Ué, mas a crise internacional não tinha acabado?

jornal nacional

 

O telespectador do Jornal Nacional – entre outros noticiários picaretas que embromam o país –, caso só se informe pela mídia corporativa, por certo ficou sem entender nada ao fim da edição do primeiro dia útil desta semana daquele telejornal.

Há meses que a mídia e a oposição ao governo Dilma Rousseff vêm desmentindo a presidente da República quando ela diz que as dificuldades econômicas do país se devem à crise internacional.

O blogueiro da Globo Ricardo Noblat, por exemplo, escreveu, recentemente, que “a crise internacional não existe mais”.

Também recentemente, Gustavo Franco, que pilotou o Banco Central durante o governo Fernando Henrique Cardoso, afirmou que a crise econômica do Brasil “não vem de fora” e que ela foi “autoinfligida” – ou seja, não existiria crise internacional. A crise seria só brasileira.

A Editora Abril, claro, não poderia se furtar, através da revista Exame, a espalhar a farsa de que só o Brasil estaria em crise enquanto o resto do mundo já teria se recuperado.

Mas o mentiroso mais ousado, sem dúvida, foi o economista Armínio Fraga, que teria sido nomeado ministro da Fazenda caso Aécio Neves tivesse vencido a eleição presidencial do ano passado; ele afirmou que “a crise econômica mundial acabou em 2009″.

A mentira colou. A grande maioria dos brasileiros desaprova o governo Dilma porque acreditou na mídia e na oposição quando disseram que os problemas do Brasil não são causados por crise internacional, pois esta não existiria mais.

As pessoas, então, por certo ficaram perdidas ao assistir à edição do JN de 24 de agosto de 2015.

O telejornal começou informando que a Bolsa de Nova Iorque chegou a cair mais de 6% no primeiro dia útil desta semana porque a China representa 15% da economia do planeta e seu crescimento vem despencando ano a ano.

A causa disso foi explicada pelo JN e essa explicação por certo foi o que mais deve ter espantado quem acreditou na Globo e na oposição quando disseram que não havia mais crise econômica internacional.

“Se a China cresce menos, é ruim para as multinacionais que ganham dinheiro lá. E para as empresas que exportam pros chineses. Eles são os maiores compradores de matérias-primas do mundo – e os principais clientes do Brasil”, diz o telejornal da Globo.

O JN disse, também, que “A Europa continua patinando”… Como assim, “Continua”?! A Europa já não tinha saído da crise, segundo Noblat, Gustavo Franco, Armínio Fraga etc.?!

Ao fim da matéria, o maior telejornal do país diz que o professor de economia norte-americano Sanjay Reddy opinou que os Estados Unidos não têm como baixar suas taxas de juro – que estão negativas desde 2009 – porque isso poderia “agravar ainda mais a crise nesses países”, ou seja, nos EUA, na Europa, na própria China e na América Latina.

Aí é que o público que se informa (mal) pela mídia corporativa não entendeu nada mesmo. Que crise “nesses países”? Ela não tinha acabado no mundo inteiro, menos no Brasil?

Assista, abaixo, à matéria do Jornal Nacional em questão. E espante-se também. Ou não…

 

Tags: , ,

122 Comentário

  1. O PIG tinha razão… A GRANDE CRISE está apenas começando… com o indiciamento do Al Cunha e a delação confirmada publicamente de que seu capenga Ah, é sim! de há muito estava em FURNAdo para além das poeiras do Faroeste!

    • Seu comentário é magnífico, Eduardo.

      Estou escrevendo somente agora porque passei o dia todo fora de casa.

      Você tocou num ponto crucial das críticas que a mídia e a oposição fazem ao governo de Dilma Roussef.

      Essa multidão de basbaques que acreditam em tudo que os jornalões e as redes de TV divulgam não devem estar

      entendendo mais nada.

      “Ué, mas não era só o Brasil que estava em crise?”

      De todo modo, é bem possível que algum desses economistas urubólogos comece a dizer que a crise econômica

      da China é “culpa da Dilma”.

      Um grande abraço.

  2. Há uma boa entrevista com o Stédile no PHA, a certa altura ele fala da fase do capitalismo produtivo e esta do financeiro que está levando o mundo à falência, quer dizer, dos 99% espoliados pelo capital financeiro.

  3. Há uma boa entrevista com o Stédile no PHA, a certa altura ele fala da fase do capitalismo produtivo e desta do financeiro que está levando o mundo à falência; ou melhor, dos 99% espoliados pelo capital financeiro.

  4. Eu envio este link para todo o fascista que me importuna das redes sociais:

    VINTE ANOS DE ECONOMIA BRASILEIRA: 1995 / 2014

    http://www.altosestudosbrasilxxi.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=133&view=finish&cid=152&catid=7

    Aí, depois de um tempo, eu pergunto para o fascista: Agora que você viu este estudo, você ainda quer voltar a ser governados pelos incompetentes e canalhas da oposição ?

