PM usou violência psicológica para interrogar estudantes

shitão capa

Os relatos e as imagens da violência física que a PM usou contra estudantes que protestaram nas últimas semanas contra o fechamento de quase uma centena de escolas no Estado de São Paulo espalharam-se pelo país e pelo mundo, mas houve uma prática talvez até mais abusiva da corporação que precisa ser denunciada.

 

shitão 2

 

Um rapaz de 33 anos que foi detido pela PM na capital paulista na última quinta-feira (3/12) só por estar no caminho das forças de repressão do governo do Estado procurou o Blog para denunciar que, além da truculência com que foi preso, sofreu tortura psicológica durante um interrogatório ilegal levado a cabo pelos policiais que o detiveram.

Às cinco horas da tarde no cruzamento da rua Teodoro Sampaio com avenida Henrique Schaumman, em Pinheiros, zona oeste da cidade de São Paulo, um grupo de mais de 100 estudantes, a maioria das escolas estaduais Fernão Dias Paes e Godofredo Furtado, exercícia seu direito constitucional de manifestação quando a PM chegou.

 

shitão 1

 

O supervisor de cobrança Shitão Romeu, de 33 anos, morador de um município da Grande São Paulo passava pelo local e, sensibilizado pela causa dos estudantes, decidiu engrossar o ato. Sentou-se no meio da rua com os estudantes. Nesse momento, chega a polícia e exige a liberação da pista.

A Tropa de Choque se posiciona em formação do outro lado do cruzamento, na Teodoro Sampaio. Em menos de cinco minutos, começa a violência. Lança bombas de gás lacrimogênio e marcha em direção aos estudantes, sendo mais violenta com os manifestantes mais velhos.

Shitão estava sentado apenas assistindo ao avanço da tropa quando recebeu voz de prisão. A partir dali começaria seu suplício. Apesar de não ter sido agredido fisicamente, pois obedeceu a todas as ordens que recebeu da polícia, foi submetido a um interrogatório ilegal, sob ameaça de violência e com insinuações de que poderia até ser morto.

No vídeo a seguir, o leitor assiste ao momento em que o rapaz é colocado dentro da viatura da PM, onde ficaria por horas até ser levado à delegacia. Trata-se da pessoa que está na imagem no alto da página. Confira.

 

 

O militante em questão procurou o Blog e fez um relato dos momentos de pavor que passou nas mãos da polícia militar. A partir daqui, você confere essa história.

***

Quando cheguei ao local da manifestação a PM já estava jogando bombas e tentando dispersar os manifestantes usando cassetetes e empurrões. Passei pelos policiais e fiquei junto aos estudantes e me sentei na via com eles.

Talvez por eu ser aparentemente mais velho, vieram dois policiais pra cima de mim; um pegou no meu braço esquerdo e o outro no direito e disseram que eu estava sendo preso “por obstruir a via”. Empurraram-me para dentro da viatura.

Como havia muitos repórteres – muitos, inclusive, estrangeiros – filmando a minha prisão, achei melhor perguntar para onde estavam me levando, para que todos ouvissem, o que fiz pensando em proteger a minha vida porque os policiais pareciam bastante nervosos.

Eles disseram que estavam me levando para o 14o Distrito Policial. Nesse momento, gritei o meu nome para que os repórteres ouvissem. Eles perguntaram por que eu estava sendo preso e eu disse que foi por obstruir a via. Apesar de que havia muitas outras pessoas fazendo a mesma coisa, não sei por que fui escolhido…

A viatura arrancou comigo lá no “chiqueirinho”. Ouvi os policiais, na parte da frente da viatura, dizendo que iriam me levar para o Instituto Médico Legal. Fiquei bastante assustado.

A viatura ficou no IML por uns 40 ou 50 minutos e eles não me diziam nada. Eu não sabia o que ia acontecer.

Ouvia os policiais falando pelo rádio e percebi que eles ainda não tinham decidido para onde iriam me levar. Achei estranho porque falavam a meu respeito também pelo celular e pelo Whats App, para decidirem aonde iriam me levar. Isso me assustou porque eles tinham o rádio da viatura para se comunicar.

Após quase uma hora parado no pátio do IML, chegou uma segunda viatura e eles me transferiram para ela. Lá dentro, começaram a me interrogar.

Queriam saber sobre a minha vida pessoal, por que eu estava na manifestação, se eu era aluno de alguma escola, se eu estava sendo pago por alguém para “fazer baderna”, no que eu trabalhava. Consegui identificar meu interrogador pelo crachá. Foi o soldado “De Paula”.

O Soldado me perguntou o que eu estava fazendo em Pinheiros, já que eu o informei de que morava em Ferraz de Vasconcelos [município localizado na região metropolitana da São Paulo e microrregião de Mogi das Cruzes] e trabalhava na Barra Funda.

Mais uma vez, o soldado “De Paula” me perguntou se eu estava “sendo pago para fazer baderna”, ao que respondi que só diria alguma coisa na presença do meu advogado.

Ao ouvir isso, o meu interrogador ficou furioso e começou a fazer ameaças. Disse-me que eu tive “sorte” porque quem me prendeu não foi ele, pois se fosse ele iria me tratar “como bandido” e que eu “iria ver o que é bom”. E reclamou de eu querer falar só na presença do meu advogado.

Fiquei com medo porque tinha sido preso sozinho e eu não conhecia ninguém da manifestação, de modo que minha família não sabia que eu tinha sido preso.

O interrogatório aconteceu já no estacionamento da delegacia. Fiquei preso na viatura sendo interrogado por cerca de uma hora e meia. Não entendi por que não me levaram para a delegacia, já que estávamos em seu estacionamento.

Apesar de estar muito assustado, evitei de falar porque não sabia o que poderia acontecer comigo.

Quando entrei na delegacia, havia uma moça também presa por “desacato”, mas ela já estava acompanhada de seus advogados. Pedi ajuda a ela, disse que estava com medo pela forma como fui preso. Um dos advogados dela perguntou se poderia conversar comigo, mas os policiais não deixaram.

No total, fiquei mais de três horas preso. Não me deixaram beber água nem ir ao banheiro.

A todo momento eu era interrogado – antes mesmo de falar com o escrivão – de forma ameaçadora. Inclusive, um policial chamado “Evangelista” veio debochar de mim e me insultar. Comentou que eu estava usando uma camisa do “Chapolin Colorado” e disse:

— Se fodeu, né, seu filho da puta. O que você estava fazendo na manifestação? Você é de maior, né? Essa manifestação não tem estudante porra nenhuma [assista ao vídeo acima]. Você estava aliciando menores, seu pilantra.

Nesse momento, um dos advogados da moça que estava presa viu o que estava acontecendo e chegou perto de mim e do tal “soldado Evangelista” e ele parece que ficou com medo e me deixou em paz, mas toda hora me lançava olhares ameaçadores.

Como foram apreendidas carteiras escolares que os estudantes usavam na manifestação, os policiais cogitaram me indiciar por “furto”, apesar de que eu estava apenas sentado no chão no meio da rua. Isso também me deixou bastante assustado, pois aquilo era mentira.

A minha sorte é que ao ser preso eles não viram que eu estava com o meu celular e de dentro da viatura eu consegui enviar uma mensagem ao site “O Mal Educado”, que de alguma forma fez com que advogados viessem me procurar no 14o DP.

Os advogados são o “doutor Gabriel” e o “doutor Ricardo”.

Perguntei aos advogados se eu deveria falar ao escrivão sobre as ameaças que sofri e eles disseram que eu só deveria falar se eu me sentisse “confortável”.

Contei a eles, também, que os policiais que me levaram à delegacia não foram os mesmos que me prenderam em Pinheiros. E que me mudaram de viatura. Os advogados disseram que isso seria “importante” eu dizer porque poderia fazer com que a versão da polícia contra mim caísse “em contradição”.

Quis saber por que e me foi explicado que se os policias que estavam me acusando não estavam presentes no momento em que fui preso, isso colocaria em dúvida a versão que eles estavam contando, pois não presenciaram o que eu estava fazendo.

Quando fui colocado para dar declarações ao escrivão, que se mostrou educado, achei melhor não falar das ameaças, pois achei que se o fizesse poderia enfurecer os policiais que me interrogaram e eles poderiam dar um jeito de me manter preso e, lá dentro, não sabia o que poderia acontecer.

