Governo de Minas denunciará Aécio e Anastasia ao MPF; PT-MG abrirá CPI

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

mg

 

O deputado estadual Durval Ângelo, líder da bancada do PT no Legislativo mineiro, declarou à imprensa, semana passada, que houve “total corrupção” nas gestões do PSDB iniciadas no Estado em 2003, com a eleição de Aécio Neves para o governo do Estado. Segundo Ângelo, conclusões da auditoria sobre os governos anteriores são “estarrecedoras”.

Ângelo afirmou ao jornal O Estado de São Paulo, na última quinta-feira, que as irregularidades envolvem os governos anteriores exatamente com as mesmas empreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Para levantar as irregularidades nos governos anteriores, a gestão Fernando Pimentel “importou” de São Paulo o “xerife” do prefeito Fernando Haddad, Mario Spinelli, que desbaratou uma quadrilha de fiscais que atuou livremente nas gestões José Serra e Gilberto Kassab.

Diante desses fatos, o Blog procurou o deputado Durval Ângelo, que forneceu mais detalhes sobre os alvos da investigação e sobre as providências que serão tomadas pelo governo Fernando Pimentel e pela bancada do PT na Assembleia Legislativa mineira.

Segundo o petista, os alvos da investigação conduzida pelo “xerife Spinelli” são a construção do estádio Mineirão – que será alvo de CPI que a bancada estadual do PT pretende abrir –, a construção da Cidade Administrativa pelo governo Aécio Neves, a construção de estradas dadas em concessão à iniciativa privada (empreiteiras da Lava Jato), pagamento de vantagens irregulares a servidores vinculados aos governos tucanos e irregularidades na companhia de saneamento básico de MG, a Copasa.

Esses são os focos principais das auditorias dos governos Aécio Neves e Antonio Anastasia que o governo Fernando Pimentel está levando a cabo, mas não são todos, são, apenas, os focos principais. Segundo Ângelo, há muitas outras linhas de investigação.

O deputado petista afirma que Spinelli, o controlador-geral do Estado de Minas, já dispõe de “elementos evidentes” sobre corrupção nas gestões tucanas e esses elementos serão tornados públicos no fim de março ou começo de abril.

Ângelo informa que os suspeitos sem foro privilegiado serão denunciados ao Ministério Público estadual, apesar de ser controlado por um procurador-geral indicado pelo ex-governador Anastasia. Com foro privilegiado só figuram nas investigações os ex-governadores tucanos, que, por conta disso, serão denunciados ao Procurador Geral da República, Rodrigo Janot.

O deputado também disse que durante os governos tucanos secretários de Estado, por exemplo, eram denunciados ao MP mineiro pela oposição, mas, como tinham foro privilegiado – só podiam ser investigados pelo chefe do MP estadual –, as investigações não andavam, pois o procurador-geral “sentava em cima”. Como agora esses servidores não têm mais foro privilegiado por não fazerem mais parte do governo qualquer procurador poderá investigá-los.

Já Aécio e Anastasia, por serem senadores poderão ser investigados pelo MPF, apesar de que a competência para investigá-los seria do procurador-geral do Estado. Mas como algumas supostas irregularidades os vinculam a empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato, que tem escopo federal, a denúncia pode ser feita à Procuradoria Geral da República.

Perguntado pelo Blog sobre a consistência das acusações, o deputado Durval Ângelo diz que seriam fortes. Porém, como se trata do PSDB ele desconfia que um elemento fundamental em investigações, a pressão da imprensa, não existirá, facilitando a vida dos acusados. Mas afirma que o que cabe ao governo Pimentel fazer, está sendo feito.

Tags: , , , ,

105 Comentário

  1. A ordem é não se publicar nada contra FHC, este santo homem.
    Na Globo, qualquer informação sobre FHC é mercadoria estragada.

    Publicado em 09/02/2015
    Grampo: Globo blinda
    FHC, zé e Gilmar !
    Dilma, o Berzoini vai ser bernardizado?
    No Confersa Afiada

    A propósito do post “Globo flagra zé e Gilmar num grampo com áudio” e “Melo: Barusco botou o FHC na roda”, acompanhe as medidas sanitárias que a Globo adotou:

    GLOBO MANDOU REMOVER TODAS CITAÇÕES A FHC EM REPORTAGENS SOBRE LAVA JATO

    O jogo da informação

    É por aí que se entende a campanha da mídia em busca do impeachment.

