Falsificação do Datafolha mostra medo que Senado rejeite impeachment

datafolha capa

 

Chega a ser um pouco engraçado o tom de surpresa que o laureado jornalista Glenn Greenwald e seu colega Erick Dau imprimiram a denúncia feita no excelente The Intercept – que, a partir de agora, passa a integrar os sites indicados pelo Blog da Cidadania. A matéria em questão, que você confere aqui, é idêntica a centenas de outras que esta página publicou sobre institutos de pesquisa nos últimos onze anos.

Que Diriam Grennwald e Dau da investigação na Polícia Federal que este Blog abriu anos atrás contra o Datafolha (entre outros) justamente por falsificação de pesquisas? Confira, abaixo, matéria do IG publicada à época.

datafolha 1

Seja como for, os jornalistas do The Intercept arrancaram uma bela informação de funcionária do Datafolha que, previsivelmente, em breve deverá estar engrossando a fila do desemprego.

Segundo eles, a gerente do Datafolha Luciana Schong “reconheceu o aspecto enganoso na afirmação de que [só] 3% dos brasileiros querem novas eleições, ‘já que essa pergunta não foi feita aos entrevistados’.

Luciana Schong também teria contado aos jornalistas que qualquer análise desses dados que alegue que 50% dos brasileiros querem Temer como presidente seriam imprecisos, sem a informação de que as opções de resposta estavam limitadas a apenas duas.

Onde quero chegar? Ora, não é surpresa para ninguém que os institutos de pesquisa ligados aos grandes grupos de mídia ou a partidos políticos ou entidades com interesses políticos claros “ajeitem” suas sondagens.

Bem, mas, então, qual é a novidade na manipulação que o Datafolha alega ter feito sob ordens do Grupo Folha?

Não é pouco um instituto de pesquisa manipular desse jeito uma sondagem. Afirmar que só 3% não querem novas eleições ou que o país mudou diametralmente de opinião sobre Temer sem que nada tenha melhorado – até por falta de tempo – não é pouco para uma empresa como o Datafolha, que vive da própria credibilidade.

O fato é que, ao contrário do que diz o Datafolha, é literalmente impossível que a popularidade de Temer e de seu governo não venham a despencar caso o golpe se torne definitivo. Temer já avisou que pretende tomar medidas “impopulares” que, obviamente, vão tratar de reduzir ainda mais a já baixíssima aprovação do governo interino e de seu titular – que, no momento, é de 14%, praticamente idêntica à de Dilma.

A ousadia do Datafolha ou do Grupo Folha – ou de ambos – provavelmente  deveu à percepção de que a aprovação do impeachment pelo Senado corre risco, do contrário o instituto de pesquisa não cometeria uma fraude tão grosseira quanto divulgar a informação falsa de que só 3% querem novas eleições, entre outras falsidades que transparecem da pesquisa.

Muitos petistas, inclusive, dirão que nem é tão bom que Dilma corra “risco” de voltar, pois quem passar os próximos dois anos fazendo o ajuste fiscal e tomando medidas impopulares por certo reabilitará a esquerda e a fará chegar forte a 2018.

Contudo, se Dilma voltar poderá impedir a privataria do pré-sal e a supressão de direitos trabalhistas, medidas temerárias que são o coração do golpe, a grande razão de esse ataque à democracia brasileira ter sido perpetrado.

Para o país será melhor que Dilma volte. Impedirá que todos paguemos pelo desatino da maioria – mas não de todos – que viabilizou o golpe execrando a presidente nas pesquisas, o que permitiu que os golpistas assumissem. Contudo, para a esquerda em geral a volta de Dilma não será boa. A direita continuará sendo pedra e a esquerda, vidraça.

Tags: , , ,

61 Comentário

  1. Parece-me q o PT ainda não se deu conta q se Dilma não voltar, não existirá 2016 muito menos 2018. Nem Lula salva…A hora é agora! Ou se reestabelece p mandato de Dilma, ou não haverá Lula em 2018 nem Haddad em 2016.

