Datafolha mostra esquerda se fortalecendo para 2018

datafolha-capa

O senso comum sobre o rumo político do país diz que ele está dando uma forte guinada à direita e que, se houvesse uma eleição presidencial neste momento, haveria risco até de uma ameaça ambulante como o proto-nazista Jair Bolsonaro (PSC-RJ) virar presidente.

Porém, não é o que diz pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira.

O mais evidente, o óbvio ululante (perdoe o trocadilho, leitor), é constatar o fortalecimento de Lula justamente em um momento em que operação de extração tucana dita “Lava Jato” e a mídia de direita o fustigam com ímpeto redobrado.

Apesar de, a esta altura, o gráfico abaixo estar publicado em milhares de páginas na internet e em todos os grandes portais, vale a pena dar mais uma olhada pela imagem impressionante que revela em relação ao ex-presidente petista, mas não só.

datafolha-1Salta aos olhos como Lula se fortaleceu após a condução coercitiva ilegal que a Lava Jato lhe impôs em março deste ano. Como este blog vem dizendo, com o tempo as pessoas vão comparar como a vida melhorou sob os governos do PT (sobretudo de Lula) e como tirar Dilma do poder sob uma farsa piorou a vida dos brasileiros.

Antes de prosseguir, porém, vale rever (você já deve estar cansado de ver esses gráficos) os gráficos sobre o segundo turno.

datafolha-2Vamos às conclusões, então.

Em primeiro lugar, ainda sobre Lula, vale PROVAR que ele vem se fortalecendo. Em julho deste ano, ele perdia para TODOS os adversários no segundo turno. Agora, só perde para Marina e a margem nem é tão grande – 9 pontos percentuais podem ser facilmente revertidos no calor de uma campanha; bastaria Lula crescer 5 pontos percentuais.

O que deixa mais evidente o fortalecimento de Lula após a prisão ilegal e a campanha de destruição movida contra ele é que, em novembro de 2015, ele perdia para TODOS os adversários tanto no primeiro quanto no segundo turno e hoje, no primeiro turno, vence todos com folga e, no segundo, perde (por pouco) de Marina.

Contudo, há vários fatores que podem tirar Lula da disputa de 2018. O mais óbvio é a pretensão nefasta dos fascistas do Judiciário, do MP, da PF, da mídia, da elite branca e dos seus partidos de direita de prenderem Lula para que ele não possa voltar ao poder pela vontade do povo.

Ocorre, porém, que, após a ONU aceitar monitorar os processos contra Lula, ficou muito mais complicado – talvez, impossível – prendê-lo ou condená-lo só à base de “convicções”. E o fortalecimento político dele torna ainda mais difícil condená-lo sem provas cem por cento irrefutáveis.

Porém, mesmo que Lula esteja em condições de disputar a próxima eleição presidencial, suspeito de que ele, a pedido de sua família, pode não concorrer – a família do ex-presidente pede para ele deixar a política desde que ele deixou o poder, em 2011.

Então, sem Lula, o país está à mercê da direita? Negativo. A pesquisa Datafolha mostra exatamente o contrário. Tanto no primeiro quanto no segundo turno, a esquerda mostra ter muito mais votos do que a direita. É só fazer as contas.

Fiquemos no último cenário do primeiro turno, onde é possível comparar os votos de praticamente todos os candidatos ditos viáveis.

No cenário 1, os supostos candidatos de esquerda (Lula, Marina, Ciro e Luciana Genro) somam 47% das intenções de voto, enquanto que os supostos candidatos de direita (Aécio, Bolsonaro, Temer, Ronaldo Caiado e Eduardo Jorge) somam 27%.

No cenário 2, os supostos candidatos de esquerda (Lula, Marina, Ciro e Luciana Genro) somam 51% das intenções de voto, enquanto que os supostos candidatos de direita (Alckmin, Bolsonaro, Temer, Ronaldo Caiado e Eduardo Jorge) somam 23%.

No cenário 3, os supostos candidatos de esquerda (Lula, Marina, Ciro e Luciana Genro) somam 49% das intenções de voto, enquanto que os supostos candidatos de direita (Serra, Bolsonaro, Temer, Ronaldo Caiado e Eduardo Jorge) somam 25%.

