Lula falou a blogueiros com a serenidade dos que têm consciência limpa

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

entrevista lula

 

Foi a terceira entrevista coletiva concedida por Lula a blogueiros de que participei desde 2010. A primeira, foi em 24 de novembro de 2010 no Palácio do Planalto, quando ele ainda era presidente; a segunda, foi em 9 de abril de 2014.

Abaixo, as íntegras das duas primeiras entrevistas

24 de novembro de 2010

9 de abril de 2014

No último dia 20, Lula concedeu a terceira entrevista – como na segunda, no Instituto Lula. Alguns estão considerando essa como a melhor de três devido, acima de tudo, à descontração do ex-presidente em um momento em que muitos julgavam que estivesse combalido pela guerra de aniquilação que setores da grande mídia, do Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Federal e da oposição movem contra si.

Seria ocioso abordar a entrevista em si porque, a esta altura, o vídeo com a sua íntegra já está se espalhando – quem não assistiu poderá assistir ao fim deste post.

O que mais importa relatar, portanto, é o que a entrevista não diz e que só pode ser relatado por quem estava presente, que é o estado de espírito do ex-presidente em um momento como o atual.

O Lula que os blogueiros encontramos me surpreendeu pelo bom humor e pela tranquilidade. Aliás, a resposta que deu à pergunta que lhe fiz (assista ao vídeo a partir de 1:24:15) foi ainda mais surpreendente porque, perguntado por mim sobre a sabotagem do governo pela oposição, ele me respondeu, textualmente, o seguinte:

“(…) Olha, Eduardo, eu acredito que o povo brasileiro precisa repudiar, de forma veemente, todas aquelas pessoas que trabalham para atrapalhar, sabe, o desempenho do Brasil, porque quando alguém trabalha para evitar que as que as coisas que o governo faz deem certo, na verdade as pessoas não estão prejudicando o governo, as pessoas não estão prejudicando um empresário, não é um deputado, um senador, um ministro, quem sofre, na pele, é o povo mais necessitado desse país.

Então, eu dizia sempre: quando as pessoas tiraram a CPMF achando que ia me prejudicar, eu não fui prejudicado, mas o povo brasileiro foi, porque foram bilhões e bilhões que deixaram de entrar pra cuidar da saúde nesse país.

Então, quem precisa da saúde são as pessoas mais humildes. São eles que perdem. Então, quando alguém tenta sabotar a Dilma – como muita gente tucana está tentando sabotar a Dilma -, na verdade eles estão retardando, sabe, qualquer avanço social do povo brasileiro. Qualquer avanço social do povo brasileiro.

Teve até um que disse que ia tirar 10 bilhões do Bolsa Família, não é? Então, isso é grave. Mas o que é que a gente faz? A gente não pode ficar lamentando porque, também, a oposição existe pra isso. Você vê que nos Estados Unidos, o partido republicano judia dos democratas, quando estão no poder. E quando os democratas estão na oposição judiam dos republicanos. E o Obama sofre, chora, sabe, e os republicanos não têm piedade: “somos oposição pra isso”.

Aqui no Brasil, também é assim. O que nós precisamos – e acho que a Dilma tem que fazer isso com mais força -, é conversar mais com a sociedade. Conversar mais com os agentes vivos da política brasileira, sabe. Organizar melhor os partidos, assumir compromissos com seus aliados. Cada ministro tem que cobrar seus deputados se não votarem a favor das propostas do governo, porque política é assim, meu caro.

Eu vou lhe contar uma história: se tem uma coisa que o Congresso Nacional adora – e qualquer congresso do mundo – é presidente fraco. Eles não gostam de presidente forte porque quando o presidente é muito forte ele tem muita força pra muita coisa e ele [Congresso] não pode constestar. Mas quando está fraco eles contestam. É o papel do Eduardo Cunha. Ele se presta a criar uma “pauta-bomba” todo santo dia. Ele está pouco preocupado se vai retardar alguma de importância pro país – mas não é de importância pra Dilma, é de importância pro país (…)”

A resposta de Lula à minha questão ainda foi longe, como a todas as outras – quem quiser, repito, pode assistir a entrevista, na íntegra, no vídeo ao fim do texto, com minha participação, também repito, aos 1:24:15. Mas o fato é que ele demonstrou, com a sua resposta, serenidade e espírito democrático ante a realidade do nosso sistema político. Sem chorumelas, sem drama.

Lula, antes de tudo, entende que a democracia é, acima de qualquer coisa, um sistema pensado para fazer coexistirem as divergências naturais em qualquer sociedade e, desse modo, não adianta reclamar dos choques que essas divergências causam e da preponderância de quem está fora do governo quando esse governo se enfraquece por esta ou por aquela razão.

Nesse contexto, o ex-presidente demonstrou tranquilidade igualmente surpreendente com a tentativa de criminalizá-lo e até à sua família.

Demonstrou entender que ninguém está acima da lei e que foi exatamente isso que ele pretendeu quando, em seu governo (2003 – 2010), deu ao Ministério Público e à Polícia Federal liberdade que nunca tiveram, em governos anteriores, para investigarem a qualquer um.

Lula não tem medo das investigações. Está confiante, aliás, em que o PT e ele mesmo estão longe de estar “acabados”, como pregam alguns. Relatou, na entrevista, que um ano antes de ser eleito presidente pela primeira vez visitou Fidel Castro e ele lhe relatou que ficara “sabendo” que o PT estaria acabado. E um ano depois o PT chegou ao poder.

Aliás, Lula tem razão. Após perder as três primeiras eleições presidenciais para o PT, muitos acharam que o PSDB estaria “acabado” e, muito diferente disso, o partido interrompeu a redução de bancadas no Congresso que experimentou em 2002, 2006 e 2010 e, em 2014, voltou a crescer.

A política, assim como a economia, é cíclica. No mundo inteiro esquerda e direita se alternam no poder, assim como as economias experimentam ciclos de expansão e retração. Não há que se desesperar por isso, como Lula bem demonstrou. Faz parte…

Antes de concluir, vale conferir, mais uma vez, como a imprensa tratou essa terceira entrevista de Lula a blogueiros. Foi mais do mesmo.

