Agressões a Maju e a Dilma têm natureza idêntica

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

ódio

Racismo, homofobia, misoginia e até uma outrora impensável xenofobia (o caso do frentista haitiano, agredido no Rio Grande do Sul, ainda está fresco em nossa memória) – e algo mais que possa ter sido esquecido – são fenômenos que não param de crescer no Brasil no âmbito da onda ultraconservadora que se instalou por aqui de junho de 2013 para cá.

Além dos prejuízos econômicos que a instabilidade política tem promovido – afastou investimentos (investidor gosta de previsibilidade) e sabotou um evento (a Copa do Mundo) que poderia ter nos rendido lucros estratosféricos via turismo, e não rendeu porque protestos intimidaram turistas –, uma cultura do ódio começa a promover duro retrocesso em conquistas sociais – a partir da Câmara dos Deputados.

Nesse aspecto, episódios recentíssimos dão a medida de a quantas anda o retrocesso político-cultural-institucional a que a parcela pensante do país assiste boquiaberta.

A pedido de muitas pessoas – em grande maioria, mulheres –, não se deve reproduzir os adesivos asquerosos para automóveis vendidos por picaretas da internet nos quais a presidente da República, Dilma Rousseff, aparece em situação vexatória.

O abuso foi tão grande que a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu “nota de repúdio” à agressão praticada contra a presidente do Brasil, agressão que qualificou como “violência política sem precedentes”.

ódio 2

 

Sem termos tido tempo sequer para respirar, chegam-nos imagens e áudio de outra agressão fascista, grotesca, selvagem praticada contra a primeira mandatária da nação por um infeliz que, em sua página no Facebook, espalha, além de tudo, homofobia, entre outros comportamentos intolerantes e odiosos.

Quase simultaneamente, o país é novamente afrontado com agressão igualmente descabida contra outra mulher, agora de origem diametralmente distinta da de Dilma Rousseff, mas afrontada de forma igualmente grotesca em sua dignidade humana, com expressões racistas intoleráveis e criminosas.

A jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju, “moça do tempo” do Jornal Nacional, porém, à diferença do que ocorreu com a presidente da República, foi brindada com um justo desagravo não só pela Globo – cujo “núcleo de jornalismo” é comandado por alguém que afirma, em livro, que não existe racismo no Brasil –, mas, inclusive, pelas autoridades competentes, que já prometem providências legais contra os agressores.

Se faltasse alguma coisa para revoltar ainda mais nas agressões a essas duas mulheres, não falta mais. Simplesmente porque, enquanto a Maju foi justamente desagravada, sua colega de infortúnio ante a bestialidade de um setor da sociedade que ousa cada vez mais, a presidente Dilma, não recebeu nada além da solidariedade de alguns milhares de pessoas e de alguns sites na internet, além de nota de repúdio da ONU.

Mas o que difere nesses dois casos? Em que as agressões a Maju diferem das agressões a Dilma?

Resposta: uma é apoiada pela Globo, apesar de tudo que a emissora faz para manter vivo o racismo, com sua grade de programação no qual negros são ínfima minoria apesar de serem maioria esmagadora dos brasileiros – isso sem falar que o diretor de jornalismo da emissora renega a existência de racismo no país e, assim, ajuda a reforça-lo. A outra, é inimiga da poderosa Globo e, portanto, não mereceu nenhuma atitude tanto da grande mídia quanto das autoridades.

Alguns podem achar que, por haver especulações contra a idoneidade da presidente da República, isso justificaria esse tipo de “justiça” com as próprias mãos por parte de criminosos – ou quem produz aqueles adesivos para automóveis não é criminoso? Mas não há justificativa.

Só para pontuar, lembremo-nos de que os adesivos pornográficos não ferem apenas a presidente, mas, também, todas as mulheres, ao estimularem o uso de ataques sexistas e misóginos quando há divergência em relação a uma mulher; já os insultos do fascistinha nos EUA, demonstram bestialidade, falta de inteligência para fazer um protesto, pois qualquer imbecil pode disparar insultos e ameaças.