  2. É, Dudu, a coisa tá feia. Nem o Lewandowski, o seu grande herói do STF consegue mais salvar a pele do Apedeuta loroteiro. Bateu em retirada.

    http://www.oantagonista.com/posts/lula-e-um-latifundio-improdutivo

    Enquanto isso a pobre Venezuela que não consegue se livrar do Maduro, o seu grande herói bolivariano (depois do Chaves) vai ficando cada vez mais em estado de desgraça total.
    Esse ano a inflação vai a 480% e os pobres coitados tem que cruzar a fronteira com a Colômbia para conseguir o que comer e o que usar para limpar a bunda.

    • Não vejo a hora de descobrir se vc é um milionário e por isso só enxerga “corrupção” na corrente política de quem trabalha – e, assim, defende seus próprios interesses – ou se é apenas um idiota duro que não sabe qual deveria ser seu lado. Mas vou saber em breve

      • A imprensa vendida só mostra o lado ruim. Pergunte se tem analfabetos na Venezuela ? O índice de universitários ? De médicos ? A oligarquia desestabiliza o governo escondendo comidas para derrubar o governo. E depois vão fazer compras em Miami Tem um shoping em Caracas que tem um réplica da estátua da liberdade do mesmo tamanho da original Colonizados!!!!

      • É mesmo Dudu? Você tem essa compulsão por me conhecer?
        Você acha absurdo que haja pessoas no mundo que odeiem tanto o Lula e o PT? Só milionários?
        Hahaha, fala sério.
        Na próxima manifestação dos coxinhas verde/amarelinhos na Paulista estarei lá perto do cercadinho dos bonecos do Pixuleco e da Dilmentira. Você passa lá se identifica e poderemos tomar uma pinga no boteco mais próximo. Que Tal?

      • Eduguim:

        Sabendo o que você sabe sobre o Data e demais institutos de pesquisa, como é que você tem a capacidade de acreditar nos 14% de popularidade de Dilma? Saiba que enquanto na presidência, sob o pior bombardeio que um estadista progressista brasileiro jamais recebeu, Dilma não parou de governar e de inaugurar obras por todo o Brasil; e em todos os lugares era ovacionada e não dava conta de todos os pedidos de selfies.

        II: Sabendo que com tal congresso (mais do que fraudado: apenas 36 dos 513 foram sufragados), ninguém consegue governar, como é que você apoia novas eleições presidenciais? Devemos ter novas eleições urgentes, sim: para deputado federal e senador.

  3. A volta de Dilma só seria ruim para a esquerda se ela agir do mesmo modo quando ganhou em 2014, se isolandona torre de marfim.
    Se ela conversar com o povo, voltar a usar a cadeia de rádio e televisão, ela poderá explicar tudo q houve e tudo q deve ser feito. Ela precisa urgentemente ter uma equipe de comunicação para enfrentar a mídia, q não dará trégua.

    • Não tem jeito de governar com esse Congresso. Certa esquerda não entende que se 2/3 do Congresso são de direita não dá pra fazer milagres

      • Exatamente o que eu te disse Edu!

      • Pode chocar em um primeiro momento, mas tão logo retorne ao governo, a presidenta Dilma deveria adotar medidas semelhantes às que estão sendo tomadas pelo seu colega Recep Tayyip Erdogan, na Turquia. Em uma ação mais extrema, seria até mais conveniente cancelar as eleições municipais e promover a coincidência de mandatos em 2018, quando a situação política deverá estar mais estabilizada.

  4. Caro Eduardo Guimarães, a volta de Dilma Rousseff só se justificaria se houvesse novas eleições diretas, tanto para Presidente como para Parlamentares (Câmara e Senado) e uma reforma política (reduzindo o número de Legendas/Partidos), sepultando de vez o Presidencialismo de Coalizão (que a maioria dos brasileiros não sabe nem do que se trata. Acho que Dilma Vana Rousseff já está inclusa na história política do Brasil, enquanto o Sr. Michel Temer, após esse ato golpista (e traiçoeiro), será incluído (quando tudo isso passar) na “escória política brasileira”. Confesso que ultimamente, devido o escancaramento do golpe (politico/jurídico/midiático), estou perdendo até a vontade de comentar sobre política. Um abraço na nossa querida Vitória.

