Piada pronta: repórter DO ESTADÃO chama blogueiro de “mentiroso”

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

pitbulls capa

A esquerda faz muitas críticas “à mídia”, mas se esquece de que não existe uma “mídia” propriamente dita. O que existe é um exército composto – salvo honrosas exceções – de puxa-sacos dispostos a vender a alma na esperança de caírem nas boas graças dos patrões.

A mídia que tanto indigna a setores tão amplos da sociedade é produto dos ditos “profissionais da imprensa”, seja de que “nível” forem. Nesse aspecto, tanto faz um Reinaldo Azevedo ou um repórter de campo da Veja: ambos se valem das mesmas práticas.

Sempre ressalvando que tudo, nesta vida, tem exceção e com a “mídia” não é diferente.

Qual é a diferença, porém, entre Mervais, Azevedos, Cantanhêdes, et caterva, e os repórteres de política que correm exclusivamente atrás de “pautas” que possam prejudicar a esquerda, os movimentos sociais, os sindicatos e todos aqueles agentes políticos que incomodam a direita?

Seja como for, esses pensamentos me ocorrem ao chegar em casa após passar o fim da tarde de sexta-feira 17 na sede nacional do PT em São Paulo, no “centro velho” da cidade. No local ocorreria entrevista coletiva do presidente da sigla, Rui Falcão.

Este blogueiro – entre outros, assim como a “grande mídia” – recebeu aviso de pauta do PT sobre coletiva em que, entre outros fatos, seria divulgado o nome do novo tesoureiro do PT, o ex-deputado federal por Sergipe Márcio Macedo, que já foi ligado ao ex-governador Marcelo Deda, morto em 2013.

A entrevista estava agendada para as 16 horas e 30 minutos. Cheguei ao número 132 da rua Silveira Martins, que dista poucas centenas de metros das Praças da Sé e João Mendes. Estacionei o carro ao lado da sede petista e já havia umas 10, 15 pessoas à porta.

pitbulls 1

Grandes câmeras apoiadas em tripés, carros e furgões de reportagem da Globo, da Band, do SBT, do Estadão etc. tomavam a rua. No saguão do prédio do PT, mais uma dezena de repórteres aguardava que terminasse reunião da direção petista para subirem ao auditório.

Um porta-voz do PT sai ao saguão e chama os repórteres para anunciar o nome do novo tesoureiro do partido. Imediatamente, o batalhão de repórteres se põe a digitar em seus celulares, tablets, notebooks ou a fazer ligações telefônicas, repassando as informações.

Como já testemunhei em outras oportunidades, apesar de trabalharem em veículos distintos, nessas coberturas políticas esses repórteres parecem atuar todos para um único veículo – compartilham informações e opiniões, que repassam aos seus veículos.

Quem já testemunhou uma cena dessas não se surpreende quando, no dia seguinte, lê reportagens praticamente idênticas no Estadão, no Globo, na Folha, nos telejornais etc.

O trabalho é pasteurizado, mecânico.

Voltando ao ocorrido na tarde desta sexta, dos blogueiros avisados pelo PT sobre a entrevista compareceram um representante da Rede Brasil Atual, o coeditor do Diário do Centro do Mundo, Kiko Nogueira, e eu.

Cheguei antes deles e, como costumo fazer, fiquei na miúda ao lado dos grupinhos de repórteres prestando atenção no processo de fazer linguiça que são essas coberturas. Eis que percebo a presença de um repórter do Estadão com o qual tive uma discussão no ano passado.

Relato, a partir daqui, a razão da discussão que tive com esse repórter.

Em 17 de maio do ano passado, ocorreu o 4º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que contou com a presença de Lula. Na oportunidade, o ex-presidente deu uma declaração sobre crítica que a mídia fizera aos estádios de futebol que estavam sendo construídos para a Copa do Mundo, de que nenhum deles contava com estação de metrô dentro.

Lula disse, no evento, que não fazia sentido construir uma estação de metrô dentro de um estádio de futebol porque fica muito caro e essa estação só teria grande movimento em dias de jogos, e que, portanto, essa cobrança seria “babaquice”.

Minutos depois, em todos os portais de internet, e no dia seguinte, em todos os grandes jornais, manchetes dizendo que, para Lula, pedir metrô em estádio seria “babaquice”.