    Os vícios do modelo político brasileiro afetam todos os partidos. Mais ainda o governo FHC com a compra de votos e as operações ligadas ao câmbio e à privatização. A gestão Joel Rennó foi das mais controvertidas da história da empresa.

    Ao tornar o noticiário seletivo, os grupos de mídia conspiram contra o direito à informação, centrando todo o fogo em uma das partes e blindando todos os malfeitos dos aliados.

    Ontem, a diretora da Central Globo de Jornalismo, Silvia Faria, enviou um e-mail a todos os chefes de núcleo com o seguinte conteúdo:

    “Assunto: Tirar trecho que menciona FHC nos VTs sobre Lava a Jato

    Atenção para a orientação

    Sergio e Mazza: revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique”.

    O recado se deveu ao fato da reportagem ter procurado FHC para repercutir as declarações de Pedro Barusco – de que recebia propinas antes do governo Lula.

    No Jornal Nacional, o realismo foi maior. Não se divulgou a acusação de Barusco, mas deu-se todo destaque à resposta de FHC (http://migre.me/oyiwP) assegurando que, no seu governo, as propinas eram fruto de negociação individual de Barusco com seus fornecedores; e no governo Lula, de acertos políticos.

    Proibiu-se também a divulgação da denúncia da revista Época (do próprio grupo) contra Gilmar Mendes.
    *
    Que primor de “isenção”!

    • Esse é o tipo de coisa que, se tivéssemos um canal concentrando a produção dos blogs progressistas, teria que ser martelado em primeira página todos os dias.

      Uma série de matérias sobre o assunto, escrita por cada blogueiro progressista, todos os dias, em vez desses pingados num ou noutro blog. Só assim pra esse assunto se transformar em conhecimento público.

      É simplesmente crucial tornar público e notório o fato de que a imprensa tem lado e OMITE parte importante da investigação com o objetivo de atingir o governo, enquanto blinda a oposição. Sem isso, não vamos a lugar algum e nosso limite será 2018.

      • esses ladroes sao apoiados pela rede globo no brasil so se é bom se for com a globo por iso que temos que nos unir e ajudar a nossa presidente a sair dessa teia que esses ladroes jogaram eles sao os demonios ante cristo k estao na terra

    • Essa “notícia” não quer nem de longe apurar alguma coisa. Quer jogar pó, espalhar boatos. Se lá adiante se provar alguma coisa “por acaso” será a glória, se não, não interessa, o objetivo já foi alcançado com os 15 min. de fama e os muitos que falarão de ouvir dizer.

  2. É sério que vc acha que as investigações d PF de hoje não tem motivação política?

    Que há realmente alguma diferença fundamental entre as denúncias – inclusive vazadas seletivamente – feita pela PF e as feitas por parlamentares?

    Na boa, sério mesmo?

  3. Sim, vc deveria preferir um corrupto do PT a um do PSDB por questões ideológicas.

    Não há como ter certeza de que alguém não seja corrupto. É provar uma negativa, afinal. Logo, não há como dizer que exista algum político, seja de que lado for, que seja certamente “não corrupto”. Todos são POTENCIALMENTE corruptos, enfim.

    Ou seja, todos se EQUIVALEM nesse ponto, e é estupidez escolher entre um e outro com base nisso. Assim, nas mesmas condições, sendo possível escolher entre um e outro, a escolha só pode se dar com base ideológica.

    Escolhe-se aquele que, apesar de ser ou poder ser corrupto como todos os outros, apresenta a disposição de fazer algo que consideramos correto com essa suposta ou potencial corrupção. Afinal, o sistema EXIGE a corrupção do político e, assim, qualquer resultado da política CERTAMENTE envolverá alguma forma de corrupção.

    É apenas uma questão de escolher os resultados que queremos, pois não temos como escolher os meios.

    Claro, havendo PROVAS da corrupção, é preciso agir. Não existe a possibilidade de escolher não agir por ser de um lado ou de outros, e NINGUÉM está sugerindo isso. Mas sem essa palhaçada de demonizar o corrupto “dos outros”, nem de santificar os potencias corruptos “dos nossos”. Há corrupção pra fins nobres e pra fins egoístas, e elas SÃO DIFERENTES.

