D. Marisa não está no SUS, mas Lula fez Sírio Libanês atender o SUS

sus

 

Na semana que finda, os que ainda conservam a humanidade em um país que está se tornando desumano sofreram um duro golpe. A esposa do ex-presidente Lula sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, o tipo mais grave. A partir dali, seguiu-se uma tempestade de selvageria, desumanidade, ódio e maldade que agride as pessoas decentes.

De alguns anos para cá, o ex-presidente Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff tiveram cânceres e, agora, a esposa do ex-presidente, dona Marisa Letícia, foi vitimada pelo AVC. Nem Lula nem Dilma fundaram o SUS nem tampouco são responsáveis pelos problemas de atendimento que possa haver na rede pública de saúde brasileira, mas ao adoecerem com tanta gravidade receberam ataques que nenhum outro presidente recebeu ao adoecer e ter que se tratar em hospitais.

Por exemplo: ano passado, em julho, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso descobriu que tinha um problema cardíaco e teria que usar um marca-passo. Foi internado no Hospital do Coração, em São Paulo, para realizar o procedimento. Nenhum dos subumanos que atacaram Lula, Dilma e dona Marisa exigiram que ele se tratasse no SUS. Por quê?

Se o fato de ser presidente de um país em que o sistema público de saúde tem falhas obriga esse presidente, durante ou após o mandato, a usar esse sistema em caso de doença, isso não deveria valer para todos os presidentes e ex-presidentes? Por que só ex-presidentes petistas são cobrados dessa forma?

As ponderações acima são apenas exercício de retórica porque todos sabem que o intuito de pessoas como as duas mulheres na foto acima e da horda de monstros que infecta a internet não decorre de questões de interesse público, mas de perversidade, de gana de fazer sofrer quem pensa diferente.

O SUS melhorou muito durante os governos do PT. Foi criado o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em 2003, as UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento 24 horas), o programa Mais Médicos, que garantiu a vinda de 14.462 médicos estrangeiros para cobrir o déficit de profissionais em localidades mais isoladas e pobres nas quais a população nunca tinha tido médico. Mas essa não é a questão.

Nenhum presidente da República é responsável sozinho pelo SUS. Os governos estaduais e municipais também têm responsabilidade. E todos sabem que nenhum governador ou prefeito que não seja do PT é cobrado pela saúde pública por gente como essa que agrediu dona Marisa no momento mais terrível de sua vida.

Essa gente diz ter religião, em geral uma religião que prega amor ao próximo, perdão, generosidade… Eis por que religião não diz nada, não serve para aquilo que deveria, ou seja, tornar as pessoas melhores. Há muito ateu que segue muito mais os preceitos do cristianismo que esses ratos de igreja que cometem atos desalmados como as duas mulheres da foto no alto da página.

Mas o que é mais irônico nem é isso. Dona Marisa está sendo agredida por estar em um hospital dito “VIP” como ocorre com qualquer pessoa da família de um político importante, mas foi graças ao marido dela que não apenas o SUS melhorou muito como muitas pessoas humildes, que se tratam no SUS, tiveram acesso a esse tipo de hospital “classe A”.

Sim, é isso mesmo. Lula foi o primeiro presidente a fazer com que os hospitais “chiques” atendessem o SUS.

O Ambulatório de Filantropia do Hospital Sírio-Libanês (HSL) completou em outubro do ano passado dez anos de atendimento a pacientes com câncer de mama referenciadas pelo Sistema Único de Saúde.

A partir de 2005, o Núcleo de Mastologia do Sírio Libanês realizou 2.371 cirurgias plásticas e, em pelo menos mil destes casos, também foram feitas reconstruções e simetrização das mamas, durante o mesmo procedimento cirúrgico da mastectomia.

Mas não é só. A obra de Lula para dar oportunidade a pacientes do SUS para tratamento em hospitais “de bacana” foi muito mais longe.

Seis hospitais filantrópicos da rede particular formalizaram em 2008 uma rede de apoio aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de 2009, hospitais como Albert Einstein, Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Samaritano, que estão entre os mais caros de São Paulo, começaram a garantir o atendimento da população carente em suas unidades em troca de isenção de tributos federais.

