Condenar Lula será mais difícil do que a Folha pensa

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

folha lula capa

 

Reportagem do jornal Folha de São Paulo publicada nesta terça-feira de Carnaval está chamando atenção pelo ineditismo, pois condena o ex-presidente Lula à prisão em duas instâncias da Justiça e o torna inelegível para a eleição presidencial de 2018. O jornal, como se diz, “dá de barato” a condenação de Lula sem citar que provas sustentariam tal condenação.

A matéria foi feita pela repórter curitibana Estelita Hass Carazzai, que estreou na profissão de jornalista na Folha, em 2009, participando de programa de treinamento aberto a estudantes de jornalismo recém-formados.

folha lula 1

Como Curitiba é hoje a cidade mais antipetista do Brasil e a Folha usa uma repórter oriunda da petefóbica classe média curitibana, não surpreendem os erros factuais contidos em uma reportagem jornalisticamente reprovável por usar critérios questionáveis para avaliar os processos em curso contra um ex-presidente da República.

Antes de prosseguir, é preciso ler a matéria.

folha lula 2A reportagem é ruim, é tendenciosa. Por que? Basta ler os quatro primeiros parágrafos e refletir.

Vejamos:

“Se seguirem o ritmo de outros processos, as ações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que correm pelas mãos de Sergio Moro podem torná-lo inelegível ainda antes do pleito de outubro de 2018.

Levantamento da Folha nas seis ações da Lava Jato já julgadas em segunda instância mostra que levam, em média, 1 ano e 10 meses até chegarem a um veredicto no TRF (Tribunal Regional Federal) –a partir da denúncia.

Mantido esse ritmo, o petista ficaria inelegível em meio à campanha de 2018 –entre julho e outubro.

A inelegibilidade está na Lei da Ficha Limpa, que estabelece que todo condenado por um colegiado está impedido de se candidatar (…)”

Em primeiro lugar, trata-se de matéria requentada. As informações que figuram nessa matéria já podiam ser encontradas em outra, da revista Exame, publicada em 4 de outubro do ano passado Sob o título Só 3 sentenças da Lava Jato foram julgadas em 2ª instância

A matéria de Estelita, da Folha, diz, quatro meses depois da matéria da Exame, que, agora, são seis os condenados em segunda instância pela Lava Jato. Deve ter havido algum mutirão na Justiça Federal, desde então, para dobrar a quantidade de réus da Lava Jato julgados em segunda instância.

A matéria da Exame, porém, é melhor que a da Folha porque faz ponderações que esta não faz, como, por exemplo, neste trecho:

“(…) Os trâmites na segunda instância, porém, envolvem muitas variantes, como o número de réus condenados e que vão recorrer e o próprio tempo da tramitação do processo com Moro e dos recursos no Tribunal, onde os casos são julgados por turmas de desembargadores – que se reúnem apenas uma vez por semana -, nas quais um magistrado pode, por exemplo, pedir vista para analisar os casos por tempo indefinido (…)”

Ou seja, haverá que usar uma pressa extraordinária e uma irresponsabilidade assustadora para condenar um ex-presidente da República “pela média” das condenações da Lava Jato, principalmente porque, até o momento, surgiram apenas “convicções” a respeito da culpa de Lula nos “crimes” que lhe são imputados.

Alguém pode citar uma única prova de que Lula é proprietário dos imóveis que dizem ser dele? Alguém pode citar o que, diabos, Lula fez para receber como propina imóveis baratos e que ele teria recursos próprios para comprar?

Os imóveis não tem nem mesmo conexão cronológica com atos de Lula como presidente da República. Não existe nem mesmo uma afirmação de qual negócio entre empreiteiras e o governo federal o ex-presidente, sem ter “domínio do fato” – ou seja, cargo de comando –, poderia ter viabilizado em troca da suposta propina.

A celeridade do processo de Lula, como reconhece a matéria da Folha, é tão grande que o juiz Sergio Moro não concordou em adiar nem por um dia depoimento que ele deveria prestar, mesmo que isso implicasse em o ex-presidente ter que faltar à missa de sétimo dia da companheira por 43 anos, então recém-falecida.

Algumas perguntas que a tal Estelita não se fez:

1 – Por que iriam condenar sem provas e em segunda instância um ex-presidente da República que é também o candidato com mais apoio popular para suceder Michel Temer?

2 – Por que o processo de Lula deveria tramitar “pela média” de tempo que tramitaram processos de outros réus da Lava Jato, já que é muito mais complicado devido, justamente, à falta de provas materiais?

3 – Por que a repórter dá como certa a condenação de Lula em primeira instância? Isso não compromete a imagem (risível) de independência que o juiz Sergio Moro tenta passar?

A repórter da Folha afirma que Lula poderia recorrer ao TSE para poder participar da eleição de 2018, conseguir uma liminar como tantos candidatos inelegíveis fizeram. Porém, se essas condenações em primeira e segunda instâncias se concretizassem, o ex-presidente poderia, em tese, até ser preso, já que o STF criou jurisprudência que permite prisão após condenação em segunda instância.

A matéria, portanto, é cheia de furos e de ilações. Pouco jornalismo e muita opinião. E opinião é cabível num blog autoral como este, mas nunca em reportagens de grandes jornais… Certo?

Mas há um outro fator que Estelita não considerou. Mês passado, durante o velório de dona Marisa Letícia Lula da Silva, o Blog conversou com Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula, e foi informado de alguns fatos que podem frustrar os desejos da repórter da Folha e de seus patrões.

folha lula 3

Lula teria que ser condenado por Sergio Moro até meados deste ano para que houvesse um tempo menos escandalosamente curto para uma segunda condenação no ano eleitoral de 2018, ou iria parecer ainda mais que ele enfrenta um processo sumário e político.

Porém, no metade desse caminho tortuoso reside uma pedreira. Zanin Martins afirma que dificilmente o Comitê de Direitos Humanos da ONU deixará de acolher a denúncia de Lula de que a Justiça brasileira está sendo usada como “arma de guerra” política contra si.

É isso mesmo que você leu e que Estelita, da Folha, não leva em conta: a ONU deve abrir processo contra o Estado brasileiro por suas instituições estarem perseguindo um ex-presidente. E essa será uma bomba que vai cair no cenário político brasileiro no segundo semestre deste ano, segundo o advogado de Lula.

O efeito prático disso é que o MUNDO estará de olho no julgamento de Lula em primeira instância e, além disso, no Brasil, pode haver uma comoção se usarem um processo criminal sem provas para impedir o povo de votar no mais amado ex-presidente da história da República, segundo Datafolha, Ibope e tantos outros institutos de pesquisa.

O risco que a direita tucano-midiática corre é de haver uma comoção nacional ante uma condenação de Lula sob provas fracas, como ocorreu no julgamento do mensalão. E muito mais porque o tempo se encarregará de acelerar um processo que está surgindo e que foi recentemente noticiado pelo jornal Valor Econômico.

Confira trecho da reportagem.

folha lula 4

Esse processo deve se acelerar muito, até o ano que vem. Primeiro porque a crise econômica ainda está longe de terminar devido à crise política; segundo, porque mesmo que a economia melhorasse o golpe vai fazer as pessoas perderem direitos trabalhistas, programas sociais etc; terceiro, porque muitos apoiaram a derrubada ilegal de Dilma caindo no conto do vigário da mídia e dos golpistas de que, ela saindo, o bem-bom da era Lula voltaria. Ou seja, as pessoas apoiaram Dilma esperando que os benefícios dos OITO ANOS de Lula retornassem.

