Janot esfregou a lei na cara de Gilmar. Foi de lavar a alma

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

gilmar 1

 

Passou batido um dos momentos mais edificantes dos últimos tempos para aqueles que anseiam por Justiça. Um magistrado que, na OPINIÃO desta página, desonra o Poder Judiciário ao se posicionar de forma escancaradamente partidária e histriônica, apesar de seu cargo requerer distanciamento e circunspeção, acaba de levar um corretivo público de outra autoridade.

Em resposta de 41 páginas ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, usou um tom que beira a indignação e se assemelha a bofetada desferida em resposta a uma agressão.

Essa briga surda entre o ministro do Supremo e o Procurador Geral da República foi travada sem ser percebida como tal, mas ocorreu.

Por duas vezes seguidas, Gilmar devolveu a Janot pedidos de investigação do senador Aécio Neves feitos por ele. O argumento usado foi um insulto. Simplificando e resumindo, Gilmar perguntou a Janot se este tinha “certeza” de que queria mesmo investigar o tucano. Na prática, o ministro chamou o procurador de irresponsável, despreparado, desinformado.

Ou não seria irresponsabilidade, despreparo e desinformação de um procurador-geral da República ele pedir investigação de um senador dessa República sem ter verificado bem, antes, o que estava fazendo? Ou seja: sem ter motivos razoáveis para pedir a investigação.

Gilmar estava certo de estar baixando um decreto do Olimpo contra os mortais, já que parece acreditar que vale tudo contra uns e a favor de outros. A resposta do PGR pretendeu mostrar ao agressor que não é bem assim, que Gilmar deu um passo maior do que a perna ao achar que pode simplesmente enterrar investigação contra Aécio sem maiores explicações.

A resposta de Janot foi uma traulitada. Abaixo, a “capa” da resposta, que tem 7 tópicos

gilmar 2

1 – Processo penal [ainda não instalado]

2 – Inquérito [preparatório da ação penal]

3 – Termos de declaração colhidos no âmbito de acordos de colaboração premiada

4 – Indicação do envolvimento de parlamentar [Aécio] no recebimento de vantagens indevidas mediante estratégia de ocultação de sua origem

5 – Suspensão, a partir de simples petição do investigado, das diligências solicitadas pelo “Dominus Litis”

6 – Impropriedade

7 – Elementos suficientes ao prosseguimento das investigações

Chamam atenção os tópicos 5 e 6. Os anteriores tratam do processo penal que pode vir a ser instalado contra Aécio, do inquérito que deve prosseguir para apurar indícios e provas, das delações que originaram o inquérito, das suspeitas contra Aécio e da necessidade de o Supremo investigar o parlamentar.

Os tópicos 5 e 6, porém, contém críticas a Gilmar. O tópico 5 diz que ele suspendeu o processo a partir de “simples petição do investigado”, ou seja, que Gilmar suspendeu o trâmite legal da investigação ante uma simples petição argumentativa que não tinha prova alguma, ou seja, Aécio pediu, sem acrescentar nada ao que foi apurado, e Gilmar atendeu sem pedir nenhum fato novo, “confiando” no investigado.

O trecho final do documento de 41 páginas escrito por Janot ao ministro do Supremo revela a carraspana que o procurador-geral da República passou em Gilmar.

gilmar 3

Não se está, aqui, fazendo nenhum juízo de valor sobre Janot. Nem se é isento, nem se é parcial. Aqui está sendo apontado um fato: Gilmar foi duramente criticado pelo procurador-geral da República pelo ato inusual de perguntar a quem detém o “Dominus Litis”, ou seja, ao autor da ação, ao dono da lide, se sabe o que está fazendo.

Compete ao Ministério Público, na condição de dominus litis, avaliar se as provas obtidas na fase pré-processual são suficientes para a propositura da ação penal, não cabendo, pois, ao magistrado assumir o papel constitucionalmente assegurado ao órgão de acusação e, de ofício, determinar o arquivamento do inquérito policial.

Eis a carraspana que o PGR passou em Gilmar. Isso não apaga ou justifica eventuais decisões erradas que eu e outros como eu acham que o PGR tomou, mas mostra que nem todo mundo está disposto a ser desrespeitado por Gilmar e que este ficou bem quietinho diante da reação daquele, o que também diz muito sobre a situação.

O que vai dar a investigação de Aécio no Supremo? Não vai dar nada? Não tenho tanta certeza. Como a sociedade não está aceitando impunidade, e como está, até, exagerando na dose, tendo desencadeado uma cultura persecutória e “punitivista” que chega a preocupar, parece que Justiça, Ministério Público e Polícia Federal decidiram jogar merda no ventilador.

Nesse contexto, já sobrou até para FHC. E Aécio, esse já foi rifado. Se precisar, se as acusações de partidarismo dos órgãos de controle e investigação, da Justiça, do Legislativo e da imprensa brasileira continuarem ganhando o mundo, como estão, os tucanos serão sacrificados em prol da imagem das instituições, pois está claro que essas autoridades estão preocupadas com ela.

Aécio, como disse Romero Jucá, será “o primeiro a ser comido”, mas, como o delator Sergio Machado disse a Renan, no PSDB e no PMDB não vai sobrar ninguém, a menos que as instituições brasileiras estejam dispostas a virar chacota diante do mundo, tornando o Brasil uma republiqueta na qual nenhum país sério vai confiar.

Particularmente, acho que o Brasil passou desse estágio. Por sua importância, cedo ou tarde a lei vai ter que começar a valer para todos. Se não houver prisões dos corruptos tucanos e peemedebistas, a imagem do país estará destruída. O próprio mercado vai se preocupar com isso. Empresariado vai perder, todos vão perder.

