Lula é só mais um líder popular massacrado pela direita de sempre

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

ditadura

É ocioso lembrar quantos grandes líderes políticos já foram massacrados por essa mesma direita que está aí hoje a bombardear Lula de forma mecânica, metódica, planejada e executada com o timing e a sincronia de um balé bizarro.

Getúlio, Juscelino e Jango que o digam.

Todas essas investidas de grandes grupos corporativos de imprensa, de setores do Judiciário, das polícias militarizadas ou não contra líderes populares marcaram o século XX no Brasil e, agora, preparam-se para marcar, pela primeira vez, o século XXI.

Não passou da segunda década deste século a volta de um golpismo no país cujos efeitos foram sentidos por aqui durante mais da metade do século passado, inclusive no seu estertor.

Este, pois, é um país de tradição golpista – o que não chega a ser uma grande novidade, não é mesmo?

Enfim, Brasil, és um país que, de repente, tropeçaste, endoidaste e perdeste o rumo. E, nesse processo de hipnose coletiva que lembra um daqueles filmes de zumbis em que hordas de seres furiosos saem pelas ruas extravasando seus piores demônios por atos e palavras, irás marcar a segunda década do século XXI com o estigma do retrocesso político, social, cultural, econômico, democrático e institucional.

A história da humanidade é escrita sob a confrontação entre versões e fatos, ainda que alguns tentem dar conotações a esses fatos que não se amparam em razões concretas, passíveis de demonstração.

Todavia, é possível registrar a história com clareza neste tempos de inclusão digital, de um quase apogeu da comunicação e dos meios de armazenamento de todo e qualquer tipo de detalhe sobre qualquer período e qualquer episódio.

Ao longo das últimas duas décadas, cada capítulo da história humana pôde ser registrado de uma forma que jamais fora possível em mais de cinco mil anos de história da civilização. Somos uma sociedade que, no futuro, poderá ser visitada em detalhes ao clicar de um botão.

Não existe nenhuma dúvida de que será possível comprovar como o que fizeram contra Luiz Inácio Lula da Silva nada mais foi do que o mesmo que fizeram contra outros grandes líderes políticos que conseguiram resgatar por algum tempo o orgulho de ser brasileiro, um sentimento que jamais interessou à burguesia local, que sabe como a falta de um espírito coletivo fragiliza comunidades exploradas por interesses isolados.

Você pode olhar o linchamento público de Lula como mais uma derrota da eterna e injusta luta pela igualdade entre os brasileiros, em que uma maioria imensa, esfacelada e desmoralizada praticamente se entrega nas mãos de uma microscópica minoria determinada e abastada. Ou pode olhar o surgimento de Lula como mais um passo nessa luta.

Sim, conseguiram combalir Lula politicamente, ao menos por enquanto. Mas nunca outro líder popular conseguiu aumentar tanto os direitos e as expectativas dos brasileiros.

Ou será que a direita acha que, após voltar ao poder, este povo se conformará em ter menos do que teve durante os melhores anos da era Lula?

Esqueça, baby. As expectativas se inflacionaram. O brasileiro, após Lula, quer mais. E exigirá mais. Podem vir com todo papo neoliberal sobre ser inevitável todo mundo se f… que não adiantará nada. A população vai explodir, se tentarem obrigá-la a aceitar retrocessos.

E na Justiça? E no império da Lei? A era Lula (que compreende Dilma) deixará um marco. Muitos podem achar que a história não registrará que gente graúda só começou a responder por seus atos após Lula chegar ao poder, mas é uma expectativa vã.

Esse será um importante capítulo da história brasileira.

Enfim, homens passam, mas a história fica. É eterna, e ensinará que a impunidade diminuiu de forma inédita neste período histórico enquanto tantos alcançaram um nível muito melhor de desenvolvimento humano.

