Cunha é suspeito de chantagear deputados para aprovar impeachment

chantagem

 

Os efeitos que o afastamento de Cunha pelo STF irá gerar ainda não foram totalmente digeridos ou analisados. A atuação dele desde que chegou à Presidência da Câmara, em fevereiro do ano passado, foi marcada pelo uso do cargo para atingir objetivos próprios e isso conspurca uma miríade de atos por ele praticados ao longo desse um ano e pouco.

A denúncia do procurador-geral da República contra Cunha elenca onze razões para seu afastamento da Presidência da Câmara e de seu mandato como deputado federal. Essas 11 razões incluem um hábito muito comum de Cunha que é chantagear pessoas para chegar aos seus objetivos.

Recentemente, o próprio jurista Miguel Reale Júnior, um dos autores do pedido de impeachment da presidente Dilma Roussef, afirmou que o deputado Eduardo Cunha praticou “chantagem explícita” no âmbito da abertura do processo na Câmara, segundo informações do jornal “O Estado de São Paulo”.

A chantagem foi amplamente usada por Cunha. E para variados fins. Além de chantagear o PT com o impeachment de Dilma para que o partido não votasse pela abertura de seu processo de cassação na Câmara, o agora ex-presidente da Casa chantageou parlamentares de outros partidos, como deputado do PRB de São Paulo Fausto Pinato e mais 9 parlamentares.

Confira reportagem do jornal O Globo sobre os métodos de Cunha.

 

chantagem 1

 

Segundo informações obtidas pelo Blog junto a fontes do STF, a Corte tende a não se sensibilizar com questões de mérito sobre o impeachment ou mesmo pela ação do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) impetrada na sexta-feira, que questiona a imposição de partidos que obrigaram seus deputados a votarem pelo impeachment sob ameaça de expulsão. Mas há uma questão sobre o impeachment que pode sensibilizar a Corte.

Há uma enormidade de atos de Cunha que turvaram o processo político durante seu mandato como presidente da Câmara. Atos para impedir as investigações contra si ou para retaliar quem não reza por sua cartilha. Atos que a Câmara, majoritariamente favorável a Cunha, não deverá anular assim como manteve paralisado o processo contra ele no Conselho de Ética.

Como a maioria da Câmara não parecia disposta a agir contra Cunha por conivência ou “rabo preso”, o STF afastou o parlamentar da Presidência da Casa e do próprio mandato. E pode, agora, suspender atos variados de Cunha que prevaleceram ao custo de chantagem, intimidação e até via subornos.

O questionamento dos atos de Cunha no STF permite, portanto, que aquela Corte anule todos os atos do ex-presidente da Câmara que possam ter prevalecido ao custo de estratégias como chantagem, intimidação, suborno e outros meios ilícitos de levar parlamentares a votarem como ele queria.

Para as fontes consultadas pelo Blog, se o STF for provocado a suspender atos suspeitos de Cunha durante sua Presidência da Câmara, a possibilidade de sucesso é bastante alta. Entre esses atos suspeitos, figura o impeachment. Haveria deputados dispostos a denunciar que foram pressionados pelo ex-presidente daquela Casa.

A ver.

 

Tags: , , , ,

66 Comentário

  1. Todos, eu disse todos, os deputados tem o rabo preso! Menos o Jean AeroWillys…

    • Não fala do Jean Wyllys que a minha homofobia vai à loucuuura! Ai que vontade de ser ele…

    • Olha só, o Prachetta deixou de perturbar no blog do Nassif e migrou pra cá?

      Pra quem não sabe, o Pranchetta um dos maiores trolls tucanos de todos os tempos. Deve até ganhar algum carguinho aí no governo Temer/Serra, como prêmio pela intensa atuação na trolagem de blogs progressistas. O cara trola 24/7

  2. Como já por ai vi escrito, a situação da agremiação petista está indo de mal a pior, Dilma já faz parte do passado, segundo fui informado aproximadamnete 11 deputados do PT deixarão a sigla, fato que no minimo uns 50 petistas serão presos ainda este mês, deputados, senadores , Lula e muitos dirigentes, de fato o PT vai ser EXTINTO, consequencia será o fim destes movimentos de direitos humanos, regalias para presos e marginais, bolsas e subvenções estatais,enfim seremos um país civilizado.
    Acredito que o dono do blog terá de gastar muito dinheiro em cigarro e passagens de ônibus, pois só poderá ver seus ídolos em penitenciárias.
    È esse o fim do PT, me alegro que isso tudo acabe, quero um país de méritos e não de caridade, na vida assim como a natureza só os melhores os mais fortes devem sentar á mesa e desfrutar do alimento trazido para ali , pelo seu mérito e força.

    • Outro que pra dizer sua opinião precisa usar nome e email falso. Será que é o mesmo dos outros comentários? Como pode alguém dar bola para o que diz uma pessoa que não tem coragem de assinar embaixo daquilo que diz? Seja como for, a gente nota que esses bandidinhos de internet tentam espalhar a teoria maluca de que se “acabarem” com o PT acaba a corrupção no Brasil. Esse jogo mal está começando, pessoal. Muita água vai rolar sob essa ponte. O afastamento de Dilma, se ocorrer mesmo, vai permitir que o país repense as coisas. Muita gente está achando que basta tirar Dilma para tudo se resolver como por mágica. Acontecerá o contrário.

