Vitória eleitoral de PSDB e PMDB se deve a omissão da mídia

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

globomoro

 

Um fato é inegável e tem que ser analisado, pois, sem reflexão, será entendido de forma errada. Refiro-me à expressiva redução do PT e a chamativa vitória do PSDB e do PMDB na eleição municipal de 2016. E para uma visão rápida do que ocorreu, bastam poucos dados.

O PT passou das 644 prefeituras que detinha em 2012 para 254 em 2016 (-61%).

O número de prefeitos tucanos passa de 701 para 803, e a população governada pelo PSDB salta de 25,8 milhões para 48,7 milhões (o PT encolheu de 38 milhões para 5,9 milhões).

Mas o dado mais chamativo diz respeito ao volume assombroso de prefeitos eleitos neste ano que apoiam o governo Temer: 83% !!

Uma das “explicações” mais populares (e irrefletidas) para o fenômeno acima é muito simples de ser formulada: O PT perdeu tanto por conta da corrupção e da crise econômica.

Ora, essa explicação não cola.

Falemos, primeiro, da corrupção. O PT tem problemas com a corrupção? Claro, como qualquer outro partido. Na Lava Jato, há mais ou menos envolvidos famosos tanto do PT quanto do PMDB e do PSDB.

Alguns dos listados a seguir foram só citados na Lava Jato, outros foram delatados. Mas o envolvimento de todos é inegável. Se investigam uns e não investigam outros apesar de todos merecerem investigação por terem sido citados, é outra coisa.

PMDB = PT = Gleisi Hoffmann, José Dirceu, Guido Mantega, Antonio Palocci, João Vaccari, Lula, Lindbergh Farias

PMDB = Edson Lobão, Eduardo Cunha, Luiz Fernando Pesão, Renan Calheiros, Romero Jucá, Roseana Sarney, Valdir Raup, Michel Temer

PSDB = Aécio Neves, Antonio Anastasia, Geraldo Alckmin, José Serra, Aluizio Nunes, Eduardo Azeredo, Fernando Henrique Cardoso

Se a corrupção fosse o problema, portanto, não haveria por que punir o PT tão duramente. Além do envolvimento maior ou menor de tucanos e peemedebistas famosos na Lava Jato, os dois grandes vitoriosos da eleição municipal de 2016 são partidos campeões da ficha suja no TSE.

Reportagem do site Congresso em Foco publicada há algumas semanas mostra o ranking da sujeira político-partidária no Brasil.

Confira, abaixo, a lista dos políticos barrados na recente eleição por terem problemas com a lei.

PARTIDO             QUANTIDADE

PMDB   93

PSDB     63

PSD        50

PR          46

PSB        45

PP          44

PDT        43

PT           42

DEM      35

PTB        33

PRB        30

PV          29

PPS        23

PCdoB  22

PTN       21

SDD       21

PROS     20

PEN       19

PHS        18

PMN     18

PSDC     18

PSL         18

PSC        16

PRTB     11

PPL        10

PRP        9

PTC        9

PMB      8

PSOL     8

PTdoB   8

REDE     2

Como se vê, é estúpida a versão de que o PT seria mais ou menos corrupto. Corrupção é inerente aos grupos políticos, empresariais, laborais etc. Sempre haverá gente tentando se locupletar.

Quanto à questão da economia, como o PMDB pode ser visto como salvação da lavoura se ele governou junto com Dilma e Lula, tendo uma representação nesses governos igual ou (às vezes) até maior que a do PT?

Então, se corrupção e crise econômica não explicam racionalmente a derrocada do PT e a ascensão e glória do PSDB e do PMDB, qual é a explicação para esse fenômeno.

A versão é sempre mais forte e definitiva que o fato. Apesar de não haver maiores distinções entre a corrupção no PT e em outros partidos, para a formação da imagem mental das pessoas a mídia (sobretudo a TV) têm uma grande força ao longo do tempo.

