Lula, o homem sem medo

lula eu

 

A vós que vos deixais mortificar por esse bombardeio de injustiças sobre o homem que operou o milagre da libertação de dezenas de milhões de brasileiros dos grilhões da pobreza e que promoveu a maior distribuição de renda já vista neste país, serenai vossos espíritos.

Todo aquele que contemplou com lucidez o olhar de Luiz Inácio Lula da Silva sabe que em sua alma o medo não se cria.

Perscrutei os espelhos de sua alma em busca de uma réstia de hesitação, de uma sombra de medo, de um fiapo de insegurança, mas não encontrei. Do olhar de Lula emana, tão-somente, energia que poderia iluminar uma nação.

Enquanto conversávamos, não prestava tanta atenção às palavras. Refletia sobre aquela figura mítica que tinha diante de mim. E sobre os inimigos poderosos que lhe espreitam cada passo, cada palavra, cada gesto.

Perguntava-me como podia se manter tão sereno e confiante a despeito da horda que anseia destruir não apenas o homem, mas as ideias que representa.

Disse a Lula que me preocupava com o ódio que lhe dedicam porque adentra o terreno do sobrenatural. O ódio que atraiu contra si ao pregar igualdade entre os brasileiros, converteu-se em religião. E o que é pior: os portadores desse ódio dispõem de recursos extraordinários.

Confesso que passei minutos intermináveis tentando enxergar nele algum medo do futuro, das conspirações que germinavam enquanto conversávamos, mas nada encontrei.

Tal era a serenidade em seu olhar enquanto eu listava tudo que poderia lhe suceder que cheguei a supor que ele não se dava conta dos riscos que corria. Insisti nesses riscos, mas ele não se abalava. Optei, então, por não perder mais tempo e direcionei a conversa para o quadro político, que ele já sabia que evoluiria como tem evoluído.

Se alguém pensa que Lula está surpreso com tudo que está acontecendo, engana-se. Há cerca de um ano ele já previa até onde seus inimigos iriam. E já imaginava que, em caso de surgirem maiores problemas na economia, os fracos de espírito o abandonariam.

Perguntei se não se arrependia de ter dado tanto poder à Polícia Federal e ao Ministério Público, de não ter engendrado mecanismos para se proteger caso toda essa liberdade a esses órgãos fosse usada para atacá-lo.

Não se arrepende. Para ele, o problema do Brasil sempre foi o medo que seus antecessores tiveram de dar liberdade aos órgãos de controle.

Lula acredita que os abusos que estão praticando contra si fazem parte do processo de amadurecimento de nossas instituições, e que caso seus inimigos voltem ao poder descobrirão que não há mais como se protegerem através do aparelhamento da Justiça, do MP ou da PF como o que promoveu Fernando Henrique Cardoso.

Nunca me esquecerei da serenidade de Lula diante do calvário contra si que já se anunciava e do qual ele tinha plena consciência.

Quando vejo muitos dos que o apoiam ficar mortificados diante das injustiças que ele vem sofrendo – como eu mesmo fico, inclusive -, busco coragem na lembrança de sua serenidade, de sua coragem, de sua fé inquebrantável na verdade e na justiça.

Homens como Lula não se dobram, não se amofinam, não desanimam. Para pessoas como ele, cada batalha perdida é uma lição e cada vitória é apenas mais um passo de uma jornada que não é só sua, mas de todos os viventes.

Uma jornada em busca da justiça social.

Ele certamente não se desespera diante das calúnias contra sua família – que jamais lucrou com seu sucesso estrondoso na política – enquanto familiares dos adversários amealham fortunas sem qualquer explicação razoável, como no caso da filha de José Serra, quem, há um par de anos, comprou, em sociedade com o homem mais rico do Brasil, parte de um negócio no valor de cem milhões de reais – e sem ninguém saber a origem de tanto dinheiro.

Lula não se desespera porque já esperava por isso. Ele já sabia que perscrutariam sua vida e a de sua família em busca de alguma mera evidência que pudessem usar. E sabe que não encontrarão.

Você perguntará: mas e se forjarem alguma coisa? Não importa. Ele não se deixará abater. Não tem medo. Inexplicavelmente, ele não teme a adversidade. Lula se considera filho da adversidade, pois foi através dela que se tornou o político mais importante do país.

Quando lembro da coragem que vislumbrei no olhar de Lula, chego a sentir vergonha de, vez por outra, deixar-me mortificar pelas injustiças que sofre. Então, inspirado nele, persisto. Tento fazer da força dele a minha força. Sugiro a você que pensa como eu, que faça o mesmo.

