Jurista diz que conduta de promotor que acusa Lula revela falta de provas

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

moreira

 

O promotor de Justiça de São Paulo Cassio Conserino procurou a revista Veja para anunciar publicamente que já teria “indícios suficientes para denunciar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo crime de lavagem de dinheiro em investigação sobre um apartamento triplex que tinha sido reservado pela construtora OAS para a família do ex-presidente”.

A avaliação do promotor do Ministério Público estadual foi informada pela revista “Veja” na sexta-feira (22) no site da publicação.

Na avaliação do doutor em Direito, também titulado na Alemanha, professor de Direito na Escola Superior do MP do DF e ex-conselheiro nacional do Ministério Público até o ano passado (2010-2015), Luiz Moreira, a conduta do promotor paulista revela o contrário do que ele diz.

Ou seja: ao procurar a imprensa para fazer essa “denúncia”, além de o promotor Cassio Conserino ter cometido uma infração funcional também teria deixado claro que não tem nada contra o ex-presidente. Estaria, pois, apenas em busca de holofotes. E, pior, em busca de constranger não só o MP-SP, mas, também, o Judiciário paulista.

O Blog entrevistou Moreira para entender a questão.

*

Blog da Cidadania – o que acha da iniciativa de um promotor paulista de procurar a revista Veja – notória por seu antipetismo – para afirmar que teria elementos para acusar o ex-presidente Lula de “lavagem de dinheiro”?

Luiz Moreira – A sociedade brasileira investiu muito das suas expectativas no Ministério Público. Não é papel da instituição, portanto, vender revista, vender jornal. Se o promotor de Justiça tem algum elemento, ele deve se manifestar propondo a ação.

Essa entrevista que ele dá à Veja tem o único propósito de tumultuar o processo, desprestigiando o Ministério Público e causando uma pressão sobre o Judiciário. Ele, com isso, quer criar um fato para justificar sua conduta.

Esse senhor está colaborando para o desprestígio do Ministério Público e pressionando o Judiciário para compartilhar a opinião dele. Não cabe ao Ministério Público vender revista, não cabe ao Ministério Público alardear um feito antes sequer do oferecimento de eventual denúncia.

Esse tipo de conduta desse promotor vem sendo absolutamente rechaçada pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Vale informar, aliás, que esse é um tema pacificado no Conselho. Ou seja: comete infração disciplinar o membro do Ministério Público que, antes de oferecer uma denúncia, a compartilha com os meios de comunicação.

Esse entendimento do CNMP decorre de que esse tipo de conduta atrapalha o processo e, assim, é um desserviço ao Ministério Público e colabora para seu desprestígio. Sem falar que constrange o Judiciário.

Blog da Cidadania – A conduta desse promotor permite alguma representação contra ele?

Luiz Moreira – Hoje, no Conselho Nacional do Ministério Público é absolutamente pacífico o entendimento segundo o qual a conduta desse promotor gera responsabilização administrativa. Isto é, ele vai responder administrativamente pela conduta despropositada que assumiu.

Ele atuou não como promotor de Justiça, mas como alguém que está disposto a vender revista.

Blog da Cidadania – E a quem caberia essa representação?

Luiz Moreira – Ao ex-presidente Lula, que é o citado. Ele pode representar ao Ministério Público de São Paulo. Mas, também, a Corregedoria do MP-SP ou a do Conselho Nacional do Ministério Público, que pode agir “de ofício”.

Blog da Cidadania – Você diz que a condenação de atitudes como essa desse procurador já se tornou comum no Ministério Público. Por favor, explique melhor essa questão.

Luiz Moreira – Sim, é um entendimento pacífico, ou seja, não há mais divergência no MP de que esse tipo de conduta é reprovável e punível disciplinarmente. O Conselho Nacional do Ministério Público tem reiteradas jurisprudências, tem tomado reiteradas decisões que entendem que um membro do MP só pode falar, só pode dar entrevista após a propositura de uma ação.

Promotor não pode se antecipar – como é o caso desse promotor que acusou o ex-presidente Lula – dando uma entrevista cujo único propósito é chamar holofotes para uma questão. Nesse caso, nem se sabe se ele proporá mesmo a ação. Pode ser que daqui a uma semana, um mês, ele chegue ao entendimento de que não há elementos para propor a ação.

Com essa atitude, o promotor em questão trouxe um dano à pessoa imputada – no caso, o ex-presidente Lula – e deslegitimou uma instituição tão importante para nós, sociedade, como é o Ministério Público.

Então, o que é que o Conselho Nacional do Ministério Público tem feito? Tem punido esse tipo de conduta por acreditar que, um, deslegitima a ação da instituição e, dois, cria atrito com o Poder Judiciário.

Blog da Cidadania – Pelo que deu a entender, independentemente de esse procurador levar ou não a ação adiante e de ter ou não elementos para tanto, ele cometeu uma infração ao ir à imprensa antes de apresentar a denúncia e, de qualquer forma, pode ser punido por isso por ação do prejudicado (Lula) ou das corregedorias do MP-SP ou do CNMP. É isso?

Luiz Moreira – Exatamente. Esse é um tipo de conduta que o CNMP tem rechaçado desde a sua fundação. Ou seja, não é papel do Ministério Público alardear uma ação antes que seja proposta. Ele poderia propor a ação e, após a propositura da ação, torná-la pública, até para fins de aprendizado da sociedade.

