Sondagens mostram que Temer pode tornar Lula “invencível”

lula capa

 

 

Setores do PT articulam o lançamento da terceira candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. O evento seria na próxima sexta-feira (20/1) durante reunião do Diretório Nacional do partido, em São Paulo. É uma boa ideia. Talvez não no contexto pretendido inicialmente, mas certamente em outros contextos possíveis.

Antes de prosseguir, porém, quero avisar ao leitor que vou me valer, aqui, de um recurso estilístico conhecido como nariz-de-cera, ou seja, um longo preâmbulo ao tema central, determinado pelo título do post.

Nos últimos dias, foi anunciada proposta de setores do PT e de movimentos sociais de que o ex-presidente seja lançado candidato ao terceiro mandato com a plataforma de desfazer todos os atos do governo Michel Temer – em especial, o teto de gastos, a reforma da Previdência e eventuais retrocessos nos direitos trabalhistas.

A ideia é usar a força de Lula junto ao eleitorado, mensurada nas últimas pesquisas de opinião, como catalisador para uma “revolução” democrática com o objetivo de derrubar o governo Temer, convocar novas eleições e uma constituinte.

O grupo que planeja esses feitos não tem força para isso. A ideia vem da tendência petista Mensagem ao Partido, que defende uma espécie de “refundação” que boa parcela do PT rejeita por entender que passaria a ideia de “confissão” petista de que o partido fez realmente tudo de que os adversários o acusam.

Além disso, a tendência petista Mensagem pretende lograr o feito que seria derrubar Temer e convocar diretas já com apoio de um grupo que, por mais aguerrido que seja, não tem expressão para tanto. Qual seja o grupo, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, o PCdoB, o PDT e o PSOL, além do próprio PT.

É mais ou menos o mesmo grupo político que não conseguiu nem barrar o golpe, de forma que derrubar os golpistas não está nem em cogitação pois precisaria deles todos para chegar aonde pretende.

Há outras iniciativas para resolver o problema para o Brasil em que se constituiu esse golpe. Uma delas é bancada por um pequeno grupo de petistas que almeja devolver o mandato de Dilma Rousseff, roubado descaradamente por uma maioria conjuntural de congressistas.

A ideia baseia-se em conseguir que o STF mande reintegrar Dilma ao cargo. Até ministros do STF antipáticos ao golpe dizem que isso é sonho de uma noite de verão. Decorreria uma crise institucional sem precedentes se o Judiciário fizesse tal interferência no Legislativo.

E esse não é o único problema. Há outros quase tão grandes quanto esse. Muitos outros.

Claro que Temer pode cair por si só, por atingir um nível de impopularidade insustentável. Ele mesmo havia dito que Dilma não resistiria no cargo com os 13% de popularidade que tinha. Pois pesquisa Datafolha divulgada em dezembro mostra Temer com 10%. E uma pesquisa Vox Populi mostra com 7%.

Temer também poderia cair se a chapa dele e de Dilma Rousseff na eleição de 2014 fosse cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas depois que a presidente legítima foi derrubada a “pressa” que a Corte tinha se esvaiu.

Contudo, essa “alternativa”, esse plano B para Temer ser retirado do cargo se sua impopularidade continuar caindo – do jeito que vai, ele será o primeiro político do mundo a ter 100% de impopularidade – ficará em aberto e, assim, os capas-pretas da nação poderão acelerar a cassação da chapa eleitoral a qualquer momento.

Ao contrário do que disse Temer, porém, é possível, sim, um presidente governar com baixa popularidade. Temer está governando. Tem apoio no Congresso e a mídia quase não o incomoda.

Contudo, além da incompetência temerária ainda tem o problema do envolvimento do presidente da República e de boa parte de seu governo em escândalos de corrupção denunciados no âmbito da Operação Lava Jato. Mais uma vez, porém, há uma contrapartida: a Lava Jato só se interessa em prender Lula e outros petistas.

A possibilidade de a Lava Jato, julgada pelo STF, tirar Temer do cargo, portanto, deve ser próxima de zero… Se não for negativa.

Enfim, caro leitor, chegamos ao xis da questão: o Brasil é hoje um gigantesco caldeirão de incertezas que borbulham com força cada vez maior ao passo que a situação criada pelo golpe vai ficando mais insustentável. E essa insustentabilidade não para de crescer porque a economia já não aguenta mais não saber minimamente para onde o país vai.

O que está fazendo a recessão se transformar em depressão econômica é justamente isso, o fato de que não se sabe para onde o país vai, já que, ao mesmo tempo em que o governo corre o risco de cair – e, com ele, toda a direção econômica privatista, conservadora e antipopular que imprimiu –, não se sabe se em seu lugar viria um governo de tendência oposta, ou seja, nacionalista, estatista, de direita ou esquerda, que poderia decorrer de uma eleição direta já.

Sem saber para onde o Brasil vai, ninguém vai investir. Nem brasileiros nem estrangeiros. Só um pacto político entre coxinhas e petralhas poderia criar as condições mínimas para o capital acreditar no Brasil, pois saberia que ganhasse quem ganhasse as regras do jogo seriam respeitadas.

Este Blog escreveu isso dezenas de vezes, que o golpe não melhoraria a crise econômica, aprofundaria. Aliás, nem era uma previsão prodigiosa, muito pelo contrário. Era óbvio que um golpe de Estado, mesmo sendo parlamentar, tornaria as coisas incertas no país simplesmente porque os golpeados dessa forma não se conformariam e, ao não se conformarem, manteriam a temperatura política alta.

O mais irônico é que um golpe dado em prol dos interesses do capital gerou nele uma incerteza atroz sobre o rumo do país e, consequentemente, uma total abulia empreendedora, ou seja, disposição zero para investir em ambiente tão conturbado.

Ao se negar a se espalhar na cama que os golpistas prepararam o capital os enfraquece, pois precisavam dele para que o país voltasse a funcionar “normalmente” após a anormalidade do golpe.

Não importa muito o que eu ou você achamos disso tudo que vai acima. Tudo isso está acontecendo no Brasil meio que à base de inércia, por conta do impulso inicial – o golpe.

O que importa é o que vai acontecer e, em menor escala, o que as pessoas comuns como nós poderão fazer para mudar alguma coisa.