Eu só queria ser liberado logo…

Apesar do medo, resolvi contar essa história porque, em minha opinião, achei que os policiais foram instruídos a amedrontar aqueles que prendessem no âmbito da “guerra” que dizem que o governo de São Paulo abriu contra os estudantes.

Só quero deixar claro que fui preso sem que em nenhum momento eles tivessem pedido para eu sair da via. Não precisavam ter me prendido. Devido à forma como os policiais chegaram, os estudantes se dispersaram e a manifestação acabou ali. Fui preso para ser intimidado. Os policiais estavam muito bem instruídos.”

Tags: , , , , , ,

87 Comentário

  1. Essa é a SS do Führer do Tucanistão, feita para bater em movimentos sociais, professores e estudantes, exterminar a juventude pobre e dar guarida e apoio aos grupos fascistas que saem às ruas. Aliás, essa merda de PM tinha que ser extinta, pois na sua grande maioria são formados por despreparados, violentos e ignorantes que repetem o modus operandi da ditadura militar. E ainda temos a grande mídia abafando o escândalo para não prejudicar o picolé de chuchu. Vergonhoso!

  2. ^O supervisor de cobrança Shitão Romeu, de 33 anos, morador de um município da Grande São Paulo passava pelo local e, sensibilizado pela causa dos estudantes, decidiu engrossar o ato^

    Se o Shitão bebesse o soro da verdade falaria; ^a turma do sindicato mandou
    que eu provocasse minha prisão para depois posar de vitima e acusar a policia de truculenta.

    • Essa é uma acusação irresponsável. Pena que você não é homem de dizer isso para esse rapaz e assinar embaixo. Quero ver provar essa acusação irresponsável

      • Os fatos provam por si. Tem que ser muito ingënuo para não desconfiar que estão manipulando a estudantada.
        Maria Isabel do sindicato dos professores está por trás dessa pantomima.
        Se vocë examinar o projeto do Alkmin vai perceber que ele é sensato e lógico.

        • Que fatos provam por si? Provam? Sabe o que significa provar? Prove, mostre aí suas provas. Você chama opiniões de “fatos”. Manipulando como? Hipnotizaram? Você despreza tanto o povo mais humilde que acha que é um bando de idiotas que saem na rua para apanhar da polícia sem saberem por que. Os estudantes sabem muito bem do que precisam. Não tem que fechar escolas, tem que melhorar as escolas. Muitos alunos foram para a rede privada porque a pública é ruim. Daí Alckmin diz que as escolas estão ociosas. Além disso, as classes são superlotadas, mas ele trabalha com o conceito de menor custo e entope as salas de aula de alunos para pagar (mal) menos professores. É o PSDB na Educação. Assim como Richa, que promoveu o massacre de professores, outro tucano ataca a Educação. Essa classe média paulista é asquerosa. Como tem os filhos em escolas públicas não está nem aí com o que aconteça com quem não pode pagar. Até porque, se pobre tiver ensino ruim não irá concorrer com rico no mercado de trabalho. É assim que se perpetua a desigualdade neste país.E a classe mais alta quer que seja assim. É deliberado. Tenho nojo dessa gente.

        • Sensato e lógico para quem não entende de pedagogia e não sabe o que está por trás das intenções do sr. Alckmin de parcerias com os conglomerados educacionais ligados a fundos de investimento – leia estudos feitos por faculdades de educação sobre o projeto e também as considerações da USP e da Unicamp.

          Mesmo sem ler nada, me diga: qual é a sustentação pedagógica de dividir gerações e impedir essa convivência?

        • “Projeto do Alckmin é sensato e lógico”.

          Depois de sair para ir ao banheiro vomitar, volto para mostrar minha indignação.

          Em que mundo você vive cara ? Já estudou em escola pública para concordar com tamanho absurdo.

          O governo do estado tem é que construir mais e melhores escolas, remunerar bem os professores e prover educação de qualidade para a população do estado.

          Essa história de manter professores sob contrato sem realizar concursos, sem investir em escolas modernas e sem esconder as intenções de fazer na educação o que já é feito na saúde, ou seja, contratar OS para administrar as escolas mais centrais e abandonar as mais periféricas à sua própria sorte é uma prática comum das administrações tucanas – privatização disfarçada.

    • Oi Roberto
      Você está bebendo muito da fonte do Cunha, do Aécio, da globo….

    • Qual centro de tortura você atuou? Soro da verdade? Crime de Tortura.

  3. Será, que a maioria dos paulistanos conseguem ver agora, quem é o governador de SP? Os jovens decentes precisam entender o que é ser de esquerda.

  4. Grande Eduardo !!!!!

    Essa cena me remete à 1964. e por esse relato , Pinheirinho etc os “governos ” do PSDB

    continua lá em 1964 articulando golpes e torturando estudantes e trabalhadores e como

    sempre com o apoio da mídia beija-mão do capital,MP etc.

    As varandas em um silêncio abjeto.

    Ps. parabéns ao moço por está ao lado dos estudantes que deram uma lição
    de cidadania nesses ditadores de São Paulo.

  5. Governador fascista Picolé de Chuchu tem uma PM mal preparada, violenta e que recebe péssimos salários.

    Será que se os policiais recebessem salários decentes, eles agiriam com a mesma brutalidade?

  6. O direito de protestar deve ser ponderado com o direito de ir e vir dos demais. Mas isso só é lembrado quando os caminhoneiros protestam contra Dilma, não é senhor Eduardo?

    • Gozado que quando vocês fecham ruas para insultar Dilma, aí pode fechar avenidas. Os caminhoneiros não foram agredidos nem presos, foram multados

      • Por que o governo corrupto do PT não multa o MST quando este tranca rodovias, você se acha o The Best né gordinho! se acha o máximo! na minha opinião você não passa de um azarado, sua vida deve ser uma merda.

        • Resolvi publicar esse comentário para o leitor ter uma ideia do tipo de gente que está do outro lado. Analisem o que se passa na mente desse pobre diabo. Em primeiro lugar, essa criaturinha assustada, por alguma razão, usa email falso (paulo1999@hotmail.com). Do que será que tem medo? Vai saber… Depois, sem saber nada sobre mim, faz alguma consideração sobre minha forma física. Se eu sou gordinho, magrinho, altinho, baixinho, que diferença faz? É conversa de moleque ginasiano… Mas será que é moleque? Fico curioso. Será que um adulto escreveria algo assim? E se escreveu, não é espantoso? Enfim, problema dele. Agora, o que será que essa pessoa julga ser uma vida “de merda”? Será que se refere a dinheiro? Que padrão financeiro julga não ser “uma merda”? É interessante. Após 10 anos de blog, resolvi, pela primeira vez, usar outros meios para descobrir quem está por trás de um comentário assim. Não é para nada, só por curiosidade. Vou achar esse cara e colocar umas fotos dele aqui. Aí vou contar a história dessa figura. Quem é, que idade tem, o que faz na vida… Deve ser interessante. Sobretudo pelo medo que ele tem de ser descoberto. Meu técnico diz que consegue descobrir. Vamos ver. Vai dar uma boa história.

          • Eduardo,
            Não deixa de ser curioso saber que forma e que rosto tem a imbecilidade! Um verme que diz que sua vida deve ser uma merda e entra em seu blog para te dizer isso, ao fazê-lo, implicitamente está dizendo que é um merda e deve ser tão fedorenta que não consegue se aguentar sozinho, por isso, busca companhia ao dizer que os outros é que o são! Esse coitado é apenas representante da imbecilidade paga! Ou pior, apenas a nulidade em forma de gente, contudo, bem útil para a direita abjeta e oportunista!
            Abraços
            Maria Antônia

          • Maria Antonia, quero agradecer por seus belos comentários. Todos os dias. É um privilégio você frequentar este blog

          • Obrigada Eduardo! O faço porque gosto de política, a teoria, com certeza, e, acredito em você.

