Não adianta reclamar de falta de pesquisas, há que mandar fazer

pesquisas capa

 

Um dos assuntos mais comentados nas redações, no Congresso e, claro, na internet é uma pesquisa Datafolha sobre a aprovação ao governo Temer e o apoio dos brasileiros ao impeachment. A pesquisa teria sido engavetada após a Folha de São Paulo, que controla o instituto, ter descoberto que, agora, a maioria rejeita o impeachment de Dilma e o repúdio ao “governo” Michel Temer já seria uma quase unanimidade.

De fato, é estranho. Há quase 60 dias não é feita uma pesquisa sobre o impeachment e até agora não se sabe como a população está vendo o governo provisório de Temer.

A última pesquisa sobre o apoio ou rejeição dos brasileiros ao impeachment de Dilma foi divulgada em 10 de abril. Naquele momento, o apoio à queda da presidente da República havia caído de 68%, em 18 de março, para 61%. Além disso, 58% rejeitavam que Michel Temer assumisse o cargo de presidente.

Vale dizer que, na pesquisa divulgada em 10 de abril, também havia caído de 65% para 60% o apoio ao afastamento de Dilma pelo Senado.

A dinâmica do governo Michel Temer sugere que a situação pode ter melhorado para Dilma e piorado para o presidente em exercício. Em menos de um mês, o governo já perdeu dois ministros e outros três encontram-se na marca do pênalti.

Além disso, segundo a Folha de São Paulo, no despacho em que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pede ao STF para abrir inquérito contra o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, é dito que a doação de R$ 5 milhões que o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro teria feito Temer seria propina cuja moeda de troca seria uma obra no aeroporto internacional de São Paulo.

Para completar o quadro, ministros de Temer andaram propondo reduzir o atendimento público de saúde à população e retirada de direitos trabalhistas como FGTS, férias, 13º salário etc. É praticamente impossível que a população não esteja assustada e revoltada com essas ameaças do governo provisório.

A versão sobre a reviravolta nas pesquisas cresceu tanto e ganhou tanta força que a presidente Dilma, em entrevista recente à rede de televisão do Catar Al Jazeera, insinuou que não estão sendo feitas pesquisas de opinião porque os institutos de pesquisa mais famosos são controlados por seus inimigos políticos e estes não querem que o povo saiba que agora a maioria dos brasileiros é contra o impeachment.

Confira, abaixo, a recente entrevista da presidente à rede de televisão árabe na qual ela afirma que não estão sendo feitas pesquisas porque estas revelariam que, agora, a população é contra o impeachment.

A versão de que vão esconder as pesquisas que mostram que os brasileiros não querem mais o impeachment até que o Senado vote pelo afastamento definitivo de Dilma é preocupante para quem sabe que, no Brasil, esses grupos de mídia que controlam os institutos de pesquisa não hesitariam em manter os brasileiros “no escuro” até que a situação se torne irreversível.

Câmara e Senado abriram o processo contra Dilma Rousseff pressionados por pesquisas de opinião que diziam que a maioria dos brasileiros quereria que ela fosse destituída do cargo. Se não for mais assim, é óbvio que mais senadores poderão votar contra o impeachment. E todos sabem que faltam poucos para barrar o golpe.

Contudo, é preocupante que tantas denúncias sobre ocultação de pesquisas estejam sendo feitas por jornalistas, partidos políticos e até pela própria presidente da República sem que os denunciantes façam alguma coisa para impedir que esse golpe seja aplicado nos brasileiros.

É óbvio que um blogueiro ou os cidadãos comuns não podemos fazer nada quanto à ocultação de pesquisas, mas partidos políticos, movimentos sociais e sindicais que repudiam o impeachment têm todos os meios de encomendar sondagens da opinião pública.

A Central única dos Trabalhadores, por exemplo, vinha encomendando pesquisas ao instituto Vox Populi. A Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, tem seu próprio sistema de pesquisas de opinião.

Não adianta ficar denunciando que os grandes institutos de pesquisa, controlados pela mídia antipetista, estão escondendo sondagens favoráveis a Dilma e desfavoráveis a Temer. Dilma tem sido uma valquíria na luta contra o golpe. Se tiver em mãos pesquisas mostrando que a população agora repudia o golpe, ninguém a segura mais. A mídia terá que tocar no assunto e, mais, não terá outro remédio além de divulgar suas pesquisas.

O tempo urge. A comissão golpista do impeachment, no Senado, está tentando acelerar o golpe porque sabe que o tempo trabalha contra os golpistas. Quanto mais o tempo avançar mais o povo perceberá a burrada que fez ao apoiar o impeachment. A ordem do dia, portanto, é a resistência ao golpe encomendar e divulgar pesquisas sobre a suposta nova posição dos brasileiros em relação a Dilma. Enquanto é Tempo.

