FMI avisou que o golpe quebraria o Brasil

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

crise 1

 

Em um ano marcado por turbulências políticas, a economia brasileira encerrou 2016 com queda de 3,6% no PIB (Produto Interno Bruto), de acordo com dados divulgados pelo IBGE na terça-feira (7).

Nesta semana, ficamos sabendo que os brasileiros empobreceram 9,1% (em média) diante da recessão.

Uma pesquisa do Banco Mundial confirma o que se vê todos os dias nas ruas das grandes cidades –aumentou o número de pobres e miseráveis no Brasil.

A recessão e o desemprego provocaram a elevação da taxa de pobreza de 7,4% para 8,7% em 2015.

Foi a primeira alta em mais de dez anos. E as perspectivas não são nada boas. Com a piora do mercado de trabalho no ano passado, a taxa deve se aproximar dos 10% da população (1 de cada 10 brasileiros será pobre).

Sobre 2016, novos estudos fatalmente demonstrarão que o empobrecimento nacional se agravou.

Em abril do ano passado, a poucas semanas do afastamento da presidente Dilma Rousseff do cargo após previsível votação no Senado, o Fundo Monetário Nacional emitiu comunicado afirmando que “Os principais riscos para a economia brasileira” residiam no cenário político turbulento”.

Um dos veículos que divulgou essa informação de forma incrivelmente discreta foi a revista Veja

Nesta semana, após notícias sobre empobrecimento dos brasileiros por obra da recessão em curso, a mídia e os políticos (tucanos e peemedebistas) que protege acusaram os governos do PT de serem responsáveis pelo desastre econômico.

Eles fingem não saber dos vários comunicados que o FMI divulgou para avisar a classe política brasileira de que os esforços para derrubar Dilma e tirar o PT do poder arruinariam a economia do país.

A matéria da Veja supracitada relatou que “a situação [política] complicada em Brasília afetou a capacidade do governo de promover reformas econômicas essenciais, incluindo medidas para melhorar as contas fiscais”.

O FMI, à época, informou que “a culpa dos problemas econômicos” brasileiros era “principalmente de fatores internos, que reduziram o consumo e o investimento privado” e que “vários fatores internos contribuíram para aumentar a incerteza e reduzir a demanda doméstica”.

Entre esses fatores, o relatório do FMI destacou principalmente a “deterioração das contas fiscais em meio às dificuldades de aprovação no Congresso de medidas de ajuste e políticas econômicas inconsistentes”. Ou seja, o Fundo avisava que a recusa da oposição a Dilma, agora majoritária no Congresso, em aprovar medidas para conter a crise quebraria o Brasil.

O Fundo foi bem específico ao afirmar que “A incerteza política” era outro fator que impulsionava a crise econômica por ter contribuído para os baixos níveis de confiança tanto de empresários como de consumidores.

A incerteza de investidores e consumidores por conta do clima político nublado fez com que se retraíssem, o que, para qualquer um que entenda um mínimo de economia, deixa claro que foi a causa da recessão que está empobrecendo os brasileiros.

“No Brasil, uma combinação de fragilidades macroeconômicas e problemas políticos tem dominado o cenário econômico”, ressaltava o relatório. oram repetidamente cortadas.”

A previsão do FMI feita em abril de 2016 acertou na mosca ao afirmar que o Produto Interno Bruto (PIB) do país iria se contrair 3,8%.

Detalhe: em 2017, o FMI afirmou que a expectativa era de que a economia continuasse estagnada.

O FMI também foi bem específico sobre outra questão que desorganizou e depois quebrou a economia brasileira: a operação Lava Jato. Em 2015, o jornal Valor Econômico publicou reportagem dava conta do preço que o país pagaria pela operação da trupe de Sergio Moro voltada exclusivamente para tirar o PT do poder.

A queda prevista do PIB brasileiro de 3% em 2015 se deveu à paralisia dos investimentos de empresas diante da expectativa de saber como iriam terminar as investigações da Operação Lava-Jato, afirmara Otaviano Canuto, então diretor do Fundo Monetário Internacional.

“Estou entre aqueles que acham que a desaceleração do PIB este ano no Brasil não é explicável por questões macroeconômicas stricto sensu. Ela é principalmente explicada por uma paralisia dos investimentos privados para esperar para ver onde vai dar a investigação dos escândalos”, afirmou Canuto durante assembleia do Conselho Empresarial da América Latina.