          • Faz Edu por favor, meu gordinho preferido..
            Estarei acompanhando..sério mesmo.
            Voce é bonito Edu …é um excelente pai que sei..
            E um brasileiro atuante e muito bem informado.
            Diferente da figura que vice irá trazer para nós.
            Vai que é um militar com a ficha limpinha..
            Vai que é um pedófilo que quer pegar as meninas.
            Tenho certeza que não é HOMEM, pode ser até
            algo enrrustido, coisa que não achamos errado…
            mas trazer os adjetivos de homem enrrustido…
            fica bem parecido com os homens bombas do EI,
            que sorriem para você e depois explodem…
            Me lembra uma historia recente aqui no Brasil, só que a
            bomba estragau o fusca ou o puma não lembro..
            Acha o cara,,,,EDU..
            Vai que você preste uma serviço para a sociedade
            brasileira..

          • Edu, estou curioso pela foto do meu xará. Mas não deixe esse sujeito estragar o seu dia. Sua vida deve ser uma merda né Edu. Voce vive declarando seu amor pela esposa, pelas filhas, realmente deve ser ruim…..Esse sujeito é deve levar uma vida maravilhosa, vivendo num mundo onde os pobres nada merecem, onde aqueles que não tem a sorte de ter a famosa “meritocracia” tucana, não podem lutar pelo que desejam, por aquilo que procuram receber de um estado que após 20 anos de tucanos está completamente destruido. Àqueles que ainda defendem a excelência do projeto tucano, eu deixo aqui um pedido: me digam qual área melhorou nesses anos todos? Educação, saúde, segurança transporte…uma só.

          • O que me espanta mais é a obsessão desse sujeito pelo meu físico. Ele entra aqui toda hora com nomes diferentes aludindo a isso. Quer dizer que homens saradões ganham razão para suas opiniões políticas? Gente esquisita…

          • Edu, infelizmente é como pensam!
            Acreditam que a vida se resume na quantidade de dinheiro que venham a possuir.
            Não acreditam no respeito, na amizade, na fraternidade e principalmente na simplicidade. Acreditam ser melhores do que os outros, que categoria social é o que importa; acreditam que que ser branco é questão de supremacia e não uma situação de natureza genética; acreditam que existem dois tipos de justiça e nisto estão corretos, pois, queria ver essa PM meter a porrada nos filhos dos bacanas; acreditam que existe a corrupção do bem, que é a dêles e a do mal e a o dos pobres; acredita que pobre não precisa de dignidade para viver; acreditam que tem que um abismo cada vez maior entre as classes.
            Tenho 57 anos, sou branco, só acredito nas palavras de Jesus que diz que temos que procurar o caminho do meio, ter discernimento, e não nos consideramos melhor nem pior do que inguém.

          • Acho que depois disso o Paulo já estará sentindo como é “UMA MERDA DE VIDA”.
            Edú não dá mole pra este tonto.

          • Agora realmente, prezado Eduardo: noto um certo “silêncio obsequioso” de você (e de muitos da esquerda) em relação ao MST e suas atitudes. Eu estou há tempos pedindo educadamente um artigo elucidativo seu acerca do movimento. Podes atender? Eu sei que com suas fontes deverá ser muito bom! Obrigado… 😉

        • Quem chama o PT de corrupto e faz cara de paisagens para quem mais lhe roubou, o PSDB não merece nem resposta.

    • Também acho que se deve respeitar o direito de cada um. Sempre ouvi que a educação era a base de uma nação. Elogios a Coréia do Sul por ter, num prazo custo, acabado com o analfabetismo e dado condições aos jovens coreanos por continuarem seus estudos na universidade. Em Guarulhos, uma cidade no estado de São Paulo, o governador criou 4 penitenciárias, apesar da resistências dos moradores que não as queriam alí e agora quer fechar 3 escolas estaduais. Seria engraçado se não fosse trágico.

  7. Eduardo, boa tarde. Os relatos das ações policiais na repressão aos estudantes são da maior gravidade. Sou advogado, tenho grande interesse por política e entendo que, apesar das graves irregularidades ocorridas ao longo das últimas semanas, o governador já havia nos brindado com outros episódios lamentáveis de violência e selvageria.
    Entretanto, a queda em sua popularidade acendeu o alerta vermelho. O que pretendo afirmar é que vejo fundamento jurídico para um pedido de impeachment do governador, por descumprimento de ordem judicial, improbidade administrativa e violação de direitos e garantias fundamentais. Tenho alguns materiais e, na verdade, a petição de impeachment está quase pronta. Sei que a chance de prosperar é mínima, pois ele tem a Alesp na mão. Mas, se a situação dele se deteriorar muito, acho pouco provável que mesmo seus correligionários se arrisquem para salvar o seu pescoço.
    Caso tenha interesse em dialogar sobre o assunto por favor me procure no e-mail que registrei aqui.

    Desde já agradeço a atenção

    • ok, possivelmente eu o procurarei

      • Considerem que neste sábado, apesar da revogação do decreto e da afirmação de abertura de diálogo, há escolas pedindo socorro porque a PM está forçando a barra e querendo fazer a desocupação.

        Isso, apesar da medida judicial. O governo passa sem constrangimento por cima da decisão judicial. Vejam no O Mal Educado que mesmo neste sábado a PM está indo amedrontar os estudantes.

        Portanto, os estudantes estavam certos em não confiar no governo e em manter o movimento. É tudo balela.

        Alckmin tem não só a Alesp e a PM, tem parte da igreja através da figura do cardeal e conta com editores da Folha para “limpar” as matérias, conforme se verificou várias vezes durante esses dias.

        • Olha o mote inteligente da garotada que eu li de um comentarista do Nassif: “Mamãe mandou estudar para não ser um policial militar”. E outro que li também em um post no blog do Nassif no qual um abusado motorista que, enfezado por estar parado no trânsito bloqueado pelos estudantes, chamou-os de vagabundos e um estudante devolveu: “Um dia vou ser um trabalhador como vc, mas antes preciso estudar”. Mas, olha, falando sério, as fotos e vídeos que vi no blog do Nassif dos estudantes sendo espancados pela violenta PM, sendo submetidos a ataques de bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta é de deixar qualquer pessoa estarrecida vendo as crianças e adolescentes sendo tratadas como bandidos. Eram cenas de guerra mesmo. Acompanhei toda essa movimentação empreendida pelos estudantes no site http://www.redebrasilatual.com.br, lendo os vários artigos publicados, inclusive um em que traz uma entrevista com o diretor da Faculdade de Educação da UNICAMP, sr. Luiz Carlos Freitas, com o título “Reorganização é parte de plano privatista”. Por essa entrevista chega-se à conclusão que essa reorganização não vai beneficiar em nada a educação em SP, mas os empresários do ramo educacional sim, vão ganhar muito com isso. É aquela velha história: empresários faturando alto e se beneficiando com o dinheiro público. Também li que o Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH) vai enviar documentos à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA relatando os abusos e atos de violência que adolescentes estão sofrendo nas ocupações das escolas estaduais contra o projeto de reorganização pretendido pelo governo Alckmin. É bom mesmo que Alckmin seja denunciado para que todo o país e o mundo inteiro fique sabendo quem é ele. Tudo isso ficou feio pro lado do Alckmin e, com certeza, vai sepultar as suas pretensões e planos de concorrer a Presidência da República em 2018. Quem vai votar em uma pessoa que espanca crianças e adolescentes que apenas estavam reivindicando seus direitos a uma educação pública e de qualidade?

          • Tem toda razão. Acho graça quando vejo o governador e seus simpatizantes denunciando a existência de “não-estudantes” dentro do movimento. Como se isso fosse crime! Aliás, crime é perseguir esses grupos. E crime internacional, com base no estatuto de Roma.
            Por incitações à violência como as praticadas reiteradamente pelo governador, tinha que ser preso por crime contra a humanidade.
            Mais uma coisa. Muitos falam do suposto “direito de ir e vir” que, em verdade, nunca foi cerceado, mas talvez relativizado. Ninguém tem o direito de ir e vir de carro. Se tivéssemos um metrô eficiente e abrangente (podem agradecer mais uma vez ao governador), esse problema possivelmente não existiria. A obstrução de vias públicas é um pequeno incômodo se comparado ao grande incômodo que a “reorganização” causaria, principalmente no futuro, pelo agravamento das desigualdades sociais e da violência urbana.
            Se os manifestantes tivessem optado por protestar em locais mais afastados, certamente a truculência policial seria ainda mais brutal e com uma repercussão muito menor.