Nesse caso, não. O único propósito desse promotor é tumultuar a questão. O que ele pretende com isso? Ele não é jornalista. Ele não é pago pelo Estado para produzir manchetes e criar clima político antes de revelar de que elementos dispõe e, com o ingresso da ação no Judiciário, mostrar que se trata de um caso sério.

Blog da Cidadania – Não dá para acreditar que esse promotor não saiba de tudo isso. Então, qual é a intenção dele?

Luiz Moreira – Antes de propor a ação, ele cria uma “onda” na opinião pública. Então, o que é que o juiz que julgará eventual ação proposta pode fazer? Ao recusar uma ação sem elementos, porém tão alardeada, o juiz cria uma tensão entre o MP e o Judiciário.

O promotor Cassio Conserino não está preocupado com isso. Ele quer holofotes, quer aparecer subindo nos ombros de um ex-presidente da República, o que, por si só, torna impossível que ele não apareça na mídia.

Blog da Cidadania – Que tipo de elementos contra Lula esse promotor pode ter, já que ele acusa o ex-presidente de ter “lavado dinheiro” com a compra de um apartamento que sequer se concretizou?

Luiz Moreira – Ele não tem é nada. O que ocorre no MP? Quando é que o promotor de Justiça dá entrevista? Ora, para não atrapalhar a ação ele aguarda, adota uma conduta estritamente técnica, apura o fato.

E por que ele tem cuidado? É porque ele não quer que vase nada para não estragar a propositura da ação. Então, ele guarda recato, propõe a ação e após essa propositura ele se manifesta publicamente.

O que é que a experiência tem demonstrado? É que, quando não há fatos, ocorre o que esse promotor fez: não faz a denúncia, mas ocupa a mídia para ter momentos de fama que suas investigações não proporcionariam por falta, justamente, de elementos.

Blog da Cidadania – Há que acreditar, portanto, que o Judiciário não embarcará nessa, certo?

Luiz Moreira – Essa falta de cuidado que o promotor está revelando tem um significado muito importante, de que não há, de fato, elementos. E, não havendo elementos, a Justiça agirá de acordo. Se a denúncia fosse feita sem elementos, como se vê que seria, com ou sem constrangimento por parte do promotor em questão ela não seria recebida pelo Judiciário paulista. Por isso, é provável que nem venha a ser feita denúncia alguma.

É isso o que revela a atitude desse promotor.

Tags: , , , , ,

110 Comentário

  1. Eu duvido que esse apartamento do Guarujá está no nome do Lula. Nem o apartamento que ele mora em São Bernardo está…

  2. Lembram-se daquele procurador ou promotor federal que também acusou Lula de nada. E no final tinha é problemas funcionais com processo administrativo…..

    Isso é uma desgraça pois se os órgãos públicos e autoridades são equilibrados, formam o eixo da democracia. Todos se sentem seguros.Mas desse jeito…… Se a direita voltar ao poder eles mesmos vão se arrepiar.Nenhum ditador precisa muito dos homens da lei. E menos ainda dos que a ferem, pois aí já é concorrência.

    • Eles vào provar do veneno que estão produzindo

    • O arremedo de procurador da Veja é novo, vi na web que ele fez concurso em 2005, mas já pintou e bordou no MP, já tendo sido inclusive condenado por prática de arbitrariedade durante o exercício do cargo

      http://tijolaco.com.br/blog/quem-e-o-promotor-da-veja/

    • Nas palavras do doutor em Direito, também titulado na Alemanha, professor de Direito na Escola Superior do MP do DF e ex-conselheiro nacional do Ministério Público até o ano passado (2010-2015), Luiz Moreira, pode-se entender claramente que esse é mais um membro do MP que segue a estratégia midiática do Moro que, na sua infinita cara de pau afirma que para prosseguir com investigações sobre (abre aspas) “…os poderosos…” (fecha aspas) o apoio da “opinião pública” é essencial! O que ele chama de “opinião pública” é a opinião publicada do CARTEL midiático instalado em todo o país em forma de oligopólio que exerce a ditadura do pensamento único e tem numerosa audiência, em vertiginosa decadência. Desde 2004 o Moro assume públicamente a sua opção pela parceria escancarada com os empresários controladores das empresas de comunicação do Brasil.
      Declarou a sua intenção, a sua causa (Mein Kampf) em 2004.
      Um escândalo pronto para servir
      http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/01/um-escandalo-pronto-para-servir.html

      Depois de reiteradas confirmações da sua obstinada aventura midiática, houve o coroamento da parceria abjeta na sua participação como palestrante em evento organizado pelo Gianca Civita, sócio do Cachoeira e tantos outros integrantes da quadrilha dos editores de revistas do Brasil.
      “Moro tira a roupa da imparcialidade para a Veja”
      http://www.conversaafiada.com.br/brasil/moro-tira-a-roupa-da-imparcialidade-para-a-veja

      Incrível a cara de pau desse rapaz e inércia do STF, OAB e tantas outras instâncias omissas nas suas obrigações de defender a cidadania, o Estado de Direito e a Constituição Federal.

