Você acredita que há racionamento de luz? E de água? Qual você sente?

cinismo capa

A partir de segunda-feira da semana passada, a dita “grande imprensa” brasileira passou a tratar da mesma forma questões que estão longe de se nivelar. Como são questões que afetam diretamente a vida dos brasileiros – sobretudo os de São Paulo e Minas Gerais –, esse noticiário tem se constituído em virtual delinquência ideológica.

Apesar de ninguém que lê sobre política ser cego e surdo, vale rever exemplos de como a dita “grande imprensa” vem tratando questões absolutamente distintas, sobre fornecimento de água e luz. Apesar de os consumidores não estarem enfrentando os mesmos problemas para obter do Estado os dois serviços, a forma como são prestados está sendo tratada da mesma forma pela mídia, o que trata de desinformar o público, desviando-o da postura natural que deve ter para cada questão em particular.

Vamos aos exemplos de como a mídia trata o racionamento velado de água em São Paulo, a falta de água em algumas cidades mineiras, a mera queda do volume dos reservatórios no Rio de Janeiro e o fornecimento de energia elétrica.

Globo – Governo engana o povo quando descarta racionamento de energia

IG – Apagão desta semana foi apenas o primeiro do ano

Bom Dia Brasil – Racionamento de energia explica apagão

Porém, o texto que melhor desnuda a estratégia da autoproclamada “grande imprensa” de equiparar o que não pode ser equiparado é editorial do jornal Folha de São Paulo publicado neste domingo, onde os donos do jornal dizem, sem pudor, que o povo enfrenta no fornecimento de energia os mesmos problemas que enfrenta no de água – em SP e, em muito menor escala, em Minas Gerais.

cinismo 1

 

Você, consumidor, é capaz de dizer que o que ocorre em São Paulo é comparável ao que ocorre nas outras instâncias supracitadas? Você, por acaso, tem conhecimento de que milhões de brasileiros ficam sem luz todo santo dia, sistematicamente, assim como há milhões de paulistas e mineiros que sofrem falta de água todo santo dia?

Conversa. Mentira. Enganação. Isso não existe. Não está acontecendo. Só o que existem são alguns “especialistas” levados a público por órgãos de imprensa que aderiram ao projeto político-eleitoral do PSDB e que OPINAM que PODE haver racionamento de luz no futuro.

Todavia, como este Blog mostrou em post recente, desde 2009 a “grande imprensa” já anunciou OITO vezes que o país estaria para começar a racionar energia. Em algum momento você teve notícia desse racionamento? Ou melhor: sentiu-o? Tem havido falta de luz sistemática no bairro em que você vive, em bairros próximos ou em sua cidade?

Mesmo que algum leitor possa relatar um problema assim, jamais conseguirá PROVAR que esse problema tem ocorrido em mais do que alguns locais isolados e nunca, jamais por falta de energia, mas por conta da distribuição direta a consumidores, a cargo dos mesmos governos estaduais que também estão deixando faltar água, além de deixarem as Eletropaulos da vida deixarem faltar luz.

Não há racionamento de luz explícito ou velado – como em São Paulo – em qualquer parte do Brasil. Só o que houve foi apenas mais um dos 11 blecautes em mais de um Estado – e de breve duração, de poucos minutos ou horas – que ocorreram no país desde 2005 e que ocorrerão sempre em países continentais como o Brasil.

Há, sim, alguns jornalistas e seus empregadores afirmando, sob aval de “especialistas” de uma corrente opinativa só, que PODE, apenas PODE vir a haver racionamento. São previsões do futuro que se repetem há quase seis anos de forma sistemática, porém sem jamais terem se materializado.

Você até pode odiar o PT, mas acreditar que está acontecendo com você e com a sua comunidade o que NÃO está acontecendo, e só porque a Globo ou um jornaleco ou revista qualquer estão dizendo, é sinônimo de falta de inteligência, de credulidade, de irresponsabilidade e/ou de burrice mesmo. Pura e simples burrice.

Tags: , , , , , , , , , ,

171 Comentário

  1. Edu, mudando de assunto: hoje o Boechat falou de manhã na Band que os problemas que a Sra. Marta Suplicy cita sempre foram os mesmos e questionou por que ela não reclamava quando estava participando diretamente do poder? Ele disse que ela comeu do mesmo bolo até se empanzinar e agora talvez não tenha recebido mais um “naco” desejado e resolveu reclamar…. Comentário sensato em meio algumas abobrinhas que o Boechat fala!

  2. Fora de Pauta

    Publicado por Fernando Brito no TIJOLAÇO

    O “exército islâmico” dos Estados Unidos, OU COMO O IMPÉRIO APOIA A CRUELDADE

    26 de janeiro de 2015 | 13:32 Autor: Fernando BritoFonte: http://tijolaco.com.br/blog/?p=24405

    saudita

    Recebo, do meu velho professor Nílson Lage, um interessante resumo das práticas do governo da Arábia Saudita, maior aliado (militar, inclusive) dos EUA no Oriente Médio.

    Apenas sete pontos, que não causam escândalo na mídia mundial.

