Haverá “vazamentos” no inquérito da PF sobre FHC?

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

fhc mirian

 

As bancadas do PT e do PC do B na Câmara pediram que a Polícia Federal abrisse inquérito para investigar a suspeita de que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso usou a empresa privada Brasif para enviar dinheiro ao exterior para a jornalista Mirian Dutra, com quem ele manteve relacionamento extraconjugal nos anos 1980 e 1990.

A representação foi entregue na última terça-feira (23) em encontro de deputados do PT e do PC do B com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O ministro, então, encaminhou o pedido ao diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, para que ele definisse qual superintendência da instituição cuidaria do caso, se a de Brasília ou a de São Paulo.

Na última sexta-feira (26), a PF abriu o inquérito. Nota do Ministério da Justiça não informa qual superitendência da PF investigará o caso.

Brasília, 26/02/16 – O Ministério da Justiça informa que a Polícia Federal abriu, nesta sexta-feira (26), inquérito para apurar a ocorrência de eventuais ilícitos criminais informados por Mirian Dutra Schimidt, em matéria publicada pela Folha de São Paulo, na coluna Mônica Bergamo, no último dia 17 de fevereiro de 2016. A abertura do inquérito se deu a partir do encaminhamento de representação de parlamentares, recebida no Ministério da Justiça em 23/02 e encaminhada à PF para providências. O inquérito tramitará em sigilo, na forma da legislação em vigor

Apesar de esse caso envolvendo o tucano estar passando meio que “batido” devido à repercussão da prisão do publicitário João Santana, dito “marqueteiro” do PT, a abertura do inquérito pela PF constitui um terremoto político, apesar da determinação legal de que tramitará “em sigilo”.

A jornalista disse, em entrevista à Folha, que o ex-presidente custeou parte de despesas dela e do filho, Tomás, no exterior, por meio da Brasif, empresa que administrava free shops em aeroportos brasileiros quando FHC governou o país. Ela contou que foi contratada pela Eurotrade, que era da Brasif, por US$ 3.000 mensais, entre 2002 e 2006, mas que nunca trabalhou para os free shops.

A empresa Brasif fora beneficiada pelo governo FHC com contratos para gerir todos os free shops dos aeroportos brasileiros – um negócio multimilionário.

Ou seja: a jornalista Mirian Dutra acusa FHC de, enquanto governava o Brasil, ter usado uma empresa com a qual seu governo fez um gordo contrato para que essa mesma empresa lhe pagasse uma mesada. E o que é mais: a ex-amante diz ter provas de sua afirmação.

Note-se que não se trata de uma menininha ingênua. É uma jornalista tarimbada, ex-correspondente da Globo na Europa. Se ela, publicamente, diz ter provas, fica difícil imaginar que não tenha nada na mão. A grande dúvida é se ela vai realmente entregar essas provas.

Mirian Dutra aceitou uma situação imoral por mais de duas décadas. Recebeu gordos salários da Globo e da Brasif sem trabalhar. Aceitou se exilar na Europa para não “comprometer” o seu “coronel”. O que ela quer com tudo isso? Decidiu fazer justiça a si mesma e à sociedade brasileira mais de duas décadas depois?

Mirian se mostra inconformada com a acusação do ex-amante de que o filho que ele sustentou – talvez até por meios ilícitos – durante mais de vinte anos não é dele Apesar de o rapaz ter sido presenteado com um imóvel de luxo pelo tucano, Mirian parece preocupada com a herança e, provavelmente, está precisando de dinheiro para si, já que a fonte de renda que a manteve durante décadas aparentemente secou com a vinda de tudo isso à tona.

Mirian, portanto, pode estar em busca, apenas, de um “cala-boca”, ou seja, de dinheiro para ficar calada. Porém, com a abertura de inquérito pela PF, em tese tudo ficaria mais difícil. Após ter afirmado publicamente ter provas contra o ex-amante, se retroceder poderá se complicar com a lei – comunicação falsa de crime é crime.

Tudo vai depender do real empenho da PF em investigar. O histórico da corporação não é muito promissor. Até hoje não conseguiu descobrir quem atirou uma bomba caseira no Instituto Lula, por exemplo. É piada. O veículo que jogou a bomba foi filmado pelas câmeras diante do instituto e, obviamente, por todas as outras que ficam nas redondezas.

Outra coisa que dificilmente irá acontecer nessa investigação da PF é um fenômeno que, como este Blog mostrou recentemente, ocorre aos montes em investigações da corporação que envolvem o PT: vazamento.

