Fraude da Folha escancara queda do apoio ao golpe e da rejeição a Lula

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

culatra capa

 

Paula Cesarino Costa está no cargo de ombudsman da Folha de São Paulo há apenas algumas semanas. É preciso destacar esse fato antes de reproduzir trecho de sua coluna deste domingo, 24 de julho de 2016, que tratou de acusações de fraude contra o jornal e o instituto de pesquisas por ele controlado, o Datafolha.

Disse Paula, em coluna sob o sugestivo título “Folha errou e persistiu no erro”:

“Desde que assumi o mandato, nenhum assunto mobilizou tanto os leitores. Do total de mensagens recebidas desde quarta-feira, 62% foram críticas e acusações ao jornal”

A ombudsman, para resumir, considera inaceitável a prática e a explicação da Folha ao esconder informações que dizem o contrário do que o jornal tentou dizer.

Se você for brasileiro (a), interessado (a) por política e não chegou agora de Marte, dificilmente não sabe do que se trata; o Datafolha e o jornal que o controla publicaram pesquisa de opinião que leva água do moinho de Dilma Rousseff para o de Michel Temer.

A pesquisa foi formatada pelo Datafolha para ser divulgada pela Folha de uma forma que induzia o público a crer que, do nada, um expressivo contingente de brasileiros passou a querer que Temer permanecesse no cargo, apesar de que pesquisas anteriores de vários institutos – Datafolha incluído – mostravam, até então, que a esmagadora maioria não quer nem Dilma, nem Temer.

Mas não foi só isso. Diante da tentativa do Datafolha de esconder o apoio a Temer e ao impeachment, passou batido das manchetes e da atenção do público que a rejeição ao ex-presidente Lula teve uma queda pra lá de expressiva, de 57% para 46%. Não é nada, não é nada, caiu onze pontos percentuais em poucos meses.

Mas ainda mais impressionante é a queda do apoio ao impeachment. Em março, pesquisa Datafolha mostrou que 68% dos brasileiros aprovavam o processo de impeachment contra Dilma. Agora, esse apoio é minoritário; 49% apoiam o processo, segundo parte da pesquisa que o Datafolha tentou esconder.

No fim, o tiro saiu pela culatra. O intuito da Folha e de seu instituto de pesquisas parece ter sido o de mostrar crescimento do apoio a Temer de forma a pressionar os senadores a aprovarem o golpe contra Dilma, mas o exagero na dose de manipulação não apenas mostrou aos senadores indecisos que o apoio ao impeachment está despencando como, também, tirou credibilidade do Datafolha justamente entre o setor da opinião pública que ainda acreditava na imparcialidade do instituto e do jornal que o controla.

Mas a maior curiosidade nesse episódio foi a ousadia da Folha. A fraude foi grosseira. Será que os autores da manipulação não se deram conta de que era previsível que tantas pessoas se espantassem com a pseudo reviravolta no apoio à permanência de Temer no governo?

Por fim, quase chega a surpreender a desfaçatez com que o golpe vem sendo desfechado. Como golpes são medidas de força, o golpista não fica lá muito preocupado com as evidências de seu crime. Golpista viola a lei porque tem força para fazê-lo. Golpes são dados através da violência, e violência é difícil de disfarçar.

Tags: , , , , , ,

42 Comentário

  1. O Senado vai ter que decidir se a Dilma volta ou o Temer fica. Segundo a CF, só existem estas 2 possibilidades, não há nenhuma outra, não adianta ninguém preferir ir a Lua ou a volta do JK.

    Então o DF perguntou ao povo quem eles preferem, e o resultado foi 50% x 32%.

    Onde está a fraude ?

    • Tem que ler o artigo

      • Ué Eduardo, mas daonde você tirou que eu não li ? Li tudinho como faço sempre há vários anos e por isto mesmo repito a pergunta:

        Entre Dilma e Temer, o povo respondeu 32% x 50%. Onde está a fraude ?

        Pra mim, isto significa 82% de aprovacao dos meus candidatos.

    • Minha querida, isso já foi perguntado na eleição, e essa desgraçada que está esperando julgamento venceu, daqui a dois anos ela sai e ponto final, votaremos novamente, não precisa acabar com a nossa democracia pra fazer vontade de velhos que cresceram como meninos mimados. A fraude está em nem terem ido as ruas, são números criados em salas fechadas….

  2. É muito cara de pau.
    Se você, Eduardo, não publica, nada se sabe porque os “outro iguais” não publicam.

