Ex-conselheiro do CNMP acusa órgão de se submeter ao antipetismo

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

luiz moreira

 

Há algumas semanas, o ex-representante da Câmara dos Deputados no Conselho Nacional do Ministério Público jurista Luiz Moreira deu entrevista a este Blog fazendo críticas a entrevista de um promotor à revista Veja, na qual o membro do MP antecipou ação que iria propor contra o ex-presidente Lula.

A entrevista que Moreira deu a este Blog causou forte repercussão devido ao fato de sua crítica ao promotor paulista Cássio Conserino ter sido feita por um ex-membro do CNMP, orgão que tem como uma de suas atribuições principais justamente conter excessos de promotores.

Segundo Moreira, Conserino teria cometido infração funcional ao antecipar à imprensa medida administrativa que não havia tomado. O jurista afirmou que era entendimento “pacificado” no órgão que promotores só poderiam comunicar suas medidas à imprensa após elas terem sido tomadas.

Em seguida, o mesmo jurista e ex-membro do CNMP afiançou a este Blog que Conserino e seu séquito de promotores antipetistas haviam incorrido em nova infração das regras do MP ao proferirem declarações partidarizadas à imprensa sobre o ex-presidente Lula, como a de que ele pretendia se colocar “acima da lei” por usar um instrumento legítimo como representar ao CNMP contra o promotor da Veja.

Na terça-feira (23), o Conselho Nacional do Ministério Público se reuniu e, para surpresa de todos os que conhecem as normas que regem aquele órgão, decidiu, por unanimidade, cassar a liminar do Conselheiro Valter Shuenquener Araújo, que, no dia 16 de fevereiro, suspendeu o depoimento de Lula e de sua mulher que seria dado ao promotor Conserino no dia seguinte.

O próprio Shuenquener (como é conhecido), o relator do caso, deu um voto contraditório em que condescendeu com a unanimidade de seus pares e manteve o promotor da Veja à frente da investigação contra Lula.

Os votos dos Conselheiros do CNMP são absolutamente malucos. Reconhecem que houve uma infração funcional do procurador da Veja, reconhecem que ele usurpou a titularidade à frente do inquérito e, de forma estarrecedora, dizem que, daqui para frente, tudo vai ser diferente.

Ou seja: não permitirão que outros promotores façam o que fez Conserino (!!??)

Parece brincadeira, mas não é.

Aliás, artigo do site Consultor Jurídico intitulado Apesar de ver irregularidade, CNMP mantém Conserino em caso do triplex aponta essas contradições. Leia alguns trechos.

Apesar de a distribuição do inquérito ter sido considerada irregular, o promotor Cássio Roberto Conserino, de São Paulo, continuará à frente da investigação sobre sobre a suspeita de ocultação de um apartamento triplex, em Guarujá (SP), do patrimônio do ex-presidente Luiz Inácio Lula de Silva e sua mulher Marisa Letícia.

A decisão é do plenário do Conselho Nacional do Ministério Público, ao analisar representação do deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Para o parlamentar, o promotor extrapolou suas prerrogativas funcionais ao assumir o comando do caso de ofício, e que a investigação não poderia ter sido distribuída à 2ª Promotoria Criminal, da qual Cesarino faz parte, mas à 1ª Promotoria Criminal.

Na teoria, a decisão dá razão ao deputado. Entendeu-se que todo procedimento investigativo deve ser livremente distribuído entre os membros do Ministério Público, isso porque a atribuição por prevenção contraria o princípio do promotor natural, e permite a instauração de agentes de exceção.

Só que seguindo o voto do relator do caso, Valter Shuenquener de Araújo estabeleceram que essa interpretação vale apenas para os casos surgidos a partir da publicação do acórdão. O que, na prática, garante a permanência de Conserino nas investigações sobre a relação entre a família de Lula com um apartamento triplex em Guarujá (…)

Parece piada, mas é sério. O promotor da Veja agiu mal, infringiu as regras, mas, “em benefício da investigação”, vão deixar a ilegalidade permanecer. E mais: o CNMP ainda reconhece que o promotor Conserino cometeu uma infração disciplinar e promete inquérito para puni-lo.