Claro que o FMI sempre ponderou que esse era um preço a pagar pelo “combate à corrupção”, mas, como sabem os bem informados, esse tipo de operação policial messiânica não combate de verdade a corrupção, combate apenas suposta corrupção de parte dos políticos, a parte que estiver mais fraca, e ainda quebra os países em que é levada a cabo.

Essa não é uma opinião deste blogueiro, mas de juízes italianos que levaram a cabo a operação Mãos Limpas, que inspirou a Lava Jato.

Matéria do site Consultor Jurídico publicada no ano passado relata opinião dos juízes italianos Gherardo Colombo e Piercamillo Davigo de que a Operação Mãos Limpas quebrou a Itália e não diminuiu a corrupção.

O PT governou o Brasil de 1º de janeiro de 2003 a 12 de maio de 2016. Foram mais de 13 anos de governo, sagrados e consagrados em quatro eleições presidenciais sucessivas. Até 2014, ano após ano o país cresceu, distribuiu renda, reduziu a pobreza, a desigualdade e aumentou os salários.

Durante 11 dos 13 anos de governos do PT o Brasil melhorou TODOS os meses, mês após mês. Só parou de melhorar devido ao que afirmou o FMI: por conta de sabotagem do Congresso e da Lava Jato.

Foi simples assim.

Tags: , , , , ,

46 Comentário

  1. Quando estou dentro de um onibus urbano sempre observo que as pessoas ainda usam roupas de bons tecidos, e demonstram que ainda tem um bom padrão economico, um bom salário mesmo que se trate de salário minimo, com bom poder de compra para a sobrevivencia….ai me da uma tristeza ao ver que estou vendo o crepúsculo de uma Era, que aquilo que vejo é a rebarba da Era PT, partido contra o qual a Globo jogou a população. Triste

    Infográficos demonstram que os golpistas tomaram de assalto um pais equilibrado

    http://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/infograficos-demonstram-que-os-golpistas-tomaram-de-assalto-um-pais-equilibrado-economicamente

    • O golpe do PT foi realmente muito duro para nossa economia.
      O Lula e a Dilma prometeram muito e não cumpriram muitas coisas, mas o pior de tudo foram os ladrões que se apropriaram de tudo como se fossem gafanhotos.
      Aida bem que hoje a justiça está sendo feita. É lenta, mas está acontecendo.
      Vários bandidos já foram presos e muitos milhões já foram recuperados, mas o golpe do PT foi muito forte.
      Espero que a próxima geração colha bons frutos e se lembre dos fatos para não cometer o mesmo erro e eleger ladrões.

      • JOÃO ANALFABETINHO…. ACHO QUE TU TENS ALGUMA DISFUNÇÃO COGNITIVA….. LEU… LEU… E NÃO ENTENDEU……MAS VOU TE AJUDAR!
        O FMI QUIS DIZER QUE SÓ O PT SALVA O BRASIL!
        ABRAÇO,
        Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS.

  2. Tem que jogar isto na cara do povo para as eleições de 2018. Temos que votar num presidente de esquerda e nuns congressistas de esquerda, ou então, já era o Brasil.

  3. Senhor Eduardo.
    O Brasil esta assim, graças a desonestidade de políticos e empresários de todos os partidos e cores.
    Aqui não existem santos. E corrupto é corrupto, bandido é bandido.
    Não vou discutir se a ação da lava a jato, é torta ou reta.
    O que vejo é que deveria haver uma renovação nacional. Todos estes políticos que ai estão, deveriam cair fora!
    Todos estes empresários desonestos, deveriam cair fora!
    Uma nova política, novas ações, novos políticos.

    • Quem vai decidir quem são os empresários honestos?

      Pra mim os bandidos são os donos do Itaú, Bradesco, Globo… os responsáveis pela Vale… os sonegadores das empresas de comunicação…. quem vai decidir? Você? o Moro?

      Não existe capitalismo sem corrupção…

      • Provavelmente a mãmã do sr. Saul Athayde possa resolver o imbróglio e apontar as pessoas certas para substituir os que estão aí e criar a tal “renovação nacional”.
        Meu deus, quantos anos tem esse idiota? Se tiver mais do que 8, é preocupante…

      • Falou certinho, Pedro. A corrupção está intrinsecamente relacionada ao capitalismo. Unha e carne, corda e caçamba, tudo a ver.