  3. Jornais e pesquisas do Brasil são lixos,só imbecis e idiotas acreditam nas porcarias,dito imprensa,e pesquisas manipuladas,digo as da direita,todas a favor das elites do País,e tem pobres e remediados,que acreditam nos jornalecos deste País.

  4. A folha de fato pisou na jaca feio, mais uma vez. Não se poderia esperar nada diferente sendo quem é este jornaleco. Poderia ficar sem essa se a intenção era dar elementos para os senadores justificarem seu voto no impedimento da Dilma. Eles não precisam disso O caso do Romário é um demonstrativo reiterado e conhecido de como as coisas funcionam lá, pois ele acaba de indicar alguém para não sei que merda de cargo para nomeação pelo Temer. Senadores são compráveis e eles não se importam, como diz o Barão de Itararé, se seu próprio valor é inferior ao da compra. Observar a fleuma do Anastasia, este moleque gordinho e branquelo com cara de quem vomita todas as manhãs quando acorda, que certamente quando estava na escola, serviu de chacota pros colegas e agora quer se mostrar altivo e equilibrado fodendo com o Brasil (pois não é assim que as coisas funcionam, sempre existindo uma boa razão lá nos confins da infância para caracterizar a personalidade de hoje?). Não importa tentar mostrar a inocência da Dilma porque os elementos do legislativo, deputados e senadores, não vão mudar de ideia porque o que está por traz disso não são os votos, a constituição, as leis e muito menos ainda a vergonha na cara (aplica-se isso tudo ao judiciário). O que eles estão mesmo é se locupletando com este go, go, go! dos interesses capitalistas cujo objetivo é derrubar os governos populares na américa latina (de novo: aplica-se isso tudo ao judiciário, esta vergonha nacional).

    • Concordo com você, pois o mundo inteiro entendeu que o que aconteceu foi um golpe político, muito bem engendrado pelas forças retrógradas deste país e que o povo mais uma vez se deixou levar. Esse golpe começou com a história dos 20 centavos de aumento da passagem de ônibus. O que estranhei no movimento do Passe Livre é que para estudantes o aumento seria apenas de 10 centavos, pois só pagavam meia. Também estranhei que os estudantes que vão para os botecos nunca reclamavam do aumento das bebidas, assim como estranhei que os encapuzados só quebravam bancos e lojas de automóveis. Parecia tudo orquestrado. Vieram as eleições e como não levaram, continuaram a engendrar o golpe como todos já sabemos. Queriam acabar com a corrupção, mais emprego, menos impostos, etc., mas o que vemos é mais chibatada no povo e os corruptos de sempre continuam livres, leves e soltos.

  5. Nem aqui e nem la fora,agora congressistas americanos se posicionaram contra o golpe em um total de 33.Este golpe vai vazando agua ate mesmo antes de ser aplicado.Fracassou e o apelo a medidas de força so piora a situação.E quanto mais quixotesco for sua imagem,mais facil sera reverter as medidas anti sociaise democraticas.Ate a Veja desmbarcou desta canoa furada,a midia brasileira ja na UTI,agora jamais se recuperara.

  6. O ódio que existe contra o PT não é menor que o ódio que os petistas devotam aos órgãos de mídia.

    Eugênio José Alati
    24/07/2016.
    NÃO CENSUREM. É NECESSÁRIO QUE OS PETISTAS SE CONSCIENTIZEM DE COMO SE OUTORGAM OS DONOS DA VERDADE.

    • É necessário publicar você para que as pessoas se dêem conta de como o fanatismo enlouquece as pessoas

      • Não é fanatismo Eduardo. Esse Alati já foi denunciado aqui. É um político corrupto que ataca o PT para defender a própria roubalheira.

        Um vagabundo safado como esse não se move por fanatismo, move-se pelo bolso. Que mais espaço para roubar.

        Os fanáticos são os idiotas que são roubados por vagabundos feito esse Alati e se deixam enganar pela mentira de salafrários como ele.

    • Cala a sua boca nojenta alati

  7. Os petistas atingiram tal grau de mediocridade mental que estarão torcendo para que haja um atentado terrorista por ocasião da Olimpíada.

    Eugênio José Alati
    24/07/2016.
    NÃO CENSUREM. É NECESSÁRIO QUE OS PETISTAS SE CONSCIENTIZEM DE COMO SÃO MEDÍOCRES.

    • Tucano bom é tucano preso.

