Tratamento a Lula e FHC no caso Cerveró revela que estamos em uma ditadura

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

cerveró

Dois ex-presidentes foram citados pelo ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró, preso pela Operação Lava Jato e que fechou acordo de delação premiada. Cerveró já mandou o ex-lider do governo no Senado, Delcídio Amaral, do PT, para a cadeia. Agora, acusa dois ex-presidentes de envolvimento com propina.

Não provou nada contra nenhum dos dois, mas, como todos estão vendo, a mídia parece acreditar que Cerveró mente quando fala sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e fala a verdade quando acusa Lula.

A imagem no alto da página vale mais do que um editorial, do que um tratado sobre política. A tese que a montagem da primeira página da Folha desta terça-feira (12) contém diz exatamente essa tese maluca, de que só se pode acreditar na parte das acusações do delator que se referem ao PT, como se as acusações contra os dois ex-presidentes não fossem igualmente graves.

A denúncia foi feita na segunda-feira 11 pelo jornal Valor Econômico e ficou fora dos destaques dos grandes portais de internet durante todo o dia. Só foi aparecer nas primeiras páginas dos grandes jornais no dia seguinte, com a diferença de tratamento que se vê na imagem acima.

Alguma novidade? Nenhuma. Dá para acreditar em alguma das acusações de Cerveró? Até que ele apresente provas de suas acusações, não. Porém, a mera leitura das matérias sobre as acusações do ex-diretor da Petrobrás contra os dois ex-presidentes revelam dúvida quanto as acusações de Cerveró a a um e certeza nas feitas contra outro ex-presidente.

Não há uma explicação lógica para essa diferença de tratamento porque ela não existe. A conclusão de que esses grandes meios de comunicação querem ver uma acusação ter consequência e a outra ser ignorada é uma conclusão inescapável.

Está aí, para o mundo ver, o golpe político em curso no Brasil. É descarado, desavergonhado, flagrante.

Nenhum brasileiro correto haverá de querer abafamento de qualquer investigação. Nem contra um ex-presidente, nem contra o outro. Mas se for para investigar um e não investigar o outro, aí não dá para admitir. Então não investiguem ninguém.

Se neste país as suspeitas contra um lado são investigadas e contra o outro são abafadas, não estamos mais vivendo em uma democracia. Isso é o que ninguém pode aceitar mais. Só nas ditaduras que alguns têm licença para cometer atos ilícitos e outros, não.

O Brasil vai deixando de ser uma democracia a cada passo da Operação Lava Jato. Os principais expoentes do PSDB na atualidade foram citados na Operação Lava Jato e a mídia antipetista ainda concede a eles espaço para acusarem adversários por problemas com a Justiça que os dois lados têm.

É um deboche. A sociedade brasileira não pode mais aceitar uma coisa dessas. Órgãos de Estado responsáveis pelas investigações de corrupção estão sendo usadas para um golpe político contra alguns e para acobertar corrupção de outros.

Cabe ao Judiciário provar que não segue a lógica da mídia. Se der a esses casos tratamentos diferentes como a mídia faz, estará consolidada uma ditadura no país e, na verdade, haverá que discutir como livrar o país desse regime de força que está se revelando, um regime que usurpa a lei e a aplica conforme a sua conveniência.

E como se lida com uma ditadura? Essa é a questão que os democratas terão que discutir nos próximos meses.

Tags: , ,

108 Comentário

  1. Faz tempo que essa perseguição contra Lula pela mídia está ocorrendo. Desde os tempos em que ele era o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos aqui de SBCampo. Agora a perseguição é mais acintosa porque temem sua liderança. Querem porque querem denegrir a imagem de Lula aqui e lá fora. Até o PGR Janot começou a entrar nessa onda. Saiu uma noticia hoje no site http://www.infomoney.com.br com o seguinte título: “Lula loteou BR Distribuidora entre Collor e PT por apoio político, diz Janot”. Essa notícia foi replicada nos portais IG e UOL. Pelo título percebe-se a insinuação de que Lula é culpado, mas lá no meio da notícia temos o parágrafo que diz: Lula não é alvo da acusação da PGR. Mas só lendo o título pressupõe que Lula está sendo acusado por Janot. Pois é, a mídia realmente faz uma campanha descarada contra o PT. Sempre pegando pesado com os políticos do PT e pegando leve com tucanos. Só não vê quem não quer.

    • YULE CRISTINA:

      O “PIG” ESTÁ EM DECANDÊNCIA FENOMENTAL DEVIDO A FALTA DE CREDIBILIDFAD; DIANTE DESSA SITUAÇÃO VALE A PENA TRANSCREVER.
      “QUANDO SE PERDE O RESPEITO PELA VERDADE,
      NEM QUE SEJA SÓ UM BOCADINHO,
      TUDO SE TORNA DUVIDOSO”
      SANTO AGOSTINHO.