  8. Caro Eduardo, esses policiais poderiam ser postos em um grande recinto e assistirem esse vídeo, que infelizmente não sei baixar(um leigo na internet) que acessei no youtube: DIREITOS-JURAILDES DA CRUZ, tenho certeza que mesmo cumprindo ordens superiores, poderia dependendo do coração de alguns (se tiverem filhos em escola pública e com menos condições) haver uma revolta da tropa contra esse comando absurdo orientado pelo “SOCIALISTA” Governador Tucano de S.Paulo. Agradeceria se alguem pudesse baixar para que sensibilizem os corações dessa tropa. Um abraço!!!

  9. É triste a gente ver ainda no Brasil esse tipo de polícia… Isso não é uma prática apenas da polícia de São Paulo, apesar de sabermos do desgoverno desse picolé de chuchu, e sua turma há 20 anos, e com pretensão de voltar a comandar o Brasil através do PSDB.

    Há uns 4 quatro anos assisti a um júri de um policial que havia desviado a viatura do caminho da delegacia e levado o preso para uma praia, isto em MG. Para infelicidade da dupla de policiais, que negligenciaram, enquanto o preso imobilizado, e deitado, no escuro conseguiu, lépido, passar o corpo por entre os braços como num movimento de trapezista – ficando algemado, porém com os braços para a frente e, no momento que o PM veio para cima, repito no escuro, o algemado tomou a arma de um da dupla de PM…

    As nossas polícias militares, civil e federal estão desmoralizadas, não acredito em policial. Acho que o Estado brasileiro precisa travar um debate a fim de que haja mudanças eficazes na área de segurança. Rio de Janeiro e São Paulo demonstraram a incompetência dos governos estaduais em conduzir essas forças, recentemente o Paraná deu aquele show de horrores contra os professores.

  10. Essa é a polícia militar de sempre e esse é o PSDB, que com a mesma truculência, e calhordice; quer voltar ao poder federal derrubando Dilma, ajudado pela justiça e pela mídia. O caso desse rapaz é um emblema perfeito do que eles fazem com os pobres e mestiços(não tenham dúvida, o rapaz foi preso porque era mestiço e de aparência humilde, além de estar apoiando uma causa de jovens pobres de escolas públicas). Neste momento mais do que nunca é preciso uma reação às barbaridades do PSDB, seja em São Paulo ou no plano federal, e essa reação é POLÍTICA, como bem nos ensinaram esses jovens e passa por uma estratégia de comunicação. Os jovens estão ganhando a guerra contra Alckmin porque DIVULGARAM para o Brasil e para o mundo o horror que enfrentavam(ainda que tente descumprir o que prometeu, procurando mesmo no sábado desocupar escolas; Alckmin teve que recuar oficialmente e desistir da “reorganização” fascista que ele pretendia, na verdade uma forma de iniciar destruição e a privatização do ensino público). É ESSA MESMA ESTRATÉGIA QUE DEVEMOS FAZER CONTRA O GOLPE DE ESTADO EM CURSO NESTE PAÍS. Se tentam derrubar Dilma com desculpas absurdas e ilegais, QUE TAL SE INICIÁSSEMOS PROCESSOS DE IMPEACHMENT CONTRA TODOS(EU DISSE TODOS)OS GOVERNADORES DO PSDB, ALEGANDO NÃO MOTIVOS FÚTEIS E ILEGAIS, MAS RESPEITANDO A LEI E ATACANDO-OS DEVIDO ÀS ILEGALIDADES QUE COMETEM!!!!!!!!!!????????? Pensei nisso ao ler o comentário de um leitor, advogado, que deu a ideia de pedir-se o impedimento de Alckmin com base nos horrores cometidos contra os jovens e achei um excelente ideia. De cara, poderíamos tentar o impedimento de Alckmin e Beto Richa(que cometeu horrores contra os professores no Paraná há poucos meses atrás); e principalmente TRANSFORMARÍAMOS ESSES PEDIDOS EM GRANDES ATOS, DIVULGADOS PARA O BRASIL E PARA E O MUNDO, VIA INTERNET(MÍDIA ALTERNATIVA E REDES SOCIAIS)E NAS RUAS. Sempre disse a você para não confiar em Leis e instituições. Gostaria de aproveitar o ensejo para te perguntar CADÊ O STF DE DALMO DALLARI, QUE “BARRARIA” O IMPEACHMET DEVIDO À ILEGALIDADE DO PEDIDO!!!!!!!!!!!!!!!!?????????? ESTÁ VENDO COMO DALLARI É UM INGÊNUO(E VOCÊ TAMBÉM PRO ACREDITAR NELE)! Só acredito que venceremos a tentativa de golpe contra Dilma e outras barbaridades como o assassinato que Geraldo Alckmin tenta promover na educação pública se fizermos política. E esses jovens, que se mostraram muito mais maduros que Dallari e você, nos mostraram que a COMUNICAÇÃO é a principal forma de se fazer política e lutar. Aprendamos com eles e usemos a mesma tática para destruir o golpe contra Dilma. Será isso, e não a ingênua crença em togas reacionárias que os deterá

  11. Boa tarde Edu!
    Isto é só retrato do que significa o pensamento desses que acham que podem tudo.
    O que me deixa pasmo, são esses que dizem manter a lei e a ordem e não enxergam um mm na frente do nariz e seus filhos devem estudar nas melhores escolas pagas de São Paulo. Edu, devem ganhar muito bem esses PMs de São Paulo. E achava que tinha visto de tudo, depois do Richa com os professores este bate agora em adolescente. E a Globo fala alguma coisa!
    Este é o Partido Só De Baixaria.

  12. O relato desse rapaz, preso por se solidarizar com os estudantes – o que eu também faria se estivesse passando pelo local, e as imagens brutais que assistimos esses dias, não deixam nada a dever ao que a gente via na ditadura. A Polícia Militar deve ter boas pessoas, mas em termos de Corporação, já devia ter deixado de existir há muito tempo, tantas são as histórias cavernosas e os assassinatos de jovens negros que pratica sem parar nas periferias. É uma excrecência do período da ditadura que não conseguiu se distanciar das suas sementes.

  13. Essa história de implantação de ciclos e reorganização escolar, foi feita em Minas Gerais, no mandato do Azeredo, do PSDB. Neste período de implantação sofreu forte resistência de professores e alunos. A situação só não foi para frente, porque Azeredo do PSDB, não foi reeleito, quem foi eleito foi o Itamar, que já tinha assumido um compromisso de campanha com seu futuro secretário de educação, que se fosse eleito, acabaria não só com os ciclos, como também com a reorganização escolar, que em Minas eles deram o nome de nucleação. Como de fato, Itamar foi eleito e acabou com os ciclos e com a nucleação, que em São Paulo eles chamam de reorganização escolar. Reorganização escolar, ou, nucleação, é a separação de estudantes do antigo primeiro grau, do segundo grau. Isto até pedagogicamente é muito ruim, pois, o aluno de séries mais abaixo, deixa de interagir com outros de série mais avançadas e vice- versa, podendo repercutir não só no amadurecimento de todos, na interação e na socialização. Tem mais, com a nucleação, ou reorganização, como aconteceu em Minas Gerais, muitos alunos ficaram separados de seus irmãos e irmãs, tiveram muitas vezes de estudarem longe de suas casas, com isso dificultando vidas de muitas famílias.

  14. Violência psicológica ? Ahahahaha. Vá fazer queixa ao Lewandowisk , Dudu !

    • Eu morrro de rir com esses covardes como esse marcelo (nome falso tem que ser em minúscula mesmo). Gentinha patética

      • E nós morremos de rir com você, com seu bloguinho com seu ridículo” Movimento dos sem mídia” e a sua coragem indômita. Realmente, medo você não tem. Não tem medo de passar pelo ridículo de entrar com ações que qualquer estagiário de direito sabe que não vão dar em nada !

        • Marcos,
          O Eduardo não tem medo de passar por ridículo com o blogue que tem. E você, não tem medo de ser ridículo por quê?! O que você acha que está sendo, quando entra num blogue para dizer que seu dono é ridículo?! Não tem o que dizer? Morde a língua e/ou faz cópia da fala dos jeniais jornalistas direitistas, que certamente admira?! Isso, para ti, sem dúvida não é ridículo?!
          Maria Antônia

          • Maria Antônia, como podemos exigir que esse “pé de cicuta” que você acaba de responder acima, possa produzir bons frutos? Perda de tempo.