Lula poderá ser, ou não, mais um martirizado pela direita, que talvez, como outros, só venha a ser reconhecido no futuro, como JK, Getúlio e, em boa medida, como o próprio Jango. Mas pode ser que não aconteça.

Lula pode se recuperar do golpe. Não é porque outros líderes como ele não se recuperaram do massacre conservador que isso nunca ocorrerá.

Mas é o de menos. Após os golpes anteriores da elite para retardar o progresso social da nação, a sociedade acabou recobrando o juízo e levando líderes progressistas ao poder por períodos cada vez mais longos, quando obtiveram progressos cada vez mais intensos.

O Brasil achará seu rumo. E tudo que está acontecendo servirá para ensinar lições às gerações futuras. Lições que poderão surpreender a todos os que hoje acham que ganharam ou perderam, pois ninguém nunca ganha ou perde nada definitivamente, haja vista que a história certamente não tem um fim possível de ser previsto.

A história começa a ser escrita hoje, neste minuto em que você lê estas palavras. Todo o resto virou passado. Até a frase que você acaba de ler.

Tags: ,

148 Comentário

  1. Muitos podem pensar que a História não registrará mais gente graúda respondendo por seus ilícitos, depois da saída do PT do poder, mas é uma expectativa vã. O combate à impunidade de todos, principalmente dos ricos e poderosos, veio prá ficar. Não se enganem, o povo não aceitará mais a punição só dos 3 pês (pretos, pobres e putas ).

  2. Latifúndio assassina mulher sindicalista no Maranhão – Cadê a Justiça do Brasil??? Só para os 3 pês???

    http://www.vermelho.org.br/noticia/275875-8

    • Sim,para os 3 “p”….mas olha que coisa…cd dia que passa mais as coisas vão ficando claras.Queriam acabar com a sigla do pt…não deu.Querem acabar com o Lula e não vai dar….Lula se morto, vai ser pior ainda,vira mito! Não,não vão deixar isso acontecer…Lula desmoralizado é o objetivo…mas como acabar com um símbolo? Está no nosso inconsciente,registrado nas nossas entranhas,mapeado no nosso DNA…O Brasil com Lula é muito melhor para oposição….há negociação,ele é bom de “cunversa”,não é radical….e o Brasil sem Lula…com a sensibilidade a flor da pele,com as pessoas insatisfeitas,com uma violência sem precedentes?…Surge uma liderança pouco afável…quem vai segurar?Olho por olho e dente por dente…vai deixar o pais cego e só com dentadura.Belo bem da própria oposição…PAREM com o massacre…deixem Lula ser só Lula…pois os ingleses diziam…Lutem,lutem, até que os cordeiros se transformem em leões…como adoro cordeiros e leões,vou pedir parem com essa caçada insana.Vamos combater a corrupção…de tudo e de todos.Lulão/2018!!!!!E só falo do hoje!

  3. “As razões que a animam a mídia no linchamento do ex-presidente Lula são políticas, mas são também econômicas. Uma eventual vitória de Lula em 2018 jogaria por terra uma espécie de Proer específico para os grupos de mídia, visto por eles como uma saída para estancar a crise financeira que atravessam, produto de uma acentuada perda de credibilidade, que fez despencar a audiência e o número de leitores. E só uma restauração conservadora poderia salvá-los”. ( Bepe Damasco )

  4. Edu, muito triste tudo isso q o país está passando novamente. E os cabeças sabemos quem sao.

  5. Sera com esse Brasil de verdade que o PIG e CIA. serão pouco a pouco derrotados!!!

    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/luana-tolentino-o-brasil-de-verdade-nao-esta-na-midia.html

  6. Indústria de SP cai 11% em 2015 e regride a níveis de produção de 2003. O índice de queda do país ficou em 8.3%….

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/02/1737138-industria-de-sp-cai-11-em-2015-e-regride-a-niveis-de-producao-de-2003.shtml

    Essa mídia golpista só forja notícias ruins. Isso é tudo mentira, estamos muito bem!

