Pesquisa que diz que Lula seria “esmagado” por Aécio é fajuta

pesquisa capa

As eleições de 2014 ficaram marcadas por uma torrente de pesquisas eleitorais fajutas que o tempo tratou de mostrar que foram feitas sob encomenda para enganar a sociedade e influir no processo eleitoral. Nesse aspecto, três institutos sobressaíram: Veritá, Sensus e Paraná.

O instituto Veritá, por exemplo, a 5 dias da eleição presidencial em segundo turno, publicou uma pesquisa absolutamente maluca em que Aécio Neves aparecia com sólida vantagem sobre Dilma Rousseff – fora da margem de erro.

Em 21 de outubro de 2014, esse instituto mostrou Aécio com 53,2% das intenções de voto, quase sete pontos percentuais à frente de Dilma, que tinha 46,8%. Considerados os votos totais (considerados votos brancos, nulos e indecisos), a contagem era de 47% para o tucano e 41,4% para a petista.

Era uma maluquice. Nenhum outro instituto apontava semelhante quadro. Os números do Veritá contrastavam com a terceira pesquisa Datafolha do segundo turno, divulgada no mesmo dia, que mostrava diferença de quatro pontos percentuais em favor de Dilma.

Tratava-se de uma virtual vigarice, mas que duraria pouco. Míseros 4 dias após o segundo turno, agora com Dilma eleita, a Folha de São Paulo publicou matéria que mostrava que o tal instituto Veritá usara dados falsos, o que não impediu que a campanha tucana e a mídia amiga usassem a patifaria para tentar enganar o eleitor.

pesquisa 2

Dez dias antes, outro instituto que usou e abusou de fraudes para tentar ajudar Aécio a se eleger publicara uma pesquisa ainda mais escandalosa, que contrariava todas as outras. A pesquisa apresentava, inclusive, uma conclusão: faltando duas semanas para o segundo turno, o tucano já estaria eleito.

Em 11 de outubro de 2014, pesquisa sobe a sucessão presidencial divulgada pelo Instituto Sensus mostrava Aécio com 58,8% dos válidos contra 41,2% da presidente Dilma Rousseff, ou seja, uma vantagem de 17,6 pontos.

A pesquisa, evidentemente fajuta, viera revestida com a capa de uma certa credibilidade que ainda tinha o instituto Sensus, credibilidade que naufragou durante a eleição. Eis os dados oficiais do registro da pesquisa no TSE.

Registro na Justiça Eleitoral – BR-01076/2014

Entrevistas – 2.000, em cinco regiões, 24 Estados e 136 municípios do País

Metodologia – Cotas para sexo, idade, escolaridade, renda e urbano e rural

Campo – de 07 a 10 de Outubro de 2014

Margem de erro – +/- 2,2%

Confiança – 95%

Quatro dias após a divulgação dessa farsa, o Datafolha publicou sondagem com dados muito diferentes. Tão diferentes que qualquer um poderia concluir que ou o Sensus ou o Datafolha estavam mentindo – e todos viram, poucos dias depois, quem estava mentindo.

pesquisas 3

Neste ano, o instituto Paraná vem publicando pesquisas – que ninguém sabe quem está pagando que afirmam que Lula chegaria em terceiro lugar se a eleição presidencial de 2018 fosse hoje.

Em 8 de abril do ano passado, a revista Época divulgou em seu portal na internet que contratou “A primeira pesquisa sobre o segundo turno” com um tal “Instituto Paraná”. O resultado dessa pesquisa surpreendeu não só petistas, mas, também, tucanos ao mostrar Aécio Neves disparado à frente de Dilma Rousseff (54% a 46%).

Paraná 3

Pelo inusitado dos números, o Blog procurou a campanha de Dilma Rousseff. Perguntou se o PT já dispunha de trackings ou pesquisas internas sobre o segundo turno, ao que foi informado de que o partido começaria a fazer suas sondagens só a partir do dia seguinte – quinta-feira, 9 de outubro.