Tags: ,

99 Comentário

  1. http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2016/06/08/interna_politica,770641/maioria-dos-brasileiros-aprova-afastamento-da-presidente-dilma-diz-pe.shtml

    Humm ! Pela pesquisa acima, a coisa está mais para “golpe” mesmo. “Lasciate ogni speranza …”

    • CNT? Clezio Andrade?

      • Isso só mostra Edu, que pesquisas não são a solução. Se fazemos por institutos mais a esquerda, a direita diz que é manipulação, se é o contrário, dizemos nós. O que importa é a luta e a mobilização, tanto nas ruas quanto nas instituições. O resto, como diria um blogueiro nos velhos tempos, pois hoje esta estranho: é luar de paquetá

  2. Segundo o Fernando Rodrigues na pesquisa CNT/MDA, a primeira após o impeachment, o índice de aprovação do Temer é igual da Dilma, em torno de 11%.
    Já o o índice de rejeição é de 62% da Dilma contra 28% do Temer.

    Xiii é a disputa do roto contra a rasgada… Que tristeza! Pobre de nós.

    http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2016/06/08/desconhecido-michel-temer-tem-rejeicao-de-28-contra-624-de-dilma/

    • “Chama a atenção o alto número de brasileiros que não quiseram ou não souberam opinar sobre Michel Temer e seu governo –uma demonstração do baixo grau de conhecimento dos brasileiros a respeito de quem comanda o país no momento.
      Segundo a CNT/MDA, 30,5% dos entrevistados não souberam opinar a respeito da administração Michel Temer.”
      SOUBERAM SIM. ESTÃO É COM VERGONHA, OU FINGINDO IRONIA, COMO O SEBA.

      • Ô Denis, nós os “coxinhas” “simpatizantes de golpistas” estamos envergonhados com o Temer…
        Ele nos decepcionou muito. Em algumas semanas no governo não conseguiu mudar radicalmente da água pro vinho a situação…

        Deveria já na primeira semana de governo ter baixado o desemprego e a inflação pra ZERO! Incompetente!

    • O desavisado não consegue perceber nem mesmo quando o logro é excessivamente escancarado, como esse produzido pelo Fernando Rodrigues, que compara os números de Dilma em fevereiro/16 com os de Temer em junho/16, para mascarar o fato do Datafolha não mais divulgar pesquisa sobre o tema.
      O triste é que o gaiato não ficou nem um pouquinho desconfiado do motivo pelo qual não pesquisaram ou divulgaram os números de Dilma nessa última pesquisa grossamente manipulada por Rodrigues? Haja desinformação para que o golpe “paraguaio” não desande na última fase.

      • Ô Batista, o “gaiato desavisado” simpatizante de golpistas que aqui que vos fala não entende duas coisas:

        Você acha mesmo que os números da Dilma estariam subindo com o país em estado de frangalhos piorando cada vez mais na economia, inflação e desemprego?

        Você acha que o Temer (que não tenho grandes simpatias por ele), que herdou a situação que ai está, poderia fazer o milagre de em poucas semanas no governo mudar as situação trágica que ai está?

        Você não acha que o Temer deveria ter uma, digamos, uma “carência” de alguns meses antes que pesquisas comecem avaliar seu governo?

        • Repetindo, embora inútil: “Haja desinformação para que o golpe “paraguaio” não desande na última fase.”
          É disso que se trata, GOLPE contra a democracia, contra a constituição, via farsa jurídica-midiática e do terrorismo da desinformação, ditado pela global, escancarados.
          O resto é fogo de dispersão, conversa mole pra desavisado continuar dormindo…
          Durma, mas assuma quando perceber-se trouxinha.

    • “Pobre de nós” é o Brasil afastar uma presidenta legitimamente eleita, cuja mesma fez exatamente a mesma coisa que governos anteriores… Tal coisa só virou crime de responsabilidade por conta da crise e sucessivas derrotas da direita nas urnas. Não aguentam perder!

      No mais, acho que a frase deveria ser “pobre da direita”, pois apesar de o Lula ser bombardeado quase que diariamente pela mídia e judiciário, aparece em primeiro nas últimas pesquisas e perdendo por pouco no segundo turno. Isso é uma vergonha para os trouxinhas!

