“Antagonista” chama nordestinos de “bois” e Nordeste de “curral”

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

antagonista capa

 

 

Antagonista é um site de política de direita que nasceu financiado pelo antigos governos tucanos de Minas Gerais. É um site que conta com as duas figuras mais ferozes da antiga revista Veja – hoje, em processo de civilização –, Diogo Mainardi e Mario Sabino.

O obscuro veículo abusa do verbo porque Mainardi está foragido no exterior para não ter que responder a uma profusão de processos. Talvez por isso tenha ousado ofender uma região inteira do Brasil e todo seu povo.

Às 6 horas e 49 minutos da manhã desta quinta-feira, os dois autoproclamados “antagonistas” – de quem? – fizeram o seguinte “comentário“:

Os bois voltaram para o curral

Brasil 16.02.17 06:49

O Nordeste ainda é o curral eleitoral de Lula.

Entre os nordestinos, ele tem 58,2% dos votos, de acordo com a pesquisa CNT/MDA.

No Sul e no Sudeste, ele já foi enterrado.

Não há muito mais o que dizer. É inaceitável. Esse comentário afronta a lei Caó, nº 771/89, que define crimes de racismo.

Essa lei foi criada Foi criada há exatos 28 anos e define os crimes resultantes de preconceito racial. A legislação determina a pena de reclusão a quem tenha cometidos atos de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência.

O abuso foi tanto que, às 14:27 horas desta mesma quinta-feira, cerca de sete horas depois da ofensa a dezenas de milhões de brasileiros, Mainardi e Sabino trataram de se justificar. http://www.oantagonista.com/posts/curral-eleitoral-existe-o-curral-politicamente-correto-tambem

Como se verá a seguir, o insulto foi curto, mas explicação mal-ajambrada, teve que ser comprida, como toda tentativa de explicar o inexplicável.

antagonista 1

Os dois tentam se explicar. Dizem:

“Chegaram reclamações de leitores do Nordeste sobre o fato de termos usado a expressão “curral eleitoral”.

O Antagonista se recusa a trancafiar a língua no curral politicamente correto.

‘Curral eleitoral’ é uma expressão surgida na República Velha, assim como ‘voto de cabresto’.”

Respondo: e daí que o preconceito desses indivíduos é velho? A escravidão também é e nem por isso se tornou aceitável com o passar dos anos.

Quero dizer ao senhores Diogo Mainardi e Mario Sabino, os dois ofensores do “Antagonista”, que, apesar de eu não ser nordestino – sou paulistanos, filho, neto, bisneto e tetraneto de paulistanos –, como cidadão brasileiro exijo que respeitem esse povo tão culto, sábio, alegre, bonito e respeitável.

Criem vergonha nessa cara. Racismo é crime.

Tags: , ,

95 Comentário

  1. Interessante que eles nunca dizem que o Estado de São Paulo que é governado pelos tucanos é um curral eleitoral do PSDB, eles governam o Estado há 20 anos sem alternância no poder. Cretinos.

    • Bernardo,
      Eu também me recuso a trancafiar os porcos apenas no antagonista, por isso concordo com os pulhas jornaleteiros que o Nordeste é curral eleitoral do Lula. Nós os nordestinos somos seus bois. Não tenho problema nenhum em ser comparada a bois, afinal para o bem ou para o mal somos todos manadas. Mas eles e seus séquitos de sulistas dementes são os porcos do chiqueiro do PIG, cujo porqueiro maior é a rede globo, porca irmã do porco psdb. Então fica combinado, nós os nordestinos somos os bois do curral do Lula e eles são os porcos do chiqueiro do psdb. E manada por manada, a manada de cá é mais pesada e já os atropelou várias vezes e vai continuar a atropelá-los. Aqui a manada é de peso!
      Abraços
      Maria Antônia

      • Sou gaúcha e agradeço sempre ao honrado povo nordestino por votar em peso no Lula. Não fossem vocês já estaríamos a mais tempo nas mãos desses fascistas.

      • Sou paulistana, mas morro de vergonha das pessoas daqui, são soberbas, se acham inteligente(mas, mal sabem que inteligência passa longe dos paulistas). Na verdade, o povo paulista são massa de manobra, não tem opinião própria, são preguiçosos para pensar, por isso acham mais fácil ler Folha, Veja e assistir jornal nacional, pois são mídia que não exige esforço para pensar ou raciocinar, bem do jeito que paulista gosta. O povo daqui tem preguiça para raciocinar. Parabéns ao povo nordestino.

    • Vamos lá reconhecer as bestas do curral! Em “De Livros e Leituras” o universalmente respeitado sábio alemão Arthur Schopenhauer afirmava que se há de perdoar e compreender aqueles que ignoram por terem de dedicar todo o tempo de que dispõem para a sobrevivência. Como sabemos, esses dedicam o tempo de suas vidas a outros, trabalhando para seus empregadores. Se precisam dedicar todo seu tempo aos outros é porque são mal remunerados. Em qualquer país e idioma do mundo, inclusive no vêneto do Sr. Diogo Maynard, o mais afamado dos integrantes dos antagonistas (demais não conheço), a baixa remuneração salarial é considerada antagônica à evolução dos povos exatamente porque os impede de evoluir da ignorância.
      Infelizmente, a espoliação, dos trabalhadores rurais pelos coronéis que impunham o voto de cabresto não se deu apenas no nordeste brasileiro como erroneamente localizam esses que se dizem antagonistas. Se houvessem lido Thiago de Melo, saberiam que os coronéis da região Norte também impunham voto de cabresto. Se houvessem lido “Vila dos Confins” de Mário Palmério, saberiam que o voto cabresto foi instituição fortíssima no Centro Oeste. Se houvessem lido Érico Veríssimo, teriam conhecimento do mesmo ocorrendo em todos os estados da região Sul. Se houvessem lido o paulista Hernâni Donato e tantos outros autores saberiam inclusive que foram os barões e coronéis da cafeicultura do Sudeste que impuseram o feudalismo coronelista ao país com o golpe que instituiu a Velha República em 1889 porque no ano anterior em Pedro II abolira a escravatura.
      Em qualquer país do mundo se entende que governos que promovem meios de melhores condições de sobrevivência para seus povos, promove suas evoluções e possibilitam que superem a ignorância, abolindo-os de todos os votos de cabresto que não são apenas os obtidos com a violência das armas, mas ainda pior do que este é o da violência do condicionamento pelo cabresto da mídia, como o que elegeu o coronel da oligarquia Collor de Melo em 1989. Um coronel nordestino eleito sobretudo por paulistas como Diogo Maynard.
      Mas para se reconhecer quais realmente sejam as antas agônicas desse curral eleitoral midiático, é preciso se ter consciência da conclusão de Schopenhauer que desculpava a ignorância dos que tem de usar todo o tempo para garantir suas sobrevivências, mas comparava aqueles que desperdiçam o tempo ocioso de que dispõem apenas para alimentar a ignorância de seus preconceitos, ao gado.