Tudo que a PF investiga do PT vaza para a imprensa. Absolutamente tudo. Isso apesar de também serem inquéritos envoltos em sigilo judicial tanto quanto o de FHC.

Mirian Dutra disse, em várias entrevistas que vem dando, que dispõe de provas de que o ex-amante usou o poder de Estado (quando era presidente da República) para fazer com que uma empresa que tinha negócios com seu governo a financiasse por anos a fio sem que ela tivesse que trabalhar em troca do “salário”.

A PF começará a investigação de FHC justamente por aí, pelas declarações de Mirian. O primeiríssimo passo da investigação será intimar a denunciante a apresentar as provas que diz ter. Não precisa ser um gênio para concluir isso.

Eis a questão: as eventuais provas que vierem a ser apresentadas por Mirian vão vazar? E se vazarem, a imprensa vai noticiar? Haverá algum magistrado ou delegado ou investigador da PF enviando o vazamento a TODOS os veículos de comunicação com MUITA antecedência ao anúncio oficial de qualquer descoberta, como ocorre em casos envolvendo petistas?

O histórico da PF não autoriza otimismo. Porém, a jornalista Mirian Dutra, pela qual FHC se encantou nos anos 1990, cobria política em Brasília. Era, como dizem, uma “raposa”. Conhece todos os bastidores, conhece todas as tramoias demo-tucano-midiáticas da época em que foi exilada na Europa. E muitas outras. Deve ter muitos documentos.

Mirian é o que chamam de deep throat (garganta profunda). Tem informações que podem abalar a direita brasileira de uma forma avassaladora. Fica difícil acreditar que não será comprada. A menos que tenha um ódio sobrenatural por FHC e que não esteja ligando para o que venha a acontecer consigo, provavelmente vai ser enquadrada.

Mesmo com a possibilidade de ela vir a retroceder, porém, se houvesse uma polícia disposta a ir a fundo nesse caso, a margem de manobra para Mirian ser subornada e recuar ficaria muito estreita. Contudo, fica difícil acreditar que ESSA Polícia Federal vai querer investigar alguma coisa de algum grupo político que não seja o do PT.

Entretanto, nunca se deve subestimar uma mulher magoada e humilhada. Elas podem ser os seres mais obstinados da criação, pois à mulher, oprimida pelo machismo, só resta uma tenacidade moral e emocional muito superior à do homem, para quem as coisas sempre são mais fáceis. É por essas e por outras que a direita deve estar muito preocupada.

DENÚNCIA DO BLOG CONTRA A POLÍCIA POLÍTICA ANTIPETISTA

O site Viomundo procurou o Instituto Lula para pedir opinião sobre a denúncia deste Blog feita na última sexta-feira. O resultado da consulta do site em questão você pode ler aqui.

Tags: , , ,

97 Comentário

  1. :

    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando:

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    • A primeira providência para assegurar a integridade das operações de investigação tem que ser o pedido de prisão preventiva do principal acusado para garantir que não haja riscos de destruição de provas e obstrução das diligências (não seria isso Dr. Moro?)

      Depois de preso, tem que ameaçar a concubina do suspeito para forçá-lo a aderir ao processo de delação premiada (não é assim que se faz com esses “elementos” seu Cajado?)

      Enquanto isso vai pedindo autorização para quebra de sigilos, busca e apreensão nos imóveis do suspeito e, a medida em que vão chegando os documentos e provas, vai vazando tudo para a mídia alternativa, já que o PiG não vai aderir de jeito nenhum a essa variação da “Teologia da VAzação” (PHA).

      Nesse momento o ofegante internauta acorda do seu pesadelo e vê que tudo não passou de delírios por causa de umas coxinhas que ele comeu antes de ir dormir.

  2. A LISTA DE FURNAS vem novamente à tona.

    Didaticamente explicada neste vídeo imperdível: https://youtu.be/13AS0HJDmWE

    Divulgue.

  3. OCTAVINHO, O ESCROTINHO

    O Datafolha e a profecia auto-realizável

    Por Fernando Brito · 27/02/2016

    No Tijolaço

    http://tijolaco.com.br/blog/o-datafolha-e-a-profecia-auto-realizavel/

    Nada surpreende na pesquisa Datafolha – parcialmente divulgada à tardinha e certamente a manchete do jornal, amanhã – senão o fato de que seja muito interessante que sejam só 55% dos entrevistados que acham que Lula ofereceu “algum” benefício às empresas que teriam feito obras no sítio de amigos que usa como refúgio em finais de semana.