  5. Edu, o Tijolaço postou agorinha, com link e tudo, a publicação do próprio Datafolha ( http://media.folha.uol.com.br/datafolha/2016/07/18/av_presidente_michel_temer_v2.pdf) de uma segunda versão da pesquisa onde admite que mais de 60% dos entrevistados querem uma nova eleição, desmentindo, com clareza, a FSP e pondo a nú a evidente fraude jornalística e estatística. Apesar do histórico do Datafolha, ante a enormidade da fraude, e como também sugere o Fernando Brito, não será uma forma de o Instituto dizer “ei, não fomos nós que tentamos enganar a população, não!”?

  6. Em “condições normais de temperatura e pressão”, a esta altura o TSE já teria demonstrado que negaria qualquer pedido de registro de pesquisa do DatafAlha pela inidoneidade do “instituto”. Mas, com Gilmar “capangas de MT” presidindo o Tribunal, vai ficar por isto mesmo.

  7. Você ainda está com essa história de Dilma voltar?
    Era mais divertido quando você fazia apologia do Dirceu.

    • Fica frio aí, bandidinho. Logo, logo você vai ficar famoso

      • Chamar os outros de bandido é crime, mas vou facilitar para você. Poste as provas aqui no blog e eu esqueço a calúnia.

        Ps tocar no nome do “eroi” do povo brasileiro te dói muito?

        • Quer me processar? Você não é homem pra isso. É um troll pilantra. Tenho arquivado tudo que você já disse aqui. Seja homem. Processe-me. Você é um bandido, por isso não usa nome verdadeiro. Pronto. Aguardo o processo

          • Qual sua relação com o site 247, o povo quer saber?

            Ps afinou? Sou bandido? Que crime cometi?

          • Por que eu deveria responder a você alguma coisa da minha vida? Qual é sua relação com o PSDB? Por que você se esconde?

  8. A Ditabranda, ops foia, ops, folha é um panfleto dos golpistas.
    A Ditabranda, ops, folha, está se tornando um papel higiênico.
    As diferenças, na Ditabranda, são cada vez mais respeitadas por uma minoria.
    A crítica da Ditabranda: é unilateral.
    O independente da Ditabranda: – só para pouquíssimos.
    A Ditabranda apartidária: – só se foi na ditadura, ops, Ditabranda.
    A Ditabranda é pluralista – só se for na distribuição dos exemplares.

  9. “, não é surpresa para ninguém que os institutos de pesquisa ligados aos grandes grupos de mídia ou a partidos políticos ou entidades com interesses políticos claros “ajeitem” suas sondagens.”

    Em post anterior o senhor usa dados do Datafolha para comemorar a subida de Lula.

    Afinal de contas; o Datafolha presta ou não presta ?

    • O Datafolha faz pesquisas de verdade e de mentira. Ter falsificado um dado faz parte dessa lógica. Deveria ser óbvio para quem não enxerga o mundo em branco e preto