Em 2009, Lula assinou a Medida Provisória 446, que regulamentou o apoio de hospitais classificados como filantrópicos aos hospitais do Sistema Único de Saúde. Seis instituições firmaram o acordo e apresentaram por escrito suas propostas de melhorias para a rede SUS

Sírio-Libanês, Albert Einstein, Oswaldo Cruz, Hospital do Coração (HCor), Samaritano e Moinhos de Vento deixaram de recolher quase R$ 1 bilhão de encargos trabalhistas. Em troca, realizaram cerca mais de uma centena de projetos de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). Alguns deles, afirmam especialistas, supriram carências importantes da rede pública.

Nunca antes na história deste país um presidente da República melhorou tanto o SUS quanto o presidente Lula, com medidas como a supra descrita e outras tão importantes quanto, como o Programa Mais Médicos, que permitiu que milhões de brasileiros se consultassem com um médico pela primeira vez na vida. E justamente esse presidente é atacado dessa forma.

Tags: , , , , , ,

51 Comentário

  1. Muito bom esse levantamento de informações, eu realmente não tinha ideia disso. Agora seria interessante, para quem mora em São Paulo, dar uma verificada in loco como, e se, esses ambulatórios estão funcionando. Se de fato atendem o povo do SUS, saber como é feito o encaminhamento até o Sírio, Albert Einstein, etc.

    • É só para alguns tipos de doenças, mas a iniciativa foi do governo Lula, depois encampada por Dilma e pelo governo de São Paulo

      • Edu, na época eu postei sobre isso. Não são só isenções sobre tributos trabalhistas.

        O BNDES financiou obras de expansão e reforma dos grandes hospitais, condicionadas a que 5% do valor revertesse em contrapartidas para o SUS.

        No caso específico do Sírio, ele realizou projetos para o SUS em várias áreas:
        Apoio à Gestão (Desenvolvimento de Técnicas e Operação de Gestão em Serviços de Saúde)
        Ensino (Capacitação)
        Parcerias com os Gestores Local e Federal de Saúde
        Pesquisa (Estudos de Avaliação e Incorporação de Tecnologia)
        Pesquisas de Interesse Público em Saúde.

        Clicando em cada uma dessas áreas, se vê a infinidade de projetos que se deram em biênios.

        https://hospitalsiriolibanes.org.br/responsabilidade-social/projetos-de-apoio-ao-sus/Paginas/default.aspx

  2. Acho que o “Mais Médicos” é programa do governo Dilma, não? O último parágrafo dá a entender que vem do governo Lula.
    Eu mesmo e alguns familiares já fomos atendidos pelo SUS, em algumas vezes em situações graves e/ou de risco, e fomos/foram bem atendidos, de forma satisfatória.
    Os que mandam Lula, Marisa, Dilma para o SUS, em geral são pessoas que não têm noção de que existe atendimento de qualidade no SUS também.
    Ah, mas não é isso que se vê em reportagens na TV etc. Ora, reportagens mostram o que querem mostrar. As denúncias são importantes, sem dúvida. Mas se um programa de TV quiser mostrar bons exemplos de bom atendimento no SUS não faltaria material.
    Por outro lado, se quisessem – e tivessem a liberdade editorial que lhes permitisse – também teriam muitos exemplos de mau atendimento – ou de atendimento nem sempre esperado – no setor privado para mostrar. O Sírio-Libanês mesmo, sei de um caso de pessoa, de altíssimo nível, que foi parar lá numa emergência, e que foi atendida numa espécie de tenda ou algo que o valha, enquanto esperava vaga num quarto. Até onde sei foi extremamente bem atendida, com alto profissionalismo e, felizmente, teve seu problema resolvido pela excelente equipe de lá. De todo modo, pacientes nas tais tendas, se mostradas com sensacionalismo no JN, transformar-se-iam rapidamente numa espécie de versão chique de “doentes jogados em macas no corredor”.

    • Não, eu disse que esse programa é dos governos do PT

    • os agressores da Marisa nunca usaram os SUS , esta é a prova da hipocrisia deles , e sempre se lixaram pra qualidade do serviço publico , é puro ódio de classe

    • Disse muito bem.
      A materia também é otima. O SUS melhorou muito, meu pai ganhou aparelho de surdez lá e minha mãe já tirou pontos no Sirio em outra época.
      Outro dia via um preconceituoso falando mal das cotas nessa linha também.
      Pois entre um medico cubano, um que estudou por cotas e um filhinho de papai que fez medicina porque a familia podia pagar, pode ter certeza que prefiro os dois primeiros.
      Esses cursos carissimos de medicina que não tem alunos com vocação, mas muitos esnobes que acham bonito desfilar de branco com instrumentos servindo de adereços fazendo barbaridades e tratando pessoas com pouco caso.