Em abril de 2014, o jornal O Globo colocou seus repórteres para “caçarem” os blogueiros que entrevistaram Lula e, de forma bizarra, publicou matéria de uma página inteira com o “perfil” dos entrevistadores – você já viu alguma matéria na imprensa sobre o perfil de entrevistadores?

entrevista lula 1

 

Desta feita, até aqui não houve alguma coisa nesse sentido, mas reportagem da Folha de São Paulo, por exemplo, sobre a entrevista de Lula a blogueiros repisa a tese dessa “grande imprensa” de que o ex-presidente deu entrevista a pessoas “simpáticas ao PT”, como se isso contivesse algum demérito caso fosse verdade.

entrevista lula 2

O destaque na primeira página sugere algo de extraordinário em um ex-presidente da República dar entrevista a jornalistas-blogueiros. O texto em evidência diz o seguinte: “Em conversa ontem com blogueiros simpáticos ao PT (…)”

Nas páginas internas, a matéria de capa repisa essa “simpatia” dos seguintes entrevistadores pelo presidente. E quase os “denuncia”, citando-os um a um.

entrevista lula 3

Essa história de “blogueiros simpáticos ao PT” é uma piada. A mídia age como se todos tivessem o mesmo viés. Eu, por exemplo, nunca escondi minha simpatia por Lula, pelo PT, pelo governo Dilma. Mas eu não fui o único entrevistador.

As jornalistas Conceição Lemes, do blog Viomundo, e Laura Capriglione (ex-Folha), do grupo Jornalistas Livres, por exemplo, fizeram perguntas bastante incômdas ao ex-presidente. Lemes acusou o governo Dilma de fazer o ajuste fiscal “nas costas do trabalhador” e Capriglione questionou Lula sobre se o PT acha mesmo que não tem nenhuma culpa pelos escândalos envolvendo o partido.

Será que a Folha, O Globo, o Estadão ou a Veja assistiram mesmo à entrevista ou foram escrevendo seus ataques “no automático”?

Ainda assim, o jornal pegou muito mais leve com os blogueiros do que a Veja, por exemplo, que atiçou seus mastins contra nós. Um de seus pistoleiros, cupincha do PSDB, incapaz de fazer uma única crítica aos desvios éticos do partido ou às citações de FHC e Aécio Neves na Lava Jato, usou sua linguagem imunda para nos insultar em vez de argumentar contra o que dissemos.

entrevista lula 4

CONFIRA, ABAIXO, A ÍNTEGRA DA TERCEIRA ENTREVISTA DE LULA A BLOGUEIROS

 

Tags: , ,

100 Comentário

  1. É tarde essa reação do Lula. Ele demorou muito para reagir e sempre cobramos a reação dele. Eu discordo quando ele fala que o PT vai surpreender nessas eleições. O PT já foi destruído pelo PIG.

    • Conersava sobre posturas como a sua ontem com a Clara Ant. Comportamento irracional. Fraco. Quem desiste tão fácil não chega a lugar alguém

      • Caro Edu. Nessa linha, de derrotismo, eu vi com preocupação um texto do respeitável companheiro Azenha quase insinuando desonestidade intelectual na entrevista coletiva concedida pelo Lula. Será que o Azenha está sofrendo uma recaída no sectarismo psolista que, também, de vez em quando, atinge o Paulo Nogueira?

        • Nao li esse texto, mas vou procurar saber

          • Interessante que praticamente só eu enxergo dessa maneira. O Lula e o PT sempre subestimaram a direita fascista e sempre acreditaram que uma hora essa direita cederia. É puro engano de amadores. Nessa entrevista está mais do que claro que o Lula caiu na real com relação a destruição da sua imagem e importância pelo PIG. Mas repito: é tarde de mais a reação que o Lula pretende fazer. É tarde porque ele não tem mais aquele capital político que tinha. e falo mais: o Getúlio se matou, o Jango e e o Jucelino foram assassinados. Quanto ao Lula, ele terá sua imagem e importância apagada pelo PIG e não vai demorar. De quem é a culpa? Do Lula que bancou de republicano e Lulinha paz e amor.

        • Não li o texto citado mas o Azenha, que eu acho um cara legal, em junho de 2013 tascou que o grande derrotado das manifestações era o Haddad, e os grandes vencedores eram os imbecis do MPL. Essa besteria ele escreveu logo após o prefeito cancelar o reajuste das tarifas, estavam todos no escritório dele e pelas imagens daquele momento houve uma folia entre eles (Azenha, MPL e outros bichos) diante do anuncio do prefeito.

      • Interessante que praticamente só eu enxergo dessa maneira. O Lula e o PT sempre subestimaram a direita fascista e sempre acreditaram que uma hora essa direita cederia. É puro engano de amadores. Nessa entrevista está mais do que claro que o Lula caiu na real com relação a destruição da sua imagem pelo PIG. Mas repito:

    • O caro Carl na verdade deve ser um patinho da Fiesp usando a tática de “sou petista, mas o PT errou feio e acabou”.

      • Leia com mais atenção e verá que minhas criticas são construtivas. Quero que o o PT e o Lula reaja. A Dilma mesmo apanha toda hora da Folha e mesmo assim ela escreve nesse jornaleco. Isso não é normal. Sempre votei no PT e vou continuar votando. As principais criticas que eu faço ao PT e ao Lula é que ambos não reagem. Apanham todos os dias do PIG e não se defendem. Eu gostaria de pensar diferente, mas acho que é tarde só agora o Lula querer se defender.

    • Carl, entendo seu desânimo com esse governo político apolítico da Dilma mas converse com as pessoas e descubra que há muitos petistas por aí. É quase uma religião. cara. Esse governo passa e com certeza já teremos uma grande mudança nos rumos do partido a partir da eleição de 2016.

    • somente os traidores, covardes e oportunistas, abandonam o PT, uma vez ptista, ptista até o fim…como simpatizante e eleitor, enquanto viver, somente votarei em candidatos do PT!!..acontece o que acontecer, nunca irei trair a esquerda e passar pro outro lado śo pra”não apanhar” mais!!!

  2. Caro Eduardo, parabéns pelo artigo.
    Em relação a esse sujeito que se diz jornalista (o tal Reinaldo Azevedo), não acho adjetivos para classificá-lo. Diria que ele e a revista/latrina a qual presta serviço são lixos, mas estaria sendo muito injusto, pois até o lixo pode ser reaproveitado ou reciclado. Já esses dois….
    Grande abraço!