  10. FINALMENTE VOCÊ ACORDOU!!!!!!!!!!!!!!! ESTÁ LEMBRADO DO MEU COMENTÁRIO ANTERIOR!!!!!!!!???? DISSE QUE VOCÊ NÃO PODERIA “DAR FORÇA” À PESQUISA DO DATAFARSA(E, SUBMETER OS “RESULTADOS” DO DATAFARSA A UMA ANÁLISE SÉRIA É DAR FORÇA SIM, OU SEJA, PROPORCIONAR CREDIBILIDADEA UMA MENTIRA DESLAVA COMO É ESSA PESQUISA)!!!!!!!!!!! Antes de continuar a mostrar o absurdo que é a farsa do Datafarsa(inegavelmente feita por medo de que o golpe seja derrotado no Senado), faço novamente um apelo a você : NÃO CAIA EM MAIS UMA BOBAGEM AFIRMANDO QUE “PARA A ESQUERDA EM GERAL, A VOLTA DE DILMA NÃO SERÁ BOA”…)!!!!!!!!!!!! Não pense dentro de uma caixa, se o golpe triunfar, A ESQUERDA NÃO RETOMARÁ O PODER EM 2018(TALVEZ NEM HAJA ELEIÇÕES). ESPERAREMOS DÉCADAS PARA QUE ISSO, A ESQUERDA VOLTAR AO PODER, ACONTEÇA(ESTÁ LEMBRADO QUE JK VOTOU EM CASTELO BRANCO NA ELEIÇÃO INDIRETA, ACREDITANDO QUE HAVERIA NOVAS ELEIÇÕES EM DOIS ANOS!!!!!???). AINDA QUE HAJA ELEIÇÕES, NÃO SERÁ PERMITIDO À ESQUERDA VENCER!!!!!!!!!! Como farão isso!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!????? Primeiro, de forma óbvia, prendendo Lula e desmoralizando o PT. Ah, o povo não vai deixar! Outra bobagem. O povo primeiro será confundido por um massacre midiático sem rpecedentes contra Lula e, se nem isso resolver, o nazista que colocaram no GSI de Temer, o tal Etchgoyen, resolve. Senta o pau na população, principalmente nos movimentos sociais e sindicatos, e acaba com qualquer reação. Como fizeram em 64, diante de um país muito mais a fim de brigar do que o atual. E se nem assim resolver e a força de Lula, mesmo na cadeia, permitir que seja eleito quem ele indicar , ELES IMPLANTAM O PARLAMENTARISMO OU UM SEMIPARLAMENTARISMO(COM VOTO DISTRITAL), PARA QUE O PAÍS SEJA GOVERNADO POR UMA OLIGARQUIA DE CORONÉIS LOCAIS, QUE FORMARÃO O CONGRESSO. Já há propostas nesse sentido, uma delas vinda de um coronel paulista, José Serra. Portanto A ESQUERDA É FAMOSA POR SUA FALTA DE VISÃO TÁTICA, NÃO CONFIRME MAIS UMA VEZ QUE ESSA AFIRMAÇÃO É VERDADE(JÁ CONFIRMOU QUANDO ACREDITAVA NA GOLPE A JATO E NO REPUBLICANISMO DO MP. TAMBÉM CONFIRMOU ONTEM, AO DAR CREDIBILIDADE À PESQUISA DO DATAFARSA). Quanto à pesquisa, o artigo de Greenwald é mais do que claro e confirma afirmações que eu tinha feito em meu texto de ontem, sem conhecer os enunciados do Datafarsa, aos quais o jornalista ianque teve acesso. Ontem, eu disse que era impossível que 50% dos brasileiros preferissem que Temer permanecesse no poder, quando só 14% o aprovavam. Afirmei que, ainda poderíamos acreditar nos números do Datafarsa se houvesse uma grande quantidade de brasileiros que não preferissem nenhum nem outro, já que, conclui, esses 86% que não apoiavam Temer até podiam também não apoiar Dilma, mas jamais iriam desejar a permanência no poder de alguém que rejeitavam. Greenwald chegou à mesma conclusão, corroborando-a pela leitura do questionário do Datafarsa, que canalhamente colocou para os entrevistados apenas as opções “permanência de Temer” e “volta de Dilma”, sem apresentar as opções “nem um, nem outro” ou “novas eleições. Por isso a queda absurda, e irreal, no núemro dos que desejam novas eleiç~eos, que despencou de 60% nas pesquisa anteriroes para 3% agora. Além disso, como bem observou Fernando Brito no Tijolaço, há outras incoerências. A “pesquisa” diz que 60% dos brasileiros acham que a inflação e/ou o desemprego vão aumentar nos próximos meses; contudo, o mesmo Datafarsa afirma que 32% acham que a “vida vai melhorar”. KKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!! Como diz Brito, o Datafolha inventou o “masoquismo social”, afinal 28% dos brasileiros,a algumas dezenas de milhões de pessoas, ACREDITAM QUE VÃO FICAR DESEMPREGADOS E QUE AS COISAS ESTARÃO MAIS CARAS NOS PRÓXIMOS MESES, MAS AINDA ASSIM ACHAM QUE A VIDA ESTARÁ MELHOR!!!!!!!!!!!!???????? Sem contar os direcionamentos semânticos da pesquisa, criados claramente para induzir as respostas dos entrevistados, muito bem revelados por uma especialista na área, em artigo também postado no Tijolaço. Sugiro a este blog acionar os setores da Sociedade civil organizada; seu partido, o PC do B, pode fazer isso; para duas providências urgentes. A primeira seria a contratação de uma pesquisa Vox Populi, para mostrar de fato o que pensa a Sociedade brasileira e a segunda, APÓS A APRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS DO VOX, QUE SERÃO DIAMETRALMENTE OPOSTOS AOS DO DATAFARSA, A DENÚNCIA DO DATAFOLHA AO MINISTÉRIO PÚBLICO, E AO MUNDO, POR FRAUDE EM PESQUISA COM VISTA A OBTER OBJETIVOS POLÍTICOS, QUAIS SEJAM, CONCLUSÃO DE UM GOLPE DE ESTADO

