Empresa pergunta a candidatos a emprego o que acham do governo Dilma

smart fit

 Atualizado às 20h45m de 25/03/2015

 

A leitora carioca Verlaine Pinto contatou o Blog com uma denúncia preocupante, mas que não chega a surpreender em um momento político em que a intolerância e os abusos contra determinada opinião política não param de surgir e de aumentar em termos de gravidade e de ilegalidade.

Veja, abaixo, a troca de mensagens entre Verlaine e o blogueiro

denúncia

Verlaine está coberta de razão. Na verdade, ela tem mais razão do que imagina. Colocar em uma ficha de pedido de emprego uma pergunta sobre a opinião política do candidato, é ilegal.

A Convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1958, ratificada pelo Brasil em 1968, traz um conceito de discriminação especificamente nas relações de trabalho em seu art. 1º, entendendo como discriminação “Qualquer distinção, exclusão ou preferência fundada em raça, cor, sexo, religião, opinião política, ascendência nacional, origem social ou outra distinção, exclusão ou preferência especificada pelo Estado-Membro interessado, qualquer que seja sua origem jurídica ou prática e que tenha por fim anular ou alterar a igualdade de oportunidades ou de tratamento no emprego ou profissão

O Blog entrou em contato com a assessoria de imprensa da franquia Smart Fit. A funcionária “Rafaela” retornou o contato por telefone e se prontificou a esclarecer a questão. Esclareceu que a rede de academias Smart Fit tem unidades próprias e franqueadas e que não sabe se a unidade no bairro carioca de Botafogo é franqueada ou pertence à rede da empresa.

Então, vejamos: quanto tempo é necessário para uma empresa pedir ao setor de recursos humanos um exemplar de suas fichas de pedido de emprego? Foram dadas algumas horas para a empresa responder e a resposta não veio.

Vale esclarecer que caso a unidade acusada de discriminação seja franqueada Smart Fit, a iniciativa de perguntar a opinião política do candidato a emprego pode não ser uma prática da franquia, mas do franqueado.

Essa não é a primeira denúncia que o Blog recebe sobre constrangimento político de empregados por empregadores. As denúncias vão do constrangimento a trabalhadores já empregados a essa última, sobre constrangimento àqueles que pleiteiam vaga.

Diante disso, o Blog fez uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho para que apure o caso, já que esse tipo de constrangimento ilegal a trabalhadores está atingindo uma proporção inaceitável.

O Blog também sugere aos seus leitores que não se intimidem e que estimulem toda e qualquer pessoa que for alvo desse tipo de constrangimento a que não fique passiva. A opinião política de um cidadão é indevassável e não pode ser objeto de constrangimento.

Confira, abaixo, a denúncia ao MPT

denúncia mpt

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SMART FIT 

A rede de academias de ginástica Smart Fit enviou, às 19 horas de 25/03/2015, e-mail com sua posição sobre o caso.

POSICIONAMENTO

A Smart Fit informa que não aborda o tema política em seus processos seletivos. A rede esclarece que foi um caso pontual, no qual um colaborador da unidade Bambina adotou uma pergunta que envolve cenário político no processo seletivo por ser um tema da atualidade, com o objetivo único e exclusivo de avaliar a habilidade de uma candidata para fazer uma dissertação. A Smart Fit informa que já reforçou a orientação sobre a realização de processos seletivos junto às lideranças das unidades. A rede também reitera que o posicionamento político de seus candidatos não interfere na decisão de contratação, principalmente por respeitarmos e apoiarmos a pluralidade de opiniões.