  3. A melhora parte desse post é quando se diz que “muitos acharam que o PSDB estaria acabado”. Faltou dizer que alguns tinham certeza…

    http://www.blogdacidadania.com.br/2014/08/a-unica-certeza-e-a-de-que-o-psdb-acabou/

  4. Edu, vê-se que este “jornalista Ronaldo Azeredo” é mesmo um cão, entende de Pavlov, pudera, vivendo no canil da Rolha!

    • De comportamento pavloviano ele entende

      • Ele tem muito a agradecer o PT.Se o PT não estivesse no poder acho que ele não teria emprego.

        Acho que o maior erro da Dilma, é não ir mais vezes à TV falar dos feitos, porque fazer propaganda, apenas, não está adiantando.Tem que explicar mais.

        Pena eu não saber desta entrevista , teria dito para você falar com o Lula sobre isso.

  5. Pq o PHA nunca esta presente nestas “entrevistas” ?

  6. Esse Reynaldo, ainda tem emprego? Por que?

    • Fala só o que mandam

    • E pensar que esse Reinaldo Azevedo começou sua vida profissional aqui em S.André. Soube disso lendo uma coluna do grupo educacional Singular-Anglo aqui de S.André. Estava procurando informações sobre um antigo professor do Singular e me deparei com essa coluna de 2005, e lá estava a notícia de que Reinaldo Azevedo foi professor do cursinho pré vestibular Singular-Anglo e dava aula de Redação para a turma e era o coordenador do Colégio Singular. Além de trabalhar no Singular, trabalhou no jornal regional Diário do Grande ABC (www.dgabc.com.br). Olha só, duas figuras abjetas “exportadas” por Santo André: Reinaldo Azevedo e o agora “colonista” da Folha de SP, o Kim Kataguiri.
      Link do Reinaldo Azevedo e Singular-Anglo: http://www.portal.singular.com.br/arquivos/sr2.htm

      Pelo link parece que o Singular tem o maior orgulho de ter tido Reinaldo Azevedo como um dos seus professores. Que horror!

      • Você esqueceu do Danilo Gentalia.

        • Ave Maria, esse Danilo Gentili é de S.André também? Mais uma nulidade “exportada” por S.André. Não sei como tem gente que gosta desse cara. Outro dia li um post no DCM do jornalista Paulo Nogueira que Danilo Gentili tem 10,5 milhões de seguidores em seu Twitter mas que quase 60% são fake. O post cita que esse levantamento foi realizado por uma ferramenta chamada Twitter Audi. O post tem o seguinte título ‘A fraude dos milhões de seguidores de Danilo Gentili nas redes sociais’ publicado no dia 24.06.15. Por aí se vê que Danilo Gentili é uma fraude mesmo. Oh! cara sem noção esse DG, viu!

          • ♫ Bem fez o José Genoíno, que deu uma muqueta nessa lombriga asquerosa…

        • Alguns não esqueceram de outro, chamado Celso Daniel…

  7. As entrevistas de Lula, incomodam muito a grande mídia.

  8. Negar que são todos camaradas do PT? São sim, e não há perfunta incômoda. São óbvias.

    Claro que a internet distribui mentiras como a do iate, mas ele não é o único. Tem um ex governador que vira e mexe é chamado de dependente químico- incluisove por comentarios moderados em blogs…

    Lula é sim o alvo por ser mais forte, e ter esse poder simbólico. É o nosso “kim jong ul” (sei la como se escreve isso). No fundo é só mais um cara, e é o cabeça do partido que está no cerne da corrupção, NO MOMENTO. Deve ser investigado se ele tem ou não algo a ver com os esquemas, como seus amigos Dirceu, Vaccari,Silvinho Land Rover, Benedita, Rosemary, etcetcetc. Que é altamente suspeito, é….

    Lula consegue ser cada vez mais abjeto. Tá louco.

  9. Caro Edu,
    imagino o desespero dessa direita ao não ver perspectiva de conquistar o poder pelo voto.
    Acionou o sinal vermelho (oops!) há muito e não conseguiram encontrar ainda nenhum ponto de apoio.
    Esses Reinaldos da vida só estão sobrevivendo por que vocês, blogueiros sérios, usam seus textos para nos dar uma exata da pequena dimensão de sua estatura intelectual e moral.
    Grande abraço

  10. Nem nos jornalões, nem no Tio Rei, veremos uma frase assim: “segundo delegados (ou membros do MPF, ou juízes, etc) simpáticos ao PSDB…”. Usam o termo “simpático” como sinônimo de conivência e parcialidade. Ser simpático ao PT significa desqualificação. Enfim, deixa andar. É assim mesmo. O que me acalenta é que a democracia hoje é incomparevelmente mais forte do que há anos atrás, em que os que “simpatizavam” com os movimentos anti-ditadura, ou com o partido comunista, eram jogados na cadeia e de lá só saiam depois de deixar muito de seu sangue, ou nem saiam vivos. Nos nossos dias parece bastante improvável o estabelecimento de um regime de perseguição política tão extremo, embora nunca se saiba, não é? Por isso, olho vivo. Os mentores e atores daqueles tempos deixaram herdeiros que andam por aí, bastante ativos. Mas como disse La Pasionaria e vc.: no passaran.

  11. … enquanto isso o dólar vai a 4,16, 1.5 milhões de vagas de emprego são fechadas, a inflação chega a 2 dígitos, o Pib mixa -3.5% e as ações da Petrobras caem a 4.5…

    Eu gostaria de saber o que que nosso grande mágico e Messias propõe para sairmos desse atoleiro…
    O que nosso grande estadista poderia fazer que a Dilma não consegue?

  12. Grande Eduardo !!!

    Vc. foi ao ponto. Sabotagem que o povo e o Brasil está vivendo.

    Parabéns ! Muito boa essa entrevista.

    Não passarão !!!!!

    Viva LULA ! VIVA DILMA ! VIVA PT !

  13. Mundo perfeito. Os blogueiros organizam uma entrevista com Lula. Apesar de esquerdistas os jornslistas fazem perguntas que os jornalistas do PIG jamais fariam aos seus candidatos de direita e amigos dos jornais. O PIG fica enciumado, apesar disso menciona a entrevista na capa. Dá as tarefas mais difíceis aos seus jornalistas mais fáceis.
    Reclamar pra quê?