  7. Você compara o Getulio, que foi um ditador sanguinário, por cerca de 15 anos, com o Lula? Não entendi>

    • Pois é: também aprendi na escola que Getúlio foi um ditador. Isso procede?

    • Fia, quem sempre chamou o Getúlio de fascista foi a organização mafiosa da famiglia Mesquita, depois a famiglia Marinho e Frias.

      Se as famiglias Mesquita, Frias e Marinho apoiam o fascismo de Picolé de Chuchu, do Homem de Preto da Vara de Guantánamo, logicamente o predicado fascista que o PIG dá a Getúlio Vargas não é serve. Getúlio Vargas pode ter sido autoritário durante o Estado Novo, apoiou a prisão de Luiz Carlos Prestes e condenou a sua esposa, Olga Benário à morte. Mas após a 2ª Guerra Mundial Luiz Carlos Prestes (que não foi fascista) apoiou o Governo Vargas, pois viu nele um governo trabalhista que criou avanços sociais para os trabalhadores, criou a Petrobrás e sempre foi atacado pela UDN e PIG.

      Você acha que uma pessoa que é atacada constantemente pelo PIG, pela UDN atual (o PSDB) pode ser chamado de fascista?

      Foi os governos militares, através das aulas de OSPB e de Moral e Cívica, juntamente com as famiglias do PIG que, para desacreditar e sujar o nome de Vargas, sempre chamou Vargas de fascista. Provavelmente na época que você estudava os professores mal-informados, desonestos (ou coxinhas) diziam que Vargas foi fascista.

      Vargas foi um grande homem, não era de esquerda, mas era nacionalista. Um fascista não melhoraria a situação dos trabalhadores e do país.

      • Foi numa época que estudávamos respeito à pátria, aos símbolos nacionais, onde marchávamos no 7 de setembro em formação militar orgulhosos (e não hoje onde os jovens passeiam, mascam chiclete, riem, caçoam da Bandeira Nacional, etc.)? Eu tenho ORGULHO e ter estudado/sido criança nesse tempo…

  8. Vão pegar o Lula. É uma questão de tempo, ou de “timming” o que seria mais correto dizer. Já houve muitas tentativas, mas não foram suficientes. Será que todos estes investigadores, delegados, promotores e juízes em tantas operações e delações por todo este período e com todos instrumentos e liberdade que lhes foram entregues, ainda não são suficientes? O Lula é mais esperto que todos eles ou será que são incompetentes? Nenhuma prova, nenhuma acusação direta, nada ainda? Que coisa!!

    Mas existem outras provas abundantes, redundantes e robustas que podem ser encaminhadas e julgadas. Pode-se punir muitas outras pessoas e tentar recuperar o resultado da corrupção já identificada. Não somente o valor das propinas que estão depositadas em bancos ou se transformaram em propriedades que não se justificam, mas tentar recuperar o prejuízo que foram conseguidos com a compra destes favores. Tem tanta coisa já provada. Porque não resolver isto enquanto as demais investigações continuam?

    Vão pegar o Lula, todos sabemos. Continuam investigando. É preciso somente encontrar uma maneira. Qualquer uma serve. Não é possível que não exista um artigo do código penal que não sirva para imputar algo a ele, verdadeiro ou falso não importa. Desespero.

    2018 está cada vez mais perto. Se não encontrarem algo e o Lula se candidatar, é provável que ganhe as eleições e teremos mais quatro anos de prosperidade. Que coisa!!

  9. Edu,

    por que a sociedade civil influente não se une e se manifesta?