  4. Edu, em primeiro lugar (FORA TEMER, é claro) todo apoio à sua luta contra o estado de exceção em que se tornou o Brasil.
    Depois, o Brasil acabou. Para se apossar de um poder que não obtém nas urnas e das riquezas do país, a direita comandada pelos EUA e seus cúmplices (judiciários e afins, mídia, parlamento) destroçou irreversivelmente a economia de um modo que vai levar décadas e décadas para o Brasil retornar aos patamares mínimos deixados pelos governos progressistas.
    Fora o caos social total ( a nível de um país africano) que as medidas que estão sendo implementadas pelos usurpadores e golpistas trarão com a retirada de direitos e programas sociais, previdenciários e trabalhistas. O que vai afetar ainda mais o consumo, os investimentos públicos e privados, os créditos, as incertezas jurídicas e políticas, a miséria e a desigualdade social.
    Além disso, o golpe nos trouxe a quebra institucional e o fim de uma democracia incipiente. Diante de uma nação inerte e submissa formada de uma maioria de teleguiados zumbis, as instituições apodrecidas agora estão na berlinda, seus agentes formados com os piores canalhas e lesa-pátrias jamais vistos mandam e desmandam em tudo descaradamente .
    Por tudo que fez pelo país, por ter sido o melhor presidente que tivemos, não espero que Lula se candidate à presidência, pois os mesmos que deram o golpe irão massacrá-lo até acabar com todo o seu legado. Não há salvador da pátria para tanta maldade feita em tão curto tempo contra uma nação. Triste!

  5. Que quebrou a Itália e não diminuiu a corrupção, eu já sabia. Depois da operação mãos limpas, houve um concurso nacional para preenchimento de vagas em cartórios de toda a Itália. As provas foram realizadas em Roma que recebeu milhares de candidatos de todo o país. Só que a prova era um simulado que uma conhecida escola romana de formação de notários tinha dado para os seus alunos. Os alunos da referida escola se deram bem e abocanharam as vagas em todo o país. Os protestos foram grandes principalmente na região norte da Itália.

    Pergunto: quanto teria custado à direção da escola a colocação do texto do seu simulado como prova de conhecimento? Alguém ganhou dinheiro com a escola, e milhares de italianos perderam. Não sei se o concurso foi anulado. Espero que tenha sido.

  6. Parabéns Edu.
    Continuas nos presenteando com informações preciosas que a mídia massiva sonega.
    Agora precisamos fazê-las chegar aos brasileiros que não tem acesso às mídias alternativas e findam por se desinformarem nas referidas mídias (PIG)

  7. Acho você de boa-fé, mas não te entendo.
    Qual é a verdadeira corrupção? Os juros? Se você acha isso, sabe que não é uma questão de polícia.
    Prender só petista? Isso não é verdade, mas tudo bem, que seja. Mesmo eles sendo culpados, deveríamos deixá-los soltos até enjaularmos um tucano também? Ora, que tal brigamos para prendermos mais gente, e não para soltar os ladrões já presos?
    E não me venha com lero-lero. É claro que a turma presa é culpada. Estão todos desesperados atrás de um filigrana jurídico para escapar, mas no mérito ninguém fala nada. Ou você acha que o pt não recebeu dinheiro por fora na campanha? Se tiver dúvidas, veja o que disse o ex-ministro sem pasta Saldanha.
    Acha que palocci pedia dinheiro e não oferecia nada em troca?
    A lava-jato é uma benção. Podemos ter esperança que daqui para frente as empreiteiras não roubem mais o país, seja lá que partido estiver no poder.
    Só isso deveria ser razão para você bater palmas.

    • “Prender só petista? Isso não é verdade, mas tudo bem, que seja. Mesmo eles sendo culpados, deveríamos deixá-los soltos até enjaularmos um tucano também? Ora, que tal brigamos para prendermos mais gente, e não para soltar os ladrões já presos?”

      Prendeu-se de outros partidos. Do PMDB e do PP, nenhum do PSDB. Porém a questão primordial não é esta. É o jogo político por trás disto. Prendeu-se alguns de outros partidos com provas para dizer que não é parcial, poupando o PSDB, é lógico (PSDBistas são os verdadeiros candidatos do PIG e dos tucanos da PF, do MP e do juiz tucano Moro), como desculpa de prender petistas sem provas. Esta é a questão. PMDBistas e PPistas não são o desejo de consumo do PIG e destes elementos da PF, do MP e do juiz tucano Moro.

