Prova contra Lula é não haver prova contra ele

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

kafka capa

 

A cada nova acusação da Lava Jato contra Lula, mais o caso dele se assemelha a O Processo (no original, em alemão, Der Prozess), romance do escritor tcheco Franz Kafka que conta a história de Josef K., que, certa manhã, descobre-se processado e passa a ser submetido a um longo e incompreensível processo por um crime não especificado.

kafka 1

No caso de Lula, porém, o Processo é ainda mais bizarro, surreal. Divulgam recompensas que ele teria recebido por crimes não especificados. Não por acaso, muitos dizem que está sendo condenado por ter recebido um apartamento “tríplex” e um “sítio” como propina.

Ninguém sabe dizer em troca de que essa “propina” lhe foi paga, até porque, à época do alegado recebimento, nem tinha mais cargo público (Presidência do país).

Já estava pronta a capa da revista Veja deste fim de semana quando o ex-diretor da OAS Leo Pinheiro acusou o ex-presidente no Jornal Nacional. Segundo a revista, para Lula, “acabou”.

kafka 2Essa percepção dos inimigos de Lula se deve ao fato de que o ex-diretor da OAS acusou o ex-presidente do tipo de ação que vem justificando prisões extemporâneas de acusados pela Lava Jato. Ou seja, atrapalhar investigações.

Lula teria mandado Leo Pinheiro destruir provas, segundo Leo Pinheiro.

Ocorre que o ex-executivo da OAS foi condenado a mais de duas décadas de prisão, ou seja, à pena de morte, porque é um sexagenário que morreria na cadeia, se fosse condenado a pena como essa.

Pinheiro inocentara Lula em outras oportunidades, desde que foi preso. Em 1º de junho de 2016, o jornal Folha de São Paulo divulga matéria que dá conta de que:

“As negociações do acordo de delação de Léo Pinheiro (…) travaram por causa do modo como o empreiteiro narrou dois episódios envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (…) Segundo Pinheiro, as obras que a OAS fez no apartamento tríplex do Guarujá (SP) e no sítio de Atibaia (SP) foram uma forma de a empresa agradar a Lula, e não contrapartidas a algum benefício que o grupo tenha recebido”

Cinco meses depois (23/11/2016), a 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) condenou o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro a 26 anos de prisão por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa no esquema de propinas instalado na Petrobrás entre 2004 e 2014.

Na última quinta-feira, já com toda imprensa informada, Pinheiro, tentando pela enézima vez ter sua pena anulada ou drasticamente reduzida, depôs ao juiz Sergio Moro e acusou Lula de ser o proprietário do “tríplex” no Guarujá e de ter pedido para que destruísse provas de que a OAS teria “pago propinas ao PT”.

Em tese, pinheiro teria que apresentar provas, assim como qualquer delator que acuse Lula, Aécio Neves, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Geraldo Alckmin, enfim, seja quem for. Do contrário, a acusação não valeria nada.

Eis que Pinheiro oferece uma “prova” substituta contra Lula: afirma que não tem provas das acusações que fez a Lula porque Lula pediu a ele que destruísse as provas contra o PT. Desse modo, o delator acusa Lula sem provas e o acusa de ter destruído as provas de que destruiu provas…

Está confuso, leitor?

Não entende, afinal, do que Lula é acusado?

As propinas a ele foram pagas por quê?

Qual foi a contrapartida de Lula para ganhar o tríplex?

Você que lê estas mal traçadas linhas tem toda razão de não estar entendendo nada. Josef K., personagem de Kafka também não sabia qual era seu crime, também se defendeu sem saber do que se defendia. Por conta disso, processos baseados nesse tipo de estratégia condenatória abusiva são chamados de kafkianos.

A delação de Leo Pinheiro não merece absolutamente nenhuma credibilidade. Até porque, contradiz o que ele dizia antes. Pinheiro mudou de ideia após ter sido condenado a mofar na prisão até a morte. Quem de nós se recusaria a confessar qualquer coisa para escapar a tão terrível destino?

O mais bizarro é que não se sabe que crimes Lula cometeu para ter recebido esse tríplex como propina e o que “o PT” fez para a OAS para ter recebido propinas cujas provas Lula teria mandado “destruir”.

O caso de Lula é diferente dos outros acusados. Todos sabem que José Serra e Geraldo Alckmin foram delatados por terem recebido propina por terem facilitado a vida da Odebrecht na construção do metrô de São Paulo e do Rodoanel. Aécio é acusado de ter facilitado a vida da Odebrecht na construção da Cidade Administrativa, sede do governo mineiro…

E Lula, o que fez?

Percebe a diferença, leitor?

É por isso que o processo falsário contra Lula é chamado de kafkiano, porque ele é acusado de um crime que não sabe qual é.

Moro, Globo e os demais golpistas planejam prender Lula com base na acusação absurda e sem credibilidade de Leo Pinheiro, a capa da Veja sinaliza nessa direção, mas se pensam que o povo aceitará essa barbaridade, estão loucos. Podem ousar, mas vão desencadear uma convulsão social que atrairá as atenções dos quatro cantos do mundo.

*

No vídeo abaixo fica clara a estratégia ridiculamente evidente de torturar  um candidato a delator até que ele diga o que os  torturadores querem

Tags: , ,

93 Comentário

  1. * LULA, eu e um grande percentual do povo brasileiro estamos com você. Nós te respeitamos e acreditamos em você.
    –Esses canalhas da globosta e seus amigos quadrilheiros golpistas ladrões, terão seus dia de fim. “Não há mal que sempre dure”. Isto também passará.
    – FORÇA LULA. QUE SEJAS ABENÇOADO. NÓS TE AGRADECEMOS. Sabemos que não é fácil tocar esse pais com tantos vendilhões, tantos bandidos profissionais, com o USA de olho nos nossos bens e traidores que ficam de quatro, entreguistas, vendidos, sem caráter. Lamento pelo destino deles.
    O cunha e o sergio cabral que o digam. O moro é uma figura lamentável, um egoísta infeliz e psicopata, portador de Transtorno Obsessivo Compulsivo e ainda vendido. Só merece pena.
    VAZA ANCIÃO GOLPISTA, VAZA moroless. **********LULA 2018*********

    O futuro de cada brasileiro está sendo decidido por criminosos.
    ==== http://caviaresquerda.blogspot.com.br/2017/04/o-futuro-de-cada-brasileiro-esta-sendo.html

    O que é investigação e o que é perseguição
    http://caviaresquerda.blogspot.com.br/2017/04/o-que-e-investigacao-e-o-que-e.html

    TIJOLAÇO: TEMER TEM A CANALHICE COMO NATURALIDADE – O savonarola idem…

  2. Esse é um bom momento pra usar aquele detector de mentiras, até a reação das pessoas na sala de interrogatório, meio inquietas, pra mim demonstra que o que está acontecendo ali é uma farsa.

    Quanto a convulsão social, temo que seja essa a estratégia mesmo. Vão pro tudo ou nada dizendo que o PT e o Lula finalmente transformaram o Brasil numa Venezuela e assim conquistar apoio da direita através do medo, apoio esse perdido com as delações acachapantes contra políticos direitistas do PMDB e principalmente do PSDB.

  3. Depoimento conhecido duas horas antes de ele ter sido tomado em juízo!!!!
    Ou tem gente com bola de cristal ou tem depoimento combinado antes de ser prestado!
    É tipo o juiz dizer o resultado do jogo antes de ele ser realizado!
    E “prova destruída” seja qual for não é mais prova! Quando muito “foi” prova.
    E onde está a prova de que foi pedido que a prova fosse destruída?!
    Repito: o povo não é bobo, abaixo a rede grobo!!!

  4. O Lula é muito cara de pau!!! Ele chamava o Léo Pinheiro no Instituto dele prá fazer o quê? Contar as últimas piadas misóginas que ele tinha aprendido?