  2. Affff mais uma do politicamente correto. Felizmente isso cada vez mais vai pro saco. Não se aguenta mais essa bobeira.

    O Brasil TODO é um mosaico de “currais” eleitorais. TODO. A matéria em questão fala especificamente de Lula. Cada cacique tem o seu e você SABE disso Eduardo. Aí inventa essa de indignadete para polemizar…

    O texto deixa claro- é um termo consagrado.

    Sobre o Mainardi- ele é ótimo. E não acho que esteja assim “foragido”- ora como pode estar foragido se todos sabem onde ele está? É sortudo. Qualquer coisa é só mandar uma rogatória não é?

    Nessa semana o Lula levou fumo num processo contra o insuportável Villa.

    Mainardi fez o que? Chamou o Lula de Anta? Awnnnn. Poor baby.

    • Que você goste do Mainardi ok, mas ser contra o politicamente correto o tempo todo… é estranho.

      O politicamente correto protege você, meu caro. Imagine que você esteja andando com uma das mulheres de sua família e alguem grite: “e ae, gostosaaaaa”.

      Isso é o politicamente incorreto. E você defende isso.

      Você dirá: não, isso é falta de respeito. Mas as piadas que humoristas fascistas sonham em fazer mas não fazem por causa da “opressão” do politicamente correto seriam falta de respeito (e as vezes ainda fazem).

      Continue lendo a Veja, seja direitista, mas não seja estúpido. O politicamente correto é bom para você. Ou será que eu posso jogar ovo ou água em você quando você passar pela minha calçada? Ora, é só uma brincadeira politicamente INCORRETA.

      • Não.

        Agressões, xingamentos e etc não se enquadram nisso. São coisas erradas ou crimes. Ponto final.

        O ˜PC” é essa mania moderna de relativizar, suavizar, desculpar, aquilo não merece, simplesmente para parecer tolerante ou ficar bem na fita.

        É aceitar indiscriminadamente prototerroristas como imigrantes…
        É fingir que o assassino que estuprou a menina é apenas uma vítima, precisamos ter empatia.
        É achar que temos que respeitar a cultura de imigrantes que acham que mulher não pode falar, votar, que merece ser mal tratada.
        É fingir que não há culturas melhores e outras piores. SIM há.
        É contratar um cara da minoria mesmo que seja pior, para ajudar.
        É ser a favor de cotas para pagar uma “dívida”- de sabe-se lá quem.

        E por aí vai.

        • A defesa que os humoristas fascistas fazem do politicamente incorreto é para terem a liberdade de agredir, como o racista Danilo Gentilli. Vou te agredir aqui, da maneira como você gosta:

          <<>>

          TODAS as pessoas dos sete países barrados pelo Dória, ops, Trump, são prototerroristas? TODAS? Você é tão tacanha, que juízes, inclusive republicanos, discordam das medidas.

          Eu acho que todo direitista é assassino de mulheres agora. Você é um assassino de mulheres, como o de Campinas e como o seguidor do bolsomito que matou a própria filha para ficar com a herança da ex-mulher.
          Você é como eles, Nigro. Estou sendo politicamente incorreto. Estou curtindo isso. Acho que você tem razão. Todo direitista é racista, espancador de mulheres, raivosos, assassinos em potencial.

          <<>>

          Quem disse isso? Me fale! Onde tem uma defesa dessas vindo da esquerda? Mostre! Deixe de ser mentiroso, cara. Nunca vi ninguém falar que estuprador merece empatia Os direitos humanos falam isso? Mas já vi direitistas “cidadãos de bem” matando mulheres de uma família inteira e ainda deixando cartas contra o feminismo. Sua cara!

          <<>>

          Quem fala isso são os direitistas assassinos de mulheres em Campinas. Direitistas potenciais assassinos de mulheres falam isso. Busque os áudios do seu amigo de Campinas.

          <<>>

          Cultura melhor ou pior? Uma cultura de uma tribo africana é pior que a sua cultura paulistana ou do Leblon? Ok e essa informação poderia ser usada para quê? Para escraviza-los? Sua cultura de academia MEU é melhor que a cultura nordestina? Vai estudar o que é cultura e aprender que não existe cultura pior nem melhor.

          <<>>

          Por que as cotas incomodam tanto os assassinos de mulheres como você? É difícil dividir espaço com negros? Negro vem de uma cultura inferior? Ah tá, por isso que é importante execrar e fazer piadinhas contra negros, né? Eles são inferiores!

          Adorei discutir o politicamente incorreto com um direitista assassino de mulheres e de negros como você.

          Ora, só estou sendo politicamente incorreto ao afirmar isso de você. Acho sua cultura pior e tenho liberdade de expressão de dizer isso, porque também estou sendo politicamente INCORRETO.

          Se 100% dos Sírios são terroristas, 100% dos direitistas são assassinos de mulheres. hehehehe

          Viva o politicamente incorreto.

          • Vc viajou.
            Para resumir- quem falou em “esquerda” ou “direita”? Falamos do “PC”.

            Onde eu ou o proprio Trump disse que “todos do país xpto” são terroristas? É uma medida TEMPORARIA, para rever e endurecer o processo com quem merece. Paciência.

