Direita já admite que Lula vence se houver eleição direta

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

direita assustada

Fernando Henrique Cardoso tem tido que rebolar no posicionamento em relação à permanência ou não de seu partido no governo Temer e na forma de eleger um novo presidente se o cargo ficar vago.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso mudou novamente de posição. Segundo o portal G1, no mês passado o ex-presidente defendia a eleição indireta para eleger novo presidente da República caso de Michel Temer perca o cargo ou renuncie.  Agora, o mesmo G1 dá conta de que o tucano mudou de ideia

Para analistas políticos insuspeitos de ser petistas, FHC está querendo ajudar Lula quando (segundo dizem) passa a pregar eleição direta para presidente. Note bem, leitor, que não estamos falando de blogueiros “petralhas” como este que escreve, mas de analistas comprometidos com o extermínio de Lula e de seu partido.

O caso mais claro é o de Janaína Paschoal, a “musa” do impeachment de Dilma Rousseff, a advogada que ingressou com o pedido de destituição da ex-presidente. Antes de chegar a ela, porém, vale verificar o que motivou o reconhecimento de sua parte de que Lula venceria uma eleição direta para presidente se ocorresse neste momento.

Na última quinta-feira (15), FHC emitiu nota na qual não fica claro esse apoio a eleições diretas, mas os intérpretes do tucano acreditam que ele fala pelas entrelinhas. Vejamos o que ele escreveu:

Leia a íntegra da nota de Fernando Henrique Cardoso:

“A conjuntura política do Brasil tem sofrido abalos fortes e minha percepção também. Se eu me pusesse na posição de presidente e olhasse em volta reconheceria que estamos vivendo uma quase anomia. Falta o que os políticólogos chamam de ‘legitimidade’, ou seja, reconhecendo que a autoridade é legítima consentir em obedecer.

A ordem vigente é legal e constitucional (daí o ter mencionado como “golpe” uma antecipação eleitoral) mas não havendo aceitação generalizada de sua validade, ou há um gesto de grandeza por parte de quem legalmente detém o poder pedindo antecipação de eleições gerais, ou o poder se erode de tal forma que as ruas pedirão a ruptura da regra vigente exigindo antecipação do voto.

É diante desta perspectiva que os partidos, pensando no Brasil, nas suas chances econômicas e nos 14 milhões de desempregados, devem decidir o que fazer.

A chance e a cautela a que me refiro derivam de minha percepção da gravidade da situação. Ou se pensa nos passos seguintes em termos nacionais e não partidários nem personalistas ou iremos às cegas para o desconhecido.

A responsabilidade maior é a do Presidente que decidirá se ainda tem forças para resistir e atuar em prol do país.

Se tudo continuar como está com a desconstrução continua da autoridade, pior ainda se houver tentativas de embaraçar as investigações em curso, não vejo mais como o Psdb possa continuar no governo.

Preferiria atravessar a pinguela, mas se ela continuar quebrando será melhor atravessar o rio a nado e devolver a legitimação da ordem à soberania popular.

É este o sentimento que motiva minhas tentativas de entender o que acontece e de agir apropriadamente, embora nem sempre no calor dos embates diários e de declarações dadas às pressas tenha sido claro nem sem hesitações.”

O jornalista Paulo Henrique Amorim tem uma frase excelente para definir os textos de FHC. Eles seriam “gordurosos”, cheios de partes dispensáveis. O fato é que ao falar nas entrelinhas e não se comprometer nunca com nada ele demonstra um caráter que todos bem conhecemos.

Seja como for, FHC citar “devolver a legitimação da ordem à soberania popular” quer dizer devolver ao povo o direito de escolher seus governantes. Nessa frase, FHC reconhece o golpe ao dizer que foi tirado do povo o direito de ser governado por quem escolheu.