No cenário 4, os supostos candidatos de esquerda (Lula, Marina, Ciro e Luciana Genro) somam 41% das intenções de voto, enquanto que os supostos candidatos de direita (Aécio, Alckmin, Serra, Bolsonaro, Sergio Moro, Roberto Justus, Temer, Ronaldo Caiado e Eduardo Jorge) somam 40%.

Apesar de no cenário 4 direita e esquerda estarem empatadas, é um cenário para lá de improvável. Colocaram até Roberto Justus na equação e todos os tucanos de uma vez só – parece ser uma piada – e nem assim a direita consegue supremacia.

Esses cenários contradizem fortemente a crença largamente difundida de que a direita está se fortalecendo tanto. As manifestações de direita e a estridência de movimentos fascistas como O MBL ou Vem pra Rua fazem parecer que a esquerda está mais forte do que realmente está.

O que a direitona se esquece é de que voto na urna é outra coisa. Aí quem fala é aquele sujeito que mora na periferia ou no campo e que não faz estardalhaço de suas opiniões políticas, mas que ali, sozinho diante da urna, a cada quatro anos dá seu recado tonitruante.

A notícia que essa pesquisa Datafolha traz é altamente alvissareira, com exceção de uma reflexão mais do que necessária: esse quadro de enfraquecimento da direita deve se aprofundar ainda mais, com o passar do tempo.

Quanto mais a direita se enfraquecer, portanto, maiores serão as tentações da direita de não permitir que o povo escolha livremente em 2018, caso a tendência for fazer uma escolha que desagrade aos “donos do poder” tão bem descritos na obra imortal de Raymundo Faoro.

A grande luta democrática dos próximos anos, portanto, não será tirar Michel Temer do cargo ou antecipar as eleições presidenciais. Será garantir que o Brasil possa escolher livremente seu próximo presidente em 2018.

O povo brasileiro – não aqueles nazistas de verde-amarelo, mas o povo mesmo –, agora escaldado por seus erros monumentais em 2015 e 2016, certamente fará uma boa escolha quando finalmente se pronunciar de novo sobre os rumos do país.

*

PS: fanáticos de direita e de esquerda costumam pôr em dúvida minhas análises dizendo que “não acerto uma”. Porém, os fatos são outros. Prognostiquei que as “jornadas de junho de 2013″ terminariam em golpe, prognostiquei que a derrubada de Dilma não melhoraria a crise política ou a econômica e prognostiquei que a esquerda iria se fortalecendo conforme o povo fosse experimentando as “delícias” de ser governado pela direita. Não tenho bola de cristal, foi apenas o exercício da boa e velha lógica.

69 Comentário

  1. Acordem!!!
    Não adianta um presidente de esquerda ganhar. Tem que ter um grande número de deputados da esquerda VERDADEIRA. Caso contrário, vai dá no que deu: Mensalão, petrolão, ão etc. Toda esse crise foi criada por esses psicopatas de direita(da elite).
    O Lula tem que parar urgente de querer acordo com esses bandidos de direita, tipo maluf, kassab, psb de pernabuco, etc

  2. É verdade Edu, a luta mais importante agora é por eleições diretas, ano que vem ou 2018. Fora Temer até o pig aderiu.
    Voce viu? 40% acham o governo Temer pior que a da Dilma, o dobro dos que acham melhor. E isso antes das delações contra o usurpador. E os efeitos dos pacotes de maldades.
    PS: Cara, todos os tucanos despencam na pesquisa. Apesar da blindagem do pig e o “não vem ao caso” do Moro. E a história de que as eleições municipais “mostraram” o “fortalecimento” do PSDB? Cadê?
    O problema deles é povo. Por isso a eleição corre risco

  3. Saiu no R7: Temer e Lula são os mais rejeitados para presidência em 2018

    Michel Temer (PMDB) — 45%
    Lula (PT) — 44%
    Aécio Neves (PSDB) — 30%
    José Serra (PSDB) — 20%

    http://noticias.r7.com/brasil/datafolha-temer-e-lula-sao-os-mais-rejeitados-para-presidencia-em-2018-12122016