A dinâmica da destruição das alternativas políticas tradicionais pela Lava Jato não é boa para o Brasil. Não em um ambiente como o que está posto, de crise econômica e política sem precedentes.

Se o país estivesse funcionando normalmente, se a economia não tivesse sido sabotada para os conservadores dos partidos, da mídia, do empresariado e do Judiciário conseguirem tirar o PT do QUARTO MANDATO CONSECUTIVO que conseguira (com ameaça de conseguir o quinto), talvez fosse proveitosa uma depuração completa da política, um “começar de novo”.

Do jeito que estão as coisas no país, a eleição presidencial de 2018 (se houver essa eleição) pode levar até algum tipo de Bolsonaro ao poder – nem precisa ser ele, mas alguém como ele –, ou algum líder religioso exaltado pelas massas como “escolhido”.

Ou coisa pior…

Um dos cenários possíveis, porém, é o que talvez seja o melhor. Por ter lado, claro que dirão que estou concordando comigo e não com os fatos, mas notem que o que vem adiante é só uma das muitas probabilidades que estão postas.

Não será demais alguém querer que só essa hipótese não seja aventada? Então controlem-se, meus caros reacinhas. Vamos ter que testar uma hipótese da qual vocês não gostam.

A hipótese Lula. Sim, ele não está morto coisa nenhuma. Está tão vivo que não para de crescer nas pesquisas e reduzir sua rejeição. Ao longo de 2016, deixou uma quase “lanterna” da eleição presidencial em primeiro turno e assumiu a liderança em todos os cenários, e sua rejeição caiu consideravelmente, conforme o Datafolha

Após essa pesquisa Datafolha de dezembro, houve uma tempestade contra Lula. Desencadeada pela Lava Jato. Houve uma série de indiciamentos do ex-presidente, de forma que pareceu uma espécie de retaliação.

Na Pesquisa Vox Populi feita simultaneamente à pesquisa Datafolha de dezembro, Lula perdia (por pouco) de Marina Silva no segundo turno. No Vox, Lula derrota a todos tanto em primeiro quanto em segundo turnos. Inclusive Marina.

Chegamos a janeiro e as pesquisas internas dos partidos e da mídia continuam brotando sem parar. Nas mais recentes, Lula aparece em nova alta em relação a todos; aos tucanos, a Bolsonaro, a Joaquim Barbosa, a Sergio Moro etc.

No Congresso, já tem parlamentar que apoiou o golpe se dizendo arrependido. Um dos golpistas mais furibundos declarou, recentemente, que se arrependeu de votar pelo impeachment porque o governo Temer seria “pior do que o governo Dilma”.

Outros parlamentares golpistas já concordam que se Lula governasse o país este não teria entrado na enrascada em que está, mas não são os parlamentares da atual Legislatura que vão decidir alguma coisa caso a democracia brasileira não seja formalmente interrompida, em um adiamento improvável, porém jamais impossível, da eleição presidencial de 2018.

Observação: coloquem FHC no cargo neste ano por via indireta para ver se ele dá ou não um jeito de conseguir se manter no cargo por no mínimo quatro anos.

Seja como for, se houver eleição daqui a menos de dois anos Lula pode chegar lá como candidato imbatível. Sim, é isso mesmo: im-ba-tí-vel

Ah, Lula vai ser preso ou estará inelegível? Você acha mesmo que é preciso lembrar isso? Acha que eu ou qualquer um que trate do assunto não sabe que tentam prendê-lo para impedi-lo de disputar 2018?

Há que ver se conseguirão condenar Lula. Podem conseguir, sim. Mas para colocarem o líder da oposição na cadeia vão ter que arrumar provas que, até o momento, não existem.

Ou alguém acha que existe alguma prova?

Nem os procuradores da Lava Jato, os acusadores formais de  Lula, afirmam que existem provas contra ele. Em setembro, o procurador da República Roberson Pozzobon, que acusa  Lula de corrupção pelo sítio em Atibaia e pelo tríplex do Guarujá, declarou:

“Não teremos aqui provas cabais de que Lula é o efetivo proprietário, no papel, do apartamento, pois justamente o fato de ele não figurar como proprietário é uma forma de ocultação.”

Onde é que se propõe colocar alguém na cadeia sem provas cabais? Só nas ditaduras.

Mas como quem pretende tirar Lula da eleição ainda não sabe como vai fazer isso por ainda não ter os instrumentos necessários, as provas, é lícito conjecturar como estará a situação política do ex-presidente em 2018.

Para o colunista da revista Veja, da Folha de São Paulo e da Jovem Pan Reinaldo Azevedo, se Lula não for preso ele vai se eleger presidente em 2018. Em seu blog, em 18 de dezembro, ele concluiu assim um artigo:

Não existe vácuo na política. Se a ideia é reduzir o país a uma grande delegacia de polícia, todos se igualam. No ambiente de terra arrasada, quem tem mais estrutura e experiência acaba obtendo vantagem ou recuperando o terreno. Agora resta à direita burra torcer para que Lula esteja preso até 2018

Se Reinaldo Azevedo acha que Lula se elege presidente em 2018 se não estiver preso ou inelegível, quem sou eu para discordar, não é mesmo? E como a Lava Jato não tem provas, segundo ela mesma, é lícito presumir que o ex-presidente tem muita chance de continuar crescendo até um ponto em que surja um clamor popular por sua volta.

A boa notícia, o que está animando setores do PT a proporem já uma terceira candidatura Lula, é que novas sondagens internas dão conta de que ele continua se fortalecendo. Pesquisas qualitativas estariam sugerindo que, conforme Temer vai se associando a má gestão, à piora da economia e à retirada de direitos, a alternativa Lula vai se tornando irresistível devido ao “recall” (recordação inconsciente) do período em que ele governava, um período de grande prosperidade que fez com que ele deixasse o poder com OITENTA POR CENTO DE APROVAÇÃO.

Para tanto, as cretinices e os planos nefandos dos golpistas vão assustando a sociedade.

Reforma da Previdência, reforma trabalhista, redução do SUS, gastos públicos congelados por 20 anos e até a tentativa canhestra de acabar com a internet de banda larga no Brasil passando a cobrar por quantidade de dados, farão Lula subir muito nas pesquisas.

