Quem inventou Fernando Holiday?

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

holiday capa

 

A história pública de “Fernando Holiday” começa no dia 22 de janeiro de 2015, data em que sua página no Facebook foi criada. Sua primeira postagem naquela rede social foi da foto que encima este post e recebeu 25 curtidas.

No mesmo dia, o jovem de 18 anos – que, segundo reportagem da Folha de São Paulo, é morador da periferia de São Paulo (Carapicuíba), filho de uma auxiliar de enfermagem e de um garçom –, faz uma segunda postagem: um vídeo, bem editado, aparentemente profissional, que o levaria à “fama”.

“Holiday” chegou chegando ao Facebook. Seu vídeo inaugural recebeu 2.396 curtidas, 568 comentários e 3.126 compartilhamentos – o potencial de difusão de tantos compartilhamentos é considerável. Essa repercussão rendeu ao vídeo quase 40 mil visualizações.

O discurso bem-articulado do adolescente foi obviamente ensaiado e dirigido, a edição do vídeo e do áudio é competente e a “viralização” decorre de ter sido postada na página do Movimento Brasil Livre.

Como as 25 curtidas da primeira postagem de “Holiday” (sua foto) o transformaram nesse sucesso de público tão rápido? Verificando essas duas dezenas e meia de curtidas encontra-se um fato curioso: ao menos três pessoas que curtiram a foto do rapaz são de faixa etária distinta e, obviamente, de classe social muito diferente, além de residirem em outras cidades.

holiday 1

 

As postagens dessas três pessoas no Facebook se coadunam perfeitamente com as do Movimento Brasil Livre. Atacam o PT, Dilma Rousseff, exaltam o deputado do PP Jair Bolsonaro, Aécio Neves e, todas, usam exemplos de pessoas negras que apoiaram as manifestações anti Dilma de 15 de março como “prova” de que quem foi à avenida Paulista se manifestar não foi a “elite branca”.

Apesar disso, segundo pesquisa Datafolha feita no dia 15 de março, na manifestação anti Dilma 69% dos participantes se declararam brancos e 41% disseram ter renda acima de dez salários mínimos. Isso sem falar nas imagens da manifestação, que levaram até a imprensa estrangeira a considerar que foi um movimento da classe média branca.

Qual a possibilidade de um adolescente negro e de origem pobre da periferia de São Paulo conhecer pessoas como essas, de outras cidades, duas delas distantes? O que levou essas pessoas a curtirem a foto de um entre milhões de adolescentes que mantêm perfis no Facebook?

Boa parte das outras 22 pessoas que curtiram a foto de “Holiday” parecem ser brancas e de outras faixas etárias, apesar de algumas delas parecerem ser tão jovens quanto ele. Mas essas três pessoas destacadas chamam mais atenção por terem idade para ser pais do rapaz, sem falar da etnia e da aparente classe social mais alta.

Parece evidente que pessoas tão distintas do perfil de “Holiday” o conheciam antes de ele inaugurar sua página no Facebook e que, de alguma forma, estão relacionadas com a difusão de seu vídeo na página do Movimento Brasil Livre.

Sobre esse movimento, ainda segundo o jornal Folha de São Paulo, trata-se do principal grupo convocador das manifestações. O MBL é sediado na cidade de São Paulo e defende o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Em manifesto publicado na internet, o MBL cita seus cinco objetivos: “imprensa livre e independente, liberdade econômica, separação de poderes, eleições livres e idôneas e fim de subsídios diretos e indiretos a ditaduras”.

A revista Carta Capital afirmou, em matéria publicada em seu site no dia 13 de março, que o bilionário David Koch financia o MBL. Coch seria “Um dos poderosos irmãos Koch, donos da segunda maior empresa privada dos Estados Unidos, com um ingresso anual de 115 bilhões de dólares”.

holiday 2

 

Então ficamos assim: um ilustre desconhecido, muito jovem, inaugura uma página no Facebook poucos dias antes do protesto anti Dilma. Minutos depois, pessoas que obviamente não pertencem ao seu grupo social curtem uma foto dele sem nada de especial, ele posta um vídeo (profissional), o vídeo explode na internet (teria sido “patrocinado”?) e o rapaz acaba, cerca de um mês depois, virando notícia na home do UOL.