      Eu não quero que prende qualquer um sem prova, até mesmo seus amados tucanos. Mas, do seu lado, elas abundam.

      • Não tenho bandido de estimação. Nada tenho com os tucanos.
        No mais, é difícil argumentar. Você acha que os petistas são inocentes e ponto. Nem se a verdade fosse jogada na sua cara, você a veria. Como será sua vida se seus ídolos apresentarem pés de barro? É melhor entrar em negação.
        Sinceramente, porque você não tocou no que disse Saldanha? Recebeu fora do país por serviços prestados ao pt. Isso pode, Arnaldo?
        E não é só pela causa. Dirceu e Palloci não conseguem demonstrar que raios de consultoria realizaram para justificar o recebimento a que fizeram jus.
        Diga a verdade, quem presta serviço para receber um milhão de reais e não consegue demonstrar depois que ato praticou para tanto. Veja o ridículo, há até a seguinte explicação: passou informações por telefone. Só se a informação for os números da Mega-Sena para valer o pagamento.
        Ademais, quem pagou diz que a causa do pagamento não foi serviço algum. Tudo isso era para dar ares de legalidade. Mais uma vez, isso pode Arnaldo?
        E quanto aos filhos do Lula. Ninguém consegue falar nada a não ser: e o filho do FHC e a filha do Serra? Mas quanto ao mérito em si, nada. Negue quanto quiser, mas o dinheiro que receberam não foi por nenhum serviço prestado.
        Sem contar que empreiteira sai por aí reformando casa dos outros sem ninguém pedir e a troco de nada. Depois disso fiquei com medo de sair de casa e ao voltar estar tudo reformado na faixa.
        Eu poderia continuar, mas nada vai te satisfazer. É uma questão de fé: eles têm que ser inocentes, só assim você pode viver.

        • Dirceu mostrou sim seus comprovantes e sua documentação dos serviços. Deixa de ser ridículo. Os filhos de Lula também demonstraram, só a PF aecista e o maldito pig foi quem inventou a história de que ele tirou os dados do wikepedia.

          Nenhuma prova de ilícito e sua turma de fascistas conseguiu. Dirceu e Palocci fizeram o que Lara Rezende faz, Pérsio Árida, Mailson da Nóbrega. Saldanha pode ter falado qualquer coisa.

          Moro prende sem provas. isto é fato, é a presunção da culpa, mesmo se apresentando provas em contrário, como Lula tenta fazer, mas Moro não quer aceitar. Seu amado juiz, filho de outro juiz tucano e udenista não tem crédito algum.

    • “A lava-jato é uma benção. Podemos ter esperança que daqui para frente as empreiteiras não roubem mais o país, seja lá que partido estiver no poder.”

      Agora só se contrata de empreiteira estrangeira. É, foi uma super bênção para o país. Não são as empreiteiras que roubam, mas sim alguns de seus diretores. Há de se separar a empresa do diretor bandido.

      Repito, dava para ter combatido a corrupção da forma correta, prendendo corruptores culpadas e tucanos culpados também, até petistas culpados, mas tem que achar provas.

      Não concordo com a prisão de Vaccari e de Dirceu. Foram presos sem provas. Pallcci, fez o que muitos tucanos fazem… mas não estou acompanhando o caso dele para saber se tem provas. Agora, FHC, o filho dele, o tesoureiro do PSDB e outras porcarias, que já existem fortes indícios contra esta gente, a tucanada da PF e do MP não faz nada. Porcaria de PF e de MP. Aos amigos tudo, aos inimigos cana.

      • Querido Sávio,
        É admirável a paciência d’alma e do intelecto que você tem para rebater de modo primoroso e com uma seriedade — que me causa inveja — a essa súcia mequetrefe, porque ignara. Não tenho a sua generosidade e a sua perseverança. Acredite, gostaria de ser generosa e perseverante. Mas tenho personalidade aguerrida e me canso muito rápido com a estupidez e a ignorância petrificadas, por puro gosto e prazer de quem se recusa a se desfazer de sua imbecilidade empedernida. Parabéns! Você vale milhões de Maria Antônia.
        Abraços
        Maria Antônia

      • COmo assim? Os DONOS são corruptos!!