A memória afetiva dos áureos tempos do governo Lula vai se tornar extraordinariamente forte até o ano que vem. A vida dos brasileiros vai piorar muito e mesmo que a economia reaja, ano que vem, todos estarão furiosos com as medidas golpistas de supressão de direitos.

Tornar Lula inelegível ou até prendê-lo na véspera de uma eleição presidencial plebiscitária como a que haverá em 2018 não só poderia desencadear uma guerra civil como desmoralizar de uma forma trágica o Brasil diante do mundo.

Pra mim, amado leitor, não vão ter peito de fazer isso. Correm o risco de provocar comoção social, com multidões na rua exigindo que permitam que Lula se candidate.  E protestando furiosamente contra uma sua impensável prisão arbitrária.

Baixem a bola, golpistas. Não é assim que a banda vai tocar. Escrevam o que estou dizendo – lembrando que desde 2015 eu vinha dizendo que Lula iria se fortalecer eleitoralmente, como todos estão vendo, ouvindo e sentindo acontecer.

Tags: , , , , , , ,

73 Comentário

  1. É preciso tomar cuidado a manifestação que está sendo convocada para o dia 26.03 é a dica para que o Moro condene o Lula sem provas e pelo domínio do fato. Com certeza a globo estará presente nessa manifestação é usarão a velha tática que a condenação do Lula é pedida pela voz das ruas.

  2. Para mim, a estratégia é muito clara: a imprensa está trabalhando o aspecto psicológico da condenação – não tanto da prisão – de Lula. O trabalho tem sido incansável no de transformar uma condenação de Lula em algo normal, natural, coisa da vida.
    Caro Edu, moro na Zona Leste de São Paulo, conheço inúmeras pessoas que admiram Lula, reconhecem que seu governo foi o melhor que já viram, que têm sincero carinho por ele. Mas a maioria delas, por outro lado, não tem dúvidas de que Lula é desonesto.
    Aí eu e minha mulher expomos o ridículo das acusações, explicamos didaticamente o lawfare contra Lula, mostramos o que realmente está em jogo com essa perseguição e as pessoas aceitam, dizem que temos razão, até arriscam um impropério contra a Globo e uma crítica respeitosa ao juiz Moro.
    Mas não adianta, meu caro. Passados alguns dias, o assunto volta do mesmo jeito e com as mesmas pessoas: “o Lula é maravilhoso, mas todo mundo sabe que ele aprontou bastante” etc. etc. etc.
    Minha mulher já perdeu todas as esperanças.

    • Sidinei:
      Vc tá sertlo;
      Aqui em Guarulhos é igualzinho!

      • Grande Naylson!
        Sempre te leio aqui.
        Acho que te conheço.
        Vc já foi (ou é) sonoplasta, não? Trabalhou (ou trabalha) em rádio, não é?
        Desculpe se eu estiver confundindo.
        Grande abraço.

    • É por aí… Acho que estamos sob a “Ditadura da Mídia”. Como ela participou do golpe, ela apoia incondicionalmente,
      Ocultando informações básicas, e inundando o noticiário de futilidades.
      A internet pode ser a salvação contra mais um golpe, mas os interesses dos golpistas são muito bem defendidos também nas redes sociais, pois contam com muitos recursos para financiamento de indivíduos especialistas na área.
      Não podemos ficar parados, esperando chegar ao ponto de uma condenação sem provas, para tentar acordar o povo.

      • Não é bem assim, Alirio. É o seguinte: com todo esse poder, a direita perdeu 4 eleições presidenciais seguidas, mesmo com a mídia apoiando o PSDB descaradamente e fazendo oposição a Lula. Acontece que faltou pão e aí todo mundo gritou com e sem razão. Agora é diferente. Basta ler com calma e atenção o texto acima pra notar que há um processo em curso no Brasil. As pessoas estão acordando. Todo dia vem alguém que torceu pelo golpe dizer que era melhor com a Dilma lá. E vai piorar. As políticas públicas que Temer e PSDB vão adotar vão fazer explodir a saudade de Lula que o jornal Valor comenta

        • Oxalá, sejam melhores suas perspectivas!
          De todo modo, como também nunca entrego os pontos, vou continuar o trabalho de denunciar o golpe e todas suas consequências nefastas.
          Já gritei muito “Abaixo a Ditadura” e não será agora que irei ficar calado!

        • O quadro está difícil de avaliar, mas dá para afirmar que, dentro da pouca normalidade que nos resta, Lula seria eleito mais uma vez com um pé nas costas em 2018. Alguém consegue imaginar qualquer político brasileiro debatendo com Lula, hoje? Pois é… No mano a mano, Lula levaria tranquilo.
          A questão é saber se dá, em primeiro lugar, para acreditar nas instituições, ao menos minimamente. Acredito que a resposta, hoje, seria não.
          Em segundo lugar, será que dariam um golpe vagabundo desses (para usar a expressão do golpista Carlos Lacerda) para deixar Lula e o PT voltarem nos braços do povo dois anos depois?
          Acho que Norberto Bobbio (que me perdoem os eruditos se eu estiver enganado) dizia que a democracia é um sistema que o resultado deve ser incerto, mas as regras devem ser certas, claras, definidas. Temos esta última parte hoje no Brasil?

        • Vai ser engraçado quando os procuradores e a polícia federal chegarem à conclusão de que era melhor com a Dilma e o Lula…

    • Um outro problema é como ele governaria, porque além da campanha contra o Lula, tem a campanha contra o PT e a esquerda de um modo geral.Teria um congresso contra e teria que fazer concessões.

    • Sidney, não percam as esperanças. A mídia faz uma lavagem cerebral na cabeça das pessoas. Vc sabe pq as propagandas são pequenas , repetitivas e rapidas? pq assim o cerebro assimila melhor. é assim q a midia age, todo dia divulgam a mesma coisa: Lula é ladrão, Lula é Ladrão. o povo acaba assimilando aquilo, não raciocina que estão julgando sem provas, por indicio. esquecem até da roubalheira de outros do governo! Temos q ter paciencia. O primeiro passo é mostrar que a mídia é culpada. Eu não assisto mas tv aberta, jornal, tv , nada. é tudo manipulado. Me informo pela internet que é bem melhor. É um trabalho de formiguinha que temos q fazer.

  3. A ONU? Que piada. Ela pode fazer onque quiser, mas nem isso vai rolar. A ONU é exatamente o que disse o Donald Trump. Não serve para muita coisa.

    Mas falando do que importa, acho mesmo difícil derrubar o Lulla assim tão rápido. E com o Lulla de sempre contra os adversários de sempre, continuaremos onde sempre estivemos. Bêbados, fingindo que tá tudo bem. A nossa cachaça é a dívida pública, a previdência impagável, o crédito fácil sem melhora na produtividade.

    Numa terra de imbecis, não há presidente melhor…. ou acham que apenas o congresso corrupto é que espelha a “sociedade” brasileira? O presidente relapso, preguiçoso, cachaceiro, e que se dá bem na malandragem também o faz com maestria.