Folha Lula

Um grupo de blogueiros presenciou como nasceu essa manchete comum a toda a grande mídia.

Segundo esses colegas me informaram, à porta do encontro de blogueiros os repórteres dos grandes veículos, em rodinha, teriam combinado como relatariam a fala de Lula sobre metrô nos estádios. Os blogueiros que fizeram a denúncia fizeram até um vídeo do flagra.

 

Com base no relato dos blogueiros, fiz um post contendo a informação de que eles afirmaram ter presenciado os repórteres combinando o tom de uma manchete que, corroborando o relato, saiu praticamente idêntica em Folhas, Globos, Estadões etc.

Conheço alguns dos repórteres da mídia corporativa presentes àquele encontro de blogueiros. Um deles, do Estadão, ficou furioso com o post que escrevi. Enviou-me mensagens por SMS criticando o post e me chamando de “mentiroso”. Eu lhe disse que apenas havia reproduzido informação que colegas blogueiros me passaram, mas ele não quis saber.

Nunca mais tinha tido contato com aquele repórter. No dia em que escrevo, porém, ele estava presente diante da sede do PT. Até lhe fiz um cumprimento, que não foi correspondido. Fiquei na minha.

Alguns minutos depois, estava eu próximo a uma rodinha de repórteres de que ele participava. Quando me viu, disse em voz alta, obviamente que para que eu ouvisse, o seguinte:

— Cuidado, falem baixo porque tem um blogueiro progressista escutando.

Passaram-se mais alguns minutos e os presentes fomos chamados para o auditório – a coletiva iria começar.

Eu estava à porta conversando com o Kiko Nogueira. Quando nos preparávamos para entrar no prédio, esse repórter do Estadão, chamado Ricardo Galhardo, passa olhando para minha cara. Em uma tentativa de desanuviar o ambiente, brinquei:

— Não precisa ter medo, blogueiro progressista não morde.

O sujeito, visivelmente alterado, com os olhos injetados de raiva, chamou-me de “mentiroso”. O Kiko Nogueira, do DCM, ficou tão surpreso que soltou um “Opa!”.

Claro que eu lhe devolvi a “gentileza”, mas esse não é o ponto.

A razão pela qual o tal repórter do Estadão alertou os colegas de minha presença seria a de que eu teria inventado que os repórteres combinaram a pauta que apareceu igualzinha na primeira página de todos os grandes jornais de 18 de maio do ano passado.

Eu não vi a cena da combinação de pauta, mas o vídeo acima mostra que os repórteres ficaram constrangidos com a pergunta dos blogueiros sobre se combinaram a pauta sobre a fala de Lula.

A verdade verdadeira é que esses ditos “profissionais da imprensa”, em grande parte, confundem-se com seus patrões. Acham-se muito importantes. E agem de forma ameaçadora. Pensam que fazem parte de uma grande família midiática feliz, esquecendo-se de que, daqui a pouco, baixa um “passaralho” nas redações e eles são postos no olho da rua.

Para mostrar como essa gente “se acha”, mais uma cena da tarde desta sexta-feira 17.

Pouco antes do entrevero com o jornalista do Estadão, o assessor da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, deixava a sede do PT quando foi cercado pelos repórteres. Cheguei perto antes de alguns deles e coloquei o celular próximo do rosto de Garcia para filmar sua fala, mas não consegui.

Os repórteres exigiam que eu saísse da frente das câmeras deles, cheguei a ser empurrado. Para evitar um confronto, acabei desistindo. Até porque, de empurrão em empurrão eu já havia perdido boa parte da fala de Garcia.

Dentro da sede do PT, na coletiva, só perguntas provocativas. Nada sério foi tratado. O sujeito que me insultou quis saber como o PT respondia a declaração do ministro Gilmar Mendes no sentido de que a corrupção está no “DNA” do PT.

Parece coisa de fofoqueira de bairro, não?

Enfim, só vendo esse exército de pit bulls “trabalhar” para entender por que o produto final desse “trabalho” é tão tendencioso, parcial, virulento e infiel aos fatos – o que, aliás, torna piada pronta repórter do Estadão – justo do Estadão – chamar alguém de “mentiroso”.

Tags: , , , , ,

111 Comentário

  1. Mas é muita falta do que fazer !

  2. Se estou conversando com uma colega de trabalho e um sujeito me interpela com perguntas provocativas saio na porrada com o cara.
    Se bem que o cara que gravou sabia que poderia levar uns sarrafos para depois dar uma de vítima.

