Agressão a Chico Buarque foi gota d’água; advogados se mobilizam contra fascismo

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

chico capa

Antes de adentrar o assunto principal, vale conferir a resposta que Chico Buarque deu no Facebook aos fascistas que o agrediram (vide informações abaixo). Vale explicar, porém, esse caso, se porventura alguém ainda não souber do que se trata. Confira, abaixo, o vídeo da agressão que Chico sofreu na segunda-feira ao sair de um restaurante no Leblon.

A causa, como você já sabe, é a militância histórica de Chico a favor do PT. Esse grupo agressor, aliás, era integrado por um “rapper” que vive de produzir factoides para tentar aparecer, e que, assustado com a repercussão de sua selvageria, deu para trás.

Segundo informações do HuffPost Brasil, o rapper Túlio Dek, após agredir Chico, declarou que o compositor, cantor e escritor Chico Buarque “é um ídolo” para ele. Mais conhecido por ter namorado a atriz Cléo Pires, Dek estava no grupo que hostilizou e ofendeu Buarque na noite de segunda-feira (21), na saída de um restaurante no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro.

“Chico é um ídolo para mim. Só não entendo como um dos maiores ícones do Brasil continua apoiando cegamente o PT. Minha indignação foi com o cidadão e não com o artista”, afirmou o rapper, em entrevista à colunista Sonia Racy, do jornal O Estado de S. Paulo. Dek afirmou, inclusive, ter feito uma versão para Paratodos, canção de Chico Buarque, aos 10 anos de idade.

A confusão foi primeiramente noticiada pelo site Glamurama. De acordo com o site, além de Dek estava Álvaro Garnero Filho, filho do empresário e apresentador paulista Álvaro Garnero. “Petista, vá morar em Paris. O PT é bandido”, diziam os jovens, que estavam exaltados e procuraram criticar o ativismo de Chico a favor do PT, algo que data dos tempos de fundação do partido.

“Chico foi um santo, um cavalheiro. Os meninos começaram a hostilizar, do outro lado da calçada. Chico atravessou e foi lá falar com eles. Esta cena de repressão nazista é um exemplo do que está acontecendo no Brasil: a absoluta intolerância. As discussões políticas estão indialogáveis. A disputa política se transformou em duelo. Eles não queriam argumentar, só xingar”, comentou na tarde desta terça-feira o cineasta Cacá Diegues, que integrava o grupo de Buarque no restaurante.

Ironicamente, Chico Buarque não se pronunciou com palavras sobre a polêmica, preferindo apenas postar em sua página no Facebook uma de suas músicas.

 

chico

Confira, abaixo, a música que Chico, clarividente, gravou em 1976

 

 

Após essa quilométrica introdução, vamos ao ponto prático e principal do post.

Há algumas semanas, o Blog informou que estava sendo criada uma Frente Antifascista. O movimento conta com dezenas de advogados, juristas, parlamentares, jornalistas que se reúnem em um grupo de What’s App chamado Os “Carbonários”, um grupo que este blogueiro integra.

chico 2

 

O grupo se prepara para começar a atuar em 2016 através de, entre outras ações, usar uma legião de advogados militantes que pretende processar civil e criminalmente autores de agressões públicas ao vivo e na internet que grupos fascistas como o dos playboys supracitados vêm praticando contra quem tem opinião política diferente da deles.

A revolta que a agressão a Chico causou acelerou nossos planos. Vários advogados do grupo já se prontificaram a atuar em suas respectivas regiões. Eis alguns nomes.

Francisco Celso Calmon – Espírito Santo

João Ricardo Dornelles – Rio de Janeiro

Marcio Tenembaum – Rio de Janeiro

Marília Kairuz Baracat – Rio de Janeiro

Marilson Santana – Rio de Janeiro

Rodrigo Mondego – Rio de Janeiro

Sergio Graziano – Santa Catarina

Tarso Cabral Violín – Paraná

Vinícius de Lima Rosa – Espírito Santo

Esses são apenas alguns dos muitos nomes de advogados militantes de todo país que se propõem a atuar na militância advocatícia antifascista.

A ideia é a seguinte: as indenizações que serão arrancadas (com facilidade) dos fascistas irão reverter para um fundo que financiará as ações dessa advocacia militante para pagamento dos custos dos processos. Quem quiser ser representado por esses advogados terá que se dispor a doar ao fundo a indenização que for obtida.

Convido, assim, advogados de todo o país a se juntarem a esse movimento. A sociedade tem que reagir ao fascismo atacando onde eles mais temem, no bolso – ainda que muita gente prefira lhes dar uns sopapos.

Só há uma forma de combater o fascismo: é não se encolher diante dessa gente. Foi por falta de reação que eles dominaram a Europa na primeira metade do século XX.

