORAR COM A CAMPANHA E DOAR POR CARTÃO DE CRÉDITO OU BOLETO BANCÁRIO, CLIQUE AQUI. SE QUISER DOAR DIRETO EM CONTA CORRENTE, MANDE EMAIL PARA edu.guim@uol.com.br

Tags: , , ,

40 Comentário

  1. Esta nossa burguesia… pqp!

  2. Não sei se faria diferença a divulgação de nomes…

    Algum tempo atrás saiu uma reportagem que a Zara vendia roupas feitas por pessoas que trabalhavam em regime análogo à escravidão, passando em qualquer Shopping vc vê que a loja não tem menos público do que as outras…

    Vira e mexe no Bom Retiro a Justiça do trabalho faz blitz e encontra trabalhadores (muitas vezes bolivianos) trabalhando em condições precárias, nada acontece.

    Cabe as pessoas decentes boicotarem essas marcas, mas aqui onde todo mundo se acha esperto prefere-se pagar uns reais a menos e manter o status quo.

    Como disse Gilberto Freyre em seu magnifico “Casa Grande e Senzala” o sonho do escravo não é ser livre, o sonho do escravo é ser um senhor de escravos.

  3. E qual o problema nisso ? Trata-se apenas do equilibrio de forcas no mercado de trabalho

    • E quando as moças de tanto trabalho ficam literalmente sem forças, continua o equilíbrio ?
      Ou importa outra em mais um avião negreiro, digo, filipineiro?

    • Equilibrio de forças?????

    • No Brasil existem leis a serem respeitadas!

    • Vc tá de gozação, Doria! Só pode ser você, com esta opinião…

    • Escravizar literalmente outro ser humano, faz parte de que equilíbrio de forças? Do sadismo?

    • O problema é esse: o Brasil – e o mundo – esta’ mais povoados por pilantras como esse Joao – do que por seres humanos, na essência moral do termo. Vamos esquecer dos ilicitos aqui(nao acho que Lula os tenha). Mas se vao prender o cara, que, de qualquer angulo que voce veja, mesmo empregando os seus companheiros nas estatais(afinal precisava confiar nestes postos), libertou o Brasil das amarras da estagnaçao, quando nao retrocesso? Por que o pilantra, ou a pilantra nao vai lançar mao da escravidao versao 2.1, para batear o seu orçamento empresarial ou doméestico? Vao sim e ainda vao dizer, que é o ‘equilibrio das forçao do trabalho’.

    • Escravidão é equilíbrio de forças ? Você é um canalha isso sim !!!

    • Então você é a favor da volta da escravidão, para preservar o “equilíbrio de forças”?

    • Curioso como os trolls de direita do blog sempre defendem o lado do explorador, não é mesmo? Olha outro aí…

      Fica bem claro que a direita defende a exploração sem freios do capitalismo selvagem e a esquerda defende os direitos dos trabalhadores.

  4. O Brasil eh uma maravilha: preto pobre sempre tem nome e endereco, criminoso rico nunca tem nenhum dos dois…

    O Brasil me horroriza!

  5. Não existe capitalismo sem trabalho escravo.

  6. Prezado Edu, até parece que as madames serão escrachadas, que elas aparecerão no Datena para serem enxovalhadas publicamente… isso é só para os pobres. Infelizmente nossa plutocracia escravocrata conta com todo um aparato jurídico-midiático para perpetuar-se no poder.
    Isso já é o quarto mundo!

  7. VAI INDO que eu não vou

    VOCÊ novamente insiste (como se fosse um RACISTA) a fulanizar e centrar o problema num grupo ..no caso o velho e bom chavão da elite paulista (faltou dizer quatrocentona dãããã)

    ..LAMENTÁVEL seu viés é PRECONCEITUOSO e estereotipado aonde generaliza o problema, por sua visão turva, numa região do país ..se não é isso , é classe média, é burguesia, empresário, branco, sulista ..e por aí vai

    Desculpe, mas de quantos casos a matéria fala ? OS casos que envolvem outras etnias, INCLUSIVE de meninas brasileiras, os sul americanos, são menores, não interessa ?

    Penso que as Instituições não precisam dum BLOG pra cumprirem com seu papel e DEVER ..embora reconheça que hoje esta td invertido por estas terras

    EU AINDA penso que as prioridades pro BRASIL – e que deveriam ser adotadas pelas diversas bandeiras – são aqueles temas que AINDA não superamos e dizem respeito a todos ..temas que nos UNEM entorno do bem comum, e que afeta DEZENAS de milhões

    ..a EDUCAÇÃO, por exemplo, inclusive pros nossos PÉSSIMOS professores, SAÚDE, segurança e infraestrutura ..assistências às crianças e a velhice ..e, PRINCIPALMENTE , habitação com desfavelização (uma política que afeta saneamento, saúde, previdência, educação, segurança, crescimento e desenvolvimento econômico, DIGNIDADE e respeito à pessoa humana e ao meio ambiente)