  3. Edu

    Não desejo o mal a ninguém, nem a pessoas más. Porém quando vem um passaralho destes nas redações desta mídia bandida, e virão cada vez mais, fico imaginando o que um idiota arrogante destes devem pensar quando entra na lista… Talvez aí valha o ditado de que aqui se faz aqui se paga…
    Abs,

  4. Vindo de alguém do Estadão(!!??), considere-se elogiado, Eduardo!

  5. blogueiro-antipetista-recebe-pagamentos-do-governo-alckmin. Na rede o advogado, Fernando Gouveia se apresenta com o pseudônimo Gravataí Merengue e como “CEO” do site Implicante que publica e ajuda difundir notícias, artigos, vídeos, memes contra o PT e a Presidente Dilma, portanto se aparecer alguém com esses nomes, vc já sabem de quem se trata.

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/04/1618288-blogueiro-antipetista-recebe-pagamentos-do-governo-alckmin.shtml

  6. Sua paciência é tibetana, caro Eduardo. Eu responderia ao tal Galhardo que mentiroso é ele e o jornal em que trabalha. Aliás, como diz PHA, um jornal “em Estado comatoso”.

    O vídeo em que a jovem jornalista beija seu colega e se manda sem responder à pergunta: Vocês decidem a pauta juntos? só mostra a arrogância dessa gente que se acha da família de seus patrões.

    É nauseante ver como esses profissionais trabalham atualmente. Eu sempre admirei a profissão de jornalista. Mas hoje, os que trabalham nos grandes veículos não valem nada, “salvo honrosas exceções”, como você frisou no começo do artigo.

  7. Você precisa arrumar uma editora para publicar os melhores posts do Blog, Eduardo. Essas matérias de campo são sempre as melhores.

    Eu me lembro que foi impagável aquela em que os nazistas-tucanos correram atrás de você na Praça da República, uma das primeiras manifestações nazi-fascistas pró ditadura militar.

    Seria bacana uma tarde de autógrafos!

  8. Quando o pit bull Ricardo Galhardo for demitido da famiglia Mesquita, o Eduguim vai lembrar deste fato e prestar solidariedade ao coxinha Galhardo…com um post memorável contando as puxassaquices de um ex-repórter da famiglia Mesquita.

    E nós, comovidos, vamos dizer que o Galhardo sempre foi um coxinha idiota a serviço do PIG, que mereceu o pé na bunda por parte dos Mesquitas.

  9. Os repórteres do PIG falavam tão mal do Pravda e do Granma, que fingem não perceber que essa triste e corrupta imprensa está mais para Diário Oficial do PSDB e da direita em geral… Além do mais, odeiam ser questionados, e odeiam a verdade. eles “criam” verdades e destas “verdades” saem as pautas que tanto ludibriam os menos esclarecidos.

  10. Como eu sou otimista!!
    com eu estou feliz!
    Como eu sou bonito!!
    Como eu sou sarado!!
    Como meu Humor está bom!!
    Como eu tenho a cutes lisinha!!
    Como eu ando bem!!
    Como eu como bem!!
    Como eu durmo bem!!
    Isto e mais um pouco, já fazem 12 anos …
    Não sei porque..
    Mas estou saindo para comer uma pizza com
    minha familia..
    No meu carro pago.
    Com meu cartão de débito.
    Não uso credito.
    Depois vou jogar uma sinuquinha..
    Até companheiros..

    • E o PSDB quer tirar tudo isto de você.

      E o PIG faz de tudo para que a sua situação piore.

      E o Achacador Cunha, junto com outros pilantras do PMDB, PSDB, SD, PPS e PIG querem aprovar a Lei Eduardo Cunha de Terceirização e Escravização que irá transformar você, eu e todos os trabalhadores em escravos do Capital.