      • O meu medo é que eles sabem o povo que têm na mão, totalmente desprotegido. O discurso do “vamos pegar os poderosos”, além de ser difícil de desconstruir, é muito eficaz para manipular quem não tem informação nem formação adequadas. Esse é o caso da nossa população, sempre me surpreendo com o nível mental e de conhecimentos das pessoas. Nossa sorte é que temos um país rico em recursos naturais, do contrário, não teríamos sobrevivido como espécie, tamanho o grau de ignorância. Não se trata de pedantismo, não sou melhor do que ninguém, mas temos que entender que não dá pra viver assim. Por outro lado, confio em uma parte da população que sempre nos salva, notadamente, o povo do nordeste, que é muito mais inteligente do que a média. Uma minoria daqui do sudeste também, mas nada é para sempre… Alô, alô, pátria educadora, fiquemos atentos à DESeducação que anda comendo solta por aí! Tem lobo em pele de cordeiro até demais pro meu gosto…

        • Estou me referindo a agentes informais de “educação”, não a órgãos de governo, etc. Sociedade e governo precisam se importar com o que estão fazendo com a psique das pessoas no Brasil. O estado de SP, por exemplo, já é, na prática, uma ditadura e quase um estado teocrático.

  3. Grande Eduardo !!!

    Nos, os contribuintes estamos pagando salários absurdos

    Aos concursados do MP , PF , etc. para que eles conspirem

    contra o Brasil e o povo brasileiro.

    Na ditadura militar eles torturavam , matavam o teu corpo.

    Na ditadura da Mídia , PF , MP e etc eles te torturam e

    querem matar a tua alma , a tua história , o teu ser.

    NÃO PASSARÃO.

  4. Foi o que disse há pouco quando vi a notícia no brasil247.com… é apenas mais um idiota querendo aparecer em manchetes às custas da imagem do Lula e do desespero da mídia golpista.
    Mas fica uma pergunta: um promotor de justiça que age desta forma não pode ser processado ou repreendido funcionalmente? porque isso é um absurdo…

  5. Filigranas, filigranas!
    E quando o mérito da questão será tratado?
    A oas fez ou não reforma específica e particularizada a pedido de lula no referido imóvel?
    Poderia o senhor ter feito essa pergunta naquilo que foi chamado de entrevista.

    Ps se o promotor errou, que seja punido. Isso não muda em nada a situação de lula.

  6. Então, esperemos que o Ministério Público puna esse sujeito. Mas tenho cá minhas dúvidas. Um procurador paulista “esqueceu” os processos do propinoduto do metrô/CPTM na gaveta errada, por vários anos. Os crimes acabaram prescrevendo. E esse procurador distraído não sofreu punição.

  7. Rio de Janeiro 23 de janeiro de 2016

    PROJETO: A REDE DO BEM

    Caros amigos (as) gosto de ajudar quem precisa se ajuda, por isso gostaria de sugerir um projeto: A REDE DO BEM, onde os blogs e quem tem alguma rede social, poderia colocar em destaque (como uma propaganda) uma instituição de caridade, que ele ajuda ou confia, com essa iniciativa do bem, nós poderíamos quem sabe ajudar muitas crianças, idosos, e animais, que precisam de ajuda, pois fazer o bem, faz bem.

    Amigos (as) com a união de todos e um pouco de criatividade, nós podemos tentar melhorar esse mundo tão injusto e cruel com muitos dos nossos semelhantes.

    Atenciosamente:
    Cláudio José um amigo do povo, da paz, da ONU e um Beija-Flor da floresta do Betinho.

  8. Não adianta. Este Conselho ficará ao lado do promotor. Já houve outros casos. No começo, eu sempre esperei que houvesse equilíbrio nas decisões. O MP tornou-se um órgão com poderes ilimitados. Somente uma reforma constitucional pode mudar isso. Quanto ao ex-presidente, já estava esperando. SEUS INIMIGOS NÃO QUEREM QUE ELE DÊ UM PIO. É tudo combinado na mídia. Há um conluio midiático. Ficar falando aqui não adianta nada. Temos que colocar centenas de milhares de pessoas na frente da sede desses órgãos de imprensa. Se não for feito isso, a mídia continuará desafiando a todos nós com tamanha sordidez. Olha bem isso: no Supremo, o Senado(um outro poder) pode impedir um ministro; e no MP?

  9. Esse é um promotor irresponsável que tem graves precedentes nesse sentido, como foi o caso da investigação e a subsequente prisão de um advogado, sem provas, e que logo após teve que indenizá-lo. Infelizmente, o MP está cheio desses picaretas que usam o cargo, em nome do Estado Brasileiro, para atacar a cidadania, os direitos individuais, a Lava-Jato é o laboratório desses canalhas que prendem sem provas…. não difere hoje nada da polícia militar, quando vejo um promotor tenho medo e repulsa, que fiscal da Lei nada!!!

  10. Esse traste é mais um canalha querendo surfar na onda artificial do antipetismo e na popularidade do Lula. Por qual motivo ele não investiga a lavagem de dinheiro e as maracutaias da famiglia Civita? Garanto que não faltariam elementos concretos para isso. Eduardo, é revoltante assistir a caçada humana que têm sido feita contra o Lula, nem Getúlio deve ter sofrido uma perseguição tão brutal. Quanto ao famoso ap em Paris do FHC, esse bando de procurador partidário não tem nada a dizer?

  11. Algumas informações relevantes sobre atuação do MPESP Cássio Roberto Conserino aqui https://goo.gl/5KkSsN

  12. Tudo isso virou uma loucura total..Como diz Ricardo Kotcho: “Um dia seremos todos suspeitos até prova em contrário..”

  13. É muita ingenuidade sequer pensar que a VEJA não pague um suntuoso capilé a todos aqueles que vendam sensacionalismo na mesa de algum bar de luxo regado a vinhos de 10 mil reais a garrafa.

  14. Quem abre prazo para alegações do acusado é o juiz que recebeu a denúncia do MP. Vide CPP.

    Art. 396. Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias. (Redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).