    • ♫ Ô biba mais apoteótica…

      • ♫ Está apoteótica, a um passo de apoplética. Aí fica todo torto, babando, usando fraldão e dando trabalho para os familiares…

    • Sugiro que monte um blog. Lá você coloca as tuas gritarias e pontos de exclamações a vontade e pára de encher o saco com essa mania de achar que sabe mais que os outros.

      • ♫ Qual o que, Leon… A biba é louquésima mas não é burra e sabe que, se montar um blog, vai ficar falando com as fotos do Alexandre Frota que coleciona. Vai daí que fica evacuando neste blog e enchendo nosso santo saco. Esculachemo-la, pois, que ela acaba desistindo…

        • Jymmi Baitoliquety : QUE VOCÊ TEM SERÍSSIMOS PROBLEMAS SEXUAIS, É UMA BICHA REPRIMIDA, EU JÁ SABIA, COMO TAMBÉM SABIA QUE É UM DÉBIL MENTAL QUE PASSA O DIA INTEIRO NESTE BLOG, NÃO TEM O QUE FAZER OU É PAGO PELO PSDB PARA ISSO!?). AGORA A GRANDE NOVIDADE É DESCOBRIR SUA PAIXÃO POR AQUELE NAZISTA PORNOGRÁFICO QUE É O GRANDE ÍDOLO DOS COXINHAS. AFINAL, LEMBRAR-SE DO SUJEITINHO QUANDO NADA NESTA PÁGINA REFERIA-SE A ELE SUGERE UMA PAIXÃO INCONTIDA, SÓ COMPARÁVEL À SUA PAIXÃO PELA CLASSE DOMINANTE, CUJOS INTERESSES VOCÊ DEFENDE(MESMO ELES PISANDO NA TUA CARA TODO DIA) E PELO PSDB. VOCÊ ACHA MESMO QUE VAI ME ATINGIR COM ESSA BABQUICE!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. ESPERA PARA VER. MAS ESPERA DEITADO DE QUATRO, TALVEZ ALEXANDRE FROTA APAREÇA E TE FAÇA FELIZ!!!!!!!!!!!!

      • Leon Babacandio : : : : Por que será que todo babaca de direita é covarde e esconde o nome em apelidos estrangeiros!!!!!!!!!!!!!??????????? Você e seu amiguinho Bichiquete metido a estadunidense(você é o “europeu” da dupla de vermes) são uma caricatura horrenda!!!!!!!!! Gente como vocês é digna de pena, não têm capacidade para escrever nada, nem mesmo para tentar atacar minhas ideias com argumentos reacionários, e passa o dia todo num blog como este, contando com a tolice do dono de blog, que permite que suas merdas sejam publicadas; ao invés de fazer algo útil na vida. NÃO ACHO QUE SEI MAIS DO QUE NINGUÉM, MAS COM CERTEZA SEI MUITO MAIS DO QUE VOCÊ. SÓ O FATO DE QUE NÃO ATACO NINGUÉM, PREOCUPO-ME EM ESCREVER MINHAS IDEIAS, JÁ PROVA ISSO. Você é digno de pena, mas há um “consolo”. Existe neste espaço alguém que não é melhor do que você, a quem você se iguala, o tal Butiquete, seu parceiro de relinchamento. São idênticos na pequenez.

  11. Edu:
    Não fica bravo com migo não!
    Quando vc citar alguma materia ou alguma pagina, em vez da foto coloca um link ou resume pra nós no seu artiggo!
    Pq o leitor de telas não lê capituras de tela e nem fotos.