            Assassinos tem pra todo lado. Mas como exercício, Sugiro que vc faça uma pesquisa CNT num presidio. Acho que o “cara” vai passar dos 80%…

            Empatia? Hum uma simples exemplo vago. Acho que um estuprador não a merece. Pelo visto concorda comigo nisso não é?

            E as culturas? Não distorça. Não tem racismo. Trata-se de comportamentos! Ora vc sabe- tudo é relativo. Sob NOSSA PERSPECTIVA, cuspir na cara dos outros, evacuar em público, atirar gays do telhado ou apedrejar adúlteras são coisas erradas. Se alguem entra aqui e quiser fazer isso deve ter seu direito respeitado?? Afinal precisamos ser politicamente corretos???

            Bjs

        • Meu chapa, ser um idiota é um direito que vc exerce plenamente. E ainda com aquela arrogância típica apaulistanada e seus anglicismos “poor baby” é o cacete mermão.
          De resto, percebe-se o fedor fascista escondido na defesa enrustida do fechamento de fronteiras, no ataque às cotas e na defesa aberta de que haveria culturas superiores – certamente a ocidental, claro.
          Domingo é dia de missa rapaz. Vá ralar seu joelho na mnelhor tradição ocidental e depois exerça sua hipocrisia.

          • Sou ateu. Não me incomodam as religioes, desde que não interfiram na minha vida.

            Sou do interior. Apenas moro em SP.

            Sao Paulo é um lixo mesmo mermão- afinal como poderia ser diferente sendo ela um salada de todo o Brasil?

            Bjs

    • Bom, vc gosta do Mainard. Fato.
      Isto diz algo sobre vc. Fato.
      Agora os dois, eu prefiro fazer de conta que não li nada do que disseram.
      Ignorar é a palavra. Preconceito e odio de classe são sintomas. Deixa estes caras se acharem . Gastar minha energia com estas despessoas, vou não. não

    • Chamar de curral significa que o eleitor vota sem pensar, só por um instinto básico e por imagem. Não é o que ocorre no nordeste. A região era sistematicamente boicotada e mantida como curral até que Lula transformou essa realidade em prosperidade. Curral é SP que preteriu um prefeito inovador, inteligente, trabalhador, de olho no futuro, a um boneco de plástico marqueteiro que vai privatizar até poste e cemitério pros amiguinhos. Curral é o eleitor do Aecio, um inútil que nunca fez nada de positivo para nosso país, não criou nada que se possa dizer no futuro que se aproveite. Se vocês que têm acesso à informação largassem a mão de acreditar em antas antagonistas e revoltados sem motivo passariam menos vergonha escrevendo ideias infundadas por aí.

    • Brinco…

      Sabe qual é nosso problema com você aqui no Blog da Cidadania?

      O problema é que lhe dei Veja pra você cagasse em cima, mas você a leu e agora caga na gente.

    • Os nordestinos não se deixam manipular tão facilmente.
      https://marciokenobi.files.wordpress.com/2013/10/midia-enganosa.jpg

      • Naquelas aspas estavam suas teses, por isso o discurso ficou truncado Nigro.

        Aqueles símbolos devem ter mudado algo no HTML…

  3. Lixo!
    Este site e estes seres!
    Antagomerdddddda.

  4. Mainardi e Sabino com vergonha na cara?!
    Esses sujeitos nem sabem o que é vergonha, embora passem por situações ridículas ao se verem desmentidos rotineiramente.
    Caras de pau.

  5. O resultado da pesquisa ontem divulgado mexeu na ferida.

    • Eu sabia que eles iam pirar. Hoje a Folha já começou a falar que a economia está se recuperando. Lula está frito. Vão Pra cima dele

      • Pois é, Eduardo, vão pra cima dele. Mas eles não têm como recuperar a economia, exceto se fizerem O OPOSTO do que estão fazendo. E com a economia afundando rapidamente, pode até haver um levante popular. Parece muito distante, agora, mas a psiquê das pessoas pode mudar rapidamente.

        • A indústria contratou mais do que demitiu, isso depois de 20 meses.
          O dólar atingiu a menor cotação em anos.
          A bolsa vem batendo recordes.
          A previsão da inflação é que fique na meta (não no teto da meta)
          O trajetória dos juros é de queda.
          A previsão do PIB é de crescimento (diferente dos últimos três anos).

          Claro, tem o desemprego…
          Tem o déficit…
          Tem a corrupção…

          Mas a economia não está se recuperando?

          • Vamos ver se ela se recupera mesmo com este arrocho neoliberal e este desmonte do estado que seu amado governo fez. Seus amados sabotaram o que estava muito bom só para chegarem ao poder, a economia está no fundo do poço, pode até ter uma pequena melhora, pode até ter um voo de galinha.

            Outra coisa importante, é que não basta a economia crescer, com a retirada de direitos e com a precarização do trabalho, ela pode até crescer, mas só crescerá para a casa grande, como ocorria na outra ditadura que tivemos.

            Quanto à inflação, só podia cair, com a recessão ninguém compra nada.

          • Excelente texto do André Araujo no blog do Nassif, mostrando por que a queda da inflação está indicando apenas a gravidade da recessão e a absoluta falta de perspectiva de melhora da economia. O texto é muito interessante porque mostra como os indicadores negativos estão sendo apresentados como positivos para enganar a população depois que a economia brasileira foi destroçada pelos golpistas. Sugiro a leitura do texto completo, cujo linkposto abaixo, mas para dar uma amostra da relevância do texto trascrevi os parágrafos iniciais abaixo.

            http://jornalggn.com.br/fora-pauta/comemorando-a-recessao-por-andre-araujo

            Comemorando a recessão

            por André Araújo

            A pergunta é clássica, estão comemorando o que? A inflação ficou dentro da meta por causa de uma gigantesca recessão e qual é a vantagem disso? Para os que têm renda certa e segura, como funcionários concursados, rentistas que vivem de aplicação financeira, é ótimo inflação zero mesmo com o Pais em ruína econômica, são os beneficiários da economia improdutiva, aquela que nada produz e só consome e não precisa competir no mercado, o grupo chamado de “férias em Miami”.