PS: Em contato telefônico, a empresa explicou que a unidade que colocou a questão em seu formulário de pedido de emprego não é franqueada e, sim, pertencente à rede própria Smart Fit. A explicação de que “um colaborador da unidade Bambina adotou uma pergunta que envolve cenário político no processo seletivo por ser um tema da atualidade, com o objetivo único e exclusivo de avaliar a habilidade de uma candidata para fazer uma dissertação“, não convence. Em primeiro lugar, não é assim que se propõe a um candidato a emprego que faça uma dissertação sobre qualquer assunto. Para que candidatos a emprego não se deixassem intimidar pela questão haveria que pedir uma dissertação sobre o cenário político. Perguntar o que o candidato acha do governo Dilma Rousseff é coisa bem diferente. Tampouco há garantia de que a unidade da Smart Fit em questão é a única a adotar essa prática.

Tags: , , , , ,

139 Comentário

  1. Sou professora na área de RH e quando trabalho com os alunos o que não se deve perguntar e o que é melhor evitar perguntar a um candidato em uma entrevista de emprego sempre lhes convido à seguinte reflexão: “essa pergunta faz diferença com relação às exigências do cargo?” e “caso a empresa receba algum tipo de processo ou reclamação por perguntas feitas na entrevista, como eu, recrutador, posso justificá-las com base nas necessidades da vaga?” Caso o aluno não consiga justificar a exigência melhor esquecer a pergunta. Costumo trabalhar com eles o caso de uma empresa de frigoríficos que resolveu exigir atestado de nada costa de seus candidatos. Quando questionada por isso, a empresa tentou se justificar dizendo que trabalha em ambiente com materiais perfurocortantes e, por isso, não gostariam de contratar egressos do sistema penal. Ora, a justificativa não foi aceita judicialmente. Foi entendido que, já estando proibida a exigência desse documento em uma entrevista de emprego, salvo casos excepcionais, a justificativa da empresa não teria cabimento, em relação ao cargo oferecido.

    No caso da Smart Fit (conhecida rede de academias ELITIZADA), eles se justificam dizendo que o candidato deve mostrar habilidade em dissertar sobre temas da atualidade. Ora, para que seria o cargo em questão, nessa academia? Personal Politic Trainer? Recepcionistas capazes de discorrer sobre religião, política e sociedade, enquanto fazem sua matrícula ou te apresentam a academia? Axiliares de limpeza redatores? Logo, o questionamento sobre o governo Dilma não se justifica aos cargos disponíveis em uma academia.

    É tudo muito simples:
    “Disserte: o que você pensa sobre a importância da indústria do bem-estar na atualidade” – essa pergunta faz diferença para um cargo em uma academia de ginástica? Sim.
    “Qual a sua orientação sexual?” – Essa pergunta faz diferença para o cargo a ser ocupado? Não.
    “Qual a sua religião?” – consigo justificar a importância desse questionamento para um cargo em academia? Não.
    “Quais características você considera importantes/desagradáveis em um colega de trabalho?” Esse questionamento faz diferença para um cargo desses? Sim.

    Não tem de onde enrolar ou de onde esticar, a justificativa da Smart Fit não faz o menor sentido. Cabe aos candidatos questionarem também as perguntas que recebem, questionarem qual a diferença que elas fazem para o exercício da função. O problema é que a necessidade do emprego silencia muitas vítimas.

    • Muito boa a sua análise, Fernanda

    • Excelente abordagem, parabéns.
      O que torna o assunto ainda mais interessante é o fato de que ditas academias são frequentadas por uma elite pois são muito caras. Essa elite deve emitir opiniões a respeito do governo a todo momento tornando a vida dos empregados da academia e que possivelmente pensam de outra maneira, um inferno. Pergunta pertinente seria “como o senhor se comporta quando emitem opiniões diferentes das suas convicções”

    • Não sei se é Elitizada mas a pergunta é um absurdo. A smartfit aqui em porto alegre é uma das academias mais baratas e melhor equipadas. Eu mesmo malho em uma. Custa R$ 69,90 por mês, enquanto qualquer outra, por simples que seja custa entre 100 e 130 reais.

