Crise política que afunda a economia e a democracia custou 20 centavos

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

cretinos

O país chegou a um ponto que era inimaginável até junho de 2013. Em breve, completar-se-ão três anos desde que um grupo de moleques de todas as idades biológicas – mas todos com a mesma idade mental – decidiu incendiar o Brasil por 20 centavos.

Escrevo isto após ler o bilionézimo texto dizendo que ainda não entendemos as “jornadas de junho” de 2013. Fenômeno que, ao que se saiba, ninguém entendeu, à exceção de alguns luminares que até hoje não conseguiram nos explicar nada.

Naquele ano, a economia, os salários e o nível de emprego estavam crescendo com força. O governo dispunha de “governabilidade” para manter a economia funcionando a contento. Dilma tinha mais de 60% de aprovação. E a vida de todos melhorava ano após ano.

De junho de 2013 para cá, o país começou a afundar de todas as formas. Em 30 dias, o Brasil deixou de ser uma promessa e para se transformar em um pesadelo no qual fascistas começaram a se levantar de suas tumbas e nada mais deu certo por aqui.

Hordas de doidos saíram à rua incendiando e depredando tudo que viam pela frente por não aceitarem um mísero aumento de alguns poucos centavos no preço das passagens de ônibus e metrô dos paulistanos.

Em questão de semanas, Dilma, Lula e o PT passaram a ser odiados como por mágica. As ações desses grupelhos com cérebros de 15 anos semearam a ascensão de uma direita hidrófoba cujo objetivo era pisotear a democracia. E esse objetivo foi atingido.

Hoje, passados três anos, o Brasil já não é uma democracia. A Operação Lava Jato tem nítido víés político. Persegue políticos de um só lado, ignora evidências e até provas contra o outro, persegue pessoas por suas convicções políticas.

Nas ruas, hordas fascistas caçam pessoas que tenham orientação ideológica que a mídia conseguiu tornar “proibidas”. Empresas fazem seleções ideológicas e perseguem ou até demitem acusados de terem opiniões políticas que foram sumariamente criminalizadas.

Se isso não é uma ditadura, não sei o que é uma ditadura.

Eu mesmo estou sendo alvo de uma armação da polícia política que junho de 2013 pariu. Não que esteja surpreso. Nos últimos nove anos, incomodei muito a direita e os barões da mídia.

Em 2007, quando o ministro do STF Ricardo Lewandowski disse que aquela Corte tinha aceitado processar José Dirceu porque a mídia lhe pôs a “faca na pescoço”, através deste Blog coloquei 300 pessoas para protestar diante da Folha de São Paulo contra a parcialidade midiática.

Em 2008, quando a mídia provocou mortes ao alardear que havia um surto de febre amarela urbana no país, o que levou pessoas a se sobre vacinarem, consegui abrir uma investigação no Ministério Público que fez Globos, Folhas, Vejas e Estadões gastarem muito dinheiro com advogados.

Em 2009, quando a Folha de São Paulo disse, em editorial, que a ditadura militar brasileira foi uma “ditabranda” porque matou “pouca gente”, através do Blog, de novo, coloquei 500 pessoas diante do jornal para protestar contra essa revisão histórica absurda.

Em 2010, usei o Blog e o apoio dos leitores para abrir na Polícia Federal uma investigação dos institutos de pesquisa Ibope, Datafolha, Sensus e Vox Populi, que se dividiram entre Dilma Rousseff e José Serra.

Nos anos seguintes continuei incomodando a mídia conservadora e a direitona. No ano passado, representei o juiz Sergio Moro ao Conselho Nacional de Justiça – o que explica muita coisa, não é mesmo? – e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, à Procuradoria Geral da República.

Ao denunciar, com provas, que a Lava Jato havia vazado para a mídia sua 24a fase eu sabia que corria riscos, assim como sabia em cada uma das outras vezes que incomodei poderes discricionários.

Cutuco essa onça com vara curta há muito tempo na esperança de mostrar às pessoas que qualquer cidadão pode fazer sua parte na luta contra essa direita hidrófoba que infelicita este país há 500 anos.

Não tenho medo de lutar, mas não suporto lembrar de que toda essa situação trágica que o país está vivendo se deve muito mais a setores da esquerda do que à direita. A esquerda ressuscitou o fascismo no Brasil. Isso é que dói.