      #DemocraciaOuMorte

      • “Pobre de nós” é ter essa situação: País quebrado com déficit de 170 bilhões, um pib zero e dois negativos de 3.8% e mais outro pib zero seguidos, desemprego crescente, Petrobras quebrada devendo mais de 500 bilhões, e pedaladas d 40 bilhões…

        • Seba,

          São outras coisas ruins que já estavam sendo trabalhadas para que o Brasil voltasse a crescer como no Governo Lula. Entretanto, temos que lembrar que Governo ruim não é (ou pelo menos não deveria ser) motivo para impeachment.

    • Seba,
      Você é muito idiota! Quando foi que um presidente começou seu governo com a credibilidade de 11%?! Se começa com esse patamar, qual será a sequência?! Mais, só tem 11%, mesmo tendo a mídia toda a seu lado e escondendo todos os acontecimentos das ruas e os crimes dos amigos golpistas, inclusive, amparando e protegendo-o com sua trupe de bandidos!!! Quando a gente pensa que vocês já esgotaram todo o estoque de imbecilidades vocês nos surpreendem com mais imbecilidades. Sem a mídia, a aprovação dele seria próximo de 1%, afinal temos que considerar seus familiares, seus sequazes e comparsas e os sequazes dos comparsas. Os votos reais do golpista Temer é precisamente de 1.100.000. Todos bandidos, amigos e parentes de bandidos!
      Maria Antônia

      • Ô Maria, dessa vez você esqueceu de falar das Baratas da sua casa…

        • Seba,
          Não esqueci não. É que só coloco minhas baratas na argumentação, se considerar que no momento, o debatedor está melhor do que elas! Aí, faço uso delas para depreciar! Repetir o que zurra um jornaleleiro da mídia patronal, até minha baratas teriam vergonha! Todas elas dormem entre os gênios da Humanidade Platão, Sócrates, James Joyce, T.S. Eliot, Comte, Aristóteles, Merleau-Ponty, Gilberto Freire, Raimundo Correia, Gregório de Mattos, Augusto dos Anjos, Fernando Pessoa, Cesário Verde, Milton Santos, Maquiavel, Will Durant, Shopenhauer, Nietszche e mais umas centenas de homens e mulheres que construíram e contribuíram e continuam a contribuir para o desenvolvimento do homem e por conseguinte do mundo, quando ele quer, é claro. Fazer uso delas contra sua não argumentação seria covardia e elas ficaram zangadas comigo. Pensam que são melhores do que muitos homens. Um mundo melhor para todos, tenho certeza de que desejam! PORTANTO…
          Maria Antônia

  3. Primeiramente: FORA TEMER GOLPISTA…
    Essa história de pesquisa, está igual aquela de quererem mulher, na equipe de um ladrão golpista. Que tipo de mulher faria parte de um governo INTERINO formado por uma quadrilha? Só bandidas. Depois ficaram reclamando. Agora é com pesquisa…
    Alguém acredita nessas pesquisas? Depois comentam que o golpe ainda é aprovado pela população…
    Por favor, o momento é de coisas sérias, práticas e mais honestas possíveis.
    Precisamos ajudar a Dilma e o LULA. Como faremos isto?
    A QUE HORAS ELA VOLTA?

  4. Que tristeza, ein!
    A ignorância política demora para aparecer, mas quando aparece mostra a verdade dessa gente sem noção que ignora a realidadd e vive de mentiras e falsidades.
    “COMO DEVEM ESTAR SE SENTINDO AGORA, AQUELES “COXINHAS” QUE FORAM DESFILAR NA AVENIDA PAULISTA COM AS FAIXAS DE “SOMOS MILHÕES DE CUNHAS”, “SOMOS TODOS CUNHA”, USANDO MÁSCARAS DO JAPONES DA FEDERAL, E MARCHANDO SOB A BATUTA DO BERRANTE DO MBL?

  5. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mírdia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria), os canalhas direitistas…
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  6. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Hoje, agora, às 04:13, o meu 1º comentário deste 09/06/2016 voltou a aparecer no “Your comment is awaiting moderation.”, depois de muito tempo sem isso acontecer. Por que acontece tal coisa (de passar alguns períodos sem aparecer a mensagem na moderação do “Blog”) ? Isso é coisa de ‘hacker’ da direita atuando no computador do “Blog” ou no computador local (daqui, “meu”) ? Tô me sentindo importante… Quer dizer, agora que liberaram, parece que já não mais tanto, pois consegui postar as 03 mensagens simultaneamente às 04:13 no Viomundo, Tijolaço e neste Blog da Cidadania: esqueceram de mim ! ! ! ! …
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  7. Eu acho que cometeram “pedaladas” nesta pesquisa do CNT/MDA.