    • Nigro Onofre : Com o Lula de sempre, graças a Deus, com os adversários de sempre Graças a Deus, mas com o povo que acordou Graças a Deus. Estava num táxi quando em uma estação de rádio começarão a falar da Lava Jato, o motorista de táxi ( motorista de táxi paulistano a classe mais reacionária do Brasil, mas as corridas estão minguando o que obriga a raciocinar…) me perguntou de chofre: E se o Moro for corrupto? eu respondi de chofre: Ele não condena tucano, e disse já ouvi alguém dizer: James Bond: Licença para matar Tucanos licença para roubar, no que ele respondeu é bem por aí…

    • Que desprazer ler palavras tão sem propósito logo cedo

      Pô Nigro, pelomordedeus, pense com o cérebro, não com o figado, ou com o INTESTINO

      Divida Pública (sem analisar nada mais a fundo) ..previdência (não dizendo o pq,, nem aonde o rombo se dá ?) ..crédito sem “aumento de produtividade” (o que vc entende disso cumpadi ?

      • Voce sabe muito bem. O trabalhador “brasilêro” é pouco produtivo. A produçao de um americano por hora equivale a de 5 brasileiros.

        Com a economia protegida, mercado fechado e com estímulos artificiais ao consumo via crédito, temos um resultado artificial de baixo desemprego (claro) alto consumo (claro) com economia sem produtividade e qlcom produtos de baixíssima qualidade.

        É só isso que o lula tem pra entregar- intervencionismo com resultados artificiais. A ruína ulterior é inevitável, pois é um sistema de base fraca.

        Aguardemos, vamos ver se ele é tudo isso que o Ed tenta vender. Teremos logo mais a enxurrada da Odebrecht.

        • BOBAGEM ..falou um monte delas ..experimente calcular o CUSTO (já que os preços estão internacionalizados) em dólar do trabalhador brasileiro e depois voltamos a falar a respeito

          ..em tempo ..o que NÃO tem escala – produtividade- não é a hora homem ..mas sim o “consumo homem” ..qual seja ..a imensa maioria dos brasileiros não pode comprar o que produz ..não dando margem a muitos negócios

          energia, telecomunicações, big mac, veículos etc etc ..todos dentre os MAIS CARO do mundo ..muitos mercados NÃO concorrenciais entregues a monopólios e carteis pelos TUCANOS (que depois reclamam do custo brasil)

          Produtividade (física) do nosso trabalhador é baixa, diz vc ..só faltava essa agora ! ?..colega somos elogiados por nossa FLEXIBILIDADE, inventividade ..e isso conta tb ..lá fora, colocador de tomada de um pino só faz isso (e em EURO)

          Sobre lula, protecionismo, intervencionismo, ruína dele de que falou ..desculpe, este foi o seu RETO divagando ..é muita besteira junto

        • Eu quero economia protegida, mercado fechado (aberto só se for para gerar emprego e renda ao brasileiro).
          Estímulo ao consumo quero com certeza (aumento real de salário). Oportunidades de emprego então nem se fala, quero muito, preciso dele. Quero ter acesso a bens de consumo, lazer e emprego. Não é isso que preconiza a constituição de 88?

          Não se melhora qualidade de produto doando a tecnologia nacional não é mesmo? Produtos melhoram de qualidade com mais investimento em universidades, ou acha que é o empresário que inventa coisas?

          Desde quando consumo é economia sem produtividade? O mercado consumidor brasileiro é de base tão “fraca” que tem condição de sustentar sozinho todo um continente. Desculpe mais o fraco aqui foi sua argumentação. O forte pra vc deve ser a precarização do trabalho e multiplicação de lucro dos conglomerados empresariais, gerando fome, desemprego e morte para o pobres. O Brasil é para todos e não para os 1% rico. Por isso enquanto houver democracia por aqui vcs vão perder. Sua luta (ou soldo) não é contra o PT é contra a democracia. Só vc não percebeu (ou percebeu e não assume). Vamos um fardo de Guaraná Antártica de que vc perde nas urnas de novo? Te dou 10% de frente no primeiro e segundo turno (se tiver segundo turno). Estamos de lados opostos e eu luto sem ser pago p isso. Igualdade social já, democracia já. DIRETAS JÁ.

    • Nigro, há uma regra que até o momento não apresenta excecão, mas gostaria que você a confirmasse. É a seguinte: Todos os que escrevem Lula com 2 eles entre o “u” e o “a” votaram em Collor naquela fatídica eleicão. Aqueles que não votaram por não terem idade ou que se abstiveram por um motivo qualquer teriam votado em Collor se tivessem comparecido às urnas. To certo ou to certo ?

  4. Considero que mesmo que não haja a comoção nacional suficiente a respeito, haverá por certo uma resposta eleitoral.
    O que eu não acho é que os orgaos relevantes, como o TSE, sejam o mesmo que no passado!
    Srs. do PT e PCdoB: não corram riscos estúpidos.

  5. Esquece esse negócio de guerra civil e comoção popular, Edu. Falávamos isso antes do impeachment e veja no que deu :a letargia tomou conta da esquerda e do povo, que perde um direito por dia e não vai às ruas.Ademais , penso que a eleição de Lula pode ser exatamente a armadilha que estão armando pra ele (um canto de sereia), com o empresariado golpista e o mercado “tacando o terror” na economia já em 2019 e queimando toda a historia e o legado do Lula. Chamo isso de “Efeito Felipão” (veja a popularidade do Felipão antes de 2014 e depois do 7 a 1).

    Acho também que o Lula tá atuando como “boi de piranha” e já tem um nome que ele vai apoiar para a sucessão de 2018 mas não revela ou ainda não decidiu (Haddad, Ciro, Flavio Dino ou Jaques Wagner).

    • Agora a situação é outra. Até o ano passado, Lula ainda não tinha ganhado a força que está ganhando agora e que vai ganhar ainda mais. Como eu vinha dizendo, ele se fortalece rapidamente porque as pessoas querem acreditar em soluções, e porque as pessoas também estão com medo do que os golpistas estão fazendo.

      • Só estou tentando ser realista, Edu.A Lei que impediu Lula de ser Ministro foi usada uma vez só.Só pra ele.Não vale pra mais ninguém.A Lei da Pedalada Fiscal foi usada uma vez só.Só pra Dilma.Nunca valeu pra mais ninguém.A lei que considera ilegal gravar audios de Presidentes vale pra todos os presidentes.Nada impede de juizes “Cata Preta ” e desembargadores país afora condenem Lula em 1a e 2a. instancia em tempo recorde, tornando-o inelegível.A lógica e a coerência já foram abandonados faz tempo, infelizmente.As ações daqui pra frente não serão pra fazer nenhum sentido mesmo.

        • sim, isso é verdade

        • Perfeita sua análise, meu caro.

          Mas ainda tem mais. Mesmo que ele seja o candidato, qual a garantia da vitória?

          Quem vai financiar a campanha ?

          E a mídia, cre mesmo que não vai jogar toda a culpa do desastre economico no País em Lula.

          Claro que vai. Já estão com este discurso pronto. A culpa da situação atual é da Dilma e quem a indicou ?

          Ademais, nas outras eleições em que o PT venceu a mídia, é verdade, entendam, a Globo, sempre teve lado, mas na práticou atuou com cautela e não fez campanha aberta contra o PT em nenhuma ocasião.

          A Globo só virou o fio pouco antes do impedimento.

          Agora eles estão pegando pesado. Isso em uma campanha, fará muita diferença.

          • O problema não é que a Globo virou o pavio.

            O problema é que Lula, e principalmente Dilma, permitiram uma campanha de 13 anos de culpabilização do PT.

            13 anos!