Qualquer busca que for feita no Google mostra que “Holiday” praticamente não existia na internet antes de inaugurar aquela página no Facebook. Foi inventado a poucos dias do protesto e fazendo um discurso – no vídeo acima – que recebeu toneladas de elogios de jovens brancos de classe média, em contrapartida a manifestações indignadas de jovens negros que sabem muito bem a importância da política de cotas “raciais” nas universidades.

Ao fim disso tudo, percebe-se que o movimento contra Dilma Rousseff e o PT está pouco se lixando para “corrupção”. O objetivo desse movimento é acabar com políticas públicas como a que, segundo essa gente, estaria “roubando” vagas de brancos nas universidades públicas.

Mas essas páginas e esses movimentos anti Dilma não se resumem a atacar petistas. O PSOL, inimigo figadal do PT, bem como sua última candidata a presidente, Luciana Genro, são atacados duramente, assim como MST, MTST, PSTU e tudo que esteja à esquerda dessa gente.

Além disso, as páginas desse e de outros movimentos de direita análogos se manifestam contra feministas, contra movimentos negros, contra homossexuais…

A esquerda brasileira, porém, ao contrário da direita se mantém dividida. A parcela mais radical recusa-se a apoiar não Dilma Rousseff, mas seu mandato constitucional. Enquanto isso, esses movimentos literalmente fascistas, irrigados por fortunas de origem difusa e obscura, vão tomando conta do cenário político.

Quem poderá unificar a esquerda? Está havendo diálogo entre o governo e a oposição de esquerda? Dilma já se convenceu de que é preciso construir uma pauta e assumir compromissos? A esquerda já se deu conta de que é alvo dessa direita hidrófoba tanto quanto a presidente e seu partido?

Em nenhum país em que esses métodos foram usados a ultradireita obteve uma vitória tão completa quanto a que está alcançando no Brasil. E, a cada dia que passa, esse quadro parece cada vez mais difícil de ser revertido.

Sem tomar partido do governo Dilma e do PT contra a esquerda oposicionista, o que se espera é que os dois lados tenham mais juízo. A esquerda precisa se reunir e encontrar uma pauta mínima.

Dilma não conseguirá nada afagando a direita, a esquerda oposicionista está no menu da ultradireita tanto quanto os petistas. Será que os dois lados entenderão isso a tempo? Petistas, psolistas, sem-teto, sem-terra, sindicalistas têm que acordar enquanto é tempo.

Não faltarão “Holidays” para ajudar a direita a oprimir a maioria dos brasileiros, sabidamente negra e pobre. O “Holiday” do vídeo é só um protótipo. Muitos outros serão construídos. Dinheiro não haverá de faltar.

Tags: , , , , , , , ,

129 Comentário

  1. Como diria um grande amigo meu, este Fernando Holiday é o famoso “Dominó” – preto com pinta de branco. É um coitado….

    • Isso foi racista, cara… tá maluco?

      O cara é apenas um imbecil, assim como o sujeito do Revoltados Online, que é branco e imbecil. Assim como aquelas mulheres loiras que foram para a Paulista e são imbecis. Imbecis como o Joaquim Barbosa.

      Todos têm pinta de golpistas, de vendidos, de fascistas, independente da cor.

      Se ele é coitado, é porque foi usado por ser pobre, não porque é “negro com pinta de branco”…

      • Acredito que o Paulo Ribeiro não foi racista de forma alguma, ele apenas argumentou sobre as atitudes incompatíveis de um sujeito, que é negro e pobre, mas que age como se fosse um branco de classe média preconceituoso em relação à origem, raça e condição social do próprio indivíduo negro. É óbvio que esse Holiday negro é um embuste criado para dar mais cedibilidade a essas “manifestações” fascistas, racistas e golpistas da direita radical e sem voto.