    Parágrafo único. No caso de citação por edital, o prazo para a defesa começará a fluir a partir do comparecimento pessoal do acusado ou do defensor constituído. (Redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).

    Art. 396-A. Na resposta, o acusado poderá argüir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimação, quando necessário. (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008).

    § 1o A exceção será processada em apartado, nos termos dos arts. 95 a 112 deste Código. (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008).

    § 2o Não apresentada a resposta no prazo legal, ou se o acusado, citado, não constituir defensor, o juiz nomeará defensor para oferecê-la, concedendo-lhe vista dos autos por 10 (dez) dias. (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008).

  15. Lula, prestando depoimento de 5 horas por conta de uma operação (Zelotes).
    Lula vai ser denunciado agora em outra operação.
    Companheiros de partido e amigos presos, filho investigado.

    Um pouco estranho para a alma viva mais honesta do Brasil, não?

    Agora o pessoal vai falar que é perseguição, mesmo porque é comum empresas pagarem por R$ 2,5 milhões por consultorias baseadas na Wikipédia.

    Vão falar que com o PSDB era muito pior, que a rebeldia do PSOL não leva a nada, vão fazer como vc, Eduardo Guimarães, desviar o foco, criticar a conduta do promotor quando o verdadeiro assunto é:

    Um Ex-Presidente va ser denunciado por corrupção, lavagem de dinheiro, por ocultar um bem, que se não estava em seu nome (estava no nome de uma empresa sabidamente envolvida em corrupção) fazia usufruto.

  16. O promotor vai poder se defender dizendo que usou o método defendido por muita gente por aí (acho que até pelo juiz Moro), qual seja, o de que ações só vão em frente se tiverem respaldo da sociedade, com consensos construídos pelos meios de comunicação.
    E o Luiz Moreira pode estar sendo otimista demais. Se de fato o objetivo desse promotor é o de, com o apoio da imprensa, antecipadamente pressionar o Judiciário, o risco de ele conseguir seu intento, ainda mais em São Paulo, é muitíssimo grande.

  17. Edu, fico matutando que o objetivo não é prender Lula mais sim desmoralizá-lo, inclusive a militância que está cada vez mais cabisbaixa agora surgiu mais uma: A gravação feita pelo filho de Cerveró pode ter sido armada o que ensejaria anulação e desnudamento dos métodos da Lavas Jato mas que vai investigar? Se a Dilma tivesse 10% da sua coragem…

  18. O que se pode dizer de um promotor que toma uma atitude dessas? Há tempos que a principal diversão de brasileiros do tipo desse promotorzinho de bosta é causar injúria e constranger Lula; por sua vez, a melhor diversão nossa que respeitamos um homem e líder como Lula, é que ele, nos últimos tempos, está processando todos esses canalhas. Abriu a boca pra falar besteira, pau neles! Não vai sobrar brasileiro canalha sobre brasileiro canalha!

  19. Caro Edu,
    seu blog está demais!!!!!
    Opinião embasada em fatos, entrevistas demolidoras, seguidores altamente politizados…
    Eita!
    Cada vez melhor, caro amigo!
    Parabéns e obrigado!
    Grande abraço.

    • Grsnde abraço Adilton

    • Pena que as estatais não reconheçam isso.
      Só tem esse anúncio mixuruca de guarulhos.
      Temos que falar com o edinho.

      Ps vamos fazer um manifesto pedindo mais respeito a quem, em qualquer situação, qualquer uma mesma, sempre está do nosso lado.

      Ps vamos cortar as verbas dos inimigos e aumentar as dos amigos. Assim se faz um país.

    • Sim! Fiquei impressionado com a qualidade da sua fonte, Eduardo! Isso sim é jornalismo!

      Não só o sujeito sabe qual a intenção do promotor, como sabe também que tipo de elementos contra Lula ele pode ter!!

      Que bom que agora está tudo esclarecido!

  20. Um promotor do Ministério Público de São Paulo, governado há 21 anos pelo PSDB, partido de oposição ao PT, aparece de repente, do nada, e diz que vai oferecer denúncia à Justiça contra Lula. E diz isso não à Justiça mas a uma revista que é porta-voz do mesmo PSDB.
    .
    Neste exato momento, quantos outros cachorros fuçadores e meganhas promotores, policiais e outros agentes do governo do PSDB, em São Paulo, no Paraná e em outros estados, não estão com ‘procedimentos secretos para pegar o Lula’?
    .
    Então, a questão não é meramente a de denunciar este promotorzinho e seus procedimentos secretos de ditaduras.
    .
    Tem que denunciar É O governo do Estado de São Paulo, o senhor Alckmin e o Ministério Público paulista, por uso ilegal e ditatorial do aparelho de estado.

    • Algumas notas:
      .
      1) E para os que acham que o Ministério Público Estadual de São Paulo é independente (ou, como diz o idiota do zé, é republicano), bem como a justiça e o legislativo paulistas, cabe lembrar a denúncia desta semana sobre A CORRUPÇÃO NO ROUBO DA MERENDA ESCOLAR, que atinge nada menos que o presidente da Assembleia Estadual, o senhor Fernando Capez, do PSDB.
      .
      E lembrar a verdadeira ‘suruba entre poderes’ que ocorre no Tucanistão, com este singelo exemplo: “A mulher do presidente do Legislativo trabalha para o presidente do Ministério Público, cuja mulher trabalha para o presidente do Executivo, que acabou de nomear o anterior presidente do Judiciário para trabalhar como seu secretário de Educação, a mesma secretaria em que o presidente do Legislativo está sendo acusado de roubar a merenda das crianças.
      .
      2) O promotor Cássio Conserini podia investigar o promotor SEU COLEGA Roberto Senise Lisboa, recém-denunciado à Justiça, por receber propina de R$ 428 mil das Casas Bahia. Com essa grana, o SEU COLEGA pode ter dado uma boa entrada num triplex do Guarujá. Será que o SEU COLEGA Roberto Senise é o único promotor acusado de bandidagem, dotô Camisa Preta Cássio Conserini?
      ( v. http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,promotor-paulista-e-denunciado-por-corrupcao,10000013130 )

  21. Edu,

    porque o Conselho não se manifesta publicamente, através da midia?Não adianta nada o promotor ser punido, poucos ficam sabendo e o mal já está feito!