            Mas para a economia da produção a famosa inflação “dentro da meta” foi conseguida a custa de muito sofrimento, 13 milhões de empregos sacrificados, empresas quebradas, milhares de lojas fechadas, aumento da criminalidade, lares destruídos, suicídios, jovens fora da escola.

            A longo prazo, a queda da arrecadação que é decorrente da crise, pode colocar em risco os salários dos concursados e os juros dos aplicadores. Mas serão os últimos a perder.

            A inflação de 6,29% foi conseguida pela derrocada da economia, é um resultado vicioso e não virtuoso, não há vantagem, mérito ou impulso ao crescimento nesse resultado, é a dieta por falta de comida e não por recomendação médica e não tem comida porque não tem dinheiro para comprá-la.

            […]

            Hoje o conceito de austeridade foi revisado até pelo Fundo Monetário Internacional que, no seu relatório anual sobre a Grécia em 2016, foi crítico da política de austeridade que, segundo o próprio relatório do FMI, aprofundou a crise, exatamente o que estamos vendo no Brasil.

            http://www.telegraph.co.uk/business/2016/12/12/greece-faces-permanent-cr

            O mesmo Fundo Monetário Internacional REVIU para baixo, em 16 de janeiro deste ano, a previsão de crescimento do Brasil para 2017, de 0,5% para 0,2%, quer dizer, a política econômica é um ABSOLUTO FRACASSO porque não produz prosperidade. Só estabilidade monetária era a meta do regime de Salazar em Portugal por 40 anos e fez dois terços da população masculina emigrar para não morrer de fome.

          • 1 – Bom, além da maior capacidade ociosa da história na indústria de transformação, Ford e GM no setor automobilístico aproveitaram para dar férias coletivas.

            2 – Com a âncora cambial que a cavalar taxa de juros real doméstica permite, mais as rodadas de leilões de compras de dólares, difícil seria o contrário. E continua o sangramento dos exportadores.

            3 – A bolsa reflete o ânimo do mercado financeiro com as Reformas que rasgarão a CLT, ferrarão a Previdência Social e alinham as despesas somente pela inflação.

            4 – Não podia ser diferente. Sem demanda agregada (consumo, investimentos e circulação monetária) todos os preços estacionam. Assim como estacionam os empregos, a renda, etc etc etc.

            5 – Juros Básicos Nominais. Mas, como a inflação também tem queda, os juros reais continuam os maiores da Via Láctea.

            6 – Só em 2018 e olhe lá. Ao final de Dez/16, o índice de atividade econômica mostrou retração ainda maior do que no mesmo mês do ano anterior. Ainda que a economia milagrosamente se recupere, pode botar o cavalinho na chuva neste ano.

            Mas, enfim, o que importa pra extremistas ideológicos da sua laia, é que Dilma está fora.
            Afinal, como bem mencionou “tem corrupção, tem” mas e daí? Se vcs podem viver de wishful thinking, tá tudo certo.

          • Excelente artigo do Tijolaço que desmente alegada “queda de juros”:

            http://www.tijolaco.com.br/blog/o-juro-nao-caiu-subiu-mostra-monica-de-bolle/

            O juro não caiu. Subiu, mostra Monica de Bolle

            […]
            O que Mônica demonstra, com seu gráfico, é que o país viveu e vive um agravamento no aperto monetário, não um relaxamento, como se tenta induzir a achar com as baixas nominais da Selic. E que a velocidade de queda da inflação comparada á da queda dos juros torna este arrocho maior, até, que nos tempos da fracassada gestão Levy.
            […]

  6. Um dos meus maiores orgulhos é de ser nordestina. Para esses imbecis o que devemos sentir é desprezo. O Nordeste é uma linda região ,composta por um povo acolhedor e feliz com uma cultura popular diversificada. Infelizmente nosso estado está a deriva. Policiais em greve. A população foi aconselhada pelos próprios policiais a não sair as ruas durante o carnaval. Saúde agonizando. O sr. Paulo Câmara( PSB) está conseguindo destruir tudo. ..

  7. Eduardo, vc está sabendo de e-mail em seu nome

  8. Esses vagabundos não merecem o tratamento de “senhores”, como em sua resposta, Caro Eduardo. Com bandidos e seus defensores, como se vê acima, não cabe cortesia.

  9. a depender de sp o Aecio 15 milhoes teria sido eleito….foi sp que elegeu collor…

    viva o nordeste e o povo resistente do nordeste

    • Foi o povo do NE que elegeu, Collor, Sarney, Renan, Edison Lobão… São todos senadores do nordeste.
      Foi o povo do NE que elegeu a Dilma e junto com ela o Temer…

      Aqui no Sudeste devemos ter vergonha de Alckmin, Maluf, Serra, Haddad… Mas vocês aí também não estão tão melhores não…

      De mais a mais fica clara no texto e intenção de mostrar que o PT, um partido que se originou nas fábricas do ABC e com intelectuais de esquerda, ficou restrito à população mais influenciável, mais pobre e menos culta que antes era o “curral eleitoral” dos coronéis do PFL, aos verdadeiros analfabetos políticos. Triste.

      • Nós o povo paulista temos que ter vergonha também do Quércia, o maior ladrão da história da política brasileira. O Maluf e os “coronéis” nordestinos são “ladrões de galinha” perto dele.
        Ficou rico e deixou a economia do estado de SP em frangalhos que demorou muitos anos pra se recuperar.

        • A mesma pilantragem de Quércia, Maluf e afins também foi feita pelo Lula… É o que sempre digo são todos ruins!

          O Lula roubou mais pensou nos pobres…
          O Maluf roubava mas fazia…

          Tem diferença?

        • O Orestes Quércia gerou uma dissidência dentro do PMDB que se tornou uma Organização Criminosa que atende pelo nome de PSDB.

