Cena de PM agredindo moça ilustra situação da mulher no Brasil

covardia

 

Em tempos de estupro coletivo – mais uma praga de nossa cultura arcaica que ganha dimensão em tempos de ascensão do fascismo –, a opinião pública está sendo surpreendida por uma cena quase inacreditável.

Não faltam cenas de descontrole emocional de policiais militares pelas quais ele, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, é responsável. O que assusta mais, porém, é polícias militares abrigarem gente como os policiais do vídeo abaixo, que mostra policial usando um nível de força física contra uma mocinha magricela, de braços fininhos, que tira qualquer um do sério.

Salvo exceções de mulheres treinadas em artes marciais ou que sejam atletas preparadas, mulher não tem condições físicas de enfrentar uma luta corporal com qualquer homem, nem com um homem franzino. A questão é o potencial de força física entre homens e mulheres.

Em média, mulheres são 30% mais fracas que os homens. Na parte superior do corpo, a mulher tem 55,8% da força dos homens. Segundo Osmar de Oliveira, uma das autoridades brasileiras na Medicina do Esporte, enquanto o peso dos músculos dos homens atinge 40% do peso total do corpo, o das mulheres chega a 33%.

Os hormônios de cada gênero são responsáveis por essa diferença. Sabe-se que o desenvolvimento da força física está associado, no caso, ao hormônio masculino testosterona, que tem características anabólicas e androgênicas.

A mulher também produz testosterona, do contrário nem ficaria de pé. A produção desse hormônio no homem, porém, chega a 10 mg diária e, na mulher, não passa de 0,1 mg. O teste de feminilidade no controle antidoping adotado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) se baseia nisso.

Essa explicação pode parecer ociosa para pessoas racionais, pois não são necessários esses dados todos para que alguém entenda que é covardia um homem agredir uma mulher porque a natureza não deu a elas recursos físicos que deu aos homens, já que, na aurora da humanidade, às mulheres era pedido que criassem filhos e aos homens que guerreassem. Porém, certos homens parecem não enxergar como é injusto usarem sua maior força física contra uma mulher e, desse modo, usam essa vantagem para dominá-las de diversas formas.

Na imagem no alto da página, a cena espanta pelo seu simbolismo imanente. Um homem treinado, cheio de músculos, usa golpes de imobilização que só seriam necessários contra um homem forte, mas que, contra essa menina, chegam a ser ridículos – é como usar uma espingarda para matar um canário.

O simbolismo dessa foto, porém, serve também para denunciar abusos de homens contra mulheres que não envolvem força física, mas a famigerada força cultural do patriarcado, que envolve leis e costumes.

Pessoas do círculo de relações sociais do autor destas mal traçadas linhas (homens e mulheres) usaram “argumentos” quase inacreditáveis para minimizar o ainda notório estupro coletivo contra uma menor de 16 anos no Rio de Janeiro.

Vários homens desdenharam de minha abordagem sobre o caso em tela. Um homem qualificou esse tipo de preocupação como “falta do que fazer”. Ou seja, uma adolescente é estuprada por um grupo de homens (pouco importando se um, cinco ou trinta) e este que escreve, pai de três mulheres e avô de três meninas, é acusado de “falta do que fazer” por se preocupar com essa ameaça a TODAS as mulheres, inclusive àquelas que também desdenharam de minhas preocupações.

Já uma mulher que até concordou comigo que o comportamento da garota ou as roupas que ela porventura usasse não justificariam o estupro, minimizou a importância do problema por achar que “esse tipo de coisa só acontece em comunidades carentes”.

Sem nenhum dado disponível, essa mulher a quem me refiro chegou a afirmar que casos de estupro como os da USP são raros, que entre a elite o problema seria “pequeno”.

É doloroso. Pior que um homem condescender com o estupro é uma mulher agir dessa forma, como se se julgasse imune a um tipo de ataque que, como se sabe, não poupa nem aquelas que não têm formas físicas determinadas pelo estereótipo contemporâneo de “beleza”.

Infelizmente, uma das maiores chagas sociais da humanidade é negros apoiarem opressão de negros, mulheres apoiarem opressão de mulheres e até homossexuais apoiarem opressão de homossexuais – no caso dos homossexuais a ocorrência é menor, mas existe.

Sim, o Brasil é atrasado culturalmente. O machismo se insere em um contexto muito mais amplo de visões deturpadas da vida em sociedade que acaba impondo sofrimento a minorias. E a onda fascista que se abateu sobre o país vêm aprofundando o problema.

Nesse aspecto, os abusos contra mulheres precisam ser punidos com dureza e a punição precisa receber ampla publicidade, até porque há homens que não consideram crime o uso da força para obter sexo, pois atribuem a resistência feminina a um jogo de sedução no qual preferem acreditar para não admitirem que aquela mulher não quer, por fim, fazer sexo com eles.

Em resumo: muitos homens preferem acreditar naquela velha história de que quando mulher diz “não”, na verdade quer dizer “talvez”, e quando diz “talvez”, na verdade quer dizer “sim”.

Essa é uma teoria inventada por homens que querem justificar abusos contra mulheres quando se recusam a fazer sexo com eles. Esses abusos começam com um beijo roubado em uma “balada” e podem progredir até estupro seguido de assassinato ou mutilação.

Parece difícil fazer boa parte dos homens entender que não quer dizer NÃO.

A cena do PM agredindo a mocinha pode ter até conotação de ataque sexual, é uma cena que chega a ser um discurso, uma tese. Essa é uma imagem da qual as mulheres que lutam por igualdade devem se apropriar.

*

PS: Até agora, não surgiu uma única notícia sobre punição contra o covarde da foto no alto da página.