Tags: ,

173 Comentário

  1. Um dos posts mais edificantes e realimentadores de força e de esperança que já li.
    “Homens como Lula não se dobram, não se amofinam, não desanimam. Para pessoas como ele, cada batalha perdida é uma lição e cada vitória é apenas mais um passo de uma jornada que não é só sua, mas de todos os viventes.”
    O que vejo nesta foto são dois homens de coragem a se entreolharem, o chamado “olho no olho”. Um deles com uma missão ampla no sentido da cidadania, que é o blogueiro. O outro, um gigante politico a transcender as fronteiras nacionais e a estender a sua liderança a nivel de todas as regiões planetarias onde impera a injustiça social e a opressão sobre os mais fracos e humildes. Um gigante politico que enfrenta a perseguicao e a ira das forças mais conservadoras do apartheid social que se praticava e que ainda é praticado, a níveis imensuráveis, estratosféricos, em um país riquíssimo, com uma classe dominante privilegiada acima de toda imaginação e uma multidão de mais de uma centena de milhão de excluídos ou marginalizados.

    Ambos enfrentam ataques, mormente aos seus familiares, os seres que lhes são humanamente mais caros e preciosos. Ambos não se rendem, não se entregam, apesar de que sofram e muito. As forças da involução, da manutenção do perverso “status quo” , são bem estruturadas e enraizadas e dispõem de recursos à larga para financiarem os seus pistoleiros encastelados em todas as esferas dos quatro poderes.

    Ao ler este post maravilhoso me vem à mente os versos do poeta Castro Alves em seu magnífico poema “Quem dá aos pobres empresta a Deus”, lido no gabinete Português de Leitura (Oh, quão pobre de gênios e tão rica de penetras e impostores a ABL dos dias atuais) durante uma solenidade de apoio aos órfãos de guerra: “Não cora o livro de ombrear c’o sabre e nem cora o sabre de chamá -lo irmão “. Faço uma analogia, transpondo para a imagem que vejo a força rítmica das palavras em versos.
    Dois homens de coragem ombreados, olhos nos olhos, cada um com uma missão importante. Um a nivel mais restrito à comunicação direta de IDÉIAS avançadas que chocam os que ignoram o sofrimento dos humildes, no nosso dia a dia em nosso país . O outro, com o seu nome escrito definitivamente no panteão da história política, a projetar-se muito além das fronteiras nacionais como o símbolo do resgate de um povo, em sua grande maioria excluído, marginalizado e ainda escravizado.

  2. O texto emocionante é um balsamo para afastar o desanimo. Durante a campanha eleitoral vivíamos aquela angustia e ansiávamos por sentir um alivio e merecido descanso aos ataques, porem eis onde nos encontramos. E nesta situação os que acessam aos blogs solidários ao objetivo prioritário que é a diminuição da desigualdade de renda das famílias do país mais rico do planeta em recursos naturais; encontra o alento para continuar atuando para que se instale gradualmente de acordo com a correlação de forças uma nova civilização na America Latina.

  3. Amo vcs dois …rezo, peço saúde e muita força para vcs. E para este Brasil gigante …maior ainda depois de Lula. Abraço.

  4. Quando minha companheira ficou doente, contratei uma cuidadora que

    é a bondade em pessoa, porém tem um olhar que mantém à distância qualquer adversário.

    A mesma impressão que senti quando dei a mão pro Lula, em frente à estação de trem de Santo André,

    em 89, 90, sei lá… O Lula não é patrimônio do Brasil, é patrimônio da Humanidade. Aliás, talvez nem seja

    humano. Quem sabe marciano, venuziano, solar, por aí… E você, Edú, cada dia se supera com sua visão

    única do mundo. E suas reportagens demonstram que você segue o caminho de coragem do Cara!!!

    • José Eduardo e Edu, não conheço o Lula pessoalmente mas tenho a mesma impressão .
      Acredito que sua força e sua energia são tão fortes que nos dão coragem de continuar na luta.

  5. Lula tem imanente a solidariedade entre os seres a qual nós compartilhamos e aceitou uma missão politica transcendente que é contribuir para um novo ciclo civilizatório, Como ele diz inexorável porem fruto da atuação pratica dos brasileiros para adiantar consolidar ou atrasar.

  6. Edu esse seu texto é como vitamina C pura… Valeu mais uma vamos juntos que A luta continua … !!!

  7. Pelo que sei, que já li, que sempre ligo a internet em busca se noticias, nunca vi, li ou fiquei sabendo desse comportamento da imprensa do Brasil a um Ex-Presidente (Itamar, Sarney, Collor ou FHC), nunca li ou vi esse comportamento a qualquer Presidente ou Chefe de Estado do mundo.

    Nem a empresa do País de Gerge W Bush, faz isso com ele, olha que Bush foi quem proclamou a invasão e a Guerra do Iraque, nem Benjamin Netanyahu que foi, é, e sempre será um carrasco senhor da guerra mandou matar crianças e idosos, a imprensa do País dele o trata dessa forma.

    ESSA É A PIOR IMPRENSA DO MUNDO, ESSA IMPRENSA CONSEGUE E SABE SER A PIOR DO MUNDO!

  8. Sr. Eduardo,

    Bom dia.
    Realmente é embaraçoso para a militância do PT, Lula ter reconhecido que o discurso do partido na campanha foi um e as ações do governo foram em direção contrária.

    Grande abraço.
    Heitor.