    Olha isso:

    http://tijolaco.com.br/blog/ex-presidente-da-associacao-de-delegados-da-pf-diz-que-ha-guerra-ao-pt/

    • Oi Mauro
      Mas a sociedade influente está se manifestando e querem a cabeça do Lula, da Dilma, dos petistas, fim das conquistas sociais.
      Saudações

  10. Edu,compreendo seus argumentos pela dura luta que vem travando,com coragem e bravura.Mas justo por isso tam-
    bém nunca esmoreça. Do alto dos meus 72 anos posso lhe dizer que ninguém foi tão massacrado quanto Getúlio e
    voltou gloriosamente.Lembro-me bem da música da sua campanha de retorno: traz o retrato do velho,bota o retrato
    do velho,que o sorriso do velhinho faz a gente melhorar… E isso naquela época,quando só se contava com jornal e
    rádio. Quando chegar 2018 e Lula se dirigir ao povo como só ele sabe e pode fazer não terá para mais ninguém.Se
    assim não fosse não estariam fazendo tudo que fazem,porque ninguém chuta cachorro morto. Com a graça e as
    bençãos de Deus a partir de 1º de janeiro de 2019 Luiz Inácio Lula da Silva,meu querido conterrâneo,será novamen-
    te nosso Presidente!!!
    Parabéns pela luta,que Deus o abençoe e ilumine sempre,a você e sua família.

  11. Juscelino pseudo-herói nacional.
    Getúlio- o mais longevo DITADOR.
    Jango- um fraco.

    Pelo menos Lula se destaca por ser muito mais forte.

    Ah essa esquerdofilia nacional.

  12. Na verdade, caro amigo Eduardo, o objetivo é mais amplo do que a destruição do Lula/PT. O objetivo histórico sempre foi destruir governos progressistas. O que deve torturar esta elite canalha que domina o país a mais de 500 anos–só muda as oligarquias, agora são as hienas que vivem de renda (rentismo)–, é que a chama nunca apaga. Mais o pior, é que grande parte da turma da esquerda não entende isto e ficam numa luta fratricida. Um grande abraço

  13. Edu, faço um apelo a você, sempre venho acompanhando, você é uma pessoa lutadora e indispensável a nossa democracia, a fim de que ela continue e que não haja quebra da legalidade. O apelo que Eu faço e peço aos colegas também a opinião, é que devemos ter um jornal escrito para que possamos contrapor ao que anda por aí , para que seja a voz dos que não tem voz. Esse jornal tem tudo para dar certo, pois, muitos blogueiros progressistas, muitos escritores, muitos professores, sindicalistas, artistas, juristas, jornalistas, toda a gama de pessoas progressistas ai citados em suas profissões, tem sobretudo o ideário democrático – progressista, em suas veias e poderiam muito bem cooperar nesse pequeno e grande jornal de variedades com propósito de atingir o povão, com preços módicos e se possível de distribuição gratuita uma vez por mês nos pontos dos ônibus, ruas, praças, etc. Não podemos ficar só na internet falando para um pequeno grupo de pessoas. Temos que ir mais além. Um jornal de variedades com viés progressistas.

  14. e isso mesmo.
    Quando vc diz a alguma pessoa que a midia e a elite NAO atacam o Pt por ser o PT mas sim porque ser uma força politica que conseguiu atuar como pró-trabalhista! eles nao entendem muito bem.
    E se surpreendem ao saber que QUALQUER outro partido que fizer a mesma coisa será atacado com a mesma virulencia.

  15. A Globo quando foi criada e se agigantou, através de um empréstimo irregular que ,segundo dizem, nunca pagou, e foi beneficiada nisso com a ajuda do militares golpistas, que queriam uma grande emissora de TV para divulgar os feitos dos governos militares. A Globo era a voz da ditadura. A ditadura não tinha mais como se sustentar, somente prolongou o seu fim, que se arrastava tentando inibir a campanha das Diretas Já, onde a Globo boicotava. A ditadura caiu, mas o ovo da serpente ficou. Hoje a Globo é o primeiro poder, é ela quem manda. O MP parece ser o instrumento que dará a direção daquilo que a Globo quer como fins políticos e econômicos. O centro do poder é a Globo e o MP é o exército que faz a repressão. Um meio moderno e camuflado dessa nova ditadura.