    ..e tudo isso pra ter exito precisa contar com uma resposta clara pra NAÇÃO que queremos, pra nós e no mundo ..necessita do suporte duma política industrial, comercial, de serviços e extrativa mineral/vegetal ao fundo

    temas PLURAIS e complexos que, acredito mesmo, com o governo LULA eu acreditava que estavam recebendo a devida atenção de governo ..enquanto hoje, com TEMER, é esta esculhambação, esta PORTO-PUTARIA-GOVERNAMENTAL que parece que ninguém da conta de deter, nem que com um tapa no dracula

    Claro que td isso precisaria ser viabilizado pro um Estado Forte (regulador, presente, atuando, ágil) ..e por políticas públicas DEVIDAMENTE BALIZADAS e providas de METAS a serem alcançadas e UNIFORMIZADAS por todo o país (aqui, não bastando a simples e PRIMITIVA reserva de VERBA como querem alguns)

    Nos últimos tempos, por termos perdido o jeito de nos tratarmos como IGUAIS, não nos faltaram políticas individuais que pediam solução e/ou prioridade somente aos seus ..inúmeros foram os casos que DESGASTARAM A TODOS com querências e demandas que diziam respeito a poucos ..resultado, todos sabem

    ..resultado ,,enquanto pequenos grupos bradavam, a IMENSA MAIORIA se sentia cada vez mais e mais desprotegida e esquecida ..atritos surgiram ..impaciência, desconfiança ..tudo no conceito de que se FARINHA POUCA MEU PIRÃO PRIMEIRO ..do salve-se quem puder ..do nós contra eles ..resumindo ..o país sentiu que estava sendo governado com políticas pagas pela MAIORIA, mas servindo mais e mais a minorias escolhidas

    ..e tudo isso sem necessidade ..pois pra mim houve sim MUITO mais falha de comunicação e exploração INDEVIDA DE MKT do que outra coisa

    ,,não é isso que eu quero ..não é a minha prioridade ..e acho que o BRASIL hoje tem coisa muita mais séria que resolver ..como A RECONSTRUÇÃO DA NOSSA DEMOCRACIA e de diversas Instituições (como o Poder Judiciário) que hoje esta no CHÃO

  8. A executiva que deu entrevista parecia compreender o bom momento pelo qual o país passava.

    O ódio das classes A e B ainda estava esquentando na chaleira da Veja e do Reinaldo Azevedo, que só iria ferver em 2013.

    Escravidão é só a terra arrasada que o Meireles e o Temer deixaram para o país.

  9. Que é isso Eduardo. Não os chame de escravocratas antes do direito de defesa amplo e o julgamento chegar ao fim….

    • Ué, ele está aplicando o que a Globo e a República de Curitiba fazem: condena bem antes do julgamento. Por que está ironizando?

  10. Nossa, Edu, os posts aqui estão rápidos. Mesmo assim, gostaria de comentar sobre o post anterior que fala sobre a Luciana Genro e o PSOL. Estou vendo que essa briguinha do PSOL contra o PT e Lula ainda vai nos dar muita dor de cabeça. Esse partido PSOL, com essa briga que mais parece birra entre crianças na idade escolar, tipo “professora, olha o que o Joãozinho fez no meu cabelo”, pode ajudar na ascensão da candidatura Bolsonaro. Aí é que está o perigo, pois já li na internet que se houver segundo turno nas eleições de 2018 (se houver) Lula venceria Bolsonaro por uma margem de 3% dos votos. E o PSOL, ao ficar atacando Lula, poderá ajudar na sua queda beneficiando Bolsonaro e ajudá-lo a vencer as eleições. Portanto, “Alices” do PSOL acordem!

  11. A direita perdeu totalmente os escrúpulos e a vergonha. Dispensaram os disfarces. Constituição é bobagem e democracia só maquiagem

  12. A Procuradora do Trabalho do RS, Sra. Paula Roussef está sendo processada pela ex-baba dos seus filhos por ter trabalhado ininterruptamente 24 horas nos fins de semana sem os devidos descansos. Há casos por todos os lados, não é mesmo?

  13. Caramba, nossa elite é muito, muito canalha!

  14. Voltamos à realidade, à velha luta de classes. No momento os ricos (a direita) está ganhando de 10 x zero! Está massacrando os pobres, roubaram os votos dos pobres para roubar tudo o mais!

  15. Caro Edu,
    dificuldade em encontrar domésticas?
    Empregadas domésticas estudando para melhorar suas condições de vida, competindo com as filhas das patroas de igual para igual no “deus mercado”?
    Tinham mesmo que tirar o PT do poder.
    Grande abraço.

  16. Brasil dos canalhas.

  17. Médicos Cubanos são escravos, porque duas medidas?

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.