O que estimula esse tipo de comportamento que atingiu, igualmente, duas pessoas públicas do sexo feminino, portanto, é a seletividade. Na ditadura midiática que se abateu sobre o Brasil, ataques sexistas, misóginos, fascistas, racistas, homofóbicos, entre outros, só são punidos quando a mídia cai em cima, e essa só cai em cima se a vítima dispuser de sua simpatia.

Tags: , , , ,

216 Comentário

  1. E os mandiocas continuam se indignando com a provocação desses sujeitos!!! Só rindo…

    Tá na cara que os sujeitos estão escrevendo isso só para “causar”…

  2. Entre xingamentos e assédio, a solidariedade de uma jovem a Dilma.

    ”Você não tá sozinha Presidenta e eu vim te dizer que você deve sempre lembrar quem você é.
    Nunca abaixe a cabeça. Não deixe que esses dias muito duros te façam esquecer que você é uma sobrevivente,
    uma mulher, mãe, avó, filha e a primeira mulher que disse pra nós: “um dia pode ser você”.

    Prezados leitores do blog da Cidadania,
    não sei se outros ja citaram essa carta publicada no redebrasilatual. Gostei demais e assinalo ao blog.

    http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2015/07/entre-xingamentos-e-assedio-a-solidariedade-de-uma-jovem-a-dilma-2036.html

    • Ela está certa, a mocinha que escreveu a carta, os ataques a Dilma são mais humilhantes e vexatórios, com conteúdo sexual e tudo, porque ela é mulher. Sinto como a moça da carta, cada vez que atacam a presidente por ser mulher, atacam a mim.

      • A nós Renata…homens e mulheres…na verdade ao povo brasileiro.Gostar da Dilma é opção…desrespeitar e incentivar preconceito é crime.Um crime contra o Estado de direito! Somos todos Maju…Somos todos Dilma!

  3. Vou mudar de assunto um pouco porque estou realmente preocupado

    Edu:

    Você sabe a quantas andas a defesa da Dilma sobre as pedaladas fiscais? Tudo indica que o TCU vai reprovar, o que vai obrigar o Rodrigo Janot a se posicionar e a chance de impeachment aumentará consideravelmente.

    Mas o que mais me preocupa mesmo é a delação do Ricardo Pessoa. O depoimento dele está marcado para dia 14 de julho, ele já teria dito que colocou 7,5 milhões para a campanha da Dilma. Vai confirmar? Vai provar. Se provar, já era. Dilma e Temer cassados e Eduardo Cunha presidente do Brasil por 3 meses, até a convocação de novas eleições, com provavelmente Aécio Neves se elegendo presidente.

    É grave, é preocupante, a oposição e toda a mídia já dão Dilma como morta e enterrada.

    Eu não vejo o governo fazendo absolutamente nada, completamente acuado, a situação é extremamente grave.

  4. .:.
    … .