    • Ocorre que você, um reaça conhecido na blogosfera por sua truculência, por seu baixo nível, pelo apelo a insultos baixos, tem a cara-de-pau de chamar Lula de misógino e, o que é pior, de comprar sem pestanejar a versão nova de Pinheiro, após ter rejeitado a versão que dizia que Lula era inocente. Você é mesmo um safado. E pode xingar à vontade que não vou nem ler.

  5. Caro Eduardo

    Não pretendo polemizar com vc sobre seus posts.
    Creio sinceramente que vc é bem intencionado.
    Discordo apenas quandos vc baixa o nível do debate ofendendo os leitores que professam opiniões contrárias as suas.
    Creio apenas que sua insistência em defender o indefensável depõe contra sua inteligência.
    Pense, avalie e raciocine logicamente. O Lula, a despeito de ter sido um bomm presidente, no geral , é um LADRÃO. Ele merece sua valorosa defesa ?

    • Ao dizer que ofendo leitores que “professam opiniões contrárias” você mostrou que não enxerga os fatos e lê com tendenciosidade. Os leitores que “ofendo” são pessoas que me agridem, insultam, caluniam, atacam minha família e mentem desbragadamente. Tudo ao mesmo tempo. Jamais reagi a pessoas que se limitam a opinar sobre os fatos com elegância e seriedade, mesmo que discordem. Ao dizer que Lula é um ladrão você mostra não ter a menor noção do que é Justiça. Eu não acho que Serra, FHC ou Aécio sejam ladrões. Acho que não foram investigados e isso é muito suspeito. Eu tenho bom senso. você é um radical travestido

    • Sidney, parece que você é NOBRE e HONESTO, portanto, a melhor maneira de comprovar a vossa afirmação contra os argumentos do Edu e prestar um grande serviço ao MORO e a todos que são contra a corrupção, é listar os roubos deste que você acusa de LADRÃO.
      Aguardamos ansiosamente esta informação.

    • Faz um favor, Sidney. Se você tem provas contra Lula , denuncie. A vaza a jato está louca pra prender o Lula.
      Se só delatar é suficiente, então, não precisa deixar o Marcelo Odebrecht quase dois anos na cadeia, nem Léo Pinheiro e tantos outros.

    • Se manda idiota. Só a sua corja acredita na sua conversa.

    • Como se pode respeitar a opinião de uma pessoa que numa discussão sobre as aberrações cometidas na condução de um processo sumariamente conclui que o réu é ladrão com base em achismo? Coisas de uma republiqueta de bananas.

  6. A canalhice de toga da Lava Jato-Globo, de Curitiba, a Guatanamo, se enrolam desaradamente nesse novelo de mentiras. A Globo com o seu ilusionismo, tenta, nessa novela, um final digno para a trama que desenvolveu com os seus atores, tucaMoro, “Degolanol”, etc. Tudo isso corre debaixo dos olhos cinicos de um STF de onze figuras dispensáveis.
    Qual o valor, para o cidadão brasileiro, de todo essa burocracia para uma ação sobejamente improcedente? Até quando essa Corte monárquica chamada Justiça continuará impune por não seguir os padrões e princípios do serviço público, sob todos os aspectos, inclusive ético e moral…

  7. Uma premonição catastrófica que a realidade conseguiu superar

    Meu comentário de 16/08/2015 que teve destaque no Blog do Nassif
    http://jornalggn.com.br/noticia/a-delacao-super-premiada-que-levara-lula-a-cadeia-por-amaro-doce

    Atualizado em 21/04/2017

    A delação super premiada que levará Lula à cadeia, por Amaro Doce

    DOM, 16/08/2015 – 19:18

    Por Amaro Doce

    Ficção? Você acha que isto é impossível?

    Fulano me disse que o tio dele tinha dito que a namorada do teu irmão fez um filme pornô financiado com dinheiro de propina da Petrobrax, e isto chegou ao ouvido do juiz Morno.

    Por isso, teu irmão está sendo acusado de ter emprestado a namorada que, depois do bem bom, teria saído do motel com uma mala cheia de dinheiro depois de ter aplicado o golpe do Boa Noite Cinderela no Eduardo Cunha.

    Por sua vez, Eduardo Cunha disse que o dinheiro da mala cheia seria para ser usado na campanha de Lula em 2018, e como prova exibiu uma foto bem grande do Sapo Barbudo numa moldura, foto que teria sido encontrada na cabeceira da cama no quarto onde o filme pornô teria sido rodado. E nada mais foi lhe foi perguntado.

    Dizem que tal delação será super premiada com a ratificação do nome de Eduardo Cunha como presidente da Câmara durante ainda muito tempo.

    Por tudo isso, um juiz da suprema corte, cujas iniciais do nome é também a de uma fábrica de automóveis, resolveu processar o Lula por dois motivos: 1 – voyeurismo; 2 – por ter participado “indiretamente” do Boa Noite Cinderela contra o Eduardo Cunha.

    E questionou nos autos falantes o seguinte :”o que o retrato de Lula, numa moldura, estaria fazendo na cabeceira da cama de um motel?” E ele mesmo respondeu: “Perscrutando as taras das pessoas comuns, claro!” E complementou em pleno Jornal Nacional: “isto é invasão de privacidade; este Lula é um tremendo taradão!”.

    Com relação ao fato do Lula ter participado “indiretamente” do Boa Noite Cinderela, o ministro do supremo disse que teria sido encontrado na moldura do retrato o sonífero que foi colocado na coca-cola do Eduardo Cunha e que o fez adormecer por horas. E segundo o Jornal O Globo, tal sonífero só é vendido em São Bernardo do Campo, exatamente no bairro onde o Lula mora. E a Polícia Federal do Zé Cardozo endossou a investigação do Telejornal da Famiglia Marinho.

    Foi então que o juiz Morno entrou na jogada e decretou a invasão do Instituto Lula. E COM LULA DENTRO OU FORA!, teria bradado aos quatro cantos o ilustre magistrado paranaense.

    Do Instituto foram subtraídos computadores, atas em papel, fotos do filho de Lula abraçando a moça que faz o Telejornal da Bandeirantes com o Boechart – o Lulinha é o dono do Friboi, certo? -, além de “milhares de documentos comprometedores”, segundo os agentes da Polícia Federal do Zé da justiça que participaram da operação.

    Depois da ação, o juiz Morno resolveu dá uma prensa no tesoureiro do PT que se encontra preso, um tal de JVN, e disse calmamente para o mesmo: “ou você explica essa mala cheia de dinheiro roubada do Eduardo Cunha, ou você não voltará para sua casa mais nunca”.

    Dizem que é aguardada a prisão do Lula a qualquer momento, por ordem do juiz Morno, porque provas mais contundentes contra Lula do que estas descritas nesse texto jamais serão encontradas novamente.

    PS – Quando Kafka escreveu O Processo, ele era um inocente. Ele não imaginava que um dia poderia existir uma justiça tão parcial e desmoralizada quanto à brasileira em nenhuma parte do mundo. Se desconfiasse, ele teria se mudado para o Brasil logo cedo. E teria ficado milionário sem nada inventar, apenas descrevendo minuciosamente o que acontece com a justiça dessa república bananeira de tantos bandidos de toga.

  8. Prezado Eduardo:

    E Lula, o que fez?

    Muita coisa :
    1. Valorizou o ministério público, indicando para a presidência o mais votado da lista, quando podia ter colocado um de fora desse circuito onde o corporativismo está mais claro que a luz do sol.
    2. Aparelhou a polícia federal que na época de FHC nem combustível tinha para os seus veículos.
    3. Fez o povo brasileiro ter auto estima e acreditar no futuro do país.
    4. Criou 18 universidades, mais de 400 escolas técnicas, mais de cem campi universitários.
    5. reativou a indústria naval brasileira.
    6. Aumentou as reservas nacionais( em dólares ) para quase 400 bilhões de dólares.
    7.Fez a transposição do rio São Francisco.
    8. Tirou o Brasil do mapa da fome.
    9. diminuiu a desigualdade social entre as classes sociais do país.
    10. fez aflorar a estupidez da classe burguesa e entreguista que se julga acima do bem o do mal
    11. fez o povo enxergar melhor a canalhice e o fascismo existentes na grande mídia e em uma grande parte das instituições que deveriam zelar pela democracia.