Tags: , , , ,

85 Comentário

  1. Essa cena retrata com fidelidade a PM do Brasil. Em todos os Estados, são violentos, covardes, arbitrários e arrogantes. As agressões gratuitas são reflexos das mentes doentias dos comandantes moldados na ditadura militar.
    No caso específico de SP, esses mesmos policiais que agridem mulheres não agem assim com os integrantes do PCC.
    A cena entristece e envergonha todos aqueles que têm um mínimo de dignidade e revela ao mundo o caráter do governante.

    • O governador fascista e canalha, Picolé de Chuchu, fala fino com o PCC e fala grosso com manifestantes contrários aos interesses do PSDB (um partido de bandidos).

  2. Não é difícil presumir que se a manifestante fosse negra a agressão seria muito mais grave. Quer dizer, além da violência de gênero, e sobre isso estamos carecas de saber, a polícia de SP, a mais violenta do mundo, tem como alvo preferencial os negros. Resumindo, a PM tem que acabar e ponto final! Mas como você, Eduardo, bem lembrou é toda uma cultura que precisa mudar. A cultura da violência contra as mulheres, os negros e os pobres deve ser combatida desde a escola passando, é claro, pelos meios empresariais de comunicação que quase sempre estimulam essa cultura nefasta no país. Basta!

    • O preconceito ainda é a maior motivação da polícia.
      Fico imaginando se essa mulher fosse minha filha, irmão, mãe ou amiga…

  3. Tive que assistir várias vezes pra acreditar.
    Que polícia bandida!

    • Eu teria vergonha de olhar minha família nos olhos se agredisse assim uma mulher

      • Minha mulher não anda por aí invadindo prédios. E a sua ?

        • Julio Bessat,

          Os manifestantes, bem como as pessoas que se solidarizam com eles, lutam por moradias e melhores condições de vida; não ficam invadindo propriedades por puro e simples prazer.

          Ademais, uma Polícia que não aceita manifestações e age com truculência é uma Polícia Fascista que anda de mãos dadas com a Ditadura. Esse Policial do vídeo não passa de uma imundície fardada!

        • Sei. A infeliz da senhora sua esposa deve ser mais uma da laia das recatadas e do lar, submissas a um fascista que já começa a falar bobagem ao escrever “minha mulher”. Tua onde camarada? Donde essa relação de propriedade?
          Torço pela libertação dessa infeliz, de preferência te premiando com um belíssimo par de chifres que é o que merece “gente” da tua qualidade.
          Uma coisa é a opção ideológica de cada um, mesmo que idiotas.Até idiotas tem direito a voto…
          Outra é defender uma agressão como a acima. Nem a mãe da criatura defenderia.
          Somente o fazem os seres abjetos que infectam o planeta, consomem o oxigênio e a água que deveria ser destinada apenas ao consumo dos humanos.

  4. Mulher que luta é terrorista, comunista, petista, ladra de banco, subversiva, mandona, honesta, não aceita conviver com a corrupção etc etc. Mulher tem que ser bela, recatada e dólar.

  5. ♫ Vendo coisas assim – e levando em conta que não houve até agora notícia de punição do gorila – sou levado a crer que o Gerry Aidimim perdeu totalmente qualquer controle da PM que um dia porventura teve. O Sr. Aidimim fala cada vez mais fino com quem é forte e cada vez mais grosso com quem é fraco; e depois engole hóstias fazendo cara de contrito.
    Lamento, mas devo dizer: duvido que as barbaridades que assolam o país terão fim e serão corrigidas; pelo menos até que o Sr. Michel Temer, um dos outros porcos (e me perdoem os suínos), caia e leve consigo toda a vara que atualmente se refocila no chiqueiro dito “governo”.
    Mas sempre resta um fio de esperança e a ele me agarro; afinal, a esperança é a última que morre…

    • Esse pilantra, covarde e canalha, governador Picolé de Chuchu, fala fino e com delicadeza mesmo é com o PCC e seus correligionários de banditismo (PSDB e Rede Golpe de Televisão), mas fala grosso e com bastante violência contra integrantes dos movimentos sociais que questionam os bandidos do PSDB.

  6. Não tenho condições de falar nada pois estou em estado de choque, diante de tamanha insensatez de toda natureza nesse nosso país.

  7. Observe-se que o zeloso agente da lei, depois do ataque indispensável a uma moça que poderia ser irmã dele ou de algum colega, ao se retirar de cima da menina que punha em risco a República, gentilmente cerra suas delicadas mãos no pescoço da manifestante…….

    As polícias foram treinadas por egressos da repressão da ditadura, vivem de arranjar lanches e almoços com os comerciantes da área em virtude dos salários miseráveis que recebem para servirem de exército do governador chuchu e de cães de donos ricos.
    Pior, não tem consciência de que eles próprios são povo da base da pirâmide!

  8. esta a PMESPaulo,fascista,do psdb a serviço do ministro golpista da justiça alexandre de morais!

  9. O policial deve usar o procedimento padrão- seja qual for, para conter seja lá que for. Não deve pegar leve, nem pesado demais. Se exagerar (como aquele policial americano que asfixiou o suspeito já imobilizado até morte) deve ser punido.

    Assim, a discussão científica sobre testosterona e massa muscular- coisa surrada e até óbvia- pouco importa. Procedimento padrão deve ser seguido, seja lá quem for o alvo. Se um menor de idade de 10 anos apontar uma arma para um policial, será alvejado da mesma maneira.

    Já a nova muleta linguística do estupro coletivo (ou solitário pouco importa) nada tem a ver com o fato e o paralelo é forçado.

    No caso da menina- o inquérito vai demonstrar, se a polícia não deixar passar- ressalvas podem sim ser válidas. PODEM- não digo que sejam, mas podem.

    Se a garota era adepta do sexo grupal, há de se demonstrar se consentiu com algum deles- deliberação pessoal dela, com o que nenhum de nós tem nada a ver.

    Se teve relação com 29 e no trigésimo disse não, e ainda assim foi submetida- é estupro não importa. Se dança funk seminua, idem. Isso por si não relativiza nada.