  8. Se DiLLma não fez nada em 6 anos, por que faria alguma coisa em dois anos?

    • Mesmo depois da sabotagem de vcs, que começou em meados de 2013, Dilma fez muita coisa de boa, cometeu erros, mas cometeu tentando combater a sabotagem de vcs. Ela, se voltar, pode não conseguir governar por causa deste congresso ultraconservador e da Lava Jato do Moro, que acabou com a construção civil pesada do país, da forma como foi feita, com estas intenções.

    • Não seja injusto!

      “Dilma não fez nada”, não…

      Dilma quebrou a Petrobras, quebrou o setor elétrico, quebrou a CEF, quebrou vários fundos de pensão e, obra das obras, jogou o país na maior crise da sua história!!

      E vc diz q ela não fez nada?

      Ô injustiça…

  9. Pesquisa de intenção de voto mostra Lula na liderança para 2018

    Yahoo Notícias

    8 de junho de 2016

    Ex-presidente por dois mandatos consecutivos, Luiz Inácio Lula da Silva apareceu na frente de outros possíveis candidatos para as eleições presidenciais de 2018. A pesquisa estimulada divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo instituto MDA, nesta quarta-feira (8), ainda tem uma simulação de segundo turno.

    Nela, quem venceria em uma disputa com Lula seria o tucano Aécio Neves, atualmente senador pelo PSDB-MG e candidato derrotado nas eleições de 2014.

    Na pesquisa espontânea, Lula tem 8,6% de intenção de voto, enquanto Aécio aparece com 5,7%. A ex-senadora Marina Silva (Rede) possui 3,8% dos entrevistados a seu favor, enquanto a presidente afastada Dilma Rousseff tem 2,3%. Atualmente presidente interino, Michel Temer atingiu 2,1%, o mesmo íncide apresentado pelo deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

    Outro nome frequentemente citado nas entrevistas da CNT foi o de Ciro Gomes (PDT), que figura com 1,2% das intenções de voto. Os demais presidenciáveis não atingiram sequer 1%. Votos em branco somam 16,7%, enquanto os indecisos são nada menos do que 54,1%, mais da metade.

    Em uma pesquisa estimulada, Aécio teria 15,9% do apoio e, mesmo assim, ficaria atrás de Lula no primeiro turno, com 22%. Marina Silva teria 14,8% e, empatados tecnicamente, aparecem Ciro Gomes (6%), Bolsonaro (5,8%) e Temer (5,4%). 21,2% votariam em branco ou nulo e 8,9%, nesse cenário, ficariam indecisos.

    Quando a hipótese tem o governador paulista Geraldo Alckmin como representante do PSDB, a diferença para Lula fica ainda maior, com 22,3% para o petista e 15,9% para o tucano.

    Num segundo turno, porém, Lula enfrentaria muitas dificuldades para se reeleger. Isso porque, com Aécio na disputa, o petista perderia por 34,3% a 29,9%. Contra Marina seria a mesma coisa: derrotado por 35% a 28,9%. Nesse caso, segundo a pesquisa da CNT, o ex-presidente só venceria Temer, em um “placar” de 31,7% a 27,3%.

    Caso Lula não fosse para o segundo turno e a disputa na etapa em questão fosse entre Aécio e Marina, eles empatariam tecnicamente: 29,7% a 28%, com leve vantagem para ele. Temer, por outro lado, perderia em todos os cenários de segundo turno emulados.

    Aprovação (ou a falta dela)

    O relatório da CNT/MDA mostrou também que a administração de Michel Temer tem baixa aprovação, quase idêntica à de Dilma. O governo peemedebista é aprovado por apenas 11,3% dos brasileiros, enquanto o da petista tinha uma taxa de 11,4%.

    A CNT/MDA ouviu 2.002 pessoas em 137 municípios de 25 unidades do Federação no período de 2 a 5 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Para acessar a pesquisa na íntegra, clique aqui.

  10. “Delator diz que pagou US$ 4,5 milhões em caixa 2 para campanha de Dilma”

    “Cerveró diz que Dilma sabia do esquema”

    “Marcelo Odebrecht diz que pagou despesas de campanha de Dilma”

    “Delcidio diz que Dilma tentou interferir na Lava-Jato”

    Essa é a “mulher honesta”?

    Tá…

    • Quer dizer que delator falou tá falado? Eles também acusam Aécio, Serra, FHC, os teus patrões. E aí?

      • E ai, prende todo mundo!

        Quem tem “corrupto de estimação” é petista…

        Ao contrário de vc, não defendo ladrão!

  11. Temos que esperar outras pesquisas. Seria importantíssimo uma do Vox Populi.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.