  2. Caro Eduardo,
    Abrindo um espaço nessa matéria, prefiro ser criticado do que me manter calado.
    É de impressionar a ingenuidade dos Petistas.
    Será que, quando assumiram o poder, não sabiam quem estariam enfrentando como oposição ?
    Não levaram em consideração que os tucanos estavam e continuam no poder há décadas, incluindo aí o período da ditadura?
    Que tiveram tempo para contaminar o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, a fim de se protegerem?
    Um exemplo dessa burrice é admitir que o Delcídio mudou do PSDB para o PT por amor à Pátria.
    Foi sim para o PT, para continuar no poder acobertando seus mal feitos e protegendo o chefe FHC.
    O PT sempre achou que o “grande acordo” com o PMDB era vital para sua sobrevivência e governabilidade.
    Ora ora, um partido com o chefe do Senado, o chefe da Câmara, e um Vice-Presidente tem todo poder para acobertar o que quiser.
    As provas disso estão aparecendo depois do traíra Temer mostrar as garras.
    E o que dizer o Judiciário, onde o Moro faz o papel de pau mandado dos Fascistas.
    Santa ingenuidade dos Petistas que mergulharam na ideologia “Paz e Amor” do Lula.
    Os resultados dessa infantilidade política estão aparecendo.
    DILMA nunca esteve tão cercada de traíras, e vai resistindo, junto com o povo.
    Por mais que a grande imprensa trabalhe dioturnamente a favor dos tucanos para esconder sua corrupção, hoje, graças à blogosfera, o mundo já sabe quem é FHC e sua turma.
    Só falta ao PT acordar de seu sonho encantado e descobrir que estamos no Brasil.
    Um País adorado por Tio Sam, que quer nos saquear a todo momento.
    O País da elite mais porca e corrupta da face da terra. que não gosta de pagar impostos.
    E, finalmente, o País da massa trabalhadora mais fiel do planeta, que adora sua terra e sua gente, e que a tudo suporta por conta de dias melhores.
    Acorda PT, antes que seja tarde.

    • Essa questão de infiltração provada tem estado em muitos locais no Brasil. Inclusive infiltração de grupos estrangeiros . Mas não tem sido considerada e muito Menis estudada. Evo Morales, Chaves foram vitimas e respobderam . Aqui é como se a infiltração, a espionagem, o aparelhamento tivessem cessado com o fim da ditadura. Inocência.

    • O PT “acordar” significa, acima de tudo, reunir casos como esse abordado no excelente artigo, convocar uma entrevista coletiva, e fazer uma dura denúncia do golpe. Aproveitando o evento para lançar uma revista denunciando as principais falsidades espalhadas pelo País. Estamos em uma assustadora onda de ódio contra os petistas, e se não houver uma reação na mesma proporção, o partido vai se inviabilizar.

  3. É evidente que a chamada ¨ Justiça Brasileira ¨ come nas Patas da Tucanalha ou do PSDBunda ( de onde só sai M… ), á décadas !!

    Cumpre apontar , revelar e desmoralizar a farsa dos Vestais de Curitiba , capitaneada pelo fascista e Prevaricador Mor , o duble de Juiz cuja a alcunha é Morinho .

    Recebendo seu salário diretamente da população brasileira, este aprendiz de rábula passou a ser a ¨braço pseudo jurídico da Gangue composta por Serra Trensalâo, Narigudo Ladrão de Ãgua, Henriquinho de Bourbon, Ecim Cocaine e o demais coliformes fecais agregados que rezam na mesma fonte , qual seja : O Nazi- facismo !!

    Desprovidos da mínima porção de moralidade e sentido de decência , a Trupe Tucanalha e seus seguazes midiáticos e pseudo judiciários compõe hoje o que existe de mais sórdido e criminoso no país desde os tempos da ditadura milica.

    Morinho e seus ¨ procuradores de direito divino ¨ revivem os antigos linchamentos ocorridos na Inquisição cristã nos séculos XV. XVI e XVII , onde inocentes eram queimados vivos sob falsas acusações sem provas e obrigados mediate torturas a confessar algo que nem sequer haviam pensado .

    O aprendiz patético de Torquemada acredita-se ungido pelo poder de Belzebu para liquidar a ¨heresia ¨ denominada Petismo , e para isto o Lixo radioativo imprestável executará quaisquer atos , por mais abjetos e canalhas que sejam para atingir seus objetivos sombrios e cafajestes , quais sejam destruir todos os adversários do pscBUNDA e pavimentar o caminho ditatorial para um governo Nazista e entreguista no Brasil.