Não haverá Lava Jato sem provas que consiga impedir que o povo clame pela volta do ex-presidente. E para que isso aconteça não precisa muito. Basta deixar Temer e o PSDB governarem. Eles mesmos vão convencer os brasileiros a clamarem nas ruas, nas empresas, nas escolas, na academia, pelos quatro cantos do país, que querem Lula de novo.

Lula já divulgou até a sua plataforma de governo. Se ainda não assistiu, vale assistir.

 

Tags: , , , ,

67 Comentário

  1. Lula sempre será o Lula. Mas também devemos ver os erros que ele e o PT cometeram antes de mais nada:
    Vejamos

    01- Nomear para o STF ” juristas” inqualificáveis
    02- Nomear Ministros da Justiça incompetentes..Com exceção de Arragão
    03- Segurar por muito tempo o Real, câmbio, valorizado
    04-Não fazer a reforma política
    05- Não fazer a reforma Tributária
    06- Aliar-se a ” ratazanas”
    07-Não fazer a reforma dos meios de comunicação
    08- Sustentar com dinheiro público os meios de comunicação
    09-Não saber se comunicar. Importância da comunicação pública para a formação de opinião dos cidadãos.
    10-Manter os juros altíssimos
    11-Não criar um Sistema de ensino interligado
    12-Não valorizar seus fieis aliados
    13-Não controlar seus membros em suas maracutaias

    Por isso sou agora..no primeiro turno: CIRO GOMES…Depois veremos

    • Bom Dia!

      Não foi Lula que errou, foi a sociedade. Ela não ajudou, ela esperou e apenas colheu o que Lula e o PT fizeram.
      Este STF é tão bom ou ruim quanto sempre foi, E assim vale para toda a sociedade.
      Os 11.000 mi e bilionários nacionais atuam para a escravidão, pelo atraso e entrega do país a quem quiser pagar… São traidores!
      Nossa elite é caso de Paredón!

  2. Caro Edu,

    Concordo com o seu texto e vamos a Luta com LULA ATÉ A SUA ELEIÇAO EM 2018.
    abs

  3. PT, mostre a sua cara. Por João Vicente Goulart

    A eleição para Presidência da Câmara dos Deputados está trazendo à tona a verdadeira face dos bastidores da política atual: perversa, hipócrita e fisiológica.

    A movimentação de alguns setores do PT indica que, mesmo após a covarde e ilícita deposição da Presidente Dilma Rousseff, onde houve uma mobilização dos setores militantes daquele partido, da esquerda , PDT, PC do B, PSOL , movimentos sociais, como MST, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, e tantas outras organizações que se uniram em torno da Frente Brasil Popular em defesa de nossa democracia vilipendiada, assistimos atônitos uma possível aliança com candidatos da base governista em torno de cargos da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e a traiçoeira opção de esquecer estas lutas, compondo covardemente com o inimigo golpista, por farelos e migalhas.

    A movimentação de alguns deputados do PT, Vicente Cândido, José Mentor, Luis Sergio e Carlos Zarattini, por exemplo, pululando no ar do gabinete de Rodrigo Maia, nos traz a impressão clara que esta posição pragmática, em torno de cargos da Mesa Diretora, fará com que, um acordão venha acontecer nos bastidores daquele que outrora fora o grande Partido da Esquerda.

    As dissimulações destas hostes partidárias chegam ao cúmulo de tentar, segundo ultimas informações, apoiarem, não a candidatura natural de André Figueiredo, como única oposição legítima e sim uma segunda candidatura governista, como a de Jovair Arantes, o relator do impeachment.

    Para que? Para não dizerem que estariam apoiando Maia, o candidato do governo, porém tramando com o próprio, um grande acordão em torno de cargos, onde a renúncia de Jovair no último minuto, desarticularia qualquer outra alternativa de última hora, migrando os votos para a verdadeira e golpista candidatura de Maia e assegurando, desta maneira, a primeira secretaria ao PT.

    Isto esconderia a traição? Não, pois há milhares de militantes na rua que há anos lutam por um país mais justo e se envergonharão de uma posição de tal índole, afinal, como dizia Brizola, “a política ama a traição, mas abomina o traidor”.

    2018 está perto e uma posição de traição às bases pode ser o esfacelamento da união das forças populares necessária à próxima eleição.

    Sem mais subterfúgios.

    PT, mostra a tua cara!

    Postado
    POR FERNANDO BRITO · 13/01/2017

  4. Só precisa combinar com os russos…os golpistas estão nadando de braçada com as privatizações e entrega do patrimônio nacional…pra essa gente tá tudo MUITO BOM!

    A parte de que a esquerda insiste burramente em defender suas migalhas (ver carta aberta de João Vicente Goulart ao PT)…

    E no frigir dos ovos, NINGUÉM ainda enfrentou o remetente do golpe: a mídia. Sem enfrentar o problema da comunicação não iremos a nenhum lugar. E acho que isso não depende só de dinheiro, depende mais de inteligência. Nesta semana o Hamas atacou os celulares dos soldados israelenses… passaram por cima até do Mossad…Não creio que foi utilizando muito dinheiro.

    Quando as forças progressistas do Brasil vão entender a necessidade de um plano para anular a imprensa golpista e encontrar um meio de falar diretamente com o povo?

  5. Caro Eduardo,

    Excelente o seu texto. Embora você tenha abrangido todas as possibilidades do que pode ou não acontecer ao ex-presidente Lula, é bom lembrar que esses golpistas são capazes de tudo. Eles têm o apoio da Mídia do MP do Poder Judiciário. Eu ainda acho que Judiciário, especialmente a Justiça Federal do Paraná, armará alguma coisa contra o Lula. Tudo bem que até momento não há nenhuma prova contra o ex-presidente, mas com essa “justiça” de hoje não se brinca. Esses caras vêm rasgando a constituição federal e as leis vigentes deste país, dia após dia.

    • Inventar uma prova e passar goela abaixo do povo através da imprensa PIG. É isso que acontecerá. Tem que preparar o povo para a mentira que virá.

  6. Esta coxinhada burra e mais os golpistas levaram o País para esta porcaria que está,e este judiciário mercenario.

  7. Lula sempre será forte.

    É a eterna sina deste país de fracassados- que inventa mitos fajutos e finge renovar esperanças com seus salvadores da pátria.

    Ainda assim a democracia é o “menos péssimo”- Limita o poder, mas nos deixa à mercê da maioria de imbecis.