  22. VOCÊS NÃO ENTENDERÁ, NÃO? ESTA ALEIVOSIA É TÃO-SOMENTE PARA MINIMIZAR O ESTRONDO DA ENTREVISTA COLETIVO QUE O LULA CONCEDEU AOS BLOGUEIROS? ESSA ELITE E ESSA IMPRENSA CORRUPTA ESTÃO FERRADAS COM O POVO NO PODER. VIVA DILMA! VIVA LULA!

  23. A “coisa” é tão sem noção que a Globo nem conseguiu replicar a notícia

  24. A tempos EU tenho uma opinião,a sociedade só falam que políticos não prestam,mas este judiciário não ficam atrás,está na hora de questionarem eles,que provem o contrário pois até agora por raras falhas morais não tem diferença alguma com os políticos.

  25. O argumento ad hominen vai ser usado de maneira pesada e insultante contra o Consentino.
    Mas um fato chama a atenção: os progressistas ficaram alvoroçados como um formigueiro invadido.

    • Não se trata de alvoroço, sujeito ignorante. E, uso o vocábulo ignorante para não ser mais incisivo no uso do adjetivo. O que você rotula de alvoroço (sic) é na verdade uma atitude de indignação e repúdio ao fascismo. Atitude, aliás, que os adeptos do autoritarismo e da intolerância, jamais, compreenderão.

  26. Promotor da Injustiça vendendo revista a ignorantes!

    Isso é coisa de gang, de máfia, sem moral ou dignidade mínima de um ser humano.

    Sonham com o golpe, mas não é só no Brasil. A máfia é internacional e sempre foi nefasta!

    A mídia é realmente diabólica, mas os leitores e telespectadores nem desconfiam das mentiras, tal é a fôrça da lavagem cerebral.

    É a era Orweliana em todos os aspectos, onde o único desafio é apontar e continuar apontando.

  27. Capas das revistas expostas em bancas por vários dias. O estrago está feito.

  28. AUXÍLIO MORADIA PARA COMPRAR TERNOS EM MIAMI
    https://www.youtube.com/watch?v=AbrQc22CJE0
    BANDIDOS DE TOGA: https://www.youtube.com/watch?v=0YOCBNA2858
    http://oglobo.globo.com/…/eliana-calmon-reafirma-que-ha…
    JUIZ CORRUPTO: – https://www.youtube.com/watch?v=E9bCJgfmoxc
    JOAQUIM BARBOSA: “JUDICIÁRIO É CORRUPTO”:
    https://www.youtube.com/watch?v=PwQv0EXPdS4
    ” ..O JUDICIÁRIO É O MAIS CORRUPTO”
    https://www.youtube.com/watch?v=P0yRPBXBk7k

  29. O prêmio é a cabeça do Lula. O impeachment morreu. Apesar de incipiente os desmandos tucanos começam a aparecer. O governo tem todo o tempo para reverter a depressão econômica. Então sobrou Lula. A Geni do Brasil. Não precisa ser verdade é só citar seu nome que aparece nas mídias. Meu sonho é ver o PSDB perder São Paulo para o PT. Lula 2018. Vai ser Presidente!

  30. Subir indecorosamente, sem provas cabais, no ombro de um ex-presidente da estatura do Lula. Coitado mesmo, pois o tombo desse néscio antipetista vai ser grande!!….

  31. Esse promotor em busca de holofotes é simpatizante ou filiado ao Partido Novo. É esse partido que ele segue no perfil da outra rede. O Partido Novo é dos coxetas ultraliberais, antiesquerda. O pai dele Nelson Caruso Conserino (perfil NC Cons) é aposentado do MP e ex-professor de direito na Unisanta e ultra-antiPT. A irmã também (mora em Barcelona) O pai e a irmã compartilham Vem pra rua, Sheherazade e essas tranqueiras. Dá uma olhada lá que vc verá que é ideológico.

  32. Edu, no perfil do pai NC CONS (ou tio?) ele compartilha um post mentiroso, que diz que a comitiva da COP21 em Paris tinha 900 pessoas e que TODAS foram hospedadas em hotéis de extremo Luxo. E ele comenta que é mais uma obra do PAC. Um cara que foi professor de Direito.

    • Passa o link, Abita. Bjs

      • Edu, um dos perfis do pai (ou tio) do promotor está aqui:

        https://www.facebook.com/nconserino?fref=ts

        A falsa informação da COP21 é do dia 28 de dezembro de 2015.

        Há um comentário dele chamando Lula de “cara de pau” em um post do dia 7 de dezembro de 2015.

