Volta de Lula e diretas já: de marolinha a tsunami

lula-capa

 

O bunker golpista entrou em pânico. O estrondo da pesquisa Datafolha já se fazia ouvir de longe na semana passada, dias antes da divulgação.

Na quinta-feira 9/12, a Folha de São Paulo publica na primeira página que delatores da Lava Jato acusam a Odebrecht de ter “pago caixa 2 a Alckmin”, ou seja, propina.

Poucas horas depois, vem a contrapartida: Lula é denunciado pelo MPF por “tráfico de influência”

Três dias depois, na segunda-feira 12 – estranhamente, não no domingo, quando costumam ser publicadas pesquisas sobre eleições –, a Folha de São Paulo publica pesquisa Datafolha que mostra disparada de Lula na preferência do eleitorado para eleição presidencial de 2018.

Poucas horas depois, mais uma contrapartida. A Polícia Federal anuncia que está indiciando Lula, Palocci e outras cinco pessoas na Lava Jato.

O mais interessante é que uma enxurrada de leitores perguntou no dia seguinte ao jornal, em sua sessão de leitores, por que sua manchete principal de primeira página do dia anterior contradisse a lógica e estampou que Marina Silva venceria em todos os cenários de segundo turno sendo que Lula vence em todos os cenários de primeiro turno e reduziu drasticamente a diferença para a adversária no segundo turno, de mais de 30 pontos para 9, além de, agora, vencer todos os outros adversários nessa possível segunda rodada da eleição de 2018.

Confira, abaixo, cartas de leitores do jornal reclamando da manobra.

lula-1Não é só. Aparentando dar notícia negativa contra Temer, o UOL dá uma — lula 1

Não é só. Aparentando dar notícia negativa contra Temer, o UOL dá uma notícia para contrabalançar a subida de Lula no Datafolha. Diz que “Rejeição de Temer salta de 29% para 45% e empata com a de Lula”, que seria de 44%.

O jornal só se esqueceu de dizer que em março deste ano, pouco antes de a Lava Jato ter prendido Lula por algumas horas para levá-lo à força para depor no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ele tinha 57% de rejeição; que, um mês depois, essa rejeição caiu para 53%; que, em julho, a rejeição de Lula já havia despencado para 46%, segundo o mesmo Datafolha; e que neste mês de dezembro, caiu de novo, agora para 44%, ao mesmo tempo em que o petista passa a vencer todos os tucanos em primeiro e segundo turno, além de ter encostado em Marina Silva.

É neste ponto que sobressai uma pergunta: por quê e como? Por que e como Lula sobe na preferência do eleitorado, apesar dessas manipulações da mídia e da clara operação de guerra do Estado brasileiro contra ele, através do uso da “lei”?

A resposta parece evidente, à luz dos fatos supracitados. Está na cara que a população vai percebendo que há uma evidente manipulação de fatos contra Lula e, mais do que isso, essa mesma população parece estar chegando às conclusões óbvias a que este Blog disse tantas vezes que chegaria.

Essa conclusão é muito simples de entender: a manipulação grosseira que você viu acima está fazendo cada vez mais gente ficar desconfiada do processo que tirou Dilma Rousseff do poder e que fez milhões de brasileiros se voltarem contra um grupo político e um líder que durante mais de uma década melhoraram profundamente suas vidas.

Além disso, há um outro fator. As pessoas gostam de acreditar em soluções mágicas. Pelos menos a maioria das pessoas. Desse modo, acharam que tirar Dilma valeria aceitar tudo. Aceitaram sabotagem do governo dela e aceitaram mentiras toscas que negaram a melhora de vida inédita que os brasileiros tiveram ao longo de mais de dez anos de governos petistas.

Tudo em prol de promessas veladas que os golpistas fizeram no sentido de que tirando Dilma tudo voltaria ao que era. Como tantas vezes se disse aqui, o povo tirou o PT do poder para obter de volta tudo aquilo que quem lhe deu foi o PT.

Como era óbvio, os golpistas não teriam como entregar o que prometeram sem prometer, deixando subentendido. Se tivessem dito claramente que mesmo tirando Dilma os problemas prosseguiriam, talvez tivessem encompridado o prazo de tolerância, ainda que seja difícil tolerância para quem vê seus direitos trabalhistas e previdenciários e os serviços públicos afundando.

A erosão precoce do governo Temer – do qual o PSDB se tornou protagonista imaginando que o ódio ao PT seria suficiente para todo mundo aceitar piorar drasticamente de vida –, então, inaugura uma nova agenda.

A pesquisa Datafolha recém-divulgada deu conta de que 63% do eleitorado querem eleições diretas

lula-2

Ao contrário do que se pensava, porém, o Datafolha mostra que não está acontecendo no país aquilo que as manifestações dos patos verde-amarelos na avenida Paulista e em Copacabana sugeriam. Não é a direita que está sendo beneficiada com o naufrágio ultrarrápido do governo tucano-peemedebê, é a esquerda. E, mais do que isso, de forma impensável, Lula é que está ganhando. De novo.

No começo deste ano, Lula tinha virado uma marolinha eleitoral. A campanha midiático-estatal contra ele tinha surtido bons efeitos, ainda que muito menores do que se esperava. Apesar de tudo, quase 40% do eleitorado (segundo o Datafolha) continuava a considerar Lula o melhor presidente que o Brasil já teve.

Desesperados, os dois maiores lulofóbicos do país, Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi, surtaram ao reconhecerem que o ex-presidente começa a recuperar sua força eleitoral à revelia dos ataques da Lava Jato e da mídia.

lula-3Contudo, concordo com Azevedo. Acusações de “corrupção” como forma de combater Lula, Dilma e o PT fracassaram incontáveis vezes. Não foi por isso que grande parte do povo apoiou o golpe. É a economia, reaças estúpidos. Foi ela que fez o povo se voltar contra o PT.

Porém, como eu disse um bilhão de vezes neste Blog e nas rede sociais, o fator “recall” iria começar a se fortalecer conforme o povo fosse percebendo quanto piorou de vida após ter passado mais de dez anos de sua vida melhorando por obra e graça de quem mesmo…?

Enfim, é isso. Agora, a marolinha Lula + eleição direta para presidente ameaça virar uma tsunami devido ao mesmo fenômeno que fez grande parte do eleitorado pobre ou remediado (que é a ampla maioria) se voltar contra Lula, Dilma e o PT.