    Mas o relógio anda. Quem sabe ele se torne ficha suja pra valer… Ou outros eventos inevitáveis da vida o tirem do nosso caminho para aliviar nosso suplício tupiniquim.

    • Bem, vindo de alguém que quer colocar alguém do PSDB no poder, esta sua opinião sobre Lula para mim tem o valor de um tostão furado.

    • “Quem sabe ele se torne ficha suja pra valer…”

      Esta é a única coisa que a direita burra – se é que existe uma inteligente – torce para que aconteça, como diz o seu amado tio Rei. O problema de vcs é que vcs mesmo estão fazendo Lula subir nas pesquisas. Basta um período de lembrança do que é um governo de direita para o povo acordar.

  8. Eduardo. Não sei se a informação tem outro significado, mas caso seja lançada uma nova candidatura de Lula, essa será a sexta (primeira na eleição de Collor, as duas seguintes ganhas por FHC e as últimas duas nas quais ele se elegeu). A não ser que a sua intenção tenha sido a de apresentar a vitória como favas contadas (assim será a terceira de fato). Ainda dentro desse mesmo assunto, mas com outro olhar, acredito que o melhor que poderíamos fazer era engrossar os movimentos contra o golpe e pela reversão do impeachment. Essa semana o Partido da Causa Operária (PCO) realizou um debate levantando essa bandeira, com a participação do ex-ministro da Justiça de Dilma, Eugênio Aragão.

  9. Esse ano a inflação fechou abaixo do teto da meta. Os juros já estão caindo e a economia dá sinais de recuperação.

    Acho difícil o Temer cair por conta de seu apoio no congresso.

    Quanto ao Lula, tudo é especulação… Ninguém que ele apoiou nas últimas eleições foi bem. É a realidade desmentindo as pesquisas.

    Isso se estiver em condições de concorrer.

  10. Pessoalmente, Eduardo, não gostaria que ele voltasse: ele fez muito pelo País e mereceria paz, descanso e reconhecimento. Preocupa-me também a ideia do “salvador da pátria”. Sei da importância das lideranças, mas é preciso haver outras além do ex-presidente Lula. Não é possível que não haja!

    Finalizando, a situação do Brasil não é boa e estão tentando vender a ideia de que é. Não é. Não há confiança dos agentes econômicos. Precisa ser muito cego para não perceber isso.

  11. A Globo já está pressionando a Justiça para torná-lo inelegível

  12. Concordo que as iniciativas dos golpistas irão favorecer o aumento da popularidade de Lula. Ainda tem o fato de Trump assumir a presidência do Império esse mês. São enormes as incertezas para a economia mundial. Como o Brasil já passa por uma crise catastrófica, é de se esperar o agravamento das nossas condições com uma eventual desvalorização do real frente ao dólar.

  13. Mais um ótimo texto.
    Lula só não voltará se o matrem. Então criar-se-ia um mártir e o povo que até nos confins do país só sabe o que a Globo informa, criaria a faísca x pólvora.
    Preso, haverá revolta popular e será o estouro da boiada.
    Prendê-lo sem culpa-provas será um caso para a ONU, já que o caminho está aberto lá.
    Ipso fato = Lula 2018.

  14. Você é piadista. As delações vão ser a pá de cal.

    Ps pare de sonhar com a bastilha, ninguém vai invadir piraquara para libertar lula.

  15. A primeira foto,principalmente, é FABULOSA. Mostra o presidente mais querido,que o Brasil já teve, nos braços do povo, da multidão, abafado pelo amor da população. Para desespero total dos fasci-brazucas.
    Deveria ser colocada em um mural na ONU.

  16. Jornal do Brasil:
    Entrevista de coordenador da Lava Jato na PF confirma ‘lawfare’ contra Lula, dizem advogados
    Defesa reforça tese de uso da lei e dos procedimentos jurídicos para perseguição política.

    Os advogados de defesa de Luiz Inácio Lula da Silva criticaram, neste sábado (14), as declarações do delegado federal Mauricio Moscardi Grillo sobre a eventual prisão do ex-presidente. Em entrevista à revista Veja, o delegado afirmou: “Perdemos o timing para prender Lula”. Para a defesa, a entrevista confirma lawfare (uso da lei e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política) contra Lula.
    Coordenador da Operação Lava Jato na Polícia Federal, Maurício Moscardi Grillo afirmou na reportagem que houve um tempo em que os investigadores tinham provas, áudios e indícios que poderiam caracterizar tentativa de obstrução da Justiça por parte de Lula, mas que, hoje, “os elementos que justificariam um pedido de prisão preventiva não são tão evidentes”.

  17. O blogueiro não fala sobre a derrota acachapante do PT nas ultimas eleições simplesmente porque, para argumentar, seria obrigado a reconhecer que o povo está farto do tipo de política que o PT pratica.
    Como brasileiro sinto-me ultrajado pela roubalheira em que os governos petistas foram coniventes senão partícipes.
    Teto dos gastos, reforma da previdência e do sistema de aposentadoria são altamente impopulares mas qualquer pessoa, por mais alheio à politica que seja, sabe que são medidas obrigatórias ou do contrário iremos à bancarrota.

    • Pessoas como você têm mente curta. Em 2002bp povo queria se livrar do PSD. O país tinha 12% de inflação e 13% de desemprego. E não tinha reservas cambiais. Isso é cíclico. A bancada tucana caiu pela netade no Congresso. Não faltaram eleições acachapantes para ninguém. Essas medidas não são obrigatórias. Isso é conversa. Querem apenas tirar do povo o que o PT deu. Mas se você quer se ferrar, azar o seu

      • Isso. Vamos “dar” coisas pro “povo”, gratuitamente…

        Enquanto isso os pagadores das “gratuidades” mudam suas empresas para o Paraguai.p

        • Se fosse assim não existiria uma só empresa na Europa, que tem benefícios dos maiores do mundo. Benefícios que o Brasil paga existem em quase todos os países latino-americanos e muito mais nos europeus

          • Só acrescentando, a Europa dá tanto incentivo p/ os seus agricultores q a produção agrícola é gerada c/ prejuízo: http://www.agrolink.com.br/colunistas/ColunaDetalhe.aspx?CodColuna=426

          • Ha e vai
            Me dizer como estão essas “empresas”?
            Muitas tem o estado como sócio. E faturam em paraísos fiscais.