        A Odebrecht só existe por causa da corrupção. É parte inerente à sua operação.

        Cada qual à sua maneira, empresas lixo cometem crimes diversos. É como a construtora Encol, a empresa do Bernie Maddoff e a Enron….

        • Os donos não são todos. A empresa não é apenas os donos. Eles roubaram, mas os trabalhadores não. Pune-se os donos, mas não se destrói a empresa. Nos EUA, seu amado país, se pune os corruptos, na Alemanha a mesma coisa. É tão difícil de entender isto?

          “A Odebrecht só existe por causa da corrupção. É parte inerente à sua operação.”

          Cara, mesmo que fosse, só os corruptos deveriam ser punidos, ela era uma empresa com um grande know-hall, com muitos engenheiros, e fazia obras gigantescas. Então, na sua cabeça tem que prender os corruptos e destruir a empresa e todos os empregos que ela gerou, punindo também quem não tinha a ver. Espero que a empresa em que vc trabalhe seja “corrupta” e a “prendam” para vc perder seu emprego.

          Se for assim como vc diz, manda prender 99% das empresas do planeta. Na sua cabeça a PJ é um ser vivo.

          “Cada qual à sua maneira, empresas lixo cometem crimes diversos. É como a construtora Encol, a empresa do Bernie Maddoff e a Enron….”

          As empresas são seres vivos pensantes. Mais uma vez, nos seus amados países se punem os corruptores, e não as empresas. E lá não se faz uso político de prisões, como aqui.

          • As empresas quebram por que devem quebrar. Outras entram no lugar. É a vida. Você nunca teve
            empresa?

            Resta à odebrecht liquidar seus ativos e/ou mudar de nome….. que tal “Corruptobrecht”? Ou Lulobrecht!?

            Pergunta para os funcionários da Enron.

            Talvez devêssemos ter salvo a Varig também?

          • ‘As empresas quebram por que devem quebrar. Outras entram no lugar. É a vida. Você nunca teve
            empresa?’

            Os seus amados norte-americanos não pensam assim, os alemães também não. Só os idiotas daqui que querem entregar tudo ao capital estrangeiro é que pensa, porque eles sabem que isto não é uma simples substituição por outra empresa do seu país, para que se mantenha o capital nacional. Tomara que a empresa para a qual vc trabalha seja “corrupta” e aconteça o que aconteceu com a Odebredcht. Que ela quebre e vc se ferre.

            Resta à odebrecht liquidar seus ativos e/ou mudar de nome….. que tal “Corruptobrecht”? Ou Lulobrecht!?

            Ela tá mais para FHCbrecht, Aecinhodopóbrecht, SerraTarjaPretaBrecht e outras porcarias do seu lado.

            “Pergunta para os funcionários da Enron.

            Talvez devêssemos ter salvo a Varig também?”

            A própria criação da Varig já veio a partir do golpe de 64.

            Ps.: Quanta hipocrisia de vcs, na época dos seus amados vcs sempre idolatraram estas empresas “corruptas” que sempre deram dinheiro para a sua turma, porque o PJ para vcs é um ser vivo, e agora, vcs as odeiam.

          • Savio vc fica repetindo essa bobeira que leu em “posts” de blogues.

            Os americanos aplicam multas pesadissimas e mandas as pessoas pra cadeia. Se o capital da empresa não aguenta, ela quebra. Veja a Enron.

            os nomes que sugeriu podem sim ser bons. Acha mesmo que me importo com esses tucanos? Por mim podem ir pra cadeia com o Lula, terem um avc… são lixo brasileiro.

  8. A lava jato fez o que fez porque teve o caminho livre graças a covardia, incompetência, arrogância dos três patetas: Dilma, Mercadante e o Zé Cardoso. Como eles tem a renda garantida sobrou para o povo pobre.

  9. Assino embaixo, o fato é esse.

  10. Até o reino mineral sabe que a incerteza política é que está dilacerando a economia do Brasil e jogando milhões de pessoas no desemprego. Quem investiria sem saber o que vem pela frente e sem perspectiva de consumo pela frente? Só se o “investidor” for maluco ou tiver alguma oportunidade específica, mas não é o caso geral. Ao mesmo tempo, é 100% esperada a tentativa de jogar a culpa no PT e na presidente Dilma (eles viraram a “Geny” política), não devemos nos espantar. Era o esperado, mas essa conversa tem prazo de validade. Uma hora, vai parar de colar, até por que o fenômeno “saudade do Lula” está firme aí.