Os brasileiros começam a ver em Lula a possibilidade de obter de volta o que foi ele quem lhes deu durante mais de uma década. E para terem Lula de novo, querem eleição direta.

Prender Lula torna-se um imperativo. Os principais colunistas dos grandes meios já bradam que a única chance de impedir a volta dele é prendê-lo.
Estão errados. O povo não votará no PSDB porque Lula está preso, votará na coisa mais próxima de Lula que estiver disponível, se quiser muito que ele volte.

Tags: , , , ,

72 Comentário

  1. A verdade é que a imprensa é toda lulista, eles sempre foram puxa-sacos do PT. O resto era cortina de fumaça.

    • Falar o que do imbecil do manuel,coxinha idiota e boçal.

    • Já tomou seu remédio hoje?

    • Arre! Será que eu li essa enorme bobagem? Ainda não estou acreditando!!!

    • Esse sujeito acha que está fazendo piada? A imprensa puxa-saco do PT? Quem? A Rede Golpe de Televisão? A famiglia Frias? A Famiglia Civita?

    • A imprensa é toda PT? Faz me rir. Se fosse não teriam apoiado o golpe de 64, nem tampouco o de 2016. Eu como tenho boa memória, lembro-me quando criança do que o jornalista Carlos Lacerda fez que acabou com a vida, ou acabaram, de Getúlio Vargas. Apesar de Lacerda ser da UDN, também não deu apoio ao Jânio Quadros, que acabou renunciando e a imprensa foi fundamental para aposição de João Goulart. Onde o senhor tirou essa ideia de que a imprensa apoia a esquerda?
      Malcon-X, já dizia, nos anos 60, que se não estivermos atentos aos meios de comunicação, iríamos amar nossos opressores e odiarmos os oprimidos. E não foi isso que aconteceu?

    • Manuel, o clássico mané…rss

    • É verdade! A Veja sempre foi um panfleto petista. O jornal nacional enaltece Lula todos os dias, e desqualifica Moro todos os dias. No fundo, Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo são melancias: verdes por fora, mas vermelhos por dentro.

    • É pra rir? KKKKKK!

  2. Em qualquer cenário, Lula vencerá, mesmo na cadeia!

    Agora, temos uma esquerda que adora bajular a direita! É imperativo que essa esquerda seja mostrada, pois a ajuda que ela propicia ao conservadorismo é sem igual!

  3. Muito bom Edu. Marina está em queda livre, mesmo se estivesse a frente de todos em ambos os turnos, tendencia de queda é um desastre total para os candidatos. Todos sabem disso. O Bolsonaro se fez mais perigoso que todo o tucanato junto. Mas com tempo de TV e debates, é Lula lá e de volta outra vez. Isto se o poder judiciário não inviabilizar a candidatura dele por convicção (de derrota no pleito. Esta convicção eu tenho tambem). Gostaria de rever a Heloísa Helena do PSOL no cenário Nacional mais uma vez, com um pouquinho mais de “paz e amor”.

  4. Concordo ..o povo já entendeu que AQUI, no país de MORO, “pau que dá em LULA da tb e somente em Luis Inácio Lula da Silva” ..o resto fica livre

    LULA ainda é o único que conseguiria pacificar muito do que ainda sobrou ..mas não tudo

    Quanto a DILMA, diversas pessoas que ouço dizem o mesmo ..a MULHER era correta ..até agora não apareceu nada contra ela (embora tenha sido uma INCOMPETENTE como poucas ..e sim, ela sabia o que ocorria SIM, mas não foi mais longe pq sabia que cairia e ficou só com a demissão da quadrilha em 2012)

    Convenhamos, com esta PGR e STF, será mesmo que LULA conseguiria obter o exito que um dia já teve ?

    ..será que no recall LULA mexeria finalmente na mídia ? Será que denunciaria a Republica de Curitiba por CRIME DE LESA PÁTRIA ? Será que faria devolverem os poços e empresas da Petrobrás vendidas recentemente ? ..baixaria o JUROS por exemplo?

    Na economia é fácil ..renegocie divida de empresas e famílias ..renove crédito pra MORADIA ..de um pouco de PAZ ..restitua a PETROBRÁS e as Empreiteiras que em pouco tempo o país recupera muito do que perdeu

    e pra quem não acredita ..se não ele QUEM ????

    https://www.youtube.com/watch?v=jSOVyhaymvg

    nota – CAIADO pediu pra descer ..Katia Abreu já se mostrou pessoa pobra, fiel e ÉTICA ..convenhamos ..se nesta batida acho que vou começar a gostar do pessoal da UDR ..rsrsrs

    • Romaneli machista ! Lave tua boca antes de falar de Dilma ! Ela foi digna e com muita fibra peitou os CANALHAS, por isso foi destituída. Dilma mostrou ser muito mais competente que todos os golpistas. Acorda Alice e reveja seus preconceitos e sua misoginia tardia em tempos de modernidade líquida. Dilma deveria voltar para organizar eleições diretas e trazer Lula de volta. Se pessoas como vc não tivessem apoiado o PIG e os golpistas jogando pedra na Geni, nada disso teria acontecido. Dê uma boa olhada no espelho, oh cabra macho!!

      • você fraquinha ..não tem nada a ver com misoginia partida de machista o que digo ..mas já você, acho que tem tudo a ver com misandria ..enfim

        Só pessoas como vc não sabem que DILMA demitiu P.R.Costa, R.Duque e Zelada em 2012 ..muito antes da LAVA JATO ..isso prova que ela SABIA ..mas que não tornou público os motivos com medo de cair

        DILMA acabou com o Estado deixado por LULA ..desonerou pra elite e montadoras ..subsidiou projetos inviáveis ..NÃO acompanhou nem cobrou seriedade nos projetos públicos (da pré sal, transposição, ferrovias , hidrelétricas, obras da copa etc)

        ..DILMA distribui pra classe favorecida do funcionalismo ..instigou o consumo de porcaria pras famílias . .tudo embebido em JUROS de agiota ..DILMA atiçou estatísticas sem acender a chama sadia da economia ..não promoveu reformas ..plantou vento e, inapta politicamente, colheu tempestade

        claro, claro, isso não quer dizer que ela (em verdade a NOSSA democracia) merecia ter sido golpeada por traíras

        https://www.petronoticias.com.br/archives/8187

        querida, por favor, informa-se antes de esbravejar

        bom dia

        • Romaneli machista ignorante se acha muito !!! hahahah muito fraquinho, super fraquinho, achando que este espaço aqui serve para alimentar seu pequeno ego machista !! hahahaha, com esta visao acefala do momento politico. Melhor voce se informar melhor ou ir se tratar. Dilma é mil vezes mais competente do que vôce com sua planilha de otario.