Ora, se no Jornal Nacional aparecem só petistas sendo acusados enquanto tucanos e peemedebês não aparecem (JN escondeu denúncias contra José Serra), é óbvio que a população vai se acostumando a associar só o PT à corrupção.

O quadro, porém, parece mais desalentador do que realmente é. O golpe e a manipulação midiática não foram empreendidos à toa. O objetivo do golpe é piorar a vida do povo. Não por maldade, mas para tirar de pobre para dar a rico.

Não é sadismo, é ganância. Ricos querem mais, não querem ver dinheiro público alimentando ou educando pobre; dinheiro público é para rico tomar empréstimo a fundo perdido.

A melhor forma de fazer o povo mudar de opinião é levando a cabo o programa econômico dos golpistas. Pobreza vai aumentar, desigualdade vai explodir, vidas serão destruídas. Não há melhor escola que o sofrimento.

Você vai ao site dos picaretas do MBL e os vê ensinando aos trouxinhas (contração de trouxa com coxinha) que é melhor para eles perderem férias, 13º, fundo de garantia etc. Que é melhor ser terceirizado. Que é melhor se aposentar só aos 70 anos.

E pode ter certeza, leitor, de que a “pobraiada” engabelada pelo PSDB e pelo PMDB vai até o fim, vai ter que pagar para ver – ou melhor, pagar para sentir – quanto dói uma saudade – no caso, saudade do tempo em que o salário crescia todo mês e o desemprego caía todo mês.

Tags: , , , ,

52 Comentário

  1. Moral da história: Contra a corrupção supostamente do PT, os eleitores votaram nos verdadeiros corruptos PSDB e PMDB!…É mole?…

    Mas, penso que a omissão maior foi da esquerda, notadamente o PT, que não souberam e/ou não fizeram a batalha para a desconstrução das narrativas produzidas pela Lava jato ,legitimadas pelo PIG!…

  2. Foi uma vitória de Pirro. O grande eleito foi o senhor abstenções, brancos e nulos. Ou seja, a anti-política ganhou essa eleição. E isso me parece muito perigoso pois me lembra a Alemanha dos anos 1920. Lá como cá havia uma grande rejeição à política. E o resultado óbvio foi a ascensão do nazismo. Os nazistas se apresentavam como anti-políticos e anti-partidos como essa turma do MBL por aqui. Deu no que deu como bem sabemos!

  3. Pare de brigar com a realidade. Ou melhor, continue.
    O eleitor repudiou o pt principalmente por ser este corrupto quando se dizia o contrário.
    A esquerda não gosta, mas geralmente a interpretação simples é a correta.

    • Serra, Aecio e Cunha são corruptos. O PSD está cheio de corruptos. O PMDB nem se fale. Só cresceram porque a mídia os protege. Mas vão massacrar tanto o povo que até 2018 vão reerguer o PT

      • Vou tentar de novo. As pessoas acreditaram que o pt era diferente. Veja a campanha feita pelo queridíssimo Duda em 2002. Quando veio o mensalão, fizeram um acordo tácito, daqui para frente vocês param. Mas que nada, a ladroagem continuou a mil.
        Assim, uma coisa é de quem você nada espera vir uma notícia ruim, outra é ver envolvida quem você acreditou que não ia deixar roubar, muito menos ela mesma roubar.
        Se você não vê a diferença, o que se pode fazer?

        Ps uma última coisa, por que o pt tem o monopólio da esquerda? Por que uma eventual indiginação da população vai desaguar em votos no pt?

        Ps2 para seu desespero, um inconformismo da população pode puxar o pêndulo ainda mais para a direita.