            Pessoas com menos de 30 anos de idade passaram a maior parte de sua vida adulta sob esse bombardeio midiático.

            O ódio foi crescendo aos poucos até se tornar icontido.

            Por isso foram as ruas contra a Dilma, e não vão contra o Temer.

          • Sem falar no tempo de TV. A chapa da Dilma teve um baita tempo de TV no horario gratuito e inserções de TV por causa do PMDB, o que ajudou MUITO na eleição dela.. Agora isso acabou!

    • Sim, agora a realidade é outra. Depois do carnaval a ficha cairá por osmose na consciência da população através do bolso. Empregos não repostos ou repostos pela metade do salário anterior, isso quando. As dívidas predominantes, o engodo do dinheiro do Fgts, que foi forte antes dos natal e antes do carnaval na tentativa de estimular o consumo e recuperar a economia, pois assim como o trabalhador os empresários também estão agonizando. Tem um viés nesse conto do Fgts que muita gente não está percebendo. Para grande maioria é uma mixaria pela média dos valores dos saques, mas serão bilhões para pagar dívidas e voltar para as mãos dos banqueiros e financeiras.

  6. Com o que eles tem até agora, ou seja, nada, condenar o Lula é aumentar a fervura e radicalizar o que já está radical.
    É um jogo perigoso, pois apesar do povo estar desmobilizado, o lado deles não conta com a adesão incondicional das Forças Armadas. Sem contar que uma parte da sociedade que foi as ruas contra a Dilma, já está desiludida.
    Será preciso criar um factóide muito forte. Tipo aquela entrevista do Delcídio que disse que Lula sabia do “petrolão”. Foi no dia seguinte que fizeram a coercitiva. A IstoÉ que deu a matéria do Delcídio, tentou de novo com o tal perturbado da tal mala. Mas agora não é qualquer cois que cola.
    Quando prenderam o Cunha, pensou-se que era a deixa para prender Lula. Não deu. Vão prender o Aécio? O Serra?
    Talvez estejam preparando uma delação superpremium, tipo do próprio Marcel Odebretch. Tipo “Eu pessoalmente acertei X Reais para o PT com o próprio Lula”.
    A chance deles é por aí. Com “provas” débeis, a deteriorização do governo inversamente proporcional à saudade do Lula, é botar gasolina no fogo,

  7. O blogueiro esquece algumas variáveis as quais são definitivas em todo esse contexto.

    1. Milhões foram para as ruas pedindo as cabeças de Lula e Dilma. O mesmo não aconteceu com a defesa dos que defendiam o PT.

    2. Sergio Moro é detentor do título de herói nacional por parte de milhões de brasileiros. A defesa de Lula tem, reiteradamente, provocado o juiz para vê-lo perder a razão e tomar medidas intempestivas as quais seriam exploradas usando-se do vitimismo. Até agora essa tática revelou-se tiro no pé.

    3. O blogueiro diz que Lula é o presidente mais amado da história mas os altos índices de rejeição na última pesquisa desmentem isso. Caso decrete-se a prisão de Lula a tal comoção social vai se restringir â militância lulopetista a qual anda trôpega (a entrevista de Humberto Costa à Veja é bem reveladora).

    4. Por mais que o blogueiro torça contra, o fato é que a economia está paulatinamente reagindo, a indústria está saindo da letargia e a inflação está contida. A continuar assim, no segundo semestre a rejeição ao governo taxado de golpista diminuirá gradativamente, colocando Temer no páreo para as eleições. Claro que examino aqui a possibilidade de o TSE cassar o mandato presidencial, mas é possível pensar que tem reais possibilidades de terminar o mandato;

    • Respondendo uma a uma:

      Luiz Zenaido
      0 aprovado
      zena@hotmail.com
      Enviado em 28/02/2017 as 18:12

      O blogueiro esquece algumas variáveis as quais são definitivas em todo esse contexto.

      1. Milhões foram para as ruas pedindo as cabeças de Lula e Dilma. O mesmo não aconteceu com a defesa dos que defendiam o PT.

      RESPOSTA DO BLOG: Uma quantidade menor de pessoas foi às ruas contra o impeachment porque a direita enganou o povo dizendo que bastaria tirar Dilma do poder pra economia melhorar e a bonança da era Lula voltar. Com Lula, no começo realmente o apoio a ele caiu bastante, mas o ano passado inteiro ele foi se recuperando.

      2. Sergio Moro é detentor do título de herói nacional por parte de milhões de brasileiros. A defesa de Lula tem, reiteradamente, provocado o juiz para vê-lo perder a razão e tomar medidas intempestivas as quais seriam exploradas usando-se do vitimismo. Até agora essa tática revelou-se tiro no pé.

      RESPOSTA DO BLOG: Pesquisa Datafolha mostra que se Lula disputasse eleição com Lula perderia de lavada. No link da matéria de hoje da Folha é possível acessar a pesquisa feita recentemente
      http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/02/1862399-pelo-prazo-medio-da-lava-jato-lula-pode-ficar-inelegivel-durante-eleicao.shtml

      3. O blogueiro diz que Lula é o presidente mais amado da história mas os altos índices de rejeição na última pesquisa desmentem isso. Caso decrete-se a prisão de Lula a tal comoção social vai se restringir â militância lulopetista a qual anda trôpega (a entrevista de Humberto Costa à Veja é bem reveladora).

      RESPOSTA DO BLOG: Lula vem caindo nas pesquisas mês a mês desde o ano passado. Em fevereiro do ano passado, tinha 57% de rejeição, que caiu para 44%. E continua caindo. Aliás, isso é surpreendente, porque quanto mais batem em Lula mais ele cresce em intenções de voto e perde rejeição. É só procurar as pesquisas. Use o Google.

      4. Por mais que o blogueiro torça contra, o fato é que a economia está paulatinamente reagindo, a indústria está saindo da letargia e a inflação está contida. A continuar assim, no segundo semestre a rejeição ao governo taxado de golpista diminuirá gradativamente, colocando Temer no páreo para as eleições. Claro que examino aqui a possibilidade de o TSE cassar o mandato presidencial, mas é possível pensar que tem reais possibilidades de terminar o mandato;

      RESPOSTA DO BLOG: Não existe nenhum dado forte que mostre reação da economia e a inflação está caindo devido à depressão. Com todo mundo sem dinheiro, não há espaço para aumento de preços. Nem os analistas da mídia corporativa ousam dizer que a economia vai reagir forte. E mesmo se reagisse, vêm aí retirada de direitos trabalhistas, um golpe mortal na previdência, terceirização indiscriminada, redução de gastos em saúde, educação, transporte, habitação etc, etc, etc.

      O povo está querendo de volta a era Lula. Tem até pesquisa do insuspeito Valor Econômico mostrando isso, mas pra ver esse fato você teria que ter lido o post. E, pelo jeito, só passou os olhos.

      • Até o Carnaval está mostrando como a situação econômica é séria.
        Aqui em BH o Carnaval é o maior sucesso. Milhares de pessoas que não podem gastar com viagens, preferem
        ficar aqui mesmo. Inclusive quem mora em cidades vizinhas vieram para cá. Creio que por medida de economia.

      • O leitor Zenido esquece, ainda, de levar em conta que a classe media, a mais enganada pelos golpistas, esta percebendo que o governo ilegítimo de Michel Temer tem a maior concentração de delatados em atos de corrupção, mas, o que pega mesmo entre essa classe, é a malfadada reforma da previdência que vai a atingir em cheio e para a qual, cada dia mais, fica nítido o interesse de favorecer grupos privados de previdência. Isso não esta sendo digerido pelos patos e agora que Michel prometeu a encomenda aos patrocinadores do golpe, vai ter que entregar. Vai ter muita gente cuspindo marimbondo..