  5. Ainda tem muita história para ser contada, mas já dá para ver que a Odebrecht virou a sopeira quente no colo do governo e na operação lava-jato. 2 de 77 delações já foram feitas e pegaram em cheio o pmdb e o psdb. Imaginem o que virá ainda. Com provas e através de uma artimanha que fez o drible da vaca na lava-jato, cujo objetivo claro e confesso era derrubar o governo, acabar com o pt e prender o Lula. O velho Odebrecht ficou furioso com a prisão do seu filho, a sua própria condenação, o prejuízo de seu conglomerado econômico e arregimentou o que há de melhor entre escritórios de advocacia no Brasil e no mundo para colocar essa bomba das delações no colo da moçada incompetente da vice-província do Paraná. Não há mais como escapar de colocar os verdadeiros políticos corruptos do psdb, dem e pmdb entre os piores ladrões do Brasil, com todos os respingos de merda possíveis no judiciário, cúmplice desta tramoia que foi o golpe. As denúncias vieram dos EUA e da Suíça diretamente para a PGR e estes países são sérios. Não fazem denuncias sem provas.
    Os Moros e Dalagnóis da vida bem como os políticos da direita brasileira, psdb e dem, foram muito bobinhos ao acharem que iam atacar de forma tão violenta e ilegal uma das maiores empresas do mundo. O que estes imbecis acharam, vindos lá do fundo das paróquias interioranas do mais atrasado estado do Brasil, que são mais inteligentes que estes empresários que construíram estas empresas de construção civil no Brasil e que estão entre as mais importantes do mundo? O que são estes moleques curitibanos em termos de conhecimento e inteligência? Quem eles pensam que enganam? O que eles vão fazer agora? Será que eles pensam que as outras construtoras não estão preparando elas também a sua “vingança maligna”? Como eles pensam que vão escapar agora, com estas moleiras moles que eles tem… prendendo o Lula, rezando para nossa senhora, pedindo proteção a deus e à Globo?
    Uma coisa é certa, oh Dalagnolsinho imbecil!, se o Lula é chefe de quadrilha o é do psdb… e burro porque não pegou nada para ele.
    Não há dúvida que a partir desta ação das construtoras, um novo capítulo da história deste sórdido golpe jurídico/midiático e parlamentar está sendo contado. E é feio, muito feio, Magda Patológica do judiciário!

  6. Seria o Ciro Gomes neste cenário atual (mesmo sabendo que muitas coisas mudam e outras tantas acontecem em época de eleição) a opção mais viável da esquerda para uma vitória nas urnas? Isso num cenário em que Lula não possa disputar, por causa dessas acusações ou qualquer outro motivo que seja. Em princípio, seria o Ciro Gomes o mais competitivo, digamos assim?

    • Ciro só irá ganhar voto se o Lula não se candidatar e o PT não lançar nenhum candidato!

    • De jeito nenhum, Ciro é um exaltado e não poderia jamais liderar um país como o Brasil; é competente mas tem hábito de sair atirando pra todos os lados. Vejo Lula apoiando Haddad que além de competente mostra ser equilibrado, com fibra suficiente para o cargo.

      • haddad ??!! ..o da ciclovia ..da indústria da multa ..o da bolsa pichador, viciado, travesti e estrangeiro ..o das faixas de ônibus desertas e sem padrão ..da velocidade de 50 km ..dos buracos e da cracolândia ..aquele que recebeu premio da direita americana raivosa recentemente ..o que pensa que SP é uma cidade litorânea ..aquele que deixou a cidade cheia de buracos e sem promessa cumprida tipo com as creches ..o que ajudou o MTST a explodir com invasões na periferia e que sequer soube exigir prisão a vandalos que tentaram invadir a PMSP em 2013 ?!

        o burguês que DINAMITOU de vez, junto com mama VANA, o PT em São Paulo ..

        vai sonhando ..aliás, espera engarrafada no transito que é melhor pra vc

        sim sim ..aproveita e vai pensando o pq as tarifas de ônibus com ele não se tornaram mais transparentes e nem baratearam ..e depois me conta ..me conta pq 75 da frota ta na mão dum só

        • Nossa esse Romaneli é muito fraquinho e ignorante ! Oh cara, para de comer alfafa e tente pensar como de maneira civilizada. Haddad na tua cabeça muito oca !!!! Viva Haddad, Viva Lula, Viva Dilma, Viva o PT … e abaixo acefalos histéricos do tipo Romaneli …

    • Eu até votaria no Ciro em um cenário de união das esquerdas. O problema é que eu não vejo um perfil agregador no Ciro.
      Ele tem muitos méritos por ter mantido consistentemente uma posição progressista nos últimos anos e por ser bastante combativo. Infelizmente não posso dizer o mesmo do partido dele que votou em bloco contra os trabalhadores e a favor da PEC antipovo ontem. E sem votos próprios, com um partido nem um pouco confiável e sem um perfil agregador eu não tenho motivos para acreditar que ele possa ser um candidato d união do campo progressista.
      Porém se o quadro mudar pode até ser. Atualmente eu acho que a unidade de luta do campo progressista é muito mais importante que qualquer candidato. Lula é importante por causa do que ele simboliza e por ter um perfil agregador muito mais do que por estar na liderança nas pesquisas, embora isso tenha também uma enorme importância.

  7. Caro Edu, o portal msm brasil está invertendo os votos dos senadores ” de proposito” na votação da pec dos gastos , colocando os senadores do psdb e pt votando a favor da pec veja agora e ajude a denunciar, estão manipulando criminosamente a informação.

  8. Lula Lula Lula Lula, ou quem ele indicar!!!

  9. Excelente análise. Mas não vejo coragem para Moro e seus fanboys ousarem prender Lula. O buraco é, realmente, bem mais embaixo. E a paciência do povo, ainda mais depois da aprovação da PEC-55, anda curta.

