O fim do seu “reinado” nefasto está próximo, senhor Eduardo Cunha

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

cunha capa

 

Prezado senhor,

Quem lhe escreve é apenas e tão-somente uma das cerca de duas mil pessoas que, no dia 9 de dezembro do ano passado, tiveram a honra de, no Blog que edito, tornarem-se signatárias de pedido à Procuradoria Geral da República, via representação popular, para que o senhor seja retirado da Presidência da Câmara dos Deputados.

Como se o senhor não soubesse…

Uma semana depois, senhor Cunha – e não me darei ao desfrute de usar a forma de tratamento que o seu mandato e o seu cargo concedem porque o senhor não os respeita -, exatamente no dia 16 de dezembro, estava eu em Brasília, prestes a protocolar na Procuradoria a representação em tela, quando tive a notícia de que a Polícia Federal vasculhou a sua residência em busca dos elementos necessários a livrar o país de um deboche, de uma agressão a cada um de seus cidadãos, ou seja, da sua Presidência na Câmara.

cunha 1

Mais três dias se passaram e o procurador-geral da República, doutor Rodrigo Janot, emitiu medida cautelar, interposta no Supremo Tribunal Federal, cujo teor fala por si mesmo.

cunha 2

As razões expostas pelo PGR nessa medida cautelar para o pedido de seu afastamento, senhor Cunha, são quase tão estarrecedoras quanto a sua postura inaceitável de permanecer no cargo que ocupa.

1 – PRÁTICA DE VÁRIOS CRIMES.

2 – PROMOÇÃO E INTEGRAÇÃO DE ORGANIZAÇÃOCRIMINOSA.

3 – OBSTRUÇÃO E EMBARAÇAMENTO DE INVESTIGAÇÕES.

O mais grave de todos esses elementos é a obstrução e o embaraçamento das investigações que o senhor, mancomunado com grande parcela do PMDB, com a totalidade do PSDB e com outros partidos de oposição ao governo Dilma Rousseff estão praticando ao proporem um golpe parlamentar contra uma mandatária legitimamente eleita e contra quem não pesa uma só das provas testemunhais e materiais que pesam contra si.

O pedido de impeachment que o senhor acolheu e que cerca de metade da Câmara dos Deputados apoia nada mais é do que uma tentativa de tirar a presidente do cargo para que o seu colega de partido, Michel Temer, interrompa as investigações da Polícia Federal, as quais ela apoiou desde o início mesmo contra seus próprios interesses políticos e os de seu partido.

Não é por outra razão, senhor Eduardo Cunha, que o procurador-geral da República, na peça que dirigiu ao STF, chama o senhor e os seus comparsas de “delinquentes”, como mostra o trecho do documento reproduzido abaixo:

EDUARDO CUNHA, diretamente ou por meio de seus aliados, vem se valendo das prerrogativas do cargo de Presidente da Câmara dos Deputados para pressionar testemunhas e, assim, tentar evitar que as investigações que correm contra si e outros delinquentes se desenvolvam segundo o devido processo”

Se juntarmos as palavras grifadas no trecho da representação do PGR reproduzidas acima, ficaria assim:

Eduardo Cunha vem se valendo das prerrogativas do cargo para pressionar testemunhas e tentar evitar investigações contra si e outros delinquentes

E mesmo assim o senhor não deixa o cargo.

Há, portanto, que usar a lei para conseguir aquilo que o senhor não tem o bom senso de fazer. E o cerco está se fechando, senhor Cunha.

Na última quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal autorizou a quebra dos seus sigilos bancário e fiscal, de sua mulher, Cláudia Cruz, de sua filha, Danielle Dytz da Cunha, além de pelo menos três empresas ligadas à sua família.

O senhor está prestes a ser indiciado pelo Supremo por suspeita de ter mantido contas secretas no exterior com recursos desviados de negócios da Petrobras na África.

Parte dos dados fiscais já foram enviados pela Receita Federal aos procuradores que atuam na Lava Jato e embasaram o pedido de busca e apreensão na sua residência no último dia 15 de dezembro, na residência oficial do presidente da Câmara, o que envergonha este país diante do mundo, senhor Eduardo Cunha.

E o senhor não tem o bom senso de renunciar.

Receita Federal já identificou indícios de aumento patrimonial do senhor que é incompatível com os rendimentos da sua família, senhor Cunha. Rendimentos que totalizam R$1,8 milhão entre 2011 e 2014.