    Porque, afinal, é isso o que todo o país está, há dois meses, vendo, ouvindo e lendo nas televisões, rádios, jornais e revistas. Em todos os meios de comunicação, exceto no pequeno mundinho dos blogs progressistas.

    E como o “acusado” não reage, a não ser timidamente, por meio de seus advogados, nem mesmo o pequeno contraditório possível nos meios de comunicação se faz.

    É como se passasse um carro de som na sua rua, acusando você disto e daquilo e você permanecesse quieto, dois meses.

    É coisa que deixaria com a pulga atrás da orelha o seu vizinho do lado, que dirá o lá do final da rua.

    Portanto, tudo para somar, em cima de quem já tem os problemas causados pelo desgaste abissal do Governo Dilma uma crise de honorabilidade pessoal.

    Em razão de quê?

    Bastaria uma pergunta na pesquisa para que ela ruísse completamente:

    – Acha que Lula foi beneficiado por construtoras no caso do sítio em Atibaia?

    – Sim, e em troca ele beneficiou estas empresas.

    – Beneficiou, como? O que ele fez para elas?

    Alguém duvida que o silêncio seria sepulcral? Aliás, é uma pergunta que bem poderia ser feita aos promotores, aos policiais e ao próprio Dr. Sérgio Moro e ficaria sem resposta ou seria respondida com uma conversa de “Rolando Lero” cheia de “em tese”, “poderia”, “estamos investigando”, etc, etc…

    É um caso inédito na história do Direito: uma investigação sobre alguém por ter recebido algo em troca de…ah, não sei.

    O guardinha recebe R$ 50 para não te multar por ter parado com duas rodas na calçada. O fiscal da feira pede R$20 para deixar você montar uma banquinha de limão ensacado em meio aos feirantes, até os megaempresários da Zelotes pagam uma “baba” a conselheiros para não se consumarem as autuações milionárias que suas empresas sofreram.

    Mas Lula ganhou um churrasqueira, um “puxadinho”, uma reforma no telhado de um sítio que nem lhe pertence em troca de um “não sei”.

    Depois da grotesca deformação da tal “Teoria do Domínio do Fato”, evoluímos para a “Teoria do Domínio da Hipótese”, isto é: “não sei o que é, mas alguma coisa deve ter feito”.

    Se Lula pretendesse se servir do seu prestígio, não bastaria ter feito uma ou duas palestras que cobrissem a obra?

    Se quisesse agir de forma desonesta, não seria mais simples pedir que as empreiteiras entregassem aos donos do sítio um “x” em dinheiro e estes pagassem todas as obras?

    Tem pouca ou nenhuma importância no estado de histeria policial-judicial em que nos encontramos.

    Os carros de som passam em sua rua, nas ruas de todos e, infelizmente, tirando uns guris (já meio encanecidos, é verdade), ninguém aparece para tomar satisfações.

    Eu compreendia a ironia da frase “lutamos como nunca, perdemos como sempre”.

    Agora vou ter de tentar entender o “nunca lutamos, mas esperamos vencer”.

  4. É chegada a hora, ou há uma união inédita que se contraponha a esta tentativa de nos roubarem o país, ou não haverá nada a ser partilhado, nem pão, nem terra, nem país, nem dignidade, nem nada.
    Desculpe textos longos…Mas em sintese é como fica a Lava jato cujo mentor Moro declara explicitamente precisar apoio da midia para acabar com a corrupção se esta tambem é corrupta alem de ser um partido politico que apoia uma oposição tambem corrupta?
    Corrupção etica ou criminal. Caixa 2,propina, trafico de influencia (sou filho do Lula…sou amante do FHC)
    Ou estamos no campeonato de derrotar 1º a corrupção do PT, ou a minha e depois a dos outros, a sua e a do PSDB
    E o Moro 70,000 mensais………E o JB apartamento em Miami e o filho trabalhando na Globo sonegadoda de impostos.