    • O Brasil de 2002 a 2013
      Prof. Luiz Alberto de Viana Moniz Bandeira

      1. Produto Interno Bruto:
      2002 – R$ 1,48 trilhões
      2013 – R$ 4,84 trilhões

      2. PIB – Produto Interno Bruto por pessoa
      2002 – R$ 7,6 mil
      2013 – R$ 24,1 mil

      3. Dívida líquida do setor público:
      2002 – 60% do PIB
      2013 – 34% do PIB (quase metade)
      4. Lucro do BNDES:
      2002 – R$ 550 milhões
      2013 – R$ 8,15 bilhões

      5. Lucro do Banco do Brasil:
      2002 – R$ 2 bilhões
      2013 – R$ 15,8 bilhões

      6. Lucro da Caixa Econômica Federal:
      2002 – R$ 1,1 bilhões
      2013 – R$ 6,7 bilhões

      7. Produção de veículos:
      2002 – 1,8 milhões
      2013 – 3,7 milhões
      8. Safra Agrícola:
      2002 – 97 milhões de toneladas
      2013 – 188 milhões de toneladas
      9. Investimento Estrangeiro Direto:
      2002 – 16,6 bilhões de dólares
      2013 – 64 bilhões de dólares

      10. Reservas Internacionais:
      2002 – 37 bilhões de dólares
      2013 – 375,8 bilhões de dólares
      11. Índice Bovespa:
      2002 – 11.268 pontos
      2013 – 51.507 pontos

  9. Leozinho destruiu as provas por que Lulla mandou. Não destruiu as provas contra si. Çerra, Aético FtHC e compania devem ter pensado: “Por que é que não fizemos o mesmo, mandar destruir as provas.”

    Ah, na Suiça é diferente né?!

  10. De fato, será uma loucura se prenderem o Lula devido a esse processo absurdo, kafkiano. Se isso ocorrer o mundo certamente condenará o Brasil e verá em Lula o Nelson Mandela deste século. Será que os chefões do crime que vivem na apodrecida Casa Grande, que aliás manipulam as marionetes da Lava Jato, estarão mesmo dispostos a destruírem o país em troca de 30 moedas como fez Judas e como fazem todos os traidores desde então? E neste 21 de Abril lembremos que o herói Tiradentes foi brutalmente assassinado após a delação premiada do infame Joaquim Silvério dos Reis.

    • Tiradentes seria visto hoje como um coxinha. Dentista, de classe média, sonegador, desses que batem panela reclamando da carga tributária vestido de verde e amarelo.
      Mas entrou para a história como um mártir. Um dos nossos pais fundadores. Herói nacional. Um líder revolucionário do liberalismo, assassinado pelo Estado.
      E aos que não sabem, ou esqueceram, nunca é demais recordar.
      Há exatos 225 anos, nessa mesma data, em solo carioca, Tiradentes acordou aprisionado à Cadeia Velha. De lá, saiu em direção à Praça da Lampadosa, perto do meio dia, a caminho dos livros de História, ao subir 21 degraus da forca onde cumpriria a sentença de morte pelo crime de lesa-majestade. Era magro, alto e não possuía um único fiapo de barba – ao contrário do que nos contam as pinturas.
      Caso posto numa máquina do tempo, Tiradentes muito provavelmente não entenderia o que raios acontece na terra onde clamou por independência.
      De volta à vida, ele descobriria que a sua cadeia é o atual Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, onde alguns dos maiores bandidos da nossa era permanecem ganhando a vida assaltando o bolso dos pagadores de impostos.
      Caso estivesse realmente interessado no assunto, Tiradentes também descobriria que nem a Lampadosa, onde despejou sua última gota de sangue, conseguiu escapar ilesa das ações perdulárias da organização que lhe condenou à eternidade. Reformada há pouco tempo, a praça que hoje recebe o seu nome, no centro do Rio, foi revitalizada aos custos astronômicos de 3,5 milhões de reais, em obras capitaneadas por uma estatal que hoje ganha as manchetes envolvida em escândalos de corrupção.
      Com a televisão ligada, nosso herói nacional assistiria atônito aos substitutos dos agentes públicos que um dia lhe arrancaram a cabeça e esquartejaram o seu corpo em quatro partes, confessando o caos. E eis o mistério da fé: sem gerar qualquer revolução.
      Em pouco tempo, Tiradentes perceberia que não apenas os seus compatriotas pagam agora o dobro do que lhe era confiscado pela Coroa portuguesa, como também são obrigados a conviver com escândalos em cada obra pública, em cada canto do país. Mais do que isso: ele descobriria que todos aqueles que agora levantam as suas mesmas bandeiras liberais, clamando por independência, continuam sendo acusados de anti-heróis, inimigos do povo, por uma classe de intelectuais pelegos e burocratas autoproclamados progressistas, que não pensariam duas vezes antes de condenar figuras como ele ao enforcamento público, caso isso fosse possível.
      “Nada nesse país parece fazer o menor sentido”, ele diria. E não sem razão.
      A sua luta não valeu a pena. A sua cabeça foi arrancada à toa. Eis o resultado: 153 dias de trabalho no ano apenas para pagar impostos. Mais do que em qualquer outro momento da nossa história.
      Mas hoje, desencane. Não se preocupe com o pijama, jogue fora o despertador. Graças a esse homem é feriado. E você pode ser coxinha ou mortadela, da favela ou do asfalto, a essa altura do jogo não faz a menor diferença – à vasta maioria das pessoas, embriagadas por uma distopia em verde e amarelo, essa é a única coisa que importa de verdade.

  11. Ele que condene ou mande prender Lula por essa farsa criminosa, pode ter certeza que não teriam onde morar vamos caçar esses mafiosos do judiciário e esfola-los vivos pela revolta popular.
    A farsa a Jato montou um esquema de tortura cada vez mais claro de modo a manter preso e forçar delações que vão de acordo com suas teses. Eles não aceitam a verdade, que Lula é inocente e tentam à todo custo incrimina-lo com todo tipo de mentiras e armações. A casa vai cair para esses abusadores, fascistas, criminosos do judiciário nem suas famílias teriam paz se acham que vão fazer com Lula o que fizeram com Tiradentes.

    • A esposa do Moro está morando nos EUA. A familia residira nos EUA, quando o moro condenar o LULA.

      • Claro eles nao querem ser mortos,certos eles sairem daqui depois fe colocar atras das grades um bandi de alcapones desses tem mais e que sair desse pais corrupto feito por gente louca como vcs que apoia o pt ,um sego guiando outro cairam os dois no buraco isso serve pra quem defende o pt.

  12. Seria cômico se não fosse trágico. A “tchurma” perdeu totalmente a noção do bom senso, com isso estão deixado claro para todo mundo perceber o jogo sujo para prender Lula. Até Marcelo Rezende disse na rádio para os Pânicos que se não conseguiram prender Lula é porque Lula nunca roubou, senão já teriam encontrado dinheiro no exterior como outros políticos tem. Um recadinho para a “tchurma”: tá ficando chato heim? tá todo mundo percebendo.