  10. E temos Haddad e Ciro Gomes.

  11. Prezado Eduardo:

    Prezado Eduardo:

    1. “Além disso, há um outro fator. As pessoas gostam de acreditar em soluções mágicas. Pelos menos a maioria das pessoas. Desse modo, acharam que tirar Dilma valeria aceitar tudo. Aceitaram sabotagem do governo dela e aceitaram mentiras toscas que negaram a melhora de vida inédita que os brasileiros tiveram ao longo de mais de dez anos de governos petistas.” Eduguim

    “IMAGEM: OS DEUSES NO OLIMPO.

    Olhando as ações dos humanos, lá de cima das nuvens, eles antevêem o desfecho de todos os grandes sonhos que levam à ruina e à tragédia. E riem da nossa incapacidade de ver além do momento presente, e de como nos iludimos.”As 48 leis do Poder-Roberto Greene-Ed.Rocco.

    E assim os fascistas e oportunistas iludiram os coxinhas e estes embarcaram no navio que nos levou a essa tragédia e a essa ruina. Hoje os ratos estão abandonando o navio e deixando além dos coxinhas uma sociedade que abandonada e navegando sem comando para o precipício, sem perspectiva de empregos, com aumento de impostos e sem segurança social.

    2. “Aceitaram sabotagem do governo dela e aceitaram mentiras toscas que negaram a melhora de
    vida inédita que os brasileiros tiveram ao longo de mais de dez anos de governos petistas.”Eduguim “
    “ Esta é a inclinação do povo ignorante, cujo número é cada vez maior nas cidades: desconfia
    daquele que o ama e acredita naquele que o engana” O Discurso da Servidão Voluntária, Étienne de La Boétie, Ed. Martin Claret.

    3. “ A erosão precoce do governo Temer – do qual o PSDB se tornou protagonista imaginando que o ódio ao PT seria suficiente para todo mundo aceitar piorar drasticamente de vida –, então, inaugura uma nova agenda.” Eduguim

    ” O que dá a um amigo a certeza da amizade do outro é o conhecimento da sua integridade.Tem
    como garantias sua bondade natural, sua fidelidade, sua constância… Quando os maus se reúnem há uma conspiração, não uma sociedade. Não se amam, mas se temem.Não são amigos, mas cúmplices.” … É por isso que existe, como dizem, uma espécie de boa-fé entre os ladrões no momento de repartir o butim, porque são todos iguais e companheiros. Embora não se amem, pelo menos se temem. Não querem, com sua desunião, diminuir sua força”.O Discurso da Servidão Voluntária, Étienne de La Boétie, Ed. Martin Claret.

    É isso que acontece com um povo que entrega o seu futuro a um bando de ladrões travestidos de políticos e cidadãos honestos. Quem nasceu e vive com espírito de submissão jamais enxergará e dará valor à palavra liberdade e muito menos viver essa liberdade.

  12. o psdb va isegurar i temer ate2018.se nao ruir com ele junto.numsegundo turno Lula emarina……sera trucidada nos palanques comicios ehorario de tv.

  13. ♫ Um pouco fora da pauta… Assombrosa a manchete do UOL: “Temer comemora aprovação e diz que teto dos gastos tirará Brasil da recessão”. Eu não acreditava que a desfaçatez deste “governo” chegasse a esse ponto. Agora acredito; não há nenhum limite.
    É pior que a ditadura imposta em ’64, quando os milicos cometiam barbaridades e não declaravam nada. Agora, seus êmulos “civis” limpam a bunda com a Constituição e ainda por cima contam histórias de fadas – ou de fodas, melhor dizendo.
    Não sei mais o que pensar; travei.

  14. prevendo que Lula, caso continue em seu caminho atual, terá que dar uns chega.pra.lá na cupula de seu partido.
    Ruim Falcão é uma soma inenarravel de covardia e tontice.

  15. Os brasileiros não começam a ver nada, que piorou ou vai piorar ou que era melhor antes. Nada! Essas pesquisas só indicam a mesma coisa: as pessoas querem o PSDB desde o golpe, não estão confortáveis com Temer.

    Quem manda na opinião pública é o PIG. E os coxinhas da Paulista e de Copacabana impõem seus valores ao restante da opinião, que se cala porque não entende ou não quer entender de política. Vai demorar 40 anos para a esquerda voltar ao poder se ficarmos esperando pela volta de um messias.

    Se a Globo não teatraliza a raivinha do Bonner contra o Temer ninguém nota nada.

    Lula era amigo do Geddel, Jucá, Padilha, Moreira Franco, Cabral e Paes. Isso é fácil de entender!

    Seria melhor então que se passasse o bastão para o Haddad: nenhuma amizade obscura, nenhuma acusação contra ele em 4 anos e nos 8 que ficou no Ministério da Educação. O melhor prefeito que SP já teve mas que foi embora por causa do FATOR LULA.

    Insistir com Lula prova o autoritarismo do PT e a incapacidade de se renovar e ser humilde.

    E a Folha não destacou o Lula porque o que importa é o fato de que se fosse hoje Marina seria eleita. Lula é uma carta fora do baralho porque será preso em breve e não poderá ser candidato. Será uma prisão escandalosamente arbitrária e política, porém isso não apaga o fato de que a carreira política de Lula terminou.

    É preciso mudar as lideranças da esquerda e do PT.

  16. Será que ainda existem setores lúcidos do empresariado depois do apoio dos cartórios que dizem representar tal setor da sociedade ao Golpe? Voltaram alguns a lucidez após os golpistas daqui e de fora terem fechado setores inteiros da economia como petroleo e gás e infraestrutura? Ou será que os trabalhadores, estudantes e agricultores familiares terão que tomar o Poder sozinhos, e governar sem nenhum diálogo com o empresariado? Dica: isolem os setores distópicos do Golpe, como Moro, procuradores-talebans/PGR e Rede Globo que o diálogo será possível com setores políticos e empresariais que não querem o caos. Senão, será a guerra civil.