        No dia 01 de setembro há um post falso dizendo que “Lula sabia de tudo sobre a Petrobras e o NC Cons comenta “Os PeTralhas dando risada do idiota povo brasileiro que viu os cofres da Petrobras serem por eles assaltados anos a fio”

        Não há postagens sobre corrupção de FHC, Aécio, PSDB, DEM…

        Há um perfil desativado do NC Cons, que é Nelson Caruso Conserino. O endereço é:

        https://www.facebook.com/val.conserino?pnref=friends.search .

        Aí há um post de 20 de setembro de 2013, em que uma foto de Dirceu e Genoíno de 2005 (celebração de 25 anos do PT) foi usada como “brinde à impunidade” em 2013.

        Dentre os amigos nesse perfil está o Cassio Conserino e Val B C Conserino, que presumo ser a filha. Ela também só posta contra o PT e nada sobre PSDB. O endereço dela é:

        https://www.facebook.com/val.conserino?pnref=friends.search

  33. Excelente. Parabéns, Eduardo!
    Já está cansativo comentar os desatinos de servidores públicos dos mais variados órgãos e poderes. Todos acintosamente voltados a encontrar o crime a justificar a denúncia e posterior condenação de Lula.
    De onde vem esse objetivo tão nítido? De onde vem essa gente tão obstinada, esses vingadores? E aqui não me refiro aos servidores vinculados ao MP, mas ao Judiciário e Executivo. Percorram os escalões desses órgãos e entrarão a baba de ódio escorrendo, os dentes afiados e as feições iradas, como uma serpente a espera do momento para atacar.
    Explicar essas condutas e estado de beligerância potencial de servidores é tarefa que reflete a luta pelo poder, a manutenção de espaços, de privilégios. A luta desses servidores contra Lula, o ator politico que abre portas a outros segmentos sociais, historicamente excluídos, unifica a ação de todos eles. Para eles, Lula é o homem a ser batido. Com a parceria da mídia, certos juízes, promotores, policiais e outros barnabés dirão: – O homem é muito grande, não há como errar!
    Sinceramente, não faço coro com aqueles que justificam a perseguição a Lula como mero desvio de conduta, pura vaidade, desejo de estar na vitrine. Não. É coisa mais orgânica.
    Também não concordo com a tese de que possa ser considerado legado eventuais punições por mal feitos aplicados no âmbito de operações, denúncias e investigações como essas que começaram no mensalão, pois, nas palavras do ministro Barroso” São um ponto fora da curva”, logo são episódicas. Nem sequer precisamos acompanhar o devir histórico para confirmar isso, basta ver que crimes e criminosos visíveis a olho nu não são importunados.
    A imprensa se consolida como o IV Poder e atrai para o entorno do seu lume uma miríade de insetos.
    E isso.

  34. Se há dúvida quanto à propriedade do imóvel, que seja apurada. Se há dúvida quanto à lavagem de dinheiro, que seja apurada. O que não pode acontecer são pré-julgamentos. Estranhamente esse mesmo MP e a Veja se omitem sobre a propriedade um certo apartamento na Av. Foch em Paris…

    • Pois é, pensei a mesma coisa. FHC tem um apartamento luxuoso em Paris, no valor de €$ 11 MILHÕES (R$ 44 milhões), além do apartamento em Higienópolis, bairro “nobre” (*) de São Paulo. Além, é claro, de suas fazendas.
      É muito dinheiro para um professor aposentado, e mesmo para um ex-presidente.

      A coisa fica mais estranha ainda se lembrarmos que, inicialmente, FHC negou categoricamente que o apartamento fosse seu. “É mentira que detenho um apartamento em Paris. Nem lá nem em qualquer outro lugar fora do Brasil (…). Estranho que agora o assunto reapareça. Justamente num momento que Lula e sua turma mergulham na corrupção que promoveram no país”, escreveu ele no Facebook. Depois, percebendo que a mídia tucana o protegeria, resolveu confessar que o apartamento era mesmo seu. A Mônica Bérgamo, da folha, foi uma das que deu a notícia.

      Então, fica a pergunta: se ele tinha apartamento em Paris, por que negou?
      E fica a outra pergunta: qual a origem dessa dinheirama?

      __________________________
      * “nobre” é o nome que se dá a bairros onde moram banqueiros, rentistas, grandes traficantes e certos políticos.

  35. Já houve época em que EU confiava nesse MP…
    E na PF, STF, TSE, TCU, até mesmo o PIG…
    Mas ACORDEI!!!
    Ah, a maravilhosa INTERNET: fator de DESPERTAR da Mente Humana para a PRISÃO em que vivia…
    Aliás, o ATEÍSMO está prosperando no mundo exatamente por causa da WEB: por ela ficamos sabendo o quão FALSAS são as religiões e seus artefatos de fé…
    Não é à toa que o PIG mundial está fazendo de tudo para “disciplinar” a nossa amada INTERNET: não querem perder a condição de únicas fontes de informação sobre a Realidade…
    JÁ ERA!!
    Um dia…

    • Luiz, participei do movimento estudantil há 40 anos. Acredite, nós fazíamos murais informativos com recortes da Veja, Folha, Estadão. A mídia não era de esquerda, mas tinha vergonha na cara.

  36. Sinceramente ?! ..aguardo pelas PROVAS, e pela defesa ..mas que é difícil de assimilar a ideia de que este líder, que sempre teve aposentadoria e salário a não sei qto tempo, e dos bons, vê-lo sempre viver ora SEM pagar aluguel, ora sem ter um imóvel, tipo de favores, pra mim, é !!!