Mas a ação ilegal contra Lula e sua mulher, permanece…

Diante desse descalabro, o Blog foi ouvir novamente o Jurista e ex-membro do CNMP Luiz Moreira. Confira, abaixo, a entrevista. E, ao fim, assista à sessão do CNMP que convalidou uma ilegalidade sob a premissa de que para “pegar” Lula vale tudo.

***

Blog da Cidadania – Como você viu a decisão do CNMP de manter o procurador Cássio Conserino na investigação contra Lula?

Luiz Moreira – Eu considerei a decisão errada. Há uma contradição muito forte no voto do Conselheiro Valter Araujo. Faz parte do fundamento do voto a explicitação de conduta ilegal do promotor Conserino.

(A) ele dolosamente não submete o inquérito à distribuição;

(B) violando com isso o princípio do promotor natural;

(C) possibilitando que ele se mova tendo em vista o que se chama direito penal do autor, ou seja, o propósito parece ser o de obter provas para incriminar o presidente Lula;

(D)o que se confirma com as diversas entrevistas concedidas por ele, em que é nítida intenção de fixar no imaginário popular que Lula praticou algum crime.

Blog da Cidadania – Que conclusão você tira, então, de uma decisão unânime do CNMP nesse sentido?

Luiz Moreira – O promotor agiu com o propósito deliberado. A decisão unânime do Cnmp mostra que o órgão decidiu não se submeter a nenhuma regra ou lei desde que obtenha sucesso em seu propósito, que é o de incriminar o presidente Lula

Blog da Cidadania – Como você avalia a frase “as instituições se ajoelham no altar do antipetismo”?

Luiz Moreira – Cabe ao Cnmp, entre outros, o controle da atividade administrativa. É justamente o caso da burla à distribuição.

O que fez o promotor Conserino? Subtraiu dos colegas dele com atribuição nas promotorias criminais e do presidente Lula o direito de ter o inquérito presidido pela autoridade competente para atuar no caso.

Da decisão unânime se pode concluir que o promotor Conserino feriu o princípio da legalidade dos atos administrativos. Então, o CNMP errou ao dizer que, caso tirasse o promotor do caso, haveria prejuízos ao inquérito. Não é convalidado um erro que a nulidade do ato praticado pelo promotor deixará de existir.

O CNMP não existe para convalidar mal feitos. Seu papel constitucional é o de correção desses erros, que foram apontados de modo incontestável em sua decisão.

Blog da Cidadania – Mas o que se entende de suas palavras é que o CNMP reconhece o erro do promotor, mas diz que tem que ficar assim mesmo para não haver prejuizo à investigação. É isso?

Luiz Moreira – Exatamente isso. A primeira parte do voto do relator só fala disso.

Blog da Cidadania – Se reconhece, não pune e deixa o processo correr mostra que o objetivo é pegar Lula ao arrepio da lei

Luiz Moreira – Sim

Blog da Cidadania – O promotor da Veja e seus amigos dizem que o CNMP tentou interferir na atividade fim do MP. Isso procede?

Luiz Moreira – Vivemos numa sociedade democrática em que as questões precisam ser legitimadas. A liminar e eventual decisão do CNMP não interferiam na atividade fim, mas num simples ato administrativo que é a distribuição dos feitos.

No caso concreto, e é isso que diz a decisão do CNMP: não houve intervenção na atividade fim simplesmente porque o promotor Conserino não tem atribuição para presidir o inquérito. Do ponto de vista jurídico a atribuição, a atividade fim de um membro do Ministério Público decorre do direito e não de um ato ilegal.

 

Tags: , , , , ,

136 Comentário

  1. Este blog já fez várias denúncias e, estas, foram apoiadas por milhares de seguidores. A Defesa da Democracia e do Estado de Direito é obrigação e direito de todo cidadão.
    Não chegou a hora deste blog promover denúncias a órgãos internacionais de Direitos Humanos contra este que, supostamente, deveria defender o Estado de Direito, mas que o viola o tempo todo de acordo com seus interesses de classes? E, em descarada perseguição política de um cidadão que , é bom lembrar, nunca foi condenado em processo algum e que estão negando a Ele a presunção da inocência. Na verdade, O Lula já foi condenado, só estão procurando o crime para imputá-lo.
    Portanto, todo brasileiro que ama este país e quer vê-lo um país soberano, deve fazer o que estiver a seu alcance para que não se instale aqui a barbárie.
    Se for feita qualquer denúncia neste sentido, quero fazer a minha parte e que está a meu alcance, assinar apoiando.