  13. FORA DE PAUTA…
    GREVE GERAL QUE VAI PARAR O PAÍS DIA 28/04/17!
    ESTA GREVE SERÁ REALIZADA EM BENEFÍCIO DA MAIORIA DO POVO BRASILEIRO,
    CONTRA A REFORMA TRABALHISTA, A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, A TERCEIRIZAÇÃO.
    – ELA É DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA DEFENDERMOS NOSSOS DIREITOS.
    * VOCÊ É IMPORTANTE PARA O SUCESSO DA NOSSA GREVE;
    – PARTICIPE, MESMO INDIRETAMENTE:
    – EXCETUANDO CASOS DE URGÊNCIA,
    – FAÇA O QUE FOR NECESSÁRIO DE VÉSPERA;
    – ABASTEÇA SEU CARRO DE VÉSPERA;
    – NÃO VÁ À MERCADO;
    – NÃO VÁ À PADARIAS;
    – NÃO VÁ À AÇOUGUES;
    – NÃO VÁ ÀS FARMÁCIAS;
    – NÃO VÁ À RESTAURANTES; PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO;
    – NÃO VÁ À LOTÉRICAS, À BANCOS;
    – NÃO PAGUE NENHUMA CONTA;
    – NÃO MARQUE CONSULTAS PARA ESTA DATA;
    – NÃO FAÇA NENHUM TIPO DE COMPRA, MÓVEIS; ROUPAS, ETC.;
    – NÃO ANDE DE ÔNIBUS.
    ** ESSAS COISAS DEVEM SER EVITADAS MESMO QUE VOCÊ NÃO VÁ TRABALHAR.
    – APROVEITE PARA REFLETIR SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO E FICAR COM A FAMÍLIA.
    *** CONTRIBUA PARA O SUCESSO DA GREVE GERAL, POIS, É SUA APOSENTADORIA, SUAS GARANTIAS TRABALHISTAS QUE SERÃO CORTADAS. É HORA DE MOSTRARMOS QUEM MANDA NESSE PAÍS.
    – PARTICIPARÃO DA GREVE: SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS E DEMAIS PROFESSORES, UNIVERSIDADES FEDERAIS E ESTADUAIS, BANCÁRIOS, TRABALHADORES DO TRANSPORTE, PESSOAL DO COMÉRCIO, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, POLICIAIS, PROFISSIONAIS DA SAÚDE, PETROLEIROS, TRABALHADORES DE TI, METROVIÁRIOS, ETC.
    CUT, FORÇA SINDICAL, UGT, CSP-CONLUTAS, NOVA CENTRAL, CGTB, CSB, CTB, INTERSINDICAL.
    *** PARALIZAÇÃO GERAL***

  14. Caro Eduardo e colegas,
    Há!, quanto orgulho de pertencer a este país, chamado Brasil, absurdamente livre, absurdamente democrático e que tem uma justiça absurdamente justa!
    Os senhores donos do urubu becado Sérgio Moro, não podem estar mais absurdamente contentes e em regozijo com seu servo fiel e à maneira do senador romano Agripa — que ironicamente falava da lealdade dos romanos dizendo: “não se pode comprar um romano mais fiel do que este”. Duvido que a turma vende e compra pátria pudesse sequer pensar que pudesse comprar juiz brasileiro mais fiel do que este! E antes que alguém possa dizer que poderei ser processada por estar dizendo que o urubu becado foi comprado. Digo-lhes: eu sou a plebe, sou gentalha, posso e devo como maria-povim reproduzir o comportamento daqueles que têm o dever de se comportar com justiça, com honestidade e com lisura para que eu me sinta motivada, estimulada e/ou na obrigação de imitá-los. Como essas boas maneira não me são ofertadas, mas o seu contrário, e a “justiça” de meu amado país tem prendido e arrebentado, sem provas materiais, mas tão somente com base em achismos constitucionais e convicções, por que eu não posso imitá-los no que existe de mais ordinário, se a mim não apresentam o extraordinariamente justo e legal? E, ademais, eu maria-povim, não acredito na “justiça” brasileira. O Brasil atualmente vive, a cada instante, a cada dia, a cada mês, a cada ano, em todos os tempos passados, desde a Idade da Pedra, passando pela Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, aos dias de hoje, absurdezas tidas como procedimentos normais e legítimos e só não são assustadoras porque as incoerências e as arbitrariedades praticadas pela “justiça” brasileira, e em especial pelo juiz da Casa Grande Moro, porquanto, só conseguem nos remeter às lembranças angustiantes na busca pela civilidade. O senador romano Agripa dizia que a humanidade estava presa à cruz, essa cruz a qual ele fazia referência eram aquelas nas quais os escravos eram crucificados quando se revoltavam, como o Spartacus, por exemplo, quando esse se revoltara contra o Império Romano. Nós os brasileiros não estamos apenas presos à cruz da ”justiça” do jogo do juiz Sérgio Moro , como também ao capital estrangeiro através de sua classe dominante que prende a todos ao jogo do contente, com seus maiores representantes nas figuras de seu presidente golpista, ministros e juízes lambeteiros dos americanos e de uma mídia a mais infame que a comunicação já produziu.
    Os absurdos não se nos apresentam apenas como acontecimentos fora da ordem que julgamos normal, embora sua absurdeza surja da anormalidade, acreditar que a nossa história é contínua e linear é um ouro absurdo. O texto a seguir ilustra muito bem o absurdo de nossa história. “(…) aprendi mais coisas que em todo o resto da minha vida: ali vi a morte e a pureza, o sofrimento e a alegria, a mais simples e a mais calma alegria de viver; ali me foi revelado, ao menos em parte o segredo da vida e da morte. Eu deveria ter mudado radicalmente, tornado-me um ser novo. Mas outra coisa não fiz senão reencontrar a mesma expectativa que me atormentava, aquela mesma expectativa que aos vinte anos me impeliu a buscar o mundo, com a mesma intensidade, com a mesma esperança no coração e no fundo dos pensamentos. Eu era o mesmo aos vinte anos e agora aos sessenta. A diferença – porque há uma diferença – está em que antes eu ignorava o que constituía o objeto de minha esperança, e agora, eu sei. Tudo não passa de um caminho novo para a mesma esperança, para as mesmas angústias e para as mesmas questões. Tenho alguns anos diante de mim e duvido que meu tempo seja um tempo privilegiado. Os homens de hoje esperam mais do que nunca; a verdade é que essa expectativa já não tortura somente alguns privilegiados do desespero; tornou-se uma tortura geral; vivemos no século da expectativa e nenhuma solução humana já é possível e aceitável…”. Esse texto que acabo de reproduzir poderia ter sido escrito há alguns meses ou há poucos anos por alguém que tenha estado preso, exilado em qualquer parte do mundo. Mas não. Ele foi escrito por Ovídio, poeta romano, quando exilado em 43 a.c. A história humana se repete, com uma semelhança assustadora! Em todos os séculos nossa história se repete fielmente em todos os aspectos e as mesmas questões se nos apresentam, quase que como uma cópia. O filósofo francês Derrida dizia que a história é descontínua. Quem quiser que não acredite na descontinuidade da história. Essa conversa mole de que a história é linear é para cego de nascença. E os carrascos, os vilões, de sua desconstrução sempre têm os mesmos propósitos e agem do mesmo modo. Quando do advento de Cristo e com ele a pregação da sua ética e moral para que os homens aprendessem a bem viver, “amando e respeitando” o outro. O que os homens guardaram e continuam a pregar é a sua crucificação. Cristo foi crucificado há séculos, mas a humanidade continua presa na cruz. De tudo que Cristo ensinou aos homens só aprenderam a reproduzir seu sofrimento, porque de sua moral e de sua ética poucos se lembram, visto que a grande maioria, só comemora sua morte e não sua vida. Ele foi para cruz por condenação e não por glorificação. E dele a humanidade só entendeu seu sacrifício e não seus ensinamentos. Se a humanidade até hoje ainda permanece na cruz, não é absurdo imaginar que, a grande maioria, até aqui, pouco aprendeu, e outros se recusam a aprender.
    Abraços
    Maria Antônia

    • Há uma metáfora visual, gráfica, interessante. Uma linha visto de muito perto é cheia de altos e baixos, interrupções e realinhamentos, cheia de picos e planícies. Vista de longe, no decorrer das décadas e dos séculos, é uma linha fina e contínua, indo sempre na mesma direção.