  10. Mal agradecido. Você já apareceu no Antagonista com foto e tudo

  11. Como nordestino; filho de nordestinos e, se voltar em minha árvore genealógica, rapidamente, descendente de imigrantes europeus QUE VIERAM DIRETAMENTE PARA O NORDESTE, PORTANTO MINHA RELAÇÃO COM O SUL/SUDESTE DO BRASIL É NENHUMA(ME ORGULHO MUITO DISSO), QUERO DIZER A ESSES DOIS MONTES DE COCÔ QUE ELES MERECEM UMA SURRA, PORQUE CANALHICE SE CURA COM SURRA E SAFADO DA LAIA DELES NÃO MERECE QUE GASTEMOS NOSSAS PALAVRAS! Também, acho importante ressaltar que NÃO SE DEVE SIMPLIFICAR A DISCRIMINAÇÃO CONTRA OS NORDESTINOS ATRAVÉS DO TERMO “RACISMO”. E DIREI PORQUE : É EVIDENTE QUE ESSA DISCRIMINAÇÃO NASCEU CONTRA O NORDESTINO POBRE, QUE COMO TODOS OS POBRES DE TODOS OS ESTADOS DO BRASIL, É EM SUA MAIORIA COMPOSTO POR NEGROS E MESTIÇOS, E IA PARA O SUDESTE(ANTES DE LULA E DILMA, AGORA VOLTARÁ A FAZÊ-LO COM O DITADOR TEMER)TRABALHAR EM FUNÇÕES SUBALTERNAS. CONTUDO, TEMOS QUE NOS CONSCIENTIZAR QUE ESSA DISCRIMINAÇÃO ATINGE TODOSSSSSSSS OS NORDESTINOS, TANTO OS POBRES, COMO OS DAS CLASSES MÉDIA E ALTA, EM SUA MAIORIA BRANCOS. Não apenas porque refere-se a uma discriminação contra nossa cultura, mas também porque ela acontece contra os brancos, evidentemente de forma disfarçada(eles são “aceitos” entre os sulistas por serem brancos, mas sempre verão aqueles risinhos canalhas diante de seu sotaque ou quaisquer outros hábitos culturais. Embora os sotaques sulistas sejam horríveis e o nosso lindo!). Contudo, ao se limitar a coisa à questão racial(ela ocorre também, mas como disse atinge também os brancos. Além do que os sulistas negros e mestiços sofrem discriminação racial)acaba-se por afastar um pouco essa parte do Nordeste; branca, de classe média e com poder de pressão; da luta. Alguns, mais retardados e alienados(o que é muito comum nas classes médias do Brasil inteiro)chegam quase a achar que “não é com eles”, branquinhos e europeus. Por isso, vamos ressaltar QUE A DISCRIMINAÇÃO DESSES DOIS EXCREMENTOS ATINGE TODOS OS NORDESTINOS, DE TODAS AS APARÊNCIAS E CLASSES SOCIAIS, PORQUE ATINGE NOSSA IDENTIDADE.

    • Estes dois muares tratam-se de dois idiotas contumazes e mereciam apanhar em público como se faz com sujeito desavergonhado!

  12. Esses dois idiotas, ao equipararem um programa social mundialmente reconhecido como o Bolsa Família com a prática do Coronelismo, escancaram toda sua ignorância por demais reconhecida. O recurso do Bolsa Família (e suas contrapartidas) permite às famílias uma renda “em mãos” que as torna menos vulneráveis ao coronelismo local, tão alimentado por práticas assistencialistas como a distribuição de cestas básicas e outras “benesses” que criam — estas sim — uma relação de subserviência entre beneficiado e beneficiador. Além do mais, os recursos disponibilizados pelo Bolsa Família ajudam a incrementar a economia local, já que que é ali, na comunidade, que é gasto o dinheiro recebido pelas famílias. Enfim, é um programa que ajuda a quebrar a lógica do coronelismo, e não a perpetuá-la. No entanto, exigir desses energúmenos qualquer análise que não seja emanada do fígado é esperar muito. Babacas, elitistas e preconceituosos!!!

  13. Vale um processo no lombo desses canalhas. Só não digo que vale um “mói de péia”, como se diz aqui no Ceará, porque não tenho índole violenta nem acho que esses pulhas merecessem tal “regalia”.
    De qualquer modo, aconselharia a essa escória fascista a não bater as patas da Bahia para cima. Há riscos dos não pacifistas partirem para cima deles.

  14. Esses safados buscam correlações históricas indevidas, portanto falsas intelectualmente, para justificarem as suas bestialidades. Assino qualquer coisa, inclusive um eventual queixa-crime contra eles.

  15. Nordeste é curral eleitoral do PT, assim como SP é o curral do PSDB. Tucanos são coxinhas, petistas são mortadelas. Vamos ser mais alegres pessoal, se divertir mais, transar mais,levar enfim uma vida mais leve e solta!

    • O preconceito que existe aqui SD (nada é 100%) existe lá ND (nada é 100%) em relação aos daqui.
      É tudo farinha do mesmo saco. A propósito a “seca fabricada pelo Alckmim” já foi resolvida. Tratem de resolver a “seca fabricada pelos estados nordestinos” que está feia. Como diziam mesmo? Ah sim… incompetência administrativa…

  16. Penso que não devemos perder nosso tempo com essas pessoas analfabetas e sem moral e ética! Se tivéssemos um judiciário livre independente poderíamos pedir justiça! Como isso é impossíveldeuxrmis-is latino sozinhos! Temos uma luta a travar urgente! Sou nordestina vi muito orgulho! Abraços!

  17. Doentes e desprezíveis. Eu até convidaria esses fascistas a me acompanharem no maravilhoso banho de mar q vou tomar amanhã na belíssima praia de boa viagem aqui no curral de recife, mas sei que eles nao viriam, tao ocupados q estao em vomitar seu odio e ressentimento. E porque sao covardes. Orgulho de ser nordestino.

  18. Bom dia Edu!

    Esse cara é um babaca! Simples assim!

    Um abraço!!!

  19. sinceridade ?! …não vi nas considerações deles qq ato de racismo que implicasse em se insuflar preconceitos, discriminação e/ou agressão a qq um ..foi apenas uma análise POBRE e medíocre, panfleteira, como sempre eles fazem

    ..fui ler a tal 7716/89 de Sarney ..e lá diz

    Serão punidos, na forma desta Lei (crime, apreensão de equipamentos etc), os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou PROCEDÊNCIA NACIONAL

    ..e quais são os crimes

    de impedir acesso administração pública ..emprego privado ..não fornecer equipamentos/ascensão social ou dar tratamento/salário diferenciado ..