      • É mais um que não sabe andar de cavalomanso.wordpress.com

      • Você Eduardo gosta muito de tentar intimidar as pessoas,comigo não cola essa, sou notoriamente conhecido no mundo virtual e já enfrentei petistas melhores que você que se acha o bonzão , mas agora tá ficando apavorado pois sabe que participou ativamente do petismo e da defesa dele, isso me lembra um filme que vi e tratava da alemanha do pós guerra aonde os defensores do Nazismo andavam apavorados pois sabiam o que lhes aconteceria caso fossem descobertos, já você poderá ir se preparando para se explicar pois terá muito o que explicar principalmente o motivo que lhe leva a defender o PT.

        Sem Mais

        Sacerdote Anasta Castello Branco

        • Pelo visto seu email é verdadeiro. Estou liberando seu comentário por isso. O que você escreveu constitui injúria, calúnia e difamacão. Vai se juntar a um outro comentarista de quem já comecei a investigar para descobrir quem é para responsabilizar. Já que é tão corajoso, poupe-me o trabalho de investigar e vamos marcar um encontro em uma delegacia. Desafio você a repetir diante de uma autoridade as acusações que fez aqui. Se não for de São Paulo, desafio você a ir fazer um boletim de ocorrência me acusando. E me envie a cópia. Mostre sua valentia. Acuse-me se for homem

        • Oi Anasta
          Pode colocar o meu nome também considerando, que não seja um fake.
          Eduardo defende o que eu também e muitos outros, uma sociedade melhor, um Brasil para os brasileiros, coisa que vocês, direitista e golpistas e entreguistas não querem assumir.

      • Edu, bloqueia logo esses merdas logo pelo IP.

        Fazer uma crítica e fundamentar é democracia, mas para escrever essas coisas, ah! tenha santa paciência!!

    • O Anasta poderia ter abreviado o nome inventado e assinado anta. Somente um anta para escrever que o PT está chegando ao fim, pois se muitas pessoas, em especial jovens, perceberam as mentiras e injustiças sofridas por este partido, além de se identificarem com as lutas pelo desenvolvimento social, decidiram se filiar ao PT.

      Somente antas tucanas, antas coxinhas, antas patinhos da Fiesp, antas golpistas para escreverem bobagens como essa sobre o fim do PT. A não ser que o STF, que já rasgou a Constituição permita outro ataque à Democracia e declare ilegal o PT. Aí então o PT, na ilegalidade, vai crescer mais e mais para o desespero do anta Anasta.

    • Anasta+Sia= Anastasia!!!!…kkkkkkkk

    • Pelo seu discurso, o que parece mais em descurso, VC deve ser algum bilionário, não acredito que seja da classe média baixa, que acabou de comprar um carro de uma categoria cujo o salário, ou vai pagar a prestação ou vai, pagar o IPVA, ou a manutenção, ambos não vai dar pra fazer ao mesmo tempo, e que vive a espera de uma boquinha livre pra tirar a barriga da miséria, e que não tem capacidade intelectual para peças, pois é Maria vai com as outras, que fez este comentário só pra agradar ao chefe, mas no fundo VC votou no PT, e foi beneficiado com no mínimo o minha casa minha vida, para seu porco de cuspir no prato que VC ainda está comendo, seu fajuto.

    • ♫ Emiti um longo flato quando terminei de ler a sua logorréia, Anasta…

    • Oi Anasta
      Seus chefes não foram presos ainda?!
      Lacaio de qual deles você é?
      Guardou o patinho do Skaf como lembrança?
      Já pediu a bênção para Gilmar Mendes?

    • Anasta.
      Por quê não anastasia? (provavelmente seu ídolo) Setia até melhor “anestesia”, que alias é o que deve ter
      essa mente poluída de rancor e ódio ao partido que proporcionou aos menos favorecidos o que outros
      partidos e governos jamais proporcionaram. Que uma fossa lhe seja menos fétida que sua mente, fascista, canalha.

  3. Tereza Cruvinel se viu deveras agastada com os resultados da votação daquele fatídico deia 17/04. Acompanhei sua análise sobre uma possível votação favorável a Dilma, com base em informações que pareciam precisas de alguns partidos como o PDT, que exigiu de seus afiliados vota não. Essa jornalista sentiu-se péssima com os resultados, mas também pelo que pressentia, estando diariamente envolvida com os deputados.

    Víamos alguns deputados declararem coisas tão favoráveis a Dilma, pra em seguida votar sim, que daquilo tiramos conclusões lógicas de que esses deputados estariam de algum modo movidos a votarem contra suas convicções.

    Por tudo que conhecemos nessa gentalha golpista, não nos surpreenderíamos se Cunha, Temer, entre outros, talvez até mesmo Skaf, tivessem investindo muita grana pra comprar os eleitores.

    Se já havia muito a questionar sobre a atuação de Teori quando o processo já estava no Senado, em reta final, agora, mais do que nunca, espera-se que essas denúncias tenham substância suficiente para um laudo mais apropriado desse togados, que teriam que ter venda nos olhos, mas tentam nos enganar tapando apenas um lado da visão.