  14. Reinaldo Azevedo é nojento ao extremo, metido a valentão e um babaca inescrupuloso. Queria ver este babaca entrevistando Lula, um Haddad, um Ciro, etc. Viraria uma mocinha.

  15. mostra tua, conta corrente edu para este povo do pig, da direita ver quanto o Lula e o PT lhe pagam para uso do blog e entrevistas! vamos a luta,Lula andando pelo Brasil nas eleicoes municipais,nos nos BLOGs, o Brasil andando,o povinho ficou fula pq a taxa de juros nao subiu!tb quiseram apostar antes…..!

  16. Ouvir o LULA é muito gratificante. Ele aborda os assuntos com grande sabedoria, fruto da pluralidade de experiências vivida ao longo de muitos anos de liderança. Sui generis. Bom mesmo é ver pistoleiro mafio-mediático espernear.

  17. Na entrevista o Lula disse que pretende fazer política enquanto tiver saúde( a aparencia dele tá ótima), péssima notícia para a oposição.
    Sobre os comentários dos jornalões e seus pistoleiros,é a reação de sempre.
    Gostei muito quando ele disse que está mais a esquerda do que nunca, não sei se isso foi recardo pra Dilma e os movimentos sociais, que esperam há 14 meses que este governo vire a esquerda.
    Banco Central (BC), decidiu ontem manter a taxa básica de juros do país, a Selic, em 14,25%. Mesmo com a pressão do mercado para o aumento da taxa, a decisão foi tomada por seis integrantes do comitê, contra dois que votaram pelo acréscimo de 0,50 ponto percentual.
    Tomara que isso seja um tendência, o Governo precisa descer o máximo essa taxa Selic.
    Tenho um palpite de que Dilma virar a esquerda sua aprovação nas proxima irão melhorar consideravelmente.

  18. o povo brasileiro precisa repudiar, de forma veemente, todas aquelas pessoas que trabalham para atrapalhar, sabe, o desempenho do Brasil, porque quando alguém trabalha para evitar que as que as coisas que o governo faz deem certo, na verdade as pessoas não estão prejudicando o governo, as pessoas não estão prejudicando um empresário, não é um deputado, um senador, um ministro, quem sofre, na pele, é o povo mais necessitado desse país.

    As palavras acima, extraidas da fala do Lula, são endereçadas a quem? Quem está atualmente prejudicando o desempenho do Brasil, ou de quem é a culpa pelo descontrole econômico que faz a inflação subir, o País ter crescimento negativo, o desemprego aumentar principalmente entre os mais necessitados?

    • As palavras do Lula são endereçadas ao Povo Brasileiro e dizem textualmente que nós, brasileiros, devemos repudiar pessoas que trabalham todo o tempo para sabotar as realizações do governo em prol do País.

      Mas fique tranquilo, Hermes Sanchez, Lula fala dos grandes empresários da mídia corporativa, da elite mesquinha e da oposição canhestra, não de um obscuro boçal feito você.

  19. Excelente entrevista, deviam fazer uma por mês para deixar o PiG e a oposição golpista ainda mais desesperados.

    De fato o que mais marcou na entrevista foi a tranquilidade do cara.

    Considero o Lula um fenômeno, um quase mágico, admiro-o profundamente.

    Ele ainda há de nos dar muitas alegrias, está em excelente forma.

    É uma pessoa vigiada e investigada desde os tempos do sindicato, e muito mais ainda depois que foi eleito, se houvesse ao menos uma pulga contra ele já teriam descoberto.

    Lula é o cara, definitivamente. Tem um lugar de honra na história. É o maior de todos.

  20. É mesmo o jornalismo cafajeste como disse a jornalista participante da entrevista com o presidente Lula.

  21. Gostei muito da entrevista e, como vc bem disse, Conceição Lemes e Laura Capriglione não se intimidaram em fazer perguntas incômodas para o Lula. Lula é uma pessoa humilde e teve muita humildade ao reconhecer que o PT errou ao se igualar e cometer erros praticados pelos demais partidos. Enquanto vemos o PSDB, p. ex., não reconhecer os seus erros e ainda se achando no direito de ficar apontando o dedo acusatório em riste para o PT, chegando ao cúmulo de vermos o deputado Carlos Sampaio (PSDB-DP), arrogante como sempre, pedir a extinção do PT. Olha, o PIG, as pessoas que odeiam o Lula e o PT, podem criticá-lo à vontade mas Lula pra mim será sempre uma pessoa exemplar, uma pessoa extraordinária. Conforme li, há um tempo atrás, em um comentário no blog do PHA, Lula é uma dessas pessoas que se sobressaem no mundo, que nasce de 100 em 100 anos. É um mito, um líder nato. Nasceu para brilhar. E sua estrela não será ofuscada pelos Marinhos, Frias, Civitas e Mesquitas, por mais que tentem. E não será um arrogante juiz moro e sua “Vaza Jato” que irá ofuscar Lula.

  22. Grande Lula! Muito bom ve-lo, escuta-lo e sentir toda energia e inteligencia que ele transpira apesar de toda patifaria da media. E de tirar o chapeu, muito carisma e muita humanidade. Vida longa ao nosso imenso Presidente! Agora e rezar mesmo para que a Dilma valente esteja em sintonia e anuncie logo medidas de peso com coragem para que o Brasil possa decolar de novo. Ele disse tudo: a dupla Dilma-Barbosa tera que dar o que tem e tb o que nao tem! Tudo e muito mais!…

  23. Caro Edu

    Parabens pela sua participação à entrevista. Foi um presente para nós, que somos seus assiduos leitores.

    Pra quem admira e gosta do Lula é sempre uma satisfação ouvi-lo em qualquer circunstância. E se ele estava bem a vontade com voces foi justamente porque voces são educados e civilizados, sem ficar fazendo perguntas capciosas para constrange-lo como tão bem fazem os caezinhos amestrados da midia golpista.

    O importante é que voces permitiram o Lula falar e expor seu pensamento, suas ideias e responder os questionamentos feitos pelos participantes.

    Eu não me preocupo com os fascistas e enlouquecidos que tentam desqualificar o trabalho de voces, blogueiros progressistas. Eles são e serão sempre assim mesmo. O argumento deles é só de ódio e ataques. Já nem tenho mais adjetivos para (des) qualifica-los.