    • Concordo com você Marcos, isso que vêm ocorrendo no Brasil tem que ser denunciado, é uma verdadeira aberração, estou me sentindo lesada diariamente por esses juristas golpistas, a coisa está tão escancarada que até aqueles que não acreditavam que existia uma conspiração, hoje eles chegam à mim, dizendo que eu tinha razão, todo mundo já percebeu a manobra para acabar com PT, prender Lula e derrubar Dilma, a tchurma perdeu a vergonha na cara, e estão agindo totalmente fora do bom senso e isso está pegando mal.

  2. Agora, com esse acordo de merda que a Dilma fez com Serra, a palavra final sempre será do Presidente da República se a Petrobras entra ou não nos leilões do pré-sal. Com isso, a idiota (ou podemos dizer entreguista também?), assinou a sua cassação no TSE de forma mais rápida ainda. Pois com isso, é só por Aécio no lugar dela , que ele passará os blocos do pré-sal todinhos para a Chevron e cia ltda. É só o fdp dizer que a Petrobras não tem interesse em participar dos futuros leilões e entregar de bandeja o nosso petróleo para os gringos! É por isso que digo: temos que partir para a desobediência civil. Temos que por fogo neste País e acabar com todos esse filhos da puta juntos. Desculpa aí Eduardo, mas é que estou super, hiper, emputecidamente revoltado com tudo isso!

  3. Prezado Eduardo, essa notícia não tem mais o menor significado, a menor necessidade.
    O governo da Dilma, me recuso a tratá-la daqui para frente como presidente, acabou hoje no segundo imediatamente posterior á fala do Renan que proclamou a aprovação do projeto do José Serra, com o governo (leia-se dilma em minúsculo)admitindo abrir mão da exclusividade na exploração do pré sal.
    Apesar de ter votado para eleger a dilma e ter votado para reeleger, eu pensei ter votado e estar votando em uma mulher que tinha dignidade, uma mulher que tinha princípios e lutaria por eles em nome das suas convicções e do povo brasileiro.
    Não foi o que vi hoje na TV Senado!
    dilma trocou seu mandato pela abertura do pré-sal, envergonhando Leonel Brizola, Getúlio Vargas e todos os grandes brasileiros que não se venderam.
    Hoje, com muita tristeza tenho que admitir e não tenho argumentos para rebater, dilma mentiu na campanha.
    E a verdadeia dilma apareceu hoje.
    infelizmente!
    Se em um longínquo 7 de setembro D. Pedro proclamou nossa independência política, hoje dilma ajudou a proclamar nossa subserviência.
    dilma hoje é a responsável, pela sua covardia em nos transformar em uma colônia de segunda classe.
    A história não lembrará do José Serra, lembrará de forma indelével de uma presidente covarde?

  4. Sr. Luis Moreira,para seu governo, quem está sob investigação é o sr Lula,não o promotor.
    Quem está sob suposição de ter cometido não apenas 1,mas vários crimes é o sr. Lula. Portanto quem está sob investigação é o sr . Lula. Portanto não estou entendendo a sua indignação , o promotor de justiça não está sob suspeita , mas o Lula sim . Como é que o sr. quer um julgamento para o administrador da justiça sendo que quem está sob suspeita é o sr. Lula. Ridículo sua colocação.

    • Vc agride o idioma e a lógica. Quem investiga tem que seguir regras. Só na ditadura não há regras para o investigadir. Isso se chama Estado de Direito. Qualquer um pode ser vítima de acusação falsa na política

      • Mas estamos numa ditadura. Como você mesmo disse: pessoas estão sendo presas e torturadas por questões ideológicas.
        O Judiciário tomou conta do país. Está violando a Constituição com o único propósito de tirar o PT do poder

      • E por unanimidade resolveram que a promotoria esta certa, e que Lula deve se explicar.

        • Analfabeto. Por unanimidade julgaram quem deve conduzir o processo, não se o processo deveria existir. É muito ignorante mesmo. Gente como você me dá nojo. Irresponsáveis. Cínicos. Sabem que não tem nada diferente de todos os outros políticos e ficam dando uma de virgens na zona. Safados.