    • Acho que quem atingiu um grau alto de mediocridade não são os petistas, mas aqueles que estão dizendo que isso possa acontecer. Só alimentam o ódio, o preconceito e o caos, por isso o Brasil rola ladeira abaixo.

  8. De acordo com o Google, o alter ego é “uma locução substantiva com origem no latim ‘alter’ (outro) e ‘ego’ (eu) cujo significado literal é ‘o outro eu’. A expressão alter ego é uma outra personalidade de uma mesma pessoa podendo ser um amigo ou alguém próximo em que se deposita total confiança.” Talvez tenha sido esse amigo que pagou as contas das campanhas da Dilma ao João Santana.

    Eugênio José Alati
    24/07/2016.
    NÃO CENSUREM. ACHEI QUEM PAGOU AS CONTAS DA DILMA.

    • Quem pagou as contas de campanha de Dilma pagou do Aécio, da Marina, de Temer, mas vc só quer saber de suposta corrupção em um partido, nos outros você aceita

  9. Pois é Edu,

    Dizem que certa vez um desses “barões” sonegadores da grande mídia, se não me engano o próprio Roberto Marinho, deu a senha dizendo mais ou menos isso: “o que faz a diferença não é o que a imprensa mostra, mas sim o que ela esconde”.

    Parece que a máfia toda aprendeu direitinho e tem levado a sério. E, cá entre nós, temos que admitir que está dando certo, pois mais uma vez estão conseguindo colocar toda a nação brasileira de joelhos, “governada” por um bando de usurpadores sem votos.

  10. Obrigado Eduardo por mais uma sessão de bom humor e gargalhadas! Meu temor é que você acabe sendo contratado pelo carlos alberto de Nóbrega, o que vai me forçar a ter que assistir a praça é nossa…

    • Você deveria assistir é uma aula de alfabetização, já que não sabe ler o que o próprio Datafolha divulgou.

  11. Bom dia Edu!

    Esta fraude do Datafolha é óbvio que é para discriminar o PT e o Lula, mas com o passar do tempo, com a piora da situação do país, é bem capaz que à rejeição ao Lula baixe para 20% até o final do ano que vem!

    Um abraço!

  12. E digo mais: se as manifestações dos coxas forem um sucesso de público no dia 31, pode ter certeza que a imensa maioria do público presente será de brancos de classe média e ricos!

    Um abraço!

  13. Eduardo, depois do golpe na Câmara tenho postado nos comentários do leitores da mídia chapa-branca (Globo,Uol,Folha).É estressante mas temos que lutar lá também. Ontem coloquei no Uol que o Haddad ia ganhar por causa do Lula e as respostas foram imediatas, todas de ódio. O medo que os reaças tem do ex-presidente prova que ele não está morto e já está classificado para as finais de 2.018. Vai ficar só treinando e aguardando o adversário, isso se não ganhar no primeiro turno.Abraços para a filhona.

  14. Essa fraude da DataTrolha é impressionante pela forma escancarada como foi realizada, dando margem a um desmentido cabal e destruindo completamente toda a credibilidade do instituto.

    Normalmente as fraudes são realizadas de forma mais sutil, direcionando a formulação das perguntas, do espaço amostral e trabalhando com a margem de erro na tabulação. Escancarar a fraude da forma que a DataTrolha fez é bastante incomum e denota desespero de causa.

    O motivo é visível no tamanho da diferença entre o tamanho do apoio a novas eleições divulgado e o verdadeiro. Uma diferença de 59% não conseguira se encoberta por uma fraude mais discreta, então eles apelaram para a mentira e a manipulação descarada, na certa contando que iriam esconder as vozes que se levantassem denunciando a fraude e foi aí que quebraram a cara.

    Se as coisas não estivessem muito, mas muito ruins mesmo para o lado deles eu tenho convicção que eles não se arriscariam tanto.

    • Ruy, querer “novas eleições” é igual a querer ir pra Lua ou andar sobre as águas, não está previsto na CF.

      So há 2 opções e o povo opinou, dei 50 x 32. Simples demais

      • Retirar um presidente sem haver crime de responsabilidade também não está previsto na CF. É muito pior do que novas eleições.

        Não existe saída democrática que não passe pelo fim desse golpe mal disfarçado e a recondução de Dilma ao cargo. Qualquer coisa fora disso coloca o Brasil fora do conjunto dos países democráticos e da forma mais vergonhosa possível, transformando o País em uma república de bananas clássica e virando a chacota do mundo civilizado. E isso se refletirá na fuga de investidores, não os especuladores que só retiram dinheiro do País via juros altíssimos e sim os investidores que realmente constroem fábricas e empreendimentos que geram emprego e realmente produzem.