        • Marcos Alencar, claro que não há nada de racista em meu comentário. Se um negro ao esquecer algo disser que “deu um branco” ele estará sendo racista ao chamar seu semelhante de esclerosado? O racismo existe apenas na cabeça do Rodrigo SB, mas não vou entrar em polêmica. abs

      • Realmente, acho que ele ta sendo usado por alguma elite assim como o lula foi formado. Este pessoal costuma pegar alguém carismático para por a frente e ficar articulando nos bastidores.
        Enfim o PT e o foro de são Paulo estão provando de seu próprio veneno.

      • Acredito que o comentário de Paulo Ribeiro não foi racista. Fernando Holiday não tem noção de sua ignorância. Realmente é um preto se achando branco e rico. Está segregando a própria raça.

    • Não conseguiu reprimir o preconceito, não foi?

    • Penso que na verdade, o tal ROLIDEI e o prototipo “garoto de programa”…

    • Quem o inventou foi muito mais inteligente e estratégico que os idiotizados de esquerda

  2. Toda essa estratégia de derrubada de um governo que não se alinha aos interesses norte-americanos pode ser visto no documentário “O negócio da revolução” https://www.youtube.com/watch?v=tJE91Cm1oYc

  3. O Fernando Hollywood (não, não escrevi por engano) parece ser tão verdadeiro quanto a atenção dos irmãos Koch nos “problemas” do Brasil. Fachada para outros, mais conhecidos, mas de cara bem mais feia, que assustam mais gente…

  4. Um brasileiro negro com “sobrenome” em inglês? Tudo a ver com o país norte-americano que tem interesse de derrubar Dilma do poder!

  5. O que precisamos é sair da internete e desmascarar esta mídia golpista em todos os lugares possíveis, seja através de bus door, out door, palestras, conversas em família, na faculdade, no trabalho, em todos os lugares e de todos os meios disponíveis. Tenho um texto do Moniz Bandeira que mostra o financiamento da CIA que já tirei muitas xerox para entregar a outras pessoas. Cada um de nós fazendo sua parte individualmente ou em conjunto, conseguiremos influenciar uma parcela da população importante para apoio ao Estado Democrático de Direito. Esses coxinhas precisam de dinheiro dos americanos, nós, somos muitos, podemos fazer muito.

  6. Tico Santa Cruz fala a respeito desse rapaz:

    https://vimeo.com/123091935

  7. Isso não foi inventado, foi comprado, tipo assim… com o dinheiro sujo da doação da Vale do Rio Doce ou do Trensalão engavetado.

    • Então sou comprado,pena que não colocaram nada na minha conta,.Tenho 70 anos, e sou admirador do primeiro deputado negro no R,G. do sul,,Dr Carlos Santos,que dizia;Que nós(negros)não deveríamos nos comportar como escravos livres e sim como cidadãos livres”.Foi o que fez o Dr Joaquim Barbosa ,e foi execrado pelos movimentos negros chapa branca do Pt,onde até secretarias tem para que???O Pt, transformou o racismo em guerra santa,onde negros são inimigos dos brancos e vice e versa….vê se pode,e como nossa maioria negra vê pouco resultado na qualificação,e no esforço,fica a mercê destes oportunistas de plantão.Vejam se algum grupo negro homenageou o Dr Barbosa??? tenho 3 filhos todos formados,direito,ed fisica,engenharia,,e sem cotas,,vale a pena se esforçar. Negros estudem que vale a pena ,mas não se tornem capachos de políticos,,,,somos cidadãos livres,,honremos isso…

  8. FERNANDO HOLIDAY É APENAS MAIS UM BURRO FALANTE E SEM NOÇÃO DA SUA IGNORÂNCIA.

    É TÃO IMBECIL QUE DIZ QUE NÓS É QUE TEMOS QUE ESTUDAR:

    Segundo estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), “no ensino superior, a desproporção entre a presença da população preta e parda e a população branca triplicou entre 1976 e 2006.