    • Rejeição a Lula em março era de 57%, em abril era de 53%, em julho era de 46%, em dezembro é de 44%, e olhe que Lula apanha todo dia. Numa eleição, todos apanham. Mas Lula apanha fora da eleição como se estivesse na eleição. Na próxima eleição, se ele disputar, vai manter sua rejeição onde está e a dos outros subirá naturalmente. Veja a rejeição de Aécio no segundo turno de 2014. Era altíssima. É só um político começar a apanhar do adversário em eleições para a rejeição subir. Lula tem rejeição alta porque apanha da mesma forma dentro ou fora da eleição

  4. Considerando que Lula possa vencer a eleição, quantos congressistas o PT poderá eleger em 2018 uma vez que suas bases estaduais estão fragilizadas pelos resultados eleitorais das municipais de 2016? Pode ser que mesmo ele vencendo, seja impossível para ele reverter os estragos provocados por este congresso (EXs: PEC da Morte e entrega do Pré-Sal), pois muitos deles devem se reeleger (por votação nominal ou puxados pela votação de terceiros), além de aparecer outros das mesmas correntes políticas dos golpistas, inviabilizando qualquer maioria e possibilitando que façam contra Lula o que fizeram contra Dilma.

  5. Marina no Segundo Turno de 2018???
    A pesquisa Datafolha desta segunda coloca a Marina como vencedora do segundo turno em 2018. Mas, nos números do primeiro turno ela tem uma queda de 25%, tem também um partido, a Rede, mal estruturado e com muitas brigas internas. Nada indica que lá na frente pode chegar ao segundo turno. Já o Lula cresce 50%, e com noticiário fazendo o brasileiro perceber que o impechment da Dilma foi apenas uma forma do PMDB, PSDB e PP escaparem da cadeia, além de ferrarem com os aposentados e favorecerem a turma do dinheiro, o povo vai se vingar no voto. Tirando os brancos e os nulos,os 35% da pesquisa viram 47%, é quase um adeus ao segundo turno.

  6. E de que vale uma pesquisa realizada a dois anos da eleição? Muita água vai rolar debaixo dessa ponte.

    • gozado que quando a pesquisa é ruim para Lula vocês não dizem isso. De qualquer forma, com ele apanhando sem parar a lógica é a de que deveria estar derretendo, e está cada vez mais forte. Após sua prisão ilegal em março, vem aumentando suas intenções de voto e reduzindo mês a mês sua rejeição.

    • Está certíssimo, muita água rolará. Temer, ou talves um sucessor, cagará ainda mais em nossas cabeças e muito amarelinho vai virar a casaca. Então, após as eleições, na casa grande se escutará choro e ranger de dentes.

  7. Ta faltando o Ciro Gomes nos cenários, não está? Em um mes de TV ele alavanca as coisas.
    E tem transito bom em quase todos os segmentos, exceto o Psbd.Dem.Pmdb golpista.

  8. Falando sobre eleições: algum plano de se candidatar de novo futuramente?

    • Não sei, o PC do B quer que eu saia em 2018 pra estadual, mas eu não tenho grana pra isso. No post que publiquei na abertura da campanha eu disse que minha candidatura era apenas um ato político para estimular as pessoas a reagirem ao avanço da direita. Se acha que essa pergunta me constrange, está sendo burro de novo. Está gravado eu áudio, vídeo e por escrito que eu dizia bem antes do pleito que seria muito difícil me eleger. Eu nem fiz campanha. Só apresentei meu nome. Vocês são ridículos. Quando não têm o que falar inventam uma agressãozinha

      • Eu REALMENTE perguntei POR CURIOSIDADE!!! Não posso querer saber? Não se lembra que EU fui um dos que o PARABENIZEI pela sua candidatura??? PARA com essa mania de perseguição, pô!

      • Por que vc não tenta se eleger de verdade?
        Vc tem esse blog que é bastante visto, se fizer alguns eventos poderia conseguir reunir a grana necessária.
        Tenho certeza que alguns aqui (eu inclusive) seriam voluntários para lhe auxiliar nessa empreitada.