    Mas seu eventual consentimento, mesmo que parcial, pode sim alterar a circunstância do crime. Quantos seriam realmente os estupradores?

    Agora, falar em “cultura do estupro, “todo homem é estuprador”e outras barbaridades nas ditas feminazis, é dureza.

    Eduardo, Fala tanto do policial que faz seu trabalho e pouco ou nada dos pivetes marginais que estupram? Essas crianças, vítimas da sociedade, devem ficar impunes? Ou passar uma temporada na fundação casa e sair com a ficha limpa, como tanto pregam?

    Tenho filha. Nem posso imaginar o que deve ser passar por isso. Por este motivo defendo penas dura. Castração química é absurdo e ineficaz. Mas prisão perpétua, rebaixamento da idade penal e etc. A pena de morte em teoria caberia em um caso e estupro, mas dada a necessidade de uma justiça minimamente confiável, sua aplicação no Brasil é impossível, pelo menos pelos próximos séculos.

    • Quero ver a polícia tratar assim um traficante.

    • Voce diz isso pq não foi com sua filha ou sua esposa. Tenho 28 anos de vida dedicada a segurança publica. o treinamento tem protocolos, mas o bom policial tem o bom senso. Visão focada. Esse vídeo demosntra total despreparo dessa tropa, dispersa, sem rumo, uma pataquada militar. Precisam terinar mais. Ação desnecesária para com a jovem, bastava imobiliza-la de pe mesmo, desnecessario joga-la ao cha~, e ainda dois policiais por cima. Vergonha mesmo.

  10. Fica uma dica de “imunidade” em manifestação.
    Coloque uma camisa da Seleção com os dizeres:
    “posso tirar uma selfie ?”

  11. Esta cena já de há muito. Na época da ditadura, foi criado, por valorosas mulheres advogadas, psicólogas, etc., o SOS Mulher, que defendia mulheres agredidas, brutalizadas. Essas mulheres ficavam a disposição de agredidas, 24hs. por dias, muitas vezes acompanhavam as vítimas, altas horas da noite para, também, serem achincalhadas pelos delegados e escrivãos de plantão, juntamente com suas vítimas, COMO ATÉ HOJE ACONTECE. Nunca ficavam num mesmo endereço, pois a sede era invadidas e destruída, sabe-se lá por quem. Mas não havia desistência. Conseguiam se manter, apesar da interferência do ditador de plantão, que cassava o auxílio recebido de uma organização holandesa. Foi por causa da ação destas mulheres que foi criada a delegacia da mulher, que, por ironia, fica fechada sábado e domingo, quando as mulheres são mais agredidas. Se há alguém que pensa que só mulher da periferia sofre essa humilhação, fique sabendo que mulher não tem status para machão. Havia cada caso escabroso que mulheres, até famosas, sofriam de seus país, irmãos, maridos, etc., com posição rica social. Me lembro da Dr. Sílvia, incansável e batalhadora, por quem, hoje, presto homenagem a todas que lutaram, principalmente, na ditadura

  12. Modus operandi tucano aplicado pelo Alkmin.
    Agora me digam, quem vai votar nesse crápula de novo?
    Só os coxinhas trouxinhas?
    Mas daí ele não se elegerá.
    Essa bando que atacou a Moça, mostrou toda valentia da Polícia Paulista.
    No dia em que tratarem dessa forma um traficante, vou considerar novamente, que sejam Homens.
    Chamá-los de covardes, é elogiá-los !
    Só truculência, nada de cérebro.
    Essas imagens precisam correr o Mundo, para que vejam lá fora, como os tucanos e seus asseclas querem Governar este País.
    No Paraná não é diferente.
    Um Governador que conseguiu a proeza de ter 8% de aprovação, depois de ter “vencido” a eleição em primeiro turno…
    Beto Racha como é chamado, gosta de mandar as suas tropas pra cima de professores, seu alvo predileto.
    No geral, modus operandi tucano.
    Agora pergunto, como é que esses pseudo policiais olham para a esposa e filhos quando chegam em casa???
    Ou não tem coragem de olhar?
    Atitudes de seres desprezíveis.
    Vamos continuar nossa luta.
    Ou viver a Pátria Livre ou morrer pelo Brasil !

  13. Caro Eduardo, a cena retratada na reportagem lembra em muito o que a direita golpista (55 senadores e mais de 350 deputados federais) estão fazendo com uma mulher honrada de nome Dilma Vana Rousseff. O mundo inteiro já denunciou que é golpe, daí a reviravolta no Senado.

  14. O meu primo que é sargentão da tropa de choque me informou que o procedimento padrão de abordagem/imobilização/prisão é igual, independentemente do sexo e da forma física (se é fortão, magrinho, alto, baixo, etc).
    As aparências as vezes enganam e não dá pra facilitar. o PM tem que zelar por sua integridade física.
    O cidadão pode ser mulher, pequenininha, magrinha etc, mas pode estar com uma peixeira bem afiada escondida na cintura e rasgar o “bucho” do PM se ele bobear.
    Ou pior, pode estar com o “canhão” escondido e já engatilhado, e quando menos se espera “senta aço” no PM, mandando-o para a terra dos “pé-junto”.
    Quando o cidadão resiste à ordem policial, na dúvida derruba, algema e revista primeiro para evitar surpresas…

    • Primo sargentão?????????

      • “Sargentão” é o aumentativo de sargento que é uma patente militar. Acima de cabo e abaixo de subtenente…
        Tem 3 categorias: 1º, 2º e 3º Sargentos.

        É claro que formalmente não existe aumentativo para nomes de patentes militares. É apenas uma forma popular e informal. Entendeu?