  3. Duas idiotas coxinhas que faz o jogo desta elite sonegadora,duas ignorantes política paga por golpistas fascistas,são as antigas malufistas e viúvas do fhc,aquele entreguista do psdb,partido + larápio do País.

  4. As piores pessoas que conheço vão à missa todo domingo. Essas velhas são como a maioria da direita, ignorantes e mal amadas (tenho a impressão que o problema da direita é sexual), também quem vai querer uma baranga dessas, o bicho medonho….

    • Lol

      Esses esquerdas amorosos não conseguem se segurar…

      Feiura é democrática- vide Dilma

      • Acho Dilma muito bonita. Aos 68 anos está muito bem . Só não gosto desses comentários , seja de direita ou de esquerda, sobre a aparência pessoal de alguém. Um boa governante, uma pessoa de caráter não tem necessariamente que ser bonita. Mesmo porque, os padrões de beleza diferem muito de pessoa para pessoa. Essa coisa de “ser bonita” é uma bobagem, mesmo porque se exige isso das mulheres. Puro machismo. Se fossem dois homens ali, estariam sendo criticados por muitas coisa, mas não seria cobrado deles a beleza. Essas duas senhoras são é feias por dentro, são seres abjetos. Quem não respeita a dor alheia, não se compadece com alguém em sofrimento, seja quem for, não é um ser humano “bonito”, seja de direita ou seja de esquerda.

  5. Ela está internada no Sírio pelo SUS ou fez tal qual Padilha , cuja filha ele alardeou que nasceria num hospital do SUS, mas na hora H chamou uma equipe do ponta da USP para fazer o parto da mulher ??

    • Não importa como ela está internada. Você não quer saber se FHC se internou no hospital do coração pelo SUS? Por que FHC pode se internar em hospital de luxo e Lula não pode?

      • O que FHC tem a ver com isto?
        Que inveja você tem do FHC. Você e o lula.

        Eduardo Guimarães já ultrapassou todos os limites do ponderável. Defensor cego e surdo, pena que não é mudo, do maior sistema de escravagismo do povo que um partido já implementou no Brasil.

        Escravizou o povo covardemente com a promessa de um porvir maravilhoso, e a única maravilha que ocorreu foi o enriquecimento da corja do governo.

        Lula usou o Brasil para se lançar mundialmente como um novo lider universal, mesiânico.

        E tem gente idiota e imbecilizada que defende isto. Vide o blogueiro.

        • Vocês impunham limites na ditadura. Hoje têm que aceitar a liberdade de expressão. O PT ganhou 4 eleições presidenciais e vocês têm que tentar desesperadamente prender Lula senão ele volta ao poder, seu vagabundo

        • Só copiei e colei
          Eu que digo
          Que inveja você tem do Lula!

    • Como o fato de da.MARISA, esposa do PRESIDENTE LULA, esta incomodando muitas pessoas. Sabia, o senhor (minúsculo mesmo) que todos ex-presidentes tem direito aos melhores tratamentos também no exterior? O PRESIDENTE LULA pode, voce NÃO.

  6. Caro Eduardo,

    além de todos os sintomas que você tão bem identificou nos monstros, eu acrescento mais um: burrice aguda. Afinal, se querem ser tão zelosos com a coisa pública, deveriam aplaudir quem pode e paga para ser atendido num hospital particular em vez de pedir tratamento gratuito na rede pública e disputar os cuidados com aqueles que não tem a condição de serem atendidos de outra forma.

    Abraço,

  7. Quando o PRESIDENTE LULA (bem maiúsculo mesmo) era torneiro mecânico, jovem, casou-se com uma jovem trabalhadora. Na epoca ele não fazia política. Sua esposa foi internada para ter seu bebê. Naquele tempo só se podia fazer vizita as 4as feiras e domingo. Levando o enxovalzinho da crianca, no domingo, foi que ele soube que sua esposa e filho tinham morrido. Talves seja estas experiencias que fizeram o PRESIDENTE LULA querer melhorar a saúde. Só isto.