    Todos práticas oficiais do Rei Abdullah, pranteado pelo Ocidente como grande governante.

    1. Nada de eleições, nada de partidos, nada de oposição.

    2. Decapitação, amputação de membros ou chicoteamento público de acusados de crimes, “infiéis” ou opositores políticos e religiosos.

    3. Nepotismo oficial, com bons empregos e renda garantidos para os 7.000 parentes da dinastia Saud.

    4.O poder passa de pai para filho ou de irmão para irmão e as brigas de família levaram até a uma revolta de sobrinho e um assassinato real “familiar”.

    5. A tortura é legal, na polícia e na Justiça. Tanto que, em 2013, um homem foi condenado a ficar paraplégico como punição.

    6. 5. As mulheres não têm direitos, até pouco tempo eram “legalmente” espancadas e até dirigir um automóvel lhes é proibido.

    7. Financia, nas palavras de ninguém menos que Hillary Clinton, o terrorismo internacional: “Al Qaeda, Taleban, LeT [o grupo Lashkar-e-Taiba, sediado no Paquistão] e outros grupos terroristas”, disse ela.

    Alguma diferença com o “Estado Islâmico” que os EUA e a Europa bombardeiam, literalmente, nas areias da Síria?

    Só o fato de serem os melhores amigos dos EUA.

  3. Caro Eduardo Guimarães, acho que a comunicação do Governo Federal junto à população é deveras ineficiente. A dita grande mídia, diuturnamente vende a ideia do apagão que até agora não chegou e que tenho certeza, não virá. A turma do quanto pior melhor (PSDB/DEM/PPS/PSB/PIG) vive dizendo à população que o País está quebrado e sem rumo. Na época do “eficientíssimo” Fernando Henrique, o País não viu uma obra que fosse feito com cimento (concreto), pelo contrário, vimos foi nosso patrimônio indo para as profundas (P 36) e outras maldades mais (Privataria Tucana). Só o parque eólico (energia oriunda do vento) implantado por Lula/Dilma supera em muito tudo que foi feito durante os 08(oito) anos de martírio tucano.

  4. Você acredita que há crescimento econômico?

    • Sr. Dárcio, acredito que não há crescimento econômico, tanto no Brasil quanto no resto do mundo (PIB chinês foi reduzido em mais de 60%). Na Alemanha o crescimento foi praticamente nulo (PIB próximo de zero), saliento que a crise é mundial e que com a retomada da economia americana, as coisas tendem a melhorar para os Países em desenvolvimento. Porem não estamos discutindo crescimento econômico e sim as mentiras do PIG sobre a crise energética.

    • Dárcio,

      do rentismo, há.

  5. Caro Eduardo Guimarães, levando a coisa para o lado do humor (negro), os químicos de São Paulo, conseguiram a proeza de mudar a fórmula da água do tradicional H2O, para H45O, ou seja, “AGUA EM PÓ”.

    • Não é bem “água em pó” que o senador Menino do Rio adora, mas o que os tucanos vem fazendo em São Paulo ainda vai dar no que o Aecioporto Never adora: pó royal!

      O Picolé de Chuchu não diz que há racionamento de água, ele diz que pode ser obrigado a fazer um rodízio de água devido aos problemas de má gestão do Governo Federal (!), o senador Menino do Rio prefere outro rodízio: de pó royal.

  6. Edu,

    o apagão da informação, e a seca da verdade, são muito mais evidentes, e já se fazem sentir há muito tempo. Nestes anos de desserviço, o pig transformou sua audiência em otários estúpidos, a ponto de prescindir de toda e qualquer coerência, na maior cara dura.

    São concessões que navegam neste mar de cegueira em céu de brigadeiro, sem as autoridades tomarem qualquer providência, nem sequer exigir o pagamento de impostos devidos. Isto sim, é responsabilidade do governo federal, e neste aspecto, são até mais deletérios que a falta dágua imposta pelos tucanos em Sampa.

    E isto pode? O direito do cidadão à informação, como fica? Não está na constituição?

  7. Despencam as ações da SABESP, mas o PIG só fala da Petrobras.

    Está no Blog do Zé Dirceu

    Blog do Zé Dirceu: Ações da Sabesp despencam, mídia fica quietinha

    publicado em 26 de janeiro de 2015 às 19:52

    Ações da SABESP despencam. E a nossa mídia fica quietinha…

    por Equipe do Blog do Zé Dirceu

    Impressionam, como sempre – apesar de nada mudar nesse campo!!! – os dois pesos e duas medidas da nossa velha mídia. Quando se trata de queda das ações da Petrobras, manchetes, o foguetório e a torcida contra a estatal que já conhecemos… Mas, quando é a vez da SABESP, uma discrição total e absoluta. Nesse último caso o silêncio é ensurdecedor!

    Hoje, porém, no Valor, o assunto teve de vir à tona. Na 6ª feira passada, a desvalorização das ações na estatal paulista chegou a 12%, representando a maior queda em um único dia, desde outubro de 2008. Foi também a maior baixa do Ibovespa naquele dia.Manchete de 1ª página de todos os jornalões, como fazem com a queda das ações da Petrobras? Nenhuma.

