Apesar da blindagem, rejeição a tucanos é “igual” à de #Lula70

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

lula 70

 

Não resta dúvida de que Lula foi atingido pela extrema queda de popularidade de sua afilhada política. Recente pesquisa Ibope confirma que a crise econômica o rebaixou ao patamar de intenções de voto para presidente que habitam os tucanos José Serra, Aécio Neves e Geraldo Alckmin. Porém, a notícia não é tão ruim para o petista. Na verdade, é até boa.

Quem melhor definiu a situação do ex-presidente foi o colunista do Estadão José Roberto Toledo:

Ninguém tem mais rejeição do que Lula da Silva. Ninguém tem mais eleitores cativos do que Lula da Silva”.

O colunista explica em que esse fenômeno implica:

Pesquisa inédita do Ibope mostra por que o fantasma de um terceiro mandato do ex-presidente continua assombrando a oposição [o colunista, por razões óbvias, não citou a mídia]. As crises política e econômica estão enfraquecendo o petista, mas ninguém está faturando com isso

Muitos preferem destacar um fato que já está “precificado”: Lula foi atingido pelas crises política e econômica. Porém, dado o nível de bombardeio que vem sofrendo, impressiona que ele esteja em pé de igualdade com seus adversários.

Lula fica à frente das intenções de voto quando os entrevistados são perguntados em quem votariam “com certeza”: 23% apontaram o ex-presidente, ante 15% de Aécio e 11% de Marina. Serra tem 8%, Alckmin tem 7%, Ciro, 4%.

Ok, Lula chegou a ter mais de 60% de intenções de voto para presidente, em pesquisas anteriores a junho de 2013. De lá para cá, assim como Dilma ele vem caindo. Porém, a resiliência nesse patamar mostra que ele atingiu seu piso de intenções de voto.

Como a mídia bombardeia Lula 30 dias por mês com acusações e com notícias sobre as armações que visam implicá-lo em investigações com base em suposições e ilações de procuradores partidarizados, esperava-se que ele já estivesse fora de qualquer disputa eleitoral.

Muito pelo contrário. A sondagem do Ibope ainda mostra empate técnico entre Aécio (42%), Lula (41%) e Marina (39%) no potencial de voto — a soma de eleitores que afirmaram votar neles com certeza ou disseram que poderiam votar. Serra e Alckmin apresentaram potencial de voto no mesmo nível, com 32% e 30%, respectivamente. Ciro apareceu com 20%.

Não é espantoso? Que esforço a mais a direita poderá fazer para destruir Lula? E, a menos que alguém julgue que Aécio ou Marina estão destruídos politicamente, haverá de reconhecer que o ex-presidente está vivinho da Silva – perdão pelo trocadilho, leitor, mas não resisti –, pois está no mesmo patamar de intenções de voto que os principais adversários.

Contudo, este analista se surpreendeu muito mais com a rejeição aos pré-candidatos a presidente em 2018 do que com a aprovação ou com as intenções de voto deles.

Nesse quesito, Lula tem 55% de rejeição, José Serra tem 54%, Geraldo Alckmin tem 52%, Ciro Gomes (PDT) tem 52%, Marina Silva tem 50% e Aécio Neves tem 47%. Ou seja, todos estão ao redor dos 50% de rejeição – até porque, a pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais.

De abril para cá, a rejeição a Lula cresceu de 33% para 55%. Cresceu muito. Porém, a de Aécio cresceu de 37% para 47% e a de Marina, de 36% para incríveis 50% – quase na mesma medida que a de Lula.

O que espanta não é difícil de entender. Ora, com todo esse bombardeio que Lula vem sofrendo em relação à sua honra – em cem por cento dos casos, por meio de acusações sem provas – e com a economia do jeito que está, ele ganhar rejeição é absolutamente compreensível. Mas, convenhamos, não é surpreendente que os adversários dele tenham ganhado tanta antipatia?

O caso de Aécio é espantoso porque a mídia não o ataca quase nunca, apesar de seu envolvimento em tantos escândalos. Mas o mais espantoso mesmo é o caso de Marina. Do fim do primeiro turno da eleição de 2014 para cá, a mulher praticamente sumiu. O que diabos ela fez para ter ganhado tanta antipatia?

Enfim, se alguém precisava de uma prova cabal de que Lula está sendo caluniado com fins políticos, essa pesquisa Ibope fornece, ao menos, a causa: ele enfrenta a maior campanha difamatória de que se tem notícia e, ainda assim, resiste.

Essa pesquisa, pois, traz uma boa e uma má notícia para Lula.

A boa: ele resiste assim sem ter como se defender, já que a mídia só publica um lado da moeda. Imagine, leitor, ele tendo tempo de TV para dar a sua versão dos fatos.

Esse é o medo da direita…

A má notícia: com essa pesquisa, o bombardeio contra Lula tende a ganhar uma dimensão imprevisível. Vão buscar, de todas as formas, uma foto dele sendo preso, mesmo que seja uma prisão ilegal que venha a ser relaxada horas depois.