        Diferenças ideológicas à parte, acho que vc é um bom nome para oxigenar a política, com um pouco de planejamento prévio vc pode até se eleger, na pior das hipóteses ganha força para vereador em 2020.

        Estou viajando?

        • O PC do B falou isso, mas eu, sinceramente, tenho medo de ficar mexendo com muito dinheiro de doações eleitorais. Acho que isso pode enfiar o cara na cadeia. Eu recebi mil ofertas da Secom de financiar meu blog e preciso da grana, até, mas você viu o que aconteceu com uns anunciozinhos da Prefeitura de Guarulhos? Saiu até reportagem falsa da IstoÉ. Mas vamos ver, ainda estou pensando

          • Mentira sua. Você não recebeu nenhuma oferta da secom. Você gosta de viver de ilusões , meu caro !

          • Quer dizer então que você sabe tudo que ocorre na minha vida? Eu lhe enviei um email. Leia direitinho

          • Alexandre, o vidente, manda os números da mega ai sr. Sabe-tudo

  9. faz um exercício considerando tanto que o eleitorado da marina se divide igualmente ou que ele se desloca todo pro campo reacionário.
    alguem motivo há´de haver pra ela ter essa vantagem (hoje) sobre lula, será somente ter sido preservada no tiroteio atual?

  10. Essas pesquisas feitas tão longe das eleições não servem para nada.
    Quando faltavam dois meses (e não dois anos como agora) para eleições municipais o Dória estava com 3% e venceu no primeiro turno, com folga.

    “Ocorre, porém, que, após a ONU aceitar monitorar os processos contra Lula, ficou muito mais complicado.”

    Lula recorreu a ONU contra o Juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava-Jato

    O Juiz Ricardo Leite de Brasília também já aceitou denuncia contra o Lula por Obstrução a Justiça.
    E nesse fim de semana o MPF apresentou nova denúncia, dessa vez na Zelotes, por tráfico de influência.

    – Resta saber se o Lula vai a ONU recorrer contra esses dois casos.
    – Alguém sabe se o Juiz Ricardo Leite também é da CIA ou do FBI?

    • O Lula vai perder tudo na Justiça. Está sendo vítima de Lawfare. Leia e entenda por que a Justiça brasileira foi transformada em arma de guerra política https://pt.wikipedia.org/wiki/Lawfare

    • Entram com múltiplas denúncias cruzadas, para abertura de processo criminal, de forma a dificultar o trabalho da defesa pois como num conflito bélico, abre diversas frentes sem que se o outro lado possa concentrar fogo e recursos em uma.

      Definitivamente, está se formando a tempestade perfeita via Justiça brasileira que, numa forma de retaliação à denúncia de Lula à ONU, garante em mais de duas Varas a prisão certa e líquida do ex-presidente.

      Mesmo que pela de Curitiba, não se mantenha mais o “clima político” para tal aventura.

      Seria muito menos mesquinho, se promovessem algum nome viável à direita liberal tradicional, para as próximas eleições. Mas, na falta de um projeto ou de uma liderança dignos do cargo nesse campo ideológico, apelam para a judicialização do jogo político.

      Veja esta denúncia com relação aos caças suecos da SAAB. A escolha foi deixada de mão, pelo Gov, Federal, com relação aos Rafale franceses em prol da análise técnica e de custo-benefício final da própria FAB.

      Com um negócio firmado com subsidio do banco de fomento sueco, para as primeiras compras, que acarretarão em transferência de tecnologia.

      Como ele receberia propina pela validação dessa escolha, mesmo diante de todos esses trâmites e diante do comitê da FAB? Sendo que a escolha preferencial, puramente política, seria pelos modelos franceses?
      Faça-me rir.

  11. Caro Eduardo Guimarães…

    Vale levantar uma questão;
    -Sérgio Moro, se se lançar candidato, seria por qual partido? Psol? PSTU? PCB? Rede (de Marina), interessante esta questão. Ou seria tão estúpido (apesar de ser), de sair pelo PSDB, de Aécio, Alckmin, Serra, e Marconi. Além de que com esta atitude de sair candidato iria deslegitimar todo trabalho empenhado na Lava Jato e por consequência daria mais apoio ao seu principal alvo (LULA).