        • Vai puxar mais pra direita até sentir os efeitos maravilhomossexuais do que a direita está prometendo fazer. Deixa tirar direitos trabalhistas e encolher saúde, educação, transporte, segurança, açucarar com programas sociais, dificultar aposentadorias, terceiro zarpar todos os trabalhadores. .. deixa, não há pressa. O PT governou 13 anos. A alternância no poder é boa. Deixa os jovens que nunca foram governados pela direita experimentarem para ver se continuam dizendo que o PT é igual ao PSDB e ao PMDB

      • Sim, vão reerguer o PT. Daí a imprensa vai sabotar de novo e depois de alguns governos petistas ele vai cair de novo, a direita se reergue, e por aí vai… círculo vicioso né?

    • VAN Alkmim comprou 26 trens QUE NUNCA FORAM USADOS por 630 milhoes. E voce sabe o que e bom, e que voce tambem pagou por eles pois, no Brasil, a unica lei ambiental regularmente cumprida e aquela que impede de trancafiar TUCANO.

  4. Eduardo, infelizmente sua frase é perfeita: “Não há melhor escola que o sofrimento”.
    Nesta etapa da evolução da humanidade, não tem jeito: as pessoas precisam ser penalizadas pelos golpistas, para que caia a ficha da maioria delas. Não de todos, pois alguns continuarão no transe hipnótico (pliim-pliim) mesmo desempregados e passando fome. Mas a maioria do povão explodirá em revolta. Essa conversa de que o brasileiro é pacífico e cordato é só mito.

  5. Isso redunda em algo que já disse aqui várias vezes e vou repetir : OS GOVERNOS DE LULA E DILMA TINHAM QUE TER FEITO A DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. NÃO INTERESSA SE PODERIAM CAIR COM ISSO. AO MENOS DESDE O SEGUNDO MANDATO DE LULA TINHAM CONDIÇÕES PARA FAZÊ-LO E, A DESPEITO DOS RISCOS, TERIA SIDO MELHOR CAIR LUTANDO PELO QUE É CERTO DO QUE CAIR AGORA, APÓS TANTAS OMISSÕES!!!!!!!! Ah, dirão os conformados, mas a Argentina democratizou a mídia e a direita venceu. Contudo, além do Brasil não ser a Argentina(ou seja, anos de uma alienação brutal como a nossa, muito pior do que a dos argentinos, poderiam ser despertados com um ódio imenso à Globo e sua turma)e portanto o resultado da democratização da mídia aqui poderia ser diferente de lá, e assim talvez víssemos a direita encolher enormemente, temos que igualmente ponderar AS DIFERENTES CONDIÇÕES DA VITÓRIA CONSERVADORAS NOS DOIS PAÍSES. E NÃO FALO NO FATO DE QUE LÁ A DIREITA VENCEU NAS URNAS E AQUI DEU UM GOLPE DE ESTADO, AMS SIM QUE NA ARGENTINA OS CONSERVADORES ESTÃO CADA VEZ MAIS SITIADOS. Ou seja, apesar de Macri ter algum tempo a mais no poder que Temer, e o desmonte do Estado lá ser maior(até porque o Estado já estava mais desmontado)a reação e a conscientização da população são muito maiores do que acho que serão no Brasil quando estivermos ao menos com o mesmo tempo de governo conservador. OU SEJA, INFELIZMENTE DUVIDO QUE NO BRASIL, SE CHEGARMOS AO GRAU DE SOFRIMENTO DOS ARGENTINOS(E CHEGAREMOS)AS PESSOAS VENHAM A TER A MESMA CONSCIÊNCIA E MOBILIZAÇÃO QUE OCORRE NAQUELE PAÍS. É bem provável que os mesmos idiotas, hoje convencidos a apoiar a PEC 241 e a aposentar-se com 100 anos, também amanhã, ou já agora, acreditem “que os problemas são culpa da roubalheira do PT”, AINDA QUE SUAS VIDAS TENHAM SIDO MARAVILHOSAS NO PERÍODO PETISTA. Duvido que na Argentina tamanha demonstração de imbecilidade ocorra em proporções consideráveis, MAS TENHO CERTEZA QUE OCORRERÁ AQUI. É nisso que dá não democratizar a mídia e ter-se um país onde a ideologia de direita está enrustida nos pobres, que acreditam em “ascensão social” individualista e apenas suportavam a esquerda no poder, mas sonhavam com aos valores dos ricos.