  15. O tal de Léo Pinheiro tentou fazer uma delação honesta no ano passado. Foi rechaçado pelos procuradores-talebans. Como um magnata como ele nunca imaginou “mofar” na cadeia; agora, todo “borrado”, faz qualquer coisa para livrar-se de tão inimaginado infortúnio. Então, o juiz preferido do governo estadunidense e seus procuradores-talebans tentam fazer a sociedade brasileira engolir o enredo pelo qual Lula deve ser condenado por não haver prova alguma contra ele. É uma marcha acelerada para o fascismo que temos o dever de barrar. Na Greve Geral do próxima dia 28 e nas ruas de Curitiba, em 3 de maio. A hora da Resistência é agora!

    • Não entendo como as pessoas não estão percebendo que a mensagem de ir para Curitiba e preparada e financiada pela extrema direita epelo pco, extrema esquerda, que querem criar tumulto para que o entreguista exercito plante a ditadura. Como pode haver tanta idiotice em pensar que salvarao o LULA. OLULA É O NOSSO MANDELA. Em Curitiba já está tudo preparado. VÁ PARA CURITIBA E SEJA CARNE DE CANHÃO. Quantos golpesjjá houve desde que o Brasil foi descoberto e os brasileiros tapados não aprendem nunca?

  16. Ninguem delata Aà toa. Precisa-se.

    Todas tem que ter os fatos checados mas cá entre nós me parecem todas bem reais até agora. Basta ver o volume de dinheiro devolvido.

    Tá quase.

    • não é bem assim

      seu Leo depôs como RÉU ..com direito a mentir

      Mesmo que amanhã ele PROVE que enviou dinheiro pra algum paraíso fiscal ele teria que PROVAR que aquilo foi pra LULA ..não prum PT ou PSDB e DEMO por exemplo

      ..bem .. ao menos é assim que reza o direito ..a César o q é de César !!!

      gravações ..filmagens ..depósito na conta de parentes ..com prepostos ..provas de enriquecimento ilícito com compra e ostentação de BENS acima de suas posses ..são provas interessantes

      e por se falar nisso…

      CADÊ o dinheiro que “o maior ladrão de todos os tempos” ..”o chefe dos chedes”, segundo o ministério do 1o reich de Curitiba acusou ..cadê o dinheiro do LULA ?

      nota 1 – e por favor ..falar que pequenos agrados a um líder da envergadura do nosso MANDELA (como caixa de vinho em aniversários dados a SERRA ..reformas miúdas ..caracterizam venda de consciência, propina ..isso depois de 70% dos juízes ganharem acima do teto constitucional ….OU MESMO financiamento de campanha declarado, implica em somente se defender atos ilícitos que atentam contra os interesses da Nação ..só em BANANIA mesmo !!

      ..pior será lido o que a tal da LAVA JATO fez com o PIB e com setores inteiros do BRASIL a bem de estrangeiros e ABUTRES, isso sim

      POLÍTICA é, sempre foi, e sempre será um JOGO (valido, se ético) de interesses

      • sim, na banânia você tem o direito de mentir, sem prejuízo

        Por isso os dados tem que ser checados, ou não terão valor.

        Calma cara, a gente não está falando de um Zé dirceu qualquer. É o cara. O CARA. É como o al Capone…. Precisa achar alguma coisa para prender sendo um político tão velho e matreiro, sempre terá algo.

        • Por seu comentário percebe-se que vc é daqueles que NÃO gosta de políticos, que os acha a todos ladrão ou corruptos ..que tem idéias ou ideais, mas não admite outros que as defendam as tenham ..que adora discutir sua realidade mas não tem capacidade de meter as caras, muito menos de ajudar um partido com grana..

          ..me arrisco a dizer que você esta entre os 99,9999999% que pensa que eles tem que colocar dinheiro do bolso pra se eleger e candidatar ..meio que trabalhando DE GRAÇA

          ..que eles, negando-se a natureza HUMANA, não podem receber presentes nem agrados ..que não podem ajudar pessoas próximas ..muito menos enricarem MESMO que se com seus ganhos regulares como parlamentar …o que dirá então se fizessem lobby mesmo que pra defender INTERESSES nobres

          ..não não pode ..só vc que pode pegar remédio de graça, deve pensar…

          enfim ..duma hipocrisia de de dar pena

          e por se falar nisso ..MAIS que achar qq pêlo contra o Dr LUIZ INACIO ..a mim interessa mesmo saber aonde esta o DINHEIRO do “maior corrupto que este país já teria visto ” ??!!

  17. No final das contas, é a ignorância política do povo que permite tudo isso. Greve Geral dia 28/04.

  18. Essa perseguição política de Lula precisa ter um termo. Como bem mostra Guimarães nesse texto, não houve nenhum crime do ex-presidente, mas há um que há tempos está sendo forjado. Para além de irmos dia 03 de maio a Curitiba, a reação cotidiana de todos aqueles que não compactuam com esse crime do juiz curitibano tem de ser imperiosa.

  19. Se alguém me pedir pra destruir algo, o que quer que seja, e eu o fizer, quem é o responsável pela destruição?
    Mesmo que se dê crédito à absurda delação de Pinheiro, ninguém pode, com um mínimo de honestidade, defender a tese da preventiva contra Lula.

  20. Sem palavras…

    É tudo tão absurdo,que, mesmo Kafka não explica.

    O cara inocenta Lula.

    Depois troca advogados e acusa Lula.

    Como saber em que momento está falando a verdade?

    É óbvio que 26 anos de cadeia , assédio moral e psicológico

    faz um mau caráter mudar de ideia e depoimento.

    Porém , Moro não poderá liberar o Leo ,pois, ele auto

    se incriminou,(destruiu provas).

    Se, por outro lado, Moro o saltar ,ou ,diminuir sua pena

    ficará escancarada a armação.