  2. Edu,

    O deputado Silvio Costa (PSC-PE), da base do governo Dilma, subiu à tribuna da Câmara decidido a metralhar a oposição (veja a íntegra do discurso no vídeo acima):
    http://www.viomundo.com.br/politica/deputado-detona-tucanos-comem-pao-de-lo-e-bebem-vinho-com-a-turma-do-trensalao.html

    PS: Se todo petista que há na câmara falasse com a mesma veemência, os rumos seriam outros, pois os demotucanos não aguentam uma vírgula de contestação sobre corrupção.

  3. Que justificativa mais esfarrapada me fizeram lembrar do saudoso personagem da escolinha do professor Raimundo Rolando Lero, essa gente deve ser macaco da bunda branca que foram às ruas pedir o impitiman da Presidenta Dilma Rousseff, mas que hipocritamente silenciam diante da corrupção dos tucanos.
    Num ambiente desses, ideologicamente podre, é menor nem passar por perto.

  4. Digo: (…) melhor…

  5. EDU, vão passar a fazer a pergunta oralmente, garanto.

  6. Romanoffi ou Romanelli, Vovó ou vovô, será mesmo que importa o nome fora as reflexões que os textos e comentários trazem ?

    Escrevo este post sem saber se será publicado..

    Já denunciei a vocês que por inúmeras vezes eu venho sofrendo censura, aqui ou alhures, por apenas opinar ou tentar deixar claro, oferecendo honestamente a debate e a crítica, a minha forma de ver e pensar a realidade que nos cerca..

    ..tenho dito, e não é de hoje, que constantemente sou censurado por exercer um direito que a mim, MUITO ANTES de ser Constitucional, é natural ao meu ser, o direito de partilhar conhecimento, de compartilhar desejos e anseios, de “influir”, nem que minimamente, com um mundo que nos carrega sabe-se lá pra onde.

    Mesmo tomando o cuidado de não ofender ninguém pessoalmente, é comum eu traçar algumas considerações e elas, passado um tempo, sumirem ao não serem publicadas. Isso quando não, por apenas pensar diferente, eu começar a sofrer todo tipo de ofensa, e PIOR, com administradores de BLOGs virem censurando as minhas respostas e/ou indagações, enquanto a de outros que comungam de suas visões de mundo (ou INTERESSES), continuarem solenemente a tentar destruir ou dinamitar o animo dos que deles desalinham em pensamento.

    Tem importância não, às vezes penso ..afinal, faria parte dum jogo não desistir e defender suas teses com determinação ..mesmo que num jogo jogado por vezes com ignorantes, radicais, sectários, por pessoas voluntariosas, caprichosas, quando não cravejadas de interesses ESCUSOS ou AÉTICOS, que ao se verem “desafiadas e/ou ameaçadas em seus interesses” em suas crenças, tal qual um animal acuado, partem destrambelhadamente pra jugular do outro debatedor.

    Ao longo do tempo (só neste BLOG tenho 9 anos de participação) desenvolvi um jeito que, pode até não ser claro pra muitos, mas um jeito que a mim é confortável de escrever (um jeito que despreza até certo ponto a métrica e a gramática, que abusa das “aspas”, das reticências ou da variedade de temas) ..um jeito e forma que nunca escondi, sempre deixava ou tentava deixar claro QUEM por de trás do teclado se expressava.

    Ultimamente aqui, vez em sempre, usando o nick “Romanelli”, e um e-mail que sempre usei pra, caso necessário, me comunicar com o BLOG, ultimamente tem ocorrido que as minhas postagens não entram..