Em seguida, a pergunta foi sobre a confiabilidade da pesquisa. Abaixo, a resposta da campanha de Dilma:

“Picaretagem. Dê uma olhada no site do TSE. [A pesquisa] nem está registrada no TSE como uma pesquisa comprada pela Época. No registro da pesquisa perante o TSE (BR 01064 e 01065), não consta a revista Época nem tampouco a Editora Globo como contratantes, ao contrário do afirmado pela própria Época em sua página”

O Blog acolheu a sugestão da fonte e foi ao site do TSE pesquisar. Abaixo, a reprodução da página de registro de pesquisas do TSE que mostra os números de registro da pesquisa “Paraná”.

Paraná 1

Paraná 2

O fato é que a pesquisa Paraná destoava das dos grandes institutos, que mostravam Dilma e Aécio virtualmente empatados. Pesquisa Ibope publicada no dia seguinte ao da pesquisa Paraná mostrava o tucano e a petista tecnicamente empatados – ela com 49% e ele com 51%.

À época, o blogueiro parananese Esmael de Moraes divulgou que um dos donos dono do “Instituto Paraná”, Murilo Hidalgo, “já estaria nomeado para integrar o novo governo de Beto Richa” e que “deveria dirigir a Celepar, companhia de TI do estado do Paraná”.

Talvez a divulgação desses dados tenha ajudado a “melar” a indicação, mas uma mera visita ao site do instituto Paraná mostra que a empresa tem sólidas relações políticas. Entre outras razões, está a de o instituto exibir em seu site, como um troféu, um “depoimento” sobre seu trabalho.

pesquisa 4

Em 2 de abril, o instituto Paraná publicou pesquisa que afirmou que se as eleições presidenciais fossem naquele momento Aécio teria 37,1% dos votos, Marina Silva ficaria em segundo lugar, com 24,3%, e o ex-presidente Lula teria 17,9%.

Onze dias depois, pesquisa Datafolha divulgou pesquisa que tornou incompreensível a pesquisa Paraná. Segundo o instituto do Grupo Folha, apesar de Lula ver a popularidade de seu legado diminuir, naquele momento ele fora citado como melhor presidente que o Brasil já teve por 50% dos entrevistados.

No primeiro dia útil desta semana, o instituto Paraná soltou mais uma de suas pesquisas Tabajara. Só que, ao contrário do que fez em 2 de abril, desta vez o instituto foi menos ambicioso – afirmou que o resultado adverso para o ex-presidente diante de Aécio e Marina foi apurado apenas em Brasília, enquanto que há dois meses afirmou que seria no Brasil inteiro.

Desta feita, o Paraná afirma que se as eleições de 2018 fossem hoje, EM BRASÍLIA Aécio Neves  teria 40,3% dos votos, Marina Silva teria 24,7% e Lula, 17,6%. Em abril, o mesmo instituto afirmou que pesquisa com resultado semelhante teria sido feita “com 2.022 eleitores em 152 municípios brasileiros entre os dias 26 e 31 de março”.

Pode-se notar que a pesquisa que o instituto Paraná divulgou em 2 de abril como tendo sido feita em 152 municípios mostra resultado muito parecido com a que divulgou neste 1º de junho.

ABRIL

Aécio 37,1%

Marina 24,3%

Lula 17,9%

JUNHO

Aécio 40,3%

Marina 24,7%

Lula 17,6%

Como se vê, Lula e Marina teriam agora, apenas em Brasília, praticamente os mesmos resultados que tiveram em abril no Brasil inteiro, e Aécio teria subido um pouco. Brasília, então, é um resumo do Brasil?

Dado o histórico desse instituto e dada a prática que se estabeleceu durante o período eleitoral de institutos divulgarem pesquisas claramente falsas sem sofrer as penas da lei que torna crime falsificar pesquisas eleitorais, pode-se dizer que, na melhor das hipóteses, essa pesquisa que mostra Lula tão fragilizado, apesar de ser considerado, disparado, o melhor presidente que o país já teve, é fajuta como uma nota de 3 reais.

Essa última pesquisa Paraná não está sendo levada a sério nem pela imprensa tradicionalmente antipetista. A esquisitice em relação à pesquisa anterior, de abril, ficou escandalosamente evidente.

O grande problema é que uma picaretagem como essa se espalha como fogo pelas redes sociais e por blogs e sites antipetistas e, assim, vai turvando o entendimento das pessoas sobre o quadro político.