Alguns diriam que essa frase reconhece o golpe contra Dilma…

Seja como for, a mera ocorrência de eleições diretas para presidente está sendo vista por ultrarreacionários do calibre de uma Janaína Paschoal como vitória de Lula. Pelo Twitter, ela diz que FHC “trabalhou por Lula” ao pregar diretas.

janaina

Em seguida, a mídia tucana passa a interpretar a fala de Janaína e a confessar a real causa da rejeição da direita à realização de eleições diretas. O colunista da Folha de São Paulo Bernardo de Mello Franco escancara a razão pela qual a mídia e os partidos de direita (PSDB à frente) temem as diretas – e a razão está longe de ser a Constituição, como alegam.

bernardoDiz Mello Franco:

“(…) O texto de FHC é importante porque quebra um tabu. Desde o agravamento da crise, políticos, empresários e personalidades que apoiaram o impeachment rejeitam a ideia de novas eleições. A justificativa mais usada é que isso abriria caminho ao retorno de Lula pelo voto popular.

Para evitar uma volta do PT, seria preferível tapar o nariz e apoiar uma eleição indireta ou a permanência de Temer até 2018. O discurso ignora o alto índice de rejeição ao ex-presidente, mas tem ajudado a bloquear um debate que incomoda o governo.

Nesta quinta, a professora Janaina Paschoal reforçou a pregação contra as diretas. “Viram FHC trabalhando por Lula de novo?”, perguntou, no Twitter, após recomendar uma receita de strudel. Parece um bom momento para o eleitor do PSDB refletir: é melhor ouvir o ex-presidente ou repetir as teses da doutora?

 

Janaína pode ter razão. FHC, esperto como é, pode estar se rendendo ao fato de que a candidatura Lula já é inevitável e conta com chances cada vez mais fortes de vingar.

Nesse aspecto, surpreende a menção do analista da Folha ao “alto índice de rejeição ao ex-presidente” Lula. Como pode um analista político tão importante não saber que a rejeição a Lula vem caindo mês a mês desde sua condução coercitiva em 4 de março de 2016?

Até o Estadão reconhece:

estadão

*

AJUDE O BLOG A ENFRENTAR O ATAQUE FASCISTA CONTRA SEU AUTOR. A PERSEGUIÇÃO DE SERGIO MORO CUSTOU AO BLOGUEIRO SUAS REPRESENTAÇÕES E CLIENTES. CLIQUE AQUI PARA CONTRIBUIR FINANCEIRAMENTE COM O BLOG.

Tags: , , ,

47 Comentário

  1. Não temmais como esconder que a candidatura Lula cresce a medida que cresce a crise e que a podridão é exposta e com a perseguição de Moro que deixa claro que não ha provas e que é parcial.A esperada condenação pelo carrasco de Curitiba so vai servir para alavancar mais a imagem de Lula,aumentar a identificação de grande parte da população que sofre injustiças,tem seus direitos violados todos os dias.FHC so esta vendo o obvio,Lula é maior do que qualquer coisa que tebtem contra ele,alias é o contrario quanto mais tentam destruir sua pessoa mais forte fica.Nem mesmo a abjeta,nojenta perseguição a sua familia que resultou naorte de D. Marisa foi suficiente para demovelo.E tentar agora tira-lo do pareo se tornou imensamente perigoso,não se podendo.mensurar o tamanho das consequencias de tal ato.E quanto mais cresce sua candidatura mais dificil fica combate-la,e paralelo tambem fica tambem dificil não ter eleições diretas.

  2. Já disse e vou repetir: a burguesia brasileira vai pedir para o Lula voltar (espero que não seja tarde) e não vai demorar, pois nesse golpe não é só o povo que vai se fu… A burguesia brasileira também vai se fu. Melhor dizendo, a burguesia brasileira vai quebrar. Vejam o caso dos empresários do Rio de Janeiro que dependem da industria do petróleo, pois a Petrobras está sendo dada de graça para os EUA. O caso da Petrobras é só um exemplo.

    • Participo da mesma visão, Carl. Vai ficar todo mundo na PINDAÍBA.
      Se LuLa não Voltar, qualquer outro desse esquema golpista que assumir o poder Central vai deixar o Brasil ainda mais no grande buraco em que estar.
      LULA, único com credenciais mundo a fora para fazer o BRASIL voltar a crescer.

  3. Edu, por que o 247 não está mais publicando seus textos ??

  4. Pensei que este dia nao chegaria, a direita nao aguentando a crise que ela própria criou.

  5. Nos discursos e argumentos dos representantes (políticos, mídia alternativa, sindicatos, instituições, redes etc…) deve-se colocar mais forte para a população em geral o confronto entre sociedade e comunidade, (conforme estudado pelo sociólogo alemão Ferndinand Tönnies (1855 – 1936), obra que é considerada um divisor de águas no campo da sociologia).