    Acho interessante esses coxinhas fascistas. Eles nos detestam, mas sempre estão rondando o nosso meio para nos atacar e extravasar todo o seu ódio. Vade Retro, Satanás…vá procurar sua turma.

  24. Eduardo, não se iguale a esse excremento humano daquela revista do esgoto, ele é apenas um pobre bastardo que é rejeitado até por figuras patéticas e lunáticas como Olavo de Carvalho. É digno de pena, vai ver foi currado por algum petista quando criança na escola e, como não teve repeteco, ficou magoado e cheio de ódio no coração. É o próximo a ser demitido nos passaralhos na revista do esgoto.

  25. Eu já fiz inúmeras sugestões ao governo e ministérios que há foram seguidas. Uma virou decreto em uma semana e está até hoje.

    Atrevo me a fazer esta: governo tem que ser gerente. Gerente dá metas e cobra. Gerente do país tem de cobrar os estados e parar de ser cobrado. Os estados tem de ser cobrados pela presidenta e os municípios tem de ser cobrados pelos estados.
    Daí o jogo se inverte. Muda se a cultura.
    Porque um pequeno vazamento de dinheiro em cada município vira uma avalanche de perda quando o efeito chega ao orçamento Brasil. Que é quando a coisa ganha visibilidade, porém nada mais pode ser feito. Se Dilma inverter esse jogo estaremos no paraiso.
    É desperdício pra todo lado, corrupção em cada prefeitura, cada câmara, em cada estado, em cada assembleia, gerando uma bola de neve no governo federal. Todos os prefeitos e governadores só cobrando e camuflando.
    E coloquem os Sem Terra pra fiscalizar e cobrar em cada município.
    Isso muda tudo. Sartori viajando com comitiva e torrando dinheiro. Sera que esta fazendo acordos comerciais?

  26. Eu sempre tive aversão de políticos.

    Eu só comecei a reparar no cenário político do Brasil.com o advento do PT.

    Gosto de ouvir o Lula, porque sinto que ele é capaz de sentir o sofrimento e a condição do ser humano, não só a do brasileiro comum.

    Percebe-se que ele tem a sensibilidade de quem passou por muitas dificuldades e sabe sentir a dor dos oprimidos.

    Eu sempre me emociono quando ele toca a minha alma em algum trecho de se sua fala.

    Eu nunca vi esse tipo de evento, onde um ex-presidente de algum país se cerca de gente buscando a verdade.

    Eu acredito muito no futuro próximo do Brasil nas pequenas sementes como os jovens que ocuparam as escolas, as milhões de crianças que aprendem música, e os que estão cursando as faculdades.

    Obrigado Eduardo, pela postagem. Adorei!

  27. Muito bom a entrevista. Parabéns Edu. Abs…

  28. No Jornal do Brasil

    No JB: por que jogam contra o Brasil?

    Por Fernando Brito · 21/01/2016 – no Tijolaço

    silencio

    Editorial “O silêncio”, agora à tarde do Jornal do Brasil, destes de fazer gente se esconder de vergonha:

    “Depois da longa e abrangente fala do ex-presidente Lula, na quarta-feira (20), ninguém se manifestou contra ele. O que parece é que os ataques não são motivados porque ele merece ser acusado, mas sim para tentar impedir sua possível futura candidatura.

    É isso?

    Por que não há nenhuma grande liderança falando onde estão os crimes dele? Ou onde estão os crimes do filho?

    Ora, com todo o respeito…

    No plano econômico, todos criticavam o governo pelo aumento da taxa de juros. Hoje, criticam porque não houve aumento na taxa de juros. Num primeiro momento, todos os patronos dos que estão contra o poder atacavam o poder porque a taxa de juros subia. Agora, atacam o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, por não ter aumentado a taxa.

    Onde está a oposição? É oposição ou segmento raivoso por não estar no poder?

    E como fica o povo vendo esses ataques que não são motivados por uma exigência de ética, e sim pelo desejo de voltar ao poder?

    No plano político, diziam que todos os delatados deveriam perder o poder e serem presos. E agora que aparecem novos nomes delatados, o que acham? Não defendem mais esta posição?

    E, mais uma vez, como fica o povo assistindo a tudo isso?

    Quem paga essa campanha contra o Brasil não são os empreiteiros e nem os corruptos. Quem paga é o povo desempregado.

    Há um ditado que diz que não existe canto quando não há plateia. Só canta quem sabe que vai ser ouvido. Se achacam é porque foi o achacado que permitiu a existência do corruptor.

    O que querem fazer com o país que sinaliza que pode ter 10 milhões de desempregados, fora a massa jovem, menor de 20 anos, que nunca teve emprego?

    O que pode acontecer com um país que não tem 40 milhões de habitantes, e sim cinco vezes mais? É importante frisar que os desempregados arrastam com eles de um a quatro dependentes, que representa uma Espanha inteira de pessoas sem perspectivas.

    Por que jogam contra o país? É porque já estão morando no exterior, com o produto do que roubaram do povo sofrido?”

  29. LULA falou sobre política de governo, política pública, ação governamental, social, econômica, geopolítica, e se saiu muito bem. (apesar de eu mesmo discordar dele em alguns momentos, como no apoio a Haddad e solidariedade a “companheiros” caídos, por exemplo ..embora, claro, eu entenda seu posicionamento)

    Isso não quer dizer que todas as duvidas, principalmente de ordem ética, cível e criminal, foram dirimidas, dele, dos seus próximos e de familiares, e de muitos amigos tb.

    Pra isso existe a polícia, a Justiça, a procuradoria ..os processos e julgamentos.

    Sinceramente aqui eu repito o que venho dizendo faz tempo: A bem do país espero que este líder se saia melhor que o seu partido e que consiga sair minimamente ileso deste enrosco dantesco.

    em tempo – VOCÊ tb apertou o líder quando ao interrompe-lo perguntou na bucha: “E tem dinheiro pra fazer tudo isso, tem ?”, foi quando ele prontamente respondeu que no orçamento NÃO tem ..aludindo que qq ação governamental terá que contar com a CARTEIRA do próximo.