Os dados supracitados falam por si mesmos. Há uma avalanche de dúvidas sobre essa pesquisa Paraná feita “em Brasília”. É possível ver que há algo tremendamente errado. Há que combater essa farsa ao máximo, pois, neste momento mesmo, está confundindo as pessoas.

Criminosamente!

Tags: , , , , ,

61 Comentário

  1. Enquanto isso, o PT hibernando na caverna. O PT deveria ser o primeiro a entrar na justiça questionando essas pesquisas, mas se depender disso estamos fritos.

    • Pior é que a lei que pune pesquisa falsa é só para período eleitoral

    • Não precisamos de pesquisa para conhecermos a DIREITA..
      15 % corrupta
      20 % mentirosa
      20 % assassina
      45 % rica

    • Verdade, o que me deixa puto da vida é que o Presidente do PT parece que tomou sonífero, ta louco que cara mais parado, mais um pouco ele para de vez.
      Um partido como o PT com os milhares de seguidores e afiliados, tem por OBRIGAÇÃO ser mais ativo, ir para cima de QUALQUER porcariada que aparece, senão passa a impressão que tudo é verdade.
      O pior disso tudo é que aparece as VAIAS as agressões verbais, nenhum dirigente do PT ou político pode sair as ruas em SP que logo será achincalhado, eu não me atrevo a sair nas ruas colocando minha camiseta do PT, e o medo de levar um tiro de um maluco qualquer, ou ser espancado por fascistas tucanalhos, realmente o PT precisa URGENTEMENTE mudar sua postura.
      Se você entra no site do partido em publica qualquer crítica sobre estes fatos você NEM É RESPONDIDO, nada, como se você não existisse, estou realmente muito decepcionado com os dirigentes do PT.

  2. Edu,

    Esse gajo fez a pesquisa entre seus pares. Mesmo assim ainda achou votos em Lula

  3. :
    Ouvindo A Voz do Bra♥S♥il e postando:
    * 1 * 2 * 13 * 4 *************
    Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
    .
    D ilma, coração valente,
    I magem de todo o bem em que se sente
    L ivre o amor maior pela brasileira gente
    M uito humana e inteligente
    A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
    .:.
    D uas vezes contra o espectro atro
    I nscreveu já seu nome na história
    L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    M ulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
    * * * * * * * * * * * * * Ley de Medios Já ! ! ! !

  4. Só há uma maneira do Lula, se candidato, não vencer: prenderem os eleitores.

  5. No DataBozo, no DataTioSam, no DieitaModerna, no Extremistas etc… o PSDB sempre vai “ganhar”… Na vida real, eles apanham, junto com a globo e a veja!

  6. Sonhos dos DEMOTUCANOS, nada mais.

  7. Vai Depender de como dilma chegar em 2018 as chances do lula.. Tem um certo favoritismo…

  8. O Aécio para ser candidato, primeiro, tem que engabelar o Serra e restituir o gasto com o Aeroporto.
    O Serra para ser candidato, primeiro, tem que superar o Alckmin e explicar o trensalão na justiça.
    O Alckmin para ser candidato, primeiro, tem que espantar o Eduardo Paes e fazer voltar a chover em SP.
    O Eduardo Paes para ser candidato, primeiro, tem que aniquilar o Eduardo Cunha e torcer para que o legado das Olimpíadas seja positivo.
    Bem, já o Eduardo Cunha para ser candidato não precisa fazer muito esforço….pois, ele sequer irá concorrer nas próximas eleições. Até lá, ele está cumprindo pena em Bangu I.

    Pesquisa eleitoral é igual ao jogo do bicho. Só existe porque tem trouxa que acredita!!!