            Como a Apple, Microsoft e facebook poderia ser européias?

            A história colonial permitiu aos países europeus acumularem riqueza. É uma situação sem paralelo com a nossa.

            Você ignora ou subestima o êxodo empresarial para o paraguai??? Tenho conhecidos que “zeraram” o cpf e tem Tudo em seu nome legalmente no paraguai!!

            Não quer dizer escravidão. Quer dizer ser competitivo e dar força para as pessoas decidirem
            O que fazer.

          • Você não conhece história e ainda faz apologia de crime de sonegação. O welfare state europeu comecou apos a 2a guerra. Nos teus esteites, quem faz isso vai em cana.

          • Olhaí a loucura.

            As pessoas tem firma e endereço no paraguai, a empresa fabrica e vende para o mercado externo- especialmente o Brasil. O Paraguai está atrativo para empresários em busca de taxas menores, facilidades para trabalhar. Chama-se “lei de maquilas” ou algo assim.

            Não é sonegação nenhuma. Menos ainda “apologia”….

            O cara zera tudo aqui e fica vivendo à custa do dinheiro internacional….

            http://exame.abril.com.br/economia/por-custos-menores-empresas-brasileiras-se-mudam-para-o-paraguai/

            Os paraguaios agradecem enquanto aqui….

            Sim- o “Welfare State” surgiu no seculo passado- em países com longa história de acúmulos de riqueza, traduzidas em alto nível moral, cultural e dinheiro mesmo.

          • Esses subsídios excessivos acabam sendo desonestos e estimulam a baixa eficiência. Imagino que a OMC tenha mecanismos para coibir estas práticas.

            Refiro-me à máquina de perder dinheiro que é a burocracia- tanto a fiscal quanto trabalhista. O Dinheiro sempre vai procurar um caminho melhor para sobreviver. Essas mega-empresas de hoje faturam muito em paraísos fiscais, sem necessariamente cometerem ilegalidades. É possivel ter o domicílio fiscal num lugar desses.

            O Paraguai está com esta lei das Maquilas e levando empreendedores brasileiros. Tenho noticias de pessoas que mudam tudo para o Paraguai-inclusive sua residência fiscal- e podem ainda assim viver legalmente no Brasil sem problemas. Eduardo disse que isso é ilegal- eu não sei …algum advogado poderia opinar.

      • Entendi. Se eu não quiser me ferrar, devo sair por aí defendendo Lula, alertando a todos sobre o mal que a Lava Jato faz ao país e pregando a desgraça que o governo Temer vai trazer para todos.

        Sim pode ser que eu não me ferre mas com certeza serei linchado.

      • Na Jugular… kkkk

    • Percebe-se que voce nao e usuario desse blog, senao saberia que ja houve, na epoca das eleicoes, artigos do Eduardo, comentando o fato do PT nas eleiçoes. Acusar, sem saber e sem provas e o que faz o Calabar Moro e voce. Os dois tem em comum carater fraco e flacido. Falta nobreza, simpatia, humildade. Entra num blog esquerdista so para dizer burrices, talvez porque esta ganhando algum, o que o desmereceria, se fosse real. Como dizia Plinio Marcos, todos temos que comer.

  18. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabuj@s suj@s a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) d@s canalhas direitistas…
    :
    A questão central para resolução da realidade opressiva brasileira está na ditadura midiática que assola o País e de onde derivam e passam todas as possibilidades de intervenção (ou não) em todos os demais problemas cruciais brasileiros. Assim, é preciso destruir ou pelo menos desgastar cada vez mais a influência enorme da ‘grande’ mídia direitista sobre o pensamento do indivíduo, predispondo-o à mínima análise e confronto de informações para obtenção de algo que mais se aproxime do real no contexto nacional e, inclusive, oportunizando estabelecer conexões com o que vai pelo mundo inteiro.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    .
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    .
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    .
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    .
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    .
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .
    . . .
    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    B……………………………A
    …I………………………I
    …….S………………C
    ………..T………N
    …………….Â
    tele……………………..visão
    .
    tele……………………..vazão
    .
    tele……………………..vazio
    .
    ……………………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    .:.
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    .
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    ……………………………………..……………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    .:.
    Globo
    .
    PATRÃO
    PADRÃO
    LADRÃO
    ……………………………………..……………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    (En la lucha de clases)
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………..……………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    ………………………….……………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    ……………………………………..…………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  19. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabuj@s suj@s a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) d@s canalhas direitistas…
    :
    Sou mais favorável a, primeiramente, que se devolva o mandato presidencial à legitima vencedora do processo democrático mais recente para a Presidência da República Federativa do BraSil, mesmo que isso, como aventa o texto, supostamente pudesse causar uma crise institucional “sem precedentes”… Então, a justiça e a democracia valem menos que uma crise institucional? . . . As instituições que tratem de se preservar, observando o bem maior, quais sejam os já aludidos: democracia e justiça. Para que servem as instituições senão para isso ? A justiça é o bem maior, até mais do que mesmo a badalada (e nunca conseguida) democracia, cuja plena efetivação é, aí sim, “um sonho de uma noite de verão”. A questão central para resolução da realidade opressiva brasileira está na ditadura midiática que assola o País e de onde derivam e passam todas as possibilidades de intervenção (ou não) em todos os demais problemas cruciais brasileiros. Assim, é preciso destruir ou pelo menos desgastar cada vez mais a influência enorme da ‘grande’ mídia direitista sobre o pensamento do indivíduo, predispondo-o à mínima análise e confronto de informações para obtenção de algo que mais se aproxime do real no contexto nacional e, inclusive, oportunizando estabelecer conexões com o que vai pelo mundo inteiro.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    .
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    .
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    .
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    .
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    .
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .
    . . .
    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    B……………………………A
    …I………………………I
    …….S………………C
    ………..T………N
    …………….Â
    tele……………………..visão
    .
    tele……………………..vazão
    .
    tele……………………..vazio
    .
    ……………………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    .:.
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    .
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    ……………………………………..……………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    .:.
    Globo
    .
    PATRÃO
    PADRÃO
    LADRÃO
    ……………………………………..……………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    (En la lucha de clases)
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………..……………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    ………………………….……………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    ……………………………………..…………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  20. LULA, CIRO GOMES , REQUIÃO e outros deveriam sentar-se ante demais nada .Conforme Teresa, colunista do 247 diz:A frente de esquerda não saiu. A unidade das oposições muito menos, pois não há oposição liberal neste momento. Só a de esquerda. Lula anuncia que passará 2017 percorrendo o Brasil e debatendo a tragédia política e econômica. Ela exige, porém, mais que sua liderança e sua identidade com o povo brasileiro. Exige a unidade, a frente que as lideranças de oposição não entenderam ainda como imperiosa, assim como o foi em outros momentos da História do Brasil e da humanidade diante dos arreganhos do atraso.