De certa forma, o Brasil talvez saia mais forte disso tudo. O povo já está percebendo que foi enganado, a esquerda radical já está vendo que os governos do PT não foram de direita coisa nenhuma, está vendo agora o que de fato é um governo de direita. Muita gente que apoiou o golpe vai comer o pão que o diabo amassou por conta de suas próprias ações.

Tudo isso se chama aprendizado democrático. O que aconteceu no país nos últimos três anos, com “jornadas de junho”, “não vai ter Copa”, caça às bruxas, desmerecimento da governabilidade, chama-se aprendizado democrático. Este povo vai aprender muito com seus erros. Não é de todo ruim o que está acontecendo no Brasil.

Tags: , , , ,

94 Comentário

  1. Xará, quem sai ganhando com tudo isso é um certo senador de alta plumagem que tem obsessão pela presidência (e que deve estar por trás de todos esses fatos).
    Veja: na mídia aparece (timidamente) o escândalo das merendas em SP, Aécio está enrolado, denúncias todo dia contra o PT (garantir que todos do PT saiam chamuscados, ficar na população que o partido todo é corrupto)…
    Aí eu pergunto: quem está limpinho até agora, sem notícias negativas na mídia. Quem?!
    Eu acho que esse é o objetivo: destruir todos os adversários presidenciáveis (sejam eles correligionários ou de outros partidos) e transformar esse senador de alta plumagem que tem obsessão pela presidência em herói, casto e competente!
    A conferir.

    Abraços

    • Serra tá com o dele na reta, também. Como disse Sergio Machado, não sobra um no PSDB

      • ♫ Sem dúvida. É só questão de tempo até o Zé Chirico ser tronchado. A careca dele já está coberta de cocô; e não é cocô de passarinho…

        • Sabe quando o Srra vai para a vitrine? NUN-CA!
          O sujeito tem um livro inteiro escrito tendo-o como personagem central de todo tipo de patifaria e não foi importunado em momento algum, seja pela imprensa, justiça, eleitores – tanto é que foi eleito senador da república e NA-DA!

      • Não vai sobrar um no PSDB… e nenhum no PT!

        Lugar de ladrão é na cadeia… Simples assim!

        Mas o Lula vai ser preso antes do Aécio…

        Se bobear, até a Dilma vai presa antes do tucano!

        Né?

    • Concordo, Çerra sempre está por trás dessas “disputas internas”, pode ser que desta vez ele se ferre, pois acho que se o ‘playboizinho’ for comido,vai sobrar para muita gente.. ele é tão doido que é capaz de sanear o Brasil, mesmo sem querer!

  2. E vc viu reportagem de o Globo q do q Aecio em 3 de maio pediu 46 caixas dos arquivos da CPI dos correios q continham doc q incriminava ele? É o STF mandou lacrar essas caixas e pediu explicação ao senador? O q ele ia fazer com as caixas? Tocar fogo?

  3. Eduardo, que bom que estás otimista.
    Gostaria de acreditar em qualquer pessoa do judiciário mas, está difícil…
    Vou esperar para ver.

  4. “Não é de todo ruim o que está acontecendo no Brasil ”
    Perfeito.
    Concordo com isso, principalmente porque estamos “redescobrindo o Brasil”.
    A começar por seus políticos, que na maioria, não valem aquilo que depositam no “trono” chamado privada.
    Depois vemos um MP que resolveu se rebelar e quer independência para investigar, prender, julgar e condenar, vide república de Curitiba.
    Se o MPF fosse sério, Cunha e seus asseclas já estariam preso.
    A PF como não poderia deixar que a coloquem para trás em um segundo plano de valor, colocou as manguinhas de fora e também quer ser “livre, leve e solta”.
    Se a PF fosse séria, o Japonês bonzinho e condenado,não teria mostrado as caras da TV.
    A seguir, vemos um STF que se diz última trincheira da democracia, e logo a mais alta Côrte rasga a Constituição e participa ativamente do golpe mais sórdido já aplicado em um País, na deposição de um Presidente.
    Quando Ministros de uma Corte anunciam antecipadamente seu voto, não se pode mais dar-lhes crédito.
    Não é mesmo Gilmar?
    Se o STF fosse sério, Aécio já estaria preso.
    Depois, vemos os Empresários, Banqueiros agiotas e todo tipo de Especulador se juntarem ao golpe através de uma “organização” que os representa, dirigida por um empresário que não tem empresa.
    Todos querendo garantir aquilo que o FHC lhes concedeu: não pagar impostos.
    Se os empresários deste País fossem sérios, o Brasil já estaria entre os maiores do Mundo e fazendo americanos tremerem nas bases.
    Descobrimos que nossa elite ignorante saiu do armário.
    Mostrou sua educação e respeito adquiridos nas faculdades que frequentaram.
    Foi massa de manobra da globo e seus asseclas da imprensa golpista.
    Os coxinhas foras arrastados às ruas, para defenderem o império global e a imprensa corrupta.
    Os coxinhas, agora trouxinhas, desfilaram com a camisa da Seleção, cuja proprietária CBF sucumbiu às denuncias de corrupção.
    E por fim, presenciamos o surgimento de um povo bem mais esclarecido e politizado que ameaça os usurpadores do poder instalados no Jaburu.
    Esse povo sofrido mas valente e destemido.
    Que agora, mostra sua força e não aceitará ser subjugado pela força.
    Temer e seus amigos, ainda não sentiram a força do povo honesto, esse que não bate panelas, mas que grita alto.
    Os trabalhadores, que os empresários querem submeter ao sacrifício, ao escárnio, para arrancar-lhes a pele em prol de seus imensuráveis lucros.
    Enfim, redescobrimos uma boa parte de Brasil.
    Ou viver a Pátria livre, ou morrer pelo Brasil.