  12. ♫ Faltou um “l” no sobrenome dessa tal Luciana; deveria ser “schlong”. O Urban Dictionary define “schlong” como “A penis which is a fairly good length. As opposed to a schlort, or a schledium”. Traduzindo, “jebão” ou “bilauzão”…

  13. #FolhaFraudaPesquisa

  14. ♫ Acessem o “Tijolaço” para saber o que o Fernando Brito descobriu sobre mais essa falcatrua da dupla morfética Falha/Datafalha. O barão de Münchausen deve estar gargalhando lá no Inferno…

  15. ♫ Ou acessem “The Intercept”, para ler a matéria completa. Aviso porém aos trouxinhas bi-analfabetos que, sendo em inglês, o site está além da sua (deles) já limitada compreensão…
    Muito bem-vinda entre nós, letrados, a inclusão do “The Intercept” nos links oferecidos por este blog.

  16. – BRAVA GENTE BRASILEIRA,
    – LONGE VÁ TEMOR SERVIL,
    – OU FICAR A PÁTRIA LIVRE,
    – OU MORRER PELO BRASIL
    (Hino da Independência do Brasil)

    SE DILMA NÃO VOLTAR E O GOLPE SE CONCRETIZAR,
    O QUE DEVERÁ ACONTECER COM TODOS GOLPISTAS,
    PRINCIPALMENTE COM O CHEFÃO TEMER? . . .

  17. Essa empresa golpista de comunicação não sofrerá investigação?

  18. “Portanto, fica evidente que os 50% de entrevistados não disseram que seria melhor para o país se Temer continuasse até o fim do mandato de Dilma em 2018: eles disseram apenas que essa seria a melhor opção se a única alternativa fosse o retorno de Dilma”

    e há outra ???? Ora bolas, 50% prefere o Temer e 32% preferem a Dilma, é simples demais. Para mim tanto faz como tanto fez, pois eu votei nos dois.

  19. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Parece um pesadelo mas essa é a realidade brasileira: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas… …

    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  20. Bom dia Edu!

    Eu acho o seguinte: se Temer ficar até o fim de 2018 será muito bom para a esquerda voltar ao poder, tanto para o Lula, quanto para o Ciro Gomes (que com certeza ganhará muito voto se Lula não puder se candidatar). Agora, se a Dilma for reconduzida ao poder, ela não irá conseguir governar com este congresso horrível eleito em 2014 e ela sabe disso! Daí a ideia que ela abraçou de convocar novas eleições! E eu acho que isso será bom na verdade para a direita: Lula pode estar liderando as pesquisas para vencer no primeiro turno, porém, no segundo turno está fadado a perder para qualquer candidato e vai sofrer muitos ataques midiáticos! Não irá ser saudável para a direita continuar com o Temer até o fim do mandato previsto para a Dilma e eles já perceberam isso e vão querer apoiar totalmente candidatura da Marina (historicamente política de esquerda, porém, começou a virar a casaca quanto a sua visão política depois de virar evangélica e ela será uma perfeita marionete da direita, governará que nem o Temer, a unica diferença é que ela terá mais popularidade no começo do mandato) ou do Aécio (nem preciso falar)! Se é para a direita se consolidar no poder através de uma nova eleição, que assim o seja, mas assim o povo aprenderá na base da desgraça e do sofrimento!

    Um abraço!!!

  21. Com a volta de Dilma, este jornal deverá ser sumariamente fechado e seus proprietários presos por crime contra a segurança nacional! Fora PIG!!!!!

  22. Com a Dilma voltando agora, você acha que a esquerda terá chances de se reerguer e recuperar sua imagem?

    • Acho que se ela voltar agora salvamos os trabalhadores de perder direitos e o patrimônio público (sobretudo o pré sal) da privataria.

      • Mas e 2018 nesse cenário? Sendo vidraça por mais dois anos vai ficar difícil. Aí ao invés de dois anos de direita serão quatro.

        Não acho que o PT conseguiria se recompor com Dilma no poder, mas se ela vencer o impeachment, espero queimar a língua.