        Segue abaixo todos as patentes da PM na ordem hierárquica de cima para baixo:

        1- Oficiais:
        Coronel
        Tenente-Coronel
        Major
        Capitão
        1º Tenente
        2º Tenente

        2 – Praças:
        Subtenente
        1º Sargento
        2º Sargento
        3º Sargento
        Cabo
        Soldado

    • A questão, Seba, é que não havia motivo algum para tal imobilização. Dizem que ela chutou uma lixeira, porém um Policial também chutou (e aí??? Eles podem???). E mesmo que a moça não tivesse chutado, acho que dar um mata-leão em alguém que chuta lixeira é mais uma prova do quão despreparada é a Polícia Militar para agir em manifestações.

    • “O meu primo que é sargentão da tropa de choque me informou……….”
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. É difícil ver-se uma imagem dessa sem sentir asco pelo feito.
    Será que esse policial não tem mulher, mãe, filha o uma parente do sexo feminino?
    Se ainda houver justiça em SP, isso terá desdobramentos.
    Sem mais palavras.

  16. :
    : * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Esses sabujos sujos são muito bons para agredirem gente indefesa. Se é alguém em condições iguais eles se borram de medo, os canalhas …
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…)
    ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  17. PM covarde. A gente nem sabe o que dizer.

  18. É revoltante essa cena!!!!!! Causa nojo tamanha brutalidade e truculência!!!!!!!De qualquer forma, O QUE CABE FAZER AGORA É EXIGIR QUE ESSE MERDA PERCA O EMPREGO, JUNTAMENTE COM O RESTO DOS MERDAS QUE ESTAVAM COM ELES. COMO TAMBÉM EXIGIR QUE OS MEGANHAS QUE, SEGUNDO MATÉRIA DO PORTAL PONTE PUBLICADA NO BLOG DE AZENHA, FIZERAM PIADA E DEBOCHE COM O MONSTRUOSO ESTUPRO DE UMA JOVEM POR CERCA DE 30 HOMENS. POR SINAL, MANDE UMA PERGUNTA MINHA A ESSE SUJEITO QUE DISSE QUE “VOCÊ NÃO TINHA O QUE FAZER” AO CORRETAMENTE DENUNCIAR ESSA MONSTRUOSIDADE, DIGA-LHE QUE EU PERGUNTEI SE ELE TEM MÃE, FILHA, IRMÃ, ESPOSA, NETA; E O QUE FARIA SE ACONTECESSE COM ELAS, TAMBÉM ACHARIA NORMAL!!!!!!!! QUANTO A ESSA “MULHER-MONSTRO” QUE VOCÊ CONHECE, E ACHA QUE “ESTUPRO É COISA DE POBRE”, PERGUNTE EM QUE MUNDO ELA VIVE, POIS BASTA LER AS OCORRÊNCIAS POLICIAIS PARA SABER-SE O QUANTO OS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER OCORREM EM TODAS AS CLASSES SOCIAIS (SÃO COMUNS POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS ACUSADOS DE AGREDIREM SUAS ESPOSAS)E TAMBÉM INTERPELE-A AFIRMANDO QUE, AINDA QUE FOSSE ASSIM(E NÃO É), O PROBLEMA SERIA GRAVE DA MESMA FORMA, AFINAL NÃO SERIA A CONDIÇÃO SOCIAL DAS VÍTIMAS QUE TORNARIA O PROBLEMA MAIS OU MENOS GRAVE. O fato é que o Brasil precisa reagir a à violência contra a mulher em todos os níveis e também aos trogloditas de farda que constituem nossa “polícias militares”(só essa organização já é um câncer autoritário ainda não resolvido. Polícia militar é tropa de ocupação, sua visão será sempre essa, a da guerra. Polícia tem que ser uma instituição civil, assim é em todas as democracias do mundo), PUNINDO-OS SEVERAMENTE COM AS PENAS PREVISTAS EM LEI. Quanto a esse caso e ao da garota estuprada, SÓ A DENÚNCIA INTERNACIONAL DO OCORRIDO PODERÁ PRESSIONAR O PSICOPATA QUE DESGOVERNA SEU ESTADO, GERALDO ALCKMIN, E O DITADOR MICHEL TEMER A AGIREM. Além do que, a exposição da imagem desse covarde será mais um desgaste, já está sendo, no governo golpista do ditador e ajudará ainda mais na derrota desse canalha. Aliás, o sacrifício dos heróis, como a jovem agredida pelo covarde fascista de farda, que participaram da ocupação do MTST no escritório da presidência da república em São Paulo não foi em vão. Esses heróis impuseram mais uma derrota ao ditador : Temer revogou o decreto que revogava, infelizmente tenho que usar esse vício de linguagem, a contratação de 3000 residências do Programa Minha Casa, Minha Vida, já assinadas por Dilma. Ou seja, as casas serão construídas graças à luta dos militantes do MTST, que esmagaram o ditador o e o merda Bruno Araújo, a quem o golpista colocou para destruir o Ministério das Cidades. VAMOS À LUTA DENUNCIANDO ESSES HORRORES, EXIGINDO QUE ESSES PM’S PAGUEM PELO QUE FIZERAM(COMO TAMBÉM TODOS OS MEGANHAS QUE DEBOCHARAM DO ESTUPRO SOFRIDO PELA JOVEM NO RIO) E EXIGINDO MUNDIALMENTE A EXONERAÇÃO DE TODOS, MOSTRANDO AS IMAGENS DESSE PM ATACANDO UMA JOVEM INDEFESA COMO UMA METÁFORA DO GOVERNO GOLPISTA E MISÓGINO DE MICHEL TEMER, DA GLOBO E DA LAVA(GOLPE)A JATO, QUE PRECISAR SER E SERÁ VARRIDO DA HISTÓRIA DO BRASIL

  19. hum!
    algo deve estar acontecendo!
    De repente, Tofolli decide reconduzir Ricardo Melo ao EBC e GM reconsidera e decide abrir investigação sobre Aécio!
    Estranho! Tudo estranho!!!