  8. Acho que tudo depende da manipulação e condução que darão às delações da Odebrecht e demais.

    As forças ( $$$$ ) que conseguiram derrubar uma presidenta que não cometeu nenhum crime de responsabilidade são capazes de tudo.

  9. ‘A matéria, portanto, é cheia de furos e de ilações. Pouco jornalismo e muita opinião. E opinião é cabível num blog autoral como este, mas nunca em reportagens de grandes jornais… Certo?’

    Não existe mais grande jornais, existe sim panfletos atras de verbas desse governo ilegítimo, isso sim!

    Abracetas e parabéns pela matéria!

  10. A Folha contrata e publica qualquer reporterzinho e matéria, desde que seja contra o Lula.
    A veracidade eles chutam pra cima, já que o jornaleco não possui nenhuma credibilidade.
    Vale tudo, até o leitor passar na frente da banca com os jornais encalhados, olhar a manchete,dar um sorriso maroto e seguir em frente, deixando a Folha lá atrás, falando para as moscas.

  11. O blogueiro podia indicar pra gente o chá de cogumelo que está tomando. Ninguém vai sair às ruas se o lula for condenado, assim como ninguém efetivamente deu bola para a queda da Dilma (fora uma militância mais engajada, que hoje é a minoria absoluta). O próprio PT busca saídas pra se manter no horizonte de eventos, até chegou a cogitar apoiar candidatura governista na câmara…. Se o pessoal ainda quer acreditar que tudo isso foi feito pra, no final, lula se candidatar, pode esquecer. Sua condenação em todas as instâncias é pule de dez. A própria Dilma perderá os direitos políticos se teimar em se candidatar…. Um grupo majoritário de ministros do STF já deu pistas que o fatiamento do Lewandowski não se sustenta ao menor mandado de segurança de duas laudas que apareça…It’s game over

    • Falou o cara que apóia partidos políticos fascistas derrotados QUATRO VEZES pelo PT. Está bem desinformado. Lula está ganhando cada vez mais intenções de voto e perdendo cada vez mais rejeição. Não quer aceitar? Paciência. Isso não muda as estatisticas

  12. Sabe de nada inocente!
    Marcelo e seu pai vão entregaram seu chefe.
    Não que careça disso, mas a população então vai é exigir a prisão de Lula.

    Ps sei que você sabe, mas omitiu de propósito: a Onu não atua contra decisão de primeira instância. Só na sua cabeça a corte internacional vai afastar um julgamento antes de ser apreciado pelo STF.

    Pa2 e mesmo se repudiar a decisão, isso não significa reforma. Vai para o xadrez do mesmo modo.

    Ps3 Curitiba não é o nordeste. Ninguém vota no cabreto aqui.

    • Seu texto mostra confusão mental, preconceito, ignorância. Não sabe interpretar texto. A ONU vai abrir processo contra o Brasil, que assinou tratado internacional submetendo-se ama Cortes internacionais como essa. Se quebrar o tratado, será ainda pior. Só que o Brasil ser condenado por perseguição a um ex-presidente vai delatar o golpe e a ditadura que estão instalando aqui dentro. Além disso, investimentos serão gravemente afetados. Ah, antes que me esqueça. Você também tá no pacote que fechei com o advogado. Tenho todas as suas calúnias guardadas.

      • Vai ser uma delícia derrotar você no tribunal.
        Prepara o dinheiro da sucumbência, bem como espaço no seu blog. Não ser comunista não é crime.

        Ps não haverá nenhuma apreciação da Onu antes do STF dar a última palavra. Ponto!
        Ps2 e nào há revisão da decisão, mas condenação à indenização.
        Ps3 de todo modo, tem que ser muito sonhador para imaginar que um processo penal que vai tramitar em 4 cortes, com muitos membros indicados pelo pt, vai ser preterido.
        Ps4 por fim, ninguém anda mais orgulhoso que o curitibano. Você, como petista, pode dizer o mesmo? Até onde sei, ninguém emprestou nada para o moro que foi reformado por empreiteira. Não sei quanto à CIA..kkkkk

        • Você deve ter esquecido os ataques que me fez. Acusações caluniosas. Isso fora as coisas que escreveu com outro nome. Mas vou refrescar sua memória. Será processado por me fazer acusações e insultos. Dane-se que você esqueceu. E você continua não entendendo nada. A ONU não precisa do STF para abrir processo contra o Brasil. Você está desinformado. Mas aí é problema seu. Espaço aqui acabou. Aguarde.

          • Vc dá espaço dmais para alguns. Isso só aumenta a intolerância crescente no Brasil. Estou deixando de ler o 247 por esse motivo. Sem argumento ou respeito às opiniões contrárias, sem espaço. Minha opinião. Mas como um todo, os comentários aqui ainda mantem um padrão de decência, não sei se por moderação. Abraços e obrigado por abrir este espaço de jornalismo honesto e respeitoso EDU. Admiro seu blog.

          • Cara, veto cada coisa que vc nem imagina. 247 quer audiência. Dane-se o nível.

  13. No meio em que vivo (classe média), 40% dos “Fora PT” já se convenceram que tinham melhores perspectivas com o governo do PT. Diariamente alguém do lado de lá, diz que
    se continuar a corrupção e a falta de punição dos mais implicados , muda de opinião.
    Num bloco de carnaval, aqui na minha cidade, vi gente que era anti Lula/Dilma com bandeirola de ”fora Temer”. Muitas com dizeres ”volta Lula”. Muitos ‘paneleiros’ e ‘patos amarelos’ estão curtindo o maior silêncio. Meu WhastApp recebia por dia, mais de 60 mensagens de apoio aos golpista, postagens malcriadas, pornográficas. Hoje, duas ou três, bem ”mansinhas” por falta de argumentos.
    Durante o dia, leio os dez principais blogs e retransmito no ‘facebook’ com comentários no meu modo de ver as coisas. Na maioria das postagens, encabeço-as com ”tabefes” nos apátridas, coxinhas , fascistas etc. As respostas, muitas malcriadas, estão reduzidas á 5% do que eram, depois do golpe.
    Lula só não disputará a eleição de 2018, por motivo de doença, canalhice judiciária, ou morte. Doença ou canalhice não o impedirá de indicar alguém e esse alguém, por certo ganhará.

  14. Edu,

    Já que a “Justiça” não consegue nada contra Lula, a Falha, que gosta da dita dura tenta fazer seu papel. Afinal, aqui em Sampa, a direita sempre foi torta é contra o povo.