    Mas para mim, o que realmente irrita é o desrespeito à inteligência, pela tentativa de convencer as pessoas de que as coisas estão melhorando. Não, não estão, por que a incerteza política permanece. O Brasil não está melhorando. Infelizmente e digo isso com chateação, por que torcer pelo contra é dar tiro no pé. Eu tinha uma renda de um imóvel alugado, importante para as nossas despesas familiares. Hoje tive a má notícia de que o inquilino está devolvendo o imóvel, por não estar dando conta de pagar. Olha só. E ainda estamos melhorando? Onde e em que, cara pálida?

    • Magnífico comentário

    • ♫ Lamento a devolução do seu imóvel alugado e a incapacidade do inquilino de continuar pagando o aluguel; se for um apartamento, você enfrentará um longo período pagando, além do IPTU, o condomínio.
      Sei como é, porque passei quase dois anos pagando as despesas de um apê que eu tinha e não conseguia alugar. Por sorte, vendi-o em outubro e apliquei o dinheiro em fundo DI; ter imóvel para alugar deixou de ser um bom negócio há muito tempo, salvo as exceções.
      Assim, de locador passei a rentista. Com a redução da SELIC, o fundo me rende uns R$ 100 por dia, única fonte que tenho atualmente – além da aposentadoria – e assim vou levando, porque trabalho que é bom sumiu há bem uns seis meses…
      Deploro quem não tem nem uma coisa nem outra; devem ser milhões.
      Eis aí o grande resultado dessa tal Lava-a-Jato, para nós pessoas comuns.

  11. UMA VERDADE.

  12. Pois é, Eduardo! Se essa crise artificialmente criada pelos messiânicos marajás da Lava Jato, pela mídia reacionária e pelos políticos conservadores prosseguir o país logo enfrentará uma depressão econômica de consequências trágicas. Daí para uma guerra civil será apenas um passo!

  13. O trabalho das esquerdas é inglório, com o fim de preparar a história a ser contada para as próximas gerações. Assim, a nossos netos será narrado que o Brasil vinha de vento em popa, mesmo com as elites se movimentando para incriminar o PT com mentiras de corrupção, tanto quee inventaram mensalão e petrolão, e encontraram um aliado na Justiça para executar o trabalho sujo. Não contentes, e inconformadas as elites com a derrota eleitoral de 2014, passaram a sabotar a Dilma até que tramaram o golpe que a derrubou, e o país, entrou em parafuso.

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/12/levy-deixa-fazenda-apos-11-meses-no-cargo-e-sucessivas-derrotas.html

    Vejam por esse link, que a curta memória do povo já há de ter soterrado, quem de fato sabotou o Brasil se não a própria president”a” e seu mentor, que não deixaram o ministro Levy sequer começar as reformas que propunha. O país já estava em recessão em 2015, já houvera perdido grau de investimento, já tinha sido extinta a dívida externa, o que levou o Lula a enganar mais uma vez a população por essa vitória contra uzamericanu, só que liquidou uma dívida, pela qual pagava 2%/ano, por outra, interna, pela qual paga os maiores juros do planeta, enfim, o caos já grassava quando a Dilma foi defenestrada.

    • “O país já estava em recessão em 2015, já houvera perdido grau de investimento, já tinha sido extinta a dívida externa, o que levou o Lula a enganar mais uma vez a população por essa vitória contra uzamericanu, só que liquidou uma dívida, pela qual pagava 2%/ano, por outra, interna, pela qual paga os maiores juros do planeta, enfim, o caos já grassava quando a Dilma foi defenestrada.”

      Mentira. Depois de meados de 2013 é que as coisas começaram a se agravar. Não houve substituição de dívida porra nenhuma na época de Lula, acabou-se com a externa e a interna diminuiu em relação ao PIB. Os juros tinham um movimento de queda. Vai tentar enganar os da sua turma.

  14. O pior é que estes golpistas miseráveis venderam para o povo que o Brasil estava quebrado. Pura balela, mas os otários acreditaram, por serem gente de pouquíssima informação. O que quebra um país? A dívida, dizem os sem noção. Pois bem, vamos aos números e alguns países e seus percentuais de dívida em relação ao PIB:
    EUA : 104%
    JAPÃO: 229%
    ESPANHA: 120%
    ITÁLIA: 132%

    BRASIL: 69%

    Então, só mesmo alguém muito manipulado para acreditar que nossa dívida pública é o problema. Mas esse povo burro acredita na Globo e na Veja. Merecem o governo Temer.

