A ditadura quer me pegar, mas não vai ser fácil

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

ditadura

 

Para o bem ou para o mal, o fato é que muita gente me procura para fazer denúncias. Para o bem porque denunciar o que está errado me faz sentir útil à sociedade; para o mal porque fazer denúncias é a melhor forma de arrumar inimigos.

Tenho uma teoria sobre por que pessoas que não conheço me procuram pedindo divulgação de denúncias. A ela.

Desde que criei o Blog da Cidadania, em 2005, movi ações no Ministério Público, no STF, na Polícia Federal, na Procuradoria Geral Eleitoral, no Conselho Nacional de Justiça e no Conselho Nacional do Ministério Público.  Os alvos dessas ações foram todos os impérios de Mídia, Gilmar Mendes, Eduardo Cunha, institutos de pesquisa, Sergio Moro, o governo Alckmin…

Enfim, acho que as pessoas que me procuram com informações importantes para fazer denúncias acreditam que farei o que outros não se atreveriam. Não sei se é isso, mas me parece uma boa teoria para explicar por que recebo certas informações…

Recentemente, por exemplo, divulguei uma denúncia sobre novos ataques a Lula e a Dilma que o denunciante procurou outros para divulgar, mas só eu levei em frente. Levei porque a fonte era – e continua sendo – confiável.

Eu incomodo, eu sei que incomodo, mas não é por interesse particular. Ninguém nunca vai achar UM MÍSERO CENTAVO OU UMA MÍSERA VANTAGEM PESSOAL que eu tenha obtido pela minha militância política.

Vai ter gente muito surpresa com isso. Gente que vai ficar perplexa, sem entender por que alguém se expõe como me exponho a troco de “nada”. É que não é “a troco de nada”, é em troca do Estado de Direito, da democracia, da verdade e da justiça.

Sim, acredito mesmo nessas coisas. Vejam só vocês… Coisa antiga, não?

Não tenho medo de perseguições, de investigações, das famigeradas “convicções” de fanáticos religiosos convertidos em autoridades porque tenho uma VIDA LIMPA e porque NUNCA OBTIVE VANTAGENS DE MINHA MILITÂNCIA POLÍTICA.

Na verdade, minha militância política tem me prejudicado financeiramente. Perdi negócios por pensar o que penso, por dizer o que digo – como todos sabem, sou representante comercial.

Claro que a gente fica se perguntando se dá pra ir em frente perdendo dinheiro, sofrendo ameaças etc. Em situação normal, o melhor seria parar com tudo isso e ir cuidar da minha vida. Porém, não comecei este Blog hoje. São 12 anos lutando pela democracia brasileira. Tomando posições, enfrentando toda sorte de inimigos, à direita e à esquerda.

Mas não tenho medo. Sabem por que? Consciência tranquila. Não devo nada. Podem me investigar até que lhes caiam olhos e dedos que nunca, jamais encontrarão um mísero motivo para fazer o que faço que não seja o interesse público.

Tags: , ,

129 Comentário

  1. O que torna um ser humano notável é a sua dignidade, a sua humildade e a defesa firme dos seus pontos de vista. Estamos aqui para apoia-lo incondicionalmente.

  2. Acredito e confio em você, Eduardo Guimarães.

    Não acredito e não confio nas organizações mafiosas das famiglias Marinho (a criminosa Rede Globo que precisamos acabar), Civita (Esgoto Abril), Frias (Falha de São Paulo, a serviço da Ditadura e Ditabranda), Mesquita (O Estado de São Paulo querendo voltar aos tempos da Província), etc (incluindo aí a evangélica Record do Edir Macedo e a sempre puxa-saco TV Bandalha).

  3. Caro Edu. Você é muito corajoso, e eu, ao mesmo tempo que admiro isto, me preocupo. “Eles”, ou seja, a turma das sociedades secretas, dos clubes de serviço e das religiões de ódio (que contrapõem, à la Maniqueu, o “Bem” e o “Mal”, assim evitando a angústia de reconhecer os próprios erros e se corrigir, já que fica mais fácil atribuir tudo a um bode expiatório ad hoc), não se restringem a procurar “podres” dos seus inimigos. Eles são especialistas em plantar podridões e atribuí-las a seus inimigos inocentes. A própria operação golpe-a-jato parece ser um exemplo. “Eles” implantaram um esquema de corrupção na Petrobrás (Moro, Youssef, Paulo Roberto Cosa, Cerveró, etc), para pegar petistas, em especial o Zé Dirceu e o Lula. Os dois, macacos velhos (no bom sentido) não cairam nessa armadilha (e nem nas milhares de outras que lhes armaram). Pois os caras foram em frente assim mesmo, “como se eles tivessem caído”. Afinal, quem (o grande público) acredita que um Deus único criou várias raças de seres humanos mas elegeu uma como preferida, mandando-a liquidar com as outras (também seus pretensos filhos), acredita em qualquer coisa. Quem acredita que um pastor, mediante pagamento em dinheiro, é capaz de obrigar esse Deus a fazer um determinado milagre, acredita em qualquer coisa (menos na verdade, na honestidade, no bom senso e no trabalho)…

