Após o golpe, máquina golpista vai sendo desativada

Análise

franquia capa

 

Quem pensa que a concretização do golpe afetará apenas governistas, está enganado. A máquina edificada ao longo dos últimos dois anos para tirar o PT do poder é estupidamente cara e já começa a perder o sentido.

As lendas construídas pela direita golpista e pela mídia tucana a respeito das supostas benesses que o governo distribuía a pessoas como este blogueiro também vão ser desmascaradas.

Durante anos, uma massa de contratados pelo PSDB e pelo DEM para espalhar mentiras na internet baixava neste Blog todos os dias para fazer acusações de que eu recebia dinheiro dos governos do PT para dizer o que digo. E para prever que com a queda de Dilma eu teria que fechar o Blog.

Ironicamente, o que acontecerá será exatamente o contrário. Enquanto que este Blog terá uma atuação ainda mais intensa a partir de agora justamente porque, com a democracia pisoteada, agora é hora de atuar mais, não menos, os golpistas já começam a se desmobilizar.

Como o Blog da Cidadania nunca recebeu um mísero centavo de dinheiro dos governos Lula e Dilma ou de alguma estatal, estando ou não o PT no poder para mim tanto faz do ponto de vista financeiro. O mesmo não vale para os militantes do golpe.

Essa figurinha que aparece ao lado do mafioso Eduardo Cunha na foto abaixo é um tal de Kim Cataguiri, um dos pistoleiros contratados pela franquia golpista para pregar o golpe no âmbito de um tal “Movimento Brasil Livre”.

franquia 1

Há, também, um tal de Marcelo Reis, de um grupo chamado “Revoltados On Line”. O Sujeito fez fortuna vendendo um kit golpista para os tarados que saíram por aí cometendo atentados fascistas.

franquia 2

O terceiro grupo que explorou fartamente o golpe e ganhou maior notoriedade é o “vem pra rua”, conduzido por um tal Marcelo Chequer, alguém que jamais chegaria ao nível de protagonismo que chegou se não fosse a multimilionária franquia do golpe.

franquia 3

Até hoje não se sabe OFICIALMENTE de onde vieram as dezenas e dezenas de milhões de reais que financiaram os golpistas. Essa é uma história que ainda será contada.

Mas a resposta será conhecida – ao menos extraoficialmente – a partir do momento em que o butim começar a ser distribuído de forma menos envergonhada – o que ocorrerá dentro de alguns meses.

Além dos vários grupos que exploraram o golpismo – há outros menos notórios, além dos supracitados –, ao longo da primeira e da segunda décadas do século XXI formou-se, também, um exército de comentaristas de grandes meios de comunicação cujo único propósito tem sido atacar os governos do PT e suas figuras de proa (Lula e Dilma).

Dos pistoleiros antipetistas incrustados na grande mídia há nomes que surgiram na era petista – a dita “molecadinha do golpe” – e outros que abandonaram os falsos escrúpulos e aderiram, os “golpistas veteranos”.

franquia 4

franquia 5

Entre os veteranos, há uma figura singular que, apesar de ter sido talvez quem mais ganhou com o arrivismo golpista e de ser um jornalista veterano, só alcançou alguma notoriedade ao se engajar na luta golpista que demorou 13 anos para ser vencida pelos autores.

franquia 6

Reinaldo Azevedo é o maior exemplo de arrivismo bem-sucedido. No fim do governo FHC, ele nada havia conseguido. Era um jornalista apagado que trabalhava em uma publicação malsucedida financiada pelo governo que terminava.

A revista Primeira Leitura era uma espécie de prima pobre da Veja. Foi fundada pelo ex-ministro de FHC Luiz Carlos Mendonça de Barros. Reinaldo Azevedo era o gerentinho de Mendonça de Barros. Entre suas atribuições estava a de liberar comentários de leitores no site da revista.

franquia 7

Como a Primeira Leitura dependia de dinheiro estatal, fechou logo após o PSDB deixar o poder. Espertalhão, Mendonça de Barros vendeu a revista para Azevedo e um outro tonto que trabalhava lá. Como é óbvio, ambos deram com os burros n’água.