    Bom, a resposta dos fascistas nunca vem….kkkkkkk

  5. O PIG vai ter que fazer cada vez uma ginástica maior para continuar manipulando a informação de modo a induzir o povo a pensar que a crise é só aqui no Brasil. Certamente não vão recuar de sua missão política de desestabilizar o governo e de criminalizar o PT. Só que isto, agora, também, vai ficando mais complicado. As denúncias públicas dos delatores envolvendo o PSDB, por mais que escondam, vai circular. Já tem o Cunha indiciado… espero que em breve seja afastado da presidência da Câmara. Só fico pensando nos coxinhas fascistas que seguem Aécio e são os milhões de Cunha. O que andam dizendo agora? A bola do impeachment está cada vez mais murcha. Mas a manipulação do PIG continuará em alta. Vamos aguardar para ver.

  6. Acabou!!
    Realmente deve estar difícil para você rebater os comentários contrários, que deve ser a maioria no seu blog hoje em dia. Entendo bem sua situação. É quase impossível justificar o que você dizia antes, junto com a Dilma e os petistas, que o Brasil estava imune à crises, e que todos que falavam o contrário estavam errados.
    Inclusive até hoje vocês continuam com a mesma arrogância de antes, achando serem os donos da verdade. Não haverá conserto sem humildade, sem o reconhecimento dos erros absurdos.
    Para mim acabou, não comento mais aqui.
    Para você não acabou ainda, vai continuar defendendo esse governo que já não tem mais como enganar o povo. Mas vai acabar em breve. Em breve não será mais um defensor do governo, pois o país não terá mais o governo que sempre apoiou.
    Adeus!!!!

    • Vai com Deus

    • Humberto Lino,

      Este governo enganou tanto o povo que eu achei que ele era somente bom.

      Quando fui analisar a fundo os dados: http://www.altosestudosbrasilxxi.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=133&view=finish&cid=152&catid=7

      Percebi que ele não era bom….era maravilhoso !!!

      O Brasil só não está melhor porque a valha mídia incute na cabeça dos midiotas que o brasileiro é um povo miserável, que tudo de ruim acontece somente aqui é que seremos sempre fadados ao fracasso.

      Quem não acompanha a velha mídia vive melhor !!!

      Vá lá Humberto Lino, renove a sua assinatura da Revista Veja e seja feliz.
      Mas vá correndo, pois esse pasquim está por um fio…

    • Caro Humberto Lino,
      Sugiro ler com muita atenção à entrevista do Mestre Dalmo Dallari, postada aqui neste mesmo Blog.
      Caso tenha condições de entender o que ele disse, tire suas conclusões sobre o término breve do atual governo.
      Depois vá assistir ao Jornal Nacional.
      Quem sabe lá só falem coisas boas aos seus ouvidos.
      Sinto desapontá-lo e afirmar que o Governo atual irá cumprir seu mandato até o final, pelo menos.
      Principalmente, porque a oposição não existe.
      São um bando de arruaceiros que pensam apenas em poder e não no País e seu povo.
      Seja feliz na direita, caro amigo, se ela te satisfaz.
      Um grande abraço.

  7. Mentiras como como conduta.
    Forjar notícias falsas com a intenção de enganar.
    Isso é crime.
    A Globo pratica o famoso jornalismo cara de pau.
    Mais ou menos como aquela rádio que troca a notícia.
    Quando seu jogo sujo não dá certo, muda o sentido da notícia, como a “biruta” muda com o vento.
    Já ouvi de pessoas sensatas e apartidárias, que moram no exterior, que a Globo é vista por lá como uma picaretagem explícita e sem credibilidade.
    Só nós é que damos importância aos Globais, e mais meia dúzia de coxinhas.
    Graças ao bom desempenho da Blogosfera, onde temos o Blog da Cidadania e outros muito importantes, a Globo não tem mais chances de mentir, sem ser imediatamente desmentida.
    Essa verdadeira Rede de Intrigas Globais, precisa de muito esforço para ainda manipular a população.
    Seu tempo já passou.
    Espero que o Governo dê uma freada nos investimentos bilionários que faz em propagandas na Globo.
    Por certo, já houve uma redução significativa.
    Mas o caviar ainda é de primeira qualidade.
    Até quando?