    • Nossa, como está bem o Brasil! É clara, óbvia, a razão pela qual as dívidas de EUA e Japão são maiores, olha a segurança que os títulos deles oferecem em relação aos nossos,

      • É. O exercito deles é mais bem equipado e isso torna os títulos deles “mais seguros”.
        Mas idiotas com QI fracionário são incapazes de compreender. Portanto, meu caro senhor, esqueça.

  15. No Facebook

    Salvador Ferreira
    Agora mesmo ·
    Lula sobre transposição: Muita gente disse que seria impossível.

    A glória é dele e ninguém tasca

    Lula sobre transposição: Quem estava no poder estudava, mas nada fazia
    “Muita gente disse que era impossível fazer a transposição do rio São Francisco. Quem estava no poder estudava, estudava, mas nada fazia. Até que Lula foi lá e fez. Em 2007 as obras começaram. A água começou a chegar a Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Serão 12 milhões de pessoas
    BRASIL247

  16. Eduardo. seu texto é para ser esfregado na cara dos duvidosos da capacidade do Nordestino comandar essa maquina-Brasil.
    Sorry periferia! (dizia Ibraim Sued)

  17. Boa tarde Edu!

    Desta história que o golpe iria quebrar o país eu não tinha a menor dúvida! E não foi falta de aviso a quem apoiou o golpe

    Um abraço!!

  18. Nossa que conclusão brilhante do FMI!!

    O que propõe? Algo tipo “ignorance is bliss”?

    Deixemos as Odebrechts da vida operando afinal a Banânia depende da construção pesada para se “desenvolver.”
    A política é atividade central de um país. A crise atual nada mais é do que tirar um pedacinho do monstro do armário.

    Talvez a lava jato devesse parar de vez. Ir atrás de corrupto acaba com todas as instituições do Brasil- uma nação corrupta por natureza.

    Eduardo culpa o tratamento e não a doença. Quimioterapia faz cair o cabelo, dá anemia, diarréia, lesões de pele e mucosas. Mas tem que fazer.

  19. Segue no link gráfico com o crescimento do PIB desde 1948:
    https://conteudo.imguol.com.br/c/especiais/noticias/crescimento-economia/PIB2016.png

    Fazendo-se as contas verificamos que o crescimento médio anual do PIB na era FHC foi de 2,44% contra 2,47% da era PT (Lula + Dilma). Quase a mesma, apesar do boom das commodities na era PT.
    Petistas não podem criticar tucanos pela mediocridade da taxa de crescimento, pois foram equivalentes….

    O que quebrou o Brasil não foi o “Golpe”. Foi a incompetência de Dilma e Mantega na condução irresponsável da política econômica do país.

    O FMI não fala que foi o “golpe” o culpado pela nossa derrocada econômica. Isso é apenas a interpretação dos petistas.

  20. Ainda não inventaram capitalismo sem consumidores.
    As medidas que os golpistas estão impondo ao país vão todas no sentido de empobrecer a população (inclusive a classe média) a fim de garantir a grana de banqueiros, rentistas e especuladores.
    Forma-se aí o círculo vicioso: com menos salários, o povo consome menos. Com menos consumo, menos produção e, portanto, mais desemprego. Os salários são arrochados mais ainda, empresas fecham, a economia afunda. Já vimos esse filme no tenebroso período FHC. Agora, a situação será ainda pior, pois não há mais um cenário mundial favorável, como havia na época do Príncipe de Higienópolis.

  21. Passando pra saber se o Eduardo tá precisando de algo…. não se preocupe pois na iminencia de sua prisão impetrarei em seu favor um HC.

  22. Sinara Polycarpo, a analista demitida do Santander por pressão do PT, avisou que Dilma quebraria o Brasil. A analista acertou na mosca !

  23. Deve ser terrível para esses coxinhas ter a certeza que foram usados como massa de manobra. E ainda insistem em vir aqui defender golpistas. Procurem sua turma.

  24. Edu,

    Moro age como uma célula cancerosa, para sobreviver acaba com o tecido hospedeiro. E aí fenece junto

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.