        Honduras e Paraguai que sofreram golpes iguais tiveram sua economia e sua imagem extremamente prejudicadas com os respectivos golpes, mas eles não tinham o tamanho da economia brasileira. Se o GOLPE se consolidar o prejuízo à imagem e à economia brasileira serão muito maiores do que os que já ocorreram e não se enganem esse prejuízo já é altíssimo.

        Repito o óbvio porque parece que o fanatismo ideológico tem deixado muita gente cega para a realidade: Nenhum investidor sério vai aceitar ter negócios com uma ditadura de ladrões, que é o caso desse gabinete ilegítimo e golpista instaurado por um GOLPE de Estado.

        Esse é um ponto. Porém será muito difícil para Dilma governar com um Congresso corrupto, GOLPISTA e antidemocrático como esse. Nesse sentido a idéia de um plebiscito para a convocação de eleições gerais antecipadas é uma solução democrática porque permitirá renovar o executivo e o legislativo de forma democrática. Pena que o judiciário não seja democrático porque é o que mais precisa de renovação.

        É patético ver você se apegar ao fato de novas eleições não estarem previstas na CF. Tampouco estava a convocação da constituinte de 88 e a reeleição de FHC, mas em ambos os casos ela foi alterada pelo Congresso.

        Um plebiscito tem mais força que uma decisão parlamentar. Em caso de impasse institucional a saída democrática é a consulta ao eleitorado. Esse é um princípio básico da democracia, muito mais importante do que uma chicana de dizer que antecipar eleições (coisa que já foi feita sem plebiscito até) não está prevista na CF.

      • Dilma, vc sabe o que é ombudsman? vc leu o artigo dela declarando que a FSP fraudou o resultado da pesquisa? vai se informar….

  15. Pesquisa Datafolha também escancara a rejeição a Haddad que ostenta míseros 8% de intenção de votos, ocupando a ridícula 4ª posição entre os candidatos. Até Erundina , vejam a que ponto o petista chegou, está á frente de Haddad, mas nessa pesquisa os idiotas petistas não acreditam .

    • Haddad sofre os efeitos do ódio ao PT, instilado nos paulistanos pela mídia. Não julgam a ele, mas sua filiação partidária. E nunca disse que não acredito. Agora, só sendo muito imbecil para não entender que a própria ombudsman da Folha diz que o jornal errou e para não dar o braço a torcer que a rejeição a Lula e o apoio ao golpe despencaram.

  16. fiquei alegre com sua informação, não é qualquer pesquisa que podemos confiar. em se tratando de mídia PSDB eu nem passo os olhos. vai em frente EDU

  17. Edu, nossa mídia, a do PIG, é canalha, cafajeste e bandida, hoje, nada que ela diga é verdade e nada vindo dela podemos acreditar!

  18. Oi Edu. Há alguns dias fiquei pensando sobre essas pesquisas e vislumbrei uma possibilidade: As pesquisas irão começar a perguntar sobre se as pessoas querem novas eleições tendo Lula como mais cotado a vencer. Porque vão fazer isso: A meu ver, para manipular dizendo que com a possibidade de Lula ser eleito, o apoio a estas novas eleições cairiam! Sim, isso mesmo. Mesmo que com a possilibidade da vitória de Lula o apoio a estas cresçam, eles dizem que caem, exatamente para gerar um efeito manada nos senadores contra a volta de Dilma, assim como para aqueles que resistem em votar em Lula, até porque ele é linchado há décadas pela mídia e muitos hoje não o querem ou o rejeitam. A questão toda é o relógio dos canalhas Janot, Teori e Moro. Esses três crápulas agem, sejam disputando ou em sincronismo para tentar criar alguma denúncia que possa tirar Lula do páreo. Logo, pode ser bem provável que num próximo ibope da vida, uma “pesquisa” contendo perguntas induzidas, as pessoas, “amedrontadas” com o fator Lula, preferirem que Temer continue. Podem até fazer a pergunta: Diante da possiblidade de novas eleições e tendo Lula como favorito, você prefere que haja novas eleições já ou que Temer continue até 2018?