E o senhor não tem o bom senso de renunciar.

O pior não é isso, senhor Cunha. O pior é que existam tantos parlamentares que o apoiam porque acreditam que se o senhor permanecer no cargo conseguirá derrubar a presidente Dilma Rousseff para que seu colega de partido e vice-presidente da República ponha termo às investigações.

Concluo esta missiva, meu senhor, manifestando confiança em que o seu “reinado” nefasto está no limiar do fim. O cerco se aperta e o senhor sabe muito bem que as decisões que o STF está tomando ao lhe ter dado 10 dias para se defender e ao determinar a quebra dos seus sigilos prenunciam que seu afastamento será determinado.

Uma vez fora da Presidência da Câmara, meu senhor, estará frente a frente com a lei da qual o senhor debochou, à qual o senhor afrontou, a qual o senhor tentou barrar. Acabou, senhor Eduardo Cunha.

Por que lhe escrevo tudo isso, então? Por que não posso deixar de lhe dizer que o senhor enfrentaria com uma réstia de dignidade tudo que tem pela frente se, pelo menos a esta altura, tivesse o bom senso de reununciar antes que seja “renunciado” pelo STF. Talvez o senhor não acredite no que estou afirmando, mas, em breve, irá acreditar.

 

Tags: , , , , , ,

136 Comentário

  1. O fascista estão com plena convicção que o impeachment é certo. Estão Caladinhos nas redes sociais,mas sempre aparece um kamikaze como esse Fábio Lima. A PF tem a obrigação de pegar a bancada que Eduardo Cunha montou.

  2. Eduardo Cunha é a ponta do Iceberg na Câmara dos Deputados.

  3. Edu,

    Por que em vez de me censurar você não argumenta contra o que eu disse?

  4. Opinião de um eis petista: Cristóvam Buarque:
    A decadência econômica se observa na desindustrialização com primarização do PIB; sucessivos anos de recessão; regressão na posição entre os países do mundo; incapacidade de inovação; baixa competitividade; ausência de produtos de alta tecnologia; déficits públicos estruturais crescentes; educação básica deficiente, ensino superior fraco e desvinculado do setor produtivo, sistema nacional de ciência e tecnologia atrasado, empresários com aversão ao risco, sem gosto por inovação, dependente do protecionismo; baixa taxa de poupança, burocratismo, instabilidade jurídica, um sistema previdenciário estruturalmente deficitário e nada incentivador do trabalho; quebra de confiança, leis trabalhistas antiquadas e prejudiciais ao trabalhador contemporâneo. Tudo a indicar muito mais do que uma simples crise que passaria em alguns meses, mas um longo processo de decadência que pode durar muitos anos.

    A explosão social pode ser percebida na violência urbana,

    • Mauricio,
      Desde quando um ex-petistas é parâmetro para argumentação sólida?! Desde quando o ressentimento e a amargura são objetos de comprovação da verdade?! O senador Cristovam foi governador de Brasília e Ministro da Educação no primeiro mandato de Lula, faz uma pesquisa e descubra quais as contribuições maravilhosas que o senador deixou para a posteridade, exercendo a ação de agente executivo?! Mauricio, um homem ou mulher podem ter execelentes recursos e discursos teoricos sobre o que é certo e errado, sobre o que decente e indecente, sobre a ética e imoralidade, sobre o que é honesto ou não honesto, mas isso não o habilita a ser um excelente realizador daquilo que fala e pensa. O senador critica o governo e o PT — e deve fazê-lo — para quem é devedor de seu cabedal político, uma vez que saiu do partido, mas continuamos a acreditar que ele também continuava a ser um homem de esquerda, ledo engano! Se o partido dos trabalhadores não consegue melhorar o Brasil para os brasileiros, na cabeça dele é o PPS que conseguirá?! O que é o PPS?! Uma trupe de moleques de recados do PSDB. Quem é o Roberto Freire?! Um vende-pátria, e, um vende as calças! São esses homens que servem como argumento para a solução da crise?! Ou seja, na sua cabeça vender o resto que sobra do Brasil é a solução?!
      Maria Antônia

      • Oi Maria Antonia
        Adorei a sua resposta.
        Esse Mauricio é um calhorda de direita, fazendo-se de ex esquerdista, o que nada impede de ser ex.
        É do grupo que impede avanços, e depois cobra os avanços impedidos.
        Saudações

      • O Mauricinho,podia dormir sem essa,valeu o texto.