  11. Caro Edu,
    Veja só quanta ignorância !
    Uma pessoa que poderia ser brilhante no exercício da função, se torna o que chamamos de “pau mandado”.
    E dessa forma renega tudo o que teve como formação profissional.
    Eu fico imaginando o tipo de treinamento que esses pseudo repórteres tem.
    Deixam de lado um juramento profissional, para se engajarem numa luta suja contra a verdade.
    Nossa salvação foi o advento da Blogosfera.
    Depois que aprendemos a procurar a verdade nos canais em que ela se apresenta, esse pessoal perdeu o rumo.
    Tenho certeza absoluta que DILMA só foi reeleita, por causa da luta diária que os Blogs empreenderam em contra ponto às mídia nefasta.
    É lógico que esse Blogueiro está incluído nesse exército, e contribuiu sobremaneira para que fosse escrita uma das mais importantes páginas da história deste País.
    Aquela, em que o Brasil deu seu grito de liberdade contra os grilhões da imprensa fascista Global.
    Certamente, essa é a maior razão do ódio que “repórteres” como esse mencionado na matéria, expelem todos os dias contra os “Blogueiros Progressistas”.
    Em frente Edu, você hoje é responsável por formar a opinião de milhares de pessoas que entendem as suas verdades.

  12. Os coxinhas tem razão, isso aqui esta mesmo virando uma Venezuela, nós até já temos o nosso Capriles . (por aqui mais conhecido como alecrim do pó para governador)

  13. Veja o absurdo que defende o preconceituoso Bolsonaro: diz que mulher deve ganhar salário menor porque engravida.
    http://blogedenevaldoalves.com.br/?p=1265

  14. Quando a mídia golpista não ouve o que quer, edita do seu jeito, distorce ou simplesmente censura, como nesse caso em que a Globonews tirou o vídeo do ar porque o especialista entrevistado explicou em outros termos o caso de Pasadena, para desespero da entrevistadora

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/globo-tira-ar-video-de-especialista-que-fala-da-petrobras-e-pasadena.html#at_pco=smlwn-1.0&at_si=55330c9134e806dd&at_ab=per-2&at_pos=0&at_tot=1

  15. estávamos lá. primeira coletiva que cobrimos. Climazinho ruim viu? Uma pena que não conversamos, mas estaremos em outras. Abraço

  16. PARA AGIR COM ESSE MERDAS SÓ COM MAIS VIOLÊNCIA AINDA!!!!!!!!!!!!! VOCÊ NÃO DEVERIA TER SAÍDO DA FRENTE DO TAL SUJEITO DE FORMA NENHUMA!!!!!!!!!!!! ONDE É QUE JÁ SE VIU CEDER SEU DIREITO A UM BOSTA DA MÍDIA!!!!!!!!!!!! NÃO PODERIA TER RECUADO!!!!!!!!!!! É POR RECUOS COMO ESSE QUE A ARROGÂNCIA DELES CRESCE!!!!!!!!!!!!!! QUER VER COMO BAIXAM A BOLA, ESSE BANDO DE LAMBEDOR DE BUNDA DE PATRÃO, QUANDO SÃO LOCALIZADOS EM ALGUM ATO DAS FORÇAS PROGRESSISTAS E TÊM DE OUVIR UMAS VERDADES SOBRE O QUE SÃO!!!!!!!!!!! Você também deveria não somente ter devolvido as gentilezas desse safado do Estadão, mas ter dito a ele que não passava de um verme à serviço dos seus amos, do mesmo modo que Miro deveria ter expulsado na porrada o tal “jornalista” fascista que queria ficar à força dentro do Barão de Itararé para ouvir uma entrevista de Miguel Rossetto destina apenas aos blogueiros progressistas. Volto a repetir que a violência da direita só se combate com força, o erro da esquerda; midiática, política ou mobilizatória; é vir com conversa quando os fascistas entram com porrada. Isso não é pacifismo, é moleza que estimula os conservadores a serem ainda mais truculentos. Se um desses sujeitos já tivesse levado uns safanões, aprenderiam a respeitar a esquerda, nem que fosse por saberem que apanhariam de novo. Da minha parte não facilito para jornalista fascista. Nos eventos em que os vi, xinguei-os e sequer responderam. Correram assustados diante da exposição explícita de sua naturza de vermes, puxa-sacos a serviço da classe dominante que os despreza.

  17. “Qual é a diferença, porém, entre Mervais, Azevedos, Cantanhêdes, et caterva, e os repórteres de política que correm exclusivamente atrás de “pautas” que possam prejudicar a esquerda, os movimentos sociais, os sindicatos e todos aqueles agentes políticos que incomodam a direita?”