    Para vocês terem uma ideia de a quantas andam as ações da SABESP, em um ano elas caíram 42% e apenas nos primeiros 23 dias deste janeiro desvalorizaram 21%. A situação, definitivamente, não está para peixe na empresa mista de abastecimento de água do Estado, que os governos tucanos privatizaram parcialmente disponibilizando suas ações em bolsa.

    Outra empresa que está sofrendo desvalorização é a COPASA de Minas que registrou perda de 15%, após o alerta mais do que necessário do governo Fernando Pimentel sobre a necessidade do racionamento a partir de abril. Postura transparente, clara para com a população mineira, , aliás, completamente oposta ao que vemos em São Paulo.

    Como anunciaram os dirigentes da estatal mineira de água, na última semana (leiam mais), o Reservatório Serra Azul está operando com cerca de 5% já no volume morto. Obra e mérito de 12 anos de tucanato no poder em Minas, ao longo dos governos Aécio Neves (2002-2010) e Antônio Anastasia (2011-2014).

    Mas, parece não ser muito importante para a nossa mídia aquilo que os governos tucanos deixaram de fazer em Minas ou em São Paulo, tampouco a queda das ações que são fruto direto da inoperância e má gestão deles. O que importa para a nossa mídia são as ações da Petrobras e, se possível, alastrar o pânico geral para que elas caiam um pouco mais.

    • A diferença é que as ações da Sabesp despencaram por falta de chuva enquanto as ações da Petrobras despencaram por ladroeira e corrupção…
      Um dia a chuva vai voltar, os reservatórios vão encher (vai demorar) e as ações da Sabesp vão voltar a subir…
      Quanto à Petrobras…

      Blog do Zé Dirceu heim? Por acaso esse senhor não foi um dos condenados a prisão por corrupção? Que credibilidade tem esse blog diante da grande mídia?

      • Pois é cara… mas de qualquer maneira, a mídia se cala, seja qual for o motivo. Qual a credibilidade?

      • Mais um MIDIOTA, ou seja, mais um manipulado pela desinformação da grande mídia. Bebe água (quando tem) com fezes e metais pesados e defende quem o jogou nessa situação.
        Só digo uma coisa: se fossem abertas ações da Petrobrás com uso de FGTS, faria o mesmo que o George Soros e compraria agora mesmo. A PETROBRÁS se tornou a maior produtora mundial de petróleo do mundo entre as empresas de capital aberto. E por cima, por ter se endividado com investimentos pesados, ainda terá muito pré-sal para explorar e crescer, a menos que caia nas mãos “da privataria”. Agora pergunte para alguém com 2 neurônios no mínimo se fariam a mesma coisa hoje com a SABESP, essa empresa para fornecimento de águas que não tem água porque não investiu, apesar de saber, há 10 anos, que faltaria água? Ah, a SABESP é uma empresa idônea, sem ingerências políticas, sem corruptos e ladrões – é piada, você acredita nisso?
        Ademais o Zé Dirceu não foi proibido de se expressar, embora o desejo de seus adversários (incluindo a grande mídia) fosse calá-lo.
        Para finalizar uma frase de Joseph Pulitzer , o do prêmio máximo do jornalismo: “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”

      • Que moral tem alguém que ‘acredita’ que ZD foi condenado por corrupção pra falar de credibilidade?

        “Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”.
        Ministra Rosa Weber….

        Precisa desenhar?

      • Esse Roberto Fidelis deve ser mais um papagaio repetidor do discurso do PIG.

      • O “midiota” em questão ignora que obras hídricas são realizadas desde o Império Romano.

        Engraçado como esses iluminados acreditam piamente que irão convencer alguém papagaiando o que a grande mídia diz.

  8. Enquanto nada for feito para barrar as manobras da globo e de seus seguidores para destruir o governo Dilma ,continuaremos a assistir cada vez mais mentiras ,distorção dos fatos , autoridades pagas para dizer que a globo deseja. O silêncio de Dilma contribui para isso e está incomodando seus eleitores . Será que ainda verei uma presidenta falando ao povo? . Mudou o ocupante da cadeira, mas na comunicação parece que tudo ficará como antes.

  9. Você acredita que há racionamento de luz? E de água? Qual você sente? Sinceramente, Sr. Eduardo? o que eu sinto é que votei em um projeto e quem ganhou e está sendo aplicado é o outro. Que falte agua, luz, e o escambau, só não falte coerencia. Os caras estam destroçando o País e um piu, um piu da Presidenta não se escuta. Hoje é 27/01 e nem na foto se ver. Será que ela se arrependeu, como diz o Ricardo lá no Balaio?

  10. Aqui em PE não existe nenhum tipo de racionamento . Na época de FHC ,a nossa cota foi de 90KW . Vivíamos no escuro para não pagar multa.

Trackbacks

  1. Você acredita que há racionamento de luz? E de água? Qual você sente? | Santa Luzia Empresas | Guia comercial da Cidade

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.