    • Paulo e Anderson,
      A volta da presidenta não vai resolver os problemas sérios, nem os econômicos e muito menos os políticos, mas retomará a normalidade democrática. Para mim, nenhum governo será legítimo, real e verdadeiro se no planalto não estiver porque lá chegou através do voto. O País está até sem a sua democracia mais elementar, que é a democracia eleitoral. Esse é nosso maior risco, uma vez que, se continuar por mais dois anos com a choldra corrupto-golpista instalada no comando do País, com o apoio incondicional da mídia vendepátria, do judiciário ilegalista e do stf vendilhão, poderemos não ter eleições em 2018. Ao continuarmos com esse congresso de bandidos, com raríssimas exceções, que ora temos, poderemos dar adeus às esperanças em um futuro de probabilidades, porque os tempos serão sombrios! Quem não tem clareza sobre a supressão do golpe na Turquia, com o povo nas ruas contra o exército, poderá pensar que os turcos estão satisfeitos com seu presidente. Não estão. Mas sabem o quão será pavoroso e violento todo e qualquer regime que não tenha a mínima participação popular, e o voto é a mais elementar delas. Quando um presidente chega ao poder pelo voto sabemos quando ele sairá, mas nunca saberemos quando sairá aquele que lá chegou por golpes e manobras juridiquistas. Num País em que sua Constituição não é respeitada, mas explicitamente jogada na latrina com o consentimento dos legisladores e os aplausos dos juízes executores é porque o futuro que nos espera é a indigência civilizatória para garantir a manutenção da soberania norte americana. Os gigantes acordaram: o interno representado por PMDB, PSDB, Judiciário, mídia e sequazes e o externo, o sempre e eficaz dono da “Pátria Grande” senhora sem pudor e sem orgulho, America Latina. Tenho imensa vergonha de ser conterrânea e contemporânea dessa raça rastejante!!!
      Abraços
      Maria Antônia
      .

      • Corrigindo/completando, o último parágrafo. O gigante externo é os Estados Unidos.

      • Maria Antônia, pensando na estabilidade democrática, faz todo o sentido sua posição.

        Mas acho que a reabilitação da esquerda nas mentes de parte do povo seria mais fácil com uma breve experiência de direita. Hoje penso que a reabilitação da esquerda é mais importante para o futuro do país, mas sua posição é super válida.

  23. Caro Eduardo,

    Até o momento, não se sabe ao certo, se o “Impeachment”, que caminha no Senado da República, seja rejeitado. Os senadores do PT são muitos cautelosos quanto à sua rejeição. Apenas limitam-se a dizer que há possibilidade desse processo ser revertido. O Senador Roberto Requião, que é do PMDB, é o mais otimista deles, ao afirmar que há os votos necessários para que golpe não passe naquela casa parlamentar, mas estes são condicionados à convocação de plebiscito para antecipar as eleições. Em outras palavras, Dilma voltaria, mas não concluiria o seu mandato.

  24. Taciana Jales • Professor de Ciiências Sociais e Direito. at Retired

    Amigos estão pedindo para divulgar essa nota. Gostaria de quem pudesse confirmar, fizesse isso, compartilhando.Alô amigos de São Paulo! Confirmam essa nota?

    “Lula Vai Estar Reunido Amanhã, A Partir Das 09:00 H, Com Representantes De Mais 40 Países, No Maksoud Plaza, Alameda Campinas, 150 – São Paulo/SP.

    Os Golpistas Estão Convocando Ato Para O Local, Quem Tiver Disponibilidade Para Estar Lá, É Importante

    Que Vá! Temos Que Convocar A Militância Para Defender O Lula. Vamos Compartilhar Isso Com Todos Nossos Grupos Do Facebook E WhatsApp!”

  25. Crime de lesa pátria, de lesa democracia

    É este o crime que estes aloprados devem responder (de partes significativas do DEMO,PMDB, PSDB, PTB, PSD, PPB e PSB entre os maiores) e por ele estes CANALHOCATRAS devem ser apartados e ENJAULADOS por ferirem, agredirem e ignorarem a vontade da imensa maioria da população do país..

    A esta altura não vejo a hora da volta de DILMA, tudo pra que ela renuncie em seguida ..pq convenhamos, com ela também não dá pra continuar

    em tempo – e pra quem vê este governo interino “paralisado”, que disto resulte num aprendizado ..a direita e os opositores já deram mensagens do que querem ..cabe aqui aos homens de boa vontade, sentarem e negociarem pra não termos que ver o país guindar a uma rusga de radicais de ambos os lados

  26. Lembrete: TODO GOLPISTA É FASCISTA E TODO FASCISTA É CANALHA.
    Prezado Eduardo:

    1.” Há tres tipos de mentiras: mentiras, mentiras enormes e estatística”

    2. ” o pensamento estatístico será um dia tão necessário para uma cidadania efetiva como a capacidade de ler e escrever”

    E assim os espertalhões e mentirosos vão enganando os que se julgam sabidos mas que na realidade não passam de imbecis manipulados pelos meios de comunicações que aceitam diariamente a lavagem cerebral e aceitam-na como cultura.