    .:. 19:13
    Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando:
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    Uns poemas (acrósticos) de autoria de Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus, e Lula, o comedor de tucanus :
    .:.
    D uas vezes contra o espectro atro
    I nscreveu já seu nome na história
    L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    M ulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I magem de todo o bem em que se sente
    L ivre o amor maior pela brasileira gente
    M uito humana e inteligente
    A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
    .:.
    D ignidade
    I ntegridade
    L iberdade
    M aturidade
    A mabilidade
    .:.
    D ilma, de uma nação vitoriosa
    I lustre brasileira lutadora
    L uz de dedicação esplendorosa
    M otivando a pátria gloriosa
    A uma luta digna, vencedora.
    ::
    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do Brasil inteiro.
    .:.
    D ilma, os conscientes te agradecem
    I nfinitamente por tua digna história
    L utando por todos que reconhecem
    M ais a vida no bem comum de fazer na glória
    A grande pátria-nação que os brasileiros merecem
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I sso que a gente sente
    L ibertar o ser plenamente
    M antendo sempre presente
    A humanidade inteligente
    .:.
    D ilma deu mais uma surra na ó-posição
    I gual ao que Lula também já fez
    L ivrando o povo brasileiro da infelicitação
    M ostrando que o Brasil tem voz e vez
    A o mundo todo dignificando sua população
    .:.
    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes
    .:.
    D ilmais deu mais uma surra na ó-posição
    I nstalada na grande mídia venal
    L ula teve a sua participação
    M andando o pig & Cia ao
    A bismo na quarta eleição
    .:.
    D oar-se a seu povo é exemplo dignificante
    I luminando a vida de outros seres lhanos
    L ouve-se quem bem merece que se cante
    M aravilhas de se acreditar nos humanos
    A promover em cada ser o mais do ser em ser interessante
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 ! ! ! !
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    • O que é “Ley de Medios”?

      • É o que deveríamos ter aqui no Brasil, uma lei simples que tem na Argentina, na Inglaterra, no Uruguai, na França, nos EUA e que a imprensa mafiosa do PIG e os golpistas udenistas não querem.

        Se houvesse mais visões nos meios de comunicação, haveria menos ideias reacionárias e fascistas, pois haveria contraposição à essas ideias. Mas como há somente a visão do PIG, e como o PIG é o responsável por gerar essas ideias fascistas, vemos essa onde de racismo.

      • É uma forma diferente de chamar a censura.

  5. Edu, perdi um pouco do meu tempo e dei uma olhada no Facebook de tal igor. Meu Deus é inacreditável quanta porcaria junta, comentários que revelam a mediocridade desse pensamento unico anti pt. Mas o que chateia é ver que o próprio governo não se defende. É muita covardia, quando esse povo vai acordar? Defendam a democracia. Estamos presenciando uma escalada fascista sem precedentes. Não sou muito bom em escrever, mas estou indignado com essa mentalidade reinante no país.

  6. Ai os coxinhas pegam esse caso e distorcem dizendo que esses perfis são armação do PT para desviar a atenção da Lava Jato. E me pergunto: por que o PT adora apanhar calado como um boneco de judas e não toma uma atitude judicial para processar esse povo. Cadê a Dilma que não abriu processo criminal contra aqueles jovens dos EUA pelas ofensas que recebeu. Está difícil desse jeito defender um PT apático, Muita coisa só continua acontece por culpa do próprio PT que fica calado deixando a coisa rolar.

  7. Desacato
    Art. 331 – Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

    Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.

    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/997/desacato-art-331-do-codigo-penal#ixzz3f408SO2z
    Os agentes de seguranca da comitiva presidencial tem poder de policia,deveriam ter dado voz de prisao em flagrante.

  8. Leiam o artigo do professor Luiz Moreira, no “247”. Poucas vezes vi algo tão simples e esclarecedor. Só falta a mandatária tomar providências. A PF já passou da conta.

  9. A todos coxinhas que encontro fazendo críticas ao PT e a presidenta Dilma, faço apenas uma pergunta; os tucanalhas em minas deixaram de aplicar quase 7 bi em saúde. Quem morreu ou ficou com sequelas com esta atitude como fica? Estes coxinhas de merdas ficam sem respostas. Pergunte a qualquer um é você verá a reação desta corja que calaram ou simplesmente não tá nem aí para os pobres e menos favorecidos. Dizer o que a estes mafiosos?

  10. Duas notícias que eu gostaria que alguém bem informado confirmasse… É verdade que o Eduardo Cunha acabou de declarar que fará nova votação na Grécia?
    A outra é se é verdade mesmo que o Aécio Neves ganhou a convenção do PSDB hoje, 5 de julho, com a larga vantagem de: 450 kgs.