    Como são diferentes o cara que furta pra comer e o que furta pra comprar um tênis de marca.

    A escolha, no final das contas, é sim ideológica. Se todos usam os mesmos meios, o que importa, na realidade, são os fins, que NÃO justificam o meio. Este é justificado pelo fato de ser o ÚNICO meio que existe.

    Por isso que todo discurso moralista anti-corrupção é sempre falso, já que parte de uma premissa falsa: a de que é possível fazer política sem corrupção.

    • Visão errada. Nosso direito diz, que todos são inocentes até prova em contrário e se houver dúvidas, elas beneficiarão o réu.

  4. A acusação de que fala o deputado deve ser da ‘reforma’ e concessão do Mineirão, não de sua construção; outro ponto: se não me engano ‘estradas’ concedidas a empresas privadas não está correto. Pelo que sei apenas uma estrada, a MG-050, foi privatizada. O que pesa sobre ela, além talvez da forma de contratação, é que deve ser o pedágio mais caro de todo o Brasil, por uma estrada com trajeto estranho, que vai de Mateus Leme, perto de BH, até São Sebastião do Paraíso. Já fui até Itaúna(+/- 80 km de BH) por essa estrada e, depois de vários anos, após meados do ano passado é que a duplicação estava chegando naquela cidade. De BH até lá, não vi motivos para pagar pedágio pois a estrada era estreita, passa dentro das cidades o que obriga os motoristas a enfrentarem diversos sinais de trânsito e lombadas – o que, se não me engano, é irregular -sem sinalização boa, traçado com erros de engenharia (curvas com inclinação contrárias ao que deveria ser, por exemplo), enfim, faz-se uma viagem que não rende e ainda causa prejuízo de combustível. Agora, os postos de arrecadação, ah! Estes, sim, funcionam…

    • QUAL estrada mineira não passa dentro de cidades?? São caminhos de carros de boi que foram asfaltados. Viadutos, túneis, a gente sente falta disso. As estradas margeiam morros.

  5. Não existe processo contra a vagabunda da Direita. Isso tudo aí não vai dar em nada; não é do PT. O PSDB/DEM são protegidos do Império do Caos=Casa do Terror=casa Branca, pois não pensem que isto que está acontecendo no Brasil é obra do “Por acaso”, porque não é! Vem dos EUA/iSSrael, a grana corre solta! Basta ver que a gRoubo parece embaixada de iSSrael: Grosman, Waack, Valdvogel, Anennberg, Paglia, Zveiter, Weikert, decorador paulista, Sardenberg, Dan, …. Pois é isto faz parte da grana que entra para DEGRADAR tudo que é do BRASIL e dar emprego aos Patrões. Nós, Brasileiros, vamos CHORAR LÁGRIMAS de SANGUE com o BRASIL entregue a essa gentalha. Os 4P’s são verdades puras, justiça só para: Putas, Pobres, Pretos, PETISTAS e quem votou na Presidenta DILMA. Agora mesmo o juiz Fux (judeu) absolveu o Motorista Mateus e o José Inábil do PSDB de Propina da Siemens, mesmo o pessoal da Siemens dizendo que pagou propina para esses Dois Santinhos do PSDB. Chora povo Brasileiro!

Trackbacks

  1. Governo de Minas denunciará Aécio e Anastasia ao MPF; PT-MG abrirá CPI | Blog da Cidadania | O LADO ESCURO DA LUA
  2. Governo de Minas denunciará Aécio e Anastasia ao MPF; PT-MG abrirá CPI | Blog da Cidadania | CHUTANDO O BALDE! E VENDO UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL!
  3. Governo de Minas denunciará Aécio e Anastasia ao MPF; PT-MG abrirá CPI | Blog da Cidadania | psiu...
  4. MINAS DENUNCIARÁ AÉCIO E ANASTASIA AO MPF | gizu.com.br
  5. Minas denunciará Aécio e Anastasia ao MPF | Luizmuller's Blog
  6. “É impossível Janot não investigar Aécio desta vez”, diz Rogério Correia (PT-MG) sobre nova denúncia | Blog da Cidadania
  7. “É impossível Janot não investigar Aécio desta vez”, diz Rogério Correia (PT-MG) sobre nova denúncia | bita brasil
  8. Aécio e Anastasia serão denunciados ao MPF por rombo de R$ 6 Bilhões em Minas | Luis Antonio 13

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.