    As sociedades são organizações em que se dão bem os sócios que fazem parceria para explorar um ambiente, enquanto que uma comunidade desenvolve todos os seus membros e, por isso, faz evoluir o conjunto.

    O terreno para essa discussão está muito fértil e pode facilmente ser traduzida para uma linguagem simples que o povo entenda. O Lula é mestre em traduzir pensamentos para a compreensão do povo mais simples e menos instruído, mas o conceito de comunidade deve ser entendido e visto como vantajoso também pelos empresários e por essa elite brasileira que é a menos inteligente desse planeta.

    Por essa ideia pode-se buscar o novo pacto social e uma saída inclusive com a participação da elite. Caso contrário iremos fatalmente desembocar em uma “queda da Bastilha” ou uma “revolução Bolchevique” que em curto prazo provocará uma crise danosa para todos no Brasil. Só as corporações internacionais poderiam eventualmente se beneficiar de uma provável convulsão social grave.

  6. Parabéns pelo blog. Sempre um prazer ler suas análises conjunturais lúcidas e pertinentes. Abraços.

  7. quanta bobagemn, a condenacao sai ate o dia 30

    • De quem? Do Aécio?

      • Ele não sabe.

      • Claro q nao, este vagabundo ainda tem q ser denunciado, virar reu, etc, etc; este pilantra nao vai pra cadeia nunca !
        Mas ate o dia 30 sai a condenacao de OUTRO pilantra ……he he…q bom ne ?

        • Sob que provas sairá essa condenação?

          • AS PROVAS EXISTENTES NOS AUTOS…VOCÊ ACHA MESMO QUE ELAS NÃO EXISTEM?

          • As “provas” nos autos são 300 páginas de teoria da convicção,, onde o “promotor” cita a si mesmo como fonte para seu embasamento.

          • “Ocultação de patrimônio é o nome formal da principal acusação que pesa sobre o ex-presidente.

            Na prática, significa dizer que Lula omitiu da justiça ser dono de um determinado bem e, com isso, sonegou os impostos devidos, por exemplo.

            Para Lula, só seria possível provarem que ele escondeu o imóvel no dia em que encontrarem uma assinatura ou algo que provasse que o imóvel era de fato dele.

            Na prática, se encontrassem uma maneira de descobrir que ele omitiu, mas não omitiu.

            Faz sentido? Nenhum, mas quem se importa?

    • E não é que o 007.005.388-75 insiste…

    • Sai-te, coisa ruim!!!!

  8. Para sairmos desta crise infernal que está nos destruindo é necessário recorrermos a um estadista de primeira grandeza. Na atual conjuntura só temos uma pessoa que tem esse atributo e que consequentemente tem a chave da porta para a saída desta situação infernal. Ele se chama, LUIS INACIO LULA DA SILVA. Eleições Diretas e LULA. Qualquer solução diferente desta, certamente implicará no aprofundamento do abismo que ora vivemos.

  9. Ótimo trabalho de pesquisa e informação, Eduardo.
    Vê-se que superas a cada trabalho informativo.
    Poucos jornalistas emparelham contigo.

    Os antes, ferrenhos críticos do Lula, estão aos poucos entendendo o que sempre pregamos.
    Não adianta arranjarem soluções paliativas.
    Está provador que Lula é a solução. Se o barrarem com safadezas, delitos inventados, terão que enfrentar um povo desempregado, pisado, sofrido.
    Não tem outra saída, e isso está aos poucos sendo revelado até pelos ”do contra”: LULA É A SOLUÇÃO! Queiram ou não, os ”outros”.

  10. É tranquilizador ver que a cada dia Lula cresce nas pesquisas. E ver a direita desejando o volta Lula não tem preço. Porque é isso o que vai acabar acontecendo. Ao apoiar o golpe não imaginaram que seriam afetados.Lula 2018

  11. Companheiro, mil desculpas mas não tem que ter eleições, o STF, tem que julgar um mandado de segurança , que manifesta os erros do impedimento da Presidente Dilma, ocorridos na Câmara de deputados. Dilma tem que voltar e governar com o povo e para o povo! Somente assim a nossa frágil democracia ganha uma sobre vida, abçs fraternos.