Para encerrar, vale uma reflexão. Imagine, leitor, se após tanta calúnia, tanta covardia, tanta violência assacadas contra si, Lula vier a se eleger em 2018. Imagine ele dar a volta por cima de tudo, como sempre fez em sua vida.

Ah, você, antipetista fanático, não acredita? Pois saiba que a mídia e os tucanos acreditam, sim, nessa possibilidade. Por isso não param de fustigar o homem com essa obstinação, com essa fé quase religiosa.

Minha análise final é a de que a direita e sua mídia estão certas. Têm motivos de sobra para temer esse fenômeno político que é Luiz Inácio Lula da Silva, para quem, a meu ver, essa pesquisa Ibope foi quase um presente de aniversário.

PS: não comento a pesquisa CNT porque foi feita por tucanos para tucanos

Tags: , , , , , ,

103 Comentário

  1. Cada vez mais acredito menos no sr. Janot, mesmo após ter dito em sua sabatina no Senado de que “pau que bate em Chico, bate em Francisco também”. É só ver que o mesmo arquivou o processo contra Anastasia, contrariando pedido da PF. E agora leio no portal UOL, com espanto, que a Receita Federal quer abrir sigilo fiscal da Cantina que pertenceu a filha do ex-ministro de Lula, sr. Gilberto Carvalho. Incrível como querem agora procurar pelo em ovo ao investigar picuinhas de pessoas ligadas a Lula, e deixam de ir atrás dos verdadeiros sonegadores de bilhões à Receita Federal, como o sr. Jorge Gerdau, que deve estar rindo de orelha a orelha por não estar sendo incomodado por ninguém. Tudo isso faz parte de um complô mesmo para desmoralizar Lula e o PT, enquanto que os do PSDB e os da elite sonegadora seguem livres e soltos, sem ter a PF e o judiciário em seu encalço. Espero que o povo perceba essa perseguição ao PT e ao Lula e de como o nosso judiciário é complacente com os tucanos.

    • Eduardo Cunha movimentou quase R$ 2 BILHÕES em mais de 20 contas no exterior (Suíça e EUA). Mas o ministério “público” quer — como mencionou a Helena em comentário — investigar a cantina que pertenceu à filha do ex-ministro de Lula.

    • Infelizmente a implacável perseguição continua. O acontecido na véspera do aniversário de Lula, confirma que o conluio é muito grande. Temos que bradar o tempo todo apontando essa trama.

  2. Edu, impressiona é que, os que criticam Lula, esquecem ou escondem a mídia cafajeste que atua contra ele!
    O PIG é um câncer que ataca o PT, Dilma e Lula!
    Destroi a política!

  3. Do mesmo modo que o Janot “não quer ver” a corrupção do aeroecio em Furnas também “não quer ver” os absurdos do cunha… Tudo muito suspeito e agora resolveu defender o anastasia, cupincha do aeroecio. É mais fácil se omitir e por traz permitir perseguição aos do PT. O Brasil precisa de nova polícia federal e de novo judiciário. Só tem traíras, irresponsáveis e vendidos ou comprados, com raríssimas exceções. Alguns colocam a mercadoria na banca e ficam esperando ver quem dá mais, o moro acredita que vai se dar bem, além de tudo, não pode ‘pressentir” um holofote que fica rindo. Eles não acreditam na força do Cosmos, mas o deles vai chegar…

  4. Esta queda da popularidade de Lula,ao colocar a culpa na velha midia fica uma coisa simples,rasa,o que não é o caso.Claro que a midia temum percentual grande de culpa,masnão esqueçamos que o PT se encolheu perante ela,nunca a enfrentou de fato.Vejam o recente caso do Romario e a Veja,se o PT tivesse tomado atitudes parecidas,nem precisava ser em todos os caso,masos mais relevantes a siyuação hoje estaria muito melhor,não só para Lula mas par Dilma e seu governo.Provavelmente as jornadas de junho não tivessem tantocombustivel.O PT vai deixando os seus serem rifados,nada faz,A Dilma tem de nos toda a admiração pela sua resitencia a tanto achaque,pressão,mas se houvesse um minimo de enfrentamento a midia ela não estaria passando por isto,e mais importante,nem o país.Se tivesse havido este enfrentamento duvido que o MP e PF tivessem coragem para fazer o que fazem.O que todos,eu falo todos do governo e PT mantem o Cardoso na justiça ? um nada,um zero a esquerda em um cargo politicamente tão importante.Ele é o supra sumo do que todos tem feito em materia de enfrentamento da midia,dos desmandos e mazelas do MP e PF,NADA.Esta atitude dopartido é caso para um terapeuta,porque se tentar fazer uma analise racional não se entende tanto amadorismo,imcompetencia,que coloca o pais em perigo de um retrocesso,de um caos social.Pelo amor de Deus,UM ANO,UM ANO se discuntindo a reeleição,impecheament,comandado por um palyboy absolutamente irresponsavel,que nunca trabalhou na vida,que como senador nunca apresentou um unico projeto nem para nome de rua,contra o maior partido de esquerda da America Latina.Se sairmos desta crise politica e economica,devemos cobrar de forma veemente atitudes do partido,e assim como cunha,cardoso não tem a minima condição de continuar ministro,e não vamos trocar 6 por meia duzia,como foi nas comunicações.