    -Já Roberto Justus, não teria muita opção a não ser sair candidato pelo PRB (Da Universal/Macedo), até mesmo porque no PSDB, dos já tem muito tucano se bicando para este cargo, inclusive o João “Trabalhador” do Dória. Aí já não teria a simpatia e ou apoio do restante da velha mídia que é platonicamente apaixonada por um tucano qualquer. Neste Justus caso morreria na praia como o Celso Russomano. Fora que o seu ‘bordão” Você está Demitido” seria amplamente usado contra ele num País onde a população está clamando urgentemente por “Mais” emprego e não de um sujeito que ficou famoso exatamente por ter “prazer em demitir”. E Ai Camarada????

  12. Edu, boa tarde.

    Pelos posicionamentos recentes fica difícil colocar Marina no campo da Esquerda, mesmo que haja em seu partido “Rede” deputados e senadores alinhados com as propostas da Esquerda.
    Haja visto que dona Marina apoiou Aécio Neves no segundo turno em 2014 e apoiou o impeachment.

    • Ah, companheiro, mas é centro-esquerda, sim. Pra quem estava preocupado com um tucano ou até com Bolsonaro, acho que está bem melhor.

  13. Edu, boa tarde.

    Pelos posicionamentos recentes fica difícil colocar Marina no campo da Esquerda, mesmo que haja em seu partido “Rede” deputados e senadores alinhados com as propostas da Esquerda.
    Haja visto que dona Marina apoiou Aécio Neves no segundo turno em 2014 e apoiou o impeachment.

    Marina é a candidata sabonete…vive escorregando de qualquer posicionamento mais definitivo, além de ser apoiada pelo Itaú e diversos banqueiros.

    A única coisa que aproxima Marina das propostas de esquerda é a questão ecológica, que até a direita e a sub sub legenda do PSDB, o PV adota…
    P.S. a sub legenda do psdb é o pps…

  14. … e quando o assunto é rejeição ocorre um empate técnico do grande Lula com o golpista Temer…

    Ahhh mas essa parte ai é pesquisa mentirosa do Datafalha golpista!
    Como pode o melhor presidente da história ter a mesma rejeição do pior de todos?

    http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/12/12/datafolha-rejeicao-de-temer-salta-de-29-para-45-e-empata-com-a-de-lula.htm

    • Rejeição a Lula em março era de 57%
      Rejeição a Lula em abril era de 53%
      Rejeição a Lula em julho era de 46%
      Rejeição a Lula em dezembro é de 44%

      Lula apanha sem parar da mídia, então fica com rejeição igual à que todos os políticos ficam em campanha eleitoral.

  15. Eduardo, dá vontade de rir, e não posso deixar de citar um saudoso poeta:

    “Volta o cão arrependido, com suas orelhas tao fartas, com seu osso roído e com o rabo entre as patas.”

    Que chato deve ser agora para quem foi as ruas pedir o impeachment. Até 2018 o Temer, ou quem o suceda, poderá mostrar ainda melhor como um governo de direita é bão, e os felizes canarinhos poderão se orgulhar ainda mais de seus domingos perdidos. Certeza que ficarão caladinhos, e em 2018 votarão em algum dos candidatos de esquerda. Esses números poderão ficar ainda mais bonitos.

    Não há nada melhor para formar esquerdistas que a experiência de um governo de direita. Acho que 2018 será um ano legal!

    Eduardo, estou na esperança de que esses safados não conseguirão foder minha aposentadoria, acho que não terá clima. Eu quero me aposentar antes de morrer…rsrsrsrs

    Um abraço!

  16. Sinceramente, colocar a DIREITONA Marina como “Suposta Esquerda” é Forçar a Barra. Até uma Criança sabe que Marina Sempre defendeu a DIREITA.