    • EU TAMBÉM ACHEI ESTRANHO. SERÁ QUE ISSO NÃO É PARA TAMPAR O SOL COM A PENEIRA PARA AMENIZAR O GOLPE? SE ESTIVER ENGANADA GOSTARIA DE SABER POR QUE DEMORARAM TANTO PARA AGIREM E POR QUE FORAM TÃO RÁPIDOS CONTRA O PT?

  20. Se ela estivesse COMO EU , trabalhando, nada disso aconteceria.
    Conheço bem estes movimenos, trabalhei 8 anos na PM do PR, e investigavamos bastante estes “movimentos”, muitos manifestantes vão a estas arruaças, chapados de maconha, põ ou cachaça mesmo, alguns deles nem disso precisam pois querem fazer arruaça mesmo.
    Então essa moça se usasse os meios legais de revindicar as autoridades, jamais estaria exposta a esta situação.

    • Esse evento ocorreu na frente do prédio em que eu trabalho. Eu estava saindo do trabalho quando ví a movimentação na calçada do prédio. Os anifestantes não estavam fazendo nenhuma arruaça e nem estavam drogados como você, leviana e caluniosamente afirmou sem ter a menor noção do que está falando.

      Aliás, ví a manifestação da janela do meu escritório ao longo de todo o final da tarde deste quarta feira e não houve nenhuma violência, nenhuma arruaça. Os manifestantes inclusive abriram espaço para a passagem dos carros e o trânsito estava normal para uma tarde chuvosa na Paulista.

      Quem parecia drogado eram os policiais. Estavam em um grau de nervosismo exacerbado cooo se tivessem sido incitados contra os manifestantes. Comprtamento completamente diferente do que apresentaram nas manifestações coxinhas chamada pelaos meios de comunicação para dar pretexto ao GOLPE.

      E tem mais, DUVIDO que você estivesse trabalhando nesse dia. Você é VAGABUNDO como todos os demais trolls fascistas que infestam este blog. VAGABUNDO, mentiroso e CANALHA.

    • Você não pode generalizar, isso é puro preconceito(ignorância). Tenho 69 anos e sempre participo de manifestações e nunca vi nada disso que você descreveu, inclusive no dia Internacional da Mulher, desci com essas jovens da Paulista até a Praça da República. Neste dia não participei porque não soube, caso contrário estaria lá engrossando o direito das mulheres, pois não sou dólar. Sou consciente e luto pelas minorias sociais.
      MOCINHAS BOAZINHAS VÃO PARA O CÉU, AS BRUXAS VÃO PARA A LUTA.

  21. Assistir este vídeo ontem e me deixou indignado com total brutalidade deste animal. Mas diante dos fatos que estamos assistindo diariamente sobre o estrupo se torna pequeno em relação a minha pequena cidade do interior da bahia Uaua, minha esposa foi conselheira tutelar por dois mandato e só nós sabemos o que é defender a criança e adolescente dos monstros. Como sou pai de uma menina de 6 anos fui obrigado a pedi me esposa para se demiti por conta dos risco de ameaças que vinha sofrendo, mas alguns poderia dizer que é covardia deixar a causa, o problema não e esse e sim a falta do estado para dar proteção e apoio. Infelizmente essa e a realidade.

  22. Sobre o PS feito pelo Eduguim, o covarde principal em questão atende pelo nome de Geraldo Alckimin, um fascista da reacionária Opus Dei.
    O policial militar que agrediu a moça é um covarde secundário, que age de acordo com as ordens do canalha Picolé de Chuchu.

  23. Com o PCC,eles são mansinhos,não passam de uns bundas moles,são truculentos com pessoas desarmadas,covardes,este devia se envergonhar de fazer isto com esta moça.

  24. Estesw militares acham que enxergam.
    Só negros, bandidos, arruaceiros,manifestantes,
    mulheres, gays, homossexuais, ladrão, assassinos.
    COMO é que se despojam disto quando chegam em casa..
    E a filha entra com uma bandeira vermelha em casa, com
    os olhos ardendo e vermelhos; ou, o filho chega em casa
    vindo da Universidade Federal de cotas.
    COMO? fica um ser destes…
    Será que ele diz para os filhos, que no dia seguinte vão
    jogar bombas, e que seus filhos peguem outro caminho?
    COMO será isto..
    Como será que um policial, ao ver sua filha, esgoelada no
    chão por seu companheiro de farda…como é isto?
    Ou policiais são todos, todos…coxinhas.
    Então existe uma classificaçção, quando eles entram para
    a coorporação????

  25. Quando leio comentários como o das pessoas que minimizam esse tipo de conduta é que, infelizmente, vejo como, realmente, o congresso representa bem a nossa sociedade.

  26. ”PS: Até agora, não surgiu uma única notícia sobre punição contra o covarde da foto no alto da página.”

    Quem deve ser punidos são o governador fascista de SP junto com o secretario de segurança dele.
    Essa não é a unica foto de agressão e covardia dessa corporação.

  27. É o estado policial e de exceção em ação. A democracia está sendo jogada na lata de lixo.

  28. Golpismo de todos contra o Aécio:

    A PGR do golpista Janot pediu a investigação contra o Aécio. E o mais golpista de todos os ministros do STF golpista, o Gilmar Mendes aceitou e decidiu dar prosseguimento à investigação. E a mídia golpista do Estadão publicou:

    http://politica.estadao.com.br/blogs/coluna-do-estadao/gilmar-mendes-decide-prosseguir-com-investigacao-contra-aecio-neves/

    Esses golpistas vivem perseguindo e querendo sujar as reputações de nossos grandes e estimáveis políticos que tanto trabalham pela grandeza de nossa nação e pelo bem do nosso povo… Golpistas!

    • Se vc. apenas quis ser irônico, lhe desejo melhor sorte na próxima, Sebá. Quem garante que não pode ser exatamente como vc. disse? Até parece lógico, eliminando-se Aécio mata-se 2 coelhos com uma só cajadada: cria-se um mito de imparcialidade (“contra todos os partidos”) e resolve-se mais um problema para o PSDB paulista, que é quem desde a década de 1990 domina a direita, com ligações íntimas com a oligarquia financeira e os interesses externos.