    • O que me causa desconforto, é ler como as pessoas defendem a oposição, mesmo sabendo que são golpista e manipuladores, além de corruptos.

  15. Ele podia apagar o perfil, né pançudo?

    https://twitter.com/shitaopt

    Você é cidadão mais patétito que conheço…

    • Não é um barato. O sujeito vem analisar minha forma física. Quem será esse covardinho? Precisa usar nome falso para escrever uma agressãozinha ridícula como essa. Tenho quase sessenta anos. Ele acha que me ofende. Um dia vou desmascarar um palhaço desses. Por enquanto, prefiro rir

    • Leo ou seja lá que nome voce tem, solidao e infelicidade tem tratamento, entao busque ajuda profissional. Nao adianta voce vir aqui agredir o autor do blog ou quem quer que seja só para chamar atençao para esse seu problema. Voce agride porque é infeliz.
      Se voce nao buscar ajuda e insistir em despejar nas pessoas a sua solidao, frustaçao, e infelicidade voce deveria procurar entao os seus pares no site do Reinaldo azevedo, porque é lá que voce vai estar em contato direto com pessoas que se alimentam dos mesmos sentimentos que os seus.
      Quer um conselho? Procure ajuda. Ninguém precisa viver na escuridao. A vida é muito breve para passar por ela amargurado descontando nas pessoas as próprias fraquezas.
      Espero que voce saia desse seu barco furado !

    • Na falta de argumentos, o que te resta é “bostejar”… você não é diferente da mulher que fala nesse áudio:

      https://www.youtube.com/watch?v=uH2tLbw-aFI

  16. O que falta pro Alkmin é criar um serviço de inteligência, infiltrar gente nestes movimentos e provar o que todo mundo sabe, ou seja, que são manipulados por sindicatos ligados ao PT, depois disso provado é só prender os líderes,deixá-los 72 horas com privação de sono,e um exercicíos de afogamento, interrogá-los e acusá-los de “N” crimes para que passem uns bons anos na cadeia, é assim que se faz em país sério, mas o Alkmin acha ainda que dá pra dialogar com baderneiro, mas agora virá o troco ele já revogou o decreto e com certeza se juntará á Temer pra derrubar a Leitoa, não esqueça Gordinho Eduardo, que se alkmin se juntar a temer, Dilma já era.
    Tenho pena do povo ai do Brasil, sendo manipulado pelo PT e seus sindicatos zumbis, que agora com a queda da Leitoa sumirão do mapa.

    Gordinho Eduardo, aonde moro não existe gente como você, melhor dizendo trastes como você que passam o dia a defender um partido corrupto e um governo corrupto, aqui já se fala que logo Lula irá preso, e inclusive aqui a Leitoa já está sendo processada criminalmente, então continue a defender ladrão, e se você acha S.Paulo ruin, se mude pro Nordeste, lá é maravilhoso, só tem gente inteligente,prova disso que são o que são.

    • É isso que se faz em um país sério ???.??? De que país vc está falando ? Tortura se faz em que país sério ?
      Pobre Paulo…Não sei aonde você mora, mas já lamento …Deve ser o país dos desajustados , ignorantes e mal informados !
      Sugiro a vocę que siga os mesmos conselhos que a Luíza deu para seu compatriota ” Leo”, porque me parece que vocês padecem do mesmo mal….

      • Pelo jeito, Lúcia, esse tal “Paulo” mora nos Estados Unidos. É lá que a tortura impera e que a cultura da violência está cada dia mais viva. A polícia dos EUA tem perseguido e assassinado negros e latinos sem nenhuma cerimônia, a ponto de revoltas eclodirem em várias cidades de lá. Isso sem falar nas centenas de países invadidos, desestabilizados, massacrados, destruídos pelos EUA, e de cidadãos — a maioria civis, mulheres e crianças — assassinados por meio dos drones que aterrorizam vilas afegãs, paquistanesas, iraquianas. E sem falar em al-Qaida, Frente al-Nuzra, ISIS, Talibã e outras invenções estadunidenses, que assim lucra dos dois lados: quando arma esses merceários terroristas e quando supostamente os combate. A cabecinha do “Paulo” é típica do fascista estadunidense.

      • Lúcia, veja o texto abaixo que confirma bem o seu raciocínio!

        O rapazote que é promovido pela mídia como grande ideólogo “coxinha”, Kim Kataguiri, expôs hoje na Folha a desfaçatez típica do pensamento nazistóide, que encara a população como uma massa a ser impiedosamente manobrada como ferramenta de seus interesses políticos.

        Ele defendeu – como seus líderes do PSDB fizeram ontem – que os deputados entrem de férias, deixando parado o processo de impeachment, para que, neste tempo “a população (…) possa sentir as consequências da crise”.

        “Articulado com a oposição, o MBL (Movimento Brasil Livre), grupo que pede a saída da presidente Dilma Rousseff, quer que o impeachment siga um ritmo mais lento no Congresso, para aumentar o desgaste do governo. Seus integrantes defenderam, nesta sexta (4), que os parlamentares entrem em recesso em 23 de dezembro( é 18, na verdade), como estava previsto inicialmente.(…)

        Na avaliação do movimento, com o recesso, os deputados voltarão para seus Estados e serão pressionados por suas bases eleitorais. Também haverá mais tempo para a população sentir os efeitos da crise –piorando o humor em relação a Dilma.

        A população tem que ter esse tempo para compreender o crime fiscal [de que o governo é acusado] e, ao mesmo tempo, sentir as consequências da crise gerada pela própria presidente. E tem mais os desdobramentos da Operação Lava Jato, com novas delações”, disse Kim Kataguiri, um dos líderes do MBL.”

        Alguém queria um exemplo mais claro do que é o tal “quanto pior melhor” argumenta Fernando Brito.

        É de uma “imbecilidade” tamanha que principalmente adultos não enxerguem a safadeza que essa oposição(com parte do judiciário) articulada com a mídia faz para jogar a população menos esclarecida contra a Dilma. Esse doente quando fez a sua passeata(?) e precisou de atendimento médico foi socorrida pelo SAMU e levado para um Posto Público. Se não forem doentes mentais são mesmo do partido do Cunha, que diga o Sr. Aécio Neves (da Cunha).

    • Paulo, criatura abjetamente imbecilizada,
      O sentimento de inferioridade e a covardia são realmente uma desgraça! Juntas, formam e dão vida a uma minhoca que nem tu! Em sua covardia repulsiva cria mentalmente lugares inimagináveis e fantasiosos do local em que mora apenas para se sentir mais seguro, para sentir que tem algum valor! Somente assim, experimenta algum sentido de ser! Sou nordestina, jamais conheci um nordestino tão inferior e rastejantes que nem tu! Nós nordestinos não precisamos, não necessitamos menosprezar, diminuir ninguém para sermos! Nós somos! Tu és oco, imbecilizado e o único entusiamo que dá sentido à tua triste e medonha existência é teu reacionarismo facistóide! Refestele-se em sua não existência e sucumba a ela!!!
      Maria Antônia

  17. O picolé de chuchu, que tem cara de bom moço, tirou a máscara e mostrou a sua verdadeira, a da truculência. Esses jovens estudantes paulistas nos trazem a esperança de que nem tudo é alienação, há ainda jovens conscientizados que não se deixaram alienar e partem para a luta em busca de seus ideais. Agora o que falta para Alckmin é apoiadores que pelo menos saibam escrever o seu nome, quem é esse Alkmin? No mínimo deve ser um ET.

  18. ♫ Enquanto isso, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte compra 33 poltronas importadas para seus excelentíssimos juízes, ao preço de R$ 8.750,00 cada uma. O que? Vocês estão reclamando do que? Afinal, as bundas dos jurisconsultos são preciosas e precisam ser preservada a todo custo. Vão trabalhar, seus chorões, em vez de ficar bronqueando nos blogs da vida…

  19. Estou vendo o auge das manifestações dos estudantes na época da ditadura. Porrada e tortura no estudantes. Nesse momento é tortura psicológica, mas até quando. É a maneira do PSDB governar.

  20. O que Geraldo Nazi mais teme é que haja solidariedade aos estudantes e isso resulte numa mobilização maior.

    Do nosso lado, precisamos, sim, nos mobilizar. Os estudantes não podem ficar sozinhos, pois Educação é interesse de TODA a sociedade.