    • Não se preocupe, todos os partidos têm suas contradições. Em 1998 FHC se reelegeu dizendo que não desvalorizaria o real se fosse eleito. Mas a diferença é que FHC não tem a apresentar a obra que Lula e Dilma têm. Os números não mentem

      • Querem que o PT reconheça erros, quando um é reconhecido, dizem que é embaraçoso. Assim não dá!

      • Sr. Eduardo,

        O Sr. tem razão. Todos políticos mentem muito para tentar se eleger. FHC mentiu no episódio da desvalorização cambial e em outros.
        O problema é que assim como FHC, Dilma flertou com “o diabo” e acabou perdendo a confiança do povo.
        Mas o reconhecimento dos erros é um passo importante no caminho para o re-estabelecimento dessa confiança.
        Quem sabe não seja esse o momento da virada.
        Vamos torcer.

        Grande abraço,
        Heitor.

  9. Edu esse seu texto me energizou. Pra Lula: “Lula é filho do universo, irmãos dos pobres e oprimidos, ele merece estar aqui, e mesmo que a oposição não poça perceber o Brasil e o povo brasileiro vão cumprir o seu destino” Lula 2018.

  10. A serenidade de Lula: É aí que mora o perigo. O PT não acredita nos golpistas, não acredita na ousadia deles. Como Dirceu não acreditou que seria condenado por que não tinha provas. Deu no que deu. Dilma não acredita no impitima, isto é um grande perigo. Confiam no STF, o mesmo que prendeu Dirceu e outros sem provas.

    “caso seus inimigos voltem ao poder descobrirão que não há mais como se protegerem através do aparelhamento da Justiça, do MP ou da PF como o que promoveu Fernando Henrique Cardoso”.

    Eles não precisam voltar ao poder para serem PROTEGIDOS, já estão sendo protegidos mesmo fora do poder, enquanto que o PT que está no poder é perseguido. Imagine se PT não estivesse no poder…

    “Lula não se desespera porque já esperava por isso.”

    Se fosse eu estaria bem preocupada, pois eles são capazes de tudo e não vão sossegar enquanto não derrubarem a Dilma e prenderem o LULA com a PF cheia de infiltrados tucanos.

    TUCANOS, TODOS DENUNCIADOS E SOLTOS. NUNCA SERÃO INCOMODADOS PELA PF.

    • Também achei que aí tem uma mosca comida.

      Aliás, uma só não, Já se tornou dieta indigesta, almoçada no mentirão, e agora jantada na lava-jato.

      Enquanto persistir esta descarada blindagem da direita e perseguição da esquerda, continuaremos a viver um estado de exceção, onde uns são mais iguais que outros, e aí não me parece fazer muita diferença se o matiz é verde-milico, marron-imprensa, ou preto-toga.

      Oxalá o erro seja nosso, e Lula esteja certo!

  11. Olá Eduardo,
    Lindo texto, bem Eduardo Guimarães mesmo.
    Você com certeza se recorda daquele antigo ditado: Água mole pedra dura, tanto bate até que fura.
    A força dele me inspira a continuar lutando por ele e com ele pela igualdade de oportunidades para o povo.
    Não tenho duvida que esse texto é inspirador, mas o que podemos fazer se a verdade é uma quimera?
    O que podemos fazer se mesmo não tendo provas vou lhe condenar porque a literatura me permite? O que podemos fazer quando um, digo, “O” tribunal afirma que o dinheiro de uma empresa privada é publico? e por fim o que podemos fazer com o poderio desproporcional dessa imprensa marrom?
    O que tem me movido é a fé, mas não podemos esquecer que até Jesus sucumbiu perante seus algozes.

  12. As vezes me sinto angustiado, impotente, diante desta perseguição odiosa empreendida pelo que existe de mais podre na nossa sociedade. A grandeza de um líder está justamente no enfrentamento das adversidades e das injustiças com confiança e serenidade. Lula nasceu para liderar.

  13. Fora de Pauta, mas muito importante para entendermos o comportamento amedrontado de certos juízes. Enfrentar a turba não é fácil.

    A dura vida de um juiz garantista

    A dura vida de um juiz garantista

    dom, 01/11/2015 – 07:16
    Atualizado em 01/11/2015 – 10:51
    Luis Nassif

    As ingênuas lideranças petistas achavam que a entrada de um juiz linha-dura ajudaria a alavancar a Zelotes, como contraponto midiático à Lava Jato. Em vez de uma Lava Jato, passaram a enfrentar duas

    Tradicionalmente, o Judiciário sempre foi visto como um poder garantidor dos direitos individuais, amenizando o instinto naturalmente acusador do Ministério Público.

    O garantismo pode servir de biombo para concessões obscuras. Rocha Matos, Paulo Maluf, Luiz Estevão e outros são réus de processos que caminham para a prescrição.

    Por outro lado, é a âncora civilizatória que impede o abuso persecutório dos procuradores ou a criminalização de movimentos sociais.

    Hoje em dia, o juiz garantista é um personagem vilipendiado, atacado por todos os lados.