    • Pra mim Cunha chantageou ou subornou uns 50 deputados

      • ♫ A começar por aquele verme que ficou o tempo todo perto do microfone, amarfanhando a bandeira brasileira como se fosse o trapo imundo no qual foi parido…

  4. Edu,

    A mando de quem? Cunha é um pau mandado e “ALGUÉM” está por trás dele. Será o fiespeiro ou o tucandeira. Quem viver. saberá

  5. Agora aponte o ministro que vai ter a coragem de anular todo o processo de impeachment, na altura em que está. 367 deputados e 15 senadores querem o impeachment.
    Respeite um pouco mais seus leitores.

    • Aposto que o nome e o email desse cara são falsos. E vem me falar de respeito. Mas, seja como for, Teori Zavascki desafiou a maioria da Câmara ao afastar Cunha. Mas alguém que não assina embaixo do que diz não poderia escrever burrada diferente

  6. Os atos de Cunham podem ser anulados, mas isso vai depender dos argumentos jurídicos apresentados pela defesa. Um deles, é o uso do próprio discurso do Miguel Reale, que deu um tiro contra o próprio pé com esse discurso, e o que fez bem pra presidente.

  7. Boa! Vamos ver se essa pega…

  8. Acho que esse Sr. Cunha tem muito a ver com essas ameaças. Tomara que o STF avaliem e trabalhem adequadamente e não partidariamente/seletivamente.

  9. Há mais coisas no céu que os aviões de carreira.
    Apariciio Torelli ( O “Barão de Itararé).

  10. Caro Eduardo, o deputado Aliel Machado, da Rede, já fez denúncia pública sobre a intimidação que sofreu para votar a favor do golpe. O relato que fez foi o seguinte: ” Cunha falou: ‘O Temer vai ser presidente, você vai ver. Você não vai mais andar em Ponta Grossa’. Eu disse ‘Como assim?’, e pensei: ‘Quem é Eduardo Cunha para falar isso pra mim?’”. Isso não constitui já uma prova importante para sustentar essa ação?

  11. Problema …como apresentar provas da tal chantagem sem que o afetado se comprometa?

    Não. ..não tem mais jeito. ..agora é descobrir uma estrategia pra desnudar o governo golpista sem que com isso ainda se leve a fama de se estar tentando como a direita, paralisar e/ou arrasar ainda mais com a economia do país

    • Ora, o testemunho do deputado que foi coagido. Simples assim…
      Na Lava Jato é só o camarada abrir a boca e dizer que fulano e sicrano levaram proprina, para estes serem alvos de inquéritos e prisões.
      Porque, então que um deputado federal, ao dizer em alto e bom som: “Fui coagido por Eduardo Cunha”, não teria valor legal ?!?
      Você quer provas da coação feita pelo Eduardo Cunha ?!? Ok.
      Eu quero provas de que o Lula roubou dinheiro público.

  12. Alguém já encostou no novo Presidente: Waldir Maranhão .Se deixar o cara solto já era: fica sob o guarda chuva do Cunha…Nessa hora quem anda mais leva…

  13. Nunca foi segredo para ninguém. Daí aquelas postagens no Face com montagem da cara do Cunha ostentando cartaz a perguntar: “Por que ainda não estou preso”?

    Nunca – nunca – foi segredo o modus operandi desse rapaz.

  14. Falando nisso, falta quanto tempo para alguém prender o Cunha?

  15. Para que serve o STF se ele não pode entrar na questão do mérito, na análise do julgamento feito pelos políticos? Ora, eles estão julgando com base na lei ou estão atropelando a lei e cometendo golpe? O STF não pode se furtar a este dever de julgar o mérito da questão. Se há crime de responsabilidade praticado pela presidenta Dilma, que eles apontem este crime. Se não há, o STF tem a obrigação de considerar NULO o impeachment e devolver o cargo para a presidenta eleita pelo povo brasileiro. Do contrário, a partir de agora, qualquer governante que não tiver maioria no parlamento estará sujeito ao impeachment, mesmo que não tenha cometido qualquer crime. Se o julgamento de mérito é meramente político-partidário, então não precisa mais haver eleições para presidente (ou para governador ou prefeito). As eventuais maiorias nas casas legislativas é que elegerão indiretamente os detentores do poder executivo, cassando os votos dos cidadãos brasileiros. Ora, o STF não pode se furtar de julgar o mérito ou será considerado conivente com o golpe e um órgão inútil, não merecedor do respeito da população brasileira – assim como o parlamento, que cada vez mais se distancia da nossa população.

  16. Cunha chantageou nitidamente todos, fez sem nenhum pudor e medo. Waldir Maranhão é um fantoche que precisa ser afastado. Nosso país foi sequestrada por um fascista, é preciso que o STF tenha coragem e parta para cima de Cunha. Se bem que observo muito comprometimento partidário por parte de nossas Instituições.