    Geraldo Nazi, assustado com a queda de sua popularidade, recuou e revogou o decreto de fechamento das escolas. Além disso, demitiu aquele assustador secretário de educação. Mas, fiquemos atentos, pois eles apenas aguardam um outro momento para atacar novamente.

  21. Olha, não gosto do Maluf e jamais votarei nele, mas vejam a troladada que ele deu em Alckmin no seu Twitter: “Eu, Paulo Maluf, me orgulho de ter construído 998 escolas, mais de 300 creches e não fechei nenhuma. Bom final de semana a todos!!!!”. Uma trolada bem merecida por Alckmin. Além disso, tenho a destacar que ele foi o último governador a fazer obras no Cantareira e se preocupou com recursos líquidos do estado de SP, bem ao contrário dessa turma elitista do PSDB.

  22. a policia deve ser dura, dentro da lei.
    A PM – não apenas a paulista- é um amontoado de gente incompetente e mal paga. a Civil nem se fala. Quem já precisou usar a delegacia que o diga.

    Mas que essas ocupações organizadas de escolas,Com toques de depredação tem cara de sindicato ou organizações de revoltados de bandeira vermelha, tem.

    Coiisa MST- símile. Estudantes desmiolados são apenas moleques, deixe-os protestar. E tchau.

    Quanto à reestruturação… O conceito em si parece de agrupar em faixas diferentes de idade, o que seria bom. Mas num pais com o nivel de educação mediocre que temos, é muito dificil convencer alguem em fechar escolas. Alckmin é péssimo e isso fica claro. Mas entre Alckmin e o PT, fica-se com o menos pior.

    • Os estudantes não depredaram escola alguma. Isso é uma infâmia.Houve depredaçào anônima em escolas que não foram ocupadas. Os estudantes que ocuparam escolas, as protegeram. E é difícil convencer alguém de que fechar escolas é uma medida positiva porque fazê-lo, no Brasil, é, realmente, absurdo. O argumento de que diminuiu o número de alunos e que, assim, haveria vagas sobrando só pode caber em uma mente embotada pela má fé ou pela ignorância. As salas de aula são superlotadas, os professores são mal pagos. Se a demanda por vagas diminuiu seria a chance para ter salas menos lotadas e para pagar salários menos indecentes aos professores. E a demanda por vagas diminuiu porque muitos pais, devido à baixa qualidade do ensino público, transferiram seus filhos para a rede privada. A crise econômica vai gerar mais demanda por escolas públicas, pois muitos pais não vão conseguir pagar mensalidades. Fechar escolas lhes tiraria uma alternativa. É doloroso o que faz Alckmin e mais doloroso o que faz a classe social msis alta, que pode pzgar escolas privadas para os filhos e, assim, só se preocupa com o trânsito interrompido pelos jovens que precisam de Educação pública. A indignação que esses comentários deturpados provocam beira o insuportável. Vou acabar exigindo cadastro de leitores para poderem comentar porque ninguém diria tal estupidez assinando o nome verdadeiro e, assim, as pessoas mental e moralmente sadias que leem esta página seriam poupadas de barbaridades e mentiras como essas que você acaba de vomitar

      • Esuardo, desarme-se.

        Responda sinceramente: tem ou nao tem lideranças de bandeira vermelha (vivem do quê?) por trás desses estudantes?

        Não gosto do Alckmin. É um carola, lento E frouxo.

        Pior seria o Padilhando( Onde ele trabalharia se nao fosse com carguinhos públicos?)

        Mas diga-me. O que fazer com aqueles que ocupam bens públicos? Resta arrancá-los de lá.
        Lembra dos marginais encapuzados da reitoria da USP? Lixo sublimado.

        Conseguiram- houve recuo. Uma vitória. Parabens. Próximo.

        Abs

        • A pergunta é idiota. Não existe liderança alguma. São os alunos das escolas que estão na rua. Adolescentes. E muitos pais. Há milhares de fotos, vídeos. A grande pergunta é se faz sentido fechar escolas em um Estado em que as salas de aula são superlotadas e que precisará ampliar a rede de escolas com o passar dos anos, já que qualquer país sempre terá mais habitantes amanhã do que hoje. Foi essa tentativa estúpida de ludibriar as pessoas inventando que não são os estudantes que estão se manifestando que afundou Alckmin. É só ver as manifestações para perceber que é mentira. Sabotar a educação para os pobres é o método que a burguesia brasileira encontrou para eternizar a concentração de renda. Rico paga boas escolas para o filho e filho de pobre mal se alfabetiza. Por isso pessoas como você ajudam a difundir mentiras. Mas se esquecem de que há muito mais pobre que rico no país. A maioria está sendo enganada pela direita porque está conseguiu sabotar a economia, mas isso vai durar pouco. Um mandato da direita fará o povo recuperar o juízo. Nesse aspecto, seria bom a direita tucana voltar ao poder. Mas só em 2018, legalmente. Vocês vão ter que seguir as regras do jogo

          • Eduardo, sabe que às vezes me dá vontade de não acompanhar mais seu blog?

            Sabe por quê?

            É pelo espaço que você dá a criaturas como esse tal de Nigro, que só vêm aqui para vomitar suas opiniões

            preconceituosas, seus chavões segundo os quais quem protesta contra desgovernos como o de Alckmin

            pertence a “organizações vermelhas”, bolivarianas e por aí vai.

            Sinceramente, Eduardo, é cansativo ler os “argumentos” de criaturas como esse Nigro.

            Um abraço.

      • Quanto ao vandalismo- houve sim, em escolas ocupadas, SIM. Quem foi? A policia va se virar e mais uma vez nao vai achar nada pois é um LIXO.

        Vai saber. Pode ter sido coisa de algum “M” – st, tst, – sei la o que… Essas agremiações brasileiras de massa ignorante sob comando de stediles e boulos da vida. Pessoalzinho do bem.

    • Nigro, o seu silencio é estarrecedor com relação a corrupção do PSDB e cia.

  23. Já que a tragédia em foco é esta: vilolência, creio estar dentro
    desse triste e amplo cenário ao citar. – Atual “presidente” da
    Câmara Federal maquina, fala, faz, decreta o quem bem entende.
    Mas, segue impune, sob o manto até de estendidas togas de
    poderes supremos. Porém, até quando, sempre?
    Até reduzir-nos a condições de uma nação-gêmea do infeliz Haiti?
    Más, esse individuo não é um um chapado malfeitor e
    subversor da ordem social, pública e particular?

  24. Fora de Pauta, mas uma matéria importantíssima, principalmente para quem tem memória curta.

    Como Dilma poderia fazer mais do que fez sendo sabotada desde antes de assumir o novo mandato? Por Paulo Nogueira

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-dilma-poderia-fazer-mais-do-que-fez-sendo-sabotada-desde-antes-de-assumir-o-novo-mandato-por-paulo-nogueira/

    Postado em 05 dez 2015por : Paulo Nogueira

    O momento de avaliá-la foi em outubro de 2014
    Dilma está sendo bombardeada muito além da conta.

    Me chamou a atenção o número de artigos em que pessoas que condenam o impeachment fazem questão de dizer que Dilma vem fazendo um governo péssimo e é irremediavelmente incompetente.

    Um momento.

    Gostaria de saber quais as razões concretas por trás dessa avaliação.

    Dilma, a rigor, fez um mandato. Se os brasileiros não aprovassem seu desempenho ela não teria sido eleita. Isto é fato.

    Para colocar em contexto, ela venceu em circunstâncias extraordinariamente adversas, o que dá ainda maior legitimidade à vitória.

    A imprensa fez tudo o que podia para sabotar sua candidatura. Aécio foi escandalosamente favorecido. A imprensa tratou-o como seu candidato.

    Dilma foi, em todos os momentos da campanha, massacrada por jornais, revistas, telejornais. O caso da Petrobras veio para liquidá-la.

    Aécio não foi associado sequer ao helicóptero cheio de cocaína de seu amigo do peito (e de clube) Perrela.

    O favorecimento criminoso da mídia a Aécio, neste episódio, pode ser avaliado diante das obsessivas menções, agora, a um “amigo de Lula”.

    Perrela, para a imprensa e só para ela, não era amigo de Aécio.