  29. Edu,

    Nao é só com mulher. Qualquer pessoa de bem leva chumbo da PM (db) do Chuchu. Basta o que esses homúnculos fizeram com Dilma, o assédio moral é bem pior. Uma luxação, no máximo leva 90 dias para sarar mas uma injustiça não tem cura. Valente com mulher todo trouxa o é. Quero ver ser valente com o PCC

  30. Prezado Eduardo:

    Como raramento vejo televisão pergunto a quem assiste. A rede globo mostrou isso para o Brasil e para o mundo?

  31. Os golpistas do Estadão informam também que o Cerveró – em sua delação – disse que o Filho do FHC, Paulo Henrique Cardoso também recebeu as sua bolinha na época que o pai era presidente…

    Puxa vida, tanto o Lulinha quando o FHC Júnior estão sendo importunados e manchados por essa justiça, mídia e delatores golpistas…
    Os filhos de dois grandes homens que governaram esse país tendo a honra emporcalhada pela mídia golpista em depoimentos sem provas. Temos que regular essa mídia já!

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/cervero-relata-orientacao-de-presidente-da-petrobras-para-contratar-empresa-de-filho-de-fhc/

  32. Bom dia Edu

    Eu andei pensando uma coisa em relação ao seu post anterior:

    Para a esquerda voltar ao poder, eu acho que a militância tem que fazer um trabalho intenso para propagar e conscientizar o povo à votar nos candidatos ou legendas de esquerda. Não adianta elegermos um presidente e termos um congresso majoritariamente conservador e ter que ficar fazendo esta política de conchavos com o PMDB e outros partidos de direita, tendo que ser obrigados a fugir quase completamente das promessas de campanha.

    Fica a dica Edu: a esquerda tem que parar de pensar de eleger exclusivamente o presidente e tem que focar nos cargos legislativos e tem que ser um trabalho de longo prazo da militância e não de curto prazo, infelizmente!

    Quanto ao assunto deste atual post, é superlamentável ver a garota sofrer violência brutal da polícia! Estamos em um estado policial novamente!

    Um abraço!

  33. Mas por ser mulher lhe é permitido cometer crimes e permanecer impune?

    É a mesma coisa que dizer que por que foi eleita por 54 milhões de votos não pode ser impedida, podendo assim roubar, mentir, obstruir a justiça, corromper e ser corrompida e quando chega a justiça fica gritando “golpe, golpe, golpe”

    • Quem mente aqui, descaradamente, é vc.

    • Eééééé´…. tô vendo quem de fato está tentando obstruir a justiça. Mas vcs são caras de pau mesmo.

    • Dilma não cometeu crime nenhu. POs criminosos são os GOLPISTAS, todos envolvidos até a medula em falcatruas e ladroagens.

      O grampo do Jucá escancarou que o GOLPE foi dado por ladrões para pararem as investigações e garantirem sua impunidade.

      Você é um vagabundo defensor de ladrões.

  34. O treinamento de nossos policiais é incompatível com um regime democrático de fato. Além disso, a estrutura militarmente hierarquizada das PMs fossiliza a instituição e a mantém refém de uma ética de guerra e perseguição a um suposto inimigo da corporação, não necessariamente da sociedade ou do Estado. O uso ostensivo da força é demonstração da degeneração a que essas corporações chegaram atualmente e, a isso, junta-se a nossa secular desigualdade de oportunidades entre os diferentes grupos sociais, e isso semeia entre esses militares, cujas mentes passam por uma intensa lavagem cerebral, sentimentos de ódio e frustração, continuamente galvanizados por comandantes estúpidos e insensíveis, contra os grupos mais vulneráveis de nossa sociedade.
    A PM de São Paulo parece ter-se tornado ingovernável e o Sr. Geraldo Alckmin, reflexo e refém do que há de mais arcaico na política paulista, apenas empurra com a barriga uma administração que tem tornado o Estado mais rico num sorvedouro de oportunidades e possibilidades de melhoria de vidas humanas. Esse governo, que tem a cara do reacionarismo tosco, boçal e brutal, está afundando esse Estado de uma forma vil e autoritária. A PM de São Paulo, e sua afamada brutalidade, é reflexo de uma gestão perdida, sem referências e perspectivas, que não tem nada de positivo a oferecer a um sociedade acossada pelo medo e pelo torpor, frutos de uma concentração brutal e antidemocrática de nossos meios de comunicação.

  35. Caro Edu,
    lamentável essas atitudes sem classificação nas escalas animal, vegetal e mineral.
    Sempre digo que todo o mal que há no mundo, advém do machismo.
    Grande abraço.

  36. Até agora, a direção da Polícia Militar não se manifestou quanto ao evidente excesso do truculento agente da lei. Não se conhece o nome do elemento e tampouco seu histórico dentro da PM.
    Fora, Temer!

    • As delações do Delcídio e do Cerveró já homologadas pelo STF e as de Marcelo Odebrecht em vias de, tornarão as posições da Dilma e do Lula insustentáveis. São como balões com tochas apagadas.

      Eugênio José Alati
      03/06/2016.

      CASO TIVEREM PUDOR, NÃO CENSUREM.

      • Cara, se vc se limitasse a dizer sua opinião sem insultar os outros comentaristas e o autor do site, jamais seria bloqueado. Mas eu vou mudar as coisas aqui. Para comentar será necessário se cadastrar. Vou acabar com essa palhaçada. Gente decente não tem medo de assinar embaixo do que escreve. O leitor poderá comentar anonimamente para o público, mas para o blog terá que se identificar senão a caixa de comentários nem abrirá

        • Eduardo, eu acho que isso aí é uma decisão que seria interessante discutir um pouco mais antes de tomar.