  30. Caro Eduardo
    Apesar de não ter nada a ver com o tema de reportagem: O que aconteceu com o blog do Hélio, O Aposentado Invocado?!Ele andava desanimado.Se bem que tem hora que cansa mesmo.
    Saiu de vez?! Não consigo acesso.
    Saudações

    • Avelino, já ouvi falar desse blog mas não conheço

    • Aconteceu o mesmo com o redecastorphoto, do Castor Filho, onde eu lia o Pepe Escobar sobre geopolítica.

      Você sabe dizer algo sobre este Edu?

      A propósito, seu blog nos enche de esperanças em relação ao Brasil e a 2018, mas nós não podemos descansar.Temos que trazer para o nosso lado pessoas influentes que não estão bem informadas.Só com os blogs não acho suficiente.

      Temos que ter outras estratégias, a sociedade civil tem que se organizar melhor , em grupos .Num movimento suprapartidário, com intensão de esclarecer as pessoas .

      • Mauro D, através do acesso ao site Rede Castor tem como acessar o Face do blogueiro Castor Filho. Após alguns segundos ao acessar o site, do lado esquerdo, aparece um quadro com umas informações para vc ser direcionado para o face do blogueiro. Eu tenho conseguido me atualizar pelo blog dessa forma. Hoje mesmo tem um artigo do jornalista Pepe Escobar falando sobre o Fórum Econômico Mundial em Davos. Espero ter ajudado.

  31. O MAU esta entre nós

    Uma das coisas que mais me revolta no governo de DILMA é ter certeza de que por sua AMBIÇÃO, inapetência, arrogância e incompetência, hoje acabamos por deixar a porta do INFERNO entre aberta pra muito SAFADO e mentiroso deitar e rolar por cima da boa fé do povo.

    NUNCA nos esqueçamos :

    THC, depois de ter se aproveitado do sucesso do Plano Real iniciado por Itamar Calcinha, NÃO conseguiu promover inúmeras reformas às quais hoje ele cobra de forma veemente (isso enquanto o seu partido aposta firmemente no QUANTO PIOR MELHOR)..

    ..o país por quase todos os seus 2 mandatos (sendo que um foi COMPRADO e fraudado) enfrentou severa crise externa, mesmo contando com a CPMF praticamente NÃO gerou emprego nem saldou passivos, viveu de crise em crise, e refém do FMI, constantemente desorientado, acabou por apresentar um crescimento pífio, um governo medíocre e tímido, e um processo inflacionário que culminou em 26 % (VINTE E SEIS) de IGPdi aa em seu último ano de governo. (e hoej o CARA de PAU reclama dos 10% corretivos de Dilma ..incrível)

    ..o Brasil, pelo conjunto da obra de THC, saiu dum monopólio corrosivo, corrupto e PERMISSIVO do Estado Empresário, para um monopólio abusivo de concessões públicas e de privatarias suspeitas que, oferecendo sim melhores e mais serviços, acabou por EMPOBRECER mais ainda os mais desvalidos que continuaram a receber em R$, mas passaram a pagar preços por tarifas de país desenvolvido. (em pedágios, telecomunicações e energia principalmente).

    Pois bem, isso que falei não é novidade pra ninguém ..pra ninguém CORRIGINDO, pros mais velhos LETRADOS, mas não pros mais jovens..

    Hoje DILMA VANA colhe muito dos frutos que NOS plantou (e pelo que LULA deixou de semear, como as reformas de base) ..recessão, desemprego, inflação, contas internas em frangalhos resultando num governo fraco e alquebrado e tb, tal qual THC, ficando refém do tal “mercado” com divida pública crescente e receita real cadente.

    MAS o mais triste de tudo isso é que devido a este momento adverso em que vivemos (embora em 2015 muito já foi aprumado, como com o cambio e as contas externas, ou com as correções no setor de energia e compensações em combustíveis devidamente precificados na inflação daquele ano)..

    ..mas o mais triste é que tal qual o início do governo de LULA 1o, hoje somos obrigados a ver uma MATILHA de intelectualóides professando dia a dia o apocalipse (isso enquanto esquerzóides aloprados fomentam causas secularmente superadas como o assistencialismo sem mérito nem fim).

    Noite passada no Programa de Miriam Leitão, pra variar, vez em sempre, entrevistando SÓ tucanos e privateiros facínoras (que há décadas se esqueceram das funções precípuas do porque existem GOVERNOS e do pq vivemos em sociedade, comungando de princípios éticos e solidários) facínoras passaram a propagar políticas públicas FALIDAS como a dos liberais libertinos que, não por acaso, há 13 anos atrás, foram EXPULSOS, reprovados do governo central justamente devido ao seu experimentalismo que há tempos foram excomungados por NÃO apresentarem resultados satisfatórios (como o de se priorizar o pagamento do PLACEBO do juros a rentistas versus os Gastos Públicos INDUTORES de produtividade e investimento).

    Enfim, se fosse pra eu fazer um pedido a Papai Noel em 2016, de cara eu pediria que esta presidANTA que nos governa, que ela criasse juízo e contivesse a máquina faminta do Estado Marmitão brasileiro aonde a ela é permitido atuar, e que de quebra, ou principalmente, que alertasse, ou informasse aos mais jovens (e maioria do nosso eleitorado) o MAL que fizeram os tucanos quando comandaram esta Nação.

    Será que estou pedindo demais ?! Pra que Papia Noel alerte a sociedade do MAU que voltou a rondar nossas crianças ?

    https://www.youtube.com/watch?v=7toNqgapsOw

    • Bananélli é um sujeito tão anti-PT que até quando vai criticar o PSDB ele põe a culpa no Partido do Lula.

      As vezes pergunto ao meu filho alguma notícia sobre o Corinthians, mas ele sempre diz que não se interessa pelo Timão, todavia isso não o impede de invariavelmente tecer comentários desairosos sobre a equipe alvi-negra do Parque São Jorge. Daí eu sempre lhe pergunto: – Meu filho, que valor tem a opinião de um torcedor fanático? Da próxima vez que lhe chamar a atenção, completarei: – Você está cada vez mais parecido com aquele comentarista, metido a jornalista, que comenta lá no Blog da Cidadania, o Bananélli.