Porém, os contatos de Azevedo com o PSDB lhe renderam espaço no então insipiente site da Veja – há cerca de 10 ou 11 anos. O novo modelo conhecido como “blog” teve em Azevedo um experimento que, assim como os blogs de esquerda, deu certo.

O “blogueiro” Reinaldo Azevedo fez sucesso. Tivemos contato durante muito tempo quando ele trabalhava na Primeira Leitura. Por isso posso afirmar que o “blogueiro” é um personagem diferente do original, com quem travava vários debates por e-mail – considero que venci discussões com ele todas as vezes em que debate houve.

Seja como for, esses pistoleiros antipetistas agora perdem importância. Ainda se aferram ao criticismo ao PT, mas o golpe que foi dado contra o partido torna obsoleta essa legião de agressores.

Há um excesso de pistoleiros da mídia ou grupos picaretas mobilizadores de incautos. Até há pouco, criar uma página no Facebook e começar a falar mal do PT rendia dinheiro e muita audiência. Era só investir um pouquinho com a publicidade daquela rede social e logo o sujeito estava ganhando rios de dinheiro vendendo bugigangas palpáveis ou ideológicas pregando o golpe. Mas não há mais lugar para tantos pilantras no novo cenário.

A partir de agora a mídia não precisa mais massacrar o PT. Aquela avalanche de pistoleiros malhando só o PT vai acabar pegando mal – menos na Veja, cuja única finalidade, hoje, é falar mal do PT e pelo menos por um tempo vai continuar na mesma toada.

Já os movimentos que “lutavam” pelo golpe, perderam a razão de existir. Só se quiserem criar um movimento cuja proposta seja queimar petistas numa fogueira…

O fato é que o aparato descomunal forjado contra o PT perdeu a razão de existir. Nem como oposição o PT poderá fazer muita coisa. Juntando PT, PC do B e PSOL, a esquerda não tem nem um terço do Congresso – tem cerca de ¼

Com esse contingente não dá para fazer oposição. Dá só para gritar. Temer tem a maior base aliada da história e a mídia, o Judiciário e o Ministério Público. Como se não bastasse, colocou o partido queridinho da mídia no governo, o PSDB. E mais: colocou Serra no seu governo, o fetiche político da mídia encarnado.

Para que manter uma estrutura tão cara para atacar o PT? Esses movimentos golpistas vão perder o financiamento e haverá um excesso de comentaristas antipetistas na mídia. Não haverá lugar para todos.

Quanto tempo irá demorar para as pessoas começarem a dizer: “Bom, mas o PT saiu. Vocês vão continuar colocando a culpa no partido, em Lula e Dilma até quando? Cadê a solução que vocês iam dar?”

Os golpistas regozijam-se com o fato de que governistas vão perder o emprego no governo e de que alguns veículos de mídia alternativa vão perder financiamento, mas o fato é que a derrubada de Dilma também vai gerar “desemprego” no exército golpista, que perdeu a razão de ser.

Claro que os golpistas irão distribuir cargos e benesses para os que considerarem que foram mais eficientes, mas serão apenas alguns poucos eleitos entre a imensa massa golpista que se formou para derrubar o governo democraticamente eleito de Dilma Rousseff.

Haverá muita briga na divisão desse butim.

 

Ameaças

 

O Blog vem recebendo ameaças de corte de financiamento e até de violência física ou prisão. Os golpistas acreditam que instalaram uma ditadura e não se sabe até que ponto têm razão.

De todas as ameaças, a que segue abaixo é a mais interessante. Estou pensando em um mutirão para localizar esse indivíduo. Talvez com autorização judicial se consiga alguma coisa.

Reproduzo abaixo a mensagem e mais tarde voltaremos ao assunto.

franquia 8