    ..não dar acesso a escola, estabelecimento comercial, hospedagem, clubes, salões, transportes públicos, ACESSO por entrada SOCIAL, forças armadas, ou mesmo convívio social/familiar

    ..apologia ao nazismo

    Claro que há um limite delicado se vc for discutir o que vem a ser “preconceito x caracterização x TRAÇO CULTURAL ..ou mesmo preferência e comportamento social de certos grupos POLÍTICOS”, de um povo, etnia ou “raça”

    Ademais, esta expressão de “curral”, metaforicamente, nos aproxima da figura de um ABRIGO que pode ser ou NÃO imposto, ou de algo que se tenha criado dependência extrema (como no caso das VACAS LEITEIRAS que mansamente, pontualmente todo dia, veem ao curral para que o fazendeiro lhes alivie os uberes cheios)

    ..dito isso ..acho que ali imperou mesmo uma análise RASA e alienada (mais pra basófia, fanfarrice, empáfia) do que representou o PT de Lula praquela gente ..de como as políticas sociais ali adotados encontraram chão, fundamente, público, ALVO

    ..e daí o seu sucesso e reconhecimento

    ..coisa que, pro curral dos PAULISTAS por exemplo, aqui vale o tucanato, talvez por “nós” sermos um povo mais influenciado pelos meios de comunicação

    ..ou por muitos se sentirem atraídos, despertados pelos maiores desejos de consumo e de sucesso/ascensão/conforto social ..em tese ..talvez por que estejamos mais propensos a acharmos que o sucesso das políticas públicas estariam melhor conduzidos por “homens de terno”, de fala empolada, escolarizados, e que passariam a ideia, mesmo que superficialmente, de terem a razão em suas formulações de política públicas ..(o que não é NEM de perto o que me convence ..embora eu tb seja paulista de origem ancestral)

    enfim ..não vi anda demais – além da mediocridade habitual – nos comentários raivosas daqueles animais sociais

  20. Considerando as estatísticas de eleitorado do TSE em dezembro de 2014, Luís teria hoje: 43.371.887 votos. Hum, nada mal para um chefe de quadrilha, segundo o “powerpointeiro” do MPF.
    fonte: http://www.tse.jus.br/…/estatisti…/consulta-quantitativo
    Estatísticas do eleitorado – Consulta por região/UF/município — Tribunal Superior…
    TSE.JUS.BR

  21. Edu, esse tipo de manifestação só vem demonstrar o desespero que tomou conta da direita com a divulgação das últimas pesquisas eleitorais. Sabem que, em condições normais de temperatura e pressão, Lula é hoje um candidato praticamente imbatível – e não somente no Nordeste, mas no Brasil inteiro.

  22. O que esses caras ainda fazem soltos ?

  23. Ué , e o Antagonista disse alguma mentira? É sabido que o pessoal do norte/nordeste tem adoração por coronéis e adora ser tocado como gado !

  24. Recomendo a leitura “Sobre a sondagem eleitoral para 2018″, por Roberto Bitencourt da Silva, no blog GGN do Luiz Nassif. Estas sondagens enchem de esperança uns e temores outros. Mas que ninguém se iluda, não haverá eleições em 2018, a não ser um simulacro delas para eleger alguém conveniente. O mais provável no entanto. é a prorrogação do mandato do MT ou a possiblidade de sua reeleição. Aécio disse que Lula é carta fora do baralho. Como até mesmo um relógio parado marca as horas certas 2 vezes ao dia, um desclassificado como este tem razão nisto que disse: ele se colocará como candidato com o Lula impedido ou preso.

  25. Edu,

    Existe curral eleitoral, basta ver os “sulinos” que pensam igual, votam igual e querem deixar de ser brasileiros igual. Se isso não for curral será o que, bando? Antagonista é um nome chique para arrebanhar preconceito e ódio. Esse cara é um infeliz

  26. Eduardo, pelo menos até agora de manhã a enquete no twitter de um dos bolso-narinhos está dando: Lula 70% X bolso-naro 30%. 30% de Fascistas? Horror !!!

  27. Pessoalmente eu acho que não se deve dar a esse site fascista uma importância que ele não tem. É um site de fascistas, feito por fascistas, para ser lido por fascistas. Um canal de comunicação de nicho.

    Diferentemente do Eduardo, que publica as trollagens dos fascistas, os elementos que cometem esse esgoto chamado de “antagonista” não dão o menor espaço ao contraditório nem se preocupam em serem democráticos na liberação dos comentários, bloqueando qualquer comentário progressista ou questionador.

    Acho que há uma lição aí. Quando nós damos espaço ao INIMIGO e ele não faz o mesmo nós não estamos sendo democráticos, estamos é sendo trouxas. E não, eles não são adversários, agem como inimigos e nos tratam como seus inimigos, nós é que somos ingênuos (para não dizer trouxas) em querer levar a disputa em um nível de civilidade que eles não seguem. É necessário reconhecer quando é possível dar espaço ao contraditório e quando esse espaço está sendo usado como forma do INIMIGO nos atingir de forma desleal.

    Mais do que denunciar as baixarias dos fascistas, precisamos cada vez mais divulgar as informações e análises que a mídia corporativa esconde para outras pessoas que não estão no nicho progressista, mas que acabam iludidas pelas mentiras repetidas nos meios de comunicação de massa. É por isso que eu divulgo os bons artigos do blog da cidadania, cafezinho, tijolaço, etc, para o máximo de pessoas que consigo.

    • Ruy,

      Sou o que vc chama de inimigo, fascista ou troll (apesar de me considerar adversário ideológico) leio esses blogs citados (cafezinho, tijolaço, DCM..) porque acho importante conhecer outros pontos de vista (tb leio o antagonista, a veja e afins)

      Acho que o Blog da Cidadania é diferenciado por promover o debate sem restrições. Acho que deveria moderar mais palavras de baixo calão e ofensas pessoais.

      Na maioria das vezes discordo do Eduardo Guimarães, quanto a sua opinião política e parcialidade. Por outro lado respeito seu ativismo sua força para continuar na luta, e a intensidade com que defendo suas idéias.
      O admiro como pessoa e como pai.