    ..daí que busquei de outra “identidade” pra poder me interagir ..foi aí que, e DEIXEI BEM CLARO ISSO noutro post, que usei há cerca 2 meses o nick “Vovó”, e ontem, resgatei o Romanoffi, nick inventado pelo jornalista Etevaldo Siqueira quando com ele eu debatia e condenava veemente o processo de privataria das telecomunicações, o governo de THC e as posições políticas do seu amigo de infância, SERRA ..e vejam vocês, ele, lá da direita, me enxergava como sendo um radical de esquerda ..e aqui, bem ??!! ..é a vida.

    http://blogs.estadao.com.br/ethevaldo-siqueira/2010/06/11/a-linguagem-de-palanque-em-acao/

    nota – se quiserem, leiam os comentários daquele post de 2010

    Enfim, é isso ..fora de achar de um reducionismo absurdo e vulgar eu ter que me preocupar com quem escreve e não com o que esta escrito, espero que estes meus esclarecimentos cheguem a muitos e que com isso ajude a desanuviar as preocupações infundadas, e estéreis, que “cercariam” esta identidade misteriosa sobre um certo Romanelli ou Romanoffi ..ou um Zé, como queiram.

    ..de certo mesmo é que sonho com o dia em que os colegas se preocuparão em me CONVENCER, em me demover das minhas convicções (coisa difícil de se ter num mundo tão mutante), isso se valendo NÃO da violência, mas do argumento, do fato, da crítica madura, adulta, fundamentada na ciência, no conhecimento e na experiência, uma de preferência insofismável, distante anos luz de achismos e querências púberes.

    https://www.youtube.com/watch?v=ofAIfj5Tt6k

    • um pouco de Fernando Pessoa e seus heterônimos ..que não tinham nada de hipócritas..

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Pessoa

      https://www.youtube.com/watch?v=lDXtskH298k

      • Senhor Romanelli,
        O senhor não passa de um ser medíocre e extremamente pretensioso! Fazer comparações de sua falta de firmeza na identidade com os vários nomes que usava o excelente poeta e de mente muito complexa Fernando Pessoa é de uma arrogância inenarrável! O poeta português Fernando Pessoa jamais poderia ser chamado de hipócrita, visto que o uso de vários nomes eram inspirações e lampejos de genialidade e de um sentir que ele não reconhecia como sendo absolutamente seu! Qual a genialidade do senhor em trocar de nomes para ser aceito?! Se isso não for hipocrisia com uma não menor incapacidade de aceitação e firmeza de caráter, é o que?!
        O senhor é realmente JENIAL!!!! Contudo, se formos apenas um pouquinho condescendentes com o senhor, por conta da jenialidade que nos últimos anos tem grassado no Brasil — exemplos é que não lhe faltam ( Reinaldo Azevedo, Constantino, Fiúza, Villar, Augusto Nunes e mais uma infinidade de jênios, cujo maior expoente é o senhor Fernando Henrique Cardozo: “sou um homem de esquerda, mas ninguém acredita”) — o senhor acaba por ter razão! Cuide de sua jenialidade para que não seja alvo de cópias e inveja!!!…
        Maria Antônia

    • Romanelli, já disse em outros posts e repito: quando você se atém ao assunto do post, ainda que discordante, seus comentários são bem vindos.
      Porém, quando você quer ser blogueiro no blog dos outros, não é possível concordar com o que você escreve. Se o dono do blog apagar seu comentário (que você considera censura, mas não é, pois o blogueiro tem esse direito), será apoiado pela imensa maioria.

    • Tadinho… dá até pena.

      O irônico que esse é o MESMO cara que faz pouco da luta da Dilma contra a ditadura.

      Difícil mesmo é o que ele passa, pq ele é o centro do universo.

      Haja SACO pra aturar o mimimi cínico e hipócrita desse cara.

      • E o cara ainda fala em “ser convencido” quando tem o hábito de ignorar e mudar de assunto quando se depara com um argumento ou fato que não consegue refutar.

        Vc, Rocamboli, é intelectualmente desonesto. É impossível convencê-lo pq vc não aceita nenhuma opinião diferente da sua. Nem mesmo a opinião do blogueiro sobre qual será o tema do post vc aceita, e quer pautá-lo!