  5. Infelizmente acho que haverá apenas um “faz de conta”, com final inconclusivo… Tipo o helicóptero da cocaina… E com a Mídia caladinha, o assunto será apenas lembrado por blogueiros como o caro articulista…

  6. É claro que não apenas os vazamentos não existirão, como também a investigação jamais acontecerá. Haverá apenas uma formalidade patética, destinada a calar a boca dos adversários, passando a impressão de que a PF é “isenta”(pausa para rir!). A GRANDE PERGUNTA A SER FEITA É PORQUE O GOVERNO DILMA CONTINUA, COMO FEZ O GOVERNO LULA, CEDENDO À CLASSE DOMINANTE ABRINDO MÃO DO CONTROLE DA PF; COMO ABRIU MÃO DE INDICAR PESSOAS LIGADAS ÀS FORÇAS PROGRESSISTAS PARA O JUDICIÁRIO E O MP; E DEIXA A POLÍCIA FEDERAL SER UMA POLÍCIA POLÍTICA DA DIREITA HÁ MUITO TEMPO, COM VERDADEIRO MILITANTES DE EXTREMA-DIREITA CONTROLANDO A INSTITUIÇÃO, CUJO MAIOR PROVA DO CONTROLE CONSERVADOR É A MANUTENÇÃO NO CARGO DESSE MONTE DE MERDA CHAMADO JOSÉ EDUARDO CARDOZO(ESSE CARA NÃO DEVERIA TER ENTRADO NEM NO PRIMEIRO GOVERNO DILMA). Essa é a questão que devemos responder, como também outras, derivadas dela, e levantadas pelo Vi o Mundo : José Eduardo Cardozo irá afastar-se do Ministério porque já cumpriu o “prometido” para Moro(para a direita)e entregou Lula!? E principalmente, Dilma também fará isso(o vi o mundo não fala diretamente assim, mas dá a entender)e por isso não teria comparecido à festa do PT no sábado, pensando na possibilidade de um Governo “suprapartidário”(ou seja, de direita)em que ela ficaria(evidentemente como Rainha da Inglaterra)!? Os acordos para a entrega do Pré-Sal, traindo senadores do PT,e a maldita “reforma” da previdência(entregando-a ao “mercado)seriam provas disso, segundo o Vi o Mundo. SE DILMA AGIR ASSIM, NÃO TEM CARÁTER E ESTÁ ASSINANDO SUA MORTE POLÍTICA. SEM LULA, ELA NÃO É NADA E COMO TODO POLÍTICO DE ESQUERDA QUE SE VOLTA PARA A DIREITA, VIRARÁ NADA. JAMAIS SERÁ ACEITA POR SEUS NOVOS “ALIADOS” E TERÁ O ÓDIO DA ESQUERDA. De qualquer jeito, esse caso FHC/Mírian/Brasif e Globo(envolve a ligação da globo no caso, não apenas por ter sustentado Mírian e recebido gordos empréstimos de FHC via BNDES, mas também porque a empresa fantasma que é dona da mansão dos Marinho, construída ilegalmente em Paraty, tem sede; ela ou uma das suas empresas controladoras, no mesmo escritório em que está registrada uma outra empresa pertencente ao dono da Barsif, o tal Jonas Barcellos). ESSE CASO É MAIS UM MOTE PARA AS RUAS; LIGAR FHC, GLOBO E MÍRIAN; JUNTAMENTE COM OUTROS TANTOS CASOS QUE PODEM SER CITADOS(QUE TAL A ESPOSA DE MORO? QUE TRABALHA PARA O PSDB. OU O PROCURADOR DA LAVA JATO QUE MENTIU NA CPI DO BANESTADO, CASO QUE ELE INVESTIGAVA, E NÃO DISSE QUE SUA MULHER ERA DA DIRETORIA DO BANCO. UM DETALHE, O SUJEITO ACABOU NÃO FAZENDO NADA RELEVANTE NO CASO BANESTADO). São motes como esses que devem ir às ruas, relacionar FHC/amante/ Globo/ dinheiro e Moro/ esposa no PSDB é bastante fácil e compreensível para o povão. O que precisa é ser feito, pois se formos esperar a PF e Mírian(que é tão canalha quanto todos eles, só está magoadinha. mas será calada facilmente)para abalar a direita, ficaremos vendo o golpe ocorrer.

  7. Edu, meu xará, você é muito sábio e calejado na política para cair nessa. Não vão investigar, de verdade, NADA. Vão fazer umas diligenciazinhas mequetrefes e depois deixar cair no esquecimento.

    Se fosse para investigar, de verdade, “o lado de lá”, a equipe do Moro e da Lava Jato, teriam se aprofundado no caso do Triplex de Paraty, mas quando ao tentar achar algo contra o Lula “puxaram os Marinho”, pelo rabo, ao descobrirem que o Triplex de Paraty estava em nome de um laranjal de empresas fantasmas, se borram todos de medo e, praticamente, colocaram o caso da Mosak (considerada pela própria Lava Jato uma das maiores lavadoras de dinheiro do mundo e ocultadora de patrimônios – que, aliás, foi isso que alegaram para investigar o prédio onde o Lula tinha as cotas de um apartamento) na gaveta.