    • ♫ Eu me divirto demais vendo os trouxinhas com as violinhas enfiadas no saco e as panelas de volta às cozinhas. Se bem que não vão aprender nada; o fascista é, além de tudo, mais burro que porta de estrebaria. Os muares relincham quando ele passa…

    • PALMAS para seu texto!! Voce fez um belo resumo, fácil para qualquer um entender, das instituições do Brasil!

    • Perfeito. Apenas não acredito que o povo tenha aprendido. Continuarão votando nestes energúmenos.

  5. http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/06/paulo-vannuchi-basta-mais-dois-senadores-para-derrubar-o-impeachment-9085.html

    Chegou a hora de pressionarmos os Senadores, por e-mails, recepcionando-os em aeroportos, nos gabinetes, enfim, é agora ou nunca.

    acir@senador.leg.br

    aecio.neves@senador.leg.br

    aloysionunes.ferreira@senador.leg.br

    ana.amelia@senadora.leg.br

    antonio.anastasia@senador.leg.br

    eduardo.amorim@senador.leg.br

    ataides.oliveira@senador.leg.br

    benedito.lira@senador.leg.br

    blairo.maggi@senador.leg.br

    cassio.cunha.lima@senador.leg.br

    jose.pimentel@senador.leg.br

    ciro.nogueira@senador.leg.br

    cristovam.buarque@senador.leg.br

    dalirio.beber@senador.leg.br

    davi.alcolumbre@senador.leg.br

    dario.berger@senador.leg.br

    delcidio.amaral@senador.leg.br

    edison.lobao@senador.leg.br

    eduardo.amorim@senador.leg.br

    elmano.ferrer@senador.leg.br

    eunicio.oliveira@senador.leg.br

    flexa.ribeiro@senador.leg.br

    garibaldi.alves@senador.leg.br

    heliojose@senador.leg.br

    ivo.cassol@senador.leg.br

    jader.barbalho@senador.leg.br

    jose.agripino@senador.leg.br

    jose.maranhao@senador.leg.br

    josemedeiros@senador.leg.br

    jose.pimentel@senador.leg.br

    jose.serra@senador.leg.br

    lasier.martins@senador.leg.br

    omar.aziz@senador.leg.br

    otto.alencar@senador.leg.br

    raimundo.lira@senador.leg.br

    ricardo.ferraco@senador.leg.br

    ronaldo.caiado@senador.leg.br

    rose.freitas@senadora.leg.br

    simone.tebet@senadora.leg.br

    tasso.jereissati@senador.leg.br

    waldemir.moka@senador.leg.br

    pinheiro@senador.leg.br

    wellington.fagundes@senador.leg.br

    wilder.morais@senador.leg.br

    • Pode aparecer até 20 senadores contra o impeachment que eles arranjarão mais outras barreiras para impedir a Dilma e o Lula. Nunca é demais lembrar que já existe um projeto que exige diploma de Curso Superior para candidatos à Presidência. Para impedir Dilma é só aguardar. Vão arranjar mais coisa .
      Estou muito desacreditado.

      • Gregório, eu também acho que eles vão sempre impedir da Dilma voltar. Quando digo eles, cito STF., PM, PF, Globo, etc., etc. Mas o que quero dizer que, os senadores precisam saber que nós existimos, que ouvimos e falamos e que estamos cansados de ficar ONDE ELES QUEREM QUE FIQUEMOS. Precisamos nos mostrar, afinal somos nós que mantemos o Brasil, incluíndo eles. eles precisam saber que existimos, que não gostamos do que estão fazendo, que temos família que são eleitores, precisamos fazer que entendam que a frase do SIM, VOSSA EXCELÊNCIA não existe mais e NÃO, VOSSA EXCRECÊNCIA é o aqui agora. Nada muda se nós não mudarmos. Ou nós tomamos conta do Brasil ou seremos sempre escravos.

        • Tb penso assim Líbia, dessa vez será o povo unido que poderá barrar o golpe e retomar o caminho da democracia. De qualquer forma se o golpe passar ninguém conseguirá governar, não haverá o mínimo de legitimidade e o povo não aceitará.

  6. Tenho dúvidas!!!

  7. O GilmarDantas Mendes cristina abdelmasshi realmente nao poderia ter devolvido o processo ainda mais sob alegaçao do investigado. devolver o processo conota interesses entre o Juiz e o investigado, que é o caso porque investigando Aecio vai sobrar para Gilmar que é citado na lista de furnas,
    O Detalhe mais importante é que se o Gilmar era o relatyor do processo do seu amigo Aecio quando ele devolveu deixou de ser ai cabia a Lewandowski tomar para si o processo e se quizer ate distribuir para outros colegas. uma vez que Gilmar com suas insinuaçoes ameaçadoras ao procurador procurou intimida-lo. Na verdade o Gilmar é suspeito para ser relator de qualquer processo que envolva Aecio e cabe a Presidencia da corte tomar providencias para que ele nao entre em sorteio quando for o caso.
    Nao é possivel que toda corte fique de olhos vedados vendo Gilmar Mendes tomar partido do seu partido nao é so com Aecio qualquer coisa que envolva politicos do PSDB ELE manda soltar, engaveta, faz e acontece.;

    • Num país sério Gilmar estaria ferrado

      • Vou ser mais otimista ainda: é o princípio do fim para Gilmar…O judiciário todo é golpista,o MP é golpista o sr Janot é golpista, não sobra ninguám, mas a dinâmica deste GOLPE de gente abjeta está sendo mais difícil e mais destrutiva para todos do que pensava a Globo, por exemplo saudosa de 64. Outro que vai parar na rua da amargura mais cedo ou mais tarde é o Vampiro de SP, o que chuta o balde dia sim outro também achando-se o rei da cocada ou das ambulâncias superfaturadas.

        • Como disse o Sergio Machado, do PSDB não sobra um.