  17. A classe média burra,está começando a perceber como são imbecis e idiotas,era feliz e não sabia.

  18. Ciro dificilmente ganharia indicação de Lula.Ele não agrega,é inteligente,culto e sabe falar,traduzir as situações de modo que a maioria entenda.Mas tambem não é afeito a criticas e suas criticas passam muitas vezes do ponto beirando quase o desrepeito.So se a situação se convergir para a candidatura de Ciro
    Tenho aqui com meus botões que caso Lula não seja candidato ou por causa da (in)justiça brasileira acho que Hadad é o primeiro nome

    • Mas, é essa fogueira de vaidades que não consigo entender na esquerda.

      Parece que não conseguem dar o braço a torcer, um só momento, dado o cenário tenebroso que podemos ter nas próximas eleições (isso se as tivermos!).

      Lula se tornou no candidato de esquerda mais eleitoralmente viável, há décadas. Governou brilhantemente. Merece o descanso dos justos e nesse ponto, estou de acordo com sua família: Deveria deixar o barco a ser tocado pelas novas gerações.

      O problema é que o PT, assim como outras siglas de centro-esquerda (como o PDT, por exemplo), se acomodaram na institucionalidade burocrática e deixaram de formarem continuamente novas lideranças políticas. Mesmo em cursos próprios, nos seus centros de mobilização cultural e diretórios.
      Perderam o espírito do tempo e a juventude passou a associar a política cada vez mais ao descrédito e ao benefício pessoal (não sem razão).

      Nesse ponto, seria mais interessante, a meu ver, que houvesse uma convergência na candidatura de Ciro já que o mesmo, apesar da língua solta, tem um conhecimento de Estado-Nação e estratégias de desenvolvimento soberano muito próximas às do Lula.

      Sem é claro, a perseguição implacável que sofre este último, e uma menor tendência à disparada nas taxas de rejeição.

      • Meu caro como disse em meu comentario,se a situação convergir para o Ciro,vamos de Ciro mas o maior problema de Ciro é ele mesmo.Quer ser candidato a presidente ja tinha que estar trabalhando,agregando pessoas,entidaes,organizações,mas quem apoia o Ciro ? qual sua base de apoio ? O PDT que votou com a direita contra o povo ? Tem uns admiradores do Ciro que são bastante persistentes,mas qualquer um com um pouco de senso de realidade sabe que havendo eleições,independente de união de esquerdas( que seria ótimo) que esta passa por Lula ou como candidato ou quem ele indicar e não é admiração é fato que as pesquisas mostram e este blog esta desenhando.E caso Lula não va o mIs forte para ser indicado por Lula é o Hadad.Ciro tem que construir elos com as militancias e movimentos sociais,porque admiração não faz candidato ,assim como tenho admiração por Roberto Requião mas não é candidato para mim para presidente e repetindo so se a situação convergir para ele.

        • Ciro nunca teve o perfil de agragador/mobilizador de massas, exceto por uma parcela pequena de admiradores na Academia, de intelectuais mais ligados ao progressismo.

          Sua capacidade de carregar votos, se dá única e exclusivamente pelos projetos, ideias e a forma como elas são passadas ao interlocutor e o povão.

          Que Lula tenha um poder incrível em futuras indicações, disso não tenho dúvidas!
          Porém, Haddad ainda é um nome quase que exclusivamente conhecido do eleitorado paulistano e, diante de um embate onde o plano nacional é o discutido, o mesmo não terá a mesma bagagem carregada por Ciro.

          Claro que, pesa muito para a parcela mais juvenil da população, onde o descrédito e desilusão com a polítca são absolutos, um nome também mais jovem e que não carregue consigo as máculas do que seria a “velha” política tocada por raposas profissionais.

          Nesse ponto, Haddad teria sua vantagem.

  19. Onde vomito?

  20. Ciro Gomes, sempre que pode, desce o cacete no Lula. Está errado. O que ele quer, afinal? Dividir as forças progressistas? Nisso, os troxinhas fascistas têm vantagem. Eles agem como mafiosos mesmo. Se protegem. Formam “famiglias” Já a esquerda é isso: Marta, Heloisa Helena, Marina, Ciro e muitos outros de quem nem me lembro. “A esquerda só se une na prisão”. Quem disse isso?