  17. O Eduardo Cunha é um bandido truculento e aí que mora o problema para os golpistas, os truculentos sempre deixam rastros de suas truculências.
    Todo o processo viciado está evidentemente provado, Eduardo Cunha foi deixando rastro de suas chantagens e de suas manobras sujas por todo lugar onde passava até nos escaninhos de correspondência, sua truculência chegou.
    Em 2015 eu fui ao Congresso para usar os escaninhos de correspondência na intenção de influenciar deputados e senadores sobre a aberração que estaria acontecendo no TCU e que eles não seguissem na condenação das contas de Dilma ano 2014. No Senado não tive problema algum já na Câmara, fui impedida por uma determinação da mesa diretora .
    Enviei reclamação ao STF que teve efeito e no dia 7 de outubro fiz protocolo junto ao TCU, 2 meses depois ocorreria a operação Cantilenária. Não sei se foi por causa dos escaninhos bloqueados, mas a coincidência nos favorece, usá-la em favor da causa democrática acho que Deus num vai castigar não, enfim…
    http://privatarianuncamais.blogspot.com.br/2016/04/eduardo-cunha-e-seu-lado-ecologico.html
    Até o dia da votação os escaninhos ainda estavam bloqueados então usei sedex para enviar as cartas de 2015 aos deputados mostrando sim que o Eduardo Cunha era de ilegalidades primárias e o primarismo poderia atingi-los. Isso foi no dia 14 de abril. No dia 28 de abril enivei carta aos Senadores mostrando sim que Eduardo Cunha já tinha histórico provado de ilegalidades junto suas ações na casa e que sim o TCU e STF já tinham noticias dessas ilegalidade. Os que votaram em favor de continuar o processo contra Dilma nem podem alegar ignorância e só não ligaram os pontos TCU=> Operação Cantilenária, por pura distração de não se ligarem aos detalhes e o diabo está exatamente ali.
    Para piorar a situação do processo contra Dilma tem a tal credencial do Kim Kataguiri e sua turma. Sim, Eduardo Cunha e sua turma fecham os escaninhos e dão credencial aos Kim da vida? Interessante, se não fosse ilegal. Novamente, os senadores que votaram na comissão nem podem alegar ignorância, o caso Kim foi noticia em tudo quanto foi lugar.

  18. Nestes ultimos meses principalmente,tendo visto,lido e ouvido opiniões de juristas,jornalistas e até um palestra do Ciro Gomes no teatro oficina esta semana e que vem muito na linha de raciocinio dos que citei antes,que o afastamento de Cunha é uma medida excepcional do supremo.Tambem muito se tem falado,alias afirmado pelas redes,que confirmando a fala do Lula nas gravações que o tribunal se acovardou ou que é parte do golpe,ja que tendo ciencia de tudo isto e que motivou a tirarem o Cunha,porque não fizeram antes ? Que estariam seguindo um roteiro.Ha um outro ponto em que a saida de Cunha agora ,teria sido antecipada por causa de uma manobra do presidente (desculpem,tenho dificuldades em escrever certo o sobrenome ) e d Marco A. Melo,e Teori então se antecipou.Edu tem suas fontes esta convencido da anulação do golpe(jamais vou chamar isto de impeachment porque é golpe).Este blogueiro tem errado muito pouco em suas afirmações ou mostrar para onde se esta caminhando e tomara que que esteja certo mais uma vez.Mas um ponto na modesta visão deste velho militante é que se restaurada a democracia,amanha,alguns dia ou meses,mas ela sera restabelecida porque cresce na sociedade a defesa deste sistema.Então restabelecida a vontade da sociedade,alguns pontos sofrerão pressão por mudanças pela condenação que sofrem e porque ja tem claro que são danosos a democrcia.O sistema de representatividade politico,a midia e o judiciario.Os 3 agora colocaram a forca em seus pescoços e enfrentaram o julgo por suas ações.Não ha mais espaço para a forma atual da suprema corte,independente se ela anular ou nào o golpe.Alias alguns setores de servidores publicos podem ficar com as barbas de molho em se vencendo o golpe.Judiciario,ministerio publico e PF.

  19. De fato, se houver provas o STF pode a anular a sessão ou ao menos os votos de deputados que se provar foram chantageados. Pode, ainda, determinar que haja nova votação, sem Cunha, para convalidar o impeachment ou, se for o caso, mudar o resultado. Hipótese esta perigosa, pois ainda que suspenso, Cunha continua tendo influência sobre alguns deputados cúmplices de seus esquemas. Entre eles, Paulinho da Farsa. Mesmo sem Cunha na Câmara é possível que o impeachment seja novamente aprovado em nova votação. O golpe já está muito adiantado, o governo temeroso já está arquitetado em conluio com o PSDB. O capital investiu pesado no golpe e não aceitará que ele reteoceda. É muito difícil pará-lo a esta altura. Temo que nem o STF teria força suficiente para decidir de forma a cancelar esse golpe vergonhoso. Minhas esperanças são mínimas.

  20. Cunha tem potencial para fazer a maior delação premiada do mundo. Muita gente ainda deve muito a ele. Temer talvez seja seu principal tributário. Muita gente ainda trabalhará em seu favor. Mas o placar de 11 a 0 a favor de seu afastamento foi acachapante – mesmo os congressistas que estão no seu bolso ficam com pouca opção ao apreciar seu processo no conselho de ética. Vamos ver o que sairá daí. Se Cunha fizer delação premiada – e a Justiça a apreciar em tal caso -, tudo indica que a República (de Temer!) virá abaixo. A conferir. Pois ele pode ser afagado o suficiente para não abrir a boca.