        • O STF é golpista, o MP é golpista, O Janot é golpista, A Globo, Estadão, Folha, Record são golpistas…
          Eu só me informo através dos blogs progressistas patrocinados por dinheiro público.
          No Brasil só o PT e o PC do B que prestam.
          Quando falam do Aécio é sempre verdada, quando falam de Lula e Dilma é sempre mentira.

          Estou certo?

          • Errados Simone. Primeiro: eu nunca recebi um centavo dos governos Lula e Dilma e do PT. Segundo, TODA a imprensa internacional está denunciando o golpe no Brasil. Terceiro, vc acredita em denúncias contra o PT e desacredita em denúncias contra o PSDB e o resto da direita. Eu só acredito no processo legal. Quero que Aécio Seja investigado assim como os petistas e Gilmar não quer investigação. Até a Folha pediu que o Gilmar pare de acobertar Aécio, sabia? Em editorial recente. Acorde. O papo de PT acabou. Agora vcs estão no poder. É a máscara está caindo

          • Contra o Aécio existem provas, contra o Lula não.Se você tem provas apresente-as, aí eu terei humildade de dizer que você tem razão.Humildade que os reacionários não tem!
            Onde estão os paneleiros agora?

          • Oi Vinicius
            Que você seja um dos acampados da Paulista e o resistindo a ser expulso pelo Skaf, mesmo ganhando um alguns patinhos brinde, é um problema seu.
            Mas querer fazer acreditar que esse seu manualzinho ainda repercuta, é demais, nem muitos coxinhas e reacionários ferozes, já o seguem.
            É GOLPE mesmo, os meios de comunicação são golpistas, o STF e demais citados também são golpistas.
            Você é um golpista.
            O seu governo golpista, é um antro de corruptos.Só não são julgados, pois o STF é também golpista e golpista defende golpista.
            Agora volte para sua barraca, que está caindo outra chuva.

      • Esse mafioso chamado Gilmar (PSDB-MT), o chefe dos capangas de Diamantino, o pilantra que deu HC para o médico-estuprador, o que deu HC para Daniel Oportunity Mendes. Esse canalha deveria estar na cadeia há muito tempo

      • Num país sério Lula já estaria preso e blogueiro nenhum se atreveria em postar textos infamantes a um ministro do supremo.

        • País “sério”, tipo Alemanha nazista é o que vc quer. Em país democrático é sagrado o direito de cidadãos comuns criticarem autoridades. Aliás, vc deve ser daqueles que insultavam a presidente com os piores palavrões

        • O país que vc quer viver não existe mais, Alemanha da década de 1930. Supondo que vc não seja judeu, homossexual ou negro. Ou talvez vc possa tentar hoje a Arabia Saudita, porém se vc não for parente de nenhum Sheik, lamento vc será mais um trouxinha lá como é aqui.

        • Num país sério, o judiciário jamais teria um Gilmar como ministro. E olha que ele não é o único. E nem é só no stf.

        • KKKKKK,Julio Bessat,és imbecil mesmo,acreditar naquele cachorro safado do mendes,é ser coxinha cego mesmo.

        • Em um país sério VOCÊ estaria preso seu golpista filho da puta…

        • Júlio Bessat, você, trouxinha, descerebrado, viu como todos por aqui definiram o que você é? Você é um reacionário que ama viver numa sociedade fascista. Você deve ser um coitado, uma ameba que só repete o que a Rede Golpe de Televisão divulga.

    • ♫ Sem dúvida. Nós ainda veremos o Gilmar “Dantas” Mendes humilhado, com aquela boca de diarréico permanente e tudo…

  8. :
    : * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mírdia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria), os canalhas …
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…)
    ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  9. Um bandido da QUADRILHA TUCANALHA, infiltrado no STF e agindo sempre sorrateiramente em benefício de seus companheiros de quadrilha, vai investigar um outro elemento da mesma quadrilha e incriminá-lo?
    JAMAIS O GILMAR MENDES PODERIA SER O INVESTIGador de qualquer elemento da quadrilha que ele pertence.
    O MUNDO INTEIRO JÁ SABE QUE ELE PROTEGE BANDIDOS RICOS E POLITICOS DO PSDB, PORTANTO, PEDIR PARA ELE UINVESTIGAR O TUCANO CORRUPTO DE MINAS GERAIS É A MESMA COISA QUE DAR PASSE LIVRE PARA O BANDIDO PODER ROUBAR, CORROMPER E SER CORROMPIDO CONFORME SUA PRÓPRIA VONTADE.
    FORA GILMAR
    FORA AÉCIO
    FORA PSDB
    FORA QUADRILHA DE CORRUPTOS.

  10. Não vai dá em nada. É só para passar a impressão de que a lei é para todos. É só teatro.

    • Talvez vc tenha razão, mas se houver pressão as coisas mudam

      • Sim. Se a pressão aumentar e creio que essa é a tendência, as coisas vão mudar. Mas a pressão tem que ser para que a Dilma volte e não não para novas eleições. Se houver novas eleições o golpe terá êxito.

        • Concordo. Dilma tem que voltar para que o processo democratico seja respeitado. Com sua volta poderemos começar um longo trabalho de reforma política. Alianças com a direita golpista nunca mais.

    • Concordo!!!

  11. ♫ O Sr. Michel Pastel é sem dúvida uma unanimidade. Fui espiar o Josico Pinduca de Barbicha e constatei que até ele está “descascando” o golpista e suas cagadas; se bem que é a única coisa que o Josico sabe fazer: falar mal de tudo e de todos. Consta que nem a mulher dele o aguentou e deu o fora antes que ficasse maluca…

  12. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Má sORTE para a direitona FDP, os canalhas …
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…)
    ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  13. Prezado Edu,
    Excelente postagem! Parabéns!
    Vou compartilhar.
    Grande abraço.