  9. Por favor, corrija o título. Não se separa sujeito e predicado por vírgula.

  10. Essa canalhice só vai acabar quando os bandidos que a realizam, e principalmente os chefes deles, forem para na cadeia. Assim, mesmo tendo lido uma resposta sua afirmando que a lei que pune pesquisas fajutas é válida apenas durante o período eleitoral, acho que precisamos encontrar um meio jurídico de punir esses pilantras, do contrário a “pesquisa” do Instituto Paraná(ou seria PSDB?)será só uma entre tantas que surgirão nesses quatro anos, tentando minar aos poucos as chances de Lula vencer na cabeça do eleitorado (lembrando que muitas pessoas votam como quem aposta em corrida de cavalos, escolhem aquele com mais chances de ganha). Quem sabe enquadrando essas “pesquisas” em algo relativo à fraude comum, poderia ser a forma de conseguirmos colocar essa gente na cadeia e abrir uma investigação sobre o golpe das pesquisas. Lembremos que foi uma Representação do MSM ao ministério Público que, nas eleições de 2010, fez o Datafarsa(que tenha certeza irá entrar nessa, se esse golpe ganhar força)recuar da farsa que promovia tentando inventar votos para Serra. Além do que o próprio PT deveria, ao menos via parlamentares, tentar emplacar uma CPI sobre as “pesquisas” ou acelerar o trâmite de um projeto de Lei que já existe, relativo à proibição de pesquisas próximo das eleições. Essa última medida não serviria para esse golpe de agora, mas ajudaria a enfraquecer a manipulação próximo aos pleitos. Quanto às “pesquisas” golpistas de agora, o que não podemos é ficar parados enquanto vemos a direita perpetrar mais um golpe que, parece inocente, mas tem um poder de estrago grande. Acho que está na hora das diferentes forças progressistas reunirem-se para estabelecer uma estratégia comum, que englobe mídia alternativa, partidos de esquerda, movimentos sociais, sindicatos, organizações populares, movimento estudantil; e que sirva para enfrentar o golpismo que os conservadores empreenderão das mais diversas formas até 2018.

  11. A desmoralização que se impuseram por suas falsas pesquisas, transformaram esse Institutos em algo sem nenhum crédito.
    Absolutamente ninguém, pode acreditar em seus números manipulados.
    O Brasil é rico em invenções e inventores.
    Talvez o setor de pesquisas seja seu maior mercado.
    Institutos manipulados pela fúria política daqueles que os mantém.
    E quando as pesquisas são desmoralizadas em épocas de eleições, o desespero provoca ações criminosas como as da Veja, nas últimas eleições.
    Volto a afirmar, que a Blogosfera representa o contra ponto às ações espúrias desses malfadados Institutos.
    Hoje, a internet não permite mais que uma mentira sobreviva por 24 horas.
    A Internet é o terror da direita fascista.
    Bem vindos ao mundo da verdade instantânea!
    O Blog da Cidadania faz parte desse Universo.

    • É por este motivo JUIZ, que só leio a INTERNET…diga-se de passagem..os blogs progressistas e jornalistas independentes. Odeio pesquisas!!!

  12. A pesquisa infalível é a urna, os piguentos não se conformam com isso.

  13. Não comento pesquisa do segundo escalão.

    Só comento Datafolha e Ibope. Desconfio até dessas, mas são ainda as que eu vejo com mais credibilidade. E as que chegaram mais perto do resultado da eleição presidencial no segundo turno. Datafolha cravou na mosca na véspera 52% Dilma, 48% Aécio.

  14. Há sim, menos de 2 semanas depois dessa tal de PARANÁ PESQUISAS apontar Aécio com 37%, Marina com 24% e Lula com 17%, o Datafolha veio e apontou resultado TOTALMENTE diferente a saber:

    Aécio 33%
    Lula 29%
    Marina 14%.

    Está aqui:

    http://www.brasilpost.com.br/2015/04/14/aecio-lula-empatados_n_7061552.html

  15. Mas vamos ser realistas.

    O Lula não tem hoje a popularidade que já teve. Na minha visão, se a eleição fosse hoje, ele perderia sim para Aécio Neves.

    A gestão má aliviada de Dilma e a rejeição generalizada ao PT respingaram no carismático ex-presidente. Demorou, mas colou. O ódio ao PT é anterior ao ódio a Dilma que por sua vez é anterior ao ódio ao ex-presidente.

    Lula demorou mais pra ser atingido por essa onda de rejeição as esquerdas porque é carismático.