  32. Caro Edu, pelo que estou vendo o universo coxinha só ressaltou o trecho onde o Lua fala da honestidade dele. Acho que os caras cravaram bem esse trecho na esperança de que, sabe lá, apareça alguma coisinha e eles então terão o prazer de dizer “te peguei, seu FDP”. Brasileiros e brasileiras – os brazucas – que nem tem cor própria. sim, porquê o verde-azul e branco são dos portugas e o amarelo dos austríacos, que na hora de fazer política só conseguem fazer um joguinho infantil do tipo Tavares “sou, mas quem não é”. Abs

  33. Caro Eduardo, estou estarrecido com a desfaçatez e a fala de escrúpulos desta mídia golpista. Estava em um posto de gasolina, quando o comecei a ouvir a música do antigo seriado Bem Amado. Era a rádio CBN, que como todos sabem, pertence à Rede Globo. De maneira supostamente humorística, o programa buscava relacionar o ex-presidente Lula com o personagem Odorico Paraguaçu, que foi inspirado na pessoa do falecido Antonio Carlos Magalhães, que o diabo o tenha. Um acinte e um festival de ofensas, ridicularizando Lula ao mesclar frases descontextualizadas do ex-presidente com trechos do antigo seriado. Não sei se você já teve a triste oportunidade de ouvir este lixo, mas não seria o caso de alertar o staff do ex-presidente Lula sobre este festival de calúnias e difamações?

  34. É lamentável existir pessoas que não olha para o próprio umbigo. Não se olham no espelho pela manhã, que não tenham consciência de que todos os seres humanos comentem erros, algumas vezes falam o que não queriam. Com todos os erros do LULA, colocando-se numa balança, não tem pra ninguém. Ele realizou muitas coisas que não houve ninguém que o tenha feito. Sou grata a ele e a Dilma.

    Fora do texto. Isto é correto?
    O juiz da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, Vallisney de Souza Oliveira, enviou notificação (veja a íntegra do documento ao final desta reportagem) à presidente Dilma Rousseff sobre o depoimento que ela terá de prestar na Operação Zelotes, na ação penal sobre a suposta venda de medidas provisórias que prorrogaram incentivos fiscais para montadoras.

  35. Caro Eduardo Guimarães…

    Sei que seu tempo é exíguo e você quase não tem como acompanhar sua página de Facebook, mas tem uma moça por lá dizendo muita asneira e inclusive incorrendo em crime de calúnia e difamação. Como Lula disse que pretende responsabilizar criminalmente ofensas gratuitas dei “print screen” nos seguintes comentários de uma tal de Marisa Giraldelli.

    “Wilson Alves: Não, querido… meu pai fez filhos e filhas trabalhadores e honestos… ao contrario dos PeTralhas… Lula, o maior ladrão da Petrobras,…. será que preciso desenhar??”

    “…Se estou cometendo algum dos crimes que citou, ME PROCESSE. Estou a disposição… Mas jamais fariam isso, pois neste processo podem aparecer provas que não interessam aos idiotas alienados que apoiam o PT. Vou repetir: Lula e Dilma desviaram dinheiro da PeTrobras..e isso é ROUBO. Roubaram o MEU dinheiro e por tabela, o SEU TAMBEM, seu otario..”

    “Tania Cristina Lopes Eu valho…mas e o canalha do Lula?? Será que vale a pena? Um cara que colocou a amante Rose Noronha para recebe meu e o seu dinheiro em forma de salario? Um cara que criou o mensalão dentro dos correios e o Petrolão?? Um cara que não tinha casa nem carro quando era metalurgico, agora tem triplex na Praia, apto em S.Bernardo, entre outros tantos imóveis?? ficou rico do nada???”

    “Sim, ele deve o dinheiro que roubou da Petrobras, Eletrobras, Nuclebras, BNDS.”

    Se precisar das provas, estão guardadas.

    Grande abraço Eduardo Guimarães. Brigadão por nos representar frente ao nosso querido Lula.

  36. O Lula sabe que a pior coisa é o desemprego. A falta de perspectiva derruba um provedor de família desempregado. É urgente, o Lula frisou, o governo acenar com perspectivas concretas, muitas indústrias faliram em 2015, outras continuam falindo, botando gente na rua até sem o pagamento do último salário.

    Não me importa que a maioria dos entrevistadores seja simpática ao Lula. Sempre sinto falta na mídia em geral de entrevistas em que os entrevistados consigam falar, expressar tudo o que querem. Por isso são importantes esses encontros com os blogueiros, ele pode discorrer, o que não daria para fazer em outros meios.

    Até o Jô foi criticado por ter feito uma entrevista com o objetivo de deixar a Dilma falar. Isso subverte o comportamento da mídia: ela pautar o que deve ser falado – e a gente fica sem saber o que pensa o entrevistado.

  37. “Então, quando alguém tenta sabotar a Dilma – como muita gente tucana está tentando sabotar a Dilma.”

    Esse fala do Lula mostra que ele também está perdendo o foco do verdadeiro inimigo atual. Está claro para mim que o mais desejoso de ver a Dilma cair é o PMDB ligado a Temer (vejo que Temer trabalhou forte pra cair a CPMF e sempre é o mais indisposto a incluí-la em votação novamente) e o PSOL (que tenta ser o novo PT). O PSDB está confiante que pode ganhar as eleições seguintes e não vejo exatamente sabotagem por parte deles no momento. Por parte do Temer sim, vejo que o sonho desse cidadão é ser presidente da república por vias indiretas. Enquanto ficarem com esse burrice de PT x PSDB, vem o PSOL ou o PMDB e destrói o governo atual. O traidor sempre faz parte da turma.

  38. ♫ O sucesso de alguém – qualquer que seja – sempre incomoda as mediocridades rancorosas. Então o verme começa a deitar pela boca (ou pelo teclado) o que tem no intestino grosso que lhe serve de cérebro.

  39. Prezado Eduardo, boa tarde.
    Ao comentar a entrevista de Lula aos blogueiros progressistas, você mostrou a repercussão que ela teve junto à mídia golpista. Logicamente que a ironia deles era mais do que esperada. Mas o que quero dizer é que nós não podemos mais apenas publicar desmentidos de folha, veja, estadão, globo etc. Com um time desses que entrevistou Lula, a mídia independente tem condições de pautar o noticiário diário. Por isso, Dilma e seus ministros têm de dar mais entrevistas aos blogs progressistas. As manchetes contra o governo só repercutem porque são compartilhadas. Mas, de fato, são poucas as pessoas hoje que leem veja, folha e estadão. A globo, por sua vez, caminha ladeira abaixo.
    Vocês estão virando o jogo, e isso é sensacional.
    Tentem convencer o governo da necessidade de eles concederem mais entrevistas para vocês. A derrota do PIG é iminente.
    Abraço.