  14. Eduardo, existe algum movimento popular tipo abaixo-assinado visando o impeachment do Gilmar Mendes?

  15. Janot chamou Gilmar as Falas ??? KKKKK

  16. O Gilmar, por vontade dele próprio e por suas artes e feitos, transformou-se no bode expiatório perfeito para os demais juízes do stf. Acho pouco o que está acontecendo com o Gilmar, gostaria de vê-lo defenestrado do stf, mas os outros estão se aproveitando disso para posarem de vestais, ou pelo menos desviar deles (todos) o foco da desonra merecida pelas suas ações claramente golpistas e desprezo pela constituição que é obrigação deles observar. Sem contar a cupidez destes juízes que leva ao obscurantismo de suas ações (é o único poder que não obedece a lei da transparência, justo o judiciário!) e ao desespero por aumentos salariais absurdos.

  17. Realmente você é muito ingênuo, acredita de uma maneira primária em instituições e se ilude até atingir os níveis da fantasia!!!!!!!! Afinal, FOI ESSE MESMO JANOT QUE PASSOU 592(QUINHENTOS E NOVENTA E DOIS)DIAS PARA INSTAURAR UM INQUÉRITO CONTRA AÉCIO, APESAR DE TER RECEBIDO AS PROVAS MATERIAIS(!!!!!!!!!!!!) DA LISTA DE FURNAS DO DEP. ROGÉRIO CORREA E OUTROS DO PT E COLOCADO-AS DENTRO DA GAVETA. É esse mesmo Janot que dá seminário e fala em “organização criminosa” sem ter elementos concretos para isso, CORROBORANDO AS FANTASIAS DOS PSICOPATAS DO MP QUE FAZEM POLÍTICA, MAL DISFARÇADA DE INVESTIGAÇÃO. ESSE CARA NÃO PRESTA!!!!!!!!!!! SERÁ QUE VOCÊ NÃO ENXERGA ISSO!!!!!!!!!!!!!!???????? Ele quer disfarçar agora nessa contra Aécio, QUE NÃO DARÁ EM NADA E NÃO RECEBERÁ DELE MAIS NENHUMA INICIATIVA CONTUNDENTE, PARA JUSTIFICAR5 A PRISÃO DE LULA!!!!!!!!!!!!!!! ESSA É A INTENÇÃO DELE, ALÉM DE MANTER NAS MÃOS UM TRUNFO PARA CHANTAGEAR A DIREITA EM SEUS PLEITOS CORPORATIVOS. Esse cara não engana ninguém e espero que depois de tudo, o PT tenha aprendido no que dá o seu “republicanismo”, que é eufemismo para genuflexão, e não mais baixe a cabeça diante da direita, deixe de encolher-se, e coloque nos postos do Judiciário e do MP a quem o voto lhe deu direito de preencher, pessoas afinadas com o projeto que o voto escolheu. Não se ganha guerra abrindo as pernas para o inimigo, mas combatendo-o, sem recuar, sem bancar o idiota, enfrentando a direita em todas as suas formas, e implantando completamente o projeto político vencedor

  18. Não ficará pedra sobre pedra!

  19. Temer quer matar a Dilma de fome

    O ódio emburrece os mesquinhos
    POR FERNANDO BRITO · 04/06/2016 no Tijolaço

    Ontem à noite eu já escrevi aqui sobre a estupidez de Michel Temer em achar que ganha apoio promovendo retaliações mesquinhas contra a vítima de sua usurpação, Dilma Rousseff, com as restrições a seus deslocamentos.

    Hoje, a Folha mostra que a burrice é pior, mais desmedida.

    Cortar o abastecimento da residência oficial, coisa que – é óbvio – vai durar poucas horas, é outra daquelas ações que só deixa mesmo feliz gente do tipo pitbull.

    O que conseguiu?

    Uma chamada destacada na Folha e em outros sites dizendo que mandou cortar a comida de Dilma Rousseff?

    Acha que ganha alguma coisa com isso?

    Ao contrário, como escreveu-se aqui, ontem, vai deixando que ela fique com o lugar de vítima e ele o de algoz.

    Essa crua realidade que os discursos empolados do juridiquês tentam esconder.

    E olhe que o senhor tem muita sorte de que Dilma não seja chegada a demagogias, senão segunda-feira tinha uma entrega de quentinhas no Alvorada.

    Já pensou que imagem, seu Temer?

    O senhor é “das antigas”, sabeque o Brigadeiro perdeu uma eleição ganha por conta daquela história de que não precisava dos “votos dos marmiteiros”…

  20. Edu,

    Me parece um script pronto e ensaiado. Eu não acredito nesse povo, é tudo farinha do mesmo saco. Entra ano e sai ano e os amigos deles estão livres.

  21. Muito importante e concordo com o texto.

    Porém, ainda penso que o projeto da direita é o PSDB paulista no poder

    E aí tem todo um jogo de dividir o desgaste do MP, STF, PF.

    É igual rodízio do time que quer tirar o Neymar de campo por exemplo.

    Cada hora é um zagueiro que desce o cacete.