  21. Edu, eu li num site russo, e acredito nele, que era a NSA quem exatamente mantinha os canais do Judiciario brasileiro a par do que ocorria nesse andar do planalto – e por extensão no Supremo. — PS: SERÁ que ela continua? -No contexto referia-se ao grampo da conversa de Dilma divulgado pelo indigitado togado todo preto de Curitiba. E nao é exato dizer que os russos sejam mal informados sobre alguma das 16 agências especificas, de que trata o . inciso–do parágrafo–do caput em tela…(noossa como estou de juridiquês hoje!) Aliás o Ted Snowden mora ali mesmo.

  22. Fora do Texto:

    Desejo à todas as mamães, companheiras do Blog. Um FELIZ DIA DAS MÃES.

  23. Caro Eduguim,

    Se pudesse daria ao Lula uma sugestão: por causa de 2018,Lula deverá ser condenado até na segunda instância, mesmo se lhe concederem prisão domiciliar. O julgamento é político, farsa jurídica de cartas marcadas. Minha sugestão é que ele faça voto de silêncio, jejum de palavras frente a delegados e promotores e sequer leve advogado consigo. Seu silêncio ecoará como grito e valerá mais do que todas as palavras que em vão vier a proferir. Deixo a ti avaliar se essa sugestão é pertinente e deve ser transmitida a Lula e mesmo publicada no blogue. Não subestimemos o poder do silêncio.

    • Os palestinos fazem greve de fome, é uma atitude política e é considerada até pela ONU. Acho que suas sugestões são ótimas. Como a prisão de LULA vai ser um espetáculo dantesco, ficará marcada toda a atitude que ele tomar.

  24. Caro Eduardo,

    Eu não me iludo mais com o Supremo Tribunal Federal. Hoje, dados os últimos acontecimentos oriundos daquela Corte Constitucional, não acredito mais na imparcialidade dos seus onze ministros. Dilma e Lula, infelizmente, não podem mais contar com esse tribunal, quando o provocarem para repararem os seu direitos. Portanto, é bom não alimentarmos esperanças, pois podemos ficar decepcionados com as suas decisões.

  25. …tô zonzo

  26. O STF já mostrou de que lado está..Seus ministros estão apenas seguindo a estratégia do golpe. Segundo PHA, Lula deverá ser preso na próxima semana. Teori entrega Lula a Moro e com isso a Lava jato acaba. Mas esquecem de um detalhe ,o povo não vai aceitar. O relator que procure sozinho essa proteção ,pois se depender da nossa injustiça ….

  27. Concordo com o que escreveu o Hebert (11:34hs) e Valéria PE (14:52hs): não dá mais para confiar no STF. Todos os ministros tem lado. E, por favor, Edu, tire meu nome da lista de solidariedade ao sr. Teori Zavascki, pois da lista do Lewandowski não dá mais para retirar, já que vc já a entregou a ele. E se acontecer de prenderem o Lula, como muita gente está dizendo, esse país vai virar um caos. E se aquele capa preta do juiz moro ousar fazer isso, vai levar uma cusparada em todo lugar que for. O pessoal do judiciário que se prepare. Não vão ter paz. Vai ter revolta!

  28. Quando Teori Zavascki leu o voto dele que levou ao afastamento de Eduardo Cunha, a maior parte da descrição dos crimes cometidos pelo presidente da Câmara estava na denúncia do PGR levada ao conhecimento do Supremo em dezembro de 2015.

    Naquela oportunidade o instrumento (petição) do PGR pedia uma decisão liminar. Como é do conhecimento geral as liminares são concedidas quando há o “perigo da demora” acompanhada da “fumaça do bom direito”, e assim se antecipa, LIMINARMENTE, uma decisão judicial para IMPEDIR que sejam cometidos mais agressões legais, até que se possa JULGAR o conjunto da obra, quando virá a decisão final. Se não se confirmar que houve crime, de qualquer natureza, o direito é devolvido a quem foi atacado pela decisão liminar. E se houver confirmação da existência de crime a decisão liminar evitou que o crime fosse repetido, ou continuado.

    Assim, com essa compreensão sobre o mérito de uma decisão liminar e sua funcionalidade, e no caso em que não houve a concessão liminar de pronto, de imediato, mas concedida em outro momento posterior, como foi no processo de impedimento da presidenta Dilma, o que seria a concessão da liminar quando pedida, com a interrupção da livre ação daquele que estava em crime, a suspensão concedida posteriormente DEVERIA alcançar os feitos criminais que foram cometidos no período entre o pedido liminar e a concessão posterior.

    Claro que somente se anula o passado no caso dos crimes que não envolvam a vida de alguma vítima (no sentido de morte do ofendido), mas no caso de crime por uso indevido do poder do cargo, como é o caso de Eduardo Cunha, seus atos – neste caso há um principal, o desenrolar da abertura do processo de impedimento de Dilma – deveriam ser ANULADOS para se atingir o PLENO DIREITO, pois que crimes foram cometidos durante o período entre o pedido de suspensão da livre ação e a concessão de suspender o ofensor.