      • Então basta não entrar mais na política, em toda a atividade econômica , e social há risco, indo pela sua alegação, não teríamos mais astronautas ou mergulhadores, nestas duas atividades o risco está em morrer, já na política o de ser preso, e quem não assim quiser . vá arrumar outra profissão,.
        A propósito , muitos políticos do PT NUNCA souberam o que é trabalhar.

      • Edu, não liga não, para esse verme os tucanos podem roubar à vontade, mas tem que prender petistas, mesmo sendo inocente, isso aí é um demônio encarnado na Terra, é o próprio mal.

      • ESTE BLOG CAMINHA PARA O SILÊNCIO.

      • Sugiro ao Edu uma ação para que se cumpra:

        O Código de Processo Civil, em seu artigo 134, manda arguir o impedimento e a suspeição do juiz: “ IV- Quando nele estiver como advogado da parte o seu cônjuge ou qualquer parente seu, consanguínio ou afim, em linha reta: ou na linha colateral até o segundo grau.

        Contra o “juiz” Sergio Moro.

    • Esse é mais um que usa a lógica do linchamento. Se há uma suspeita, mata-se o suspeito e depois apura-se o crime. Lamentável que isso esteja ocorrendo no Brasil. Representantes do Poder Judiciário estão descumprindo a lei, participando de uma orquestração para prender a maior liderança política desse país depois de Getúlio Vargas. Sem provas, e ao arrepio da lei.
      Quando cidadãos como esse emitem essa opinião, vemos como a falta de leitura de história ou mesmo de formação cultural básica está formando cidadãos iletrados politicamente, pois, não se trata de ideologia apenas, trata-se de emburrecimento.

  5. 14 x 1. perdeu

  6. A Pré sal e a Petrobrás

    O petróleo é nosso ..esta empresa é o orgulho do país ..assim que seus preços se realinharem o país poderá contar com preciosos recursos que serão destinados sabiamente a projetos na área da educação e cultura ..esta riqueza é do POVO brasileiro e representa sua redenção

    SÓ QUE NÃO !!!! ..imbecil

    Pelas recentes notícias que esclarecem sobre a PILHAGEM feita por diversos partidos, agentes e políticos, por empresas nacionais e empregados VAGABUNDOS ..denuncias que nos escancararam o DESCONTROLE e descaso sobre planos, projetos e metas ..que nos alertaram pras MAMATAS que ali ainda imperam ..realidade que colocou todo este patrimônio em situação econômico financeira vexatória ..sem duvida que não sobrou o país se precaver ao NÃO querer depender tantos dos MARGINAIS que ali se acostam
    .
    Pena que pro BRASIL sobra sempre a alternativa entre “o fogo ou a frigideira” – ser PILHADO ora por estrangeiros, por empresários e/ou funcionários públicos, ou tudo junto – visto que no caso desta petroleira parece que de idos tempos sequer sobra-nos a hipótese redentora “duma cruz ou, duma caldeirinha”

    cambada de sem vergonhas mesmos ..eles e os que os defendem

    doce ilusão

    https://www.youtube.com/watch?v=rOvK3yaHZhA

  7. NÃO chores por mim Pátria BRASIL ..o prejuízo da VALE

    Com a queda no preço das commodities, apesar de continuar a despejar quantidades enormes de minério no mercado, depois do desastre da Samarco (que ainda esta longe de ter sido todo absorvido) a Vale anunciou um prejuízo recorde, o 1o da sua vida, de R$ 44 BILHÕES em 2015.

    ..mas não fique triste ..primeiro pq suas reservas atravessam século, ..depois que por ela, CORSÁRIOS, em 1997, pagaram a bagatela de US$ 3 bi por 29% do seu capital controlador (e além do minério, levaram outro tanto JAMAIS avaliado) ..e depois..

    ..depois que, se corrigidos pelo IGPDI, desde 1998, seu lucro acumulado, mesmo com este prejuízo, ainda alcança a bagatela de R$ 233,7 BILHÕES

    bem, pros mais jovens, lembro que é bom parar pra pensar o estrago que fizeram os TUCANOS quando tomaram o poder neste país..