      Esquece essa ideia de inimigo, essa briga não leva a nada, o debate engrandece.

      Saudações

      • Todo troll age assim. Provoca, provoca e quando leva um troco se faz de bonzinho e de vítima.

        Esse troll aí não é diferente, aliás, é mais do mesmo.

        Diz respeitar oedurado, mas já ví comentários seus ofendendo o blogueiro em seu próprio blog.

        Mantenho tudo o que disse e aponto esse comentário falso, hipócrita e cínico desse troll como uma comprovação de que esses canalhas usam de técnicas manjadas de trollagem na seção de comentários.

        Esse tal de “Vinicius” que se faz agora de “bonzinho” e “civilizado” já ofendeu diversas vezes não apenas o blogueiro como os leitores do blog.

          • Verdade?

            Nunca ataquei sua pessoa! Quando postei sobre a matéria “o buker da difamação” vc colocou o link que desmentia e eu concordei com vc.

            Quando critico ideias vcs tomam como ato pessoal. Acho que o Blog tem grandes debatedores como Sávio Valença, Rui Acquaviva, Seba, Romanelli… Outros que só querem xingar.

            Sempre posto com educação e respeito, mas sou troll, fascista… Educação é tática de trolagem…
            Me despeço deixo o blog para a babação de ovo, para os que acham que Lula, Dilma são santos e só os outros políticos são bandidos.

            Vocês não querem o debate, vcs querem confete, e depois reclamam que a esquerda não vai pra frente.

          • Vinicius, pare de complicar as coisas. Se quer sair do blog, é pq já estava pré-disposto a isso desde o momento que passou a frequentar este espaço.

            Afinal, sabe como a maioria pensa e que alguma hora, iriam te questionar.

            O que vc acha q ocorreria caso, por exemplo, eu entrasse no Antagonista a cada matéria carregada, ou em várias, e passasse a criticar suas postagens partindo do meu ponto de vista à esquerda?
            Por mais respeitoso que eu fosse, é óbvio que estarei fazendo o papel de “O Ultimo dos Moicanos” para a grande maioria dali.

            E passaria pelos mesmos questionamentos.
            Volto a repetir: Não se pode contrapor em tudo, quando se sabe muito bem que está em um blog divergente de vc. Senão, o antagonismo gratuito passa a ser ridículo.

            E sua estadia passa a ser um auto-flagelo.

      • Ser contrário ideologicamente, não é o problema. Isso faz parte de qualquer democracia. A diversidade de ideias e convicções (sejam elas pessoais ou coletivas).

        O GRAVE problema, é como para todo post que o autor do Blog faz em sua página pessoal (por isso é um Blog, onde por mais democrático que seja para pessoas diversas, é a página com reflexões e opiniões de alguém, e que obviamente não precisa ser tão aberto assim), você e muitos que aqui criticam de forma ácida (respeitosa ou não) o fazem como se fosse uma extensão de vossos facebooks ou fóruns abertos.

        É quase que um masoquismo, imagino eu, ser tão contrário às idiossincrasias do autor e da esquerda em geral, mas fazer questão de entrar neste espaço em toda postagem recente para descer o porrete e sem propor alternativas à visão que acha incorreta.

        Seria muito mais produtivo ler, criticar até, mas saber qual o limite do ridículo em tentar expor a todo o momento algum tipo de antagonismo ao autor do qual você já sabe que nunca concordará.

        É como se eu, que discordo de Olavo de Carvalho, fizesse questão de entrar em seu blog em toda postagem recente, para ficar rebatendo sem fim suas ideias e posições filosóficas.

        Mesmo que, queira diversificar meu conhecimento e saber o que o outro lado pensa, ainda assim, essa postura seria ridícula de minha parte.

        Abs.

    • Você tem toda a razão. Quando Damo espaço a estes vermes, é porque estamos de joelhos e, eles se sentem superiores. ELES SÃO NOSSOS INIMIGOS.

      • Não foi a esquerda que radicalizou e imprimiu aressividade no embate político, foi a direita. Nós estamos é demorando muito para dar o troco à altura.

        Quendo reagimos da forma correta a canalha fascista enfia o rabo entre as pernas e se faz de “coitadinhos”, mas não é porque tenham se arrependido de nos ofender, de espalhar mentiras ou de promoverem discurso de ódio, é apenas por medo porque como todos os truculentos e agressivos eles são covardes.

        • Semana passada, o pessoal da Central de Movimentos Populares (da qual faço parte) fez uma vigília em apoio à Lula, por conta do falecimento de sua esposa, Marisa Letícia. Ficamos das 20 às 22 horas na Praça 7 (centro de Belo Horizonte). Éramos um grupo pequeno, mas fizemos nosso ato assim mesmo. Infelizmente apareceu um troll cretino falando de “Lula formador de quadrilha enos enchendo a paciência. O boçal, do alto da arrogância dele, até nos desafiou a chamar a poilícia para ele; estava “todo-todo”, se achando, até que uma senhora do nosso grupo disse para ele: “Esse espaço é público; se você quer ser respeitado, respeite os outros também”. Depois dessa o troll coxinha saiu com o rabo entre as pernas!!

  28. Esses dois sujeitos, são a mais fina flor da vagabundagem do jornalismo. Se é que podemos chamar isso de jornalismo.
    Mas, aproveito este espaço para apresentar um desabafo.
    Esse tipo de ofensa floresceu em nosso país graças aos governos petistas, que passaram todos esses anos sendo ofendidos sem apresentar nenhuma reação dentro da lei.
    A omissão de Lula e Dilma encorajou esses vagabundos.

  29. Só é curral eleitoral, quando o povo não vota nos candidatos dos coronéis. rsrsrsrs

  30. Os Lambe-Botas Fascistas de antanho zurram novamente …. O Meliante vagabundo , analfabeto e internacionalmente conhecido como AMEBAINARDI , juntamente com seu coliforme fecal agregado ( mas não menos deletério e infecto) , cuja a alcunha criminosa entre as hordas oriundas do Esgoto é BUNDINO , acreditam-se os imbuídos de um missão inarredável … qual seja , LATIR CONTRA PESSOAS QUE LHE SÃO INFINITAMENTE SUPERIORES EM HONRADEZ E CARACTER ….. interessante ..