  8. Eu sou atendida pelo SUS, e muito bem atendida, consultas com excelentes profissionais, exames, medicamentos. E conheci 2 senhoras que fizeram quadrantectomia pelo SUS no Hospital Sirio Libanês.

    • Minha mulher foi operada da vesícula no SUS e foi muito bem atendida

      • Vai trabalhar pra dar a sua mulher algo melhor, vais acabar tomando um pé na bunda, pois qual mulher que quer o marido o dia inteiro na internet defendendo corruptos?

        • Minha mulher se orgulha de um homem que tem coragem de assumir o que diz. A sua teria vergonha há se soubesse que o marido é um covarde que esconde a cara para caluniar homens de verdade

          • Edu, estes nazifascistas que vêm aqui são moleques demais. Um bando de retardados que se divertem ou que se aproveitam do anonimato para dar uma de valentão. Este é o tipo de gente que a direita produz. Nojento isto.

          • Pois é, Sávio

      • o SUS tem ilhas de bom atendimento.

        Cirurgia de vesícula é procedimento banal. Mas se complicasse com sepse, precisaria de UTI- aí o bicho pega. Vagas escassas. Equipamentos caros.

        Lugares como o Hospital de Cancer de Barretos atendem apenas SUS, mas para manter o atendimento precisam rebolar e muito para obter doações. Caso contrário… pode esquecer.

        E sobre o Sirio e Einstein- sao hospitais com ampla isenção fiscal- e que dão essa contrapartida.

  9. Muitos dos que falam do SUS nunca passaram nem na “porta” do SUS. Meu neto tem ótimo plano de saúde e quando precisou do mesmo só tivemos raiva e perda de tempo. Levamos ele numa UPA e: 1. Teve prioridade; 2. O médico fez um exame geral nele; 3. Encaminhou-o imediatamente para a enfermaria; 4. Foi medicado e já saiu de lá muito melhor. Depois ficou bom rapidamente c a medicação aviada. Agora, quanto ao caso dos doentes mentais que vivem c a biblia na mao e Satanás no coração, um dia vão ter que responder por suas escolhas. Aqui ou no inferno

  10. Olha, Edu, obrigado por essas informações que vc está nos dando. Eu desconhecia que Lula tinha conseguido firmar esses acordos com esses hospitais chamados de “VIPs” para prestarem atendimento à população carente atendida pelo SUS. Assim como eu, acredito que muita gente também desconhece. E ainda tem gente que fala tão mal do Lula…. Vou divulgar essas informações.

  11. Esta situação me fez lembrar, dada a similaridade, uma piada recente das redes sociais: ” é bosta. tem cheiro de bosta, então é bosta! não é. É bosta sô tem gosto de bosta,… tem cheiro de bosta tem gosto de bosta, então é bosta mermo sô!! E eu, eu não preciso comer para saber que é bosta….não vou pisar! De mais a mais VÃO À MERDA minhas irmâs…e todos os seus simpatizantes. Ah! Outra coisa os governos do PT foram mesmos os melhores do Brasil.
    Isso é claro sob a ótica dos que defendem a ascensão e inclusão social, ecocômica e cultural, e: PT SAUDAÇÕES ou “BEIJINHO NO OMBRO!

  12. a classe merda vai chorar horrores por ter transformado o SUS em saco de pancada para atingir Lula e Dilma e o PT. Desprezam o Sus como forma de deronar o governo progressista ou seja serem bonecos de ventriloquo dos Doria e Fiesp da vida que fomentaram o golpe. Nesta semana com sintomas de dengue usei meu plano de saude particular e alem de ser atendido de forma horrivel pelo medico nao tive o diagnostico correto. Quem me salvou foi o SUS que fez o exame que deveria ter sido feito e que no labotario particular seria 150 reais p dengue…300 reais pra zika. Ė muito triste ver que todos nos pagaremos por essa ignorancia/psicose coletiva inoculada pela venenosa Globo e assemelhados. O povo brasileiro vai pagar caro e muito caro pela burrice de ter se permitido ao papel de marionete teleguiada para deleite de uma casta muito esperta e que tem longa experiencia de derrubar governos que nao sao servis.

  13. Para essa imprensa que temos, a única coisa que interessa para eles divulgarem e passar para a população que o SUS é somente a emergência, não fazendo o menor esforço do que é exatamente o Sistema.