    • Agora nao e hora de criticar e sim pensar como derrotar a midia, principalmente a rede globo, que chegou onde chegou com os incendios das tvs., tupi, excelsior, record e com a ajuda financeira da CIA. Afinal a globo PERDEU NO QUINTAL DELA, RIO DE JANEIRO. Agora quem manda e o Edir Macedo. Queiram ou nao, A globo PERDEU.

  6. Eduardo, vejo que uma boa parte dos votos nulos, brancos e abstenção é cansaço de votar nesses omissos e alienados dos governos Lula, Dilma e dirigentes do PT.

  7. Seu texto é a pura verdade. A Mídia trabalhou direitinho para esconder todas as falcatruas do PSDB e evidenciou as do PT. Os jornais nem escondem mais a preferência que tem pela direita.Estão tentando a tdo custo levantar a bola para o TRAÍRA não afundar..
    Agora, acredito que eles serão vítimas de suas próprias contradições como disse muito bem Karl Marx….as medidas impopulares e contraproducentes do Temer jamis produzirão bem estar nem distribuirão renda..em 2018, o consórcio do inferno (PMDB+ PSDB+DEM) não terão o que mostrar…..Ganharemos de novo…..

  8. Ola Edu, concordo que foi forte o impacto da mídia na redução des prefeituras com o PT, mas o fator economia pesou também muito. Afinal 2016 teve a menor taxa de reeleição de prefeitos da história, atingindo partidos de toda cor e tamanho!! Neste caso midia e economia andam juntas. A midia ajudou a fortalecer a narrativa: PT e corrupção são sinônimos e o PT é responsável pela crise econômica. Ou seja, se a crise bateu forte na cidade, se o governo federal reduziu os repasses de verbas, se as prometidas obras ficaram abandonadas ou nem sairam do papel… o povão (que sente na pele, com desemprego e redução salarial o impacto da crise polpitica e enconômica) resolveu tentar outro gestor para ver se encontra saida.. o resto (lava-jato, falta de autocrítica do PT, queda de Dilma, etc) contou nos municípios em menor grau… Veja esse artigo por exemplo: https://goo.gl/wJbGxY

  9. Não é preciso escrever um arquivo de muitas linhas para explicar o tombo do PT.
    Basta que pincemos deste artigo a palavra “pobraiada” para explicar o “carinho” e a “dedicação” das esquerdas no trato com o povo.
    A mídia é a responsável também pelo tombo sim. Principalmente os blogs chamados de “Progressistas” que vieram desde muito tempo atrás entregando de bandeja todas as estratégias e táticas da esquerda.

    • Deixe de ser ridículo. A expressão “pobraiada” é sótimo um exercício de retórica. Vamos procurar estatísticas oficiais e veja quem fez mais pela população humilde. Nos governos do PT houve a maior redução da pobreza e da desigualdade da história. O IBGE conta essa história com números

  10. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .

    ######## Má sORTE para a direita e seus/suas sabuj@s suj@s ########

    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ………………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Sempre
    .
    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Tão duro mas tão terno
    .
    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (Em la lucha de clases)
    .
    Em la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  11. O mais importante dado é que a esquerda foi implodida. Simplesmente não existe mais.

    Partidecos tipo PT, PCdoB, PSOL eu outros puxadinhos simplesmente evaporaram.

    Nos últimos 20 anos vcs só aprenderam a roubar. Mais nada.

    Foram esmagados pelos grandes caciques da política nacional.

    Vcs são muito incompetentes. MUITO

    • Eu não roubei nada. E as denúncias contra Serra, Cunha, Aecio? O PT elegeu prefeitos e vereadores, o PSOL até cresceu. A direita foi minguando por 13 anos e depois voltou a crescer. Você não entende o pêndulo político. É só um fanático de ultra direita, fã da ditadura, inimigo da equanimidade de direitos no país mais socialmente injusto do mundo.