Todo fascista é um covarde por natureza. Ou ataca escondido sob máscara do anonimato na internet ou em grupos nas ruas, contra pessoas sozinhas ou em desvantagem numérica. Se começarem a ter que responder por seus crimes, cortaremos o mal pela raíz. A hora chegou. Junte-se a nós, à Frente Antifascista.

Não passarão!

Tags: , , , , ,

186 Comentário

  1. Belo presente de Natal recebeu a cidadania brasileira! Agradecimentos mais uma vez a você, Eduardo Guimarães.
    Feliz Natal para você e sua abençoada família. Excelente Ano de mais lutas e mais vitórias a todos aqueles que praticam, defendem e implantam ações humanas e genuinamente cristãs!

  2. Parabéns pela iniciativa, penso que já estava mais do que na hora. Penso, também, que o governo, o PT e seus aliados ficaram muito na defensiva e aí os caras cresceram, se sentiram fortes e foram pra cima. Essa é uma luta que não deve ser só do PT e de partidos de esquerda, mas de todas aquelas pessoas que defendem a democracia e combatem toda e qualquer tentativa de volta dos militares e posições nazifascistas. Um outro grave problema que temos é a mídia, que repercute tudo a favor dessa turma e contra o governo e os partidos de esquerda, sem medir palavras, fazendo acusações levianas e fica tudo por isso mesmo. Um abraço fraterno

  3. Conte comigo. Sou advogado em Santo André e tô de saco cheio de ver a cultura sendo jogada no lixo.

  4. Eduardo, não sou advogado mas apoio a a causa. Se um cidadão da estatura de Chico Buarque sofreu agressões mesmo que verbais, me ponho a imaginar o que não sofreríamos nós, petistas daqui do Paraná, de uma cidade ultra conservadora e por isso mesmo, hipócrita.

  5. Quando petistas hostilizaram o Joaquim Barbosa era fascismo? Ou fascismo é só quando petista é interpelado?

    https://www.youtube.com/watch?v=syAjlcoZ-8I

    PS: Sei que você vai censurar o comentário, afinal democracia não é seu forte.

    • Eu não deveria publicar um comentário insultuoso. Sé é mesmo tão democrático abra seu perfil no Facebook para que possamos ir lá insultá-lo. Sobre Barbosa, foi um episódio isolado e que critiquei. Para 1 ou 2 abusos de esquerdistas há milhares de anusos da sua quadrilha. Vamos levá-los às barras da Justiça. Aguarde a militância advocatícia da frente antifascista. Teremos dezenas de advogados atuando em todo país

  6. http://sensoincomum.org/2015/12/23/quem-e-esse-tal-de-chico-buarque/

    Essa do chico buarque parece a bolinha de papel do serra…..

    Militancia antifascista?
    Advogados atuam dentro da lei. Que medo.

    • É muito simples entender. Quando um de vocês começar a xingar alguém de “ladrão” só por sua opinião política será processado porque é crime acusar alguém publicamente de ser criminoso. Você tem medo disso? É bom que tenha mesmo porque não aceitaremos mais isso. A lei está do nosso lado e vamos usá-la. Guardei cada comentário neste blog que me acusou de ser pago para escrever e por outros supostos crimes. Vou tentar encontrar o autor de cada comentário. Se tiver dinheiro valerá a pena processar. Com o dinheiro dos fascistas financiaremos a luta contra eles, numa ironia poética

  7. Parabéns pela iniciativa! Apesar de não ser advogado, pode contar comigo para ajudar no que for preciso.

  8. É vergonhoso. É chegado a uma censura? Cadê meu comentário? Se você assina um blog ele se torna coisa pública e as pessoas participam. Com você só vale elogio? Vergonhoso.

  9. Gosto da sua militância pragmática! Conte comigo.
    Abs

  10. Conte comigo Edu

  11. Te apoio. Por opção não tenho Facebook, Como fazer para aderir a campanha no What?

    • Problema de estar diferente assim e9 qdanuo a gente senta… Festas assim costumam ter uns lugares NADA limpinhos pra gente sentar.Claaaaaaaaaro que sempre se pode procurar o colo de um moe7o gentil…Mas aed periga o problema aparecer MAIS tarde…tipo 9 meses depois.bjo

  12. Parabéns aos advogados pela iniciativa . Ajudarei se for preciso,mas não sou advogada.

  13. Excelente iniciativa!!!

  14. Encontrei o Cantor Beto Guedes em Belo Horizonte,se quer. lembrei que ele declarou apoio ao Aécio Neves Fiquei admirado de ver um grande músico!!Beto Guedes que por sinal gravou a musica As vitrines do Chico Buarque!
    A OAB deveria soltar uma nota de repúdio.