    Edu, pois é, tocou na ferida, no “x” da questão sobre a mídia (por inteiro). E isso me lembrou de algo recente quando alguns comemoravam a notícia no DCM da demissão de gente da Veja, Estadão e cia e sempre aparecem aquelas Pollyanas da esquerda lamentando e criticando quem esteja comemorando, com razão (pelo que você apontou neste post).

    Esse pessoal que foi escorraçado, salvo exceções, é composto por gente pior ou igual ao Merval, Jabor e cia. Por que a “compaixão” hipócrita de gente de esquerda com eles? Isso parece síndrome de Estocolmo.

    Esses indivíduos são inimigos de classe (pra usar um termo antigo que tem gente hoje nessa “New Left” que odeia só de ouvir falar esses termos “marxistas”), são lacaios dos Marinho, Mesquita, Frias e cia.

    Eles não se comportam da seguinte forma, que isentaria eles da crítica: “a gente está nesse meio porque precisamos sobreviver mas sabemos que a imprensa é podre”, a maioria deles compactua com a truculência dos donos de jornal dessa mídia venal que tenta afundar o país e destruir a vida de milhões.

    Por isso que digo que quem critica quem faz essas críticas é no mínimo hipócrita ou ignorante, pois não está levando em conta que esses cidadãos, conscientemente, estão tentando afundar a economia do país, desestabilizar o país, são responsáveis também pela incitação de ódio política que vemos (que coloca qualquer um em risco na rua com um bando de coxinhas ensandecidos) e são co-responsáveis do festival de demissões das empresas atingidas pela Lava Jato pelo ataque nefasto protagonizado pela mídia.

    Ao pessoal de esquerda que sentir pena deles, lembrem dos milhares de brasileiros postos nas ruas vítimas das mentiras e veneno que esse pessoal injeta todo dia no país pra servir como bons cãezinhos a seus patrões (os donos do PIG).

    A observação contida no post é muito boa, de fato não há diferença alguma desse pessoal prum Merval, Jabor, Mainardi e cia, são farinha do mesmo saco e por vezes até piores. Orgulham-se de destruir a vida das pessoas, de injetar veneno no país e só pensam no próprio umbigo. Não me solidarizo com qualquer demissão em massa desses veículos do PIG (Globo, Abril, Folha, Estadão, Bandeirantes, SBT) exceto os que não têm a ver com isso.

  18. Prezado Eduardo Guimarães,

    Faço algumas considerações sobre essa matéria:

    1°)A propagação de chamadas combinadas em matérias contra o governo e o PT é prática comum na grande imprensa golpista, isso é muito nítido para nós. Não entendo porque os blogs e sites progressistas não fazem o mesmo, bem como não evita de reproduzir os fatos que são explorados pela imprensa burguesa. Há poucos dias li matéria no site do PCdoB e do PT falando sobre as mobilizações do último dia 15/04. Até nos nossos sites as matérias destoavam em quantidades de participantes nas mobilizações nacionais do dia 15. O site do PT divulgou um número inferior ao que havia acontecido, Tal site é mal escrito e às vezes atenta contra o próprio partido. O site do vermelho.org.br para mim é uma referência na formação de visão política de classe. Com relação as mobilizações do último dia 15/04, destaco que um dia de semana, somente em Recife-PE tivemos nas ruas mais de 15 mil pessoas fazendo uma grande caminhada contra o PL 4330/04 e contra o golpe e é bom destacar que nada de matéria na imprensa golpista da Globo. Aliás ela tentou confundir a população logo pela manhã dizendo que estava havendo uma greve de alguns motoristas de ônibus.
    2°)Os blogs e sites progressistas deveriam ter encontros regulares para atuarem mais articulados e afinados, pois estamos numa guerra de comunicação declarada pela direita reacionária, com amplo apoio da mídia partidarizada e golpista e de uma justiça burguesa, querendo derrubar um governo que a maioria do povo elegeu apesar de toda a máfia contrária desse consórcio;
    3°)Considero fundamental que seja explorado cotidianamente e de forma exaustiva por muito tempo a Operação Zelotes e o escândalo do HSBC que atinge de morte a grande mídia e a alta burguesia, ajudando a divulgar o aprofundamento das investigações e cobrando também para que as investigações prossigam e se aprofundem e punam os responsáveis até as suas prisões e recuperação dos valores sonegados, ao invés de dar muita atenção os site e blogs progressistas a replicar e enfatizar os assuntos da grande imprensa, mesmo que de forma crítica, acabando de certa forma por reforçar as matérias negativas que visam desgastar o governo e o PT;
    4°)Penso que o PT também deveria dar suas entrevistas em dois tempos: Uma para os sites e blos progressistas e outro para a mídia burguesa;
    5°)Com a resolução aprovada pelo DN do PT parece que até que enfim o partido entendeu as manobras do juiz do Paraná e do consórcio oposicionista e vai buscar resgatar a militância política do partido, bem como tomou a decisão importante contra o financiamento empresarial, além de cobrar o máximo na apuração da Operação Zelotes e no escândalo do HSBC.