      • Muito mimimi e pouco argumento

        Pendulo …,,,tenha dó

        • Você não sabe que esquerda e direita se alternam no poder? Que recessão e crescimento se alternam na economia? Pra que discutir com você? Vai bolar nomes falsos pra atacar homens de verdade que mostram a cara e assinam em baixo do que dizem

  12. pra turma se informar e não ser MANIPULADA pelos libertinos, muito menos pelos esquerdopatas

    Diversos países no mundo tem adotado controle de gastos ..tipo Holanda ..e com resultados interessantes

    Em alguns deles o CONTROLE de limites vale pros gastos com JUROS e por períodos mais curtos ,,estes que aqui em Pindorama estão livres de qq controle, inclusive do Congresso

    Ano passado o país, via BANCO CENTRAL, gastou R$ 500 bi de juros ..MUITO, mas MUITO mais que educação, saúde e bolsa família somados ..só de B.F. que atendeu 25% do BRASIL foram “modestos” R$ 25 bi

    leiam

    http://apublica.org/2016/10/truco-nenhum-pais-adotou-teto-de-gastos-como-o-da-pec-241/

    nota – culpada disso foi DILMA que nos deixou um ESTADO fraco e de joelhos ..principalmente devido aos seus congelamentos, artificialismos, desonerações e subsídios

    • Holanda é um grande exemplo para o Brasil, tem uma história bastante parecida, não colonizou ninguém e durante 500 anos foi escravizada, né?

      • Pablo

        O q em que ver o U com as alças ? ..pq vc não citou Moisés duma vez ?! quem sabe Noé ou Lameque

        Historia é história .. ter um ESTADO perdulário, ineficiente, corrupto é uma coisa ..déficit e descontrole nas contas públicas outra ..CORPORATIVISMO nocivo de agentes públicos que se servem são outros capítulos ..e disso o BRASIL entende muito bem (cambada de VAGABUNDOS que o que menos fazem é servir a sociedade carente e necessitada ..o que mais sabem é se pedir e nada de se doar ao país)

        Colega, cai na real, ter ESTADO gigante não é opção nem missão socialista mas SIM corporativa

        só uma pessoa MÍOPE como Dilma pensou que estatismo desenfreado, sem controle nem metas, era sinônimo de socialismo ..e deu no que deu ..o pouco que se conseguiu foi dilapidado e pilhado sacrificando com isso toda ideia que pudesse resultar numa política econômica saudável e social, como anticíclica por exemplo

        https://www.youtube.com/watch?v=Y1NfRN4D7NE

        • É verdade, História só nos livros, nos filmes e museus,né? Certamente a história não deixou nenhuma marca no presente, e hoje em dia já não tem mais países periféricos nem centrais.É tudo tão simples e maravilhoso que to confiante que a Serra Leão em breve tenha padrões nórdicos.
          A história só se repete como tragedia e como falsa, ops, perdão, os argumentos.

  13. Se a corrupção é o problema e não houve golpe contra esquerda, todos os municípios que o PT perdeu deveriam ter elegido candidatos do PSOL, PCB E PSTU(a esquerda “ética e diferente do PT”) porém toda a esquerda perdeu votos, o PSOL ficou só com 2 pequenos munícipios, o PSTU perdeu 57 % dos votos,etc.
    A eleição se fez sob um golpe de Estado o que explica a vitória da direita, vide a eleição de Cartes no Paraguai, após golpe ao Lugo.Nesse sentido considero um erro o PCdoB pedir diretas já neste momento.Devemos continuar lutando contra o golpe nas ruas.