    Moro e a Lava Jato JAMAIS irão chamar um “espécie MARINHO” para depor ou irão investigá-los, apesar de toda farta documentação que foi encontrada, assim como essa história de que a PF vai investigar o FHC é apenas “conversa para boi dormir”.

  8. Eduardo, acho que não vai ter sequer investigação. Não vai aparecer um “Conserino” para perseguir o FHC, ou um juizeco fascista de CÚritiba para chamá-lo para depor. Já vimos esse filme milhares de vezes quando envolve demotucanos, vai ser abafado e ficar por isso mesmo. É revoltante e nojento.

  9. Até terá para dizerem que “vazou para todos”, mas com um detalhe: vazará apenas aquilo que interessa a PIG.

  10. Eduardo, jornalistas estão dizendo que Lula não escapa desta semana. É uma aventura desse pessoal. O ex-presidente sabe disso? Precisamos passar isso para os parlamentares aguerridos do PT. Eles querem prender Lula na marra. É preciso checar essas informações e estar prevenido. Minha opinião: se Lula entrar na prisão; não sairá tão cedo ou mais. Eles não deixarão. Ficará jogado no chão de uma cela.

  11. Ninguém segura truculências. É exatamente por isso que defendemos a Democracia, a cada minuto, com cada palavra.
    A partir de um ponto palavras não resolvem. Ainda assim acho que são escaramuças, Lula é grande!

    Pensei dois dias para comentar a resposta de um empregado de lanchonete quando revelei que Moro não é esse balaião que se vende….
    Ele me olhou sem raiva, desapontado, educadamente disse,
    “” então a gente não pode confiar em mais ninguém””
    Percebem ?

    Antes, ele confiou em JB como o bastião. Isso diz muito sobre os políticos em quem ele votou.Diz sobre o Supremo e o MP, sobre os TC,s. Diz sobre as instituições.
    Por isso reafirmo que o maior problema atual nem são os políticos. É a destruição das instituições pelos seus comandantes.

  12. Carlão Sampaio está na lista de Furnas.
    Vai continuar gritando ou será chamado a bater o ponto pra constar?

  13. E sobre o depoimento de Lula e família que foi marcado para essa semana, dia 03, Edu, vc sabe de alguma coisa? Eu já estou me preparando para ir de novo no Fórum. Estarei lá de novo para prestar solidariedade à Lula e sua família. E espero que nem pensem em levar aquele boneco, pois se aparecer, vamos rasgá-lo novamente.

  14. Não acredito que tenha nem inquérito, quanto mais vazamentos, nada que não possa prejudicar, LULA e o PT, tem importância para a mídia, se não tem para a mídia, também não tem para o sistema de justiça brasileiro, pois a mídia é quem escolhe quem tem de ser processado, não importa se cometeu crime ou não, FHC é um protegido da mídia, até porque nos seus 8 anos de governo o nosso dinheiro corria aos montes para as contas bancárias dos donos da mídia.

  15. Essa mulher é perigosa, é como se tivesse sido traída, e mulher traída cria um verdadeiro inferno na vida do traidor.
    Nesse caso porem, não é só ela a traída, o Brasil também foi. E que se cuide. pois pode ser assassinada, ou “suicidada”.

  16. Eu gostaria q. fosse lavada roupa suja seja q. partido fosse nesse Brasil. Vamos lavar roupa suja e colocar os pingos nos iii? Vamos colocar as cartas na mesa?
    Dr.Sérgio o escandalo do Banestado em cima do sr. 124 bi,bibi acabaram o banco/Paraná sem se falar em moeda podre, CC5 Como se explica a Verônica Serra do nada se tornar sócia do bilionário Jorge Paulo Leman segundo muitos sites foi 30 bi com esta familia sem falar da pós-graduação em Harvad eita povo generoso e essas petições da operação se te agarra 3 anos no trf da 4ºregião,5 no STJ, 1ANO E 3 meses pra um simples parecer na PGR quase uma década em estando certo os sites tá parecendo o Geraldo Brindeiro(engavetador)será q. ñ estar havendo rigores pra uns e benécias pra outros?
    Afinal a lei q. vale pro Chico tem q. valer pro Francisco se formos falar de escandalo do PSDBÓÓÓ …. e roubalheira na Petrobrás ñ começou de 2003 pra cá ? ou o negócio é daqui p/frente daqui p/ trás esqueçamos o estado é impessoal ñ é? e cremos q. vossa excelência é imparcial ñ é?

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.