  16. A extrema-direita representada pela UDN e o jornal O Globo diziam que Jango e Juscelino além de comunistas eram ladrões por isso tinham que ser eliminados do cenário política décadas depois aparece o neto do ditador e ex- presidente Figueiredo como sócio de um dos homens mais ricos do planeta o bilionário Donald Trump.

  17. Sem medo de ser feliz. Estavamos euforicos. Construir a profecia de uma America Latina como berço de uma nova civilização significa que “eles” o conluio de midia e oposição e a instrumentação da PF e judiciario é o passado evolutivo da humanidade.
    Essa profecia depende de cotidianos como estar presente na Barra Funda dia 17.

  18. Advogados desafiam a Justiça – PHA

    https://youtu.be/FZxCkCcUw-M

  19. Moro tem mais poder que ministro do STF

    https://youtu.be/gOqOBwOFzZs

  20. Edu, o que você acha do caso PAVANI em Poços de Caldas!
    http://ppavesi.blogspot.com.br/.
    Qual é a ligação de Aécio e do PSDB..
    E o Jornalista que foi preso em Minas antes do fim das
    eleições.
    Existe ligação nestes casos???

  21. Não adianta só ficarmos aqui discutindo e falando. Estamos falando e postando para um pequeno número de pessoas, muitas vezes para os mesmos. O alcance é pequeno. É logico que é preferível fazer isso, do que nada. Mas está na hora de criarmos um jornal escrito que atinja o povão. O povão tem o direito sagrado de saber o que de fato está acontecendo em nosso país. Faço esse apelo ao Edu, para que reúna com outros blogueiros e leve essa ideia. Temos que dar voz aquele que não tem voz. Tem que ser um jornal de variedades com viés progressista. Digo, isto é plenamente factível.

    • ♫ “O camelô, na conversa, ele vende algodão por veludo / Eu acredito porque neste mundo tem bobo p’ra tudo…” Jornal impresso? Mamma mia, um saudosista do Gutenberg…

  22. “Quando a politica penetra no recinto dos tribunais, a Justiça se retira por alguma porta”. François Guizot ( 1787 – 1874 ).

  23. Edu, não entendo porque você mantem na sua página o endereço do Professor Hariovaldo. Um fascitoide de quinta categoria ! Abraço!

    • Roberto, ele é de esquerda. Ele faz uma sátira da direita

      • ♫ Admiro o saco que você tem, Edu. O nabo que foi esclarecido padece da mesma deficiência do Sheldon Cooper do “Big Bang”: não entende sarcasmo ou ironia. Só faltam a ele a inteligência e as inegáveis boas intenções da personagem…

  24. Edu, publique isso no seu blog, porque terá grande repercussão, inclusive pode sensibilizar os ministros do STF, pra ver se para essa perseguição desenfreada ao ex-presidente Lula.

    http://blogdomello.blogspot.com.br/2016/02/enquanto-lula-e-exibido-execracao.html?spref=tw
    ou
    http://tijolaco.com.br/blog/ex-presidente-da-associacao-de-delegados-da-pf-diz-que-ha-guerra-ao-pt/

    Para baixar o vídeo do youtube clique no seguinte link:

    https://www.ssyoutube.com/watch?v=uTMqndNhbgA

    Miquels7

    • ♫ Quanto à ida dos tiras ao apartamento da múmia falante de Higyenópolis, foi uma deferência prestada a quem, afinal de contas, é um ex-presidente do Brasil. A Polícia federal era aparentemente bem educada, naquela época.
      Agora se imbuiu de que é a Gestapo rediviva, quando se trata de intimidar adversários. Já perguntar ao Aébrio Never o que ele fez com os subornos de Furnas, neca!