  8. Incrível como suas análises estão equivocadas. O crescimento chinês é uma farsa bem montada em cima de um regime político corrupto com ajuda da esquerda americana que chegou tarde a farra neoliberal, mas veio com um apetite e voracidade incríveis.
    Os níveis de produção industrial na China têm sido totalmente irrealistas e especulativos nos últimos anos apresentando cifras absurdas, tais como de que eles consumiram cimento per capita em alguns anos equivalente a que os EE.UU levaram 100 anos. Veja o artigo de 2014 “Porque a China vai explodir…” em (http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1868) do deputado americano David Stockman.
    Como um país que 30 anos atrás era muito pobre com mais de 1,5 bilhões de pessoas, saído de um regime político miserável, pode agora ser o maior centro industrial do mundo ultrapassando os EE.UU que levaram 150 anos para se tornarem o que são?
    A explicação é que tudo isso é uma fraude descomunal com investimentos colossais de americanos e europeus num esforço absurdo para criar essa farsa chamada China.
    Veja “Cidades fantasmas, a fraude do crescimento chinês” em: https://www.youtube.com/watch?v=2yL7t0j_4tQ.

    Estou me dispondo a para e gastar meu tempo em escrever esse comentário devido minha revolta de como a gravíssima crise econômica da China está sendo minimizada em prol da exacerbação de uma possível crise brasileira. A China tem uma dívida pública mais de 200% do PIB. O Brasil apenas de 55% . A crise econômica é acima de tudo chinesa, não brasileira. E você como professor não pode sair por aí engrossando o caldo da difamação que o Brasil vem sofrendo por parte desse regime americano deplorável para nos submeter a esse caótico subimperialismo chinês.
    Eles querem se instalar em Manaus para que essa cidade sirva de plataforma de lançamento das quinquilharias chinesas para toda América latina. Se perdemos a zona franca de Manaus perdemos a Amazônia pois é o único elemento que preenche o vazio econômico da região, já que o estado do Amazonas não tem agricultura de escala.
    A grave crise econômica da China vai afetar o Brasil? Claro que vai, se você for produtor de soja, os quais vêm participando dessa farra em prol da destruição da industrialização brasileira. Plantou-se essa porcaria de soja, que é apenas feijão, desde o sopé dos Andes na Argentina até quase Belém do Pará, passando por quase todos os estados do Brasil.
    O esquema é esse: cria-se uma commodity (soja ou minério) que possa ser trocada pelas quinquilharias chinesas. Assim, vai soja e minério de ferro e volta porcaria industrial da China, a qual rouba seu emprego nas indústrias. Você ganhou alguma coisa com esse boom econômico da soja? Não! Seu salário como professor aumentou? Não! Apenas fazendeiros ganharam com esse esquema (farra das oligarquias). E isso também aconteceu nos EE.UU, onde com o acobertamento da decadente esquerda americana a esse esquema chinês vil destruiu-se empregos de US$40 a hora em Detroit e os trocou por outros de US$ 7 a hora nos Mcdonalds da vida.
    Não sirva de massa de manobra para essas elites brasileiras fracassadas, batendo o bumbo para a China contra o seu país, o Brasil.
    A China sofre a explosão previsível de uma colossal bolha de superprodução industrial e vai se adequar ao fato de que é um país pobre do 3º mundo com 1,5 de pessoas e não a Inglaterra do século 19. E se a China vai se tornar uma superpotência? Isso veremos daqui a 150 anos!

  9. Olha, pra ser sincero, não sei quando é que os economistas vão abrir os olhos e ver que toda essa merda de especulação não vai rolar durante muito tempo, … o que vai rolar é que se continuarem a explorar o capital dos países em desenvolvimento, e com a baixa da economia, e ainda com a baixa produtiva, como a ressaca final que afeta a mão de obra em todo mundo, as massas trabalhadoras não tem mais o mesmo incentivo… uma coisa é certa … sem motivação e capital ninguém trabalha… ta na hora de repensar o sistema … mas isso não vai acontecer, por que tem cachorro grande que não vai largar o osso e tem cartucho pra aguentar muito tempo essa merda de crise sem se abalar… resultado… espere a crise de 29 voltar pra ver o que ela vai disparar… vc acha que os partidos de esquerda morreram com a agenda do Jorge Buch? Então espera pra ver! Acha que o Obama conquistou Cuba?… depois vão dizer que são terroristas, até porque, quem ganha voto se existir um partido contrário tentando acontecer de novo … democratas, e a direita liberal … recado pra vcs … “seus economistas de merda não fizeram a lição de casa e agora quem paga é o povo”…
    Assim como ninguém acreditaria se a globo falasse em crise, até porque brasileiro adora achar que vive no paraíso e os politicos daqui adoram pregar a estabilidade financeira em tempos de eleição, assim também vão dizer que o que falei é boato de esquerdista despeitado … hahahá espera pra ver … ninguém aguenta ser escravo e passar fome cara…
    Já tem foragido da crise na Europa até nas fronteiras da Suíça kkkkkkk….

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.