  15. A elite brasileira não se incomoda em parecer o que é, extremamente reacionária, atrasada e violenta na defesa de seus interesses. Vale lembrar que o Brasil foi o último país ocidental a abolir a escravidão, e que os fazendeiros foram indenizados ao invés dos negros. No processo de “maturação” da aceitação do fim da escravidão no Brasil muitos debates interessantes no parlamento brasileiros deram o grau de cinismo, reacionarismo e despudor da elite brasileira. Os fazendeiros, grande maioria dos parlamentares, discutiam minúcias de valores sobre o prejuízo que teriam com cada negro liberto e sua respectiva substituição por mão-de-obra livre estrangeira pois não cogitavam empregar os negros como assalariados. Reclamavam de notícias da imprensa estrangeira sobre maus tratos a imigrantes italianos em fazendas brasileiras. Alguma diferença entre o século XIX e hoje? Nenhuma. É a mesma elite reacionária, que quer fazer do Brasil uma mera colônia agrícola estadunidense e ser apenas intermediária, com muitos ganhos financeiros, entre a riqueza natural do Brasil e as potências estrangeiras que dela fariam usufruto. O mesmo projeto derrotado pelo “tenentismo” em 1930, e que volta agora com força total. Portanto, não esperemos pudores da elite suja do Brasil em relação ao uma provável condenação espúria de Lula. Apenas a revolução popular pode parar a corja. Além dos clássicos de política devemos ler também sobre estratégia militar e nos preparar para a luta.

  16. folha do pig ligou em casa oferecendo me assinatura:respondi,nao quero nem de graça! o pig quer cassar o Lula: E o poste que ele apoiar???se nao puder ser candidato,isto o pig nao conta?como em 1950:Bota o retrato do velho no mesmo lugar……numa alusao a Getulio.fiquemos em sentinela!

  17. É compreensível o dizer de um dos advogados, defensor do Presidente LULA,
    “só uma arbitrariedade imensa poderia condená-lo”. É coerente com a sensatez,
    pundonor e exercício condigno do autentico exercício da autentica Advocacia.
    No entanto, os pelotões contrários, ao que signiica amar e defender o Brasil,
    demostram estarem hipnotizados em tudo o que se refere a lidar, seja como
    investigador, advogado e juiz, e como verdade apoditica, mas que seja contra
    LULA. E assim eles sempre e abusivamente manobram para incriminá-lo, a ponto
    de fecharem os olhos até para ação contra eles. E que está sob as vistas
    do competente órgão internacional da ONU. Quanto a um ponderável e forte
    grito coletivo de reação dos brasileiros ante condenação de LULA, para
    mim, os lugubremente crônicos janízaros da prepotência “conservadora”,
    cujo sentir, pensar e reagir tem o crivo de identificação no habitual
    “você sabe com quem está falando”, subestimam, desprezam e irão exacerbar
    ataques repressivos, como o fizeram contra o bloco carnavalesco do Recife.
    Toda justa e oportuna Revolta civil, proveniente das “camadas inferiores”, sejam
    ou não petistas, afim de recolocarmos no mapa geográfico e físico no período de
    administração renascentista plena da Vida do Povo no Brasil. Urge, importa,pois,
    num pacto real e factual que o congraçamento de todos os batalhadores, como
    o Blog da Cidadania, por palavras, atos e manifestações de rua,
    ergamos nosso “Grito de Brasilidade”, refrão que encabeça a mensagem de
    Roberto Requião, em defesa da soberania do Brasil em si e encarnado
    no Bem Comum de todos os naturalizados ou nascidos que vivem, nas
    pujantes – e tão cobiçadas extensões do território nacional brasileiro. Todavia,
    vale concluir relembrando: – a arbitrariedade, vírus letal dos entreguistas ou
    compradores da soberania, mais que imensa, é imensurável, pantagruélica,
    insuperável até pelos mais inimagináveis ataques e contra ataques
    do próprio Mefistófeles.

  18. Acho que devemos começar uma petição urgente EXIGINDO a publicação imediata das provas que eles falam ter contra LULA. A população tem o direito de saber. Quais são as provas? 1.000.000 de assinaturas se começarmos já.

  19. Boa noite Eduardo.

    Parabens pelo artigo, muito bom.

    Realmente me parece que a coisa ja esteve melhor para a turma do Moro e demais da car wash. Mesmo assim creio que a Moro, não reste outra alternativa a não ser condenar Lula. Ele não tem opção. Se não condenar, pode até apanhar na rua, evidentemente dos fascistas que ele mesmo cevou.

    Moro está condenado a condenar e provavelmente vai passar a batata para o tribunal de Porto Alegre. Ou o tribunal ou o STF, apenas os dois podem salvar Lula.

    E digamos que Lula consiga se candidatar em 2018 e que o País esteja, até lá, com a economia ainda mais destruída, o que é algo factível. Ainda assim, quem financiaria a campanha de Lula ? Quem se arriscaria a isso ?
    Lembrando que o pacto implícito, tanto na direita, quanto na esquerda, sempre foi, “eu te financio, seja por dentro ou por fora e voce me ajuda depois, além de garantir que não serei amolado”. Isso, até onde eu sei, funciona em todo o mundo, até hoje.

    Mas no Brasil, a coisa vem mudando, depois que Lula começou com suas indicações republicanas ao STF, a PGR, a PF, ao TCU, a PF, etc…

    Dilma foi republicana 2.0, por isso caiu.

    Esse é o problema que Lula terá que solucionar, quem o financiará em 2018 ? O PT sozinho dará conta ? Qual empresário, mesmo descontente com o atual governo se arriscará a tal ?

    Lembremos, Eduardo, que o Dória ganhou no 1 turno aqui em Sampa, muito pelo financiamento altíssimo, – obviamente por dentro e por fora – que teve. Pouca gente comentou isso, mas é claro que fez diferença.

    E o João Santana, quem será o Santana do Lula em 2018 ? Lembremos que ele está preso até hoje.

    Eduardo, o cara prestou um serviço, bem ou mal não sei. Mas será que ele cometeu crime para ficar tanto tempo na cadeia ? Vimos algum aceno de Dilma, ou do então ministro da justiça para com ele ? Nenhum.

    É certo que um Governante tem que saber agir, porém, não se pode deixar todos os companheiros feridos desta forma que fizeram.

    Uma hora a conta chega. Para a Dilma chegou.

    E pode chegar para o Lula também em 2018.

    Portanto, há todas estas variáveis para 2018 e não apenas a questão econômica.

    Eu particularmente torço muito pelo Lula ou por outro que seja patriota e consiga trazer nosso País novamente para o rumo certo. Mas não podemos nos enganar.

    E se Lula não entender o jogo com a justiça e o MP, que é preciso ter interlocução lá dentro e saber indicar corretamente, me desculpe, mas ele não tem condições de voltar a Presidência.

    Ele pode até, aliás nem deve, dizer isso publicamente, mas se não agir nos bastidores, será novamente sufocado, caso, mesmo sem financiamento, vença as eleições.

    Grande Abraço.

  20. Pessoal, temos que entender, que nem só de eleições se vive, e muito menos, se Governa.

    A economia é importante sim. Mas também é importante a maioria no Congresso e a o controle da máquina pública. Além da mídia.

    Dilma caiu por que não foi bem em nenhuma dessas quatro variáveis. Temer está indo mal apenas na primeira.

    O que tem o Poder de devastar o País ? Tem, mas com as 3 outras, ele se mantem até 2018.

    Ademais, quem disse que toda a mídia não jogará a culpa em Lula pelos problemas na economia ? E se ele estiver condenado, isso será ainda muito mais fácil.

    “Foram problemas tão grandes que mesmo Temer, Meirelles, Parente, etc, mesmo com toda suas sapiencias não puderam contornar a tempo. Mas estamos no caminho certo, não podemos retroceder. ”

    Ora, não se enganem, o discurso da oposição, da mídia e da máquina pública está pronto, só falta o candidato. Marina ? Aécio ? Dória ? Alckmim ? Justus ? Não faz muita diferença.