  21. Rapaz, esse Diogo Cagardi e o Estranho são mais loucos do que se pode imaginar!!!!!!!!! Quanto ao exposto no seu texto, concordo com a essência do que está dito, mas, com algumas ressalvas. Para começar, está corretíssimo dizer que Lula fica cada vez mais forte e essa suposta “vantagem” de Marina(vindo do Datafarsa é bom desconfiar. IMAGINEM O IMPACTO QUE TERÍAMOS SE UMA PESQUISA APONTASSE LULA COMO LÍDER EM TODOS OS CENÁRIOS, NO PRIMEIRO E SEGUNDO TURNO, NESTE MOMENTO!!!!!!!!???) não convence a ninguém, nem ao mais fanáticos dos fanáticos de direita, basta ver o desespero da dupla de psicopatas já referida. Também está claro que vão impedir Lula de concorrer, isso já seria feito, como também não acredito que realizem eleições em 2018, a menos que façamos este país ferver!!!!!!!!!!! Contudo, discordo de alguns pontos. Para começar, a população, ou seja, a maioria da população, o que incluiu os pobres; não ficou com ódio do Governo Dilma. Ficou com certa indiferença, no máximo uma má vontade, MAS O TAL REPÚDIO QUE DERRUBOU DILMA VEIO DA CLASSE MÉDIA FASCISTA, QUE PERDEU A VERGONHA DE SER FASCISTA A PARTIR ADS “MANIFESTAÇÕES” FASCISTAS DE JUNHO DE 2013. Aí entra outro aspecto em que você se enganou, não foi só a Economia que derrubou Dilma. Claro que ela prejudicou, embora estivéssemos em um momento ainda favorável, principalmente se comprarmos com hoje, e mesmo sem essa comparação. O QUE AJUDOU E MUITO A DERRUBAR O GOVERNO FORAM SIM “DENÚNCIAS” DE CORRUPÇÃO, ORIUNDAS DA GOLPE A JATO!!!!!!!!!!!! Mas por que essas “denúncias” da golpe a jato tiveram um poder que outras não tiveram!? PORQUE ELAS TIVERAM O RESPALDO DE UMA “BASE SOCIAL” ORGANIZADA, PARA CRIAR UM CLIMA DE ANIMOSIDADE E HISTERIA CONTRA O GOVERNO!!!!!!!! Não importa se essa “base” é base entre aspas; ou seja, corresponde à classe mérdia fascista(que perdeu a vergonha de ser fascista; o que quer dizer que é minoritária; A CLASSE MÉRDIA SERVE PARA ISSO : PARA GERAR “OPINIÃO PÚBLICA”. COMO SÓ ELA SE MANIFESTA,. O POVO É APÁTICO E INDIFERENTE(A CHIBATA DA ESCRAVIDÃO O FAZ ACHAR QUE ESSES ASSUNTOS “NÃO SÃO COM ELE”); AS MOBILIZAÇÕES DA CLASSE MÉDIA GERAM ESSA ILUSÃO, DE QUE REPRESENTAM A “OPINIÃO PÚBLICA”, O PAÍS(QUANDO SÃO O RETRATO DE UMA MINORIA); ATÉ O POVO, DE FORMA PARADOXAL, AO MENOS TEMPO QUE NÃO SE SENTE IDENTIFICADO COM ESSA GENTE, O INSTINTO O ALERTA SOBRE ISSO, ACABA POR CONSIDERAR QUE O PAÍS PENSA DAQUELE JEITO, UMA CONSIDERAÇÃO “RACIONAL”, UM SOFISMA CRIADO PELO BARULHO DA CLASSE MÉDIA DIVULGADO PELA MÍDIA. Obviamente, a mídia, globo à frente, é essencial para que esse fenêmeno seja propagado para todo o país e atinja os brasileiros em peso. Com isso, o clima político é afetado, os políticos(a maior parte deles. Até a esquerda acaba sendo afetada pro esse clima, fica assustada) ouvem “a voz” que interessa, a da classe média que fala(o resto, que representa a maioria, é mudo ou acaba “concordando” timidamente com quem não se identifica. O que dá no mesmo)e o clima político desloca-se para onde interessa aos golpistas. POR ISSO ESTE GOLPE ACONTECEU, COMO TAMBÉM O DE 64 PRECISOU, COM AS DEVIDAS DIFERENÇAS, DESSE “CLIMA” ARTIFICIAL(NO SENTIDO DE QUE REPRESENTA APENA OS DELÍRIOS FASCISTAS DE UMA MINORIA). Sem essa base social, Dilma não cairia. É A PARALISIA DO POVO, QUE NÃO TEM O MESMO ÂNIMO GOLPISTA DA CLASSE ME´DIA, MAS ACABA ACHANDO O GOLPE “INEVITÁVEL” POR SER A OPINIÃO DA “MAIORIA)QUE DEIXOU OS GOLPISTAS COM A CERTEZA DE QUE NÃO ENFRENTARIAM UMA REPULSA DA POPULAÇÃO, DESSA VEZ A REAL, A POBRE, NAS RUAS. Por não existir isso em 2005, o golpe do “mensalão” foi abortado. Tiro essas conclusões através de análises minhas, mas também respaldado pelas excelentes opiniões de Jessé Souza em seu livro Radiografia do Golpe. Por isso, concluo que podemos usar esse mesmo argumento para o momento atual ; SE QUEREMOS QUE LULA NÃO SEJA PRESO E HAJA ELEIÇÕES EM 2018, DEVEMOS CRIAR UMA BASE SOCIAL, REAL, COM A MASSA; PARA ISS, INDO ÀS RUAS A FAVOR DE LULA,CONTRA O GOLPE A PELAS DIRETAS JÁ!

  22. Caro Edu, Será que corremos o risco de uma “guerra civil’?

  23. Não colocou caroço de milho debaixo dos joelhinhos. Mainardi vc não foi sincero ajoelhando assim. kkkkkkk

  24. Edu,
    O vídeo do Mainarde é uma coisa muito bizarra, inacreditável, para ser guardada como documento histórico psicológico. Ele e o Reinaldo fizeram do Lula um sintoma, esta coisa que os psicanalistas dizem que colamos em nossas almas e corpos para substituir o vazio da existência. O que será deles sem Lula e o PT? O que seriam sem o Lula e o PT.

  25. Estamos num golpe e por conta disso, não bastam mobilizações, embora sejam importantes.
    É fundamental que em cidades da Europa e dos States, grupos organizem eventos e levem juristas e outras personalidades para exporem ao mundo o que está ocorrendo no Brasil, em especial contra Lula. Isso ajudará a inibir Moro!

  26. Hadad? Aquele que disse que o golpe nao foi golpe? Que a palavra golpe era muito forte? Quero que esse PT frouxo morra. Ou nasce um PT com brios depois desse inferno institucional, ou a direita reinara por anos e o povao vai voltar a comer merda.

    • Haddad não disse nada disso, foi uma mentira da Folha que ele desmentiu logo em seguida. O PT tem sim muita gente frouxa e não confiável desde a traíra Marta até o Ministro da Justiça mais inerme de todos os tempos, o Cardozo, mas o Haddad não é desses.

      É uma injustiça você falar assim do Haddad por causa de uma mentira que a Folha inventou e ele desmentiu.

  27. O problema é que não estamos em uma situação regular, em que aconteceriam as eleições certinhas, ganhando aquele que fosse o mais votado. Vivemos um momento de exceção. O golpe e toda a estrutura que ele montou não vão permitir que Lula vença, seja da maneira que for. Esse povo que confia no ex-presidente tem que também estar disposto a se mobilizar e a vencer o golpe nas ruas, antes de tudo. Somente assim Lula pode voltar para o lugar do qual nunca deveria ter saído, que é o Palácio do Planalto. Não podemos só ficarmos no otimismo vazio e sentados esperando as eleições, é hora de colocar Lula novamente no centro do jogo imediatamente, já como candidato e líder de mobilizações de massa.

  28. É mesmo, diagnosticaram errado e partiram para ‘n’ acusações contra o Lula achando que isso resolveria a questão. Essa pesquisa retrata o momento e os movimentos dos últimos meses, até as eleições, se houver uma em 2018, águas vão rolar. A rejeição ao Lula não quer dizer muita coisa e os adversários sabem disso, quando foi eleito presidente tinha um patamar relativamente alto de rejeição antes da eleição. Há uma parcela anti-lulista por natureza, rs. Concordo com você e o Jessé Souza, a parte da classe média não fascista que foi pra paulista é um fator importante, e está acordando.

  29. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .

    ATENÇÃO, PREZADO BLOGUEIRO PROGRESSISTA EDUARDO GUIMARãES:

    Quando vai disponibilizar a possibilidade de ajuda ao Blog da Cidadania através de contribuições mensais recorrentes no cartão de crédito e/ou contribuições avulsas/assinatura ? Já contribuo para vá[email protected] [email protected] mas gostaria imensamente de também poder contribuir para a manutenção financeira deste valoroso Blog da Cidadania. Estamos aguardando ! ! ! !

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por [email protected] [email protected] a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:

    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;

    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;

    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;

    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;

    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    …………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    ……………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::

    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::

    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::

    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::

    (En la lucha de clases)
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4

    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  30. Nao ha nome para um homem que delata seu proprio pais para nacoes estrangeiras. TRAIDOR e pouco para designar esse cancro que se chama MORO. O que se pode fazer com essa pessoa. Pena de Morte e pouco.
    Destruiu NOSSO BRASIL, destruiu nossas industrias, dividiu nosso povo, deu nossas riquezas, o que fazer para uma pessoa desta. Da para imaginar o que o judiciario americano vai cobrar dos brasileiros, com todas as provas e as testemunhas que MORO cedeu aos investigadores americanos EM NOSSA PROPRIA CASA.

  31. Folha/Uol golpista querendo derrubar nosso querido amado presidente estampa na primeira página manchete escândalo…

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/12/1841204-marcelo-odebrecht-confirma-a-lava-jato-versao-de-delator-sobre-temer.shtml

    • Isso já foi denunciado aqui pelo Eduardo. A mídia vai derrubar o Temer assim que virar o ano e depois vai apoiar a eleição indireta de um tucano corrupto (com licença para o pleonasmo). É o GOLPE dentro do GOLPE seguindo um roteiro muito semelhante ao do golpe de 1964 com os tucanos e o judiciário no lugar dos militares.
      Só que em 64 a situação econômica era muito melhor que hoje. Em oito meses os golpistas destruíram a economia brasileira e a colocaram em uma espiral de queda que já produziu a pior crise que o País já viu e está beirando um caos econômico ingovernável, principalmente por um presidente indireto eleito por um Congresso completamente corrompido. Esse cenário destoa muito do roteiro de 64 e vai detonar o plano das elites de implantar uma ditadura equivalente ao regime militar.

  32. … e, vejam só, quem concorda comigo é esse honorável, respeitável e honestíssimo senador que diz que a mídia golpista quer derrubar nosso presidente….

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/12/1841184-jader-barbalho-diz-que-midia-quer-derrubar-governo-temer.shtml

    Golpistas!

  33. Para mim quem vence a eleição é quem ganha no segundo turno, foi assim em SP quando Haddad se elegeu.

    Mas ainda acho que tudo isso é exercício de futurologia, de concreto temos os resultados das últimas eleições eme parece que a esquerda e o PT em especial não foram muito bem.

    O único nome da esquerda é o Lula e não sei se estará politicamente forte para disputar as próximas eleições ou se estará livre para tal.

    • Na última eleição a esquerda caiu muito, mas a direita não pode se garantir com esses sucessos, o número de votos nulos e em branco foram assustadoramente grandes, suficiente para reverter qualquer eleição. Mas, da última eleição para cá muita coisa ocorreu, a população está acordando.

      • Na eleição que a Dilma venceu também tivemos um número enorme de brancos, nulos e abstenções, que também poderiam ter mudado o rumo daquela eleição.

        Não se pode contabilizar esse brancos, nulos e abstenções por não sabermos em quem votariam, isso também é exercício de adivinhação. Mas os resultados das urnas são concretos.

        Vale lembrar que a economia vai apresentar uma recuperação, pequena, lenta mas uma recuperação. E isso se dará durante o governo Temer (não por competência dele, muito mais pela conjuntura).

        Como o povo vai interpretar isso?

        • As abstenções na época de Dilma eleita não chegam nem perto das de agora. Pode até haver uma melhora, que acho que não haverá, muito pelo contrário, mas se houver, com o quadro de arrocho e desemprego, a direita cai. Infelizmente, se a esquerda volta, ela terá que eleger mais de 2/3 nas duas casas para desfazer a sacanagem que a direita fez, senão, mesmo voltando para o executivo, do jeito que está, a esquerda também não poderá fazer muita coisa.

  34. pra deixar registrado

    Pra mim estes três projetos que incendeiam hoje o país (teto pra gastos públicos ..abuso de poder ..e limitação de salários de marajá..) deveriam SIM ter, em verdade, partido da ESQUERDA brasileira, da ala progressista ..assim como o da Responsabilidade Fiscal em idos tempos

    Não se constrói uma sociedade mais justa tendo gastança ..mordomias ..direitos exclusivos e abusivos entre alguns poucos membros duma sociedade em detrimento de milhões de almas

    O ESTADO serve pra servir a todos, não só ao funcionalismo público

    ..em tempo .. já o mesmo não penso sobre a reforma da previdência ..claro que igualar a idade de homens e mulheres ..não permitir pensão integral nem acumulo de benefícios são bem vindos ..já fixar idade mínima irreal e mais de 4 décadas de contribuição sem que antes de crave os abusos dados a algumas castas do funcionalismo público e dos militares ?!?!?! ..sem duvida que aqui merece ainda muita reflexão

  35. VALE LER…
    https://caviaresquerda.blogspot.com.br/

    Coordenador de Doria diz que apostou na imbecilidade do eleitor paulistano
    Como enganar os pobres e as classes médias paulistanas através do marketing político?