    Se em 1976 5% dos brancos com mais de 30 anos possuíam diploma superior, contra 0,7% dos negros, em 2006 os brancos que possuíam algum diploma de ensino superior somavam 18% da população, contra apenas 5% dos negros.

    A despeito de uma substantiva expansão da oferta de vagas no ensino superior nesse período, o hiato racial não se reduziu.

    Tal realidade começou a se modificar somente a partir da adoção das políticas de ação afirmativa, no começo dos anos 2000”.

    Outro estudo, do IBGE, constatou que de 2001 a 2011 o percentual de negros no ensino superior passou de 10,2% para 35,8%, consequência, em parte, das ações afirmativas que começaram a ser implantadas a partir de 2003.

    Apesar do aumento, o percentual ainda está abaixo dos 50,7% de negros na população do país, mostrando a urgência em consolidar as políticas de cotas.

    Só resta esperar que Holiday possa, uma hora, se livrar dessa miséria psicológica. A realidade (e ele obviamente sabe disso) é que ele sempre será preto

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/quem-e-fernando-holiday-o-negro-que-odeia-negros-adotado-por-um-movimento-golpista/

  9. Edu, estava eu agora a pouco no corredor do meu apto aguando minhas plantas, e sem querer estava ouvindo a conversa entre a empregada e sua patroa que é minha vizinha, no momento que a patroa começou a falar mal do PT a empregada disse que antes ela não tinha dinheiro para ir à Minas Gerais visitar a família e hoje ela vai todo mês, depois disse, “as pessoas podem falar mal do PT, mas, foi o PT que melhorou muito o Brasil.” Adoooooorei, depois, às escondidas eu disse à empregada que ela está certíssima e demos uma boa gargalhada.rsrsrs

    • Edu, os golpistas estão totalmente enganados, eles pensam que todos que frequentam os blogs sujos é o total de pessoas que defendem Dilma, eles não sabem das pessoas que estão quietinhos, que não navegam em blogs, o exemplo que tenho é minha irmã, filha, genro, mãe, sobrinho, tias, tios, primos (menos uma prima que é tucana, mas essa não tem moral alguma para falar de ninguém, recebe uma gorda pensão vitalícia de um namorado que morreu há 5 anos com 76 anos, ele era coronel da aeronáutica) todos votam no PT, mas, não navegam em blog sujos, essas pessoas até assistem o pig, mas, já não acreditam mais. Minha mãe aproveita o horário do Jornal Nacional para tomar banho. Também amigos no interior que votam no PT e não abre mão, mesmo assistindo o pig.

  10. Eduardo, sempre captando nas entrelinhas, parabéns. Nas poucas vezes que deixo algo aqui, numa delas disse que os opositores à Presidente Dilma trabalham com profissionais em editoração e tudo mais que se usam em publicidade. O governo Dilma, continua usando a pena, como em tempos remotos, como único instrumento de comunicação(tecnologia melhor, só o controle remoto). E assim, a oposição vai imprimindo seu rolo pressor avassalador no governo e naqueles que agonizante o defendem, pois indiretamente vive numa agonia daquelas. Haja paciência.

  11. Nossa, não tinha assistido ao vídeo inteiro, agora assisti,não achei que ia piorar tanto, que horror…

  12. Apenas mais um pateta da mídia , que deverá ter seu lugar de honra na lata de lixo da história.

  13. O Canal do Otário (já devem ter visto ele no Facebook e no Youtube) apoia esse rapaz e é contra as Cotas Raciais…

  14. É interessante ver isso, complementa o post:
    https://www.youtube.com/watch?v=2N8y2SVerW8

  15. Edu, já passou na tua cabeça, meu querido, que Dilma é ameaçada de morte? Não é possível tanta mudez, tanta vassalagem para com a mídia e esta máfia do MPF e PF!