    • Grato, Jarbas

    • Verdade. O fato de não ter o que possa justificar uma denúncia não é motivo suficiente para não ser denunciado. Porque não tem ninguém de vida mais limpa e voltada ao interesse coletivo do povo brasileiro que o Lula, investigado e perseguido há mais de 30 anos. E, mesmo assim, a bandidagem togada já inventou cerca de meia dúzia de investigações abertas contra ele e outras tantas contra seus familiares, que tampouco cometeram qualquer irregularidade, e vão seguindo avançando, a qualquer custo e a qualquer preço, no rumo de obter contra ele uma condenação em segunda instância. Que já está preescrita como estavam as sentenças encomendadas do STF, em 2012, no MENTIRÃO (crédito para a criadora dessa expressão: Hildegard Angel). Ser honesto nesse país onde os bandidos vestem toga, não serve de proteção nem de defesa nem salvo conduto para ninguém.

  4. Isso é prova de que o Brasil dá certo. Cidadão reto que não enverga, como esse brasileiro chamado, Eduardo é a prova. Esse homem tem levado paulado de tudo quanto é lado. Mas continua firme, corpo e mente doloridos, mas seguindo andando, altivo e pé no chão. Você é um caba da peste. Que seus propósitos sejam vencedores.

  5. Obrigado, Eduardo Guimarães.

    Nesse mundo perigoso da internet, é importante a gente poder diferenciar os homens dos moleques. Diferenciar os íntegros dos canalhas. Os honrados dos pilantras. Tomara que você possa continuar com seu trabalho. Ao menos, a história te recompensará. De qualquer forma, se hoje você dissesse “parei, vou cuidar das minhas coisas e da minha família”, ainda assim as pessoas decentes que acompanham a discussão pública nesses tempos já teriam motivo suficiente para serem gratas pela vida toda.

    Abraço fraterno.

  6. Seus valores são os meus também.
    Acredito que ainda existam muitas pessoas de bem por este mundão.
    O difícil é tirá-las de sua zona de conforto e fazê-las juntar-se a nós, mas aos poucos….
    Siga em frente que nós o acompanhamos.

  7. Sabe Edu, o interessante é que os que podem te perseguir não resistiriam a uma quebra de sigilo bancário ou escuta telefônica. Vamos em frente, vc não está sozinho. A propósito, qual a possibilidade de movermos uma ação contra a mídia que prejudica os progressistas dia e noite? Falo disso por causa da perseguição implacável da mídia pra atingir Lula e que de tabela, atinge a todos nós, somos ofendidos na redes, agredidos verbal e fisicamente, invadem nossos sites, inventam mentiras. Tudo isso já causou até desunião familiar, pra não falar dos outros males.

  8. perigosa a ditadura
    dilua… alimente pupilos..
    boa sorte

  9. Por essas e por outras é que te admiro tanto. E sempre que você tiver alguma denúncia, conte comigo para ajudar a divulgá-la.

  10. Edu , você não está sozinho. Força e conte conosco sempre.

  11. Parabéns por nos presentear com seus ótimos artigos por todos estes anos. Seu Blog estará inscrito na História como um dos ícones da resistência a esta Ditadura que vem sendo implantada em nosso País. Esta resistência vai aumentar e voltaremos a ter nosso País de volta em breve.

  12. Mais uma vez Edu conte com minhas orações em proteção a você e sua família – e para que eu possa ao menos ter uns 10% de sua coragem – daquele que te conhece desde os tempos das cartinhas no Painel dos leitores da Folha de S Paulo e o início do blog.
    Conte comigo na medida do possivel, para que Justiça e Igualdade Social neste país se torne realidade, não algo de republicanos ingênuos!
    Grande abraço!

  13. Aprendi a ver a face cruel da mídia comandada por “famíglias” e mancomunada com o que há de mais vil na classe política brasileira através do seu Blog, isso lá nos idos de 2009. Por isso admiro demais sua perseverança. Avante Camarada!

  14. Você acertou na mosca. Reiniciaram a campanha difamação ao Lula com acusações infundadas. Parabéns Eduardo Guimarães. Seus descendentes terão do que se orgulhar.