  12. Uma fez falava com um cara fã do Bolsonaro, e aí comecei a argumentar sobre a figura nefesta que ele estava apoiando. Ele me disse que apoiava o Bolsonaro politicamente, que suas opiniões sobre temas de comportamento não importavam. Então perguntei assim: “ok, mas Bolsonaro vai trazer emprego para o povo?”. E ele na hora me respondeu: “ah, então você quer votar no Lula, né? Então vota lá no Lula” e ficou bravo, encerrando a conversa. Veja que eu nem falei sobre Lula criar empregos nem nada, ele mesmo assumiu isso. Essas coisas que são ditas sem querer dizer às vezes são as mais significativas.

  13. ♫ A eleição do Lula não será a poção milagrosa que vai consertar imediatamente todas as cagadas dos golpistas, mas será o primeiro passo para isso. De imediato, vai recuperar nossa esperança de dias melhores e a decência neste país. Não sei quanto tempo vai levar, mas tenho certeza de que só assim sairemos do buraco e reiniciaremos o crescimento.
    Enquanto isso, os canalhas, canalhas, canalhas serão atirados no monturo da História.

  14. Continuo achando que a eleição de 2018 corre sério risco de não acontecer. Volto a repetir, nem a inabilitação do Lula deixaria os golpistas tranquilos. Ele cada vez mais encarna a esperança do povo que anseia retomar a melhora de vida que foi interrompida bruscamente.
    Junta isso com uma condenação tabajara baseado na acusação fajuta e ridícula desse moleque deslumbrado, o Dellagnol, e pronto, Lula aumentará ainda mais seu capital político.
    Talvez assistiremos, Edu, um fenômeno de transferência de votos jamais vista no país. A direita pensante sabe disso, e considera seriamente arrumar um jeito de cancelar a eleição do ano que vem.

  15. janaína pascoal, musa do impeachment, só mesmo com aspas…

  16. Eleições diretas já é a saída! O país está descendo ladeira, basta ver nas ruas das cidades o número de pessoas que a cada dia saem para buscar sobrevivência, os chamados camelôs. As lojas fechando, as inúmeras placas de: “vende-se” ou “aluga-se”. Não precisa ser analista político desses jornalões da versão, basta sensibilidade para reconhecer que é urgente a volta da democracia para anular todos os atos do postiço Temer e sua camarilha de deputados ladrões.

  17. Nos só não votamos no Lula, se a direita disser que ele é honesto, competente, governa para todos mas prioriza os que mais merecem e precisam.

  18. Lula será eleito presidente do Brasil no 1 turno

  19. Lula presidente do Brasil

  20. Então, onde estão as paneleiras ?
    Onde estará o Oriental do MBL, que tirou várias fotos com os bandidos já condenados do PMDB ?
    Cadê o valentão do Vem Pra Rua?
    Será que todos seguiram o conselho da Dna. Mariza e enfiaram as panelas no…
    Creio que a direita realmente está apavorada, pois quanto mais batem em LULA mas a estrela sobe.
    A História colocará cada um em seu devido lugar.
    E essa turma toda, com certeza irá para o lixo.

  21. Boa tarde Edu!

    Se deixarem o Lula concorrer ele ganha no primeiro turno, porém, duvido que deixem ele governar, eu temo que ele possa ter o mesmo destino do Getúlio eu sinto te dizer isso Edu! E como eu te falei anteriormente, eu temo também que a direita e extrema direita que com certeza se juntarão novamente e desta vez promoverão uma guerra civil (o que valerá também se for um candidato de extrema esquerda como o do PSOL, PSTU, PCO e PC do B, algo que não vai acontecer pois não terão chances)! Ao passo que se o Jair Boçalnaro for eleito, a direita moderada se juntará a esquerda e extrema esquerda e e essa porcentagem da população é que fará essa guerra civil! O país está dividido, talvez somente os candidatos menos radicais poderão evitar esta tragédia se forem eleitos!

    Um abraço!

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.