    Em recente disputa por vaga no STJ (Superior Tribunal de Justiça) houve a divulgação de dossiês de baixo nível contra candidatos, através do repórter Juliano Basile, do Valor. Para queimar um candidato, bastava espalhar (pela ordem) a) que era amigo de Dirceu; b) que era o preferido de Renan. c) que deu sentença branda contra movimentos populares.

    A sanha contra os garantistas é generalizada. A maneira de se contrapor aos abusos contra os “nossos” é exigir os mesmos abusos contra os “outros”. É o que promove esse clamor de rebater a prisão da cunhada do tesoureiro do PT com a prisão da esposa de Eduardo Cunha.
    Tome-se o caso do juiz Ricardo Augusto Soares Leite, primeiro titular do caso Zelotes.

    Tempos atrás, foi alvo de pesadas críticas de procuradores, por ter mandado soltar 32 integrantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) depois das manifestações nas Câmara dos Deputados.

    Também suspendeu uma ação contra o BRB, pelo fato da Tesouraria ter descontado um cheque de R$ 2,23 milhões do Banco do Brasil, emitido pela Agrícola Xingu S.A., em nome de Nenê Constantino – atendendo a um pedido do governador do Distrito Federal. O juiz considerou que, como o cheque tinha fundos, não houve prejuízo algum. E que foi de bom tamanho a multa aplicada pelo Banco Central devido à demora do BRB em comunicar a operação.

    Teve seus momentos de Sérgio Moro, autorizando a procuradora do Ministério Público Federal Anna Carolina Resende de Azevedo Maia a invadir a sede da OAB-DF e apreender documentos.
    Mas não autorizou a quebra do sigilo telefônico do ex-Ministro Antonio Palocci, no caso do caseiro Francenildo dos Santos Costa. Considerou não haver “indício de participação do ex-ministro na violação do sigilo bancário do caseiro”. Se teve ou não, são outros quinhentos. O importante é saber se, no inquérito, havia provas.

    Na Operação Zelotes, Ricardo negou os pedidos de prisão temporária de 26 investigados e não concedeu a prorrogação do monitoramento das escutas telefônicas e de e-mails dos envolvidos. E – pecado máximo – determinou o sigilo das investigações.

    Foi alvo de representação do Ministério Público Federal e de críticas acerbas de lideranças políticas governistas. A pressão bateu no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que o repreendeu.

    Acabou afastado em uma manobra destinado a poupá-lo – foi “promovido” a alguma função no STJ -, abrindo espaço para a substituta. Mesmo sendo membro da Associação dos Juízes Pela Democracia, a juíza tratou logo de convalidar os pedidos do MPF, aceitando mudança total no foco da Zelotes, visando pegar Lula.

    As ingênuas lideranças petistas achavam que a entrada de um juiz linha-dura ajudaria a alavancar a Zelotes, como contraponto midiático à Lava Jato. Em vez de uma Lava Jato, passaram a enfrentar duas.

    O que aconteceria à juíza se resistisse aos pedidos ou avalizasse alguma ação contra algum aliado da mídia?

    O mesmo risco que paira, hoje em dia, sobre qualquer juiz ou Ministro que não atenda ao clamor da turba. Haveria insinuações sobre sua conduta, vazamentos de sua vida financeira, exposição de parentes e amigos, levantamento de sentenças polêmicas, divulgação de dossiês, como fez a Folha contra uma juíza que ousou dar uma sentença contra Daniel Dantas

    É importante que, na extraordinária aprovação das decisões da Lava Jato por tribunais superiores, se inclua um elemento relevante: o medo.

  14. Belo texto Eduardo.

    Tenho grande admiração e respeito pelo Lula, mas ele é um ser humano e como tal sujeito a erros e entre os erros que cometeu, o maior foi não cuidar da qualidade e responsabilidade da mídia.
    Por causa disso hoje a maioria da população não tem acesso a informação de qualidade e é obrigada a consumir um produto ruim.
    Se Lula tivesse entendido que a informação é um direito tal qual o saneamento básico, educação e segurança; hoje teríamos alternativas, ao invés de apenas oligopólios midiáticos que se estendem por todas as áreas.

  15. Caro Edu, volto a dizer, temos que ter um jornal escrito de distribuição gratuita, a ser distribuído mensalmente às pessoas.Temos que falar com o povão, explicar o que de fato está acontecendo no país. Leve essa bandeira para outros blogs progressistas. Não adianta ficarmos somente aqui na internet. A internet é muito importante, mas, não é essa panaceia toda. A Grande mídia hoje está a todo o vapor. Precisamos agir com mais presteza. Temos que lutar para evitar retrocessos em nossa Pátria. Sabemos que os blogs progressistas tem feito bom trabalho, mas infelizmente, eles ainda não alcançam o povão. O povão os desconhecem. Então, temos que levar nossa mensagem numa forma mais direta, através de um periódico.