  17. Prezado Eduardo:

    “Salta aos olhos como Lula se fortaleceu após a condução coercitiva ilegal que a Lava Jato lhe impôs em março deste ano. Como este blog vem dizendo, com o tempo as pessoas vão comparar como a vida melhorou sob os governos do PT (sobretudo de Lula) e como tirar Dilma do poder sob uma farsa piorou a vida dos brasileiros”
    1. LULA é orgulho do povo brasileiro
    2. LULA Enche de esperança o coração deste povo
    3. LULA desperta inveja nos adversários
    4. LULA desperta ódio nas classes opressoras
    5. LULA demonstrou e demonstra lealdade ao seu povo.
    6. LULA provou que tem um projeto para diminuir a miséria do povo brasileiro
    7. LULA provoca raiva nos coxinhas e midiotas porque é um líder de massas e não trai as classes oprimidas.
    É por isso que a pequena, média e alta burguesia e seus lacaios acompanhantes não o suportam.
    Viva LULA – aquele que resgatou a auto estima de um pais cuja burguesia tem espírito de vira-lata e de submissão ao grande capital.

  18. Moro agora deve estar desesperado para prender Lula. Ele discute até com advogado de defesa, ajudando a acusação.

    Aliás, Moro já se tornou o próprio acusador há muito tempo.

    http://www.conversaafiada.com.br/politica/advogado-de-lula-a-moro-e-o-acusador-principal

  19. Em minha opinião, Marina já deixou de ser de esquerda há algum tempo; vide sua última candidatura à presidência, e de ter apoiado Aécio no segundo turno. A Rede, sim, parece ser um partido progressista. Fico feliz em ver Lula de novo ressurgindo, depois do massacre a que foi submetido pela direita, mídia, judiciário e elites.

    • Marina pode, sim, ser vista como esquerda, Luiz. Acho que a Rede reflete isso. O partido deriva dela

      • Discordo. Nós vimos o que ela fez na campanha passada, faz só dois anos. Ela apoiou o golpe! Ou não? Nem esquerda, nem direita, muito pelo contrário… Caramba, Edu! Agora, melhor do que tucanos e nazistas, qualquer um é.

  20. Está “caindo a ficha” da população com o anúncio da draconiana “reforma” contra a previdência pública. A camada está escandalizada com o anúncio das propinas milionárias a tucanos de alta plumagem, principalmente, caiu como uma bomba a propina ao “santo”. Mas, junto ao povão mesmo, o que pesa é o terrível projeto de desmonte da previdência pública que os golpistas pretendem implantar.

  21. Eu também acredito que Lula não saia candidato em 2018, mesmo estando em condições. Acredito que nesse momento ele esteja sendo um centro de atenções para atrair o fogo para si, assim o consórcio Mídia-PSDB-Judiciário não satura o provável candidato antes do tempo. Até porque tudo que Lula precisa fazer é apenas apontar quem ele quer que eleja. Por exemplo, quem do povão e que não seja antenado com política conhecia Dilma antes de 2010?

    Lula é um nome que está na boca do povo desde 1980, a influência dele já se firmou na vida de todos os brasileiros, tanto dos que falam bem quanto dos que falam mal.

  22. Essa pesquisa é maluca e nada trás de novo.
    Lula sempre vai ter bastantes votos.
    – Maluf tem
    – Sarney tem
    – Barbalho tem

    Político velho corrupto cheio de voto sempre foi rotina no Brasil. E sempre será, pois o povo ignorante e/ou corrupto se identifica com o nefasto, o sujo….

    Os juízes são péssimos.
    Os promotores são péssimos.

    As agências governamentais são péssimas.

    Os raros lampejos de criatividade são suprimidos por regulações absurdas.

    Até o carnaval- festa “cultural”- é bancado com dinheiro do crime.

    • ♫ “… nada traz de novo…”, Nigro – “nada TRAZ”. Esse “trás” aí deve ser de onde vêm as suas ideias. E “… povo ignorante e/ou corrupto…” deve ser a sua família.
      Ô, Edu. Já está na hora de começar a mandar os comentários desta besta para o monturo. Não têm nem graça…

      • Você está certo Jimmy, o que o trollzão faz é juntar umas asneiras à esmo para tentar fazer provocações. Mas é tão fraco intelectualmente que acaba indo pouco além de uma monturo de impropérios mal ajambrados.

        Patético mesmo é quando ele tenta fazer um arremedo de raciocínio.