  14. Mas quantas meia inverdades. Na década de 80 do século passado – faz tempo – minha mãe foi operada do CORAÇÃO pelo então INPS. Atendida no Hospital do Coração, Paraiso, e a equipe foi a do Dr. Adib Jatene, sendo ele quem instalou a válvula aórtica, depois de ser preparada pela sua equipe. Década de 80 senhores. O atendimento de primeira pelo SUS não é de hoje senhores.

  15. EDU muitas dessas pessoas que se acham e não são aqueles 5% da população que não precisam de politicas governamentais nem sabe que os seus planos de saúde não tem salas de tratamento intensivos UTIs e se valem aí do SUS

    • O governo federal está acionando os planos de saúde para receber deles todo serviço que o SUS lhes presta

      • Isso eu acho errado…
        Apesar de cidadão ter plano de saúde ele também paga imposto e se preferir ser atendido pelo SUS ele pode.

  16. Só acho q cada um corra em busca dos seus direitos.
    Qto ao Lula, colocar a esposa dele no albert einsteim,sirio, nao vejo nada de mais. Conheço mta gente trabalhadora ai em Paulo que qdo precisam de serviços medicos, vao a estes hospitais, enem por isso, sao pessoas ricas. Simplesmente sao pessoas q talves sejam mais cautelosas q nós e se preocupam com o dia de amanhã e por isso numa hora dificil, tem condiçoes
    Tem condiçoes, gente. Vao ser assim? Prudentes? Sei q o dia de amanhã pertence a Deus, mas enqto há vida, há eesperança.
    Vamos deixar de maldade e hipocrisia, o brasileiro por natureza gosta de ostentaçao, ou seja:
    Falar pros amigos: fiquei em tal hospital, gastei tanto, fui pra europa,gastei tanto,compro roupa de tal marca e por ai vai o exibicionismo.
    Qm de nós, mesmo sem condições, mas vendo uma luz no fim do túnel, nao iria ou levaria um parente,ente quetifo p uma melhor assistencia médica? Pára gente. Nenhum de nós aqui sabemos do nosso amanhã, se nós nao nos encontraremos numa situaçao dessas;ou até mesmo a mãe, filho,pai.Nenhum de nós tem ” o sistema vascular feito por veias,artérias de aço “.
    Tem alguém aqui? Marca logo entrevista p anunciar que você é uma pessoa diferente das demais.

  17. Prezados,

    suas analises não estão corretas, a virulencia se destaque devido ao assalto que foi feito aos cofres brasileiros e quando ao sistema publico fui tratado nele desde a infancia e sempre foi muito bom, de excelente nível.

    O que este sujeito fez ao brasil não tem preço, pois todos os brasileiros que tem o mesmo problema e não podem ir para a ala VIP são tratados pelo SUS e muito bem, a unica reclamação é a demora devido a falta de recursos promovido nos ultimos treze anos.

  18. É claro que há exploração política. Bastaria que a assessoria de imprensa do Lula e da Dilma se antecipasse à essa inevitável exploração política anunciando o AVC de D. Marisa enfatizando de cara que ela estaria sendo atendida no Sírio por força de um convênio do Sírio com o SUS. Simples assim.

    • Não, não, você não entendeu. Dona Marisa não está no Sírio pelo SUS. O que o texto diz é que, graças a Lula, o Sírio começou a atender certos casos pelo SUS

  19. Esse para mim é o nível mais baixo que um ser humano pode chegar,quanta desumanidade!!Imagino que essas pessoas não tem sequer sentimento,pois o mal que desejamos ao próximo ,pela lei da natureza ,pode voltar para a própria pessoa,quanto oa povo desse país,não merece mais nada,está provado que o povo prefere a senzala à liberdade e qdo esse povo prefere ser escravo não há nada mais a fazer!

  20. Eu lembrava mais ou menos, fui verificar. D. Ruth Cardoso faleceu no Sírio-Libanês.

    Então, é assim: d. Ruth Cardoso pode se tratar no Sírio, FHC em hospital de 1a linha, mas Lula, d. Marisa e Dilma têm que ir para o SUS. O preconceito no Brasil é grotesco.

    Se usarem o argumento da corrupção, mais grotesco: os escândalos associados ao período FHC, Banestado e Privatizações, deixam Petrolão no chinelo. Se for por esse parâmetro, FHC nem direito ao SUS teria.