    Espero ter contribuído com minha humilde avaliação e tais propostas nas quais acredito nos levará ao bom combate político.

  19. Muito bom texto, Eduardo!

    Simples, leve, objetivo, trazendo o conteúdo necessário à contextualização de um fato que todos percebemos, independente se estamos ou não nesses convescotes produzidos pelos repórteres das grandes mídias.

    Todos percebemos, vírgula! Todos os que ficam atentos a tais manobras. Que se atentam com o produto que é trazido ao conhecimento do público por esses “profissionais”.

    E a pergunta lembrada por você, a feita pelo repórter do Estadão, dá a medida certa do comportamento político desses pseudo-jornalistas, porque antes do posicionamento ideológico deles – que todos tem o direito de ter – eles deveriam em primeiro lugar se colocarem como profissionais da informação, que como informação não precisa ter um viés ideológico do repórter. A informação é um fato que se basta em si, como informação.

    Outra coisa é o direito de interpretação do repórter e de qualquer jornalista em fazer uma análise daquele fato e lhe dar uma interpretação ideológica, mas que deve ser tratada como opinião, fora da notícia que comunica o fato. Infelizmente, esses “profissionais” não sabem separar as coisas. E preferem misturar tudo como se mistura num liquidificador variadas frutas para se extrair uma vitamina homogênea daqueles componentes utilizados.

    Em política eles (os repórteres e demais jornalistas) deveriam – mas isso é outra história, que mais cabe em nossos desejos do que nos fatos reais da vida, pois que todos eles estão defendendo apenas seus interesses corporativos – dar um tratamento ao fato e outro tratamento às interpretações, sempre pensando em respeitar seu leitor (assistente, ouvinte, telespectador, etc.) a quem cabe ao final e ao cabo fazer ele próprio sua interpretação dos fatos, desde que esses fatos lhe cheguem ao conhecimento se circunscrevendo ao fato.

    Entretanto, as empresas da grande mídia brasileira prefere servir apenas a vitamina misturada com todos os componentes a seu bel prazer, onde itens mais amargos são levados à mistura em quantidades maiores do que o razoável, tudo para dar o sabor que esperam aos fatos distorcidos que apresentam como produto, o que é, na verdade, apenas mais uma versão.