    Se Dilma continuar com essa taxa de aprovação ridícula (em torno de 10%), Lula pode enfiar a viola no saco. Não deveria nem disputar, porque seria derrotado e encerraria de maneira muito ruim a sua vitoriosa carreira política.

    Lula volta se DILMA se recuperar. Tempo temos pra isso.

  16. Por falar em pesquisa fajuta o que foi feito em relação a aquele descalabro do SENSUS que chegou a colocar Aécio com 17 pontos na frente da Dilma no começo do segundo turno ano passado?

  17. Em qualquer cenário, Lula será eleito no primeiro turno, se for candidato. O resto é torcida dos sem voto

  18. Eu paguei 2.mil reais de multa à Receita e ainda fui ameaçado pelo leão caso não pagasse, pelo fato de ter informado os rendimentos do meu filho, meu dependente de imposto de Renda, no formulário errado. Esse instituto tucano de merda comete um crime desses todos os dias e nada acontece. Alguma coisa está errada.

  19. Onde está a Polícia Federal que posa de eficiente para prender e investigar petista e quando é para pegar os da republiqueta do Paraná desaparece… Beto Racha tem esse povo todo ao seu lado.

  20. A pesquisa que elegeu Lula como melhor presidente que o Brasil já teve é tão sem noção e fajuta como aquele que elegeu Sheila Carvalho a mulher mais sexy do Brasil !

  21. AMIGO não é aquele que só diz coisas que vc gostaria de ouvir ..lembra?

    Alguns preferiram se iludir ..eu avisei

    Não aposto no AÉCIO ..ele já firmou a imagem de que joga no quanto pior melhor ..e isso o brasileiro já provou que não suporta

    mas quanto a LULA ..hoje ele não ganha NADA, nem ganhara, acabou

    ..graças a seu 2o mandato, cujos erros não eram mera obra do acaso, mas sim fruto de decisões amadorísticas e irresponsáveis mesmo ..e claro, graças a DILMA 1a que, além de provar ser uma das mentoras das patacoadas, provou que queria insistir nos erros que nos levaram ao que hoje vemos na praça

    acabou ..fica pra próxima ..isso se houver reencarnação

  22. Hoje os eua se encontram em uma situacao na qual cerca de 100 mi de cidadaos apoiarem eleitoramente os culpados pelo genocidio no Iraque e outros Crimes contra a Humanidade.

  23. O grau de entendimento e culpabilidade desta parcela da sociedade dos eua deve ser variavel porem em caso de novas agressoes a outras Nacoes estes
    100 mi os quais elegem e sustentam politicamente o governo dos eua serao re
    spo zabilizados junto com os governantes e os que participaram dos massacres e genocidios.

  24. Então Edu

    Tem muitas pesquisas que não dão para ser levadas a sério! Todo mundo tem que tomar cuidado!

  25. A sitiucao desta parcela da sociedade dos eua ‘e a mesma dos governos europeus q se negaram a vender alimentos a Russia apos a Revolucao.

  26. Para abrandar os corações dos fascistas e pinguentos, podem começar a beber suco de maracujá para acalmar os nervos. Pessoal, a eleição será em outubro de 2017 daqui a 40 meses, está muito distante. Vamos concentrar nossas energias em coisas positivas para o Brasil e não em eleição. Antes das eleições para presidente da República vem as eleições municipais.
    ” Cada cia com a sua agonia”

  27. Direita, sempre na sabotagem, sempre Paraná, tudo sempre vem de lá, é Moro, é Richa…

  28. Caro Eduardo ,

    A intenção desses institutos de pesquisas sem credibilidade, é exatamente esta, fazer com que essas notícias se espalhem pelas redes sociais, e principalmente pela grande mídia dominante neste País. Eles sabem que essas divulgações farão muita diferença na cabeça das pessoas pelo Brasil afora. Como bem disse dias atrás o Fernando Brito do Blog Tijolaço, ao afirmar que a grande mídia sabe que os blogs não têm a força e nem o poder de contrapor ao que eles divulgam. Recentemente eu disse aqui neste blog, que essa gente fará de tudo para impedir a volta do ex-presidente Lula. Eles não medirão esforços para atingir esse desiderato.