    • Agradeço ao tio sam e ao golpe de 1964 pelo enterro de NOSSA indústria automobilística…
      É pouca coisa ??
      Conheceste algum FNM ??
      …Vai no google imagens e coloca essas 3 letras FNM + carro, FNM + ônibus, FNM + caminhões, FNM + trator

  5. .:.
    :

    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando:

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  6. Edú,

    Desde que me conheço por gente, assisti a derrocada de MUITOS outros Cunhas. Os donos do Brasil arrumarão outro xarope para incriminar. Idiota esse Cunha que obedeceu cegamente ao DEMo e ao PSDBurro. Nem a Fadinha da Floresta, que escondeu um avião poderá salvá-lo.

  7. Faço minhas as suas bem sábias e perfeitas análises.

  8. A vitória contra esse bandido (e derrubando esse, derrubamos milhões de CUnhas), pode até demorar, mas ela vai chegar.
    Obrigado Edu pela luta.
    Conte sempre comigo.

  9. Caro Eduardo Guimarães, por favor
    Registrando: desde sábado a agência do Banco do Brasil da Rua Galvão Bueno continua indisponível para saques.Algumas maquinas estão com papeis nos drivers e o cartão não pode ser colocado. Pelo jeito vai até segunda e a gerente estará novamente enfrentado a abertura da agência para o público sem nenhuma estrutura. Privataria à vista.
    Grata,

  10. Mantermos o equilíbrio e a união pois a direita escancarou a falta de vergonha e seus propósitos. Fizeram as contas e decidiram fazer o que mais faz sobrar dinheiro. Matar pobres ,saquear o país, deixar o estado bem gordinho para manter os privilégios dos ricos, usar a classe média, que como disse um analista….veste o arreio por si mesma.

  11. Se a Democracia, o Estado de Direito, a Esquerda e o partido que encabeçou a chapa vencedora das últimas quatro eleições presidenciais sobreviverem a toda essa perseguição implacável que lhes é aplicada pela Direita, pela mídia golpista e pela burocracia do Estado que se transformou no maior e mais poderoso agente do golpe e desestabilizador da nação brasileira (seguindo as diretrizes neoliberais de Washington e seu consenso, o qual sempre visa manter o controle absoluto sobre a América Latina, tendo no poder local os representantes da plutocracia tupiniquim), poderemos contar a nossos filhos e filhas que vivemos uma época terrível e que a razão e o bom senso venceram a truculência e o nazifascismo que desde 2013 mostrou suas garras em terras brasileiras.

    O que surpreende é a passividade e acomodação covarde tanto do governo como da intelectualidade que se auto-intitula ‘esquerdista’, mas que, ao invés de denunciar o golpe desde do começo, preferiu flertar com a mídia golpista, numa vaidosa tentativa de obter espaço para divulgação de artigos e publicações. Os exemplos são vários, sendo fácil ler artigos dessa turma da Academia que anda publicando não só nos chamados ‘jornalões’ e ‘revistonas’ da decadente mídia comercial, como ouvir entrevistas que concedem a emissoras de rádio e tv dessa mesma mídia golpista e decadente. Apenas quando a ruptura institucional bateu à porta, a turma da Academia saiu em defesa do mandato legítimo da presidente Dilma Rousseff.

    Se a intelectualidade ‘esquerdista’ leu o que Pierre Bourdier escreveu ao longo das últimas três décadas deve saber que os estragos do neoliberalismo-conservador foram previstos pelo sociólogo francês bem antes de FHC privatizar e vender o Brasil. E se sabia do que essa turma seria capaz, cometeu uma covardia imperdoável. FHC e o PSDB constituem a maior fraude política e sociológica imposta ao Brasil; maior ainda do que a que empoderou Collor, pois esse não possuía sustentação parlamentar e acabou deposto; e como ficou menos tempo no poder, não teve tempo de fazer tantos estragos como FHC. Collor começou a m…., mas quem lhe deu dimensão e acabamento foi o ‘príncipe da privataria’.

    E mesmo os cientistas sociais que fazem críticas fundamentadas não apenas sobre os livros e estudos desenvolvidos por FHC e colaboradores, mas sobre a atuação política dele (seja como senador ou presidente da república) são muito benevolentes com o ‘príncipe’.