ÍNTEGRA DO ATO EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Abaixo, o vídeo completo do ato que teve lugar na última segunda-feira no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Minha fala começa aos 2:15:25

Tags: , , ,

172 Comentário

  1. EDÚ! É URGENTE!

    PUBLIQUE NO BLOG A CONVOCAÇÃO DA FRENTE BRASIL POPULAR PARA AGORA A NOITE EM FRENTE A APEOESP

    POR FAVOR!

    • Pessoal, o golpe está sendo planejado, passei agora na FIEP.
      Aqui em Curitiba, está tendo reunião à portas fechadas com várias autoridades da justiça e políticos e empresários. Na mesma FIEP onde ontem o Moro palestrou para empresários.
      muito estranho está reunião após todos estes acontecimentos.

  2. Caro Eduardo,

    O pedido de prisão do ex-presidente Lula formulado pelo Ministério Público de São Paulo, evidencia o quanto este e o Poder Judiciário estão partidarizados. Hoje já estamos vivendo num estado de exceção, onde a constituição e as leis que regem este país, não são mais respeitadas pelos órgãos da justiça. Como disse outro dia aqui neste blog, é uma verdadeira esculhambação, e o que é pior, esse pessoal não é punido pelos abusos cometidos.

  3. Segundo o ” GloBo” muitos do planalto deram risadas da integra do pedido de prisão de lula. Uma pena que nossa presidenta esta cercada de gente muito incompetente. Por mais translocado o pedido dos promotores, eles deram um corne na JUIZA que vai julgar o caso. Agora ela vai ficar muito pressionada dos dois lados, e vai agradar os dois lados, não vai acatar o pedido de prisão, mas acatará a ação. Pronto…. era o que eles queriam.

  4. Cansei de fazer essa observação em longos debates com amigos. É a pura verdade, o inferno da Dilma, e posteriormente do PT e agora do Lula começou nestas manifestações em 2013. que até então Dilma contava com alta popularidade. é gozado que o tratamento da grande imprensa no início do movimento, quando era comandada por meia dúzia de jovens foi de taxa-los como bandidos, baderneiros e tal. logo depois que a polícia do chu chu desceu o porrete e o negocia cresceu assustadoramente pelo Brasil todo, a grande imprensa e forças conservadoras souberam canalizar o processo para o seu interesse e o direcionou contra qualquer movimento social de esquerda e principalmente contra o governo e o PT. Quem não se lembra do canastrão e capacho dos marinhos Arnaldo Jabor mudar de opinião da noite para o dia, assim que o movimento começou a ganhar ares de extrema-direita pedindo até a volta dos militares.

  5. Caro Eduardo Guimarães, na minha modesta opinião, a medida do MP/São Paulo, sobre a prisão preventiva do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva visa incrementar as manifestações do próximo domingo (dia 13/03), simplesmente criando um fato novo. O fato da Juíza determinar parecer somente apos as manifestações (segunda-feira) torna isso bem claro. A Direita Raivosa (PSDB/PPS/DEM/PSB/PMDB/Achadores do Cunha/Globo/Veja/Folha de SP/etc…) está desesperada, pois percebeu que mesmo os defensores do modelo Neoliberal , perceberam que estão sendo massa de manobra (manipulados) e sendo usados como bucha de canhão por parte da Direita Raivosa (que não aceitam o resultado das urnas). É a primeira vez no mundo, que um grupo altamente envolvido com a corrupção (Direita Raivosa e CIA), fazem uma manifestação para o combate a corrupção, como diria nosso saudoso Raul Seixas: PARE O MUNDO QUE EU QUERO DESCER. O líder principal do movimento golpista, o Sr. Aécio Neves ( que muita gente ainda não percebeu, é Senador da República pelo nosso estimado Estado de Minas Gerais), mesmo morando no Rio de Janeiro, está sem moral para chamar os manifestantes, pois o mesmo está mais sujo que “POLEIRO DE TUCANO”. Outra coisa muito importante, a Rede Globo parece está se rendendo as manifestações (O povo não é bobo, abaixo a rede globo) e já se posicionou contra o Pedido do MP/SP. Como o povo não é bobo vou mandar um recado para os Marinhos: REDE GLOBO NÃO FAZ COMIGO O QUE FAZ SÓ POR DINHEIRO, TU VAI VER QUE MERDA É ENGANAR O BRASILEIRO (trechos da música Tio Sam não faz comigo, do Inimigos do Império/Youtube. Um abraço e boa noite!.