        Então, não venha com essa churumela de “ser convencido”, como se vc fosse um debatedor honesto e razoável, pq vc NÃO É e sabe disso, pois já lhe foi provado trocentas vezes.

        Haja cinismo! E vitimismo. E hipocrisia. E haja paciência pra aturar tudo isso.

        Corrija-se PRIMEIRO. Olhe-se no espelho. DEPOIS de se corrigir, aí vc pode começar a pensar que o problema é com os outros. Pq quando TODO mundo lhe diz que vc está errado, é MUITO provável que é vc quem está errado. Um pouquinho de autocrítica não faz mal a ninguém.

        E vc precisa de um Everest de autocrítica.

  7. Edu,

    Isso me cheira a fascismo.
    “O fascismo é o sistema de governo que carteliza o setor privado, planeja centralizadamente a economia subsidiando grandes empresários com boas conexões políticas”

  8. A academia fica em Botafogo.
    Zona Sul carioca.
    Reduto da UDN. Das viúvas do Lacerda.
    Onde Aecim abocanhou 4 de 5 votos.
    Onde os “paneleiros” saíram do armário.
    (Será que em Portugal, esses aí não se ofenderiam com a palavra?)
    Botafogo é logo ali, do lado do Leblon, Copacabana.
    Precisa dizer algo?
    Como diria um ansioso blogueiro carioca.
    Pano rápido!

  9. Também acho que cabe reunir os relatos e encaminhá-lo ao ministério da justiça, Edu. Afinal de contas o assédio se dá por que defendemos esse governo.
    Dilma e sua equipe tem que se dar conta que nós que o apoiamos estamos sendo submetidos à inumeros constrangimentos e até bulying. Isso porque é um governo que se deixa acuar, não se defende e nem fornece uma agenda positiva para que nós confrontemos os coxinhas

  10. Quando o fascismo e o nazismo começam nos meios de comunicação e no Congresso, fica difícil combater.

  11. O Lemam também disse que a iniciativa de um funcionário e é apolitico, engraçado quando é do PT eles saubiam de tudo e foram eles que mandaram fazer, quando é dos outros eles não sabem e não foram eles que mandaram fazer.

  12. Imagine o que não acontece em empresas de comunicação.

  13. Fora de Pauta: É assim que faz, Deputados Federais do PT !!!

    https://vimeo.com/123303524

  14. Aqui em Maringá é comum.Acontece até no serviço publico municipal.

  15. Edu, acho pouco provável que o MPT faça alguma coisa contra esse odioso fato. Conheço bem o Ministério Público da União, do qual fazem parte o MPT e o MPF, e posso afirmar que esta instituição faz parte da cruzada da direita para derrubar o PT do governo. Tanto isso é verdade que o PGR engaveta tudo que envolve tucanos graúdos vivos. Essa cruzada vem desde Antônio Fernando e Roberto Gurgel, chegando a Rodrigo Janot de forma mais disfarçada.

  16. Eu já fui reprovado numa dinâmica por causa de minhas preferências partidárias. Num trabalho de metas pessoais, tinha que recortar e colar imagens e fazer um cartaz, eu peguei a foto do ex-presidente Lula e disse que ele seria a minha referencia preferida “Um homem brasileiro, comum, que chegou ao cargo máximo do país”. Meses depois me ligaram, pois tinha uma vaga técnica e eu tinha tirado a maior nota dentre 23 engenheiros, e me contrataram. Anos depois, em tom de brincadeira, o gerente de RH da empresa me confessou: “Aquela história do Lula hein? Queimou seu filme, aqui todo mundo é Serra.”. Aquela dinâmica eu percebi, via a psicóloga com a mão na boca como se eu tivesse mostrado uma pornografia e os demais candidatos, espantados, ai eu percebi como um ambiente paulistano, branco e de nível hierárquico elevado, o que prevalece é o tucanato.