  16. Eu não vejo dessa forma. Antes Lula era combatido sordidamente; hoje ele é combatido e querem prendê-lo. Há uma diferença muito grande entre antes e hoje. Antes diziam que Lula não trabalhava; que era um agitador. Hoje tem a questão judicial. Dirceu foi condenado sem provas e agora receberá nova sentença. Um jornalista disse, com tristeza, que Dirceu não sairá da cadeia ainda vivo. Também acredito. O ex-presidente não entende que hoje o caçam impiedosamente e se o prenderem e no final for condenado, será exposto, de forma deplorável, cotidianamente. Será desmoralizado pelo pig a todo momento. Será que aguentaria uma condenação de 15 ou 20 anos? Acredito que não. Isso não é brincadeira não. Os segmentos que dominam o país e a sociedade estão sedentos por isso. A maioria, com certeza, vai embarcar na tese de que ele fez o mal ao país e merece mofar na cadeia. Lula precisa ser alertado para isso. E aí sim, agir conforme a realidade atual exige. O clima de sordidez e insanidade é tão grande que Dilma entregou milhares de casas, às pessoas que moravam de favores, ou em brejos, ou em quartinhos e ainda recebeu uma vaia, mesmo fazendo o bem. Não dá para acreditar, né? Vivemos uma grande conspiração. E em conspiração vale tudo. Só não vê quem não quer. Faz tempo que saímos da normalidade democrática e jurídica.

  17. Eduardo, eu gostaria de pensar diferente, as eu acredito que a direta nazista não vai permitir uma quarta derrota. Getúlio Vargas se matou e Jango foi assassinado. Agora, eu acredito que vão fazer de tudo para prender o Lula. Enquanto o Lula bancou de republicano, os tucanalhas aparelharam o STF, o MPF, a PF etc. Agora o Lula paga um preço muito alto por esse erro de amador. O PT já foi destruído pelo PIG e agora só falta o Lula e creio que não vai demorar.

  18. Eduardo, pessoal, vale a pena recapitular algumas tentativas mais recentes da mídia golpista, isso para não retroceder muito no tempo, por exemplo: no ano de 1989, do golpe armado pela Globo, no histórico debate entre o Collor e o Lula.

    Lembram do epidemia da febre amarela?

    Lembram da pandemia da dengue?

    Lembram que foi o Lula que derrubou o avião da TAM?

    Lembram dos dólares na caixa de Whisky?

    Lembram que o PT era aliado das FARCS?

    Lembram que não ia ter copa?

    Lembram do caos aéreo?

    Lembram quando diziam que o ENEM seria um fracasso?

    Lembram dos apagões no governo Dilma?

    Lembram quando diziam que o Pré Sal só existia na propaganda do PT?

    Lembram do caso da Erenice?

    Lembram que a transposição do Rio São Francisco era uma fantasia?

    Lembram do caso da tapioca?

    Lembram que diziam que os aeroportos seria um desastre?

    Lembram que os estádios não ficariam prontos a tempo?

    Lembram quando diziam que a Copa seria um vexame?

    Lembram do caso da blogueira cubana?

    Lembram do caso da visita do Aécio e comitiva à Venezuela?

    Lembram da Capa da Veja, dias antes das eleições?

    Essas são apenas poucas sacanagens que listei aqui, sem fazer o menor esforço de memória. Agora se quiserem se aprofundar mais nas pesquisas entrem no Google e você vai ver que tem coisas muito mais absurdas.

    É essa a mídia que quer ser respeitada, é essa a mídia que diz ser imparcial, séria e ética. Pior, tem boa parcela da sociedade que ainda acredita nessas seis famílias que querem continuar mandando no país, nem que para isso mintam, soneguem, trapaceiem, caluniem.

  19. Com a onda recente dos ataques ao Lula, Dilma e PT, ficaram desnudados muitos mais aspectos covardes e nojentos dos políticos da oposição, e da mídia oficial que perdeu todos os escrúpulos e é um lixo total.

    Essas forças já não são mais pessoas normais. Não sabem pensar como um ser humano. São controlados pelo que se chama de Inteligência Artificial, que é uma voz de comando, é coletivo, robotizado.

    Eles não tem mais alma. Porque venderam a alma. É o que chamamos de almas perdidas. Ficam mortificados com a idéia que os pobres estão saindo da pobreza, que filhos de pobres estão frequentando faculdades.

    Em compensação, nós ficamos conhecendo mais detalhes da família e parentes do Lula. São pessoas simples,
    que tem orgulho do irmão Lula, mas nenhum deles pensa em explorar ou aproveitar da posição do Lula.

    São pessoas igual ao povo, que tem alma e sente a necessidade e a felicidade de outro ser humano, são gente de verdade, são almas lindas e simples que sentem a dor dos outros.

    Acho que o Brasil tem pela primeira vez uma grande oportunidade de aprender muito, sobre a democracia, sobre sonhos, sobre possibilidades infinitas.

    O Brasil já teve o passado de 500 anos de pura exploração, só agora está podendo ver o que é preciso fazer para fazer florir o que Lula e Dilma tem plantando com o PT. Esse é um exemplo para os povos ainda sendo explorados pelos sionistas/nazistas/corporacionistas.