    E porque escrevi os parágrafos anteriores? Porque sem o tácito apoio do PSDB, dos veículos de mídia, da direita reacionária, da PF, do MP e do PJ (seja por omissão, seja porque Eduardo Cunha serviu de instrumento para enfraquecer o governo e a presidente, aniquilar o PT e a esquerda e assim o personagem por meio do qual o golpe com ares de ‘legalidade’ e ‘institucionalidade’ pudesse ter o pedido aceito – já que EC preside a Câmara Federal), Eduardo Cunha jamais teria chegado aonde chegou, haja vista a longa ficha corrida que possui, por prática de diversos crimes. Se a PGR não tivesse feito ‘corpo mole’ com Eduardo Cunha, ele teria sido denunciado há mais de um ano e não teria causado tantos estragos. Mas ainda existem os ingênuos, incautos ou de má-fé que acreditam que a operação Lava Jato, a atuação da PF, do MP e do sérgio moro têm o propósito de combater a corrupção; esse chegaram participar de manifestações golpistas e empunhar cartazes com o nome de Eduardo Cunha, Jair Bolsnoraro… Alguns pediram intervenção militar… Aécio Cunha e FHC são as mais destacadas figuras desse golpismo.

    Os cientistas sociais e políticos têm de ser mais enfáticos nas críticas a FHC, a Aécio e outras lideranças desse partido que tem no nome ‘social democracia’, mas que representa o pior neoliberalismo-conservador.

  12. …”mandatária legitimamente eleita”…

    Uma pessoa eleita com dinheiro de corrupção pode ser considerada legitimamente eleita?

    • O dinheiro da campanha de Dilma veio do mesmo lugar que o da Campanha de Aécio, Alckmin dtc. As empreiteiras que corromperam funcionários da Petrobras prestam serviço ao metrô de SP e à CPTM. Pela sua lógica, só agem msl vom petistas e com tucanos sào santas

      • De novo, quem falou em Tucanos?

        Não defenda o PT atacando os outros, vai cassar o que do Aécio se ele perdeu? Mas se roubou merece cadeia.

        O Alckmin é um imbecil que sozinho conseguiu se afundar com essa “reorganização” das escolas.

        Pergunto de novo: Se foi eleita com dinheiro de corrupção, pode ser considerada “legitimamente eleita”?

        Por que essa ferocidade (que tem meu total apoio) contra o Eduardo Cunha e essa passividade com o Renan Calheiros que é tão ruim ou pior do que o Cunha?

    • Vixi,qto analfabetismo político

  13. O Eduardo Cunha só continua de pé na presidência da Câmara porque muitas instituições públicas brasileiras são tão corruptas quanto ele!

  14. Só sei de uma coisa se eu roubar alguma coisa eu vou preso, eles não.

  15. .

    ESTRIBILHO
    .
    ‘O Brasil não é um país sério’
    Disse Carlos Alves de Souza Filho
    Embora o seu autor esteja no cemitério
    Tal frase é repetida hoje como estribilho
    São inúmeros políticos desonestos
    Estimulando os violentos protestos
    Como estratégia para projetos golpistas
    E com cinismo aparecem na televisão
    Pregando o combate à corrupção
    Da qual são os protagonistas.
    .
    São estelionatários profissionais
    Que prometem ouvir o povo
    Mas diante dos clamores sociais
    Utilizam cassetetes e cachorros
    Para calar a voz dos professores
    E transformar em infratores
    Os alunos que se dão as mãos
    Exigindo dos governantes
    Que não lhes tirem a chance
    De evoluir com a educação.
    .
    Mas eles se fingem de surdos
    E fazendo uso da extrema força
    Cometem os mais absurdos
    Atos contra a Nação toda
    Que embora numa democracia
    Se torna vítima da vilania
    Dos indignos políticos
    Que buscam na atividade pública
    A garantia de que nunca
    Por seus crimes serão punidos.
    .
    Dinheiro na cueca ou na Suíça
    Colapso no sistema hídrico
    Crimes ignorados pela Justiça
    Onde há magistrados corrompidos
    Cidades cobertas por lama
    E tem gente que acha bacana
    Aproveitar o momento atual
    Para dizer que se orgulha
    Em transformar Eduardo Cunha
    Num verdadeiro herói nacional
    .
    Eduardo de Paula Barreto

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.