  14. Tá tudo lá, no 1984… Lembram-se dos “dois minutos de ódio”? Como a mídia existente no livro sataniza aqueles que o grupo dominante considera inimigos? Emmanuel Goldstein? Tá tudo lá. A direita partidária não ganhou porra nenhuma. Quem construiu a vitória de psdb e a derrota do PT foi a mídia em parceria com o judiciário. Maluf não é exatamente um político defensável, mas se a mídia não o tivesse perseguido por tanto tempo, será que ele um dia teria caído em desgraça? E se a mídia resolvesse perseguir os tucanos em vez de blindá-los, a começar por serra? Ninguém se engane: a luta, daqui pra frente, não é contra os partidos de direita; a luta é contra a mídia que deve ser derrubada a qualquer preço, por bem ou por mal. Enquanto o campo progressista continuar cheio de escrúpulos, os entreguistas anti-povo farão a festa e destruirão o país.

    • Exato, Carlos, esse é o ponto. Esse é o caminho.
      Se ciro gomes tem razao ao dizer que o unico segmento da economia que as elites conseguiram globalizar foi a Comunicaçao. Se aceitas essa passivamente, estás …globalizado e lobotomizado como eles gostam.

    • De pleno acordo, a MIDIA é a nossa MAIOR inimiga. Principalmente a rede globo, que PERDEU na sua propria casa para o Edir Macedo, o que é a mesma coisa. A GLOBO PERDEU NO SEU QUINTAL. Devemos, o quanto mais cedo, demojiza-la, mostrar, em casa, navfeira, no trabalho, em todo o lugar que a globo perdeu. A GLOBO PERDEU NA SUA CASA.

    • Por isto que a Rede Golpe de Televisão, esse Grande Irmão, tem que ser destruída pelo povo. Essa organização mafiosa é perniciosa para a nossa Democracia, ela não convive com os avanços sociais. A quadrilha da famiglia Marinho fomenta o ódio dos que são facilmente manipulados e da classe mérdia burra contra a melhoria de nível social, cultural e econômico do povo brasileiro.

  15. Quando vejo o que está acontecendo com o PT, sendo derrotado nessas eleições e vendo os noticiários e os coxinhas dizendo que o PT morreu, lembro do presidente Daniel Ortega de Nicarágua. Daniel Ortega, com sua Frente Sandinista, venceu a eleição presidencial em 1985 e terminou seu mandato em 1990. Seu governo foi marcado com a implementação de uma reforma agrária e distribuição de riquezas e teve a forte atuação dos grupos contrários ao seu governo chamado de Contras, que eram indiretamente financiados pelos EUA. Ortega perdeu as eleições de 1990, 1996 e 2001 e só retornou ao poder ao vencer a eleição de 2006, sendo reeleito em 2011. No próximo domingo, dia 06/11, ocorrerá a próxima eleição onde Daniel Ortega é franco favorito, conforme li no post do site http://www.operamundi.uol.com.br com o título “Daniel Ortega lidera intenções de voto à presidência de Nicarágua”. O post diz que a população de Nicarágua reconhece que só com Daniel Ortega seus direitos foram restituídos e viu aumentado seu bem estar. Citando o último paragrafo da matéria: “Especialistas consideram que no país existe uma sensação de melhora econômica e de segurança cidadã, assim como reconhecem a redução constante dos índices de pobreza mediante diversos programas sociais promovidos pelo governo sandinista”. Vejam, Ortega ficou 16 anos fora do poder, de 1990 a 2006. Com certeza seu governo ao terminar em 1990 deve ter sido satanizado pelos novos detentores do poder na Nicarágua que assumiram naquele ano, assim como o PT está sendo massacrado e vendo sua morte sendo decretada pelos coxinhas aqui no Brasil. Mas, assim como o Edu vem alertando, o povo brasileiro sentirá saudades dos governos petistas, e só espero que os brasileiros não demorem 16 anos para acordar desse seu sono hipnótico, como aconteceu na Nicarágua.