          Eu sei que tem muita gente que aparece aqui anonimamente para te insultar, xingar os comentaristas e fazer discursos de ódio, e você quer ter as informações pessoais para poder recorrer à justiça etc. Isso é legítimo, porém é só um lado da coisa.

          O outro é que tem gente que quer participar de forma positiva e construtiva, mas quer fazê-lo anonimamente, por uma série de motivos. Em primeiro lugar, porque não quer deixar informações pessoais na internet, onde elas podem ser acessadas por quaisquer pessoas, que podem usá-las sabe-se lá com que intenções, não necessariamente boas. Já vi pessoas serem prejudicadas em suas vidas por conta de informações disponíveis na internet. Eu, por exemplo, levo isso bem a sério: não tenho facebook, não tenho orkut, não tenho twitter, não tenho nada que possa ser associado ao meu nome na internet, porque sei que isso pode ser acessado por qualquer bandido com os piores objetivos possíveis. É uma preocupação com segurança, e recomendo que qualquer um que use internet de forma não profissional faça a mesma coisa. Sério.

          Tem mais: não podemos ser ingênuos. Eu não estou brincando quando digo que há graves contornos fascistas nessa explosão de direita no Brasil, existe sim um projeto de sufocar e destruir quaisquer formas de pensamento contrárias. E boa parte desse movimento se espalhou pela internet. Não sei se já aconteceu alguma coisa aqui, mas sei que o blog Tijolaço já foi atacado várias vezes, por exemplo. Esses caras tem hackers, não é uma hipótese, é fato. Mais grave que isso: o “governo” Temer tem usado a máquina estatal para esse tipo de coisa, conforme defendeu aqui outro dia o comentarista nazista Nigro. Nós estamos informados desse negócio de serviço de inteligência militar, sob o general Etchegoyen, a serviço do Temer. Alguém duvida que a Abin será usada também? Ou seja, há razões bem claras para protegermos nossas informações pessoais.

          O problema não está no anonimato em si, mas no mau uso dele, em gente como Alati que se aproveita disso para fazer pregação de ódio. A propósito, é perfeitamente possível usar nome e e-mail verdadeiro para fazer discursos de ódio. A solução, a meu ver, está na criação de regras claras para uso da área de comentários, recusando a publicação de comentários com insultos e xingamentos dirigidos a pessoas ou grupos, ou que preguem ódio contra pessoas ou grupos. Isso evidentemente não tem nada a ver com censura, que consiste em proibir que alguém publique sua opinião. Há milhões de espaços em que a pessoa pode ir publicar seus discursos de ódio, os blogs de direita adoram e estimulam esse tipo de coisa, na verdade eles existem para criar espaço para discursos de ódio. Alati pode ir pregar ódio no Antagonista ou no Reinaldo Azevedo, ou se a nojeira que ele tem a dizer é tão bizarra que não pode ser aceita nem nesses lugares, ele pode perfeitamente criar seu próprio blog e publicar sua opinião integralista. O direito dele expressar e publicar sua opinião está preservado, o que você está dizendo é que seu espaço não pode ser usado como esgoto, você quer debates políticos, com inteligência, com argumentos, não disseminação de ódio.

          Enfim: tornar o cadastro obrigatório faz você se livrar dos caluniadores, mas você também se livra das pessoas que querem participar de forma positiva e construtiva, mas só vão fazê-lo se puderem usar apelidos e e-mail falso. Eu só escrevo na internet com apelido, e com certeza não uso e-mail verdadeiro. Não tem nada a ver com o blog da cidadania, faço o mesmo em todos os lugares e se não puder, não escrevo ali. É uma importante medida de segurança que inclusive sugiro que todo mundo siga. Estou aqui há pouco tempo, meu alinhamento ideológico não é bem o da maioria aqui, mas cheguei aqui preocupado com o retrocesso gigantesco simbolizado pelo impeachment, gosto do que você escreve e gostaria de continuar a participar, quem sabe convencer algumas pessoas de uma ou outra opinião que eu tenho. Observe que, no jornalismo brasileiro, o ativismo político é totalmente aceito, mas isso não ocorre com todas as ocupações.

          Bem, o espaço é seu, claro que você faz o que bem entender com seu próprio espaço. Achei que seria importante dar outra visão, mas respeito a sua. Abraços, Tovarish!

          • Jorge, minha ideia é a seguinte: o leitor preenche um pequeno cadastro e recebe senha para acessar os comentários. Porém, nada do que informar será divulgado. Poderá, inclusive, comentar usando apelido, sem usar seu nome. Mas ainda estou aperfeiçoando a ideia. Aquele leitor que não quiser mesmo se cadastrar mas fizer um contato, eu autorizo. Só não quero mais que gente que usa dados falsos possa colocar aqui seu lixo mental sem que se possa fazer nada. Você não faz ideia das agressões que sofro todo dia. Minha família é o alvo predileto, mas tem outros que ficam me caluniando só para incomodar, fazendo-me perder tempo. Mas não vai ser agora. Antes de adotar esse sistema farei uma ampla consulta aos leitores. Vamos achar um método que fique bom para todos, inclusive para quem discorda de mim mas é pessoa séria. Só quero barrar os bandidos que vêm aqui cometer crimes contra a nossa honra protegidos pelo anonimato.