    Edu, golpistas não brincam em serviço! Não fazem escrachos, musiquinhas, não levam faixinhas de “fora isso”, “fora aquilo”… não fazem micaretas nem atos musicais ou culturais. Agem na força, com o dinheiro, com a canalhice que lhes é peculiar. Por isso, não basta Lula mandar recado via Instituto Lula ou via seus advogados, apenas. Ele tem que chamar uma entrevista coletiva, inclusive com a imprensa internacional, se possível com tradução, denunciar Janot, Gilmar e Moro e perguntar porque Teori (esse fdp que engana otário com sua carinha de austero) porque ele deixou Cunha executar sua carnificina no governo Dilma quando – com atraso – já tinha recebido do outro canalha do Janot, o pedido de afastamento dele.

    Lula tem que dizer que Moro é office-boy da casagrande, um obsecado por prendê-lo não por uma questão puramente pessoal, mas porque atende aos seus patrões. Aproveitando para dizer que ele frequentou eventos com tucanos, que o pai dele é fundador do psdb de Maringá, que Moro disse que até agora não viu qualquer indício de corrupção com tucanos, quando o próprio caso do Banestado recheado de tucanos e que – em dinheiro de hoje – o desvio foi de 500 bi, além de casos como o Trensalão, as obras do Aécio da sede do governo, o rodoanel, privataria e tantas outras. Tem que denunciar dizendo que ele é um tucano, tal qual Gilmar Mendes e que despem da toga para darem o golpe, para fazer campanha como tucanos. Tem que desmascarar o cinismo e pose de bom moço desse vigarista, crápula, canalha e fdp do Janot, que mexe as peças no tabuleiro do golpe, tramando para pouco antes da votação, denunciar por qualquer motivo torpe, senadores aliados de Dilma. Esse canalha colocado e recolocado por Dilma está ali, para junto a Gilmar, Moro, PF, MPs darem o golpe que a CIA banca.

    Lula tem que falar grosso, direto e em bom som para que o povão acorde. O cara é achincalhado há 40 anos por essa mesma elite corrupta, imoral, canalha e golpista e não pode ficar calado mandando notinhas ou mesmo processando “a” ou “b”. Tem que falar. Coisa que Dilma também não fez.

    Voltando ao assunto inicial. Irão fazer pesquisas jogando terrorismo tentando atrelar Lula não a volta de um grande presidente que ama seu povo e seu país, mas a possibilidade de uma tragédia social, jogando com o medo a fim de que a população aceite Temer e os golpistas possam, então, criar o clima de terra arrasada no país, nas nossas reservas, na nossa engenharia, nos direitos dos trabalhadores, dos aposentados e do futuro do país, levando-o eternamente a condição de colônia.

    Olho vivo. Eles vão manipular pesquisas e se não conseguirem, tentarão prender Lula ainda que inventando delações. Por isso Lula tem que vir pra rua, fazer com que a periferia sinta quem estão ao seu lado e que a tal nova classe média, inebriada com o consumo, perceba que não foi somente Deus, Buda, Xangô, Maomé ou sua própria força que conseguiram fazê-lo progredir, mas sim, com o auxílio do Estado onde Lula e Dilma abriram portas e ofereceram oportunidades para que suas forças pessoais e até espirituais e religiosas pudessem encontrar solo fértil para florescerem.

    Lula tem que denunciar Janot, Moro, Gilmar, questionar Teori… e claro, colocar a globo na parede e instá-las a provar o que dizem dele e provocá-las a dar-lhes direito de resposta para que ele possa rebater, desmascarar e desmoralizar seu golpismo e canalhice ao vivo. O jogo é pesado e eles, vendo que a rejeição caiu de Lula caiu e o apoio subiu, não se furtarão de procurar ou prendê-lo ou induzir terrorismo em outras pesquisas.

    Em tempo: Na tal “paraná pesquisas” – aquela que disse que o Aécio tinha 17% a mais que Dilma e que disse que Aécio venceria – o Noblat, golpista global, colocou, segundo informações, a pergunta se Lula deveria ser preso por Moro. Segundo disse, 47% acham que sim. Veja! É por aí, amigo.

  19. Esse tipo de erro não ocorre por acaso. Assim é a favor de Michel Temer. Na parte que toca Dilma, sempre soou muito clara uma coisa: a imprensa praticamente nunca lhe deu colher de chá. A exceção foi quando de sua entrada na presidência, dada a alta popularidade de Lula, saindo do planalto, e a expressiva margem de votos com que derrotou José Serra, valendo lembrar ainda da época da dita “faxina ministerial”, quando a popularidade da presidenta batia quase na lua, lá em cima, superior, em muito, às de Lula e FHC na mesma fase de seus governos – faxina que começou a dizimar a base de apoio de Dilma, sobretudo na câmara.