  22. Gostei do comentário!
    Agradeço muito o interesse, a atenção e o trabalho.
    Abs,

  23. Gilmau esconde ignorância atrás da arrogância (veja abaixo matéria do Outras Palavras). Tornou-se um protetor tenaz de banqueiros (habeas-corpus “cangurú” para Daniel Dantas), de hediondos estupradores (veja abaixo) e de corruptos do tucanistão (ao tentar impedir investigação da Lista de Furnas):

    A ignorância atrás da arrogância:
    http://outraspalavras.net/brasil/gilmar-mendes-ignorancia-e-preconceito/

    A proteção ao médico que sedava e estuprava suas pacientes, já condenado a quase 300 anos de prisão e que se aproveitou do HC para fugir do país:
    http://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2014/09/05/gilmar-mendes-deu-a-adbelmassih-a-liberdade-que-as-vitimas-nao-tiveram.htm

    A notória Lista de Furnas, autenticada pela PF, que circula em MG há mais de 10 anos, que envolve toda a cúpula tucana:
    http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/os-nomes-e-valores-da-lista-de-furnas

  24. Parabéns Edu!! Eu também compartilho de seu otimismo diante desta situação caótica.
    O PT terá mais uma qualidade a ser enaltecida: foi para o sacrifício para/por expor todas as entranhas podres que dominam o Brasil pelos subterrâneos!! E sobreviverá mais forte ainda, tenho certeza.
    Será lindo o momento em que, após o legislativo, o “TSUNAMI da VERDADE” se dirigir para todo o Judiciário, moro incluso!!
    Não ficará pedra sobre pedra!!
    FORÇA EDU, porque NÃO PASSARÃO!!
    Um grande abraço!

  25. Fantástica entrevista de Ciro Gomes na Rede tv. Vale a pena assistir.
    https://youtu.be/nHBUPzqCyjE

  26. Ministros do Supremo e Janot são farinha do mesmo saco. Nenhum dos dois quer investigar Aécio. E se o fizerem será arquivado por” falta de provas”. o único ministro que pode agir de forma diferente é o ministro Marco Aurélio, os demais querem apenas ferrar com Dilma , Lula ..e com o povo brasileiro.

  27. Fiquei empolgado com tudo que lí aqui.

    Como disse um dos leitores acima, não se ganha essa guerra com flores, é preciso sangue RUSSO nas veias, atacar, atacar, atacar, sem medo, sem perdão, os golpistas não irão recuar sem que que vejam a multidão com as armas nos dentes e sangue nos olhos. Não se pode perdoar, nem em mil anos todas as humilhações que passamos nas ruas, nas escolas, nas empresas, e até mesmo no ambiente familiar com esta conversa fiada de todo petista é corrupto, quem errou que pague, mas que seja por via da lei.

    • Nossa vez vai chegar. Em breve

      • Edu,

        você viu a entrevista do Ciro Gomes?Ele fala muitas verdades, mas ele desmerece os governos Dilma e Lula, mesmo considerando seus erros.Não confio nele, para mim está usando a Midia como palanque.
        Gostaria de saber sua opinião sobre ele e a entrevista.

  28. Uma pequena coisa, sr Torquato do Jardim. Gostei de suas analogias e definiçoes.
    Partidos são balcão de negócios e bolsa família é uma espécie de ‘’ração’’.
    De fato, mas o chefão que o colocou ai, ate miseras semanas atrás era o pres. nacional do maior BALCÃO desses negócios. E o nº 2 –ou seria nº 1?- um habitue de Genebra e Zurich.
    Segundo, quero lhe dizer com absoluta transparecia que ‘ração’ esta mais para aquele liquido branco que sua mãe entre um latido e outro, lhe oferecia grátis e lhe permitiu sobreviver tão bem.

  29. Caro Eduardo,

    Este país tornou-se uma verdadeira esculhambação, que é até difícil acreditar nas atuais intenções do Procurador Geral da República Rodrigo Janot. Justo ele que vem nos últimos meses demonstrando sinais de perseguições contra os petistas, incluindo a presidente Dilma. Quanto ao Ministro Gilmar Mendes do STF, esse senhor é uma degradação à justiça brasileira, a qual, não toma, e nem vai tomar nenhuma providência em relação a ele, porque também é conivente com as suas atitudes.

  30. Para mim é teatro, luta de egos, o jogo é esse, mete todo o mundo no barulho, para depois pegar só o PT.
    Eles estão preparando a degola do Lula e da Dilma, tentando aparentar a lei para todos.
    Depois, quem vai julgar isso tudo no STF é o Gilmar, por isso, pode até investigar.
    Concordo contigo no ponto disto tudo ter esse lado positivo, para reaprendermos o valor das coisas e lutarmos por elas.

    abraço

  31. Acho que estes canastrões estão apenas representando um script de mais uma novela daquela abjeta rede de tevê (me recuso a dizer o seu nome) responsável por este golpe jurídico midiático prostitucional. No final das contas eles se safarão tal qual um personagem de vale-tudo que, do avião, dava uma banana para o brasil (agora com minúsculas, mas ainda com s).

  32. Eduardo, ainda guardava esperanças nesse stf, minúsculo e acovardado, mas como ficaram sentados em cima dos próprios rabos enquanto o Brasil era golpeado, lá se foi a minha esperança. Gostaria que você esclarecesse uma dúvida: li no Conversa Afiada do PHA, que a Dilma deveria convocar eleições gerais para acabar com essa farsa. Pergunto: mesmo afastada a Presidente Dilma tem esse poder? Agradeço e receba um grande abraço. Ah! ia esquecendo, #ForaTemer.

  33. De lavar a alma também foi o momento em que Janot esfregou a lei nas caras de Lula e Dilma ao decidiu denunciar Lula e investigar Dilma. Aquilo sim, foi de lavar a alma !

  34. Aécio e Lula. Ambos serão presos

    • Diga outra novidade. Sim
      , Lula e Dilma serão presos. E DEPOIS?

    • Só assim, né, vadia, sua dor pela prisão de Aécio diminuiria. Vagabunda !!!!

      • Edu e participantes, que fique claro: meu texto acima (09:11) é dirigido à viúva do Bolsonaro aqui do “Cidadania”, ou seja, ao quadrúpede do comentário de ontem (04/06), 18:20.

  35. Eduardo.
    Não só você lavou lavou a alma. Estou deliciando-me.
    Quero informar a você que copiei um trecho do seu texto para
    leva-lo ao Facebook.
    Abs.