  15. Olá, Eduardo. Eu tenho a mesma sensação que você mas em menor escala. Você com certeza seria um dos primeiros alvos de uma provável e cada vez mais possível “caça às bruxas” do autoritarismo. Tenho a convicção que já estamos desde algum tempo vivendo em Estado de exceção. Estou pensando muito se continuo com minha batalha diária em conscientizar e desmascarar essa classe dominante excludente, fascista, violenta e burra. Não só por medo mas por ver que está longe as condições objetivas de mudar isso tudo. Sou professor de filosofia da Rede Pública e já sinto certo constrangimento político na escola e com certos alunos enganados pelo fascismo e discursos do ódio. Mesmo assim nado contra a maré. Mas é cada vez mais perigoso fazer isso e não está claro até onde pode ir a violência de Estado praticada por essa classe dominante. Pois, por exemplo, já perseguem pichadores que ousaram criticar Dória aqui em SP. Ver http://disq.us/t/2k6sqxj. Por isso, sua abnegada contribuição à defesa do Estado de Direito, da democracia, da verdade e da justiça não passa despercebido. Porém, e é essa minha preocupação: Não sejamos ingênuos em acreditar que eles não vão cruzar certas limites, por exemplo, chegar ao ponto de perseguir pessoas ilibadas. Se já perseguem alguns o que garante que não vão descambar numa ditadura nua crua e perseguir as principais vozes contra o Estado de exceção? Penso que temos de ter medo sim, Eduardo, pois nossa consciência tranquila não é garantia de mais nada hoje em dia, devemos ter medo sim pois o Projeto das elites é um ataque aos direitos e garantias fundamentais. Quem tomou o poder pretende ficar lá eternamente, pois querem acabar com qualquer crítica ao Projeto conservador. Pois, qual o sentido de tirar sociologia e filosofia do curriculum escolar já de cara e em tão pouco tempo? Ora, é porque os golpistas pretendem ficar mais 30 anos poder e moldar as gerações futuras ao seu discurso. Nossa geração nunca viveu tempos tão sombrios.

  16. A meu ver são dois motivos, Edu: você tem coragem, e tem os meios para fazê-lo.

    Abraços.

  17. Caro Eduardo Guimarães,

    Você é um cidadão brasileiro de caráter extraordinário. Tenho acompanhado o seu blog e suas ações todas voltadas para o bem do povo brasileiro. Realmente é admirável a sua coragem de enfrentar tantos poderosos golpistas na grande imprensa, nos partidos de direita e em diversas instituições brasileiras. Parabéns para você e outros blogueiros progressistas que vêm quebrando o monopólio dos grandes grupos de comunicação, principalmente a Globo, difundindo informações confiáveis.

  18. Caro Edu,
    Em eleito, Lula te chamará para ser ministro das comunicações.

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu

  19. Tens a nossa admiração e o nosso apoio. Aproveitando a oportunidade, precisamos começar a basear o nosso discurso no seguinte raciocínio: se Lula é realmente corrupto, Moro e os procuradores da Lava-jato e policiais federais que o investigam são prevaricadores! É simples: se ele realmente roubou, eles estão sendo omissos no seu trabalho, pois não apresentam as provas! Precisamos desafiar nesse sentido, principalmente os que odeiam Lula e endeusam Sérgio Moro & cia!

  20. Eduardo

    Não o conheço pessoalmente, mas, há muito tempo acompanho o seu blog.
    Não tenho nenhuma dúvida de que você é uma pessoa digna e que sua luta é por um país melhor.
    Tem meu apoio e solidariedade incondicional.
    Um abraço.

  21. No dia que assumires um cargo, mandado público, virarás mais um corrupto. A acusação vem dps corruptos, e alardeada pela mídia, mais corrupta ainda. Para te tirarem da frente do combate à corrupção e privilégios dos ricos e poderosos e da luta por igualdade de oportunidades Para Todos.. Mas vai em frente, confiamos em te. Imagino o tanto que já perdeste de dinheiro, com perseguições e o tanto a tua família deve ter te cobrada abandonar essa luta, que só te traz prejuízo financeiro e dor de cabeça.

  22. http://o-boqueirao.blogspot.com.br/2017/02/a-ditadura-quer-me-pegar-mas-nao-vai.html

    “Fiquemos alertas. Assim como todxs aqueles que ousam lutar pelo restabelecimento da democracia e em defesa dos trabalhadores e da maioria do povo, e que por isso são atacados ou ameaçados, o companheiro Eduardo Guimarães merece nosso respeito – e nossa total solidariedade. (Júlio Garcia)”

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.