    A imprensa facilita completamente as coisas para Michel Temer. Fosse com Dilma que estivessem a rolar certas coisas, meu deus, o mundo estaria vindo abaixo. Bastava, p.ex., que Alexandre de Moraes e Raul Jungmann fossem ministros de Dilma. Por muito menos, José Eduardo Cardozo era estraçalhado, inclusive por parte do PT. Até hoje ele paga o preço do dilmismo, com consequências inclusive no plano da responsabilização penal. Mas, para Temer, ocorrem esses enganos completamente favoráveis.

    Nada na imprensa ocorre por acaso. Apenas os completamente inocentes – com menos de 5 anos de idade – podem acreditar no contrário.

  20. Sempre disse e repito que não dou o menor valor a ombudsmann da ditadura midiática!!!!!!!!!! Ombudsmann de quem controla a opinião e a informação é um paradoxo insanável, suas opiniões sempre serão no mínimo “amaciadas”; afinal é um empregado que depende do patrão(essa babaquice de que ombudsman, por ter mandato, teria independência é para lá de ingênua. E depois do mandato? Onde trabalhará?). Por isso, como bem demonstrou Fernando Brito no Tijolaço, apesar de criticar a Folha(o que é inegavelmente corajoso, embora fosse difícil não fazê-lo, já que a farsa do Datafarsa é grosseira), a crônica da ombudsmann pega leve , usa eufemismo, ao dizer que a Folha deixou de explorar todos os aspectos jornalísticos da pesquisa por acreditar em uma suposta irrelevância jornalística(transcrição não literal). NÃO FOI A O CRENÇA NUMA SUPOSTA “IRRELEVÂNCIA JORNALÍSTICA” QUE FEZ A FOLHA ESCONDER A OPINIÃO DE 62%, MAIORIA ESMAGADORA, DOS BRASILEIROS. FOI FRAUDE MESMO. AFINAL, ALÉM DE SER IMBECIL ACHAR QUE O PENSA A MAIORIA DA POPULAÇÃO É IRRELEVANTE, O FATO DO DATAFARSA FAZER DOIS ARQUIVOS, UM PRIMEIRO EM QUE CONSTAVA A REFERÊNCIA À PREFERÊNCIA DA MAIORIA DO ELEITORADO POR NOVAS ELEIÇÕES E UM OUTRO EM QUE ELA FOI OMITIDA, E AINDA POR CIMA ESSE OMISSÃO JAMAIS TER SIDO CITADA PELA FOLHA, MOSTRA EXATAMENTE O CONTRÁRIO. QUE A FOLHA SABIA TANTO DA RELEVÂNCIA DESSA QUESTÃO QUE A OMITIU DELIBERADAMENTE; ALIÁS, ESCONDEU, JÁ QUE OMISSÕES E IRRELEVÂNCIAS NUMA PESQUISA SERIAM AO MENOS MENCIONADAS NO JORNAL. Lembrando que, segundo pessoas um especialista que já participou da elaboração de questionários do Datafarsa, não se faz pesquisas para colocar “perguntas irrelevantes”. Todas as questões são elaboradas cuidadosamente e têm relevância. O que é mais do presumível, até pelos custos da pesquisa. Portanto, MAIS IMPORTANTE DO QUE OMBUDSMANN É CARACTERIZARMOS O DATAFARSA E OS OUTROS INSTITUTOS CONTROLADOS PELA PLUTOCRACIA DAS COMUNICAÇÕES PELO QUE SÃO : ÓRGÃOS POLÍTICOS, DESTINADOS A FAZER PROPAGANDA DOS INTERESSES DOS CONSERVADORES E PORTANTO INDIGNOS DE CREDIBILIDADE. Vamos denunciar o datafarsa e sua turma ao mundo

  21. O que levou o Frias a uma manipulação tão grosseira?
    Ausência de medo?
    Ou, pelo contrário, muito medo.
    Acho que a queda da rejeição do Lula é pouco pra tanta loucura. 2018 ta longe ainda.
    Será que tem alguma movimentação acontecendo e que não percebo? Porque tenho pra mim que o impichimam é irreversível.
    Não precisava se expor tanto. Ou estou enganada e tem água pra correr ainda?

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.