        Comparar as intenções de votos de Lula para a presidência com as que teriam Maluf ou Jader barbalho e dizer que são idênticas é de uma boçalidade tão extremada que só teria algum sentido em uma peça cômica de picadeiro e mesmo assim se a comicidade fosse intencional, o que visivelmente não é. Por acaso alguém aqui carece o mínimo de bom senso a ponto de não saber que qualquer político que tivesse uma intenção de votos próxima à de Lula estaria incluído na pesquisa, ou não perceber que o trollzão acabou afirmando que os seus ídolos tucanos tem menos votos que Maluf ou Barbalho?

        O retumbante fracasso na tentativa de elaborar um raciocínio chega a dar vergonha alheia a quem o lê. É como comparar a argumentação coerente do Eduardo em sua grandeza de anos luz com o zurrar asinino do próprio troll em questão com sua dimensão equivalente ao comprimento de Planck.

  23. CAGADA DE PATO

    Alguém tocou aqui no assunto, mais é necessário repetir centenas de vezes.

    Se você pretende votar no Lula na próxima eleição, pense no fato de que ele só poderá governar se a coligação dos partidos que o apoiarem fizer maioria na Câmara e no Senado. Assim, não adianta votar em Lula para presidente e num candidato a deputado federal ou a senador pelo PSDB, por exemplo. Isso é cagada de pato.

  24. Sinto muito, mas presidiário não pode concorrer a cargo eletivo.

  25. Acredito, Eduardo, que o grande nome para uma eleição seja o do ex-presidente Lula. Por isso tentam destrui-lo.

  26. esqueceu de colocar o partido do Moro,que por sinal um dia ficou na balada com tucanos e no dia seguinte brigou com advogado do Lula

  27. Primeiramente fora Temer. Legal você interagir conosco Edu. Parabéns. Falta ao seu blog alguns artigos a mais por dia. Entro diariamente para ver o que você posta. Curiosamente, só descobri a imprensa “suja” independente quando saiu uma reportagem na folha dizendo que o Trambolho tinha cortado verbas a alguns sites fora do Eixo. No meu caso, a Folha agiu como um “Morfeu” do filme Matrix oferecendo a pílula da verdade ou a da anestesia. Cheguei a ser usado em 2013 e ir para as ruas, mas acordei e agora consigo formar minhas próprias opiniões. Escreve mais coisas p gente.

  28. OS MILICOS nÂO VÃO DEIXAR LULA GANHAR DE NOVO!!! VEJAM

    O PENSAMENTO DO CLUBE MILITAR:

    “SEM SAÍDA”

    Gen Gilberto Pimentel
    Presidente do Clube Militar
    12 de dezembro de 2016
    Quem não viveu mais de meio século neste País não viu, nem de longe, crises que possam ser comparadas com as que hoje castigam nossa gente.
    Elas começaram a tomar forma a partir da ascensão do petismo ao poder e parecem não ter fim. São políticas, sociais e econômicas e atingem todas as instâncias dos poderes constituídos.
    São também, e sobretudo, crises morais e de valores. Uma herança trágica que, certamente, vai perdurar por muitos anos até que tenhamos condições de voltar a ser uma Nação séria e considerada pela comunidade internacional. Uma tragédia sem precedentes.
    Há nessas crises um ingrediente a mais, explosivo, capaz de romper o já frágil equilíbrio entre os Poderes e de criar um cenário social que termine por propiciar o florescimento da anarquia.
    Refiro-me aos episódios, quase em série, de claro desrespeito à Carta Magna. Leis e princípios constitucionais têm sido ignorados, interpretados ao sabor de interesses imediatos, pessoais, quase sempre escusos, exatamente pelas autoridades investidas de poderes para aplicá-los em nome de uma Justiça equânime, igual para todos. Até argumento de preservação da governabilidade tem sido invocado como razão para ignorar as leis. Isso não é nada razoável. É, sim, uma grave distorção.
    Para não nos estendermos, já que os exemplos são muitos e bastante conhecidos, quero me referir, tão somente, a dois inacreditáveis que se seguem.
    Primeiro ao do julgamento do processo de impeachment da presidente da República, quando, incentivado pelo ministro do STF que o conduzia e pelo presidente do Senado, o plenário da Casa, simplesmente, fechou os olhos para o que determinava a CF e deixou de punir a transgressora na forma da lei. Ou seja, cassou seu mandato pelas irregularidades e crimes de que era acusada, mas deu-lhe um passaporte para exercer seus direitos políticos a partir do dia seguinte ou de quando lhe aprouvesse.
    Mais recente, outra vez o presidente do Senado, num ato de enfrentamento à Justiça, recusou-se a receber ou reconhecer uma medida liminar expedida por um outro ministro do STF e, pior ainda, o plenário do Supremo, posteriormente, lavou as mãos diante do grave crime cometido. Caso único de abuso de autoridade e gravíssimo de desrespeito às leis.
    A delação premiada de um funcionário da Odebrecht, que veio a público no final de semana, envolvendo quase uma centena de dirigentes, políticos e autoridades de todas as instâncias do poder, somados aos já investigados, reforça a nossa convicção de que a situação é crítica. É preciso encontrar uma saída. A realidade é que os interesses do Brasil, para essa gente, são irrelevantes. No que pensam mesmo é em livrar seu pescoço.
    O que mais ansiamos hoje é que esses irresponsáveis, do alto de sua ambição desmedida, num rasgo de consciência, lembrem-se que a um povo não pode ser negada a chance de uma saída para suas dificuldades. Acuá-lo pode ser muito perigoso. Ao menos permitam que resolva seus problemas por si só. Deixem espaço para que haja escoamento. Do contrário o caminho será aberto à força.
    Com todas as consequências.