  21. Isso que esse escroque desse Moro está fazendo contra Lula, junto com os cafajestes do MP, da PF, a calhorda Rede Globo e com os verdadeiros chefes de ambos que estão por trás de todos eles, a classe dominante brasileira (os banqueiros , os latifundiários, os capitalistas)e os EUA(que representam o establishment internacional do Sistema Financeiro, das multinacionais do petróleo e de todas as outras grandes corporações que exploram o planeta)É ENOJANTE!!!!!!!!!!!!! Não se pode admitir que estejam tentando destruir não somente um ser humano(o que já seria monstruosos), mas todo UM PROJETO DE PAÍS E UM MODELO ECONÔMICO com ataques tão absurdos!!!!!!!!!! É ISSO O QUE A GLOBO E MORO QUEREM FAZER A PARTIR DA DESTRUIÇÃO DE LULA, PASSAR PARA OS BRASILEIROS A VISÃO DE QUE O MODELO ECONÔMICO QUE LULA REPRESENTA, QUE RETIROU MILHÕES DA POBREZA E INICIOU UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO NO PAÍS É INVIÁVEL PORQUE É DESONESTO, NÃO PRESTA E SÓ EXISTE “HONESTIDADE” NOS CONCURSEIROS E NO MODELO NEOLIBERAL, BASEADO NA RETIRADA DE DIREITOS E NA VENDA DA RIQUEZAS NACIONAIS, REPRESENTADO PELA GLOBO, POR FHC E POR TEMER!!!!!!!!!!!! O que esse Léo Pinheiro diz não vale nada!!!!!!!!!!!!!!!! O SUJEITO DIZIA EXATAMENTE O CONTRÁRIO HÁ MESES ATRÁS E O MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO FECHAVA UM ACORDO DE DELAÇÃO COM ELE POR CAUSA DISSO, PORQUE LÉO PINHEIRO NÃO ACUSAVA LULA. ASSIM, PINHEIRO ERA MANTIDO NA CADEIA ATÉ QUE DELATASSE O QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO E MORO QUERIAM : ACUSASSE LULA!!!!! FOI CONDENADO HÁ 26 ANOS DE PRISÃO PARA FAZÊ-LO!!!!!!!!! E SÓ FOI SOLTO APÓS ACUSAR LULA, SEM PROVAS!!!!!!!! DEVIDO A ESSA FALTA DE PROVAS, PINHEIRO ARRUMOU UMA “DESCULPA” ABSURDA(NA VERDADE, ARRUMARAM PARA ELE, PROVAVELMENTE O MESMO MP QUE QUERIA QUE ELE DISSESSE O QUE INTERESSAVA AOS PROMOTORES) : NÃO TEM PROVAS DAS ACUSAÇÕES QUE FAZ PORQUE LULA MANDOU-O DESTRUIR AS PROVAS!!!!!!!!!!! ASSIM É ÓTIMO : QUALQUER UM PODE ACUSAR OUTRO SEM PROVAS, DIZ QUE NÃO TEM PROVAS PORQUE O ACUSADO MANDOU-O DESTRUIR AS PROVAS, E ESSA “ACUSAÇÃO” SEM PROVAS VIRA VERDADE!!!!!!!!! IMAGINEM SE ISSO FOSSE FEITO COM QUALQUER UM DE NÓS : APARECESSE ALGUÉM PARA NOS ACUSAR DE ALGO QUE NÃO FIZEMOS, SEM PROVAS, DISSESSE QUE NÃO TINHA PROVAS PORQUE NÓS MANDAMOS ELE DESTRUIR ESSAS PROVAS E ESSA AFIRMAÇÃO, TAMBÉM SEM PROVAS, VIRASSE VERDADE INDISCUTÍVEL SÓ COM A DECLARAÇÃO DO ACUSADOR, O QUE NOS LEVARIA A SER CONDENADOS !!!!!!!!!!!!!! SERÁ QUE ACEITARÍAMOS!!!!!!!!!!!???????? SERÁ QUE CONSIDERARÍAMOS ISSO JUSTO!!!!!!!!!!!??????? POR ISSO É PRECISAMOS REAGIR NAS RUAS A ESSE ABSURDO PRATICADO CONTRA LULA, TANTO PORQUE PRATICAM UMA MONSTRUOSIDADE CONTRA UM SER HUMANO(QUE SE ATINGIR UM EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, AMANHÃ CHEGARÁ A QUALQUER UM DE NÓS), COMO TAMBÉM PORQUE SERÁ ATRAVÉS DA CONDENAÇÃO DE LULA QUE ELES REMOVERÃO O ÚNICO OBSTÁCULO POSSÍVEL PARA DETER ESSE GOLPE E A RETIRADA DE DIREITOS QUE VEM COM ELE, ALÉM DE, AO CONDENAREM LULA SEM PROVAS, USANDO MENTIRAS, ESTAREM DANDO DEFINITIVAMENTE UM CARIMBO DE INVIÁVEL(MENTIROSO COMO A CONDENAÇÃO, MAS QUE SERÁ VENDIDO COMO VERDADE PELA MÍDIA) A QUALQUER MODELO ECONÔMICO QUE DÊ AO POVO BRASILEIRO(OU SEJA, A CADA UM DE NÓS)CONDIÇÕES DE VIDA DIGNAS NUM PAÍS QUE CONSTRUA SEU DESENVOLVIMENTO PARA O SEU POVO E NÃO NUMA COLÔNIA FEITA PARA ENRIQUECER OS ESTRANGEIROS E ABANDONAR SUA POPULAÇÃO NA MISÉRIA!!!!!!!!!!!! Mais uma vez apelo para irmos às ruas contra essa barbaridade no dia 01 de maio(começando por uma adesão ampla à Greve Geral do dia 28) e radicalizando ainda mais no dia 03 de maio(dia do depoimento de Lula a Moro), com atos pacíficos de protesto em todo o Brasil, principalmente com uma invasão humana em Curitiba, pois será nesse dia que MORO TENTARÁ PRENDER LULA, COM O “ESQUENTA” QUE VEM SENDO FEITO PELA GLOBO. Por falar em Globo, novamente digo que ela precisa ser citada nominalmente nesse atos, juntamente com Moro, como inimigos do povo brasileiro. precisamos realizar manifestações na frente das sedes globais, tornando inviável que qualquer produto anuncie numa emissora odiada pelos brasileiros.

  22. Estão martirizando o Lula!!!!

    O QUE ELES ESTÃO FAZENDO É TORNANDO O LULA UM…MÁRTIR!!!!!!!!

  23. ♫ Dois dias atrás, tirei da gaveta e comecei a usar um button “QUERO LULA PRESIDENTE” da campanha de 2002. A reação das pessoas está sendo fantástica. Apesar de eu circular pouco nesta modorrenta Guarujá, as pessoas me interpelam perguntando como vejo a possibilidade do Lula voltar a ser eleito em 2018 e manifestam a intenção de votar nele!

    Sei que isso não chega sequer a ser uma enquete e que estou lidando com um ínfimo microcosmo; mas as intenções de voto que tenho notado não deixam de ser interessantes.

    Considerando que isso acontece na região das praias, estou pensando em dar um pulo a Itapema – a parte “popular” da cidade – e sentir um pouco como o povo de lá reage ao meu button. Voltarei ao assunto na semana que vem, após a experiência.

  24. É o que eu, MOURO, chamo de “cronologia da desmoralização da Lava Jato”

    A defesa de Lula publica hoje uma incrível cronologia da transição fabulosa de versões apresentadas por Léo Pinheiro.

    No Tijolaço, por Fernando Brito

    Se você ainda tem dúvidas de que aquele senhor topa qualquer negócio para não findar sua existência em cana, leia:

    Novembro de 2014 – prisão
    A primeira prisão de Léo Pinheiro data de novembro de 2014. Cinco meses (!) depois, em abril de 2015, o STF decidiu que ele fosse colocado em prisão domiciliar.

    Junho de 2016 – delação recusada: faltou Lula
    Condenado a 16 anos de prisão, o empresário aceitou fazer delação premiada. A sua delação foi recusada em junho porque, segundo matéria publicada na Folha de S.Paulo, não incriminava Lula.

    Agosto de 2016 – procuradoria encerra negociações
    No final de agosto, a Procuradoria-Geral suspendeu as negociações com Léo Pinheiro e a OAS. Os advogados de Lula pedem que sejam apuradas as informações de que a delação foi recusada por inocentar o ex-presidente.

    Setembro de 2016 – segunda prisão e intensificação das pressões
    Duas semanas depois de recusada a primeira delação de Léo Pinheiro, o empresário foi preso novamente. Segundo o despacho do juiz de primeira instância Sergio Moro, para “garantia da ordem pública, conveniência da instrução criminal e segurança da aplicação da lei penal”.

    Outubro de 2016, um blog que atua como assessoria de imprensa clandestina dos promotores da Lava Jato publica uma nota revelando qual era o verdadeiro objetivo da prisão de Léo Pinheiro: obter qualquer afirmação que corroborasse a insustentável tese de que Lula seria dono de um apartamento no Guarujá.

    Novembro de 2016 – sem Lula, pena é aumentada em 10 anos- A pressão se intensifica sobre o empresário em novembro, quando sua pena é aumentada em 10 anos. A matéria do Estadão que noticia o caso faz referência à dificuldade em se conseguir uma delação de Léo Pinheiro.

    Abril de 2017 – o condenado Léo Pinheiro se dobra e mente
    Finalmente, em abril de 2017, Léo Pinheiro se dobra, troca de advogados e faz o depoimento que os procuradores queriam incriminando Lula. O empresário diz ter sido o único responsável dentro da OAS pela questão do triplex e deixa claro que não tem provas do suposto acerto.