    Sequer o aeroporto privado que Aécio construiu com dinheiro público numa cidade mineira foi objeto de questionamento da imprensa.

    A Folha tocou no assunto, e logo caiu fora. Aparentemente, estava mais preocupada em fazer marketing – o do rabo que não está preso – do que jornalismo efetivamente.

    E a Globo fez uma palhaçada. Depois de ignorar o assunto, Bonner, em sua entrevista com Aécio, interpelou-o duramente sobre o aeroporto. De novo: depois de esconder o aeroporto.

    Aécio, se fosse mais esperto, poderia responder: “Ora, Bonner, se o assunto fosse importante, vocês teriam dado bem no Jornal Nacional.”

    Seria um ippon.

    Dilma viveu uma situação oposta. A obra magna da imprensa foi a capa da Veja na véspera da eleição.

    Baseada numa mentira acintosa, a de que um delator teria dito que Dilma e Lula sabiam de tudo no Petrolão, a capa foi maciçamente usada como propaganda política antipetista no maior colégio eleitoral do país, São Paulo.

    O gangsterismo da Veja se comprovaria, algum tempo depois, quando foi publicado o real conteúdo da delação. Em nenhum instante o delator disse o que a Veja disse que ele disse.

    Pois bem.

    Com tudo isso, e sem ser uma debatedora com os dotes de Lula, Dilma venceu.

    O povo, portanto, a aprovou. Deu-lhe mais um mandato.

    E o que veio depois?

    Dilma nem assumira e se iniciou um descarado movimento para derrubá-la. A direita, sem pudor, repetiu o que fizera em 1954 e 1964: tentar tirar na marra um governante de caráter popular.

    Governar um país é difícil. Quando este país tem uma estrutura secularmente voltada para preservar privilégios e mamatas de uma pequena elite predadora, é ainda mais complicado.

    Agora: quando você é sabotado a cada minuto, é simplesmente impossível. E Dilma vem sendo sabotada em regime de 24 horas por 7 dias. Não há feriado, não há dia santo, não há sábado e não há domingo.

    Se você olhar para trás, vai ver que até os números de votos foram postos em dúvida. Nem a direita venezuelana chegou a tal grau de abjeção.

    Como, diante disso, avaliar Dilma? Quem faria melhor? Quem teria chance de fazer melhor?

    Ninguém.

    A “incompetência” é, ao lado da corrupção, uma antiga arma usada pelo plutocracia brasileira contra presidentes que ela não controla. Jango foi o tempo inteiro acusado de incompetente quando criavam contra ele dificuldades simplesmente intransponíveis.

    É a mesma história com Dilma.

    A direita inviabiliza qualquer chance de você governar e depois acusa você de inepto.

    Não há limites para o descaramento. Aécio, para defender o impeachment, disse nestes dias que a instabilidade é enorme no Brasil.

    Ora, a instabilidade tem um nome: Aécio. Desde o primeiro dia ele se dedica a conspirar contra 54 milhões de votos.

    O mandato de Dilma é de quatro anos. E no entanto desde a primeira semana cobravam dela como se fosse a última.

    É golpe, é uma tentativa intolerável de destruir a democracia, falar em qualquer coisa que desconsidere que Dilma foi eleita para governar até 2018.

    O momento de julgá-la – nas urnas – foi no final de 2014.

    Querer tirá-la no poder agora, e com os argumentos desumanamente falaciosos que estão sendo utilizados, é um crime de lesa pátria e lesa democracia.

    O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

  25. Caro Edu,
    não só pedagogicamente, mas socialmente, entre outros, essa tal de “reorganização” da rede, não tem base que a justifique. A única justificativa é o descaso com a Educação.
    Como educador, mais uma vez agradeço sua luta.
    Grande abraço

  26. Vamos a luta, povo brasileiro!!! Não ao GOLPE DO JUDICIARIO, Não ao GOLPE DO CUNHA, são todos bandidos a serviço do PSDB!!! ACORDA POVO BRASILEIRO, ACORDA…..e VAMOS A LUTA, VAMOS AS RUAS….JÁ, JÁ, JÁ
    Vamos colher 1 milhao de assinaturas para o IMPEACHMENT do Alckmin, Beto Richa, Rolemberg, Perillo, Aecio, Serra, e todos os Estados Desgovernados por facinoras, nazistas, facistas, corruptos, ladroes que torturam os professores e alunos com suas policias nazista, e mandar copias para Orgaos Internacionais….ACORDA BRASIL….ACORDA….. Vamos a luta, povo brasileiro!!!
    O povo pode destituir Gilmar, Dr Moro, Fux, Marco Aurelio, Serra, Alckmin, Aecio, Beto Richa, Sartori, Rolemberg, Cunha, Temer e qualquer um!!! É um direito Constitucional.
    Sim! Nós, Porque, de acordo com a Constituição Federal, art. 1., parágrafo único: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Isto é, a CF nos garante o exercício do poder diretamente, nas ruas! Povo Brasileiro, Saia às Ruas! A hora é esta, vamos as Ruas, Vamos a Ruas…..
    O POVO BRASILEIRO tem que acordar estamos vivendo momentos de uma guerra oculta, onde o Brasil esta sendo entregue com o seu pobre povo humilde de graça, pela segunda vez, para o EUA e Inglaterra…ou vc acham que os procuradores, marinhos, juizes bandidos de toga fora fazer o que no EUA, recentemente, acordar, o GOLPE BRANCO DO JUDICIARIO esta cada vez mais claro….tem que ir pra RUAS e se arma se for necessários (vide acampamento fascista, nazista, CIA, FBI, NSA,MOSSAD, mercenarios, agentes públicos da segurança,a armados até os dentes em frente ao Planalto), pois, o nosso PAÍS esta sendo tomado de dentro para fora, esta tudo organizado e orquestrado na Operaçao LAVA JATO, onde os mesmos bandidos de toga e corruptos, como o Moro, procuradores e policiais federais e o delator Youssef, que investigaram e desmontaram a CPMI DO BANESTADO, onde foi roubado 124 bilhoes de dólares, não prenderam ninguém e nem recuperaram um centavos, e todo o PSDB estava envolvido, estão de volta com o mesmo delator Youssef???
    Foi um ato terrorista planejado contra a Cidade de Mariana, e outras cidades, tudo tem que ser investigado por órgãos internacionais!!! Pois a quantidade de mercúrio despejada na Lama Toxica, é gigantesca, desconfia-se que eles estão extraindo OURO sem autorização, por isso PF, MPF,MPE, TJ/MG, MEIO AMBIENTE, Defesa Civil e etcs, demoraram para agir, eles já estavam comprados? E a Rede Globo é sócia da SAMARCO??? ACORDA BRASIL, ACORDA.. Eles querem a PETROBRAS….o PRE-SAL e a Amazonia??? ACORDA BRASIL: Todas as entidades sociais, CUT, UNE, UBES, IGREJA, FORÇA SINDICAL e outras deveriam se engajar nesta bandeira e os familiares de alunos, somos maiores que esta policia nazista, que espanca professores, alunos e pratica genocídios todos os dias a mando de um corrupto, ladrão Alckmin, sob proteção do podre judiciario !!! Se organizar, se reunir, traçar pautas e ir para luta: ACORDA BRASIL, ACORDA BRASIL: Alckmin e sua superquadrilha do PSDB:
    Fechar escola tambem é um ato de terrorismo, sr juiz bandido de toga…, tudo é do PSDB, as instituiçoes publicas e federais esta corrompidas, tudo nos bolsos do PSDB, DEM, PPS, PV, SD, parte podre do PMDB…..OS VERDADEIROS LADROES DOS COFRES DO BRASIL, com a proteçao do PODRE JUDICIARIO??? ACORDA BRASIL, ACORDA BRASIL, vamos a luta, colher 1 milhao de assinaturas em uma semana e pedir o IMPEACHMET de todos desgovernadores do PSDB no Brasil e enviar copias para todos os ORGAOS INTERNACIONAIS, solicitando ‘ SOCORRO’. Com proteçao especial do PODRE JUDICIARIO BRASILEIRO: vejam a listas das corrupçoes, onde os corruptos imprendiveis, inimputaveis, improcessaveis, injustiçaveis…quase todos do PSDB, participaram e continuam a roubar, diariamente.
    Podridão do PSDB!!!