    Quando Bactérias cancerígenas de tipologia pestilenta como AMEBAINARDI E BUNDINO saem de seu covil para vomitar excrecências contra quem quer que seja , não o fazem por vontade própria ( mesmo porque , livre arbítrio é uma qualidade intrínseca da especie Homo Sapiens , da qual sabidamente a Dupla de Anuros não faz parte ) … eles atacam por instruções amestradas de seus donos ( A pestilenta Famiglia Civita , ou seja lá como se chama esta escória putrefata ) …

    O Esperneio das ventosas flácidas das duas aberrações é risível … digno de pena ou de profilaxia … mesmo porque , cumpre aos cidadãos respeitáveis combater criaturas parasitas e inúteis que ameacem o bem estar e a vida planetária … assim como combatemos o Tifo, o Cólera , O Escorbuto, o Câncer , ou a endemia que se aproxima muito da essência , do habitat natural dos dois vermes em questão ….A PESTE BUBÔNICA !!

    Lula será o novo presidente do Brasil … é um fato inconteste , até mesmo para bacilos acéfalos do gênero AMEBAINARDI E BUNDINO , mas notadamente para seus Patrões …. por isso os ataques hidrófobos contra ele ….

    FASCISTAS, AMEBAS UNICELULARES PARASITAS E QUETAIS …. SUA BATATA ( PODRE ) ESTÁ ASSANDO !!!

  31. Se é racismo o que o tal site publicou, a questão é muito simples, cabe processo e o crime é inafiançável. Em vez xingar os autores, os paulistas, mostrar orgulho de ser nordestino, enfim, de perder tempo, processem-nos exemplarmente.

    A propósito, para aqueles que desconhecem, ou fingem desconhecer, o significado de “curral eleitoral”, vejam como a Academia Brasileira de Letras o define:

    http://www.academia.org.br/artigos/currais-eleitorais

  32. Esses dois escroques ficam nessa cantilena de bolsa famíla ad infinitum. Senso comum rastaquera enfeitado com soberba. Deveriam ficar de castigo com uma rolha na boca para ficar caladinho e ouvir um economista tipo Paul Krugman explicar o que um programa social como o bolsa faz para a economia de um país.
    Agora se voce fala em well fare state na Escandinávia duvido que esses dois merdas vão chamar o povo sueco, norueguês e dinamarquês de bois de curral.
    É isso mesmo Edu, racismo e preconceito, no limite da eugenia. E eles dizem que é o dinheiro do contribuinte que “paga o curral”. Se voce pegar a grana do contribuinte que vai para pagar juros da dívida da união e juntar com o que vai para propaganda oficial no pig (bolsa pig) aí sim é dinheiro jogado fora.
    A verdade é que nós é que pagávamos o salário desses dois vermes para escrever merda fascistóide vagabunda naquela revista do esgoto.

  33. Sou professor (Geografia), fui diretor do SINPRO-BA, fui vereador (interior e capital) fui dep. estadual, fui conselheiro do TCE-BA). Tenho hoje 72 anos e estou aposentado. Certa vez, um ex-colega deputado, do DEM, me disse, sabendo que fui deputado (PT) contemporâneo dele: “Lula e Dilma só se elegem por causa do Bolsa Família. Se não fosse isso que engabelou o povo, não se elegeriam nunca.
    Disse-lhe, vamos raciocinar. Vc e eu conhecemos o interior e a capital. Mantemos contato com gente de todos os níveis culturais, sociais e econômicos. Eu vou fazer umas afirmações e peço que em seguida você as conteste.
    Por exemplo, antes de Lula como era que o povo pobre votava? Um membro das famílias que tinham domésticas, no sábado, véspera da eleição, diziam para a trabalhadora: “Olha fulana, amanhã é dia de eleição, vou lhe dar logo os números de “nossos” candidatos, você antes de vir pra cá, passa na sua seção e vota, tá?” O dono do armazém, da fazenda, da oficina etc, faziam o mesmo. Era ou não era assim?
    Ele disse, “é, não vou negar que os trabalhadores das fazendas, mercados e domésticas votavam sempre nos candidatos que os patrões “sugeriam”.
    Continuei: No tempo que votavam assim, eram conscientes. Agora que votam porque a energia chegou em suas residências na zona rural, que puderam sair do barraco improvisado para uma casa simples, mas com o mínimo de infraestrutura, que têm o primeiro membro da família na universidade, que comprou a TV plana, que entrou pela primeira vez num aeroporto e tomou um avião etc etc, agora eles são engabelados. Ou seja não estão votando a partir de uma avaliação própria e tomam a decisão a partir de um critério objetivo de que suas vidas melhoraram e, por isso, vão continuar votando no partido e nos candidatos que, segundo sua avaliação, repito, lhes permitiram essas conquistas, ainda que mínimas para a dita classe alta e média alta mas que para eles é muita coisa. Agora eles viraram massa de manobra, agora são eleitores de cabresto, agora fazem parte de um curral eleitoral. Como pessoas que eram tão lúcidas, conscientes viraram eleitores encabrestados de Lula que só lhes fez mal. Viveram 502 anos sendo cidadãos e, de uma hora para a outra, se deixaram manipular! Mas a mídia os trouxe para a realidade, juntamente com o MP e o Judiciário e eles apoiaram o golpe e estão voltando a ser feliz como sempre foram de 1500 a 2002!!!! Agora têm a seu favor os Jucás, Moreira Francos, Geddeis, Cunhas, Renans, Sarneys, Aécios, Serras, Alckmins, Padilhas, Dias, Caiados, Maias, Alves, Mendonças, Magalhães e que cada um acrescente os de suas preferências!!!!

  34. Que tal o “antagonista” enfiar sua língua no cu?

  35. Pessoas que se vendem por um prato de comida não são diferentes daqueles que extorquem empresas e cidadãos.. O nordeste era para ser a locomotiva do Brasil mas é na verdade um peso morto.
    Deveria ser a China brasileira, mas não passa de um conta a fundo perdido.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.