    Em qualquer país democrático, esta “conversão” de um acusado seria motivo de um inquérito e possivelmente, de anulação de sua nova versão.

    Mas, no estranho país que se tornou o Brasil, isso é o “triunfo da verdade”.

    Bem, reconheça-se que os algozes do regime militar eram mais simples e direto: “pendura este aí até ele falar”.

    Os mais velhos, feito eu, certamente lembrarão do caso do ex-deputado Marco Antônio Tavares Coelho que passou torturas terríveis e cruéis nos Doi-Codi do Rio de Janeiro e de São Paulo e cujo depoimento “incriminava” políticos por terem recebido apoio do PCB. E, claro, tendo de afirmar que isso era uma “confissão espontânea”.

    Formou-se, em Curitiba, uma “máquina de produzir verdades infalíveis.

  25. Eduardo, bom dia.
    Há anos visito diariamente teu blog e cconsidero tuas matérias e análises de alto nível e acertadas.
    A contrapartida que posso te dar por toda a informação que recebo dia após dia é meu total apoio e dizer que estou ao teu lado, sempre.
    Grande abraço.

  26. Enquanto moro ameaça o LULA, estamos perdendo o Brasil, nossas águas, nossos territórios, etc., etc. Quando percebermos, nao haverá mais Brasil. Nao prenderam LULA a mais tempo, como impor ao povo a escravidão, se o povo estiver discutindo se LULA vai ou não vai preso.? É uma cortina de fumaça. Que vao prender LULA, é favas contadas. Ele será preso quando convier aos EUA e CIA. TUDO MAIS É CIRCO. ELES CONHECEM MUITO BEM O POVO BRASILEIRO E SABE QUE NÓS GOSTAMOS DE CIRCO.

  27. PARA REFLETIR

    Mauro Santayana: Não é boa ideia ir a Curitiba acompanhar Lula
    21 de abril de 2017 às 21h24

    http://www.viomundo.com.br/politica/mauro-santayana-nao-e-boa-ideia-ir-a-curitiba-acompanhar-lula.html

    ALGUMAS RAZÕES PARA NÃO IR A CURITIBA AO ENCONTRO DE LULA

    por Mauro Santayana, em seu blog

    A oposição pode estar se equivocando com a ideia das pessoas irem para Curitiba no dia 3 de maio para se solidarizar com Lula.

    Em primeiro lugar porque, quando começou-se a falar nas redes sociais e nos comentários dos portais de notícias, de partir para a capital paranaense para impedir, “na marra”, a prisão do ex-presidente, caso ela viesse a ser decretada no dia do depoimento, pelo estilo das intervenções e a própria hipótese, descabida, era evidente que essas mensagens estavam vindo do campo adversário para montar uma esparrela, uma arapuca – como se vê no “meme” acima – na qual qualquer pessoa de bom senso dificilmente acreditaria que se viesse a cair com a facilidade e rapidez com que isso ocorreu.

    Se a ideia é demonstrar apoio, por que razão não fazer exatamente o contrário do que os adversários estão esperando, e em vez de se manifestar em Curitiba, estabelecer vigílias simbólicas, em todas as capitais do país, durante a tomada do depoimento, com exceção, exatamente, da capital paranaense?

    Em segundo lugar, porque um depoimento não pode se transformar em um cavalo de batalha.

    Que os calvos nos desculpem a expressão, mas todo mundo está careca de saber que quem está se dando bem com a politização da justiça, com a decisiva ajuda da parte mais venal e hipócrita da mídia – é a direita.

    Se Lula for abertamente hostilizado, ou alguma coisa injusta acontecer com ele, em Curitiba, o fato de ele estar enfrentando, sozinho, a situação, representará um tiro pela culatra para aqueles que querem enfraquecê-lo, fortalecendo, institucionalmente o seu papel, e ressaltando a injustiça e o arbítrio contra ele, não apenas junto à opinião pública nacional, mas aos olhos do mundo.

    Em terceiro lugar, porque vai se dar ao Sr. Sérgio Moro mais importância ainda do que ele já pensa que tem, o que o discreto — e modesto — magistrado, ao ver as pessoas se digladiando, na rua, em sua defesa — poderá acabar achando uma maravilha.

    Em quarto lugar, porque os fascistas estão desesperados com a consolidação de Lula nas pesquisas, apesar do massacre midiático cotidiano, e precisam de um fato novo, chocante e contundente, aos olhos da maioria da população, para tentar mudar esse quadro.

    Quando tem gente que está louca para produzir um confronto, pode até se armar um atentado, para acusar o adversário de estar por trás dele.

    Ou, no mínimo, existe o risco de que se tente infiltrar sabotadores e vândalos no lado pró Lula, para atacar, vestidos de vermelho — quando é que esse pessoal vai entender que o uso do verde e amarelo não é prerrogativa oficial da direita? — as forças de segurança presentes e desaparecer logo depois na multidão, justificando todo o tipo de violência que venha a ocorrer em seguida.

    Essa é a tática que foi usada pra engrossar as estúpidas manifestações de 2013 e 2014, no Brasil, que está sendo usada na Venezuela, e que foi adotada na Ucrânia e na maioria dos países árabes, no início da tal “primavera” que os mergulhou no inferno de destruição, miséria e guerra em que se encontram agora.

    Ou alguém duvida que, em caso de confronto, com a mentalidade predominante atualmente na polícia, na justiça, no ministério público, as vítimas vão ficar todas de um lado e as simpatias — e as armas – todas do outro?

    A recente condecoração, no Dia do Exército, com a máxima condecoração da Força Terrestre, de um jornalista que se deu ao trabalho de escrever um livro diminuindo o papel da FEB na Itália — publicamente criticado, quando de seu lançamento, pelo Comandante do Segundo Exército, General Sebastião Ramos de Castro — e de um magistrado que, com a sua atuação, está colocando em risco projetos estratégicos de material de defesa que levaram décadas para voltar a ser executados em nosso país, são significativos dos estranhos tempos que estamos vivendo.

    Se, no lugar de aceitar provocação — a começar a do próprio juiz que pretende obrigar Lula a assistir ao depoimento de todas as suas dezenas de testemunhas de defesa — e ir para as ruas em Curitiba, as pessoas que estão se preparando para viajar para lá tivessem defendido a governabilidade e a democracia nas redes sociais, desde o início desse processo nefasto, em 2013, com o mesmo denodo e empenho, o fascismo jurídico-midiático não teria chegado ao ponto que chegou, a — suposta — luta contra a corrupção não teria se transformado em um amplo movimento pela antipolítica,

    Dilma não teria caído e Lula não estaria depondo nas condições em que irá depor no início do mês que vem em Curitiba.

    A guerra pela Democracia, a Constituição e o Estado de Direito, para males do debate livre e benefício do pensamento único imperante, foi perdida na internet, que continua praticamente vazia de comentários, nos espaços ditos “neutros”, de gente que está incomodada com o que está ocorrendo com o país.

    E ela — infelizmente para aqueles que desprezam a persistência e o planejamento — só poderá ser vencida se for travada no mesmo espaço, com garra, paciência, serenidade, informação e coragem.

    Isso, se as pessoas entenderem que é preciso se mobilizar — inteligentemente — tanto do ponto de vista dialético como do jurídico — como mostrou a indenização que Chico Buarque recebeu recentemente por ter sido caluniado.

    E não esquecerem que é preciso correr contra o tempo para se evitar a ascensão de um governo radical e fascista no Brasil, já que resta menos de um ano para se tentar vencer a batalha da opinião pública, na defesa da democracia, da liberdade, do voto, da República e das instituições, até que seja dada, oficialmente, em meados de 2018, a decisiva largada da campanha para as próximas eleições presidenciais.