  16. Ja tinha lido há anos materia em jornal, nao lembro qual, e bem elogiosa sobre dr Guilherme Menezes, o prefeito de Vitoria da Conquista. A capital da parte sul do sertão.
    Eleito quatro vezes, sendo em duas reeleiçoes não consecutivas, ele revolucionou Conquista em tudo.
    Menezes é o sem duvida o FDR, o Roosevelt do interior brasileiro, pela magnifica obra conjunta e pelas suas quatro eleiçoes como prefeito de Conquista.
    Da um filme, e dá livro de biografia este homem extraordinario.
    Alo, Ruy Castro e Fernando Morais, voces tem excepcional materia prima para isso.

  17. Discordo. A culpa é do republicanismo do Lula e do PT e isso tudo era previsto há alguns anos. E o que me deixou mais abismado é declaração do Lula dizendo que nós temos que entender o que aconteceu nos protestos de 2013. Fala para o Lula que eu fiquei sabendo desde o início e que eu venho dizendo que era golpe desde o momento dos protestos. pode ser também que o Lula e o PT também sabiam desde o início e se acovardaram. A política não é para os frouxos e o que vemos agora é a destruição de uma história bonita de um dos partidos mais importantes do mundo que é o PT.

    • eu também fiquei pasmo com essa do lula. uma declaração IMBECIL de um IMBECIL misturado com inocente! mas, como o lula não ganha mais eleições(era pra ele ter concorrido em 2014),será ridicularizado pela imprensa como aliás,já vem. não duvido do santo alkimin ser eleito em 2018,já que vão rifar o lula no ano que vem. sem falar nas eleições indiretas para presidente no ano que vem. onde o PSDB vai assumir de vez o brasil.

  18. Ora, eles venceram porque o povo assim o quis. Isso se chama DEMOCRACIA. E ela não é menos meritória só porque seu candidato ou partido não venceu.

  19. Fácil vamos eliminar a ”probaiada” assim os vermelhos vencerão.

    • Eliminar? Quem quer eliminar pobres tirando seus direitos são vocês. Nós queremos despertar os pobres

      • Olá Eduguim, acho complicada essa posição que acredita ser preciso “despertar os pobres”. Ela parte do pressuposto que os pobres adormecidos precisam ser despertados pela consciência lúcida, crítica e desperta de alguns iluminados. Ou seja, nega a igualdade das inteligências, o que creio ser fundamental para um estado verdadeiramente democrático e igualitário. Ao crer que os pobres precisam ser despertados reforça-se a ideia de um grau de inferioridade cognitiva, preconceito fatal para um pensamento que se quer progressista e emancipador.
        Sobre a questão da igualdade das inteligências sugiro ler de Jacques Rancière ( aluno de Althusser), O mestre ignorante; A partilha do sensível; O desentendimento

  20. Caro Edu,
    acho que a descrença na própria mídia também contribuiu para tal resultado, pois ela também perdeu em alguns pontos-chave nesta eleição.
    Não perco suas postagens.
    Grande abraço.

  21. A vitória do PSDB e a derrota do PT não se deve a mídia. E não se deve à corrupção também.
    Se deve a situação econômica que o governo petista deixou o país. A economia capotou e o PT capotou junto. Só isso.
    Quando a economia do país ia bem nos tempos do mensalão o Lula se reelegia e o PT crescia ganhando prefeituras, governos do Estado e parlamentares. Hoje acabou tudo.

    A única teoria que está certa é a do James Carville que era assessor da campanha eleitoral do Bill Clinton que disse a célebre frase: “É a economia, estúpido!”

  22. Como é que é??? Explica essa, Eduardo:

    Cunha chama Temer e Lula como suas testemunhas na Lava Jato

    http://www.msn.com/pt-br/noticias/crise-politica/cunha-chama-temer-e-lula-como-suas-testemunhas-na-lava-jato/ar-AAjL27N

  23. Credo, gosto muito das suas análises, mas esse texto atenta contra a própria estrutura da realidade.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.