    ..e pros PTistas já amarelados pelo tempo, pra eles refletirem a VERGONHA, a tremenda frustração que foi vocês não terem tido homens públicos a altura dos desafios do BRASIL (isso quando diziam que tinham) , homens, administradores, que NÃO souberam cuidar bem da nossa UNICA e maior joia, a Petrobrás

    https://www.youtube.com/watch?v=Aj_Zn-RYZic

  8. Eu ouvi que o comércio não paga praticamente nenhum imposto.

    1. Basta observar que comércios grandes tipo farmacias famosas desconversam sobre notas fiscais e pegam de volta a notinha básica na hora de entregar o produto. É para reduzir o faturamento e não sair do limite do simples.
    2. A mafia importadora continua com muita clandestinidade. Alem de não haver praticamente impostos na importação
    Reduzem o volume de tudo. Imaginem apos a privataria dos portos, …..a Receita vai ter de marcar hora pra entrar.

    • Retire a sujeira que infesta seus ouvidos petista. A enorme maioria dos tributos pagos pelo comércio é retido pelas indústrias através de algo que você desconhece; a substituição tributária !

  9. Jurista Luiz Moreira é petista de carteirinha, que valor vai ter qualquer coisa que sai dele.

  10. Edu você está correto no seu artigo, o MP foi instrumentalizado pela direita faz tempo. Continuará mudando regras com o único objetivo de tirar Lula do pareo. O que me choca é o comportamento do pt, sem lutar, sem expor a sociedade toda a maracutaia desse golpe em andamento. A teomosia de Dilma em manter um inútil a frente da justiça. Um Zéro a esquerda, que não faz nada para controlar a pf, ou obrigá-la a investigar também os tucanos. O caso do trensalao ninguem fala mais, são as mesmas construtoras que aparecem na lava jato, mas ninguém da pf investiga. Sergio moro ja governa o país, está parando a economia toda. Essa atitude já está nos custando a petrobras, vide a votação de ontem no senado, e vai nos custar o projeto nuclear brasileiro, com tecnologia própria e única no mundo, para o enriquecimento de urânio. Pela morosidade do governo Dilma em se defender, o país em um ano voltou a ser uma colônia. O programa do pt foi pífio em se defender. Deveria ter sido mais contundente, deveria ter mostrado o mau feito dos outros partidos. Estou pessimista. Será que a presidenta acredita que a mídia a deixará em paz? Acredita que eles serão imparciais? Porque continuar enchendo essa mídia com dinheiro de propaganda das estatais? O país nao precisa de economia? Entao que se economize esse dinheiro. Chega de enriquecer oPIG.

  11. Edu acho que você poderia fazer um artigo defendendo a Petrobras!
    LINDBERGH SE DIZ TRAÍDO POR DILMA NO PRÉ-SAL
    :
    Senador petista Lindbergh Farias criticou a aprovação do projeto no Senado que abre o pré-sal e disse que a presidente Dilma traiu os senadores petistas: “A mudança de orientação do governo, durante a tarde de hoje, nos deixou perplexos e desarmou nossa luta, abrindo mão do enfrentamento em prol de um péssimo acordo com o PSDB que causa um prejuízo enorme ao Brasil”, postou ele no Facebook
    25 DE FEVEREIRO DE 2016 ÀS 08:47

    247 – O senador petista Lindbergh Farias criticou a aprovação do projeto no Senado que abre o pré-sal e disse que a presidente Dilma traiu os senadores petistas: “A mudança de orientação do governo, durante a tarde de hoje, nos deixou perplexos e desarmou nossa luta, abrindo mão do enfrentamento em prol de um péssimo acordo com o PSDB que causa um prejuízo enorme ao Brasil”, postou ele no Facebook.

    Leia abaixo:

    VERGONHA!
    Lutamos por dias em defesa da soberania nacional e do nosso patrimônio. Fizemos o debate no plenário, dialogamos com os movimentos e com os senadores e senadoras. A mudança de orientação do governo, durante a tarde de hoje, nos deixou perplexos e desarmou nossa luta, abrindo mão do enfrentamento em prol de um péssimo acordo com o PSDB que causa um prejuízo enorme ao Brasil.

    Mas essa foi apenas a primeira batalha. Vamos continuar a debater com a sociedade, fortalecendo um grande movimento em defesa do pré-sal, influenciando o processo na Câmara e dizendo claramente: a presidenta Dilma precisa voltar para a posição original do governo e VETAR o PLS 131!