    Pessoal, temos que entender que a “justiça” apenas segue o PODER. Dilma caiu por que não tinha mais Poder, nem de indicar um ministro ela tinha.

    O PT não vai reconquistar este PODER apenas nas urnas. Não se enganem.

    Hoje quem decide se Temer continua e até quando é GM. Ele vai manejar no TSE para indicar dois advogados, um em abril e outro em maio. Ele irá blefando com Temer até aonde conseguir para ir adquirindo poder e influencia. Aonde ele quer ir ? Não sabemos ainda.

    Resumindo. Apenas o PODER das urnas não levará o PT ou Lula a lugar algum. Ou eles conseguem, outros PODERES, que podem ser o Congresso, o Judiciário, o MP ou a Mìdia ou nada feito.

    É a realidade.

  21. Excelente análise, Edu.

    Gostaria de repetir, porém, que a forma mais indolor de se impedir a candidatura de Lula seria através de uma mudança na lei eleitoral.

    A condenação de Lula é o desejo irracional de seus adversários. Seria a apoteose de tantos anos de raiva incontida. Mas seria a transformação definitiva de Lula em mártir.

    Uma mudança na lei eleitoral que impeça um terceiro mandato seria uma forma menos traumática de tirar Lula da disputa.

    Quanto a Moro – ele já investiu demais no papel de inquisidor para voltar atrás.

    A condenação em primeira instância é fato consumado.

  22. Bom dia Eduardo! com relação a tornar o Lula inelegível concordo contigo, tá ficando cada vez mais difícil. Mas daí surge uma outra preocupação, no caminho autoritário que esse (des)governo, junto c/ judiciário e mídias suspeitas tomaram será q ñ vão dar um jeito pra que nem haja eleição?
    Um abraço.

  23. Sua analise é sensata ..mas o danado é que em épocas de GOLPE isso some

    De qq forma, realmente, pra mim tb faltam provas

    . Nas denuncias falam dum período em que LULA estava fora do Poder

    . Não existem docs que habilitem as acusações

    . 65 testemunhas foram ouvidas, e do que veio a público só a do ZELADOR, que falava por ouvir dizer e fez uso político da sua função, corrobora a tese curitibana

    . NINGUÉM sabe co relacionar diretamente eventual “ação de LULA” a beneficio PESSOAL conseguido (aliás, aqui o descalabro e desespero são tantos que MORO e PIG chegam a acusar LULA de fazer LOBBY pra empresa Nacional e pro BRASIL)

    . NO tocante ao INSTITUTO faltam elementos e FALTA INEDITISMO na forma como estes entes são sustentados no BRASIL (basta lembrar dos Institutos Sarney e THC que contam com os mesmos financiadoras e mesmos métodos quando da FUNDAÇÃO e arrecadação e fundos ..enquanto _ VERDADE SEJA DITA – o de LULA, pro país e pra sua causa social, tem atuação muito mais ativa e PROFÍCUA – que não o mero culto a personalidade como os demais)

    e olha aqui ..pro “maior ladrão que este país já viu ..mesmo que EM TESE ..receber um sitio, apto, e uma cozinha parece coisa BIZARRA e sem sentido

    De concreto mesmo os procuradores e juízes que ganham acima do TETO LEGAL (portanto, não precisamos dizer mais nada sobre seus caráteres e senso de justiça e retidão MORAL) eles conseguiram localizar 2 pedalinhos e um barquinho ..comprados por Marisa

    Ainda continuo com a pergunta que ninguém sabe responder:

    CADÊ O DINHEIRO DO LULA ????????? ..o chefe da maior quadrilha que já existiu neste país (segundo o PIG e a procuradoria power point)

    https://www.youtube.com/watch?v=h6qJS88Hss0

  24. Continuo acreditando que os golpistas não vão permitir a realização de eleições diretas para Presidente em 2018. E a explicação é simples: se permitirem, eles vão perder e terão que deixar o poder. Para dar uma aparência de normalidade, os golpistas deverão permitir as eleições de Governadores, Senadores e Deputados, e só. Dessa maneira não precisaram impedir ou prender Lula e todos ficam bem na fita, ou seja, no poder.

  25. AONDE a esquerda PERDEU o apoio de boa parte da classe média brasileira ?

    TODOS sabemos que o desgaste de DILMA foi conquistado ao longo do tempo ..com muito esforço e INcompetência ..mas, qualitativamente, aonde isso se deu ? ..e será que não há o risco de se repetir estes erros ? ..será que a classe média (hoje urbanizada e escolarizada) esta afim de relevar os exageros ?

    Bem, falo pelo meu meio, pelo que vi e vejo..

    – INVASÃO de terras urbanas e NÃO solução de pendências seculares no campo

    – Apelo às tais hipocrisias das “DISCRIMINAÇÕES positivas” (como se isso não fosse uma forma de EXCLUSÃO e preconceito da maioria) implícito nas cotas RACISTAS, direitos exclusivos pras mulheres e “direitos abusivos” para os grupos de LGBTs por exemplo

    – REVISÃO fora de época e de propósito jurídico como com a LEI da ANISTIA (quando o país tem muito mais assuntos importantes a resolver)

    – REVANCHISMO tolo, PERSEGUIÇÃO dada a inimigos pretéritos em que muitos sequer estão aqui pra se defender

    – CRIMINALIZAÇÃO da classe média, culpando-a por algo que, a rigor, ela tb é vítima (como a manipulação e abuso do poder econômico, do PIG etc)

    – DESENVOLVIMENTO de uma política de “coitadismo” e de torcida ..o “nós contra eles” presente tantos nas políticas da “vagina x pênis” de DILMA, ou na de Nordestinos x paulistas de LULA

    – forçar políticas públicas que não tenham sido sedimentadas, demandadas, tratadas nem assimiladas previamente pelas massas (como com as ciclovias, bolsa pra estrangeiros/ grafiteiros e drogados em SP, ou reforma política no plano federal)

    – praticar no PODER hábitos que antes, hipocritamente, eram condenadas nos palanques (como o é dando que se recebe, coligação com adversários, financiamento de agentes poderosos etc)

    ..claro que existem mais fatores que deveriam ser debatidos ..como a influência e mal equacionamento dos efeitos dos ciclos econômicos etc ..mas, por estes fatores elencados acima, tenho comigo, que lá se foram MILHÕES de simpatias

    • QUANDO a esquerda PERDEU o apoio de boa parte da classe média brasileira ?

      Ao longo de 13 anos, e particularmente nos anos de Dilma, quando permitiu que a campanha da midia ficasse sem resposta.

      Dilma confiou na tese do controle remoto; recolheu-se enquanto era massacrada.

      O resultado disso e’ que a mentira foi repetida muitas milhares de vezes, em diversos meios: radio, tv, jornais, revistas… e de tanto repetidas, as mentiras se consolidaram como verdade.

      Agora nao adianta mostrar que 67 testemunhas inocentaram Lula. Ele e’ ladrao, ponto.

      Se o triplex nao for dele, o sitio e’. Se o sitio nao for, ele recebeu dinheiro para manter seu acervo. Se ele fez isso dentro da lei, tem milhoes escondidos no exterior. Se isso nao for provado… ora, tem tanta acusacao que ele nao pode ser inocente.

      Ai’ voce pega um cara como o Aecio, que construiu aeroporto em suas terras e colocou dinheiro publico nas radios da familia. Ele disputa com Dilma, que mesmo seus adversarios politicos, como FHC, admitem que e’ seria. Em quem eles votam? No Aecio! Em nome ao combate `a corrupcao!!!