  36. Realmente, até dá para compreender seu regozijo, quanto à atitude do Procurador Geral da República, quando não aceitou a interferência do Ministro Gilmar Mendes em seu trabalho. Agora, isso não afasta as suspeitas, comprovadas pelas evidências, de que o Procurador Rodrigo Janot, que foi reconduzido ao cargo por Dilma, é peça das mais importantes, e isso pelo menos desde 2014, no sentido de impedir a Presidente, que já levou ao seu afastamento, dada a abertura do processo, no Senado da República. Investigar Aécio Neves como quer Rodrigo Janot, ou não como quer o Ministro Gilmar Mendes não leva a nada. No momento político atual, pouco significa, daí poucos terem dado bola ao fato. Essa gana toda da PGR, até fazendo crer que possa estar em divergência com o Ministro com quem atua há muito tempo em sintonia para exatamente afastar Dilma, se possível prender Lula, impedindo-o de disputar, caso ocorra, as próximas eleições para Presidente, em 2018. Mais parece tratar-se de uma tentativa de mostrar isenção, predicado que nem o chefe da PGR e nem o Ministro Gilmar Mendes têm. A verdade é que já se fala abertamente, e até agora não apareceu nenhum argumento consistente para contraditar, de que esse processo de impeachment é um golpe de estado disfarçado, conduzido a partir do Legislativo, que admitiu o processo, que será em últimas instâncias conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (também não dá para esconder que a Corte quase como um todo apoia o processo espúrio), que se utiliza do juiz Sergio Moro, e o empondera, estabelecendo pautas para a mídia, também golpista, que mesmo sem provas ataca diuturnamente, o dia todo, a quase totalidade com ações persecutórias (designativo da ação com que se demanda alguém por coisa que tem em sua posse – a Presidência) contra Dilma, ex-Presidente Lula, o PT e quem esteja no seu entorno destes. A imensa maioria das ações passando pela operação Lava-Jato, conduzida pelo Ministro Teori Zavaski e o juiz Sérgio Moro, este que tem uma um verdadeiro exército de dedos duros, tendo sido todos antes aprisionados pela Polícia Federal por suspeitas, mesmo sem provas e direito de defesa, que desfecha golpes, vazando ações e suas decisões para a mídia golpista, principalmente as Organizações Globo. Desculpe, mas é desse jeito que a banda toca.

    • C. Pimenta, eu apoio a candidatura dele a ministro do “Titanic” (governo Temer) assim mesmo. Tô doido pra me livrar desse imprestável de uma vez por todas. Pensando melhor, não. Ele é o cabo eleitoral dos sonhos de qualquer adversário. Só quadrupedes e psicopatas votam nessa coisa. Mas até esses……..

  37. ::

    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mírdia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria), os canalhas …

    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  38. Onde estão as pesquisas? O gato comeu

    Por Fernando Brito, no Tijolaço

    http://www.tijolaco.com.br/blog/pesquisas-que-horas-elas-voltam/

    Fiquei ontem à noite lutando contra o cansaço de quem sustenta sozinho esta maluquice blogueira – desde cinco da manhã, não é brinquedo, não – para ver se surgiam as pesquisas de opinião que, antes do impeachment, brotavam feito capim.

    Nada.

    Nem hoje cedo, coisa alguma.

    Para quem é capaz de medir o público da Paulista ou no Vale do Anhagabaú em quase “tempo real”, não é compreensível que depois de três semanas da posse de Michel Temer não haja uma mísera pesquisinha sobre sua aceitação.

    E olha que no perrengue que o Brasil está é capaz de muita gente estar disposta a “chamar urubu de meu louro” e ser otimista, apesar dos dois anos nos quais a mídia só noticiou desgraça.

    Porque não aparecem, então, as antes onipresentes pesquisas?

    Estão sendo ajeitadas, no “limite da responsabilidade”?

    Podem ser que apareçam na segunda-feira.

    Ou que fiquem para o final de semana que vem.

    Ou para quando quiserem.

    O sinal mais evidente que que “as coisas já estiveram melhores para o golpismo” é a nova enxurrada de denúncias, agora tentando atingir Dilma Rousseff pessoalmente.

    Se Temer é esta coisinha miúda que se viu, é preciso erodir quem é, na prática, seu contraponto.

  39. Eduardo, existe algum movimento popular tipo abaixo-assinado visando restabelecer a democracia e exigindo a volta da Presidenta legitimamente eleita? Se depender do congre$$$$o, da grande maioria da ju$ti$$$$$a, do PIG, da grande maioria dos empre$ário$ etc ela nunca voltará.

  40. O que me chama a atenção também é que há grupo de mídia chamado Monteiro de Barros.

  41. Fico imaginando a voz de Sílvio Santos: “Está certo disto?”
    “Óooooo…. quer mudar de idéia? Ainda dá tempo….”

  42. INSTITUCIONAIS INSEGURANÇAS

    “A realidade não é apenas negada, ela é também proibida.”
    (Thomas Leithhäuser, Ideologia e Consciência)