  21. É muita ingenuidade achar que o Lula vai ganhar. Os golpistas não deram o golpe para depois deixar o Lula voltar ao poder. Essas eleições vão ser as mais manipuladas da historia pela casa grande. O certo é lutar contra o golpe e exigir a volta da Dilma ao poder. Pedir eleições diretas é capitulação do golpe. É bom que o Lula tome cuidado com sua vida e a vida de seus familiares porque a casa grande é capaz de tudo com a ajuda do PIG. Eu nunca pensei que o Lulas e o PT fossem tão ingênuos e os dois continuam subestimando a casa grande.

    • Bom dia Edu!

      Eu acho que o Lula ganha mas não consegue governar! Acho que o congresso faria a mesma coisa que fizeram com a Dilma!

      Um abraço!

      Pedro

      • Concordo plenamente.

        A teia de poder político criada em torno desses grupos golpistas (mídia, Judiciário, MPF e PF), fará simplesmente com que Lula, mesmo que vença uma possível eleição após batalha homérica e uma tremenda polarização nacional, não consiga governar!

        Será um vazamento seletivo por semana, de investigações de suspeitos próximos á sua cúpula de Poder, mesmo que não haja provas cabais.

        O Congresso, na mesma linha ultra-consevadora do atual, irá formar uma nova trincheira contra o Executivo.

        Infelizmente, Lula apesar de ser a opção eleitoralmente mais viável de esquerda hoje, é também a mais marcada para a sabotagem.

        Por esse fator, acredito que, infelizmente, Ciro Gomes seja uma opção para se começar a formar esse ambiente de distensão das relações políticas, sem preconceitos prévios por parte destes grupos corporativos.

        E também, o que terá um pouco mais de firmeza para lidar com uma base aliada tão fisiológica como o atual Centro.

  22. Copiado do 247: (Próprio para coxinhas ainda em dúvidas – sf)
    A política do “quanto pior, melhor”, colocada em marcha para viabilizar o impeachment, e a depressão econômica provocada pela dupla Michel Temer e Henrique Meirelles fizeram com que o Brasil perdesse R$ 172 bilhões em impostos, entre 2014 e 2016; ou seja: o Brasil perdeu duas vezes o PIB do Paraguai, como aponta reportagem de capa do jornal Estado de S. Paulo; isso significa que a conspiração para derrubar Dilma Rousseff, acusada das tais “pedaladas fiscais”, quebrou o Estado brasileiro, a despeito do discurso de ajuste fiscal; rombo do setor público se aproxima de 9% do PIB

  23. Não sou petista, meu partido é o PCdoB. Mas se tratando em defender os interesses trabalhistas, sociais, progressistas, nacionalistas e desenvolvimentistas, é meu dever também defender o PT (que ainda continua sendo um símbolo de mudanças sociais em prol do povo brasileiro). Sendo assim, considero que o PT errou em alguns setores (democratização dos meios de comunicação; impostos sobre grandes fortunas; imposto de renda progressivo; STF e outros setores do Judiciário e MP fascistas, elitistas e antinacionais), mas acertou em cheio ao promover a distribuição de rendas através dos vários programas criados e fortalecidos ao longo dos governos petistas, incentivar o desenvolvimento da indústria nacional (mesmo que uma parte dessa indústria estivesse nas mãos de bandidos antinacionalistas do sistema financeiro). O PT teve mais acertos do que erros. Os erros foram da nossa elite corrupta e antinacionalista, da Rede Globo de Televisão (sempre mafiosa e perniciosa), das igrejas evangélicas reacionárias e de setores mesquinhos e burros das classes médias do Brasil que se uniram em torno da destruição das conquistas sociais dos governos petistas. Os canalhas erraram feio ao querer manter seus privilégios cada vez mais maior, em vez de aceitar uma distribuição de rendas que geraria mais riquezas para todos (inclusive para os canalhas de nossas elites perniciosas).
    O PT não precisa se refundar, precisa é defender mais ainda o desenvolvimentos social e econômico do Brasil, atacando para isto o problema da democratização dos meios de comunicação, proibindo a posse de meios de comunicação (rádios, teves e portais de internet) por parte de qualquer igreja (católica, espírita, evangélica ou outra qualquer), pois a fé do povo não pode ser um negócio lucrativo nas mãos de donos de igrejas. O PT também tem que enfrentar esse Judiciário porco, elitista e bandido, tem que fazer a indicação dos membros do Judiciário de forma que os interesses sociais sejam prioridade.

  24. Bom dia Eduardo e familia!Infelizmente o nosso Maior presidente da Historia do Brasil,LUIS INACIO LULA DA SILVA sera preso e NUNCA MAI sera eleito a um cargo publico.Tem que ser eleminado por defender o povo trabalhador humilde Brasileiro.Esta tudo esquematizado a longa data,mas nao tem mais saida infelizmente.Todo ogoverno Fantastico esta esquecido pela Envidia dos Vira Latas Golpistas contra o Brasil.E muito triste mas a Historia ira julgalor e absolvelo de tanta canalhisse, comandada pelo LOCO, PICARETA VENDIDO MORO.E so esperar.Feliz Domingo a vc e meu carinho especial a nossa GERREIRA VICTORIA.Forte Abr.

  25. Lula é carta fora do baralho, porque é simples prendê-lo. Basta… prendê-lo! Parece absurdo, mas estamos numa ditadura. Moro vai sujar a ficha dele, é para isso que serve a Lava-Jato.

    Quanto ao Temer e às suas reformas, me parece que uma maioria do povo brasileiro queria isso, tendo sido liderada pelo Aécio e o Lobão, que não se conformaram com a derrota de 2014.

    O que Lula está tentando fazer é salvar sua biografia, provando que uma ditadura persegue inimigos e que não provam nada contra eles. Porém até o próprio Lula sabe que não escapa, porque ditaduras ou matam ou prendem ao bel prazer.