  11. Vou ser repetitivo, mas não existe outra reação a essa escalada fascista que não seja partirmos para cima. Está na hora de ocuparmos as ruas exigindo cadeia para esses merdas que atacam Dilma, denunciando a hipocrisia e a seletividade da Globo que, enquanto defende sua funcionária vítima de racismo, finge que não vê(e estimula com seu noticiário)o ódio e os ataques a Dilma; como também escancara sua hipocrisia com relação ao racismos pois, além de possuir uma doente mental como “diretor de redação”, capaz de escrever um livro lixo para dizer o despautério de que não existe racismo no Brasil, faz propaganda racista intensiva, contundente e escancarada em sua programação, com novelas ocupadas por loiros e telejornais com apresentadores com aparência europeia, enquanto os negros(mais da metade da população brasileira) são escondidos, relegados ao noticiário criminal ou associados a papeis subalternos nas novelas. Do mesmo modo precisamos denunciar a mídia pela escalada de desrespeito à figura da Presidência da República, a qual surgiu após a ascensão de Lula e intensificou-se com a chegada de Dilma. Ontem mesmo a canalha Band News colocou o fascista Ricardo Boechat em tabelinha com o idiota patético José Simão para anunciarem as “novidades” que os dois apresentariam no programa de Boechat na Rádio bandeirantes, que vai ao ar hoje. Após algumas platitudes sobre futebol, os dois lacaios dos barões da mídia passaram a atacar sistematicamente Dilma(com piadas envolvendo até o neto da Presidenta, uma criança), focando na visita aos EUA, e , após uma série de impropérios destinadas a agredí-la e desmoralizar a imagem do Brasil(o que em qualquer país sério geraria repúdio de toda a Sociedade), Boechat e seu cúmplice apresentaram uma montagem de Dilma com aquelas “orelhas de Mickey” vendidas na Disneylândia, algo que seria inadmissível em qualquer Sociedade do mundo. Imagem , nos EUA, se os Republicano apresentariam uma montagem de Obama com orelhas de Mickey!? JAMAIS FARIAM ISSO, PORQUE SERIAM REPUDIADOS PELOS PRÓPRIOS ELEITORES QUE, MESMO ODIANDO OBAMA, SABERIAM SEPARAR SEU ADVERSÁRIO DA FIGURA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E PRINCIPALMENTE DA IMAGEM DO PAÍS, QUE É AFETADA DIRETAMENTE QUANDO SE ATACA SEU LÍDER MÁXIMO, SEJA ELE QUEM FOR. Só no Brasil; e olha que não gosto de fazer esse tipo de colocação; com essa Sociedade pratriarcal burra, misógina em que vivemos, com com essa classe média fascista e truculenta que é bem um subproduto dela, poderia-se admitir tamanho absurdo, que tem também entre suas causas, além das já citadas, o estímulo proporcionado por uma esquerda covarde, que não reage(leia-se como ponta de lança da covardia o PT, mas as outras forças de esquerda também têm obrigação de fazê-lo, já que a escalada fascista as afeta diretamente), preferindo esconder-se em sua omissão. imobilismo e tacanheza. POR ISSO TEMOS QUE LIDERAR ESSA REAÇÃO, QUE PRECISA SAIR DA RETÓRICA DA INTERNET E IR PARA AS RUAS; CAMINHO QUE NÃO É FÁCIL; MAS PRECISA SER PERCORRIDO COMO FORMA DE BARRAR ESSES FASCISMO EM TODAS AS SUAS FRENTES, NÃO APENAS NESSES ATOS(QUE SÃO A MAIS VISÍVEL), MAS TAMBÉM EM OUTRAS UM POUCO MAIS SUTIS, COMO OS ABSURDOS DE EDUARDO CUNHA NA CÂMARA E AS TENTATIVAS DE IMPEACHMENT, GOLPISMO QUE SE IRRADIA NO TSE E NO TCU. O momento é grave e ao meu ver , se for superado, poderá destravar de vez as amarras de nosso atraso e recolocar o Brasil num caminho de inclusão e desenvolvimento quase sem freios, como vínhamos atravessando anteriormente. Contudo para superá-lo precisamos agir e impedir a escalada golpista que nos assola aqui e em toda a América Latina,, a qual tem tudo para ser superada se agirmos de maneira organizada e ativa, atraindo a as massas para nossa luta, repudiando o golpismo , e partindo sem medo para a construção progressista. A vitória do “não” no plebiscito grego é uma amostra do quando as chamadas “verdades” indiscutíveis do neoliberalismo podem ser derrotadas e outras formas de organização política, projeto social e modelo econômico podem triunfar, quebrando o monopólio conservador, desde que consiga-se trazer as massas para esse embate.É nesse aspecto que nossa mobilização é essencial, como forma concreta de quebrar o controle da opinião e da informação nas mãos dos conservadores e expor para a população aos males que afligem o país, mostrando como pode ser afetada pelo conservadorismo. Vamos à luta antes que os fascistas não permitam sequer a existência do debate democrático..