    • ♫ O Armando Coelho Neto honra seu antepassado e a profissão que exerceu. Já os tiras da PF atuais estão na posição que Luzia assumiu atrás da horta, prontinhos para o que o mocorongo de Curitiba resolver fazer. E haja vaselina…

  25. Ex-Delegado da PF denuncia: Veja,e se deve,compartilhe:

    https://youtu.be/jYUozI5gV8k

  26. ♫ Agora os monstrengos golpistas caíram de vez no ridículo; perderam totalmente qualquer noção de proporção.
    Manchete do UOL: “Sítio usado por Lula tem mini Cristo e pedalinhos”. Daqui a pouco vão revelar que também tem um canteiro de couves e outro de nabos, em uma horta suspeita plantada com sementes “supostamente” compradas “sem licitação”…

  27. Edu, boa tarde. A exemplo do FHC que solicitou a tropa do exército para desocupar a Petrobras pelos grevista, o Ministro da Justiça poderia também solicitar a proteção do exercito, marinha e aeronáutica para proteger o Lula dia 17 de fevereiro e evitar o massacre da PM contra os apoiadores do Lula?
    Abraço.

  28. E se Lula/Dilma/PT, do jeito deles que, muitas das vezes, nos angustia, GANHAREM esta guerra, com Dilma completando seu mandato, Lula fazendo o seu verdadeiro Triplex em 2018 e o PT conseguindo se manter nos estados e prefeituras??
    Voces já se perguntaram o que será da oposição/pig/moros e comparsas??
    Quais os cenários possíveis?rsrs Abraços

  29. Eu sou uma pessoa que uso muito a internet. Leio todos os dias os blogs progressistas. Sintonizo pelo menos uma vez ao dia, a Telesur e outras TVs de fora do país. Leio também sempre, jornais italianos, bem como alguns espanhóis. Jornais impressos vem acabando em todo o mundo, mas, ainda não acabou. É ainda uma forma de muitos se informarem, isto ao lado da TV aberta. Muitos jornais, ficam pendurados o dia todo nas bancas. Muitas pessoas se informam, ou comprando àqueles mais baratos, ou lendo-os pendurado nas bancas. Acho que todos os meios de informação são válidos e complementares, quer escrito, ou eletrônicos. Só que aqui, acho Eu, que nós chegamos ao limite. Estamos falando para nós mesmos, os mesmos grupos, os de sempre. Portanto, em minha humilde opinião, temos que levar informação àqueles que usam pouco a internet, não usam, ou não sabem da existência dos chamados blogs progressistas, que aliás, são uma infinidade de pessoas. Um jornal escrito por blogueiros e pelos amantes da democracia e pelos defensores do estado democrático de direito daria uma visão mais realista para o povão do que de fato está acontecendo no país. Não acho que o jornal escrito, como o livro impresso, desaparecerão por hora da face da terra, eles, talvez ainda serão úteis dentro de um prazo razoável, que nós não sabemos ainda. Então, em nome da boa informação para que ela chegue onde precisa chegar, isto é ao povão, acho que vale a pena um jornal escrito de variedades, com viés progressista, seria a voz dos que não tem voz !

    • Durante as eleições, chegamos a essa conclusão: ter um jornal. Mas a coisa não foi pra frente.É que a geração nova não lê. E pior, os mais pobres não lêem e não tem internet.

      Nem os mais velhos.
      Se VC perguntar também a 10 mais velhos entre os mais pobres, 10 deles lêem nada. 10 deles dizem que o filho já esta formado. Dai VC escarafuncha, ……está formado no ginásio e no maximo no ensino médio. Os pais, imigrantes analfabetos, de outros estados, acham que fazer o primeiro grau já esta de bom tamanho. Quando esquerdistas falam das melhorias fazem muita confusão.

      Lula tirou 60.000.000 da miséria absoluta. Então ha 60.000.000 que não tem internet, nem filho na escola, nem.leitura, nada. Essa é a real. É só andar a pé que VC conhece o Brasil. O Brasil oculto do sudeste.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.