          • Achei seu comentário muito importante. Também tenho preocupação, mas procuro nunca descer o nível e me comparar com esses tipos truculentos. Ouvi na CBN um comentário de uma pesquisadora chilena, que tb é professora em uma universidade brasileira, onde comentava o resultado de sua pesquisa desde que começou essa onda, há quase dois anos atrás, sobre o perfil dos entrevistados. Por incrível que pareça os que queriam o golpe contra a Dilma, apenas 2% apoiavam o PMDB, 11% o PSDB e os contrários apoiavam o PT. Dentre os que apoiavam o golpe ela percebeu que nem sabiam o porquê, ou seja, alienados políticos. Já os que eram contra o golpe eram politizados, portanto, a gente não deve baixar o nível nunca.
            Mas há males que vêm para o bem, por exemplo as propagandas que têm circulado na TV, onde pedem união, tolerância, etc., outras dizendo que é um governo que se preocupa com a mulher, mas bate na mulher, paga mau as mulheres, tira direitos das mulheres, não atende suas reivindicações, não passam de propagandas enganosas e caem por terra com essas atitudes truculentas, mostrando suas verdadeiras faces.
            O pior disso tudo é que essas propagandas são pagas por nós, mas espero que caia a ficha das pessoas e percebam que o discurso é um e a prática é outra. ACORDA BRASIL!

        • Concordo com o seu projeto de caixa de comentários só para quem for cadastrado.

      • PUDOR????????, Me admiro que você conheça, ao menos, a palavra.

      • Para o Alati deixar de latir nesse espaço:

        http://viomundo.com.br/denuncias-ex-editor-

  37. “O que assusta mais, porém, é polícias militares abrigarem gente como os policiais do vídeo abaixo, que mostra policial usando um nível de força física contra uma mocinha magricela, de braços fininhos, que tira qualquer um do sério.”. A idiotice dos petistas não tem limites. Quem assiste ao vídeo percebe que o tal “nível de força física ” não é utilizado para bater na “mocinha magricela “, mas apenas para imobilizá-la, e só. Polícia boa , para o fracassado blogueiro, é a polícia venezuelana, que bate , sem dó, nos seus nacionais que protestam por comida !

  38. Caro Eduardo,

    Este é mais um retrato do país que nós vamos ter daqui para a frente, comandado pelos golpistas que usurparam o poder de mais de 54 milhões de eleitores. Aproveitando a oportunidade, no blog anterior, disse que não deveríamos subestimar a capacidade dos golpistas em se articularem para impedir a volta da presidente Dilma. Isto agora vem se confirmando com a antecipação da votação do golpe do mês agosto para o mês de julho deste ano, e também o reajuste fabuloso do Poder Judiciário e de outras categorias do serviço público. Portanto, continuo dizendo que devemos ter muita cautela ao afirmar que Dilma voltará, pois muita sujeira por parte dos golpistas ainda virá e eles não desistirão, pois têm muita força e poder.

  39. O comandante da tropa avaliou que a solitária professora . com seu protesto verbal ameaçava seriamente a segurança do grupo de policiais delicados, educados e frágeis. É capaz de o inquérito militar concluir pela penalização da moça.

  40. A parte que ele fica por cima da moça é paradigmática. Edu, ontem estive no ato mulheres com Dilma pela democracia aqui no Rio. Lindo, o fato é que elas estão na vanguarda da luta contra o golpe. Só nos resta segui-las e claro não permitir que sejam vítimas da testosterona brucutu.
    PS: A Dilma está ficando ótima de palanque. Está com presença e carisma. Quase o Lula de saias!

  41. BANDIDOS COM MANDATO NO CONGRESSO E
    SEUS ALIADOS BANDIDOS DE TOGA, todos protegidos pelos
    BANDIDOS DA MÍDIA CORRUPTA, SONEGADORA e MANIPULADORA.
    https://www.youtube.com/watch?v=g2q1d_mQwMs

    • C.Pimenta, gostei da página do face “Petistas de Coração”. Vou consultar de vez em quando essa página. Gostei da dica.

  42. A estratégia do momento é desconstruir a imagem da Presidenta Dilma no que tange à sua integridade e honradez reconhecidas até pelos seus adversários. O PIG promoverá essa campanha com base em mentiras e com a sem-vergonhice que lhe é peculiar.

  43. Xii olha ai, até o Petista golpista da Folha Josias de Sousa ja está fritando o Aécio no seu blog…

    http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2016/06/03/futuro-de-aecio-virou-combinacao-de-hipoteses/

    • pelo contrário, está dizendo que nada pode acontecer com ele além de ser alvo de “risinhos”. E está enganado

  44. Edu, sei que a PM andou fazendo uns cursos visando diminuir o stress provocado por suas atividades. Com isso era de se esperar que os policiais também diminuísse a violência em seus atos, mas, pelo visto, isto não está acontecendo. Das duas uma: ou o curso não está funcionando ou os policiais não estão praticando a técnica direito. Sei não, mas do jeito que a coisa anda não há técnica e nem curso que dê jeito nessa nossa violenta polícia militar.

  45. A maioria absoluta dos policiais militares e uma parte considerável dos civis são doutrinados pela direita. Então eles agem conforme a doutrina ordena.

  46. Hummm… estou muito apreensivo, pois essa moça me parece ser alguém bastante próxima e bem conhecida (mas não tenho um contato direto com ela no momento). Alguém, por favor, sabe o nome dela? Grato desde já.

  47. Vi quadro a quadro pra ter certeza. Foi realmente desnecessário pois a moça já estava no chão e de costa pro PM. E estava tentando fugir.

    Isso mostra o grau de, ou instabilidade emocional, ou má fé mesmo (botar pra quebrar e enfraquecer os movimentos). Mas, acompanhando o modus operandi da PM, principalmente a paulista, quando as manifestações não agradam o governo do Xuchú, óbvio, tem sempre que dispersar mas, tem que prender alguém.

    No caso eles dispersam e quem fica por último é isolado dos demais, e é cercado por vários (método meio covarde contra manifestação pacífica) pra ser preso. A estratégia do ditador Chuxú (diferentemente do policiamento ostensivo de rua, nas manifestações participam oficiais de alta patente o que obriga os SDs à cumprir a risca a tática empregada) parece que é de, à cadda manifestação que ele não gosta, prender alguém pra que todos pensem “poxa, poderia ter sido eu!”

    Já as manifestações coxinha pode parar a cidade, acampar na Paulista, fazer o diabo que ninguém é incomodado.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.