    Quanto a coxinhas e coxinhos, que tenho nojo até de chegar perto, peço que caiam na real, abram o ôlho e aprendam a pensar antes de chegarem perto de mim.

  20. Edu, notei que vc removeu o endereço dos Amigos do Presidente Lula dos links.

    O que houve?

  21. Eu tenho completa convicção que o Luiz Inácio Lula da Silva, é um dos maiores políticos inescrupulosos, e populacionistas, e não-democráticos que esse país já teve a oportunidade de ver. Esse sujeito e sua corja, são os maiores CARAS-DE-PAU, que a história desse país já viu.
    Há uns 13 anos, quando essa coisa toda começou, vaticinei a colegas de trabalho e a parentes, que nós estaríamos numa recessão em uns 12 a 15 anos… Não deu outra, sabe por quê? Porque esse é o tempo em que um país como o nosso leva, para deixar transparecer e fazer aparecer na economia, no nível do cidadão comum, os erros cometidos na administração pública, e os erros de alocação das verbas, que deveriam estar sendo colocadas no que realmente interessa…
    Getúlio Vargas foi populista, Lula, também, só que Getúlio não era um criminoso, chefiando uma quadrilha. (não me venham dizer que esses que estão presos, são perseguidos políticos)
    Acordem PELO AMOR DE DEUS. Nosso país está fadado a ser uma super Republiqueta oligárquica, como colômbia, Venezuela e Equador, se não começarmos a mudar isso AGORA.

  22. Edu, esta matéria é parte enterraste da história. O Brasil será uma grande nação, é disto que se trata. As forças reacionárias e dominantes não querem um Brasil soberano, justo e igual, daí este intenso bombardeio golpista contra Lula, Dilma, as forças progressistas e a democracia. A matéria retrata um momento importante deste jogo, Lula será protagonista de um concerto histórico muito maior do que fora seus oitos anos de governo. Nada deterá o Brasil, nem que as calçadas tenham que se sujar de sangue, não tem volta. Não passarão!

  23. Corrigindo: “esta matéria é parte ‘integrante’ da história…”.

  24. Acho que temos que ir fazendo a nossa parte, conversando com as pessoas, esclarecendo-as, sobre o que de fato está acontecendo em nosso país.

  25. Parabéns Eduardo Guimarães! Excelente texto! Antológico! Para entrar para a história. Um abraço.

  26. Concordo com você quanto a serenidade e a coragem do Lula.
    Ele é uma pessoa admirável.
    Mas, acho que ele está equivocado quando acredita que se os seus adversários voltarem ao poder não mais poderão aparelhar a PF, MP e Judiciário.
    Se mesmo fora do poder esses órgãos foram aparelhados pelos seus adversários, imagina o que acontecerá com eles no poder.
    Outro ponto é que, o que ocorre atualmente com a PF, além do aparelhamento, é um total descontrole e falta de comando. A PF não é um poder. É um órgão do executivo. Portanto, os abusos que cometem, como por exemplo o constrangimento desnecessário com o filho do Lula não poderia ocorrer.
    Mas, infelizmente, o governo permite aberrações desse tipo e isso transmite fraqueza.

  27. Inspirador e genial esse seu texto, Eduardo! Uma lição de vida a todos que, algumas vezes, devido às dificuldades da vida, paralisamo-nos, completamente, com medo do que possa vir.
    Ao sair nas ruas nos próximos dias que se aproximam, já imagino o ódio e raiva que espumaram as pessoas que se escondem por trás de suas belas aparências e suposta afabilidade.
    Não vai ser fácil caminhar e ouvir a propagação de bobagens baseadas nos besteirol das revistas semanais da grande mídia oligopolista.
    Mas o Lula, o maior político da história brasileira é, sim, nossa grande inspiração.

  28. As primeiras providencias que me ocuparão na volta do feriarão,de ordem urgentes,urgentíssimas,serão:1)Quitarei meu empréstimo na Caixa Econômica Federal,com duração de 30 anos,tomados para compra da casa própria;2)Encerrarei depois de 35 anos,minha conta corrente Ouro do Banco do Brasil.Sou amigo,correligionário,eleitor,admirador,fã,macaco de auditório,de comício,de palestras,de jantares,de adesão ou não,do Presidente Lula.Não quero correr o risco de ser manchete da Felha e acabar como capa de uma Revista semanal,que convencionou-se chamar de detrito sólido de maré baixa.Deus me livre e guarde.

  29. Edificante,digna e corajosa a amizade de Eduguin por Lula.

  30. Grande blog da cidadania! Grande Eduardo Guimarães! E nosso eterno presidente Lula. Que Deus os abençoe. Sempre!

  31. É muito triste ver nas redes sociais o quanto a maioria das pessoas se deixam levar pelo que a mídia divulga. Eles não têm a menor percepção de que pode haver pessoas defendendo seus interesses mesquinhos por trás das câmaras e microfones. Eles nem ao menos acreditam nessa possibilidade. Nesse ponto, a falta de conhecimentos, que possam proporcionar uma melhor capacidade dessas pessoas analisarem, faz muita falta. E isso tudo é lamentável.