    Edu, o vídeo em que o Youssef diz com todas as letras que Aécio recebia um mensalão entre 100 e 120 mil dólares por mês é falso? Porque o governo não enfia esse vídeo goela abaixo desse golpista desse Janot? Vai reconduzi-lo ao posto? Não tenho dúvidas! Porque deixa o Moro prender e torturar para obter delações para incriminar e criminalizar o PT (e isso é claro) e nada faz?!

    O que está acontecendo, Edu? Você, que tem como obter informações relevantes, que faz um jornalismo que eu apoio e concordo integralmente, que faz análises das quais concordo e sigo, o que você pode nos dizer? Não é possível que Dilma tenha mudado de lado, pois não é possível ela não defender o PT, a si e o seu governo!

    Ela se entende com o Lula? Porque ele não veio candidato, visto que ela é uma ótima gestora (competente, honesta, sensível, que ama seu povo e seu país), mas péssima política, sem nenhum traquejo de articulação política? Será que ele não previa que esse ódio insano, o qual conseguiu dissolver qualquer resquício de sensatez e bom senso da cabeça das pessoas? Se essa máfia (pig, pgr, pf, stf) defender que o dinheiro doado ao PT é propina e ao PSDB é doação ideológica, a classe média apoia não por ser burra, mas por ódio ao PT! Ela foi levada a odiar o pobre, os programas sociais, o altruísmo, o amor ao próximo, logo, qualquer insanidade apresentada para tirar o PT, ela vai embarcar… e o PT ainda não sabe o que acontece. Nada falam, nada fazem… só podem estar sendo ameaçados de morte, Edu. Só podem. Recuso-me a achar que é só vassalagem ou ingenuidade em crer que se ganha eleição com “IBGE”. Ganhar, ganha, mas sem enfrentamento político e esclarecimento a população não se detém o crescimento do ódio, do preconceito e das sementes neo-fascistas.

  16. Apenas um menino imbecil embalado por alguns coxinhas, em troca de alguma coisa que o faça se sentir bem.

  17. Um imbecíl ,a fantoche, capitão do mato.
    A mãe dele deveria orientá-lo para parar de ser massa de manobra dos brancos racistas. Ele está pensando que a elite branca vai aceitá-lo depois destas bobagens . Ele vai se tocar no dia em que ele sentir o calor de um pipoco da PM na carne. Ai ele vai ver os brancos irem lá para cuspirem em seu corpo agonizante.
    Negro idiota e vendido. Ele deve estar louco para uma loira o aceitar, ou então louco para lamber os restos fecais da presidente do tucanafro.

  18. Está na cara que o vídeo é encomendado. O rapaz faz discurso de machista, intolerante, ignorante já que ignora a própria história da raça negra no Brasil. Uma pena.

  19. Não podemos discriminar, muito menos generalizar.
    Mas essa gente golpista que trabalha a favor do quanto pior melhor, vem se superando a cada dia.
    Me preocupa, ver nossa Juventude se afogando em drogas, por conta da falta de objetivos na vida.
    E o exemplo desse Garoto é uma prova de que não tem nenhum objetivo útil na vida.
    Se deixou levar pelo canto da sereia golpista e deu no que deu.
    Usaram o menino.
    E ele se achou herói nacional.
    Com certeza está colhendo os lucros de sua burrice.
    Ninguém mais nesse País é desinformado, como nos tempos de FHC.
    A Imprensa Golpista, seja lá qual o meio, descobriu um novo nicho para aliciar combatentes contra o PT.
    Então, nossos desocupados Jovens ficam maravilhados em trabalhar, digamos assim, para algo que nem mesmo sabem do que se trata.
    Creio que teremos milhares desse tipo que aparecerão a cada novo protesto.
    São os golpistas se superando.

  20. Todo dia sai um otário e um esperto de casa só q desta vez o esperto foi fernando. Em um país onde se paga milhões a um vegetariano para comer carne e ninguém sequer fez um comentario malicioso. E mesmo com todos os avanços que o PT fez para acabar com o racismo ele aproveitou esta oportunidade de ficar famoso e ganhar dinheiro onde ele passaria anos ou talvez a vida inteira para ganhar.