  40. POR QUE ESSES CÍNICOS DA MÍDIA NÃO TÊM A VERGONHA NA CARA DE AFIRMAR QUE O PSDB DÁ ENTREVISTAS ETERNAMENTE A “JORNALISTAS” QUE APOIAM INCONDICIONALMENTE O PARTIDO!!!!!!!!!!???????? ALIÁS, OS AMOS DESSES JORNALISTAS SÃO OS MAIORES CABOS ELEITORAIS DO PSDB, O QUE, SEM DÚVIDA TORNA MAIS DO QUE DISTORCIDAS AS ENTREVISTAS, SE PENSARMOS QUE ELES NÃO TÊM A CORAGEM DE INFORMAREM AOS PÚBLICO QUAL O LADO A QUE PERTENCEM E ENGANAM AS PESSOAS COM UM HIPÓCRITA “ISENÇÃO”, QUE NÃO EXISTE EM NINGUÉM. Apoiar alguém não é problema, todos temos lado(até os que acham que não têm por desinteresse, na verdade a falta de participação deles já os coloca num lado, o conservador, pois quem não participa não está interessado em mudar nada, portanto deseja que as coisas permaneçam como estão). O grande absurdo é a hipocrisia da mídia, que finge não ter lado quando é direita até a alma(no momento, PSDB e PFL, mas podem apoiar qualquer um que sirva aos interesses conservadores, incluindo-se o “neo direitista” PSB), engana as pessoas relinchando uma falsa “isenção” e pior do que isso, ALTERA A VERDADE FACTUAL DOS ACONTECIMENTOS EM PROL DE SEUS INTERESSES. Portanto não faz jornalismo, mas política. Quanto à entrevista de Lula, não a assistirei agora por falta de tempo, mas pelo que já li neste espaço e no blog de Paulo Henrique Amorim, foi excelente. Lula desmanchou facilmente a ladainha conservadora sobre corrupção(que só “enxerga” corrupção nas forças progressistas e esconde a da direita), mostrou toda a articulação e visão política que o caracteriza e, se discordei quando comparou o endividamento de uma Nação com o de um cidadão comum; forma usada para defender o “ajuste” de Dilma; aplaudiu-o quando lembrou da necessidade de reativação da Economia através do INVESTIMENTO PÚBLICO direto e não somente do uso de Banco públicos. Lula também mostra saber que o grande passo para 2018 está em, além do sucesso do Governo Dilma, reeleger Fernando Haddad em São Paulo e, quanto a essa balela de que o PT acabou, NEM DÁ PARA DISCUTIR. COMO “ACABOU” UM PARTIDO QUE, EMBORA MASSACRADO DIA SIM E OUTRO TAMBÉM PELA MÍDIA, AINDA É O PREFERIDO DOS BRASILEIROS(MESMO PERDENDO POPULARIDADE. MAS SUA PERDA NÃO FOI APREENDIDA POR NINGUÉM, O QUE SIGNIFICA QUE OS EX-SIMPATIZANTES PODEM SER MAIS FACILMENTE RECUPERADOS), COLOCA MILHARES DE PESSOAS NAS RUAS PARA DEFENDER SEU GOVERNO(TEVE O APOIO DE OUTRAS FORÇAS PROGRESSISTAS, MAS QUEM COMPARECEU AOS ATOS SABE QUE A MILITÂNCIA CLARAMENTE PETISTA ESTAVA LÁ)E AINDA TEM O CARGO MAIS IMPORTANTE DAS ELEIÇÕES DESTE ANO, O DE PREFEITO DE SÃO PAULO, COM GRANDES CHANCES DE SER PRESERVADO PELO PARTIDO, UMA VEZ QUE HADDAD ESTÁ EM SEGUNDO LUGAR NAS PESQUISAS DA DIREITA E ATÉ UM DOS SEUS OPOSITORES MAIS FERRENHOS, O DÉBIL MENTAL DATENA, PERCEBEU A DERROTA IMINENTE E ABANDONOU A DISPUTA!!!!!!!!!!!??????? Quando o PT tiver voz no horário eleitoral, com Lula aparecendo em todo o Brasil, esmagará o discurso midiático(já começou a fazê-lo nas inserções que apareceram por estes dias)e mostrará sua força, por que o PT é um projeto político, que deu certo na prática, e sua maior liderança é o símbolo de um Brasil justo

  41. Caro Edu,
    Desnecessário falar o que é e o que significa Lula para o Brasil.
    Não estou na competição de quem mais e melhor sobre ele.
    Penso que nas oportunidades que jornalistas e blogueiros independentes têm de entrevista-lo, não vejo questões diretas quanto a leniência dos seus 8 anos de governo, com a postura criminosa da mídia, que catalisou esse estado de ódio ao PT na sociedade, dividindo-a literalmente.
    Lula não faz um mea-culpa sobre isso? Nas respostas que as vezes ele dá, sobre temas que beirão esse tópico, você vê nele o assumir da falha pela falta de enfrentamento do PIG?
    Outro ponto, há no Presidente Lula a compreensão que ele e o PT falharam em omitir a discussão política na juventude, e nas populações que ascenderam minimamente a cidadania?

    Abçs
    Matosalem

  42. O Conversa Afiada repercutiu meu texto em que comento as semelhanças entre as Repúblicas do Galeão e do Paraná, sendo esta uma versão piorada daquela. Divulgue para que o povo brasileiro saiba que não se trata de processo novo e sim repetição de um velho modus operandi de uma elite sovina que não permite inclusão social, isso é fato

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/a-republica-do-parana-e-a-do-galeao-piorada

  43. Gostei do escreveu o azenha chega às eleições usa discurso de esquerda para os progressistas ganha governo compõe um governo conservador com a direita

  44. O Governo Dilma poderia repetir Lula e realizar entrevistas coletivas com blogueiros, além de deixar de dar entrevista exclusiva para o PIG e só dar entrevista coletiva.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.