    • Claudio, dois nomes precisam ser lembrados, Jorge Viana e Walter Pinheiro, dois calhordas que sobrevivem como “senadores” do PT que sumiram ontem e anteontem.
      Faz pouco mais de cinco anos que defendia o governo dilma, meus motivos eram, uma mulher que havia lutado pela liberdade política, nacionalista que ao menos parecia ser, integridade, honestidade.
      Com a vitória apertada na última eleição, relevei o fato dela não ter ido à TV para “enquadrar” o moleque de Minas reduzindo-o ao seu verdadeiro tamanho, um alcoólatra usuário de cocaína.
      Espero até hoje ela em uma cadeia de TV expondo a situação real da economia do país e a justificativas para as medidas que tomou como mandatária.
      Mesmo com a ausência dessas explicações aos seus eleitores continuava defendendo seu governo e seu mandato pela sua posição quanto à Petrobras e o Pré Sal e o significado e importância para a nossa efetiva soberania.
      Assisto há dois anos uma presidente inerte contra o juiz do Paraná e no último ano uma governante inerte a tudo que quadrilha chefiada pelo Torquemada do Paraná fazia e faz.
      Alegava ser republicana, aceitei!
      Anteontem fui tomado de assalto pela notícia que por dois votos foi aprovada a urgência para o projeto do vendilhão. Entendi que o palácio não se mexeu.
      Ontem, ouvindo rádio e depois assistindo à TV Senado não acreditei quando vi o Jucá colocar que havia feito um acordo com o Planalto e um substitutivo admitindo que a Petrobras admitia abrir mão da exclusividade no Pré Sal eu não acreditava.
      Quando o Renan, que continua senador porque um pulha chamado Mercadante salvou seu mandato, anunciou a aprovação, lágrimas correram na minha face, foi necessário tomar um calmante para dormir.
      Dormi triste pensando que há cinco anos acreditei em uma mulher que dizia defender a Petrobras e nossa riqueza, que iríamos usar essa riqueza para atingirmos nossa soberania.
      A única conclusão a que cheguei foi: A candidata mentiu em campanha!
      Hoje com muita tristeza posso dizer em alto e bom som: A dilma (minúscula) é mentirosa e covarde!
      Hoje afirmo em alto e bom som para que todos ouçam que dilma (me recuso a tratá-la pelo seu cargo) é covarde, mentirosa, indigna do cargo que ocupa, indigna de ter recebido meu voto, o qual retiraria se pudesse.
      Estou esperando até hoje notícias sobre o processo que abriria contra a Veja, estou esperando até hoje o pedido de apoio dos seus eleitores. A partir de hoje melhor que não peça, de mim não tem nem terá apoio para mais nada. Covarde!
      Em campanha ela disse que o Brasil que emergiria no seu segundo mandato seria outro.
      Pena que seja tão ruim!
      dilma vai passar para a história como a mulher que deu o segundo tiro no peito de Getúlio Vargas!

  12. existe um artigo no código penal chamado denunciação caluniosa , se o lula não tem culpa ou não cometeu crime algum, é só deixar rolar e se eles que tem o ônus da prova não conseguírem materialidade no crime e ele sendo absolvido processar quem o acusou por denunciação caluniosa alem de possíveis abuso de autoridade por agentes públicos que ultrapassaram os limites legais e até se for o caso danos cíveis de reparação.

    mas para isso tem que ser declarado inocente pelas provas frágeis apresentadas ou falta delas.
    porque essa celeuma não foi o primeiro caso de tentar incriminar o lula e não
    vai ser o ultimo.

  13. Prezado Eduardo:

    Para:

    Minha Casa Minha Vida
    25/02/2016 • 08:14

    Por favor, entre no google e anote: artigo 10 da Lei n° 9249/95. Ali você encontrará a resposta para sua dúvida e conhecerá o “herói” neoliberal que fez mais um grande favor aos empresário com o sofrimento do povo.
    E tem coxinha que acha que a carga tributária é grande.

    Para Eduardo:

    A justiça brasileira é corrompida. Acreditar nela é acreditar em papai noel. Um bando de burocratas incompetentes julgam-se donos da sociedade e quer ter o povo seu o seu tacão.