    Sheilinha Couto

    –Ontem à noite rolou uma palestra sobre marketing político na Semana de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP. Estavam presentes os profissionais que coordenaram as campanhas de Marta, Russomano, Haddad e Dória.
    O destaque da noite, no entanto, foi Luiz Flávio Guimarães, responsável pela campanha de Dória. Segundo ele, foi relativamente fácil conduzir a campanha, principalmente pela capacidade de se moldar o pensamento da massa acrítica paulistana.
    Luiz disse que a gestão Haddad foi uma das melhores que a Prefeitura já teve, que boa parte das políticas feitas pelo prefeito fazem parte de outras realidades, como as europeias, e que talvez façam sentido em São Paulo só em 2050. O modo de reorganizar o trânsito, por exemplo, humanizando-o e dando maior fluidez não faz parte da cultura paulistana, acostumada ao caos, ao transporte individual e às altas velocidades que matam diversas pessoas diariamente. Logo, realizar mudanças de paradigmas sem a devida comunicação de massa gera um choque cultural na cidade, facilitando ataques e jargões como a “indústria da multa”.
    O comunicador apontou, também, o ódio ao PT que cega as pessoas. Para ele, os veículos de comunicação falam mal do PT durante a manhã, a tarde e a noite. Isso acaba por gerar um desconforto no imaginário da população, fazendo com que suas convicções as ceguem. Logo, não importa se Haddad tenha sido um ótimo prefeito, pois o ódio ao partido falará mais alto na hora da escolha.
    Outro ponto importante foi a imagem de João Dória que eles conseguiram construir. Luiz disse que a imagem de um empresário é muito impopular. O fato de Dória ter nascido em berço de ouro e seu patrimônio ser fruto de heranças não é algo que geraria uma identificação na massa. Logo, era necessário enaltecer os pontos positivos e contornar os pontos negativos: “vamos dizer que ele é um sujeito bem sucedido (afinal ele é rico) e vamos passar a imagem de que ele cresceu a partir de seu trabalho – JOÃO TRABALHADOR”. Assim, toda classe trabalhadora, seja da periferia ou do centro expandido, acabou por se identificar com o perfil de um trabalhador que empreendeu e subiu na vida.

  36. Sou jornalista aposentado e durante meus quase 40 anos de redação sempre participei da divulgação dos resultados das pesquisas eleitorais. Para quem tem um pouco de experiência do ramo, a Folha nunca poderia ter feito a manchete em que dá a candidata da Rede como vencedora do segundo turno, pelo simples fato de que os índices que aparecem para ela contra o Lula são de antilulistas, mas não são eleitores dela. Na pesquisa expontânea Marina teve apenas 1%, que são os votos exclusivamente dela. Para chegar ao segundo turno, terá que transformar os votos da turma do PSDB e demais partidos da direita em votos dela. Com um partido muito pequeno, sem estrutura e financiada por banqueiros, sua ideologia confusa deixa o eleitor muito desconfortavel. A pesoa que vota em candidatos como a Marina é aquele que não quer se comprometer, sabe que ela não vaiganhar e então não terá nenhuma responsabilidade com o futuro eleito, que obviamente não será ela.

  37. E toda essa recuperação espetacular Lula alcança antes de qualquer iniciativa para levar às massas as provas de que é inocente, vítima de perseguição. Quando o povão, que ainda se “informa” pela Globo for convencido dessa inocência, veremos a mais esmagadora vitória em uma eleição presidencial na história do Brasil. Só depende do próprio PT, os blogueiros e militantes das redes sociais já estão fazendo a sua parte.

  38. Eu não acredito que prenderão Lula pois aí é que vão se afundar de vez. Moro perdeu o timming da prisão de Lula e cada dia que passa fica mais distante. MAS ainda que façam isso como uma manobra jurídica de última hora para impedir que ele se candidate é bom não esquecer que Moro é juiz de primeiro grau e não pode impedí-lo. Ainda tem a questão do olhar da ONU sobre esse processo.

  39. O que eu acho que mais justifica esses números são as medidas que o Temer tem tomado.

    O governo quer responsabilidade, quer fazer cortes para diminuir a dívida pública, garantir o futuro.
    Bonito no discurso, mas por que só tem corte pra gente?

    Só vai ter corte em investimento pro povo, só vai ter corte na aposentadoria do povo, só vai ter corte nos direitos trabalhistas do povo.

    A PEC do teto muita gente não entendeu direito, por isso poucos reclamaram, mas mexer na aposentadoria… aí o bicho pega.

    Vai falar de aposentar aos 65 anos para os peões de obra, vai falar disso pros cortadores de cana.

    Lula nunca tocou no que deveria ser intocável, pelo contrário, Lula deu mais para quem precisa, e esses últimos vão votar no Lula pra sempre.

    Se o Temer tivesse ido mais devagar, talvez ele tivesse mais sucesso. Mas foi com muita sede ao pote, achou que “tava dominado”, e o projeto neoliberal foi pro brejo para o desespero do Reinaldo.

    Sinceramente, duvido que aprovem alguma reforma agora que o povo sacou o golpe.

  40. É estupefaciente ler, daqueles que torcem pela volta do PT, que o Haddad é o nome. Sem discutir se ele foi bom ou mau prefeito, sua imagem de derrotado no 1o turno cala fundo no íntimo do eleitor paulista e, em outros estados que não SP, sua projeção é zero.

    Quanto ao Lula, só o fato de saber que ele perderia da Marina, já deveria ser motivo de desalento, alem do que, todos os candidatos a prefeito que o tiveram no palanque fracassaram. Alguem já disse, e é verdade, que assim como ocorre com o Maluf o Lula tem seu eleitorado cativo, seu nome vem à cabeça de boa parte da população inquirida sobre um nome para a presidência.

  41. Dois irmãos, gêmeos tinham sua singularidade. Um era pessimista e outro era otimista incorrigível. No natal, o pessimista ganhou uma bicicleta e o otimista uma lata contendo bosta de cavalo.

    “Oh céus. Ganhei uma bicicleta”, disse o pessimista. ” Vou cair e quebrar os ossos, ficar deformado, sem andar por anos”

    “Lindo” , disse o otimista. “Ganhei um cavalo, alguém viu ele por aí ? ”

    O gêmeo otimista chamava-se Eduardo.

    • Essa piada velha é usada como exemplo de falta de lógica. Por que país dariam uma bicicleta a um filho e fezes a outro? Mas o fato é que a piadinha tenta desviar o foco da discussão. Explica aí como Lula se fortaleceu tanto. Ou vai negar? Fala aí, palhaço.

  42. Uma figura deste tipinho do Lula sempre terá força num país de imbecis.

    Olhem os heróis deste país: um português imbecil, uma marechal velho, um alferes fracassado… um covarde suicida…

    Nada de Churchill ou Adams, Lincoln, Ford…

    Mesmo quando a natureza enfim der cabo dele, teremos ruas,
    Avenidas e e outras “obras” batizadas em seu nome.

    É como Maduro, Chavez, Fidel e outros lixos.

    E os caras abanam o rabo pro “cara”.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.