    Eles os corruptos e corruptores do Brasil, que estão Camara e Senado Federal, Judiciario esta aprovando leis que atenta com a liberdade e a democracia do POVO BRASILEIRO. Temos que criar uma FORÇA POPULAR, com MST, CUT, e todos os trabalhadores, estudantes, intelectuais e pessoas idôneas e famílias do bem, reagir, ir para ruas e se necessarios extipar, extinguir, degolar este cancer que esta matando o Brasil, o PODRE JUDICIARIO, que presta serviço ao PSDB, DEM, PPS, Rede GLOBO e etcs? Um tempo passado, vi no mural, “juiz bom é juiz morto”, creio que estamos voltando a este tempo??? Pois, é impossivel nenhum JUIZ DE VERDADE nao vê o que esta acontecendo neste Brasil, as pessoas idoneas e honesta sendo atacadas e presas, sem provas, sem crimes, sem culpas. Eles da imunda direita tem criadouros de cachorrinhos bandidos de toga nas sua propriedade, por isso são protegidos 24 horas por todos os dias, por isso eles continuam a roubar os cofres públicos a cada segundo, e levar o dinheiro para paraísos fiscais, como vimos na CPMI DO BANESTADO, CPMI DO CACHOEIRA, SATIAGRAHA, CASTELO DE AREIA, SANGUESSUGAS, MENSALAO TUCANO MG, TRENSALAO TUCANO SP, ROUBOANEL, LISTA DE FURNAS que envolve todo o PSDB, de cabo a rabo, mas nao anda, pois os B.T., travaram???, Venda doativa do BANESPA para o SANTANDER do cunhado do Serra, falência da NOSSACAIXA feita pelo Serra, Cunha, familia que eles estao tentando livrar, Aecio e sua irma que foram denunciado para o tudo Mundo ver e eles, estao blindando-os?, o helipóptero da cocaina dos Perrelas e AL/MG que sumiu nos poroes imundo do podre judiciário, Serra e familia, Daniel Dantas e Irma, Alckmin e familia, Beto Richa e família, Cedraz e família, Nardes e família, mais recente a Operaçao ZELOTES(167 bilhoes) que eles(PF, PGR, MPF, STF) estao contaminando e desconstruindo com atos ilegais, ……tudo para defender os Marinhos, Frias, Mesquitas, RBS, Nardes,CEDRAZ, Globo, Bradesco, Bank Boston, Gerdau, Santander, PSDB, DEM, PPS e etcs…..tudo bem organizado pela CIA, FBI e NSA……é para pensar!!!! e pensar muito, temos que agir, o POVO tem que ser acordado………
    http://escandalostucanos.strikingly.com/
    http://kidjansen.wordpress.com/…/julio-cerqueira-sobre…
    http://jornalggn.com.br/…/operador-tucano-de-pasadena…
    http://jornalggn.com.br/…/o-direito-de-resposta-e-o…
    https://www.facebook.com/video.php?v=1214052078610352
    http://escandalostucanos.strikingly.com/
    https://www.facebook.com/video.php?v=316200815234952&set=vb.100005351081069&type=2&theater
    http://www.contextolivre.com.br/…/obrigado-bloomberg…
    http://www.redebrasilatual.com.br/…/o-papel-da-samarco…
    http://www.novojornal.com/…/alstom-promotoria-da-suica…
    http://www.istoe.com.br/…/316224_TRENS+E+METRO…
    http://www.istoe.com.br/…/319551_TODOS+OS+HOMENS+DO…
    http://www.istoe.com.br/…/337679_MP+APONTA…
    http://www1.folha.uol.com.br/…/1400001-documento-mostra…
    http://mariafro.com/…/a-batata-do-alckmin-esta-assando…/
    http://www.viomundo.com.br/…/propinoduto-tucano-teria…
    http://www.novojornal.com/…/alstom-promotoria-da-suica…
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/…/rolo…
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/…/lobis…
    http://www.viomundo.com.br/denuncias/labogen.html
    http://eleicoes.uol.com.br/…/alckmin-deve-entregar-so…
    https://www.youtube.com/watch?v=RueXGs02ZIA
    https://www.youtube.com/watch?v=i2qF65hskgs#t=79
    http://pocos10.com.br/?p=11129#sthash.pRNfRMub.dpuf
    https://www.youtube.com/watch?v=Yt6O9hXCRbg
    https://www.youtube.com/watch?v=ub-trb-clfk
    http://www.forbes.com/profile/veronica-serra/

  27. Fora de Pauta

    No Blog do Nassif: http://jornalggn.com.br/blog/weden/o-que-esperar-de-um-governo-de-direita

    O que esperar de um governo de direita?

    DOM, 06/12/2015 – 12:21

    Enviado por Weden

    Com o improvável golpe ou daqui a três anos, o cenário é o mesmo. É fácil antecipar as medidas tomadas por um governo de direita, neoliberal sem resistências, e extremamente conservador como se corporifica no espectro político brasileiro.

    1. Fim das garantias trabalhistas (assinatura em carteira, FGTS, 13o salário, etc), como previsto na lei da terceirização selvagem que tramita no Congresso. O que resultará em demissão em massa para recontratação dos trabalhadores como “pessoa jurídica”.

    2. Revisão dos ajustes do salario mínimo para baixo, visto que parte do mercado acredita que esta medida vem levando à deterioração dos lucros.

    3. Reforma brutal na Previdência Social, uma mantra repetido diariamente por jornais e pelo mercado financeiro, que se sente prejudicado pela cobertura da PS no teto até R$ 4.200. Todos os grandes bancos têm forte interesse na debilitação deste setor.

    4. Emendas constitucionais para redução de investimento obrigatório na saúde (isto consta no tal documento preparado por financistas intitulado “Ponte para o futuro” do PMDB e visto com simpatia por partidos de oposição). O que levaria ao fim do SUS como concebido constitucionalmente.

    5. Da mesma forma, emendas constitucionais para redução de investimento na educação. Entrega paulatina das escolas públicas à iniciativa privada (como acontece nos governos tucanos em Goiás, São Paulo, etc). Sucateamento, como política de estado, das universidades públicas.

    6.Redução drástica de programas sociais (estes programas são vistos como negativos para uma expressiva classe e mídias conservadoras, fiéis aos partidos de direita, base de sua sustentação)

    7. Reforma na Polícia Federal e no Ministério Público, como forma de evitar tanta liberdade de funcionamento. (basta ver o que acontecia no governo FHC e o que acontece, por exemplo, na escolha de procuradores estaduais sob os governos tucanos). (E, o que não tem a ver com governos, mas com atitudes da grande imprensa: silenciamento total ante qualquer denúncia que possa prejudicar a imagem do governo de direita de plantão)

    8. Revisão do marco regulatório da internet, com o fim da neutralidade. É bom lembrar que havia projeto de lei de autoria de Eduardo Azeredo (PSDB-MG) neste sentido.

    9. Redução paulatina da participação dos bancos públicos na economia, até a sua insignificância.

    10. Criminalização intensa dos movimentos sociais. Liberalização do porte de armas, como paliativo para o aumento das tensões sociais.

    11. Entrega do Pré-Sal às petroleiras estrangeiras.

  28. Resistência ate o fim. Ackmin na cadeia. Policia Militar subordinada as Forças Armadas tem que acabar.

    Parabéns ao Shitão é isso ai, tem que encarar o sistema pra mudar alguma coisa.

    Força aos estudantes.

  29. Enquanto isso, na Finlândia, cria-se um bolsa-famíia universal de 800 euros mensais.
    O projeto, que tem o apoio de 70% da população, visa melhorar a qualidade de vida e estimular a economia.
    Há consenso de que o novo sistema pode aliviar pressões sobre a Seguridade Social. Para evitar que essa renda básica a que todos têm direito se torne um desestímulo ao trabalho, o beneficiário não será penalizado com a perda ou a redução de seu “bolsa-família” se ele arrumar um emprego. Ele simplesmente passará a ganhar mais. Conheci suecos que ficavam horrorizados com a falta de impostos em outros países. Eles sempre diziam que a sonegação ou isenção de impostos para ricos era o caminho da barbárie.

    http://www.commondreams.org/news/2015/12/06/lift-quality-life-and-economy-finland-champions-universal-basic-income

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.