  5. Tenho absoluta certeza que se Aécio, FHC, Serra, Alckmin ou qualquer tucanos ou DEMônico matasse uma ou mais pessoas em plena Av Paulista numa segunda feira ao meio dia por exemplo, o único a ser preso seria o dono da Taurus.

  6. Hoje, o PIG, através de um de seus astros, o asqueroso Josias do Uol, faz vários elogios a um petista. Não, não é para o grande Lula, o maior lider desse país de todos os tempos e seus 70 anos. Para Lula somente o desprezo e a ironia.O elogiado deve estar acima do ex-presidente.Todo mundo deve saber quem é.

  7. Essa pesquisa mostra apenas que caso o PT tivesse seguido a mesma política econômica do início do governo governo Lula ,com Palocci, Henrique Meireles e Levy mãos de tesoura, a economia estaria em ordem e o país crescendo assim a eleição do Lula seria apenas questão de tempo.Mas a Dilma decidiu mandar a matriz economica para o brejo e o resultado foi recessão e desemprego, e a eleição do Lula que seria certa agora corre sério risco.

  8. Edu, se esse estudo fosse feito por um Instituto, Suíço. Eu confiaria!! Abraços.

  9. Edu! Muito estranho, 3 candidatos dos tucanos. Você concorda?

  10. UM ENSAIO PARA A DIREITA
    Autor: Saraiva
    Apesar de não ser um especialista em análises do cenário político brasileiro, não me contive em dar algumas opiniões. O momento é propício para o exercício da reflexão responsável e da opinião que possa amadurecer o debate, pelo menos dos setores mais comprometidos com os avanços do país e com o nosso amadurecimento democrático. As perguntas que nortearam estas reflexões são as seguintes: Quando e como a direita e os setores mais conservadores da sociedade brasileira avançarão para a tomada do Estado? Qual será o seu procedimento para desmontar o nosso embrião de welfare state? Como ela pretende desmontar a esquerda brasileira? Não pretendo esgotar o debate neste ensaio, mas apenas apresentar alguns pontos para reflexão.
    O cenário que está sendo montado pela mídia, setores da PF, do MP, da Justiça e os partidos conservadores do país é no mínimo irresponsável. Eles ao fazer o jogo do mercado e destruindo a política, abrem o caminho para o extremismo nas eleições de 2018. Não acredito que haverá golpe derrubando a ordem democrática neste momento, pois é mais seguro seguir o calendário eleitoral. Mas a ideia é construir as condições para que os setores mais conservadores possam chegar ao poder nas próximas eleições presidenciais. A tática é criminalizar as esquerdas, no caso PT, PCdoB, PSOL e outros, e as principais lideranças políticas e sociais, neste caso, Lula, Dilma, Luciana Genro, Jean Willys e outros. Com isso, a população na busca de uma liderança messiânica para retirar o país da crise (certamente, mais imaginária que real), pode vir a apoiar candidatos fascistas como Bolsonaro, Malafaia e outros.
    Daí pra frente, estrutura-se uma agenda ultraconservadora com pena de morte, redução da idade penal, revogação do ECA, assim vai. Em seguida, começa a prisão das lideranças sociais, a caça as bruxas com a prisão de professores que debatem política nas escolas, proibição da filosofia, privatizações, fechamento de sindicatos e de organizações sociais. Tudo isso acompanhado de ampla propaganda na globo, sbt, band, folha, estadão, veja e outros lixos. Isto dizendo que estamos caminhando para o paraíso e que o país está ficando limpo de tudo que é atraso e outros impatriotas. E que estamos saindo da crise e do atraso dos anos dos governos trabalhistas. E que a corrupção está sendo combatida e que todos os corruptos, normalmente de esquerda, estarão sendo preso e, pode vir a acontecer, de serem condenados à morte. Neste momento, o país estará caminhando, em passos largos, para o fascismo e com ampla manifestação de apoio dos coxinhas de sempre. Estes com as suas roupas verde amarela, com a bandeira nacional em praça pública, cantando o hino nacional e tirando selfies com os militares. Neste momento, estaremos vendo o país se afundar em mais uma aventura ditatorial.
    Por isso, defender Lula, é defender a democracia e os avanços sociais. No próximo ano teremos um importante teste. O cenário aponta para a hipótese de uma derrota séria da esquerda nas próximas eleições municipais. Entretanto, mesmo com um cenário ruim, se a esquerda não for derrotada, o Lula não for impedido de disputar as eleições, juntamente com outras lideranças sociais como Ciro Gomes, Jandira Meghale, Luciana Genro e outros, significa que o país conseguiu amadurecer politicamente e, mesmo com uma elite econômica das mais reacionárias do planeta, avançaremos em direção a nosso Estado de Bem Estar Social.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.