  12. Opa, opa, peralá…agressões a Maju e a Dilma têm natureza idêntica? Ah, vai me desculpar, mas isso é desonestidade intelectual.

    Os ataques a Maju foram atos repulsivo, repugnantes, racismo maldito puro e simples. Atacada unicamente por ser uma mulher negra. É óbvio que têm de ser tomadas atitudes para punir os agressores.

    Quanto a Dilma, manifestações de repúdio ao seu governo devido à incompetência, ingerência e corrupção são totalmente genuínas e fazem parte da democracia. Democracia não conta somente para as opiniões favoráveis a nós.

    Agora, esse adesivo para se colocar ao redor da entrada do tanque de combustível….isso é de um mau gosto e de uma grosseria sem iguais. Acho que cabe sim processo por danos morais.

    Agora, colocar opositores a Dilma e a seu governo no mesmo balaio de racistas…essa generalização automática não merece ser chamada de desonestidade intelectual. É canalhice mesmo….

  13. Siga firme, Eduardo!

  14. Teste!

  15. De acordo com um artigo, foi identificado UM dos agressores de Meju: detalhe: ele é “di menor”, portanto, não vai dar em nada… :-/

  16. “Além dos prejuízos econômicos que a instabilidade política tem promovido – afastou investimentos (investidor gosta de previsibilidade) e sabotou um evento (a Copa do Mundo) que poderia ter nos rendido lucros estratosféricos via turismo, e não rendeu porque protestos intimidaram turistas”.

    O Brasil estava entupido de turistas durante a copa. Essa copa foi “a copa das copas”. O problema é que, conforme muitos esperavam, copa não rende os dividendos que os políticos do Brasil venderam como favas contadas. Simples assim. A mobilidade urbana, vendida como grande legado da copa, por onde anda?

    Não anda… O trânsito do Brasil ficou pior (como nunca dantes na história deste país).

    Graças, em boa medida, às obras mal feitas – de “mobilidade urbana” – que pululam por Pindorama.

  17. Recomendo o vídeo de minha autoria postado no YouTube intitulado (Uma resposta) – Garota do tempo do JN é alvo de racismo – Acróstico – https://youtu.be/UHny874mefA – Antônio Souza Pv. 19, 21.

  18. É incrível como os defensores do PT são cegos.
    Eu não sou Tucano (inclusive eu voto no PT antes da urna eletrônica, me tornando um petista no quesito voto), mas que o brasil ta numa fossa abissal e o PT esta no comando do barco a 12 anos, contra a realidade eu não posso brigar, senão serei um cego absoluto. Não que o Aécio vá resolver também. Eu com 38 anos me vejo sem alternativas e extremamente desestimulado com a política. Triste destino.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.