    O conceito de segurança está associado à subjetividade. Dentro de um bunker, cercado por tropas com atualizadas e eficazes armas e todo sistema defensivo atuante, a pessoa ainda poderá se sentir insegura.
    Mas, tratando não só da questão individual como coletiva, a confiança nas instituições do país é, indiscutivelmente, alimentadora de um nível de segurança.
    Com o recente golpe pelo impeachment da Presidente Dilma Rousseff, desfez-se a pouca, se ainda restasse alguma, credibilidade nas instituições nacionais, especificamente nos poderes legislativo, judiciário, executivo e no ministério público.
    O legislativo, assim como toda classe política, vem sendo seguidamente desmoralizado pela imprensa em geral.. Mas o espetáculo, amplamente divulgado, do domingo, 17 de abril de 2016, no Congresso Nacional, emoldurou este fragilizado poder. Votos em defesa da tortura, parlamentar enrolado na bandeira nacional para entregar a riqueza brasileira do pré-sal a empresas estrangeiras, voto às esposas e filhos pelos que sabidamente vivem com relações moralmente reprováveis, apenas acentuaram a descrença neste poder.
    Como então esperar leis que, minimamente, protejam o direito à cidadania. Cabe uma breve conceituação do que entendo por cidadania e o faço adotando a ideia da “paridade da participação” da filósofa norteamericana Nancy Fraser. Ela se firma em três condições:
    primeiro a objetiva – aquela que assegura alguma garantia material, econômica, a toda população. A plataforma do Bolsa Família, o Programa de Renda Mínima, ora em plebiscito na Suíça, são exemplos desta condição objetiva.
    segundo a intersubjetiva – voltada para o valor cultural, ou seja, o respeito à diversidade e desigualdade, a garantia da efetiva e idêntica oportunidade para todos terem “estima social”. O Ministério da Cultura, a Secretaria da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos constituem exemplos garantidores desta condição.
    terceira a política – onde não será negada ou dificultada a voz das minorias ou seja excluir toda e qualquer forma de marginalização política. Uma Empresa Pública de Comunicação faz parte desta terceira condição.
    É evidente que deste legislativo, quer pela baixa capacidade crítica quer pelos “compromissos de campanha”, não se espera qualquer contribuição à cidadania ou à “paridade participativa” do povo brasileiro.
    Passemos ao judiciário.
    Vale aqui a desconstrução do mito da meritocracia. Ressalvo entender que as duas únicas forma de acesso às funções públicas deveriam ser o voto popular ou o concurso público amplo e geral. As funções de confiança e as terceirizações seria consideradas burlas inaceitáveis ao provimento e exercício de funções nos Poderes Públicos em toda extensão.
    Agora tomo o conceito de “ideologia do desempenho” do sociólogo alemão Reinhard Kreckel. Esta ideologia busca firmar e legitimar um processo de exclusão social pela qualificação pessoal. Para não transformar um artigo numa tese acadêmica, lembrarei apenas a questão do tempo.
    Um jovem da classe média terá uma disponibilidade de tempo muito maior para ler, estudar, ir ao cinema ou espetáculo cultural, enriquecer seu conhecimento do que uma criança de família despossuída, obrigada desde a infância a vender seu tempo, sua força física, para garantir a sobrevivência.
    Forma-se assim no judiciário e em outras esferas do poder – ministério público, carreiras do executivo – uma casta mais disposta a manter seus privilégios do que corrigir as desigualdades e disfunções sociais. E esta característica é reforçada pelo “pertencimento”, ou seja, dela se excluirão todos os que não tenham a “mesma origem” ou se insurjam ou não ajam como seus “pares”.
    Bastam os salários destas funções e seus ganhos indiretos para comprovação desta solidariedade. Claro está que, além das dificuldades colocadas na própria legislação, vide nosso legislativo, os procedimentos excludentes do sistema judicial e um julgamento partidarizado, não necessariamente político mas pela classe social, não serão garantidores da segurança institucional, a não ser por exceção.
    Surge, então, a comunicação social para propugnar, defender e reforçar todo este contexto de insegurança.
    Usarei a palavra midia no sentido mais amplo, envolvendo toda sorte de comunicação social, inclusive a vinculada por canais virtuais.
    Alguns estudiosos da pedagogia afirmam que ao analfabetismo literário segue o televisivo e chega, hoje, ao virtual. Isto significa dizer que em nenhum ponto da formação do conhecimento há espaço para a crítica. Assim todo processo da comunicação social, com as mínimas exceções que também existem nos outros sistemas até aqui tratados, só fazem naturalizar todas as desigualdades. E a tal ponto que pessoas passam a aceitar como correto serem flageladas e estupradas física e psiquicamente.
    Os abundantes exemplos podem ser visto nas midias e destaco as entrevistas ao vivo com transeuntes, colhidos ao acaso.
    Chegamos à absoluta insegurança que nos transmitem as instituições nacionais.
    O processo democrático para rever este quadro só pode ser pela elaboração de um novo Estado por uma nova Constituição, esta o mais amplamente debatida por toda sociedade, formulada por todos os atores sociais para que a cidadania e a nacionalidade brasileiras sejam garantidas e protegidas.
    Não é possível, obviamente, sair do zero, mas é possível, e já ocorreu, afastar o poder econômico por limitações formais e adotar restrições à midia. Existem exemplos no exterior que como recomendava Ortega y Gasset devem ser buscados mas nunca transplantados.
    Pedro Augusto Pinho, avô, administrador aposentado

  43. Cara, eu já passei do ódio contra esse gilmar mendes (sim, minúsculas!); hoje sinto NOJO desse Tucano Togado…

    Quando envolveu petistas/esquerda, ele condenou com base no argumento: “Não se torna necessário que existam crimes concretos cometidos”. Mas agora, após ter em mãos o pedido de investigação contra o “primeiro a ser comido”, devolveu tal processo ao Janot (outro golpista; não se enganem!).

    Quanto ao Janot, penso eu que o mesmo está apenas preparando o terreno para que prendam o Lula sem que a militância fique nessa de “parcialidade” e faça manifestações em defesa do Ex-Presidente.

  44. Eduardo, eu acho você otimista demais em relação a Janot. Ele faz parte do golpe contra o PT juntamente com o STF, PF ou você está se esquecendo que ele determinou a divulgação das gravações ilegais da presidente Dilma?? Janot conhece as falcatruas do Aecio e PSDB desde que era procurador do estado de MG e engavetou todas as denúncias contra os tucanos. Não se iluda, o problema é que a blindagem dos tucanos é tão descarada que está ficando difícil explicar para a população. Apenas isto!

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.