Delação de Cunha é problema dos golpistas

Análise

cunha

 

O simbolismo envolto na prisão extemporânea de Eduardo Cunha convulsionou Brasília de tal maneira que memes sugestivos como o abaixo espalharam-se como fogo em capim seco na última quarta-feira.

cunha-2No que diz respeito à esquerda, a prisão de Cunha causou uma preocupação não com o que ele possa revelar, mas com a razão de ele ter sido preso.

É uma faca de dois gumes; por um lado, torna-se imperiosa em virtude das pessoas que foram presas por muito menos que o ex-presidente da Câmara – por exemplo, Guido Mantega, mesmo que solto depois, e José Dirceu, contra quem só pesam suposições –, mas, por outro lado, preocupa porque ocorre justamente no momento em que Cunha menos oferecia risco às investigações.

A decisão de prender Cunha foi extemporânea e tomada de afogadilho. Foi tomada pelo juiz Sergio Moro na última quarta-feira, após se tornar crível a hipótese defendida por este Blog de que Lula estaria na mira imediata do juiz.

cunha-1

Foi só Cunha ser preso que, imediatamente, muitos dos que haviam duvidado de que Lula pudesse ser preso agora viram na prisão do ex-presidente da Câmara o indício de que o ex-presidente da República ou será o próximo a ser preso ou seria preso no mesmo dia se não tivesse havido a polêmica que houve em torno da possibilidade levantada por esta página.

Cada um que acredite no que quiser ou no que lhe convier. Porém, todos estão vendo que a decisão de prender Cunha foi tomada intempestivamente, de afogadilho, como vacina contra as acusações a Moro e, quem sabe, para poder justificar a prisão de Lula.

cunha-3E não venham me dizer que foi só a direita que disse isso. A grande maioria dos comentários no post anterior foi nesse sentido. Em qualquer página de esquerda e até do PT há centenas e centenas de comentários nesse sentido.

Não acho que necessariamente isso quer dizer que meu alerta foi certeiro. Pode ser coincidência? Vá lá. Mas não há nada, absolutamente nada que autorize dizer que é mentira que Lula está ou estava na mira imediata de Moro.

Nesse ponto, termina a preocupação da esquerda com a prisão de Moro. E começa a da direita.

Enorme.

Vasta.

Profunda.

Porque tudo que Cunha tinha a dizer contra o PT, ele disse. A maior parte, aliás, ele inventou. Cunha declarou guerra a Dilma, a Lula e ao PT. E à esquerda em geral. No âmbito dessa guerra, não há o que ele não fizesse para destruir esses desafetos.

Vamos ver até que ponto a Lava jato tem interesse na delação de Cunha. Ele, Temer e seu grupo peemedebista se aliaram ao PSDB, ao DEM e a quase todos os partidos de direita e centro-direita, inclusive alguns disfarçados de esquerda como o PSB ou o PPS.

Haverá interesse da Lava Jato em desmontar o governo federal e os partidos de direita? Porque se Cunha fizer delação leva todo mundo para Curitiba. E José Dirceu, Vaccari, Palocci etc. vão ser mandados para o jardim da infância.

Na verdade, a delação de Cunha, a meu juízo, acabará se parecendo com o esquete do grupo humorístico Porta dos Fundos que você confere no vídeo abaixo.