    Se o PGR avisava a Justiça em dezembro de 2015 que havia risco de mais crimes – e eles foram cometidos – a decisão posterior de acatar o pedido do PGR deveria compreender a suspensão dos atos de quem estava sob investigação porque o contrário seria (e é o caso) uma salvaguarda para o cometimento de infrações penais até a manifestação final da Justiça e, neste caso, sob a proteção da própria Justiça, porquanto a demora favoreceu o criminoso – e não a sociedade que estava sendo ofendida pelas transgressões penais – conforme a denúncia do PGR e de acordo com o voto de Teori que entendeu (ainda que muito tempo depois, quase cinco meses), que o PGR estava correto ao pedir o afastamento de Cunha, por conta de todos os crimes cometidos. E não nos esqueçamos que foram mais de setenta páginas de leitura do ministro Teori relatando crimes diversos.

    Diante desses fatos, que produzem uma ofensa grave ao Estado Democrático de Direito, não seria absurdo algum o Supremo vir a decretar a NULIDADE dos atos de Eduardo Cunha, entre eles o início do processo de impedimento da presidenta da República porque lastreado em transgressões graves, com ofensas à Constituição da República, ao Código Penal e ao Código de Processo Penal, principalmente, além das outras transgressões em leis específicas que tratam do impedimento do presidente da República.

    Se eventualmente o Supremo Tribunal acatar os pedidos de NULIDADE dos atos praticados por Eduardo Cunha – porque cometidos em situação de crimes continuados – o nosso tribunal constitucional estaria repondo a ordem jurídica e institucional no seu devido lugar. Nada mais simples do que isso!

  29. A qualidade da notícia pode ser medida pela quantidade de comentários e reações que provoca.
    Parabéns por suas matérias, Caro Eduardo.
    É impressionante a quantidade de coxinhas que visitam seu blog.
    Impressiona também, a “qualidade” dos comentários que postam, numa visão clara de sua educação e cultura.
    Esse tipo de fascismo estava trancado nos armários da bestialidade humana.
    Encontraram agora uma luz e vieram para fora.
    Quanto ao STF, creio que é uma verdadeira “caixinha de surpresas”.
    Estamos em guerra, e soam tiros de todos os lados, disparados pelas mais diversas “teorias da conspiração.”
    Hoje mesmo, Gilmar Mendes deu mais uma inequívoca demonstração de que não tem condições de ser Ministro do STF, ao declarar que DILMA não pode mais continuar do poder.
    Estaria pois, o Ministro “dentro” do golpe?
    Assim, para que não caiamos logo na primeira vala, é preciso termos discernimento e considerarmos as matérias mais equilibradas, sem muito “acho isso, acho aquilo”.
    Temos aqui nesse blog, uma vela tribuna democrática e com relatos sérios, sem exageros.
    Respeito, é a maior das qualidades humanas, por isso, conclamo a todos que aqui postam seu comentário, que utilizem essa qualidade na hora de encontrarem o divergente.
    Lembrando sempre que o golpe atingirá a todos.

  30. JOAZINHO

    A Professora pergunta aos seus alunos:
    – Pedro, qual é a profissão de seu pai?
    – Advogado
    – E o seu Aninha?
    – Médico.
    – E o seu Igor?
    – Gerente de uma multinacional?
    – E o seu Joazinho?
    – Ele dança em uma boate, vestido de mulher, usando uma calcinha fio dental e depois da apresentação ele sai com os homens e vão para algum motel da cidade.
    A professora rapidamente dispensa toda a classe, menos o Joazinho e pergunta :
    – Menino , seu pai realmente faz isso?
    – Não professora, agora que sala está vazia eu posso falar a verdade: ele é político, deputado federal em Brasília, é amigo do Eduardo Cunha, do Bolsonaro, do Caiado, do Aécio, do Gilmar Mendes e de muitos outros que estão querendo tirar a Dilma da presidência para colocar o Michel Temer no lugar dela e até já foi convidado para ocupar um alto cargo de primeiro escalão no governo dele, mas eu morro de vergonha de falar isso na frente de todos outros colegas.

  31. Nós vamos sofrer muito, mas vamos rir também muito. A merda vai virar boné.

    http://www.tijolaco.com.br/blog/cunha-segundo-o-ex-padrinho-garotinho-nao-vou-sozinho-para-o-sacrificio/

    Comecemos pelos risos, lendo e imaginando o que um psicopata chamado Eduardo Cunha está preparando para a turma que o traiu, segundo ele. Cunha disse: “não vou sozinho para o sacrifício”.

    E tem muita gente torando aço.

    Eduardo Cunha afirma categoricamente que ministros do STF lhe devem muitos favores. Ministros, no plural.

    http://www.tijolaco.com.br/blog/cunha-segundo-o-ex-padrinho-garotinho-nao-vou-sozinho-para-o-sacrificio/

    “Um Cunha abatido, ansioso e com espírito de vingança, disse: “não vou sozinho para o sacrifício”.

    E mais: “Eu posso ser o fim de um governo que nem começou”. Essa frase é um murro no estômago do bitraidor Temer.