    Temer só tem popularidade baixa porque o povo sonha com o PSDB no poder, de resto, faz um governo dos sonhos para a reaçada (uma maioria no país).

  26. Quem seria o VICE de LULA ?

    Quais seriam as opções da oposição ?

    Será que pro país, pela idade, seria bom ?

    Por enquanto sei que o MAU já foi feito pro Temer ..vamos ver como a CANETA prepara a parte boa desse governo GOLPISTA ..sei que vão querer colocar a carroça na frente dos bois

    …sei tb que crescimento sem consumo das famílias, governo (infra, Petrobras, estatais etc) ou empresa (investimentos), com agentes endividados e credito travado NÃO HÁ no cenário de CP ..e com este juros ta impossível

    Acusar LULA de maior chefe do crime no país e apresentar um barquinho de aluminio e 2 pedalinhos de pato como materialidade tá fácil ..quero ver convencer

    Por se falar nisso ..não basta mostrar dinheiro recebido PÓS governo ..há que se demonstrar aonde e como a CORRUPÇÃO teria sido feita com o cara fora do Poder ..

    representação, consultoria, palestra pós quarentena, se provadas e recolhido os impostos NUNCA vai ser crime ..mas a população precisa ser ESCLARECIDA disso tb

    ..aliás, aqui farei uma denuncia ..RODRIGO JANOT ganhou uma FERRARI pra enquadrar LULA ..problema é que ainda não ta no nome dele ..daí a minha certeza

  27. Precisamos acordar para a realidade. Eles vão prender o Lula. E sabe o que vai acontecer? Nada. Não haverá reação, não haverá coisa alguma. Essa é que é a realidade. No máximo, um protesto ou outro que será duramente reprimido e só. Não houve reação contra o golpe, não haverá reação contra a prisão do Lula. É simples assim. Eu falo isso não para que fiquemos prostrados e pessimistas, mas pelo contrário, para que as medidas no sentido de impedir isso possam ser tomadas.

    • eles não tem nada a perder, não precisa prender o lula, basta torna-lo inelegivel.
      a casagrande sabe que lula se elege em 2018, por isso ja procura alternativas como agora
      tenta seduzir o judiciario, via carmen lucia, que se a situação piorar, poderia ser chamado a
      intervir pra garantir uma “transição segura ” pra casagrande , é obvio, enquanto manipulam e fabricam o proximo candidato

  28. Fora de Pauta (???)

    Diante de Aragão, o golpista Rodrigo Janot perde a compostura

    Contando rompimento com Janot, Aragão diz que ele o mandou à p… que o pariu e falou que Lula é bandido

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/contando-rompimento-com-janot-aragao-diz-que-ele-o-mandou-a-p-que-o-pariu-e-falou-que-lula-e-bandido/

    O ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão deu entrevista a Luiz Maklouf Carvalho, do Estadão, sobre seu rompimento com Rodrigo Janot.

    O procurador-geral da República Rodrigo Janot teria lhe mandado um email, em maio de 2016, dizendo o seguinte: “Arengão, bota a língua no palato”.

    Aragão estava de volta à PGR e tratava, com Janot, da função que ocuparia.

    “Que diabos quer dizer ‘bota a língua no palato’?”, perguntou-se Aragão durante a entrevista ao Estado, gravada com seu consentimento, em uma cafeteria da Asa Sul do Plano Piloto, em Brasília. Foi uma dúvida que surgiu ao ler a metáfora sobre o céu da boca. “Significa um palavrão?”, perguntou-se, experimentando dois ou três. Conformou-se com a ordinária explicação de que Rodrigo o mandara calar a boca e/ou parar de arengar. Era um sábado, 21 de maio. Na segunda, 23, um impalatável Aragão foi ao gabinete de Janot.

    “Ele me deu quarenta minutos de chá de cadeira”, contou, no segundo suco de melancia. Chegou, então, o subprocurador da República Eduardo Pelella, do círculo de estrita confiança de Janot (mais ontem do que hoje). “O Rodrigo é o Pink, o Pelella é que é o Cérebro”, disse Aragão, brincando com o seriado famoso.

    Pelella, que não quis dar entrevista, levou-o, “gentil, mas monossilábico”, à sala contígua ao gabinete, e foi ter com Janot. Quando sentiu que outro chá de cadeira seria servido, Aragão resolveu entrar. “Os dois levaram um susto”, contou. Pelella pediu que o colega sentasse, e se retirou.

    Começou, então, conforme diálogo relatado por Aragão ao Estado, a tensa e última conversa de uma longa amizade:

    Janot: Você me deu um soco na boca do estômago com aquela mensagem (“não estou interessado em cargos”).

    Aragão: É aquilo mesmo que está escrito lá.

    Janot: Então considere-se desconvidado.

    Aragão: Ótimo. Eu não quero convite (para função), tudo bem, não tem problema. Olha, Rodrigo, nós somos diferentes. É isso mesmo. Para mim, você foi uma decepção…

    Janot: O que você está querendo dizer? Vai me chamar de traíra?

    Aragão: Não, traíra não. Não chega a tanto. Desleal, mas traíra não. (No caso Operação da Lava Jato) você foi extremamente seletivo…

    Janot: Você vem aqui no meu gabinete para me dizer que eu estou sendo seletivo?

    Aragão: É isso mesmo.

    Janot: Você vai para a p… que o pariu… Você acha que esse (ex-presidente) Lula é um santo? Ele é bandido, igual a todos os outros…

    Aragão: Você foi muito mesquinho em relação ao Lula, só porque ele disse que você foi ingrato (em razão da indicação para a função)… Não tinha nem de levar isso em consideração.

    Janot: Isso é o que você acha. Eu sou diferente. O Lula é bandido, como todos os outros. E você vai à m…

    Aragão: E os vazamentos das delações? Eu tive informações, quando ministro da Justiça, pelo Setor de Inteligência da Polícia Federal, que saíram aqui da PGR…

    Janot: Daqui não vazou nada. E eu não te devo satisfação, você não é corregedor.

    Aragão: É, você não me deve satisfação, mas posso pensar de você o que eu quiser.

    Janot: Você vá à m…, você não é meu corregedor.