  14. Estou de ressaca. Depois do bode que deu ontem no Senado, só debaixo de muita cafeína para querer defender o governo Dilma. Assim como o senador Lindberg Farias estou me sentindo traida. Vou ficar um bom tempo “anestesiada” até ver algum sentido em continuar a defender o governo Dilma. Acho que depois de ontem, seria melhor que Dilma saísse do PT e levasse o Zé Cardozo de reboque. Decepção é pouco para descrever o que estou sentindo agora, depois do espetáculo horroroso que assistimos ontem no Senado. É claro que sei que o projeto era do Senador José Serra do PSDB, mas não consigo aceitar a forma como o governo entrou no jogo, sem ter tentado fazer algum gesto para tentar ganhar a parada. Lamentável. Ainda ontem li no site da FUP que o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás, sr. Deyvid Bacelar, disse que o governo entregou a Petrobrás a uma diretoria neoliberal. Diante disso não precisa dizer mais nada. Só temos a lamentar. Louvo a todos vcs blogueiros progressistas por terem feito o impossível para defender o governo Dilma até agora, mas vai ser preciso muita adrenalina para nos animar a partir de agora, pelo menos a mim.

    • Texto de Alfredo Leitão.

      Dilma emplacou um substitutivo, que mantém a Petrobrás no controle do pré-sal em futuros leilões, abrindo somente a possibilidade de perda da preferência caso ela assim deseje. Isso poderá resolver em determinadas situações atitudes estratégicas, administrativas e financeiras da empresa deixando de ficar engessada pela obrigatoriedade da exploração, reservando recursos para áreas mais promissoras e rentáveis. Uma melhora significativa no projeto em vigor e tudo mantendo a destinação dos royalties para educação e saúde.

      Política não é para amadores, Política é a arte da negociação e nisso Dilma deu um show, cedeu mas não levaram e isso se chama engenharia política. Cuidado companheiros, o ódio não está sendo disseminado somente entre os coxinhas.

  15. Que perplexidade! Que angustia. O sonho acabou. Ou a ilusão é o que acabou *.

    “De quantos anos ou gerações precisaremos para voltar a crescer e ter esperanças? E assim caminha o Brasil com o governo tendo que se sujeitar às chantagens do legislativo e do judiciário para não ser derrubado”

    Primeiro levaram as teles estatais, e o povo brasileiro não reagiu. Depois levaram a estatal Cia. Vale do Rio Doce, e o povo brasileiro também permaneceu inerte. Agora estão levando o pré-sal, e o povo continua iludido. Até o dia em que os brasileiros desinformados se derem conta de que não poderão sobreviver da lama da Samarco.

    Aqui houve o golpe sem a deposição de Dilma como com o presidente do Paraguai e o de Honduras. No Brasil foi dado um golpe, estilo jabuticaba (autotocne do Brasil) Quer dizer com características à raça brasileira. A seu povo à sua elite financeira abjeta; á sua cultura hipócrita (a minha e a de todos). Lei de causa e efeito, Karma ou como queiram; destino ou missão que tece pelos séculos por todos e cada um de nós.

  16. A indignação está aumentando. Não sei como tudo isso vai acabar:

    https://www.youtube.com/watch?v=qRr1g147VEg

  17. Por essa e outras podemos afirmar que além da PPA – Polícia Política Antipetista, também temos o CNpMPa – Conselho Nacional POLITICO do Ministério Público ANTIPETISTA.

    Viva FIDEL CASTRO, que só conseguiu ficar no PODER por todo ESSE TEMPO por ter EXTERMINADO os INIMIGOS de CUBA que insistiram em PERMANECER na ILHA.

    Será que esse o REMÉDIO que FALTA ao BRASIL?

  18. Essa dorzinha de cotovelo por perder é motivo de gozação.

    Como que ele diz antipetismo se no próprio regimento do CNMP este comportamento é proibido? CNMP não PODE interferir na atividade fim do Promotor e ponto. E ele dizer que não atinge a atividade fim é falácia, pois houve a interrupção do trabalho do promotor, o que já é atividade fim. Quem agiu na ilegalidade foi quem burlou o regimento e concedeu a liminar. Fato.

    E advogado… HAHAHAHA, é claro que ele defenderá a causa de seu cliente, se acha mesmo que ele iria dizer que a liminar era ilegal? Conta outra.

  19. Concordo com o Marcos Faria, as nossas instituições estão falidas e não nos atendem mais, é preciso fazer denúncias fora do Brasil para desmontar essa arbitrariedade que se instalou nas nossas instituições.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.