  28. PARA PENSAR MELHOR…

    MAURO SANTAYANA: NÃO É BOA IDEIA IR A CURITIBA ACOMPANHAR LULA

    ALGUMAS RAZÕES PARA NÃO IR A CURITIBA AO ENCONTRO DE LULA
    por Mauro Santayana, em seu blog. (Uma pessoa séria, experiente, confiável). VALE LER…

    http://www.viomundo.com.br/politica/mauro-santayana-nao-e-boa-ideia-ir-a-curitiba-acompanhar-lula.html

    http://www.maurosantayana.com/2017/04/algumas-razoes-para-nao-ir-curitiba-ao.html

    Vale ver a imagem no blog.

    O exército não premiou esses canalhas a troco de nada. (Até tú exercito)

  29. Eu, pecador, me confesso. SIM, o Lula é a alma mas honesta do mundo.
    SIM, Sérgio Moro fábrica provas a mando do EUA,
    SIM, Dirceu é o Guerreiro do Povo Brasileiro;
    SIM, a Dilma é honesta e foi destituída injustamente,
    SIM, o nosso Deus LULA não é um Bon viva MT
    Eu agora vou me candidatar pelo PC DO B ou PSOL, e se não for eleito, vou dizer que o que importa é que meus votos foram qualificados.
    Quem não votar em mim é analfabeto político.

  30. Edu, o que mais me preocupa é presenciar um STF apoiando a destruição total de um país e de seu povo,enquanto bandidos com provas irrefutáveis continuam livres . Nada vem ao caso. Quando o Brasil se livrará de um judiciário adepto da roubalheira.? Imoral a atitude de Moro . Parabéns por seu trabalho e estaremos sempre aqui para lhe dar apoio.

  31. Como SEMPRE, Edu trazendo em primeira mão. Parabéns, meu CAMPEÃO.

  32. Eu não sei se tem alguém na direita fascista que pensa. Mas eu quero dizer que a panela de pressão começou a ferver. O povo não vai aceitar perder o que conseguiu no governo do PT. Até os coxinhas estão acordando para a realidade. Os coxinhas estão percebendo que eles é que foram os patos. Então, a direita fascistas não vai demorar muito no poder. A única saída é a volta do Lula ao poder. A panela de pressão vai explodir porque até os empresários que apoiaram o golpe estão falindo.

  33. Caro Eduardo
    Não quero ter conversa de bom nível com golpistas, pois isso é impossível.
    Procuro sempre descartar.
    Não converso com eles sobre política, religião, filosofia, História ou economia, só com eles.
    O tempo vai bem, será que chove, faz frio ou calor etc etc.
    Não era assim, antes de agosto, somente após o golpe definitivo.
    Dia 03 está chegando, Moro e seus lacaios, tem que continuar a construir provas contra o Lula.
    Não interessa o grau da mentira.
    Suas reportagens sempre de bom nível.
    Saudações

  34. Edu, sempre o meu apoio e solidariedade, sempre. Como podemos lutar e de que forma lutar contra desgoverno golpista, mp, juizes covardes, corruptos, pusilânimes, coniventes, pf psdbista, mídia imoral e canalha e os falcões americanos? Que espécie de luta ou cojmbate poderá derrotar todos estes representantes do extermínio de um povo de uma nação? Como ter todo o povo brasileiro junto, unânime, lutando contra a opressão? Aqui deveria ser o povo nas ruas em multidões, diariamente, protestando, pressionando. Onde está o povo? E o principal, destruir a globo, isto tem que ser feito sem delongas, conscientização de não ligar na globo, boicotar todas as empresas ligadas a globo.
    Maria Antônia que palavras iluminadas! Obrigado, muito obrigado porque ao lê-las minha alma se aquece. Feliz o sábio que se ilumina e ilumina o outro com o seu conhecimento. Sabedoria e conhecimento é a chave para a iluminação pessoal. Obrigado, Maria Antônia.
    Edu um grande abraço e recomendações a tua família e um grande beijo para tua menina amada.

  35. Edu, é muito triste chegarmos à maturidade tendo esperanças no futuro do país e das novas gerações, e vermos tudo desmoronando, depois de tanta luta! Vejo perplexidade das pessoas à minha volta, sem acreditar no que está acontecendo, sem saber o que fazer, preocupadas se poderão contar com seu trabalho e escola para os filhos.
    Por tudo isso, tento me manter pelo menos informada dessa situação e acompanho os blogs progressistas como este Cidadania. Admiro muito você por tudo e pela sua determinação. De uma coisa podemos ter certeza: poderemos continuar vendo nossos filhos e netos de frente, sem abaixar a cabeça. Será que o sr. Pinheiro vai conseguir olhar de frente seus netos?

  36. Esse “depoimento” é uma das montagens mais espetaculosa, falsa e lamentável já produzida pelos celerados da Republica de Curitiba. Não fosse o seu diligente trabalho jornalístico, desmontando essa farsa, o estrago causado por essas mentes doentias seria inominável.

  37. Ladão não da recibo. (seja ele quem for).

  38. Então, ficamos assim:
    Se o réu é petista ou de esquerda, a ausência de provas mostra que ele é culpado.
    Se o réu é tucano ou de direita, as provas mostram que ele é inocente e que o PT tentou incriminá-lo.

  39. Edu, Precisamos todos nós colaborar o máximo para termos uma extraordinária mobilização popular na Greve Geral no próximo dia 28/04, bem como, uma grande mobilização de apoio no dia 03/05, no depoimento de LULA, ao juiz fascista de Curitiba, capacho de João Roberto Marinho, dono da globo. Minha classe aprovou adesão a Greve Geral.

  40. Sempre perspicaz e arguto, este é o Edu. Obrigado pela matéria. Referendamos toda sua exposição. Parabéns.

  41. É o ódio e o medo do Lula que determina o comportamento de tirania que paira sobre nosso líder.

  42. EDu,que o dia 28 as ruas fiquem lotadas pra mostrar aos golpistas que existe muita gente que pensa por si,não pelas mentiras e deturpações que a Globo Globo e seus miquinhos amestrados produzem.apoiar a greve geral é apoiar o Brasil e justiça pra todos os brasileiros e o lula.

  43. Edú, se algum Padre ou Pastor repetir para o Juiz Moro, o provérbio “Quem semeia vento, colhe tempestade”, o que pode acontecer ?.
    Grato.

  44. Força Lula!!! Força Eduardo!! Força Brasil!!!

  45. Eduardo,

    Você tem meu respeito e admiração pela coragem e persistência. Estou muito preocupado. A greve geral será um termômetro de nossa capacidade de reagir.

  46. Não desista Eduardo, existem pessoas que nasceram com uma missão para cumprir, você está no caminho da dignidade e da justiça social.

  47. Força Edu estamos com você!
    Vocês viram a depoimento do Palocci a Moro, o Juiz Imparcial de Curitiba, O Juiz que quer acabar com a corrupção no país! O Paloci citou um banqueiro que foi procurar ele para tratar de provisão de milhões da Odebrecht, e também quis entregar as empresas de comunicação que estavam metidas em corrupção, inclusive disse ao Moro se ele quisesse ele poderia em sigilo falar os nomes. O Savanarola ao invés de ficar super interessado em pegar mais poderosos corruptos, ficou brabo e não mostrou nenhum interesse em saber (não eram petistas).
    Quero votar no Lula para Presidente! Viva Lula 2018!!!!!

  48. Caro Edu,
    Estou contigo e não abro… sou ainda desse tempo!
    Sou do tempo em que as pessoas eram criadas para terem opinião, de bom senso, e não simplesmente propagarem a ideias de outrem, sem sequer avaliar se são verdadeiras ou não.
    Um abraço, e conte conosco, as pessoas de bom senso e brasileiras acima de tudo.

  49. Bom dia!

    A Veja está certa: ACABOU.

    Acabou a vergonha, o direito, a CF, etc…

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.