    ..na melhor das hipóteses, faltou ao cidadão LULA a lição de que “não tem almoço de graça” e que um dia a cobrança chega ..faltou a ele a ciência de que um LÍDER não pode viver de favores e de mela mão ou agrados exagerados ..muito menos ter suas contas e CAPRICHOS (e/ou dos seus familiares) assumidas e/ou subsidiadas por 3os sem que no entanto ele necessitasse de tal “colaboração e socorro”

    ..francamente ..a existência desta realidade sempre me incomodou e, pra mim, ainda carece de explicação

    Pra mim governante é governante ..político é político ..e cidadão é cidadão ..três entes diferentes que vivem amarrados dentro dum só corpo

    https://www.youtube.com/watch?v=kOmWYEbq2fE

    • BREAKING NEWS !!!

      Na ânsia de criticar e de baixar a moral da população, é enorme a quantidade de RATAS e/ou de CASCAS de banana que muitos jornalistas acabam fazendo.

      QUINTA feita por exemplo foi divulgado o IPCA 15 de 0,92% (calculado no meio do mês), ele que veio BEM menor que o IPCA 15 de dez/15, de 1,18% .. e menor ainda do que o IPCA “cheio”, de final de mês, de 15 dias anteriores, que foi de 1,24%..

      ..sinalizando aqui, nem que timidamente, que a inflação ao Consumidor perde parte da força no início de 2016.

      A imprensa brasileira vendo isso não deixou por menos, e ao invés de ajudar o BRASIL a difundir “o lado bom da notícia” e VERDADEIRO (o que é de suma importância”), tratou logo de propagar que:

      Inflação do IPCA 15 é a maior desde jan/2003 !!!!

      …claro que a “imprensalona” tb se esqueceu de dizer que “aquilo” era herança de THC (jan/03) ..assim como com outros recordes do IPCA 15 no REAL, nos anos de 95 e 96 onde, respectivamente, o índice alcançava 1,70 e 1,34% respectivamente ..e isso com direito a dólar ACHATADO artificialmente (R$ 0,90) e provocando rombo externo na outra ponta

      .
      .
      BREAKING NEWS
      .
      .
      Ai vem domingo e às 6:50 LAURO JARDIM publica no GLOBO – “e eterniza na INTERNET”:

      “QUEDA NA VENDA DE AUTOMÓVEIS CHEGA A 45% em JANEIRO” ..e ao lermos a matéria vemos que a queda (evidentemente significativa) fora de 149.706 em 2015 pra 103.002 agora.

      O INTERESSANTE aqui é que, matematicamente, a queda foi de 31% (TRINTA E UM %), e conforme consta na matéria, estes dados se referem aos primeiros 20 dias do ano ..qual seja, hoje esta assim, os caras nem esperam o defunto esfriar e já saem à rua pra comemorar

      tá difícil

      https://www.youtube.com/watch?v=eyDnDo77Ejs

  37. Obviamente a conduta foi errada.
    Pode atrapalhar, desprestigiar e blablabla. Ele deve ser punido “administrativamente ” (no Brasil = nada).

    O que importa é se é verdade ou não. O entrevistado especula que não. Vamos ver. Tomara que sim!

    A destruição de Lula é objetivo a ser perseguido.

    “O homem mais honesto do Brasil”- que piada!!

    Uma hora aparece alguma. Todo mundo tem esqueletos.

    • “Uma hora aparece alguma. Todo mundo tem esqueletos.”

      A ala tucana da PF, do MP e do judiciário paranaense estão fazendo de tudo e mais um pouco para achar estes esqueletos que a mais de 30 anos tentam achar. Enquanto isto, FHC, Aécio, Serra et caterva, fazem o que querem sem ser incomodados.

    • Desde que saiu da presidência, tem tido sua vida devassada por todas as forças reacionárias, e até agora, NADA! Só isso já nos mostra que é mesmo o político mais honesto que já existiu, pois, todos os outros, tem sempre uma lista de furnas, a compra da reeleição, os 300 mil de empréstimos, etc, etc…

    • E você, Brinco, tem bastante para roer.

  38. Caro Eduardo,

    Infelizmente esse é o retrato do que vem acontecendo no Brasil com o Ministério Público, o Poder Judiciário e outros Órgãos ligados à justiça brasileira, quando o assunto for o PT ou o governo deste partido. Não há mais equidade (imparcialidade), dos membros desses instituições no trato da lei, na atual conjuntura, pois a intenção deles é bem clara, ou seja, ferrar os petistas.

  39. O que me impressiona em seus textos é a busca sempre atenta para a contraposição das falsas manchetes…Sai alguma coisa, Eduardo já sabe quem buscar para restabelecer a verdade..Poucos tem esse tirocícnio……….

  40. Trata-se de uma associação criminosa. De um lado a mídia( Veja) do outro o MP-SP( promotor). O objetivo todos nós estamos cansados de saber. Punição? Tenho lá minhas dúvidas.

  41. Pelo que li no site http://www.brasil247.com esse promotor Cassio Conserino recuou das acusações feitas à Lula depois que soube que será alvo de processo disciplinar através de uma nota publicada pelo Instituto Lula. Agora ele diz que a denúncia, antes líquida e certa em Veja, se tornou uma ‘mera possibilidade’ na Folha. Mas, como já citou o comentarista José Carlos Lima, dia 23.01.16, às 22:01 hs, o blog Tijolaço já deu a “ficha corrida” dos malfeitos desse promotor Conserino. Pois é, mais um integrante do MP-SP, com processos disciplinares nas costas, querendo aparecer na mídia às custas de acusações falsas em cima de Lula. É por isso que o MP esta perdendo credibilidade junto à população, pois os seus integrantes estão dando motivos para isso.