    • Acho inclusive que nossas urnas eletrônicas receberão um tratamento todo especial para as próximas eleições. Se ainda assim não conseguirem um militar pela via direta, talvez o façam de outra forma. Gilmar Mendes é presidente do STE, que credibilidade isso passa?

  29. Boa tarde Edu!

    O suposto enfraquecimento da esquerda e principalmente do PT nas eleições municipais aconteceu ANTES dos verdadeiros pacotes de maldades serem aprovados pelo congresso! E outra: 40% do eleitorado se absteve do voto (votaram em branco ou nulo; ou não votaram e justificaram ou tiveram que pagar multa!) Ou seja, o fortalecimento da direita foi apenas artificial, com pouco mais ou menos de 60% de votos válidos nestas eleições foi fácil para ter uma ascensão dos direitistas para as prefeituras! A imensa maioria do povo brasileiro é conservador apenas nos costumes, porém, ainda assim a maioria considerável do povo é de esquerda politicamente e economicamente falando, E o povão, logicamente já está pagando o pato com a crise econômica, com o crescimento do desemprego e a queda na renda! Até o final do ano que vem (2017), escreva aí: a maioria dos coxinhas já irão começar a implorar pela volta de um governo de esquerda! Vão até falar que eram felizes com o PT e não sabiam!

    Eu ainda acho que o Lula não deve se candidatar, e tem que apoiar outro candidato de esquerda para 2018!

    Grato!

    Pedro

  30. E outra coisa: a esquerda tem que militar muito para conseguir eleger um congresso favorável! Isso todos aprendemos a lição ao eleger este atual congresso horrível! Não adianta eleger o governante e ao mesmo tempo um congresso majoritariamente contra e conservador!

    Um abraço!

  31. Edu,

    Acabei de tomar conhecimento de que o Ricardo Noblat noticiou a condenação de Lula pelo Sérgio Moro no início do ano, mas não a sua prisão, o que dá a entender que a sentença já estaria pronta antes mesmo de finalizada a instrução processual na primeira instância.

    Agora já me dizem da grita dele com os advogados de Lula.

    Se há gente que não consegue ver a prática de Lawfare pelos membros da Lava Jato em cima de Lula, D. Marisa e filhos, eu não sei o que faria.

    Tempos difíceis pela frente, que merecem nossa resistência democrática.

    Stella

  32. Eu não qualificaria a Rede como força de esquerda, até porque Marina Silva já declarou que não é esse o caso. No mais, o artigo está excelente.
    Fico espantado com essas “análises” que dizem que o povo brasileiro está se “endireitando”. Isso mostra uma total incompreensão do que ocorre na luta de classes.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.