    Parabéns pela iniciativa de vocês.

  15. Olá Eduardo! Parabéns pela iniciativa! Um verdadeiro alento para quem vive nesses dias tão sombrios, principalmente no que eu costumo chamar de Tucanistão. Bem, é o seguinte, circula pela net um print do que seria um post do famigerado Ó de Carvalho, onde ele incita seus “seguidores” a fazerem exatamente isso que esses rapazinhos fizeram com o Chico. O que pode ser feito nesse caso? Esse senhor, gurú dos irracionais, faz isso o tempo todo e faz tempo.

  16. Oi Edu, apoio esta iniciativa. Ainda estou advogado e posso contribuir com meu trabalho. Conte comigo. Como fazer para entrar neste grupo?

  17. Fascistas covardes e idiotas,só atuam em maioria,sozinhos não passam de uns ratos de esgotos.

  18. Para quem quer conhecer a história de um desses fascistoides…

    http://tijolaco.com.br/blog/empresa-dos-garnero-contratou-costa-o-ladrao-da-petrobras/ (nesse, a seção de comentários está quente…)

    http://tijolaco.com.br/blog/a-resposta-musical-do-chico-buarque-aos-provocadores-tucanos/

  19. Esses movimentos fascistas são orquestrados, basta ler o ódio que espalham pela internet, tipos como Reinaldo Azevedo e essas quadrilhas pagas pelos partidos de direita empresarios , PSDB, e até a mídia, que são o braço armado deles, e esses terroristas do MBL, Revoltados Online , Ficha Social e outros.
    Temos que reagir a isso, com a força organizada em todas as frentes amparados pela lei, pela liberdade e democracia!

  20. Mais uma vez você sai na frente, em suas iniciativas democráticas… Parabéns! Estamos juntos mais uma vez nessa empreitada.

  21. Gostaria de ser incluído nesse movimento importante em defesa da cidadania e da frágil democracia do medo país!! Por favor me inclua no grupo de watsap ou mande orientação e como será o movimento!! Grato

  22. Eduardo,
    Apoio plenamente a iniciativa,
    Parabéns.

  23. Vi hoje um print de Ol-v- de Carvalho postado pela esposa R-x-n- de Carvalho, fiquei impressionada com o ódio destilado aos militantes e eleitores do PT. Ele conclama os seguidores a hostilizar ampla e totalmente, em qualquer lugar, qualquer pessoa que apoie PT… Este senhor precisa responder por isso!

  24. Embora não seja advogado, mas médico, apoio integralmente a iniciativa.
    Abraços,
    Gilmar.

  25. …processos neles… esses mal educados, mal amados, dependentes, egoistas, arrogantes…eles queriam saber se o chico morava em paris ? o que tem a ver uma coisa com outra… pura agreçao, inveja, falta de respeito, sem falar nos palavroes sem sentido…eu acho que que esses fascistas tupiniquin (e o da pior especie) estavam era drogados…

  26. Se a pessoa – seja lá quem for – trabalhou honestamente e pôde comprar um imóvel em Paris ou na Atlântica, oque é que tem de mais?! Isso apenas demonstra que ela tem bom gosto! Só isso! Pudesse eu! Um cara de esquerda só vai ser legal se for a África, em Cuba, na China, ou onde for comunista ou pobre? Quais são as “regras” pra um cara de direita, então? Em qualquer lugar, país, sistema no mundo, tem esquerdistas (e reacionários, comunistas, fascistas, conservadores, etc…)!
    Quanta inveja! Mas, realmente: o cara já é um gênio, brilhante, bonitão, e ainda pode ter apartamento em Paris… Não há recalcado que aguente!
    Minha gente, o errado, o que não pode, é fazer política visando os próprios interesses, não declarar envio de dinheiro pra Suíça ou desviar dinheiro público pra onde quer que seja como sempre fizeram as raposas e bestas faraônicas da política brasileira (não é de hoje)!
    Agora, o Chico, eu, ou qualquer um, ter dinheiro do seu próprio trabalho e fazer o que quiser disso, isso pode!

  27. Conte comigo! Sempre!

  28. Desejo assinar o manifesto e participar do “movimento”. Como devo proceder?

    Sou professor associado de Direito Proc.Penal da Uerj e Procurador de Justiça (aposentado) do Ministério Público do ERJ

    e-mail: canilsilvajardim@caniljardimsilva.com

  29. Boa noite!

    Sobre os Carbonários zap zap , queria obter mais informações. Em 2015 me formei em Direito e vou prestar exame da OAB.

    Marcos Alysson Sá Cardoso Batista.
    (89) 9 8814-3842

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.