  42. Eu não tenho muita paciência com buscas, não sei salvar link e trazer cá. Mas….aleatoriamente encontrei muita coisa sobre punicoes aos membros da justiça. Embora fossem punições antigas.

    O que acabei concluindo foi: são mais enrolados do que aparece na mídia e do que eu pensava. Ha gente envolvida ate com trafico. Muitos juizes aposentados compulsoriamente e outros sendo processados. Vendas de sentenças é coisa comum. Promotores enrolados.
    Agente lê pouco.

  43. Caro Eduardo, seja sincero; você acredita realmente que no Brasil não exista ninguém mais honesto que Lula ? Abraços !

  44. O problema para o Lula não é o apartamento, do Bancoop (não sei se o nome está certo, mas vocês devem saber) que deu o cano em mais de 3000 pessoas e na época era comandado pelos mesmos. O problema era e ainda é, ele andar no jato da Odebrect para todo os lados e descobri-se que a Odebrech foi a construtura mais beneficiada, bem mais que as outras e com juros subsidiados do BNDES, este é o problema.

    • Tidos os políticos receberam mimos de empreiteiras. Aliás, as mesmas envolvidas no caso Petrobrás estão envolvidas no escândalo dos trens de SP

      • Eduardo, então todos estão errados, concordas? Puna-se todos, concorda? Epa: daí não vai sobrar político nenhum no Brasil… xiiii… :(

      • Então tá tudo certo.

        Mimo de graça?

        Neste caso estão- tentando- fechar o círculo.

        Seria maravilhoso ver Lula na Cadeia.

    • Éhhh? Então se vc já tipificou isto como crime, então manda prender todo político que também viajou ou recebeu algo da Odebrecht e que faz parte ou foi citado em outras investigações, tal como o Trensalão. Manda prender então todos os ex-presidentes.

      Lula deve ser muito burro mesmo, viajou nos jatos da Odebrecht – que agora para Maurício isto é prova de crime – e não colocou um engavetador como procurador durante todo o seu mandato, e nem um diretor da PF que fosse seu parente.

  45. Carmem Lúcia será a nova presidente do STF, e a globo já está se preparando para comprar seu apoio ao golpe. Ela é indicada ao prêmio faz a diferença .A coisa vai ficar muito pior. Não são necessária provas para condenar Lula. Um país que tem um MP recheado de bandidos ,o que podemos esperar?

  46. Querem ver como outros chamarão Lula para depor, por causa da entrevista aos blogueiros? O que achei pior, foi incluir a mulher dele. Aí a pessoa, que nunca se viu envolvida em nada, passa a ser vista como um fora da lei. Não está havendo limites.

  47. Qualquer partido político que sofresse um décimo da campanha midiática feita contra o PT desde 1980, data da sua criação, e que vem num crescendo até hoje, já teria desaparecido há muito tempo.

    Qualquer político que sofresse um milésimo da perseguição que o Lula sofre desde a sua presidência no sindicato dos metalúrgicos, já teria desaparecido há anos.

    Conclusões:

    Lula e o PT são os únicos na história do Brasil que fizeram inclusão social.

    Acesso à emprego, moradia, médicos, escolas, luz elétrica e mais.

    Enquanto houver muita injustiça social nenhuma mídia conseguirá calar a demanda por justiça social.

    Por isso não conseguem destruir o PT e o Lula.

    Não conseguem mesmo.

  48. Depois que o procurador que deveria investigar a roubalheira no metrô de SP sentou-se em cima dos pedidos de documentos sobre o caso feito pela Justiça suíça, tudo é possível.

    Quem protege tucano e acusa petista é blindado pela mídia, porta-voz do estabelecido econômico e por um sistema judiciário infenso a vontade popular. Não foi á toa que o governo estadunidense está usando o Judiciário como “ponta-de-lança” de seus Golpes na América Latina.

    Para piorar, não temos Ministro da Justiça. E a Presidente da República não parece disposta a nomear alguém para o cargo, que está vago desde que ela chegou ao Planalto.

    O tal promotor oriundo do MP paulista, conhecidíssimo “aparelho” tucano, não está nem aí para o Conselho Nacional do MP pois sabe que não acontecer nada com ele.

    O quadro é desolador. Apenas os democratas deste país podem dar um “jeito” nisto.

    Se esperarmos algo dos pusilânimes da cúpula petista ou da inacreditável Presidente da República, estamos perdidos.

  49. Alguns “vaidosos” querem, a todo custo, serem reconhecidos como “aquele que levou Lula para a cadeia” sem se preocuparem com sua mediocridade.

  50. Os imbecis se emprenham pelos ouvidos.

    Quem tem um minimo de bom senso vai entender que todos esses ataques contra o Lula e sua familia é por conta de sua dimensão politica. Querem-no calar para que o controle do pais volte às mãos dos verdadeiros ladrões que arrebentaram com o Brasil nas decadas passadas.

    A midia sempre vivia na mamatas do governo federal antes de Lula. A fonte diminuiu (ainda tem uns pingadinhos).

    Por que a midia protege o Alckimin, o Aecio e o PSDB? Porque estes sempre alimentaram o PIG com gordas verbas publicitarias e compras de montanhas de jornais e revistas. Só os imbecis coxinhas não percebem isso.

    Falar mal do Lula à midia golpista rende “status” na Coxilândia.

    Bando de Procuradores inuteis….

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.