Após eu, Boulos e Altman, vão querer prender você por sua opinião

golpe capa

Nos últimos sete dias, com a mansidão silenciosa das serpentes, a ditadura midiático-judiciária tratou de pôr em campo a próxima fase do solapamento das liberdades individuais e da própria democracia.

No início deste mês, ao se referirem a divulgação por este Blog de que a Lava Jato havia vazado para a “imprensa simpatizante” sua 24a fase, autoridades da Operação fizeram ameaças veladas a este blogueiro por ter feito meramente jornalismo. Foi só o começo.

Nos últimos dias, um ativista político e outro blogueiro também foram ameaçados pela Lava Jato e pela sua “imprensa simpatizante”, como as autoridades dessa Operação chamam os órgãos de imprensa que atuam em consonância consigo.

No dia 26 de março, o jornal O Estado de São Paulo pediu nada mais, nada menos do que a PRISÃO do ativista político Guilherme Boulos, líder do MTST, por ter opinado que haverá uma convulsão social no país caso Dilma Rousseff seja derrubada por crime de responsabilidade – sem que esse crime tenha sido provado – e seu sucessor natural, o vice-presidente Michel Temer, assuma a Presidência e passe a cortar direitos sociais adquiridos ao longo dos governos do PT. O jornal fala em “democracia” ao pregar que Boulos seja preso por sua opinião.

Sobre o Estadão, nada a estranhar. Foi em sua “democrática” redação que o golpe de 1964 foi tramado. Ali, reuniram-se golpistas civis e militares, entre os quais os donos dos jornais O Estado de São Paulo, O Globo e Folha de São Paulo. Em 2 de abril daquele ano que até hoje não terminou, o Estadão o considerou o golpe recém-desfechado como “vitorioso movimento democrático”, com os tanques na rua para cassar o voto popular e com os direitos civis sendo cassados.

golpe 1

Boulos respondeu muito bem, pouco depois, em sua coluna na Folha de São Paulo. Vale a pena ler sua resposta.

golpe 2

Muito mais grave que a ameaça do consórcio mídia/Lava Jato, porém, é a arbitrariedade da Operação contra um jornalista sob uma desculpa qualquer. Breno Altman é o editor do site Opera Mundi e foi alvo de novas “condução coercitiva” e operação de “busca e apreensão”.

A condução do jornalista “sob vara” foi, de novo, absolutamente desnecessária. Como diz o ministro do Supremo Marco Aurélio Mello, não há justificativa para levar alguém à força para depor sem que essa pessoa tenha se recusado a ir depor espontaneamente.

O relato de Altman mostra que, no mínimo, foi alvo de um showzinho da Lava Jato para se contrapor aos atos contudentes de repúdio ao golpe que ocorreram no dia anterior por todo o Brasil e nos países mais importantes do mundo.

golpe 3

A Lava Jato precisava produzir alguma coisa.

Então é assim: após as arbitrariedades contra políticos acusados sem provas, a agressão à opinião de comunicadores começou comigo no início de março (vide link no alto da página), passou por Boulos e agora chega a Altman.

Todos os que fomos ameaçados, até agora, estamos pagando por nossas opiniões. A questão seguinte, portanto, é mais do que óbvia, é gritante: quanto tempo irá demorar até que a ditadura midiático-judiciária comece a implicar com a opinião de qualquer um?

Com a sua, por exemplo…

Tags: , , ,

100 Comentário

  1. Um dos momentos mais asquerosos desse ano, na minha opinião, é a foto da mulher do Moro com uma máscara do marido. Foto tirado pelo próprio justiceiro criminoso.Representa uma parcela da sociedade onde a mulher é um simples objeto doméstico, que enfeita a casa e não um ser humano. É o pensamento dos fascistas que estão tentando tomar o poder. Para eles, pobres, pretos, mulheres, são escória.

  2. Isso poderá ser pouco perto do que pode acontecer com o Gregório Duvivier. Agora temos de aguardar. As mensagens de ódio são/estão assustadoras.