    Repetindo: Eduardo Cunha afirma categoricamente que ministros do STF lhe devem muitos favores. Ministros, no plural.

    Com essas afirmações, não terá Cunha assinado a sua sentença de morte, no sentido literal do termo?

    Mas a frase mais ameaçadora de Cunha, segundo o ex-padrinho Garotinho, foi: “Não vou sozinho para o sacrifício”

    Por Jari da Rocha, colaboração para o Tijolaço · 08/05/2016

    Quem conhece, conhece.

    E não há quem mais conheça Cunha que seu ex-padrinho Anthony Garotinho.

    Que o tirou do lixo no qual tinha caído no Governo Collorr topou arranjar uma briga com Brizola por causa dele, entregando-lhe as Companhia Estadual de Habitação

    Garotinho, em seu blog , é “fonte é altamente confiável”em matéria de Cunha.

    Vale a pena ler o que ele diz do ex-afilhado:

    Ontem conversei por telefone com um deputado federal do PR amigo íntimo de Eduardo Cunha. Ele tinha estado com Cunha minutos antes em sua residência oficial. Fez algumas afirmações que são de arrepiar os cabelos. Talvez não seja próprio revelar todas, mas uma, com certeza, já deve ter chegado a Michel Temer. Eduardo Cunha disse em alto e bom som a seguinte frase: “Se eu for abandonado não vou sozinho para o sacrifício. É bom que alguém diga a Michel (Temer) e a (Romero) Jucá que eu posso ser o início do fim de um governo que nem começou”. O amigo de Cunha me revelou que nunca tinha visto Eduardo no estado que o encontrou nessa visita. Cunha estava abatido, ansioso e com espírito de vingança.

    Em um certo momento da conversa ele deixou transparecer que, na sua opinião, o Supremo não tomaria a decisão que tomou sem uma sondagem prévia ao presidente do Senado, Renan Calheiros e ao próprio Michel Temer. Cunha desconfia de traição embora Temer tenha sido um dos primeiros a ligar para ele assim que o ministro Teori Zavascki concedeu a liminar para suspender o mandato e afastá-lo da presidência da Câmara. Uma das afirmações que chamou a atenção do deputado do PR amigo de Eduardo Cunha foi a seguinte: “Não sou bobo. Tem gente que manda matar e depois vai chorar no velório ao lado da viúva. Se estão pensando que vou aceitar solidariedade sem uma solução concreta estão enganados”. Disse também que sabia que uma parte da assessoria próxima de Michel, referindo-se a Moreira Franco, estava dando graças a Deus pela sua situação. Demonstrou ainda grande irritação com Leonardo Picciani, que resistiu, segundo informações que chegaram a ele, a assinar uma nota de solidariedade pelo momento que estava vivendo. Eduardo também reafirmava que não renunciaria chegando a dizer que seu substituto, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA) é uma espécie de Severino Cavacanti (ex-presidente da Câmara) melhorado e que não duraria nem 15 dias no cargo.

    Foram feitas outras afirmações que prefiro não revelar porque, afinal de contas, são quase que uma chantagem a ministros do STF a quem Eduardo Cunha afirma categoricamente que lhe devem muitos favores.

    Como a fonte é altamente confiável é bom Michel Temer se preparar para dias nervosos, afinal Eduardo Cunha como amigo é um perigo, e como inimigo é mais perigoso ainda. Imaginem na situação de ex-amigo. Eu não sei porque sou casado com Rosinha há 34 anos e nunca tive outra esposa. Mas dizem que os piores estragos que podem ser feitos na vida de um homem são por ex-mulheres e ex-amigos.

  32. Ora Edu, este processo não teria chegado aonde chegou, se o STF não fosse conivente.

  33. Caro Eduardo,
    Lamentavelmente está chegando o dia em que a presidente Dilma será defenestrada do poder, e não mais voltará, embora algumas pessoas, inclusive ela, pensem o contrário. Dilma não voltará porque esse movimento de retirar o Partido dos Trabalhadores do poder, começou lá no ano de 2005, quando estourou o famigerado mensalão. De lá para cá foi-se construindo essa ideia, onde vários setores da sociedade brasileira foram se aglutinando ao longo do tempo, capitaneados pela velha mídia, principalmente a Rede Globo, que de tanto insistir na derrocada do PT, acabou gerando um ódio visceral na maioria do povo brasileiro contra o referido partido e seus integrantes. Com tudo isso, no decorrer do tempo, muitos agentes políticos abraçaram a causa. A partir daí, é que surgiram a Lava Jato, onde um juiz federal do Paraná saiu do ostracismo para o estrelato, tendo tornado-se referência no Poder Judiciário do Brasil e até mesmo sendo temido pelos tribunais. Depois, Eduardo Cunha assumiu a presidência Câmara dos Deputados, e tornou-se um opositor ferrenho e odioso do governo, dando início a uma sequência de derrotas a este naquela casa parlamentar. Por fim, veio Gilmar Mendes, que contribuiu decisivamente no desfecho, impedindo Lula de assumir o Ministério da Casa Civil, e com isso influenciando a todos os ministros do STF a seguirem o mesmo caminho, os quais, acovardados, também, abraçaram essa causa,

  34. Quando os movimentos,vai invadir a Globo?

  35. Me respondam: Só o PT, Lula , Dilma e os Petistas não sabiam.

    Quem e para que elegeram Eduardo Cunha para Presidente da Câmara?