  21. Faz o mesmo papel que alguns negros fazem ao entrarem para grupos nazistas. Apoiar e levar ao poder aquele que lhe destruirá sem nenhuma compaixão.

    • “Apoiar e levar ao poder aquele que lhe destruirá sem nenhuma compaixão.” Disse tudo, é exatamente isso.

  22. O Departamento de Estado desta vez deixou o rabo de fora! É usual que ONGs façam o trabalho de manipulação social. Mas, apareceu uma pessoa física como “animador” do golpista MBL.

    Já vimos este filme em 1964. Os MBLs da época eram a Associação Cívica Feminina, as “senhoras de Santana” e outras organizações do gênero. Todos treinados pelos EUA e financiados via empresas brasileiras e transnacionais. O clássico da historiografia brasileira “1964: A Conquista do Estado”, do falecido historiador René Dreyfus, documentou tudo em detalhes.

    O governo federal já deveria ter “enquadrado” esta gente. Porém, o ministro Cardoso é um banana, a ABIN não existe na prática e a Dilma está dormindo!

  23. Edu, se ainda não teve oportunidade, dê uma passada de olhos nesse post do Viomundo, em linha com o seu, que coloca quem são hoje os verdadeiros opositores no Brasil.

    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/partido-novo-de-ideias-liberais-quer-tirar-sindicatos-e-partidos-das-ruas.html

  24. Recomendo o documentário “The Koch Brothers Exposed”, em cartaz no Youtube. Vejam, reflitam, analisem… e pasmem.

  25. Vi que um esquerdista saiu da linha e mostrou o que poucos sabem, a esquerda usa e levanta qualquer bandeira que lhe confira poder sobre as massas, o que não quer dizer que se importem realmente com elas. “Fernando Holliday é como um dominó, preto com pinta de branco”, foi o que o esquerdista bonzinho disse num dos comentários e rapidamente seus pres. vieram só seu socorro colocando panos quentes e querendo alterar o contexto da frase tipicamente racista. A questão é o seguinte minha gente, este papo de extrema direita no Brasil não cola, o que ocorre é que maioria esmagadora da população, cansou de ser sufocada pelo discurso vencido da esquerda que em 20 anos de poder, mostrou no que é boa, corrupção, desastre econômico, sucateamento da educação e segurança pública. A hegemonia acabou, extrema direita que nada, conservadores sim. Acostumem com a idéia, vamos conquistar o poder, nem que leve 40 anos como vocês.

  26. FERNANDO Holiday: cabeça arejadíssima.
    Mas esses daqui são retrógrados, reacionários de esquerda, atrasados do século XX. Veja:
    turma do Duvivier [Fora Temer], Rui Falcão, Léo Pinheiro, João Santana, Dilma Rousseff, do Alberto Youssef, do Kleber Mendonsa Filho.
Bom…, para o Kleber:

    Para você que aí fica
    Vou te dar uma dica
    Além de sonso e vagabundo
    Sou Cineasta Diretor

    O papai é pamonha
    Mas me deu muita maconha
    Deus não dá noz nem voz
    a quem não tem dentes
    Se você ainda não sabe
    Vivo de Festival de Tiradentes.

    P’ra garantir minhas mesadas
    Fixo nas mais caras pousadas
    Para divulgar meu Aquarius
    Sou capaz de roubar um Stradivarius
    Onde há dinheiro público
    Sou como o Mustela putorius
    Juro por tudo que é bíblico

    Mando essa antes que acabe:
    Vivo da Lei Rouanet
    Sou do PeTê
    Não vejo empecilho
    Sou Kleber Mendonça Filho

Trackbacks

  1. Quem inventou Fernando Holiday? | Blog da Cidadania | O LADO ESCURO DA LUA
  2. Blog da Cidadania: 'Holiday é só um protótipo, outros serão criados' - Boa Informação
  3. Quem inventou Fernando Holiday? | Santa Luzia Empresas | Guia comercial da Cidade

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.