    Vocês são dos bastidores da política, o cara é um artista de TV, colunista da Folha, humorista com milhões de visualizações. Ele debochou de intocáveis no país (PSDB, PF), e o alcance desse deboche é quase o de o alcance de uma Rede Globo.

    O ódio contra o vídeo é gigantesco, e a extrema direita pede a cabeça dele em outros canais no Youtube.

  3. Oi Edu! Recebi um email teu no qual constam além do texto sobre a atual perseguição q tu vens sofrendo, alguns dados para colaborarmos. É teu mesmo o email? Tua esposa se chama Tania Cunha? Abraço, Anita

    • sim, Anita

      • Edu tbem recebi o seu email e já fiz a a contribuição e após alguns devo contribuir de novo. Então o numero da conta é mesmo da sua esposa. Obrigado amigo e vamos derrotar esses golpistas

      • Prezado Guimarães:
        Não sei do que se trata. Mas se você estiver recolhendo contribuições para qualquer ação jurídica pode contar comigo.
        Um abraço,

  4. Bibi Ferreira, aos 93: Viva a Democracia e abaixo o golpe!

    Por Fernando Brito · 02/04/2016 no Tijolaço

    Nota pública da grande dama do teatro brasileiro, cujo nome dispensa qualquer comentário:

    ” Todos me conhecem e sabem que nos meus 93 anos de vida nunca fui dada a emitir opiniões de cunho político.

    Contudo, enquanto cidadã brasileira e mulher sinto obrigação de alertar as pessoas sobre o que está acontecendo. Muito do que vemos é o mais puro e repugnante machismo, pois tristemente muitos conseguem cultivar a ideia de que as mulheres não são capazes de ocupar cargos de importância e por isso na primeira dificuldade já querem substituí-la.

    Só assim pode se explicado a falta de respeito não só com uma presidenta que obteve nas urnas mais de 54 milhões de votos e com toda população.

    Querer retirá-la da presidência sem que ela tenha praticado qualquer crime é inaceitável. É muito triste constatar que muitas pessoas não conseguem enxergar que as emissoras de TV são empresas, e como qualquer empresa, o seu compromisso maior é com quem lhe garante vultuosos recursos financeiros e não com o povo.

    Confio que a presidenta representa hoje os valores da Democracia e do Estado Democrático de Direito no só no nosso querido Brasil como no mundo. Viva a Democracia e abaixo o golpe.”

    Bibi Ferreira.

    OBS. Esta nota foi publicada ontem à noite e colocada em suspenso cinco minutos depois porque, apesar de ter sido retirada do facebook de uma colega jornalista, não estava reproduzido em outras partes. Em respeito a Bibi, para não correr o risco de um engano, ficou em suspenso. Como o Diário do Centro do Mundo obteve o mesmo texto, a publico em definitivo.

  5. NÃO NOS DETERÃO, !!

    Infelizmente não pude participar deste mais importante ato político das últimas décadas, pois estou cheio de placas no braço e pernas devido a um acidente, mas eu e meu querido pai que encontra-se com a saúde muito delicada(metástase) ESTAMOS DIUTURNAMENTE ACOMPANHANDO TODA ESTA BELÍSSIMA MOBILIZAÇÃO CÍVICA .

  6. Grata, assim que colaborar envio email para ti conferires. Abraço

  7. O Brasil depende de blogueiros sujos para denunciar essas arbitrariedades da PF, MPF e do Judiciário. A história se encarregará desses imbecis.

  8. O que estamos vivendo é um prenuncio do que está para vir.Sabemos que a direita golpista,apoiou a ditadura e se beneficiou dela.A globo por está sem audiência e cheia de dívidas,vê no golpe a sua chance de sair do buraco,a direita sabe que não tem chance de ganhar em 2018 de Lula,então só um golpe.E já começaram a caça as bruxas,a todos que tem poder de combate-los.Se dia 17 /04 passar o impeachment, correremos risco de sermos presos,para abafar as ruas.Já vimos esse filme e ele durou 21 anos.

  9. A intimidação pessoal, judiciária, econômica, policial e midiática são estratégias adotadas pelas forças golpistas para tentarem conter, desmobilizar e criminalizar os indivíduos e movimentos organizados que defendem a democracia brasileira!