  21. Excelente defesa. Não confio em políticos fazem décadas. Desde que Lula foi candidato não voto. Não vejo o sua fmaravilhoso que tantos falam. Pessoas da família morreram depois de diagnóstico de doença gravíssima pela demora
    …meses para a primeira consulta com especialista. Horrivel. E continuo vendo pessoas próximas esperando semanas é meses é médicos incompetentes. Falta de material básico. Enfim…..é fácil defender um governo comunista jogando a culpa nos antecessores. Quem rouba objetos valiosos pertencentes ao Estado…..vai se importar com o bem estar da população? Não vejo razão para tanta discussão em relação a esposa do Lula. É uma pessoa comum.Não queremos sofrimento para ninguém. E o dinheiro com que vão pagar o sírio libanês é problemA dele. Durante toda a vida semeou ….. Se ainda não começou a colheita….vai chegar o tempo.

  22. Um amigo nosso, aqui de São Luis- MA, está fazendo um tratamento de câncer e fez um transplante de medula pelo SUS,em São Paulo,tudo grátis( grátis não, pago pelos nossos impostos), inclusive até as passagens aéreas, para ele e acompanhante , o governo do Estado, está pagando(com dinheiro dos nossos impostos). Lutamos por uma Saúde Pública Para Todos, e para Lula e familiares também.

    SAÚDE PÚBLICA TEM QUE SER IGUAL, OU MELHOR, QUE A SAÚDE PRIVADA.

  23. O que eles não suportam, e todo mundo que pensa enxerga isso, é que uma pessoa com a origem social de Lula tenha se tornado Presidente. Por sinal, O MELHOR DE TODA A HISTÓRIA DO BRASIL, e sua esposa, uma mulher de origem também humilde, tenha sido a primeira dama, conhecida em todo o planeta como a esposa do EXTRAORDINÁRIO PRESIDENTE LULA. O resto é meter a mão nessa gente, como já disse aqui. Até porque, NÃO HÁ NENHUMA POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO, SÓ DE GUERRA, COM MONSTROS COMO ESSAS DUAS BRUXAS DA FOTO ACIMA, CAPAZES DE TAMANHA CRUELDADE CONTRA UM PESSOA EM ESTADO GRAVÍSSIMO DE SAÚDE E CONTRA UMA MARIDO E UMA FAMÍLIA , QUE ESTÃO COM SUA ESPOSA, MÃE E PESSOA QUE AMAM, EM ESTADO DE RISCO. Só metendo a mão, rasgando esses cartazes e depois dizendo a essas duas éguas que, graças a Lula, ela podem ser atendidas pelo SUS em um hospital chique, no qual poderiam tratar as pancadas justamente recebidas.

    • Concordo com td. Tb penso que a solução, embora, seja contra a violência, é meter a mão nessas e outras múmias que não tendo o que fazer e morrendo de inveja de gente humilde porém, capazes como Lula e Sra, fiquem por ai comprometendo o visual da cidade com suas figuras de múmias. Pau nelas, no sentido literal,é claro!

  24. Na boa, longe de defender selvageria na enfermidade de alguém, não importa quem… Mas Sirio-Libanes, Albert Einstein e demais listados, FI-LAN-TRÓ-PI-COS? Eles deixaram de recolher R$ 1 BI em tributos trabalhistas, num país que está em crise financeira e déficit previdenciário, pra fazer meia dúzia de plásticas. Que provavelmente tiveram custo próximo de zero, essa filantropia toda provavelmente financiada por quem paga pela assistência pagando dobrado em próteses e procedimentos superfaturados…
    Quanto custaria aos cofres públicos construir um hospital público pra fazer o mesmo serviço? Ou injetar mais dinheiro em centros que já foram de excelência, como o INCa, e agora estão sucateados?
    O SUS melhorou em alguns aspectos, especialmente aqueles de administração municipal, como o próprio texto menciona. Mas em outros essa era foi desastrosa; os hospitais federais do Rio de Janeiro estão acabados.
    E construir o hospital hipotético só não me parece boa ideia porque haveria outra obra, outra empreiteira, outras propinas, e qualquer bilhão no Brasil é pouco.
    O mal de quem escolhe um lado é pensar dentro de uma caixa.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.