  29. Graças a manipulação por parte do DATA-PORRADA (em professores de preferência), hoje em dia somos governado pelo o HELICOCA! Analisando friamente, observo que esta pseudo pesquisa sirva apenas para desviar o foco diante as digitais sujas de alguns tucanos, flagrados em algumas investigações e CPI´S, os quais tem sido abafada pela GLOBO e pela banda podre do Judiciário!

  30. BOMBA! CORRUPÇÃO NO FUTEBOL.

    Paulo Henrique Amorim entrevista Luis Carlos Azenha. E Azenha diz como o FBI pode chegar à Globo.

    https://www.youtube.com/watch?v=tv8QXJnlWLs

  31. Edu, se o povo brasileiro, o trabalhador que depende de seu salário pra viver, tem seu filho pra criar, vier a votar em Aécio, estará dando atestado de burrice, pois este político é o que há de pior na nossa política,
    pelos seus atos e por sua cara cínica!
    O triste é que a elite conservadora e reacionária o apoia!

  32. O problema não é se Aécio vence ou não Lula.
    A grande verdade é que, hoje, Aécio não venceria sequer uma eventual convenção do PSDB.
    O candidato vai ser Alckmin ou outro paulista qualquer. A chance de alguém fora da “locomotiva” já passou.
    As pesquisas usam Aécio por um motivo simples: recém-saído de campanha com um desempenho espetacular, e sem estar exposto a desgastes que cargos executivos impõem, ele apresenta um bom recall, o que, noves fora as fraudes, faz dele uma figura bem lembrada e tendente a ser citada por parcela do eleitorado.
    Ficaria chato fraudar, nessa altura do campeonato, alguma pesquisa que já ostentasse o nome de Alckmin, por exemplo. Daria muito na cara se eles forçassem a barra.
    Com Aécio fica um pouquinho mais verossímil.

    • Sidnei Brito,

      O problema é que o Aécio é o atual presidente do PSDB, e neste partido ele tem muita força. Numa eventual convenção, ele como conhece muito bem os meandros da política, infelizmente, tem sim, grande chance de vencer tal convenção.

      • Sei não, Herbert.
        É só ver o fogo amigo vindo de nomes do tucanato paulista.
        O homem embarcou na do impeachment e acabou desautorizado por gente grande como FHC ( o cara de pau estimulou, deu corda, e depois recuou, não se sabe se de forma calculada).
        Você deve ter visto o que andaram dizendo gente como Alberto Goldman e Arnaldo Madeira, não? Ambos questionam Aécio justamente na condição de presidente da sigla.
        Eu interpreto como um “sua vez já passou, mineiro”.

  33. Até o Dataprado do Professor Hariovaldo é mais confiável que esse Instituto Paraná

  34. Sidnei Brito tem razão. O Aécio para concorrer precisa derrotar primeiro o Alckmin ou Serra. Dificilmente ele será candidato. Como sempre digo: A CONFERIR.

  35. Os tucanos são vigaristas mesmo, como jogam sujo é impressionante. Deus foi muito grande em não permitir Aécio como presidente.

  36. Isso não é uma pesquisa, é um desejo apenas.

  37. MEU DEUS!!! Jura que existem pessoas assim, como desse site, blog, palanque…sei lá, como se pode denominar isso aqui? Tenho impressão, de estar numa página do Estado Islâmico. As pessoas não se responsabilizam pelo que falam, pois, o Brasil já caminha à “duras penas” para responsabilizar essa corja que se institucionalizou no”puder”, ferindo a constituição, leis trabalhistas e para ajudar, se faz de vítima, para continuar com seus discursos raivosos, sobre a “zelite”. Enquanto isso, o Sasá Mutema, deixando a 51 de lado, para beber etílicos de 10 mil reais e arrotando caviar. Pobre Max, se ele soubesse para que uso fizeram as suas convicções, estaria à se revirar no túmulo (risos). Agora, o líder deles quer conversar com o FHC. Ué! O homem não é o mentor da “herança maldita”? Patético!!! Para não dizer, ridículo e humilhante. Bem a cara do “sujeito”! ACORDEM!!! Não percebem que não existe esquerda hoje nesse país? Pelo menos, não para os “fins” que deveria… “HIPÓCRITAS

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.