    3. Quanto aqueles que criticam a situação da Venezuela eu sinceramente os entendo mas não acredito que eles estejam entendo a real situação.
    a)A Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo. Um petroleiro passa 21 dias do golfo pérsico para os EEUU e apenas 6 dias da Venezuela para os EEUU.
    b) A desestabilização da Venezuela está nos planos do governo americano há muito tempo.Esta é uma questão de geopolítica e que pouca gente entende ou não quer entender.José Serra e Michel Temer estão incluídos neste item.Veja abaixo.

    GENERAL W. CLARK: EUA VÃO DESESTABILIZAR 7 PAÍSES EM 5 ANOS(www.navalbrasil)
    c) o golpe brasileiro que tem como golpista mor ( legislativo – Câmara, senado, Michel Temer e parte do poder judiciário) pode ser enquadrado no item acima.

    d) Antes de Hugo Chaves assumir o poder toda a receita de petróleo era para a classe burguesa do pais. O povo mesmo só tinha direito a passar fome e ser analfabeto . Com Hugo Chaves houve uma distribuição de renda e inclusão social ( faculdades, casas para os trabalhadores e educação e segundo a UNESCO a Venezuela está livre do analfabetismo). A classe burguesa não aceita isso, do mesmo modo que a elite brasileira não aceita o governo do PT.

    e) os meios de comunicações dizem que Hugo Chaves é ditador, mas, mas 17 eleições que houve no tempo de Chavez, ele perdeu apenas 1 (uma) e aceitou o resultado.

    f) Atualmente há grande escassez de produtos básicos, uma parte pelo fato daquele pais não ser produtor desses produtos, outra parte é devido ao boicote provocado pelos empresários que são financiados por ONG’s americanas. Só para citar um exemplo, em 31 de maio de 2016 o deputado Ricardo Molina denunciou na televisão que comerciantes destruiram 3 milhões de ovos à venda pela empresa Ovomar. Tres milhões de ovos são exatemente 250.000 dúzias. Isso somente em uma empresa. Há boicote tanto na produção quanto na distribuição e assim começa-se a desestabilizar um governo. 1° – instala-se o caos econômico. 2° – provoca-se manifestações públicas de protestos. 3° – provocam as forças de segurança do Estado para reprimir as manifestações. 4° – gera-se o caos e instala-se a guerra civil. Enquanto os buchas de canhões vão para a linha de frente, os golpistas e a elite ficam na Flórida dando entrevistas à imprensa estrangeira e passando-se por vítimas.

    g) observem que os países e ou governos que não aceitam a tutela dos EEUU nem do neoliberalismo ou simplesmente colonialismo, estes são literalmente execrados ( Rússia, Coreia do Norte, Irã, China) pela mídia empresa vendida ao capital financeiro internacional. Vejam o que aconteceu no Iraque , na Líbia e o que está acontecendo na Síria e com governos de esquerda: Brasil, Venezuela, Equador.

    Tudo é uma questão de geopolítica.

    Abram a cabeça para que não fiquem dizendo besteiras; pois, quem aceita passivamente o colonizador não passa de um analfabeto político submisso e de um covarde ou simplesmente um grande oportunista .

  27. Discordo terminantemente da afirmação de que não será bom para a esquerda.
    Esse pouco tempo em que essa quadrilha conseguiu o poder já foi suficiente pra abrir os olhos de muita gente.
    Esses bandidos não podem ficar mais dois anos em nenhuma hipótese. Ruim pra esquerda e pra todos é que eles permaneçam.

  28. Xiii olha ai, parece que o Santana entregou a Dilma.
    É o que informa o “golpista” Josias de Sousa:

    http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2016/07/22/joao-santana-diz-ter-mentido-para-poupar-dilma/

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.