      E’ uma loucura.

      Os fatos ja’ nao importam. Foram muitos anos de bombardeio, as “verdades” estao consolidadas.

  26. Quando eu vejo a cara do Temer Iscariotes na televisão, se eu não mudar de canal, eu tenho vontade de vomitar.

  27. Gostaria muito que você estivesse certo, mas infelizmente não acredito! A maior prova de que eles condenarão Lula sem pudor de mostrarem o quanto são canalhas é essa matéria da Folha. Afinal, você acha que se essa “matéria” dessa cretina fascista fosse prejudicar Moro e ajudar Lula de alguma forma, os patrões dessa ameba teriam permitido que ela fosse publicada!!!!!!!!!! Eles vão condenar Lula sim, sem provas e em tempo recorde, e vão cagar para o resto. TÊM A GLOBO PARA ALIENAR OS IMBECIS, PRINCIPALMENTE A CLASSE MÉRDIA, E OS MACACOS DE FARDA PARA COBRIREM A POPULAÇÃO DE PORRADA!!!!!!!!!! Sabe porque a “média” dos processo da lava(golpe)a jato é tão pequena, muito menor do que o restante da “justiça” brasileira!!!!!!!!????? PORQUE NINGUÉM FOI CONDENADO COM PROVAS NA LAVA(GOLPE)A JATO!!!!!!!!!! SE CONSIDERARMOS PROVA NA SUA VERDADEIRA ACEPÇÃO, PROVA MATERIAL(DOCUMENTOS, VÍDEOS, ÁUDIOS)QUE DE FATO COMPROVEM A PRÁTICA DE ILÍCITO POR ALGUÉM, VEREMOS QUE NINGUÉM FOI CONDENADO DESSA FORMA. OBVIAMENTE QUE NÃO VALE ESSA ASSERTIVA PARA OS RÉUS CONFESSOS, JÁ QUE NESSES A MAIOR PROVA É A PRÓPRIA AUTOINCRIMINAÇÃO. Aliás, a até o TRF-4, o amiguinho de Moro, nas três únicas condenações do agente da CIA curitibano que foram revertidas, afirmou que fazia-o por ABSOLUTA FALTA DE PROVAS QUE EMBASASSEM AS CONDENAÇÕES!!!!!!!!! E VOCÊ ACHA QUE MORO PROCURARÁ PROVAS PARA CONDENAR LULA!!!!!!!!!!!!! OU QUE O TRF-4, QUE VALIDOU OUTRAS CENTENAS DE CONDENAÇÕES SEM PROVAS DE MORO, IRÁ ASSUMIR NOVAMENTE, LOGO COM LULA, O ESPÍRITO “LEGALISTA” QUE ASSUMIU COM ESSES TRÊS QUE LIVROU(QUEM SERIAM ESSES CARAS!!!!!!!!???????)!!!!!!!!!!!!!?????????? É É EVIDENTE QUE NÃO. O PROCESSO CONTRA LULA É SÓ UMA FORMALIDADE, ELE JÁ ESTÁ CONDENADO E TODO MUNDO SABE DISSO. MORO NEM SE PREOCUPA EM DISFARÇÁ-LO, PORQUE SABE QUE TEM OS TANQUES DOS MILICOS(E DOS EUA, SE NECESSÁRIO)PARA PROTEGER SEU CAPACHO MOR. É TÃO CÍNICO QUE CITA, SEGUNDO ESSA CANALHA DA FOLHA, QUE O O DIREITO DE DEFESA NÃO DEVE SER USADO DE FORMA ABUSIVA. É MUITA PRETENSÃO!!!!!!!!!!!! E QUEM DEFINE A “ABUSIVIDADE” DO DIREITO DE DEFESA, CARA PÁLIDA!!!!!!!!!!!!!!!???????? SERÁ MORO OU SERÃO OS PATRÕES DELE!!!!!!!!!!!?????????? Só há uma forma de impedir a condenação de Lula, esquecer Direito, funcionamento de Tribunal e qualquer merda dessas e IR PARA AS RUAS DESTE PAÍS IMEDIATAMENTE, ASSIM QUE A CANDIDATURA DE LULA FOR LANÇADA!!!!!!!!!!!!!! Novamente discordo de você quando insiste em dizer que o povo queria a saída de Dilma. O POVO NÃO QUERIA ISSO!!!!!!!!!!! QUEM QUIS FOI A CLASSE MÉRDIA CANALHA, DE ONDE VEM ESSA VAGABUNDA QUE TRABALHA NA FOLHA!!!!!!!!!! O O POVO ASSISTIU A TUDO PARALISADO, SEM ÂNIMO PARA DEFENDER DILMA, MEIO HIPNOTIZADO DIANTE DE UM GOVERNO COM O QUAL ABORRECEU-SE(MAS JAMAIS ODIOU), EMBORA PERCEBENDO DE FORMA VAGA QUE “AQUELA BRIGA DE BRANCO NA RUA NÃO ERA PARA ELE”. TEMOS QUE FAZER ESSE POVO ENTENDER QUE AGORA A BRIGA É PARA ELE, QUE DEFENDER LULA DOS BRANCOS QUE QUEREM DESTRUÍ-LO É A ÚNICA ESPERANÇA QUE ELE TEM DE VOLTAR A TER DIGNIDADE. COM LULA ELES ENTENDERÃO ISSO, FÁCIL, POIS LULA É UM DELES!!!!!!!!!! É ISSO QUE TEMOS QUE FAZER O POVÃO ENTENDER, QUE AGORA É IR PARA AS RUAS ENCHER DE PORRADA OS BRANCOS QUE VIBRARÃO QUANDO O MERDA DE CURITIBA CONDENAR LULA SEM PROVAS, COMO FAZEM HABITUALMENTE COM OS POBRES NESTE PAÍS. AÍ O POVÃO, QUE TEM MILHARES DE PARENTES CONDENADOS SEM PROVAS POR OUTROS BRANCOS BOÇAIS, ENTENDERÁ PERFEITAMENTE E IRÁ PARA A BRIGA POR LULA. TEMOS QUE NOS CONCENTRAR EM DIZER ISSO PARA O POVO. NÃO EM DISCUTIR JURIDIQUÊS E ESSAS PALHAÇADAS QUE NADA SERVEM. SE O POVO SAIR AS RUAS PARA ENCHER DE PORRADA OS BRANCOS QUE QUEREM CONDENAR LULA SEM PROVAS, AÍ SIM A DIREITA E OS EUA RECUARÃO, SABERÃO QUE IRÃO TER PREJUÍZOS AINDA MAIORES, E NÃO CONDENARÃO LULA. PORTANTO, A HORA É DE FAZER POLÍTICA E NÃO PERDER TEMPO COM LEI. VAMOS À LUTA IMEDIATAMENTE E INICIEMOS A PREPARAÇÃO PARA O LANÇAMENTO DA CANDIDATURA DE LULA.

  28. Muito boa sua análise, Edu.
    Concordo inteiramente. A única dúvida que me assola é se o lula vai ter a mesma postura frente aos meios de comunicação que teve anteriormente. Se assim for, eu, petista fundador, militante persistente e socialista convicto, vou finalmente enrolar a bandeira e dizer: desisto, foi um sonho!
    Um abraço!

  29. A casa grande será que não pensa que a senzala pode surpreendê-los? Somos maioria!

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.