  32. :

    : * * * * 04:13 * * * * Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Um poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos: Luiz Inácio LULA da Silva

    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Por mais que as cruentas e inglórias batalhas do cotidiano tornem um homem duro ou cínico o bastante para fazê-lo indiferente às desgraças e alegrias coletivas, sempre haverá no seu coração, por minúsculo que seja, um recanto suave no qual ele guarda ecos dos sons de algum momento de amor que viveu em sua vida.

    Bendito seja quem souber dirigir-se a esse homem que se deixou endurecer, de forma a atingi-lo no pequeno núcleo macio de sua sensibilidade, e por aí despertá-lo, tirá-lo da apatia, essa grotesca forma de autodestruição a que, por desencanto ou medo, se sujeita, e por aí inquietá-lo e comovê-lo para as lutas comuns da libertação.

    (Plínio Marcos)

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  33. Meus comentários não estão sendo aproveitados.O que estaria ocorrendo,meu caro e meu nobre Eduguin?

  34. O que eu escrevi sequer foi apriveitado.Nao me lembro ném um pouco de ter escrito isso.

  35. Bravo Sr. Eduardo. Abraço.

  36. Bom dia ,

    Edu

    Veja isto que acabei de ver tem um video inacreditavel nao sei como postar entao fiz um print da pagina ok.

    Abraços

    Gimar

    CAPA
    POLÍTICA
    BRASIL
    MÍDIA
    MUNDO
    Destaques BR29
    Facebook
    Contato

    Cidadã foi pedir apoio para vereador do PSDB e recebeu insultos: “vagabunda,idiota”

  37. Olá Edu, censurou meu comentário sobre a possibilidade do Lula sofrer um atentado.
    Sinceramente, acredito que essa possibilidade é real.

  38. Aproveito o dia de hoje para parabenizar o senhor Fernando Henrique Cardoso. Aquele que para a imensa maioria dos brasileiros é um defunto político. Só sobrevive no pig.

  39. Edu, esse relação do Lula com voces da blogosfera é fundamental. Creio que será de ajuda enorme na defesa da democracia. Esse seu texto vai ficar na história, pode ter certeza.
    PS: Outra coisa importante é não ficar focoado apenas no ataque covarde ao Lula e ao governo Dilma. É de extrema importância a reeleição do Haddad aí. Espero que voces façam uma militância intensa, vai ser uma guerra. Capaz do Haddad passar a apanhar mais do pig que o próprio Lula

  40. Obrigado pelo texto. Me fez rever minha própria coragem e posicionamento em relação às adversidades – pequenas, que enfrento.

    Sem dúvida, o maior presidente da história não pode ser grande enquanto presidente se não for grande enquanto Homem!

  41. Eu já tinha lido a passagem abaixo sobre o comportamento do ex-presidente dos EUA Harry Truman. Mas repasso-a, com prazer, aos amigos deste blog, para uma comparação com os nossos “estadistas”.

    A GRANDEZA DE TRUMAN
    Harry Truman foi um tipo diferente como presidente. Provavelmente tomou tantas ou mais decisões em relação à história dos EUA como as que tomaram os 42 presidentes que o precederam. Uma medida da sua grandeza, entretanto, talvez permaneça para sempre: trata-se do que ele fez depois de deixar a Casa Branca.
    A única propriedade que tinha quando faleceu era uma casa, onde morava, na localidade de Independence, Missouri. A sua esposa a havia herdado de seus pais e, fora os anos em que moraram na Casa Branca, foi onde viveram durante toda a vida.
    Quando se retirou da vida oficial, em 1952, todas as suas receitas consistiam numa pensão do Exército, de apenas US$ 13.507 anuais. Quando o Congresso soube que ele custeava seus próprios selos de correio, outorgou-lhe um complemento e, mais tarde, uma pensão retroativa de $ 25.000 anuais.
    Depois da posse do presidente Eisenhower, Truman e sua esposa voltaram a seu lar no Missouri dirigindo seu próprio carro… sem nenhuma companhia do Serviço Secreto Americano.
    Quando lhe ofereciam postos corporativos com grandes salários, rejeitava-os dizendo: “Vocês não me querem a mim, o que querem é a figura do Presidente, e essa não me pertence. Pertence ao povo norte-americano e não está à venda…”.
    Ainda depois, quando em 6 de Maio de 1971 o Congresso se estava preparando para lhe outorgar a Medalha de Honra em seu 87° aniversário, recusou-se a aceitá-la, escrevendo-lhes:
    “Não considero que tenha feito nada para merecer esse reconhecimento, venha ele do Congresso ou de qualquer outra parte”.
    Como Presidente, pagou todos seus gastos de viagem e de comida com seu próprio dinheiro.
    Este homem singular escreveu:
    “As minhas vocações na vida sempre foram ser pianista num puteiro ou ser político. E, para falar a verdade, não existe grande diferença entre as duas!”