    Aragão: Eu não vim aqui para conversar nesse nível. Só vim aqui para te avisar que estou de volta.

    (…)

    A divergência começou, sempre na versão de Aragão, nos idos do mensalão, mais precisamente quando Janot, já procurador-geral – “com a minha decisiva ajuda”, diz Aragão – pediu a prisão de José Genoino (e de outros líderes petistas), em novembro de 2013, acatada pelo ministro Joaquim Barbosa, do Supremo. “O Rodrigo já tinha dito ao Genoino, na minha frente, e na casa dele, várias vezes, que ele não era culpado”, contou o ex-ministro da Justiça.

  29. Li demoradamente as respostas ao seu artigo, Eduardo, exceto é claro, às publicações literários do Cláudio que não tem nada a ver com este espaço, sem graça, sem criatividade e numa só palavra: chato. Observei que, ao contrário de outros tempos não muito distante, há muitas reticências à candidatura do Lula e não estou falando dos ataques dos coxas que são puro delírio de quem acha que pode fazer a cabeça dos outros. Eu também sou contra, há já muito tempo, à volta do Lula numa candidatura, com todo o respeito e admiração que tenho por ele. Lula é imprescindível com o merecidíssimo apoio e votos que ele pode carrear para uma outra candidatura, mas o “lulinha paz e amor”, que significa uma conciliação de classes e equilíbrio entre interesses opostos, que significa a ideologia do lulopetismo que se acovarda diante das grandes tarefas para construir um verdadeiro pais forte e democrático onde o poder está nas mãos dos trabalhadores e do povo em geral (veja o primeiro comentário do Cezar com o qual concordo em grande parte), este não tem mais chance e espaço para se realizar. É pura enganação do PT e do Lula achar que vai poder recuperar a presidência da república e resgatar as políticas que foram destruídas pelo golpe. Só há um caminho para o Brasil: a ruptura de classes, a retirada do poder hoje nas mãos das elites e sua realocação no povo, constitucional e democraticamente. E isto não vai se dar com campanhas políticas, com candidaturas lançadas como a do Lula ou do Ciro Gomez. Sou profundamente descrente da capacidade dos brasileiros de fazerem uma revolução para o fim a que me referí, mas este não deixa de ser o único caminho.

  30. Caro Eduardo,

    Infelizmente nós estamos vivendo em um país em que as leis vigentes já não valem mais nada. O próprio Poder Judiciário e o Ministério Público incumbiram-se de desmoralizá-las. O Supremo Tribunal Federal de hoje, aliou-se completamente ao chamado neoliberalismo, além da total submissão à mídia brasileira. Isso pode ser notado nas manifestações públicas de seus ministros, bem como em suas recentes decisões, que estão em consonância com essa nova ordem que assola este país. Como exemplo disso, podemos citar a recente decisão dessa Corte, quando autorizou as operadoras de telefonia a cobrarem o ICMS nas assinaturas básicas de seus assinantes. Num horizonte próximo e mais à frente, não vislumbro nada que possa reverter essa situação.

  31. A perseguição ao Lula está destruindo o país…
    seg, 16/01/2017 – 10:12

    A perseguição ao Lula está destruindo o país. Todos os setores golpistas possuem um único argumento viável eleitoralmente: ser anti-Lula e anti-PT. E é preciso reconhecer que a mídia está conseguindo atingir seu objetivo. O PT passou a ser odiado pela classe média e perdeu boa parte de sua base social.

    A cidade de São Paulo possui 8,8 milhões de eleitores e nas eleições municipais o quadro mais promissor do PT, o Haddad, recebeu apenas 700 mil votos. A campanha contra o ex-prefeito paulista sintetiza o êxito da mídia. O Haddad, sem sombra de dúvidas, é o mais promissor quadro da esquerda, inteligente, competente, honesto, bem articulado e humilde. Mesmo assim foi derrotado fruto de uma conjuntura muito peculiar que é a campanha de disseminação do ódio à esquerda e ao PT.

    Em 2018 não será diferente, provavelmente o Lula chegue ao segundo turno, mas será derrotado. Isso porque apesar de ter as maiores intenções de votos, o ex-presidente é o candidato com maior rejeição. A consequência lógica de uma eventual candidatura do Lula será o surgimento de um anti-Lula.

    Portanto, será um erro estratégico o Lula se candidatar em 2018 à presidência. Além de prolongar toda a campanha de destruição de sua imagem e seu legado, impedirá a renovação da esquerda e a possibilidade de por fim a toda essa campanha de destruição em massa do país.

    Também, uma candidatura Lula e outra do Ciro Gomes farão com que a centro esquerda fique rachada e se autodestrua. Imaginem a tragédia o Lula e o Ciro Gomes do segundo turno se agredindo mutuamente enquanto a Casa Grande celebra o espetáculo.

    Por outro lado, se o Lula e o PT se aliarem ao Ciro e o PDT, não só vencerão as eleições com ampla margem de vantagem, uma vez que o Lula tem o apoio da esquerda organizada e o Ciro tem o apoio da classe média, mas também, essa aliança poderá conquistar o inimaginável, o governo do Estado de São Paulo, reduto cativo dos tucanos.

    Derrotar o PSDB em São Paulo será um feito tão importante quanto conquistar o Planalto. A aliança Lula e Ciro Gomes é a única alternativa viável para impedir a destruição definitiva do país. WILTON SANTOS

  32. Tirei 40 milhões da miséria
    “Eles” não querem que pobre deixe de ser pobre
    “Eles” não aguentam que um nordestino, pau-de-arara, operário, que não tem estudo, chegue à presidência
    “Eles” têm medo que eu volte
    Sou perseguido pelas elites que se aliaram à Justiça para me prejudicar
    Fiz mais universidades que todos os governos anteriores juntos
    Não sei de nada sobre mensalão e petróleo
    Não há alma mais honesta nesse país
    O Lulinha é o Ronaldinho como empresário

    A Educação do Brasil não melhora pois não interessa aos políticos que um povo, ainda por cima obrigado a votar, tenha acesso à instrução. É às custas da parcela, de 40% de analfabetos funcionais, que a invencibilidade do Lula é real, mesmo com o discurso acima que, de antemão, já sabemos que se repetirá à exaustão.

  33. Sou a favor da candidatura Ciro Gomes.

  34. Essa falcão vai pro programa do PT na TV?

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.