  6. Será acatada, com certeza. O PT e Lula demoram muito para agir. Foi ventilado para ele ser ministro e ele ficou de pensar. Quando aceitou, já havia o pedido de prisão. Era para tudo estar resolvido, se não houvesse essa indecisão. Quando é que Lula e o PT vão entender que estamos numa guerra feroz e numa grande conspiração? A prisão de Lula representa o início das prisões de Cristina, Maduro, Evo e vai por aí afora. Não pensem que isso não vai acontecer. Qualquer declaração ou movimento que se faz em Brasília, os inimigos lançam logo um contra-ataque. E ainda teve assessor, cheio de ideologia, dizendo que ele não iria aceitar o cargo, isso ontem. Ao invés de convencê-lo a aceitar. Quando aceitou, já não podia mais. Lula na cadeia, não contribui para nada. Vai ficar jogado lá dentro, sendo humilhado, desprezado, xingado. Destruirá as esquerdas. Um líder como ele tem responsabilidade no mundo inteiro. Sua influência formará novas lideranças em muitos países latino-americanos. Será que é tão difícil entender isso?

  7. Vamos dar razão de partida à posição de que a reivindicação de abaixar a passagem em 20 centavos em 2013 foi incorreta e abusiva. Certo. Concordo. Qual era o contexto? Crescimento, alta popularidade, e três eventos mundiais (Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas). Vamos ter em mente que esses três eventos poderíam trazer ao Brasil um gasto estrangeiro no nosso mercado interno na casa do trilhão de reais, além de se traduzirem no ápice da consolidação da imagem positiva do Brasil, tal qual vinha ocorrendo, e a continuidade do processo de crescimento. Aí vem o MPL. E o MPL não era nada até entrar o fator Alckimin. O Alckimin é peça da oposição, e, sem amadorismo político, viu a possibilidade de estragar a maré positiva. Estamos de um agente político que uma vez quase destruiu o centro de São Paulo para tirar o MTST de um prédio, e que destruiu uma vila inteira (Pinheirinho) com casas e tudo. Entendendo que o quadro beneficiava o governo federal, e com a percepção de que este era o adversário a ser combatido, ele joga então, estrategicamente, todo um potencial destrutivo sobre um fraco movimento, com uma polícia mirando inusualmente seus rifles contra os próprios jornalistas. Uma forma de desastabilizar uma maré positiva é provocar instabilidade, convulsão social, jogar mais lenha na fogueira. Aí entra o fator Haddad, alinhado com Alckimin, por uma questão de concordância de visões sobre a necessidade do aumento da passagem, e entra o fator Dilma, ambos do PT, defensores de um projeto plenamente exitoso até aquele momento. Em 18 de maio de 2013, Haddad convoca o Conselho da Cidade, criado por ele mesmo, e o tal Conselho opina que ele reduza a passagem nos tais 20 centavos. O que ele faz? Ignora o Conselho que ele próprio criou e mantém a resistência, alinhado ao Alckimin. Erro político mortal. Aquele movimento adquire então proporções que abalam a estabilidade político-social, fazendo o que o Alckimin pretendia, a derrubada do clima nacional positivo mas solapando, em contrapartida, o projeto exitoso que vinha se esboçando até então. Em 19 de junho de 2013, às 18h, Haddad anuncia, no Palácio dos Bandeirantes, a tal redução da tarifa. Ou seja, passou pelas suas mãos que nunca existisse ou houvesse na história do Brasil as tais “Jornadas de Junho”.
    Para a prefeitura, o preço da redução foi de 1,5 bilhão. Mais tarde, logicamente, já com estrago feito, a Prefeitura delineou estratégias que acabaram esvaziando o MPL, como o passe livre estudantil, como contraposição aos aumento anuais da passagem, de modo que o MPL voltou à insignificância.
    Ainda que, penalizando a população municipal, obriga a arcar com 1,5 bilhão de uma reivindicação de loucos e tresloucados, o projeto maior seria resguardado, e com políticas como passe livre estudantil, o poder municipal iria recuperando aos poucos, ao longo do tempo, as perdas dessa reivindicação maluca. Isso chama-se habilidade política, a faculdade de vc contornar impecilhos momentâneos garantindo a permanência e a continuidade do essencial, que era a realização tranquila dos três eventos mundiais programados. Se vc está com com toda sua família na sua casa para um grade domingo, se um tio louco ameaça por fogo no carpete se vc não deixar a TV no Raul Gil você não vai bater de frente com ele, pois tem a questão mais essencial que a proteção da casa e da sua família em si. Você vai tentar ter jogo de cintura para contornar a situação, criar alguma distração, até resolver o problema, mas nunca vai colocar em risco a vida de todos e o seu patrimônio. No caso da oposição, do Alckimin, valia a pena queimar a casa (o Brasil) para se livrar de um rato (MPL), mas no caso do PT não, e o Haddad e a Dilma não souberam ver isso. Para um rato vc põe ratoeira, veneno, usa de mil ardis, mas nunca vc vai queimar sua casa. 1,5 bilhão acabou sendo perdido de qualquer jeito, mas esse 1,5 bilhão que o Haddad não deu em maio se transformou em uma perda de trilhões de reais, destruiu o Brasil e poderá custar vidas ainda. Eu não estou dizendo que o Haddad gerou isso, apenas ele cometeu o ERRO que possibilitou o avanço dos adversários. E em guerra e na política, os adversários se aproveitam de brechas e falhas.