    O que Temer e as FI ofereceram para Eduardo Cunha, sua mulher, filhos e seus deputados para ele executar a tarefa de tirar Dilma, além de dinheiro?

  36. Também como os outros comentaristas aqui, sou realista: Não vai haver anulação do processo de impeachment por parte do Supremo, por vício de origem.

    O mesmo já definiu como “excepcionalíssimo” conceder liminar pelo afastamento provisório de Eduardo Cunha da Câmara. Que dirá anular um processo já aprovado na Câmara e, ao que tudo indica, se dará no Senado também.

    Acho que sem dúvida, o pior está na não disposição do Supremo em avaliar o mérito do processo.
    É questão básica em Direito, que todo e qualquer ato que for considerado pela parte atingida como algo que atente contra a Constituição, deve ter seu conteúdo e suas acusações analisadas pelo STF, caso provocado a isso.

    Mesmo que tenha sido tomado por outro Poder da República. Afinal, é clausula pétra da Carta Magna o direita à ampla defesa e recurso à Justiça, caso o julgado considere uma atitude como sendo inconstitucional.

    Esse infelizmente, é o contexto que me faz ter pessimismo quanto a qualquer solicitação feita pela AGU ao STF.

    Engraçado, é verificar que para atos orgânicos ao Executivo, neste ano por algumas vezes (desde nomeação de Ministro até decreto de crédito suplementar), tenham sido anulados pelo mesmo Supremo que diz não “intervir” em decisões “interna corporis”.

  37. Edu, eu, assim como alguns comentaristas, não confio mais no STF, principalmente depois dessa demora do sr. Teori para conceder a liminar que afastou o Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados. Peço a vc para retirar meu nome da lista de solidariedade ao ministro Teori Zavascki, já que da lista do sr. Lewandowski não dá mais para retirar, já que a tal lista já foi entregue por vc. Vergonhoso ver o nosso STF ser, ao que tudo indica, conivente com esse golpe nefasto que querem desferir no governo Dilma.

  38. a se confirmar a noticia de que Maranhão suspendeu o impeach

    Entre a MERDA dum governo incompetente ..e o GOLPE de seres que tetam tomar o poder sem terem sido eleitos

    infelizmente, devo reconhecer que prefiro ficar com a MERDA mesmo

    e rezando pra que esta inapta e IMPREVIDENTE amadureça e governe com mais humildade e pluralidade de brasileiros

  39. Você é FODÃO mesmo, hein Edu? Mais uma vez cantou a pedra e não deu outra.
    Por isso sou seu fã.
    Abração, Eduardo.

  40. Caro Eduardo,

    Ainda agora, saiu a notícia “bombástica” de que o atual presidente da Câmara dos Deputados Waldir Maranhão anulou o processo de impeachment da presidente Dilma. Não devemos nos precipitar em comemorar, porque a oposição já recorreu ao STF e como se sabe, todas as vezes que ela recorre contra o governo junto àquele tribunal, o recurso cai nas mãos do ministro Gilmar Mendes, e aí já sabemos qual será o resultado. Mas, mesmo que caia nas mãos de outro ministro daquela Corte, certamente ele atenderá ao pedido, sustando assim a decisão do presidente Câmara. Certamente, o Supremo não vai dizer que isso é um assunto “interna Corporis”.

  41. Se até eu e os internautas que perdemos tempo e esforço com isto temos dificuldades, se os bons analistas se confundem e enxergam miragens…
    Se o povo agora colocar no liquidificador toda a tralha de desinformação, mentira e ódio que recebeu nos ultimos 17 meses… o povo simplesmente nao vai distinguir o que é.
    Nem muito menos engolir a gororoba, será mais dificil para a elite força-lo a isso.
    Se não o levar para o niilismo será ate positivo.

  42. Caro Eduardo,
    Depois do que presenciamos hoje, resolvi voltar à sua matéria.
    Não há mais nenhuma dúvida de que o cunha tem a República nas mãos.
    Renan cometeu um sério erro em defesa do golpe.
    Até porque, o próprio Renan poderá vir a ser Presidente.
    A Globo colocou seus perdigueiros para perseguirem Renan durante toda tarde.
    E não deu outra, Renan sucumbiu à Globo e ao Cunha.
    Abandonar Cunha, significa a própria destruição do Temer e do Renan, hoje, os dois vassalos dos golpistas que financiam o impeachment.
    O Garotinho, padrinho e salvador de Cunha, entregou de bandeja essa notícia.
    Temos então certeza de que uma verdadeira gangue está para assumir o Poder.
    O STF vai assinar embaixo?
    A OEA e Corte Interamericana estiveram hoje com o Presidente do Supremo.
    O STF vai assinar o golpe ?
    A guerra está ficando interessante.
    O poderoso Cunha começa a mostrar onde estão seus tentáculos, Câmara, Senado, STF…
    Em breve os nomes aparecerão.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.