  20. Será que algum desses pulhas é a favor da lei da terceirização da mob? Burros como são creio que sim.

  21. Esses fatos que aponta, com toda propriedade, mostrando que não só as estrelas da mídia falada, escrita e televisada esmeram-se em somente dar os resultados, abandonando a condição de jornalistas, seguir tão somente a pauta das empresas para as quais trabalham, mas também os repórteres sem expressão até iniciantes, câmeras etc. São recursos gigantescos direcionados num mesmo sentido. Tudo é parte e mostra que há uma nítida concertação entre a oposição, inclusive e principalmente a oposição congressual, mídia, Judiciário, Ministério Público e a Polícia Federal no sentido de, em princípio, que a Dilma não governe e, no extremo ou renuncie, ou seja defenestrada através de um impeachment, tendo como mote a corrupção somente vista e localizada no PT e seus filiados, parlamentares ou não. A oposição congressual que está também presente na chamada base aliada atua sob o comando de Aécio Neves e Eduardo Cunha, que dão o tom; a mídia claro através da Globo, Bandeirantes, Veja, Isto É, Folha de São Paulo, Estadão e muito mais país afora; o Judiciário através do Supremo Tribunal Federal, ainda não de todo livre de sua visão caolha que também só enxerga, só vê e examina até as últimas consequências membros do Governo e do PT; o Ministério Público ainda mais uma vez com um Procurador Geral titubeante, não consegue ser, mostrar-se isento (teria lado?), que nem se liga que dá um poder sem limites ao Juiz paranaense, Sérgio Moro, este realmente confessadamente um inimigo da Dilma e do PT; a Policia Federal com seus delegados flagrados atacando a Presidente Dilma na internet e a conivência, que diz tudo de seu chefe, todos nitidamente de oposição. Acima destes o Ministro da Justiça republicano (?) Pode (?) Só por ingenuidade ou burrice pode-se admitir que esses acontecimentos no mesmo sentido de atingir o Governo e o PT e aliados, possa se dar sem conversas comando, financiamentos. É uma ação política de grupos com fins mais do que claros, porque não precisam dissimular estão (?) com a lei. Fica a pergunta: tem sentido no Regime Democrático de Direito dar sequência a esta tentativa de usurpação de poder, respaldar semelhante ignomínia, sem dar direito de defesa às presas (inclusive os que estão trancafiados há meses tendo em conta delação dos bandidos). Não há como impedir essa pantomima? O Governo, o PT e aliados vão se deixar serem imolados como cordeiros? Não está tudo claro? As regras da Democracia não estão sendo seguidas. Há nítido aparelhamento de segmentos do Estado com parte do Congresso, o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal, ao que tudo indica com conivência de Ministros do próprio Governo, com apoio dos eleitores que foram derrotados em 2014, cuja atuação na internete e apoio de massa nas manifestações, dizendo-se isentos e avessos à corrupção e aos desmandos (do Governo, claro), mas com um palavreado nada condizente com algo que pareça civilizado e democrático, e, principalmente, com respaldo da mídia que atua sem a mínima isenção, mas dizendo-se atuar segundo a liberdade de imprensa. Atrapalham os desígnios golpistas dessas oposições, o estado controlado, sim, de nossa economia, principalmente nossas reservas cambiais, e a dimensão econômica do Brasil no cenário mundial. A ação nesse campo, onde querem mostrar o país e também a Petrobras como, um insolvente e esta quase falindo, chega a ser também uma piada pronta: o Brasil, grau de investimento com a bolsa em alta contínua; a Petrobras, também grau de investimento, com as ações bombando respondendo pelo comportamento da bolsa. Ridículo, não têm vergonha! Não é fácil dar um cavalo de pau em nossa economia na atualidade. Nada fácil encontrar respaldo internacional e mesmo nacional. Não há patrocinador capaz de bancar essa aventura trilionária. Em 1964, não tínhamos dólares e éramos a 46ª economia do mundo, com população beirando os cinquenta milhões de brasileiros, sobrando financiadores. A CIA e o governo americano dispunham de recursos abundantes e pagavam muito bem.

  22. O juiz Moro e os procuradores e delegados tucanos globais que conduzem a farsa golpista da Lava Jato, deram mais uma prova de sua tucanice seletiva e golpista, com sua obsessão em criminalizar o PT ; pretendem agora multar o PT em 200 milhões de reais. Isso mesmo! O complô tramado em almoços e jantares com a mídia mostram que é essa a trama. A dobradinha dos tucanos Moro, procuradores e delegados do Paraná com a mídia vai mostrando sua face criminosa. Querem transformar o caixa 1 legal do PT em propina. Enquanto que o mesmo, feito por outros partidos pois receberam das mesmas empreiteiras e empresas, é encarado como doação legal.
    É medo do Lulão em 2018.
    Agora tentam eliminar um partido politico de esquerda em pleno regime democrático.
    A ironia do absurdo descarado que comprova o quanto Moro e seu grupelho são instrumentos do PSDB , da direita nacional e internacional, e da mídia; é que só pretendem fazer isso com o PT!

    Sendo que PSDB, PMDB, PP, DEM e outros tantos partidos receberam dinheiro das mesmas empreiteiras da Lava Jato!

  23. Nossa chega a ser vergonhoso o comportamento!! Parecem marocas repetindo uma fofoca!

Trackbacks

  1. Piada pronta: repórter DO ESTADÃO labareda blogueiro de “mentiroso” | Santa Luzia Empresas | Guia comercial da Cidade
  2. Piada pronta: repórter DO ESTADÃO chama blogueiro de “mentiroso” | Blog da Cidadania | CLIPPING DE NOTÍCIAS DA SENAPRO-PCO

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.