Resposta do PSOL a Lula é um primor de hipocrisia

Reportagem

erundina temer

 

As “respostas” do PSOL (oficialmente) e de alguns de seus expoentes (extra-oficialmente) à crítica política feita por Lula a esse partido durante entrevista ao jornalista José Trajano há alguns dias, rebaixaram o nível da discussão e merecem uma tréplica para que partido e expoentes reflitam quanto suas críticas ao ex-presidente e ao PT são hipócritas.

Comecemos pela resposta oficial do PSOL, publicada em sua página no Facebook sob o título “13 #frescuras do PSOL”.

psol 1

 

Uau! Foi na veia? Talvez dos hipócritas, porque das pessoas que têm memória, nem tanto. Já no primeiro dos 13 itens com os quais o PSOL pretendeu responder a Lula, uma baixaria hipócrita – ou uma hipocrisia baixa.

Lula está sendo acusado pelo PSOL de receber propina da Odebrecht. Muito engraçado, porque a ex-candidata a presidente pelo partido Luciana Genro também foi acusada de receber recursos ilegais da empreiteira.

Segundo matéria do jornal Valor Econômico publicada em abril deste ano, Pedro Novis, ex-presidente do grupo Odebrecht, em depoimento ao Ministério Público acusou Luciana Genro de ter recebido doações para sua campanha eleitoral a presidente, em 2014, via caixa 2.

Abaixo, o trecho literal da declaração de Novis:

psol 2

Luciana diz que é mentira, assim como Lula também diz que a acusação do PSOL a ele de que recebeu propina da Odebrecht também é mentira. Até aí, morreu o Neves – e não é o Aécio, para desgosto de alguns. Mas por que o PSOL endossa a acusação da Odebrechet a Lula, mas não à sua ex-candidata a presidente?

Luciana Genro diz que recebeu recursos da empreiteira para sua ONG, mas que tudo era lícito. E apresentou uma suposta troca de e-mails com funcionário da empreiteira Alexandrino Alencar em que este pediu que ela intercedesse pela empreiteira junto ao seu pai, Tarso Genro (PT), então governador do Rio Grande do Sul. Em sua suposta resposta, ela diz que não poderia fazer isso e que, sendo assim, então seria melhor não haver nenhuma doação à sua ONG.

psol 3

psol 4

 

psol 5

 

Até hoje o PSOL ou Luciana Genro não apresentaram a comprovação dos e-mails, mas não duvido que sejam legítimos. Só não entendo por que a tão rigorosa Luciana não denunciou publicamente a tentativa de suborno.

Aliás, afinal a Odebrecht é boa ou ruim? Serve para financiar ONGs? Não é uma organização criminosa? E, antes que me esqueça, quanto foi que a empreiteira deu à ONG de Luciana? O dinheiro foi gasto só na ONG, ou vamos ser rigorosos como o PSOL e pedir comprovações várias?

Mas não é só.

A ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina divulgou uma nota em que diz que Lula deveria dirigir seus ataques a “parceiros de direita que o traíram”.

psol 6

 

É mesmo, “prefeita”? Quer dizer que não se deve fazer alianças com “parceiros de direita” como Michel Temer, do PMDB, por exemplo? Então por que, em 2004, a senhora fez aliança com o PMDB como candidata a prefeita de São Paulo pelo PSB, tendo ninguém mais, ninguém menos que Michel Temer como candidato a vice?

psol 7

 

Mas ainda não é só.

Em resposta a Lula, Erundina afirmou que ele “esqueceu a experiência do governo do PT na Prefeitura de São Paulo” quando ela governou a cidade pelo partido. “Ali, ‘entramos na água e nadamos’ (…). Governamos a cidade com minoria na Câmara Municipal, isso porque para conseguirmos maioria teríamos que transigir eticamente”, criticou a deputada.

Erundina deve ter se esquecido do desastre que foi sua administração. Não por falta de competência de sua parte, mas porque, devido a estar em minoria no legislativo não conseguiu fazer quase nada além de alguns programas sociais.

Sua tentativa de mudança nas regras da cobrança do IPTU foi duramente rechaçada pela Câmara dos Vereadores (de maioria oposicionista). Ela passou quatro anos sem conseguir fazer praticamente nada e, ao fim, entregou o governo da capital paulista a Paulo Maluf, que deixou a cidade falida e ainda fez seu sucessor, Celso Pitta, que acabou de quebrar o que estava quebrado.

Se tivesse tido um pouco de bom senso, o pior da direita não teria quebrado São Paulo de forma tão arrasadora que, em 2000, a cidade elegeu outra petista para consertar o desastre deixado por OITO ANOS de administrações de direita que arrasaram a capital.

Por fim, chegamos ao deputado federal pelo PSOL fluminense Chico Alencar. Fiquemos apenas com a última vez em que ele foi notícia não pelo seu mandato, mas por postura política que vive criticando nos petistas: “pragmatismo”.

psol 8

Não tenho nada contra o PSOL a não ser suas frescuras. É um partido que tem muita gente boa, incluindo Erundina, Chico Alencar, Jean Wyllys… Mas as frescuras psolistas são demais porque não são exatamente “frescuras”. Muitas vezes beiram à hipocrisia, como este post provou cabalmente.

Abaixo, vídeo em que explico melhor os pontos de vista supra elencados. Em seguida ao vídeo, um apelo do Blog aos seus leitores.

*

Esta página vem sofrendo ataques eletrônicos para tirá-la do ar e apagar seu conteúdo. Porém, como sempre, vou lutar pela liberdade de expressão reforçando o site Blog da Cidadania.

Para fazer um site mais moderno e robusto para enfrentar essa ditadura asquerosa que se abateu sobre o Brasil, exorto os amigos e amigas de tantos anos – alguns, mais de 12 anos – a colaborarem com o crowfunding que estou lançando para criar o novo Blog da Cidadania e contratar serviços de proteção e estratégia de marketing.

PARA COLABORAR COM A CAPANHA E DOAR POR CARTÃO DE CRÉDITO OU BOLETO BANCÁRIO, CLIQUE AQUI. SE QUISER DOAR DIRETO EM CONTA CORRENTE, MANDE EMAIL PARA edu.guim@uol.com.br