    A este ¨Savanarola de Araque ¨ meu desprezo , meu asco e uma promessa :

    Sua súcia de Calhordas será destruída !!!!

  4. Enquanto isso? Aprivatizacao vai a 100%.
    Aldemir Bendine
    Petrobras coloca fatia na Braskem à venda
    Realmente a globo fez do brasileiro um vegetal…
    Desde 2013 da espionagem do planalto da Abin da petrobras veem sucedendo coisas estranhas neste pais.
    Persiguicao politica ataques nas industrias nacionais estatais privatizacoes sem necessidade e outras barbaridades como rebeliao de manipulados nas ruas racismo, fascismo, odio em geral, Banco Central trabalhando contra os brasileiros .
    Ha planos feitos por Ilustres como senador requiao, e outros economistas que podem salvar a Petrobras e as outtras Industrias (empresas) e o governo nao presta atencao porque?…

  5. Olha só a descarada blindagem da Globo à FHC. Boa lembrança do comentarista Cordova Fotografia do blog do PHA com relação à blindagem de FHC proporcionada pela Globo. No site http://www.pragmatismopolitico.com.br saiu um post com o título “Globo ordena que nome de FHC não seja relacionado à Lava Jato” no dia 10.02.15. Na cara dura a Diretora da Central Globo de Jornalismo, Silvia Faria, ordenou que todos os chefes do núcleo blindassem o ex-presidente FHC com relação à corrupção na Petrobrás. Depois disso, não resta a menor dúvida dessa relação promíscua do PSDB para com a mídia.

    Link http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/02/globo-ordena-que-nome-de-fhc-nao-seja-relacionado-lava-jato.html

  6. Atingir o Lula é atingir o povo, só isso que eu falo. E o povo – acredito – não o irá permitir. Saudações, Eduardo.

  7. HÁ UM “CONLUIO SEM SOMBRA DE DÚVIDAS ENTRE OS ÓRGÃOS DE INVESTIGAÇÃO E A MÍDIA” NA LAVA JATO…..QUANDO É ALGUÉM CITADO DO PT OU DA BASE GOVERNISTA LOGO PROCURA-SE PRENDER RAPIDAMENTE PARA O INTERROGATÓRIO MAS ANTES COMINICA A MÍDIA DE TAL OPERAÇÃO PREA QUE ESSA SEJA FILMADA OU TELEVISADA….ORA! NÃO SE VÊ A MESMA AGILIDADE QUANDO SE TRATA DE MEMBROS DA “OPOSIÇÃO E PRINCIPALMENTE DO PSDB”….ENTÃO, HÁ DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS…. A OPERAÇÃO LAVA JATO ESTÁ SE TRANSFORMANDO EM UMA “OPERAÇÃO A SERVIÇO DO GOLPE”…..É POR ISSO QUE NÃO ACREDITO EM “SERGIO MORO E SEUS MENINOS AMESTRADOS”…..

  8. É absurdo o que a mídia faz, pois a imprensa não deveria ser livre para assassinar a reputação de quem seus donos não gostam e abafar os crimes dos amigos dos seus donos, mas o que a justiça brasileira está fazendo é criminoso, pois são funcionários públicos que nós sustentamos, com salários absurdamente altos mais centenas de mordomias, para que a justiça seja feita, para que a lei seja respeitada, não para destruir o país como estão fazendo, somente para tirar do poder uma presidenta e um partido escolhidos pelo povo em eleições limpas e democráticas, no intuito de colocar em seu lugar seus apaniguados.

  9. .

    SANGUE NEGRO
    .
    Sob as barbas de FHC
    O mais elegante corrupto
    A Petrobras passou a ser
    Doadora do dinheiro público
    Antes da Operação Lava Jato
    Quando ele fez escusos pactos
    Em 1997
    Tornando-se assim o genitor
    Do escândalo que só não é maior
    Porque a Mídia o protege.
    .
    Há mais lugares na prisão
    Para receber os políticos maus
    Que disfarçados de oposição
    Praticam sonegação fiscal
    E com a evasão de divisas
    Compram panelas e na Paulista
    Pedem o impeachment de Dilma
    E como peritos em lavagem
    Lavam a ética e a coragem
    Da Justiça que os blinda.
    .
    Até quando com ardis
    Manipularão a verdade
    Nos tratando como imbecis
    Que não veem a realidade?
    Agora sabemos que a Petrobras
    Teve as veias de petróleo e gás
    Rompidas em total segredo
    Pelas mãos do PSDB
    Que hoje mergulhado se vê
    Na Operação Sangue Negro.
    .
    Eduardo de Paula Barreto

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.