  42. Caro Eduardo,

    Que o Lula continue assim, sem medo de enfrentar as adversidades, mas, uma coisa é certa, a perseguição a ele vem se acirrando a cada dia, e todo cuidado é pouco. O juiz Federal do Paraná, responsável pela lava a jato não está para brincadeira, e no momento certo, dará o bote.

  43. Edu, PARABÉNS e MUITO OBRIGADO por seu BRILHANTE TEXTO!!!
    É um marco jornalistico extraordinário!! Um texto que marca e exprime uma espécie de Ponto de Mutação, de re-encorajamento, de injeção de Fé, Coragem e Serenidade. Tem que ser compartilhado por todos aqueles de mente progressista!!
    Para ser lembrado, lido e relido em todos os momentos tenebrosos que ainda passaremos…
    E acrescento esta declaração antológica de Lula, digna de um herói de guerra:

    “Eu só queria que vocês não ficassem preocupados com esses problemas, porque digo sempre: ninguém, podem ter certeza, ninguém precisa ficar com pena. Se tem uma coisa que aprendi na vida é enfrentar adversidades. Podem ter certeza. Se o objetivo é truncar qualquer perspectiva de futuro, então vão ser três anos de muita pancadaria. Três anos. E podem ficar certos: eu vou sobreviver. Não sei se eles sobreviverão com a mesma credibilidade que eles acham que tem. Mas eu vou sobreviver.”

    Presidente Luis Inácio Lula da Silva.

    Agora, QUE foto!! Que orgulho e alegria de vê-los juntos. Dá aquela famosa “inveja” boa!rsrs
    Um grande abraço

  44. Obrigada,Edu,por essa matéria,verdadeiro documento.Vou recomendar a muitas pessoas,já que infelizmente não
    dá para mandar direto,por conta do sistema do seu blog.

  45. Os adversários do Brasil mais Justo estão infernizando a vida de Lula, para que ele não disponha de tempo para fazer de novo as caravanas da cidadania, porque se as fizer, não serão mais a campanha em 2018, mas para divulgar as grandes transformações dos últimos 16 anos neste país amado, obra do governo popular. Os adversários sabem que Lula livre leve e solto, “vence as eleições” por aclamação.
    O texto cumpriu sua missão: serenou nosso espírito.
    Mas a luta continua, e nenhum poder que não disponha de 54 mi de votos pode nos tirar do destino de sermos finalmente uma nação justa para com seu povo.

  46. Caro Edu, estou com você…e não abro!!!!!!!!!

  47. Senhor repórter, haveria coragem em permitir tudo isso que veio ocorrer ao Brasil ou a uma das suas maiores empresas, a Petrobrás e ao BNDS?

    É bem verdade, que FHC fez o que quis com os Bancos, inclusive o Banco Nacional S/A, um dos mais bem organizados bancos do Brasil, para que se favorecesse o seu genro e a si próprio, contra a família Magalhães Pinto, por vindita de ter este liderado a revolução de 31.03.1964.

    E, se maior do que o Mar é a Terra, que abriga aquele, pois a riqueza mineral da CVRD é muito superior à riqueza marítima da Petrobrás, inclusive para a Segurança Nacional, apesar do que FHC entregou ao capital externo a CVRD, ao preço de banana, reservando-lhe milionária cota e rendimentos eternos.

    Então, Lula nem FHC, podem ostentar nenhum olhar da verdade. Ambos foram parceiros revolucionários, contra a Ditadura Militar, que não permitiu o Brasil cair nas mãos da Rússia nem de Cuba, para se implantar o comunismo, esse regime econômico falido em todas as nações subjugadas, salvos apenas pela política do EURO.

    Portanto, melhor seria que esse dois, que tiveram muitos méritos, sim, mas que esses ex- presidentes tivessem ambos um gesto de humildade, confessando-se igualmente culpados pela desgovernança brasileira, como herança dos seus mandatos e , por isso, deveriam comparecer perante a Nação Brasileira, fazendo o seu MEA CULPA e concitando os políticos romperem, de vez, com essa praga da corrupção político-econômica-financeira.

    Para darem um sinal de boa vontad à Nação Brasileira e ao seu povo de que ainda valem as suas lideranças preciosas, que encabecem um movimento político honrável de levarem à renúncia os Presidentes do Brasil ( Dilma – Temer ), da Câmara Federal ( Cunha ) e do Senado ( Calheiros ), tudo pela governabilidade e a salvação deste Grande e Idolatrado Pais de gente simples, sim, mas ordeira, valente e competente. Moacir. Nmasthe!

  48. Acompanho Lula desde as greves do ABC o coração desse homem é de uma dignidade que não tem tamanho, nunca ouvi Lula falar em ódio pelos seus adversários políticos, ele poderia usar o poder e influencia que tinha para blindar seu governo através da PF e do Judiciário como fez o PSDB em São Paulo através do TC e PM, quando fala do Brasil e de seu povo fala com paixão e verdade que nos contamina, Lula é sem sombra de dúvida uma das maiores lideranças política vivas no mundo, que Deus de vida longa a Luiz Inácio Lula da Silva e o proteja contra os homens maus, essa é minha oração.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.