  8. Eduardo,

    Muito pouco se fala a respeito dado a amplitude do fato, mas, na minha modesta opinião, a causa de todo o que estamos vendo hoje no Brasil tem nome e endereço: Aécio Neves.

    Não damos muita atenção a fatos simples, mas são eles, quase invisíveis, é que despertam os gigantes adormecidos.

    Quando da vitória da Dilma, naquele instante de euforia por tudo que os eleitores da esquerda passaram nessas eleições com os insistentes golpes nas costas da mídia partidária, aguardei o discurso do Aécio Neves: O perdedor.

    Ao invés de reconhecer a derrota de cabeça erguida, muito pela surpreendente reviravolta no fim de campanha, muito pela história e tradição de sua família, muito pela democracia, pela hombridade, esperei em vão. Aécio disse que o país estava dividido.

    Esta frase ecoou ao som de todos os fascistas adormecidos no país, reproduzida incessantemente pela Globo e afiliados midiáticos golpistas.

    Tudo que se viu depois foi o de pior que estava adormecido aparecer.

    Creio que ainda veremos esses fantasmas por ai ainda muitos anos.

    Uma ideia, uma frase, um remorso, um choro de perdedor, de garoto mimado, este foi o estopim de tudo.

    Chamo a atenção de todos: Não deixemos de responsabilizar quem, de fato, começou toda essa podridão: Aécio Neves.

    Grande abraço,

    Rusimário Bernardes

  9. :

    : * * * * 22:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando:

    L uz do povo brasileiro

    U m digno e fiel lutador

    L astreando com real valor

    A honra do BraSil inteiro.

    .:.

    L ula livrou 40 milhões da pobreza

    U m feito memorável sem precedentes

    L utando contra a mídia venal, teve a certeza

    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.

    .:.

    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros

    U m feito sem igual que por si só já bastaria

    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros

    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.

    … .

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  10. :

    : * * * * 22:13 * * * * .:. Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando:

    L uz do povo brasileiro

    U m digno e fiel lutador

    L astreando com real valor

    A honra do BraSil inteiro.

    .:.

    L ula livrou 40 milhões da pobreza

    U m feito memorável sem precedentes

    L utando contra a mídia venal, teve a certeza

    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.

    .:.

    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros

    U m feito sem igual que por si só já bastaria

    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros

    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.

    … .

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  11. O blog ta com problema. Esta marcando o e-mail e o nome do ultimo a comentar, esta aparecendo. Eu não sou Joana, só postei pra ver se continua, e continua.

  12. Não entendeu? Nem o governo. É por isso que ele vai cair. Chupa!

  13. Assisti todo o vídeo em sua integridade. Foi muito bom e também, muito esclarecedor, dando-nos munição para melhora os nossos debates com nossos alunos e pessoas das comunidade que trabalhamos. Não haverá golpe!

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.