  10. NÃO PASSARÃO!!!!

  11. Mais uma vez reitero que você, os outros atingidos e o restante da Sociedade Civil organizada progressista deveriam fazer uma Denúncia à imprensa internacional e às organizações de Direitos Humanos da ONU, referentes às arbitrariedades que vêm ocorrendo no Brasil, perpetradas pela Lava(Golpe) a Jato, mas não só por ela, também pela mídia conservadora e por grupelhos fascistas alimentados por ambos. Ainda cabe questionar nessa Denúncia o porquê do CNJ, que já tem 14 Representações contra Moro entregues só neste ano(mais do que recebeu contra todos os juízes do Brasil no ano passado), não se pronunciou sobre nenhuma delas, num momento tão grave da vida nacional, em que as arbitrariedades e estupros à Lei da Golpe a Jato são evidentes até para uma estagiário de Direito. Ao contrário de Moro que, evidentemente de forma muito bem planejada e direcionada(o que reforça minha certeza de que a classe dominante e os EUA estão por trás de tudo isso), reage às movimentações contrárias ao golpe criando novos sensacionalismos da Golpe a Jato, as vítimas dos abusos da Golpe a Jato demoram a reagir. E falo não apenas das reações judiciais, mas das políticas nas ruas(essas já começaram a acontecer)e principalmente das midiáticas. SE A MÍDIA BRASILEIRA CENSURA QUAISQUER QUESTIONAMENTOS À GOLPE A JATO, PARTAMOS PARA A ESTRANGEIRA. NESSES TEMPOS DE INTERNET É QUASE A MESMA COISA, COM A VANTAGEM DE QUE EXPLICITARÁ O GOLPISMO DA OPERAÇÃO E A CUMPLICIDADE DE GLOBO E SUA TURMA COM O GOLPE. Esse é mais um conselho meu que espero que não caia no vazio , para que daqui a pouco tempo eu não tenha que lembrar há quanto tempo o previa e o acerto de minhas ideias, como no caso das lutas nas ruas; QUE PEÇO HÁ MESES, SÓ COMEÇARAM AGORA E BASTOU INICIAREM-SE PARA APROFUNDAREM-SE, TORNAREM-SE GIGANTESCAS E COMEÇAREM A DERROTAR OS GOLPISTAS. Por último, vi que algumas pessoas receberam e-mails seus, pedindo ajuda na luta. Não recebi, mas gostaria de recebê-lo, e ajuda-lo a enfrentar a perseguição dos fascistas. Aguardo resposta.

  12. Dá propina que seu amigo pediu para não divulgar notícias você não escreveu nada né? Edu danadinho… =)

    • Quem usa anonimato pra caluniar não vale o que come

      • Pô, Edu, precisa explicar melhor senão o Bafo de Cocô aí não entenderá sua resposta: explica que ele arrota merda simplesmente porque se alimenta dela. E se vale menos do que come, vale menos do que merd… Ra, ra, ra! Xingá-lo de “seu merd…” é promoção na vida! Ra, ra, ra!

  13. ATENÇÃO:

    A TODAS AS PESSOAS DEMOCRÁTICAS DESTE PAÍS, PERGUNTAMOS: VENCIDO O GOLPE, O QUE FAREMOS COM “NOSSOS GOLPISTAS” QUE TANTO APREÇO DEMONSTRAM PELO NOSSO POVO E NOSSAS LEIS?

    LEIAM O MAIS NOVO POST DO REBELDE SILENTE E COMPARTILHEM SEM DÓ!!!

    https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/04/04/punicao-aos-golpistas-e-o-que-exige-a-democracia-no-brasil/

  14. Hoje no mundo ha mais comunicaçao, mais possibilidade de sair da midia Pig. Mas tbm, na repressao politica , mais discurso unico, ha mais tecnologia, mais ousadia e menos escrupulos do que no passado. Quantos jornalistas, comunicadores e ativistas foram mortos em Honduras desde o golpe contra o presidente Zelaya em 2009?

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.