  17. Típica pergunta que o candidato sabe exatamente o que a Empresa quer ouvir, mais ou menos nesse rumo:

    RH: – O senhor faz uso de alguma substância ilícita com qual a empresa deva tomar ciência?
    Resposta Correta
    Candidato: – Não, abomino qualquer uso de drogas!
    Resposta Justa
    Candidato: – Não, que a Empresa deva tomar ciência não.

  18. Odiosa essa discriminação aos petistas – todo rigor da lei a esses hipócritas!

  19. Edu, veja essa noticia
    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/174736/Renan-promete-barrar-indicado-de-Dilma-para-STF.htm
    Pergunto, não há como a Dilma fazer nada contra esses verme, esse lixo e ladrão que é o Renan?
    Ela deveria mandar o nome do Fachin sim para o Senado e se acaso o Senado com a manobra do ladrão Renan não aceita, a Dilma diz ao povo, indiquei, mas o Renan e o PMDB barraram.
    Se a Dilma ficar curvando a cabeça a mafia suja chamada PMDB, ela vai ter que pedir para sair, pois senão será apenas uma fantoche dos vermes do PMDB.

  20. Edu,
    Não achas que a postura de enfretamento sistemático de Renan e do Eduardo Cunha contra Dilma é para provocar a renuncia dela, depois que o impedimento gorou?

  21. Bem, a SMART FIT acabou de perder uma cliente.

  22. o Edu os blogs podia orientar os trabalhadores sobre como se comportar diante desta situação, no meu ver agora, depois de ler é procurar a lei e abrir processo em cima da firma, ou estou errado

  23. NA CIDADE DE SÃO PAULO UMA GAROTA COM UMA CAMISETA DO PT ENTROU NUMA LANCHONETE PARA SE ABRIGAR DA CHUVA E PEDIU UM CAFEZINHO. O DONO DA LANCHONETE SE NEGOU A VENDER O PRODUTO A ELA.

  24. Que bom q a empresa esta contratando…a maioria das empresas esta demitindo.

  25. :

    Ouvindo A Voz do Bra*♥S♥*il e postando:

    Mais um outro poema (acróstico) para a defenestradora de tucanus:
    .
    Duas vezes contra o espectro atro
    Inscreveu já seu nome na história
    Lutando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    Mulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !

    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Bra*♥S♥*il, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    ************* Lei de Mídias Já!!!! **** “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” **** Joseph Pulitzer. **** … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” **** Malcolm X. Ley de Medios Já ! ! ! !

    ************* “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”. Noam Chomsky.

    ************* “A população geral não sabe o que está acontecendo, e nem sequer sabem que não sabem”. Noam Chomsky.

  26. Gostei do autor ter feito o registro da ocorrência no Ministério Público do Trabalho. Importantíssima, pelo didatismo, a lembrança desse instituição.

    Sobre o assunto do texto em si, não faz sentido algum tal pergunta num processo seletivo. Que bobeira de quem a propôs. Esse pessoal do mundo corporativo realmente não é deste mundo! Que bandeira terrível! Como provar que a pergunta não visa a rejeição sumária de quem tenha posição política contrária à do contratante de mão de obra?

  27. A mesma coisa aconteceu novamente aqui. Olha só o tamanho do absurdo na descrição do cargo: https://beved.recruiterbox.com/jobs/fk0h1v3/?source=facebook (ou print aqui http://imgur.com/kk3laTv)

    “Não ter votado na Dilma ou Luciana Genro na última eleição para presidente (precisa apresentar uma foto da cabine com o voto em algum candidato ou voto nulo)”

    Mais abaixo também há inúmeros desrespeitos à legislação trabalhista.

Trackbacks

  1. Saiba como empresas pressionam empregados contra Dilma, Lula e o PT | Blog da Cidadania
  2. Saiba como empresas pressionam empregados contra Dilma, Lula e o PT | bita brasil

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.